Fragata Liberal socorrendo refugiados na costa do Líbano

A partir do dia 2 de outubro, estarão abertas as inscrições para o Seminário Internacional de Operações de Paz de Caráter Naval, promovido pela Marinha do Brasil (MB) e a Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Comando-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais (CGCFN) e do Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav). O evento tem por objetivo debater ideias, compartilhar experiências e boas práticas, bem como propor soluções para problemas enfrentados por missões de paz em um cenário tão complexo como o marítimo.

O Seminário Internacional de Operações de Paz de Caráter Naval será organizado em três painéis: “Ameaças Assimétricas no ambiente marítimo e peacekeeping”; “Operações de Paz de Caráter Naval: vencendo os desafios de manter a Paz no Mar”; e “Operações de Paz de Caráter Naval: treinando e ensinando a Paz no Mar”. Os painéis serão apresentados por especialistas nacionais e internacionais nos temas em pauta, como oficiais-generais ligados à ONU e chefes de organizações congêneres.

O COpPazNav da Marinha do Brasil, estabelecido no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC), é a unidade de treinamento da MB para operações de paz, particularmente aquelas de caráter naval, como a executada pela Força-Tarefa Marítima na Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), e vem contribuindo para a consolidação dos valores da Força e das Nações Unidas. A encarregada do COpPazNav e coordenadora do evento é a Capitão de Corveta Marcia Andrade Braga, que recebeu, este ano, o prêmio de Defensora Militar da Igualdade de Gênero da ONU, em Nova York.

O evento será realizado no dia 31 de outubro, no COpPazNav, localizado no CIASC, Ilha do Governador, Rio de Janeiro, RJ. Maiores detalhes e informações estão disponíveis na página http://www.marinha.mil.br/ciasc/semoppaznav.

Serviço:

  • Evento: Seminário Internacional de Operações de Paz de Caráter Naval
  • Local: Centro de Operações de Paz de Caráter Naval (COpPazNav)
  • Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC)
  • Rua Comendador Bastos 894, Ilha do Governador, Rio de Janeiro – RJ. CEP: 21911-020
  • Data: 31 de outubro de 2019
  • Horário: das 8h às 18h
  • Inscrições: Gratuitas, a partir de 2 de outubro, no site http://www.marinha.mil.br/ciasc/
    semoppaznav

DIVULGAÇÃO: COpPazNav – Centro de Operações de Paz de Caráter Naval

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Costa

Interessante…

Leonardo

Seminário… Só isso que a nossa Marinha faz… Mais gastos desnecessários!

Leandro Costa

Leonardo, a algum tempo atrás, quando a UFF ia montar um mestrado em segurança pública e os alunos de diversos cursos de humanas descobriram que policiais e militares iriam frequentar o mesmo campus que eles, houve um escarcéu sem fim. Protestos e mais protestos contra a ‘militarização’ do campus. Estavam com medo de figuras ‘autoritárias’ frequentassem o mesmo espaço que eles, e garanto que muitos ali estavam com medo de receberem voz de prisão por estar se drogando. A UFF naquele momento cancelou o mestrado. Acho que eventualmente reativaram a idéia e isso foi para frente, mas sinceramente não acompanhei… Read more »

Marcelo Andrade

A UFF virou uma “cracolândia” infelizmente! Não sei como deixaram isso acontecer! Na USP , não sei se ainda é assim, houve um protesto contra a presença da PMSP no Campus, pode uma coisa dessas? Se eu sou estudante quero mais é segurança dia e noite! No Brasil é tudo ao contrário!!!

Leonardo

Acredito sim em estudos e muitos estudos, mas não desse tipo para uma força de guerra. Essa pra mim deveria gastar dinheiro com meios, instruções e muitos treinamentos, de preferência com munição real.

JACUBÃO

Prezado Leonardo Quem é o senhor na Ordem do dia Por favor?

Leandro Costa

Apenas mais um Zé Mané interessado no assunto. Por quê?

Leonardo

Zé Mané a seu dispor! E quem seria o Zé ninguém da mensagem?

Leandro Costa

Eu estava falando sobre eu mesmo, Leonardo. De relance achei que ele tinha escrito o meu nome hehehehe

Leonardo

Caro Leandro Costa, sem problemas amigo. Continuamos Zé’s.

Abraços

Leonardo

Jacubão, sou um leitor assíduo do site a muitos anos. Sou um apaixonado pela área militar. Fui um ex futuro AFA que desistiu da carreira militar por um falso diagnóstico de sopro no coração aos 17 anos. Acompanho todas as notícias das forças a pelo menos 20 anos 3 resolvi comentar.

Leandro Costa

Leonardo, então sugiro que se vá à um evento desses. De quebra dê uma checada no trabalho que o CCOPAB (Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil) efetuava em relação à preparação do pessoal que ia para o Haiti. Trabalhei como voluntário na preparação de um dos últimos contingentes e o trabalho em si, inclusive a análise operacional é muito boa. E isso ajuda, e MUITO, para se fazer exatamente o mesmo tipo de operações, só que em tempo de guerra. Vale à pena. Uma conferência ou simpósio desses nunca é feito à toa. Existe sempre algo que pode… Read more »

Leonardo

Leandro, eu vou procurar saber mais sobre o assunto, porém ainda tenho uma opinião que é sobre o “core business” da Marinha do Brasil que a meu ver deveria ser a proteção da nossa soberania. Essa proteção (tbm a meu ver) passa primeiramente pelo investimento em meios navais de alta capacidade, sejam eles quais forem (submarino, porta aviões, fragata, corveta, navio de assalto….) Não vou entrar no mérito de quais e quantos. Em segundo lugar, acredito que o investimento deveria ser em instrução ao limite do possível para as tripulações, pois se você não conhece o equipamento ao limite do… Read more »

Leandro Costa

Leonardo, eu entendo a frustração. Também gostaria de ver mais e mais treinamentos de disparo reais, até para dar uma noção dos parâmetros de diversos tipos de armamento que podem usar em uma situação real. Sei que precisamos investir mais em meios operativos, ainda mais no caso da Marinha, mas a última vez em que militares brasileiros efetuaram disparos para valer, em situação de combate, tirando qualquer tipo de operação GLO feita aqui no Rio, foi justamente em missão de paz. Existe um motivo pelo qual meios militares são empregados nessas missões. A possibilidade de dar algum problema violento de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Leandro e Leonardo, uma nova dupla formada aqui no Poder Naval, amizade nascida entre tapas e beijos.
Bons debates pra vocês, mas sem sofrência, por favor!

Tomcat

Off topic: editores, vcs sabem algo sobre o andamento das Tamandarés? O negócio parece meio parado, depois da escolha acho que nada mais foi falado.

Enes

Tomcat, a princípio o contrato será assinado em 13 de Dezembro.

Space jockey

Saiu o vídeo da MB na CREDN !!