O terceiro porta-aviões chinês em construção

HONG KONG/BEIJING – Imagens de satélite de alta resolução mostram que a construção do primeiro porta-aviões de grande porte da China (Type 002) está progredindo constantemente, juntamente com o amplo trabalho de infraestrutura que, segundo os analistas, sugere que o navio será o primeiro de vários navios de grande porte produzidos no local.

As imagens do estaleiro de Jiangnan, nos arredores de Xangai, foram tiradas no mês passado e fornecidas à Reuters pelo não partidário Centre for Strategic and International Studies (CSIS), com base em fotos de satélite obtidas em abril e setembro do ano passado.

Observando uma série de seções pré-fabricadas, anteparas e outros componentes empilhados nas proximidades, os analistas do CSIS dizem que o casco deve ser concluído em 12 meses, após o qual é provável que seja movido para um porto e cais recém-criado antes de ser finalizado.

O vasto porto no estuário do rio Yangtze, incluindo um cais com quase 1 km de comprimento e grandes edifícios para a fabricação de componentes de navios, está quase completo. Grande parte da área do porto parecia abandonada há apenas um ano, segundo imagens anteriores analisadas pelo CSIS.

Um porto existente nas proximidades tem piers onde outros navios de guerra estão atracados.

Jiangnan Shipyard em Xangai

“Podemos ver um progresso lento, mas constante, no casco, mas acho que a coisa que realmente surpreendente nessas imagens é o amplo acúmulo de infraestrutura que ocorreu simultaneamente”, disse Matthew Funaiole, analista do CSIS.

“É difícil imaginar que tudo isso está sendo feito para apenas um navio”, acrescentou. “Isso parece mais um espaço especializado para porta-aviões e/ou outras embarcações maiores”.

O analista militar Collin Koh, com sede em Singapura, disse que as instalações modernas e construídas com propósito em uma ilha escassamente povoada no Yangtze podem oferecer uma segurança melhor do que os estaleiros congestionados de Dalian, no norte da China. Também poderia ajudar a aprofundar a cooperação entre construtores de navios comerciais e militares.

Adidos militares estrangeiros e analistas de segurança dizem que os porta-aviões atuais da China (Liaoning e Type 001) devem servir essencialmente como plataformas de treinamento para uma futura frota de até seis porta-aviões operacionais até 2030.

Uma redenderização feita por entusiastas da possível configuração do porta-aviões Type 002 em construção

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

186 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FRANK

Infelizmente carecemos desta visão, foco e planejamento. Nenhum país se torna uma potência, mesmo regional, sem estes elementos.

Charles Mattioda

Não temos dinheiro nem para o básico.

Luís Henrique

Não temos políticos para o básico.

Carlos

Entre na discussão…Quando o dinheiro aparece ele é roubado disfarçado de venda: pré sal.

Ricardo da Silva

Luís Henrique,
Não temos cidadãos com consciência pólitica para o entender/decidir o básico.

Zorann

O problema não é dinheiro. E sim como ele é gasto. gastamos sozinhos metade dos gastos em defesa do continente e nem por isso temos uma Marinha minimamente capaz.

Oiseau de Proie

Hoje o braZiu paga 50% do que arrecada ao sistema financeiro internacional…sem nenhuma fiscalização…2 bilhões por dia ao sistema financeiro e a grande massa em geral nem tem noção disso graças a uma engenharia social nefasta…Infelizmente não acredito que nosso povo possa…um dia..acordar para a realidade...

nonato

Quem contraiu essa dívida?
Lula pegou com 600 bilhões, hoje em dia passa de 4 trilhões.
Não existe isso de pagar metade ao sistema financeiro internacional.
Se você tem aplicação em renda fixa, provavelmente o governo paga juros de 5% a você e não ao sistema financeiro.

Cavalo-do-Cão

“nonato

Quem contraiu essa dívida?
Lula pegou com 600 bilhões, hoje em dia passa de 4 trilhões.
Não existe isso de pagar metade ao sistema financeiro internacional.”

DÍVIDA PÚBLICA BRASILEIRA – A soberania na corda bamba – Documentário :

cipinha

A maior parte da divida brasileira é interna, então não é paga ao sistema financeiro internacional, muitos fundos de pensões são credores da divida pública, pessoas físicas também. Existe uma fiscalização, basta você procurar no site do Tesouro Nacional. Essa história de auditoria da divida, é a mesma coisa que calote, é aquele seu cunhado que pegou dinheiro emprestado, gastou uma boa parte com besteira e agora não quer pagar 100% do valor, pq uma parte não foi produtivo.
https://mercadopopular.org/economia/faca-aqui-sua-auditoria-da-divida-publica/

Joao Moita Jr

“O problema não é dinheiro. E sim como ele é gasto.” Não, amigo. Como ele é roubado. Hoje mesmo estive lendo um artigo mostrando como o Palácio do Planalto está estourando os cartões corporativos. Ao meu ver, todo mundo acima de soldado da PM está roubando tudo o que não esteja parafusado no chão. O Judiciário brasileiro por exemplo é 10 vezes mais caro do que o americano, e leva mais dinheiro do que qualquer outro país ocidental. Até o vexame de ver o Presidente da República implodindo seu próprio partido para sair do mesmo levando a mala cheia de… Read more »

PRAEFECTUS

Gostaria de colocar uma questão importante e um grande debate entre estrategistas navais. Vejam bem como é a vida, a ironia aqui é que o país que há pouco tempo fazia questão de questionar a viabilidade dos porta-aviões foi justamente a China, através do desenvolvimento de sua chamada estratégia de negação de acesso / área. A China desenvolveu uma vasta gama de armas anti-navio, entre elas o seu “assassino de porta-aviões” DF-21, o primeiro míssil anti-navio balístico. Então, se a China tem sido tão eficaz em tornar os porta-aviões vulneráveis, por que raios investir bilhões na construção de seus próprios?… Read more »

Esteves

Como colocado pelos especialistas,

O porta-aviões leva a guerra para longe da costa
O porta-aviões e seus vetores protegem helicópteros
O porta-aviões e seus vetores protegem e asseguram poder em uma área
O porta-aviões com seus vetores atuam nas guerras anti-submarinos e antiaérea
O porta-aviões pode empurrar os porta-aviões do inimigo para longe da área em conflito
O porta-aviões é difícil de localizar
O porta-aviões e seus vetores atuam na guerra eletrônica
Os vetores do porta-aviões ampliam o horizonte radar
O porta-aviões é bunitinho.

Munhoz

No caso do Brasil é diferente! Nós não temos escolta!! Um PA sem escolta e sendo somente uma única unidade em operação, é uma estupidez tremenda! Temos uma FAB com apenas 100 caças leves, sem estoque de mísseis anti navio e com os caças voltados para o continente, esse é o maior erro em nossas FA Quando tínhamos um PA, contava apenas com os A4 com mísseis de curto alcance e bombas burras, não tínhamos AWACS, nem mísseis de médio alcance, não tínhamos defesa de ponto eficiente, nossas escoltas fracas, um destróier chinês tem mais mísseis que toda nossa marinha!… Read more »

Esteves

Passa uma borracha no passado.

Existem mais de uma dezena de motivos para ter porta-aviões, para montar porta-aviões, para operar porta-aviões.

Se tivemos 1 foi porque não tivemos recursos para ter 2.

Se não tem $$$ para porta-aviões de 50 mil toneladas, monta de 25. Monta 4 de 25.

Mas olha para o futuro.

Munhoz

O que ocorre é o seguinte. Nós temos que otimizar os meios disponíveis de acordo com nossa realidade e neste no atual momento não tem espaço para um porta aviões, analise as FA ao redor do mundo, vera que as que dispõe de um PA tem todas as outras áreas cobertas com consideráveis meios, o que de longe não é o nosso caso. No momento atual teríamos que: Otimizar os AMX modernizados e Gripen para operar no mar com um estoque de uns 200 misseis anti navio nacionais e de procedência diversas como sueca, russa e israelense. Elaborar um projeto… Read more »

carvalho2008

entendo, mas compreenda o que lhe digo…. Eu sou o invasor e vc defenderá ok? Pois bem, eu me aproximo a 700 km, preparo meu ataque, lanço a 500 km e nenhum de seus misseis me alcançarão… Terminado o ataque apos alguns minutos, os caças serão reabastecidos ainda no ar e irão pousar no meu Nae que neste momento ja recucou a distancia superior a acima… Seus caças não me alcançarão…eu ataquei e fugi… Voce pode inferir que um MPA conseguiu me plotar ainda numa distancia destas antes do meu ataque, mas não se esqueça….eu tenho caps de caças que… Read more »

Munhoz

Sim aí vc entra com um PA como o SP ou o Atlântico, vc não tem AA de médio ou longo alcance, na melhor das hipóteses alguns A 4 com mísseis de curto alcance, ou seja vão fazer tiro ao alvo na nossa FT a média altitude!

Simples assim!

Munhoz

Com um EMB 190 com sensores mais pesados vc rastreia uma FT inimiga e repassa o alvo para alguns Gripen que atacarão a baixa altitude voando baixo!

Não é tão simples assim proteger uma FT perto da costa!

O que estamos discutindo é qual o melhor meio de aproximação de uma salva de mísseis anti navio contra uma FT inimiga superior (esse é o ponto) sem se expor e com a possibilidade mínima de baixas !

carvalho2008

Mestre, porque voce acha que o radar do EMB 190 vai enxergar o navio e o navio não vai enxergar o EMB 190?? Vai usar sensores mais pesados…puxa…o meu sempre será mas pesado que o seu….rzrzrz…não acha que o meu é maior…rzrzrz no bom sentido rzrzr? não há como ele ver sem ser visto…a energia e radar do navio é imensamente mais potente…existe o MAGE, etc… e veja, A CAP do Nae está a frente, não está ao lado nem atras, está a frente justamente para antecipar, e hoje em dia, os AESA mesmo menores em caças, são mini AWACS… Read more »

Bardini

100%
.
O pessoal precisa entender que o NAe está no centro de um poderoso sistema defensivo.

Munhoz

Somente para finalizar: Temos o Cindacta 3, e da mesma maneira que um caça de um PA pode combater, um basado em terra também pode com reabastecimento, um PA teria que enfrentar ainda uma ameaça de submarinos e é isto que vc não entende, nunca iremos enfrentar uma luta de igual para igual, se algum pais vier contra o nosso, ele com certeza vai ter a vantagem tecnológica e neste caso vc colocar um grupo de PA para dar a cara a tapa é suicídio, um sub nuclear ou os caças de ataque da FT inimiga vai assediar este grupo… Read more »

carvalho2008

Ahhh sim, voce tem toda a razao caso alguem queira investir num Nae e não alocar nele um vetor de 1a. linha. É por isto, que os colegas que aqui defendem, tem falado de F35, Sea Gripen, Mig29k, SH, etc….Ou seja, ninguem quer ou esta disposto a gastar esta dinheirama no casco e colocar A4 lá… Sobre misseis anti aereos isto tambem é uma verdade…e não desejavel. As tamandares espera-se embora ainda com arsenal pequeno em qtde, ja possuir misseis de maior capacidade…. e veja que isto é uma necessidade independente de existir Nae ou não…pois uma fragata assim precisa… Read more »

carvalho2008

porque só 500….??? são bem mais de 5mil, havera fragatas, auxiliares, corvetas etc…so de Nae vai na casa de uns mil…. e não tenha duvidas….vai pro saco…. 500, 1.000 ou 5.000, que auxiliarão outros 500, 1.000, 5.000 ou 150.000 do continente a não morrerem ou se renderem… voce esta com problemas para escolher se sera o controlador de voo, o tanquista, o Fabiano,….??? O contexto é posso perder 5000 e invisto nisto, se este investimento tiver a possibilidade de inflingir os mesmos 5 mil do lado de lá ou permitir que salve 5 mil do lado de cá da terra…se… Read more »

Alison Lene

E exatamente ai a parte que eu iria discordar do amigo de cima… Mas se resolve como o Irã fez: Mísseis balisticos de longo e médio alcance. O parque de mísseis do Irã é surpreendentemente farto epossui mísseis dos mais variados alcances. O mais longo, poderia alcançar áreas da Alemanha sendo lançado do Irã… Por isso os EUA não atacam.

A quem duvidar das informações, é só verificar nesse site de OPOSIÇÃO iraniano:

https://en.radiofarda.com/a/does-the-us-have-a-consistent-iran-policy-/30036735.html

carvalho2008

Cuidado mestre Munhoz, Voces estão repetindo um mantra que de tanta insistencia, colegas ainda procurando conhecer incorreram como verdade. Porta aviões não tem escolta escravizada. Não há perda de qtde de meios, especialmente ao caso brasileiro de numero de escoltas em face dela ter de exercer a função de cobertura a um Nae. Não é assim que funciona. 01) Tempo de Paz sem beligerancia: Sequer é necessaria a escolta, pois não risco de ataque. É por isto que voces ja viram o Ocean na mãos dos ingleses sem esta cobertura em varias situações de transito. Até EUA ja tiveram situações… Read more »

Munhoz

Se alguém vier contra nós, será um mais forte contra um mais fraco, não é de igual para igual, sua suposição funciona somente nesta situação!

É o mesmo que uma guerrilha bater de frente com um exército regular!

Munhoz

E complementando vc vai colocar 500 homens, expostos como um alvo fácil!

Heli

O porta-aviões é difícil de localizar???
Mais não é mesmo.

Esteves

Como qualquer outro meio naval…some no horizonte.

marcus

Veim um Submalino silencioso e PUM no Polta avizões Né.

marcus

E diria e Impossível não localizar.

carvalho2008

sim e não…. ele chega a distancia mutua…entenda mutua…mutua mesmo de ataque por breves horas e depois recua e muda de posição, vem e vai…vai e volta… e vc, mesmo quando plota o bicho tem de ter todos os elementos de ataque presentes: a) Saber onde esta; b) Atacar imediatamente no exato minuto; Ou seja, um patrulha pode enxergar e repassar a posição ao comando, pois ele em si, não possui armas ou condições de furar a cap do Nae; o comando ira preparar o ataque e quando lançado, o Nae podera estar em outra posição A unica situação que… Read more »

carvalho2008

Existe uma figura geometrica que exemplifica claramente o dilema…. um Cone… Plote um cone com o vertice, sua parte mais fina setada na base terrestre alvo…. A parte larga do cone estara na linha divisoria da distancia maxima segura de ataque, veja que a area do alvo é estreita e conhecida. a area da base do cone é larga e grande que em termos de milhas, leva muitos minutos ou horas para voce certificar onde o Nae esta de fato, e o dito cujo alem de não parar de se mexer enquanto ainda nesta distancia maxima segura de seu ataque,… Read more »

100nick-Elã

O PA leva a guerra para longe da costa, mas é um alvo de alto valor; O PA e seus vetores protegem helicópteros, mas eles mesmos podem estar desprotegidos; O PA e seus vetores protegem e asseguram poder em uma área, mas a um alto custo; O PA e seus vetores atuam nas guerras anti-submarinos e anti-aérea, mas isso pode ser feito de outra maneira a um custo e risco muito menor; O PA é díficil de localizar somente na sua cabeça, compare a dificuldade de localizar um PA com um submarino, por exemplo; O PA e seus vetores atuam… Read more »

Esteves

O PA leva a guerra para longe da costa, mas é um alvo de alto valor; Não estamos falando de porta-aviões de 6 bilhões de dólares. O PA e seus vetores protegem helicópteros, mas eles mesmos podem estar desprotegidos; Sim. E? O PA e seus vetores protegem e asseguram poder em uma área, mas a um alto custo; Custo de uma guerra. É Marinha de Guerra. Cada meio tem seu valor. Se…se…a Marinha perder uma fragata de 800 milhões de dólares…isso faz parte da guerra. O PA e seus vetores atuam nas guerras anti-submarinos e anti-aérea, mas isso pode ser… Read more »

Marcelo

O pa difícil de localizar? ?????

nonato

Discordo de todos os argumentos. Para não escrever muito como já fiz em outra matéria no post de Bardini, vou falar sobre um. Porta aviões protege helicóptero? Que helicóptero? De um navio da marinha?. Um caça baseado em terra não faria a mesma coisa? Porta aviões também tem helicópteros. Quem protegerá os helicópteros do porta aviões? Ah, os caças (tipo A4) do porta aviões protegerão os helicópteros do porta aviões.. O Brasil não precisa de porta aviões. Qualquer porta aviões no Brasil seria alvo fácil. Acredito que nem os Estados Unidos usam porta aviões para proteger seu território. Não importa… Read more »

Esteves

Conflito em alto mar.

O porta-aviões está em movimento. Batalha.

Os helicópteros do porta-aviões estão caçando submarinos inimigos. Estão distantes das bases terrestres. Só tem água e inimigo.

Os vetores do porta-aviões juntamente com o porta-aviões estabelecem uma área como o Carvalho explica. O cone invertido.

É isso.

Munhoz

Exatamente é válido para a China e EUA com seus interesses e recursos, não no nosso caso!

carvalho2008

Mestre Nonato,

Qualquer Porta aviões, de quem quer que seja, é o alvo principal do adversario.

Em tese, o primeiro a ser destruido, de quem quer que seja.

E porque?

Porque é o mais perigoso. Aquele com maior capacidade de infligir baixas, mesmo que possua uma ala aerea depauperada tamanho é o desequlibrio que exerce entre as forças.

Eu não tenho a menor duvida que uma guerra aeronaval durara horas ja tendo o decisor ao seu final….

Se em Midway foi assim imagina hoje….nas Falklands só não foi assim tambem porque a Marinha argentina não conseguiu exercer sua missão.

marcus

Os porta-aviões podem ser afundados por submarinos silenciosos.
Tipo os Diesel elétrico. Ou AIP .

Salim

Caro Esteves, faço minha suas palavras.

Space Jockey

Isso se fosse um PA decente com um grupo aéreo decente.

Carlos Andrade

E se tivéssemos dinheiro , já teria desaparecido nas cuecas dos políticos de todas as áreas……

Amândio Alves

Porque o nosso basico é caro, mal estruturado mal desenvolvido se tornando uma trava não uma escada…

Valdomiro

Olá, grana tem, o que falta é direcionar para o país e, não aos bolsos de corruptos e aos bolsos de funcionários públicos que têm enormes salários e mamatas.

Gil

O que carecemos é das lei chinesa de executar corrupto com um tiro na cabeça, com isso sobraria dinheiro pra fazer tudo.

Renan

Apoiado

Raniery Lucas

Concordo cntg Gil

Ronaldo Rangel Pires

No alvo, Gil.

Oiseau de Proie

A minha teoria é que os políticos de direita e esquerda aqui no braziu tomam chá rindo das nossas caras…Afinal somos os mesmos que os mantemos no poder e somos os mesmos a pagar eles…

Saldanha da Gama

Não há ideologia partidária aqui meu caro, o que há é a ideologia do me dar bem, de se fecharem em proteção contra investigações e para conseguirem benesses , tipo aumento de salário, auxílio residencia… só para citar 1 oportunista (frota) e se bobear, na próxima eleição vem candidato pela esquerda de mãos dadas com gleise, lula e se bobear o maduro…

Saldanha da Gama

E a família do meliante maldito, arcando com a despesa do projétil.

100nick-Elã

Ai eles executariam todos do PT e da esquerda; e sobraria tudo para eles: Queiroz, Flávio Bolsonaro, PSL, Bolsonaro, Aécio Neves, Serra, Doria, etc. etc

Aldo Ghisolfi

SENDO que o custo da munição é cobrada da fam´lia.

Marcelo Andrade

Pois é Gil, mas aí faltaria bala pois não adianta executar o corrupto sem executar o curruptor! Pergunta simples: Já deu dinheiro para o policial liberar seu carro na blitz? Já parou “rapidinho” no local proibido? Já estacionou em vaga de deficiênte no Shopping? Já pulou catraca de ônibus? Coisas bobas de nosso dia-a-dia né, que não faz mal a ninguém!! No fundo, no fundo, faz sim, assim começa tudo que um país é! Olha o vídeo que viralizou com o povo saqueando um caminhão frigorífico aqui no RJ! Sério que a gente tem moral para reclamar de político?

Renan

13° orçamento militar do planeta
O problema está no sindicato de farda

Luís Henrique

O problema é a previdência. A geral está muito mal e estão para aprovar uma reforma, pois já está insustentável. A dos militares é MUITO pior que à geral. Precisa de uma reforma urgente. A maioria dos países NÃO inclui a previdência militar no Orçamento Militar. O Brasil inclui. Portanto o nosso orçamento quando comparado ao resto do mundo, é uma Mentira. Pois cerca de Metade é previdência. Se eu fosse Presidente, tomaria a medida de excluir o pagamento da previdência militar do orçamento militar e passaria para a Previdência Social. O orçamento militar real do Brasil é a Metade.… Read more »

Zorann

Parabéns!! Você achou a solução mágica. Vamos tirar o pagamento dos militares inativos e reformados do orçamento da Defesa e transferir o buraco pra outro lugar. Bem inteligente. O buraco é da previdência dos militares. Sem essa de passar a mão na cabecinha…. Todos os trabalhadores comuns estão arcando com os custos da reforma de sua previdência. Nada mais justo que eles mesmo arquem com os custos relacionados a solução deste problema. Sem esta de transferir responsabilidades. Pra começar a resolver o problema precisamos que os militares passem a contribuir para suas aposentadorias, oque hoje não fazem. O aumento do… Read more »

marcus

Na Marinha de soldado até primeiro Tenente contrato por tempo determinado que poderá ser renovado ou não.Regime previdenciário INSS que é o da Plebe. Nos níveis com estabilidade elimina-se os cargos de Capitão de Corveta e Capitão de Fragata e Capitão Tenente e mantém-se Capitão de Mar e guerra, esse cara tem que pilotar qualquer navio.Almirante de esquadra acaba também. No exercito até Tenente-Coronel as mesmas condições da Marinha. Na aeronáutica as mesmas condições da Marinha e elimina-se Major-Brigadeiro e Brigadeiro. Acabar com a pensão para filhas e filhos de militares. Passar a decisão de todas as compras militares para… Read more »

elcimar marujo

ufa !!!! ainda bem que não é o presidente….

Atirador 33

Concordo com vc na sua análise,não permita alertá-lo para uma situação. Se vc fosse presidente você não conseguiria fazer nada, pq esse congresso maldito, certamente te boicotaria.

Defensor da liberdade

Não tem um marqueteiro bom que venda suas pautas para o congresso aprovar, pede para sair.

Esteves

Tem um. Tá preso.

Defensor da liberdade

O PT faz parte do passado, é bom a galera parar de ficar olhando no retrovisor e olhar para frente, por que a coisa não está boa não.

Saldanha da Gama

E aumentar o rombo na social?

elcimar marujo

a é ???? ..não sabia que tinha um….me passa o contato a e que vou entrar com uma ação

Gordo

Não vamos ser injustos, nessa conta ai da para colocar sem medo de errar o nosso judiciário e ministério público. Dizem que nosso judiciário é o mais caro do mundo, nem Paises desenvolvidos tem orçamento igual ao nosso, não é raro vermos juizes ganhando entre salários e benefícios vencimentos acima dos 80 mil por mês.

Renan

Gordo gastamos com o sistema judiciário de 2018 115bilhoes de reais

Esteves

Família com 4 filhos. Os 4 estão presos.
Bolsa família
Auxílio mensal $$$ ao preso
Auxílio em datas festivas, feriados e saidinhas

Renda mensal garantida pelo estado a essa família com 4 detentos…passa dos 6 mil.

Ainda tem outros auxílios municipais, estaduais, previdência…

Diego

Pra ter auxílio reclusão tem que tá amparado pela previdência,nunca vi bandido com carteira assinada. Auxílio reclusão é uma gota no oceano. Gostaria de ver um caso concreto como esse que você postou, ou a legislação que garanta isso tudo.

Marcelo Andrade

Sim Diego, essa Lenda do Auxílio-reclusão é compartilhada nas redes. Sempre sugiro às pessoas lerem sobre o que é o Auxílio-reclusão antes de falarem besteira. Só entrar no site do INSS. Existem tetos, depende do crime, é a família que recebe, não um para cada filho, o preso tem que ter contribuído para a Previdência Social, etc. Sinceramente, o STF e o Congresso custam muito, mas, muito mais mesmo!! Detalhe: Não é para fechar essas instituições e sim acabar com as regalias!!

Sinceramente

Um militar da reserva da FAB me disse que não precisa de mísseis…
Que quem invadir o Brasil sangra ?!
De certo irão usar facas todos nós e os militares kkkk
https://www.sociedademilitar.com.br/wp/2019/10/ato-de-militares-no-rio-e-marcado-pela-presenca-do-policia-e-acoes-pacificas.html

Aí você vê o perfil do cara e só defesa em cima de pensão de filha aposentadoria precose e reclamando que aposentado aos 55
Militar tem sua culpa também

Marcelo Andrade

Sinceramente, não esqueça que o Militar não se aposenta, vai para a reserva, se o bicho pegar ele tb é convocado! Diferente do Servidro Civil, só um adendo, ok?

Ghostcoscs

Em comparação à China, falta tudo no Brasil. Disciplina, educação, cultura, planejamento… Triste!

Antonio Renato Arantes Cançado

A Alemanha se tornou. Potência MUNDIAL! O Japão também, depois de abandonar estes ‘elementos’.

Rodrigo

Você tb e a favor de abolir nossa constituição e o estado de bem estar social atual?…Pois na China não existe direito trabalhista, 13º salario, pis, abono salarial, sistema de saúde e bem limitado…resumindo o cara lá tem que se ser virar

Thiago Aiani

Rodrigo, mais ou menos o que acontece por essas bandas, o cara precisa se virar porque o “welfare state” é uma folha de figueira que não consegue cobrir a situação precária da maioria da população e quem tem um mínimo de condições procurar fugir da caridade do Estado que não consegue cobrir nem as necessidades básicas imprescindíveis para que a sociedade possa florescer e prosperar: saneamento básico que não cobre nem o 50% do país ; infraestruturas como rodovias e ferrovias inexistentes ou ridiculas; sistema de saúde que aposto maioria dos presentes no blog preferem recorrer ao um plano de… Read more »

Defensor da liberdade

Tudo isso que você falou sai do bolso do trabalhador. Benefícios trabalhistas são uma enganação.

Wilson França

Não gostaria de trocar meu 13 salário, minhas férias e meu limite de jornada de no máximo 10 horas por dia por um porta aviões.

Paulo

Claro que aquele que é empregado não quer deixar de ter 13°, férias e abono, porquê são benesses teavestidas de ‘direitos’.

Rodrigo

13 não é benefício lá ganham por semana, quantas semanas tem ano… O 13 só corrige essa injustiça

Paulo

O quê?

13° não é benefício porquê na China recebem por semana?

Esta é a famosa falácia ‘non sequitur’.

Paulo

Estado de bem estar social? Como se PIS e abono salarial não fossem excrescências.

E até parece que o INSS é um exemplo.

Sinceramente

Temos dinheiro só pra 110mil filhas pensionistas 5,29 mil generais aposentado …
E estamos esperando nosso futuro tem mais filhas pensionistas pra entrar no nosso exército tem quem vai aposentado com 55 viver até os 80 90 e deixar filhas a receber …
Por uns 140 anos temos isto já tá bom

Jorge luiz wolker

A china nos próximos 30 anos será a maior potência militar do mundo.

Antoniokings

Trinta anos?
Muuiiiitttooo menos que isso.

100nick-Elâ

Muuiiiitttooo menos que isso? discordo, Antoniokings. Será em muito menos que muuiiiitttooo menos que isso.

Carlos Andrade

Infelizmente um país onde a lei muda diariamente de acordo com as necessidades de bandidos e corruptos de todos os tipos , no mais alto escalão da direção política , e judicial , não a como desenvolver projetos , pesquisas de qualquer tipo e construir nem uma canoa .

Oiseau de Proie

Percebemos como um país anda mal das pernas quando vemos pessoas comuns fazendo o trabalho que deveria ser feito pelo poder público…O óleo espalhado no litoral nordestino é mais um indício da incompetência do Estado Brasileiro…

Fonseca

Fecha o congresso e vamos aos investimentos militares..saúde …educaçao…infraestrutura…ciência e tecnologia…..aí avançamos como devemos do contrário seremos pais de 5 mundo mesmo

Defensor da liberdade

Duvido muito que sem o parlamento o governo avance em alguma coisa. O que teríamos era uma ditadura sem fiscalização.

Oiseau de Proie

O problema do país é que não temos opção de voto/escolha…esta tomado de assalto por quadrilhas travestidas de partidos políticos que revezam o poder entre si…somos governados sempre pelas mesmas facções…os políticos só mudam de nome e partidos…

Diego

Os políticos somos nós que elegemos, meu voto está fazendo a diferença e o seu? Kim Kataguiri e outros atores políticos novos estão dando esperança pro país.

Space jockey

KIm ?!? KKKK

Pgusmao

Planejamento é o que nos falta, pois temos o 13 maior orçamento militar do mundo, mas gastamos mais de 85% em pessoal ativo e inativo, a inabilidade de gerenciamento de recursos é gritante.

Nestor Santos

Brasil está llamado a ocupar ese nicho que en Sudamérica hoy está vacante. Lo mismo Argentina.
Si estos dos países jugaran el rol que realmente deben, de potencias a nivel regional, tanto económicas como militares, este continente estaría a otro nivel.
Ambos países tienen lo necesario, creo yo, para ello. Poseen infraestructura, materia prima, mano de obra, les faltan cabezas pensantes que vayan a corde de ese objetivo y no de los suyos propios.

wwolf22

e o Brasil nao consegue nem terminar as canhoneiras de 500Ton…

Fabio Mayer

Custou mais caro tirar a ultima do estaleiro falido que não à terminou, do que fazê-la!!!

Nivaldo

Se cortassem as pensões vitalícias para as filhas solteironas cinquentonas dos oficiais, quem sabe o Brasil tivesse ao menos um porta aviões. Uma vergonha o Brasil com toda a sua extensão marítima não ter um único porta aviões.

Antonio Renato Arantes Cançado

A China está enveredando pelo exato mesmo caminho que a forçou ao isolamento, no final do século XV. É fato que a história sempre se repete como farsa…

rui mendesmendes

Quem está numa de isolacionismo, são os states e não a China. É um facto, não se pode negar, isto só nesta era Trump.

Rogério Loureiro

Eu trabalho com mercado de projetos corporativos. A uns 10 anos atrás um chinês falando muito mal o português me ligou dizendo que tinha uma proposta de trabalho para mim. Fui lá. Se tratava de um escritório muito pequeno parecendo um consultório médico de alguma especialidade mas enfim, tinha apenas o chinês e uma moça brasileira que era uma espécie de “Faz tudo” na empresa. Ele queria que eu vendesse mobiliário de escritório pra ele aqui no Brasil e possivelmente América Latina. Perguntei qual era a empresa, o porte etc… Ele me mostrou no site tudo. Inclusive que não se… Read more »

Munhoz

Amigo até os PA dos EUA se marcar já são nade in China, de onde vc acha que vem uma boa parte dos componentes e peças etc

Señor batata

Boa tarde a todos. Uma questão q eu sempre tive é em relação a quanto custa fazer um estaleiro para embarcações militares. Acredito que uma série de variáveis entra só para a escolher o local (profundidade das águas, infraestrutura existente, topografia). E ainda vai a parte de construção em si onde vão desde prédios administrativos até o cais. Dito isso alguém tem alguma idéia sobre valores ou qualquer outra contribuição. Um outro fato que eu teria interesse é de saber se a ilha das cobras onde está o arsenal da marinha hoje é um bom local. Uma vez não lembro… Read more »

Adriano Madureira

Ilha das cobras⁉️ você já viu a geografia da ilha para achar que lá poderia ser um bom lugar para um estaleiro militar❓

Com certeza deve haver lugares melhores como opção para estaleiro…

E quanto ao estaleiro atlântico sul?! Como está a situação dele?

Está fechado? Em funcionamento parcial?

Está em dívida com o governo federal?

Será que o governo não poderia assumir uma parte do empreendimento caso o mesmo esteja devendo ou em dificuldades e pôr sob a supervisão da MB para que tenha produtividade?

Señor batata

Adriano eu mencionei a ilha das cobras pq se não me engano é lá onde se encontra o arsenal da marinha. E com relação ao Atlântico sul, ao q TD indica está coma corda no pescoço, demitiu 3450 esse ano e tá sem encomendas (segundo notícia do G1).
Tchau e saudações.

Fernando "Nunão" De Martini

“Ilha das cobras⁉️ você já viu a geografia da ilha para achar que lá poderia ser um bom lugar para um estaleiro militar❓” Poderia? Ela foi e ainda é… A parte baixa da ilha recebeu aterros, teve rochas escavadas etc ao longo dos anos 1920 e 1930 e lá foram erguidas as maiores instalações industriais do Brasil na época, só superadas nos anos 40 por Volta Redonda (CSN). E virou o Arsenal de Marinha da Ilha das Cobras, depois renomeado Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. E de meados dos anos 30 até hoje construiu cerca de 90 embarcações,… Read more »

Señor batata

Vlw pela pequena explanação da história da ilha Nunão. Aproveitando o seu conhecimento, o senhor entende q ainda vale a pena uma reforma na atual localização do arsenal da marinha, ou talvez recomeçar em outro lugar seja uma opção?
Tchau e saudações.

Fernando "Nunão" De Martini

Batata,
Acho que vale a pena investir no AMRJ para continuar fazendo, prioritariamente, a manutenção da Esquadra e, secundariamente, construir navios. Muito da infraestrutura que lá existe ainda tem serventia, mas precisa de uma boa sacudida e reorganização.

Mas, se fosse mudar a capacidade de construção de navios da Marinha para outro local, que não fossem estaleiros privados contratados, a lógica seria expandir as instalações de Itaguaí (do Prosub) para também terem a finalidade de construir navios de superfície.

Tiago Félix

Para te dar um norte, o porto do Açu ( aquele que era do Eike antigamente) foi projetado, dragado, etc para receber os vale Max.

Teve um investimento de 8 bi ( reais)

Então o custo para “preparar o terreno” é por aí.

Señor batata

Vlw pela resposta Tiago. O senhor sabe quais critérios se usa para escolher o local?

Franz A. Neeracher

Entrando na discussão… Existem vários critérios que influenciam na hora de escolher um local para se construir um estaleiro, porto civil ou militar… – Profundidade – Proteção contra ventos, correntezas, enchentes ou desmoronamentos. – Centros de pesquisas e universidades nas proximidades – Infra-estrutura como rodovias, ferrovias, aeroportos, transmissão de energia elétrica, tratamento de esgotos…. – Centros habitados nas proximidades….afinal as familias dos trabalhadores, militares e etc precisam de hospitais, escolas, supermercados…. – Em caso de ser um porto militar, possuir bastante área para um armazenamento seguro de armamentos….possuir uma área de testes e treinamento é uma fator positivo. – Apoio… Read more »

Señor batata

Interessante CVN76. Então pela características de infraestrutura creio q não se pode escolher um local muito distante de um grande centro urbano, por outro lado o espaço necessário para a estrutura e possíveis expansões exige cuidado. Ao q o parece um cidade localizada nos arredores de um grande centro urbano cumpre os requisitos (se possuir o elementos naturais tb). Agora a escolha por Itaguaí faz mas sentido para mim.
Vlw mesmo e saudações.

carvalho2008

o amigo é o Marcio Batata?? do Sobrevivencialismo Urbano?

Señor batata

Não senhor.

Carlos Eduardo

Para conseguirmos chegar perto de algo parecido com os chineses, precisaremos praticamente implodir nosso país e começar outro do 0, pois nosso problema não é dinheiro, e sim o próprio povo. Não somos uma nação, e sim um aglomerado de pessoas que tentam tirar o máximo proveito sobre os outros, acreditando que somos espertos por lesarmos os outros em prol de vantagens individuais.

Somos uma nação destinada ao fracasso sempre, e nunca conseguiremos sair desse fundo de poço que vivemos.

Parabéns aos China por mais este feito.

Oiseau de Proie

“O Brasil é uma nação de espertos que reunidos, formam uma multidão de idiotas”

Gilberto Dimenstein

Jota Ká

Perfeita a colocação do jornalista GD! ?

Mgtow

Qualquer um que fizer uma tentativa de descolar o Brasil da posição de lacaio será sabotado pelos proprios brasileiros. Principalmente a turma que aplaude de pé a entrega de Alcantara e torcem fervorosamente,(acreditem!) pela instalação de uma base da quarta frota americana no nosso litoral. É gente que caga e anda pelo conceito de nação. O Brasil só serve para auferir lucros

Julio

Realmente precisamos de uma polícia assim que investe na sua própria tecnologia militar que acredita que o seu povo e capaz de produzir sem comprar de fora . Infelizmente no Brasil e diferente o governo deixa fechar a indústria bélica ( Engesa) não ajuda as outras e deixa a Embraer ser vendida .
E por outro lado deixa a Petrobras extrair o petróleo ter que vender e compra 100 % do combustível dos EUA o barril no preço do dólar

Thiago Aiani

Me desculpe o Offtopic, mas as imagens de destruição de um dos lugares mais belos do nosso Brasil que alem de causar um impacto ambiental incalculável afetou inteiras comunidades que vivem do turismo e da pesca que esse maravilhoso lugar fornece, me deixaram bastante revoltado. Por gostaria, se possível, por parte dos editores, uma matéria a respeito do desastre ambiental causado pelo o vazamento de petróleo na costa do Nordeste. Em específico alguns quesitos: A) o que a MB poderia fazer para evitar que esse evento se repita no futuro? B) Está na de instituir uma Guarda costeira? voces com,… Read more »

Thiago Aiani

Me parece bem inapropriado pensar em portaavioes para a MAB quando, não conseguimos nem cuidar do que é nosso .
Como vocês avaliam atuação do governo? Seria possível fazer mais?

Ozawa

Na esteira do post e do pertinente off topic: Parabéns à China se é do seu interesse. No que respeite ao Brasil gostaria de ver uma matéria dando noticia de uma “fábrica” de navios patrulhas, costeiros e oceânicos, o que, possivelmente, ajudaria na prevenção, investigação e controle da tragédia citada pelo forista e, assim, “mostraria bandeira” de uma forma mais útil e econômica que um porta aviões em tempos de paz ou ainda a manutenção de um rascunho de esquadrão de caça em São Pedro da Aldeia. A Marinha do Brasil está, desde a desativação do NAe São Paulo, resistindo… Read more »

Thiago Aiani

Amém !! Rsrs
Acompanho e leio sempre com prazer seus comentários mestre Ozawa, além da forma impecável revelam sempre um conteúdo de grande acume.
Abraços, desejo lhe expressar a minha mais sincera admiração .

Marcelo Duarte

Parabéns pelo comentário Ozawa, concordo da primeira a última frase. Perfeito.

carvalho2008

Mestre Osawa, jamais que o momento é de investir em Nae em detrimento de subs e fragatas. Sim, existem prioridades. Não, nao se pode perder o desenho de conjunção das peças de um quebra-cabeças. Ele tem de ser mantido em mente para justamente na cronologia da ordem racional das prioridades, ele se desdobre coerentemente. O passado pode se dar ao luxo de não ser coerente. Mas o futuro é exigente com a coerência Subs podem e sai sem dúvida um enorme peso de dissuasão e eficiência. Mas sub não vive ou sobrevive sozinho, sendo 5 ou 20 deles, precisam abastecer,… Read more »

Dalton

Seis NAes devidamente comissionados, sendo maiores e mais complexos que os dois atuais em 10 anos não será fácil ainda mais que será necessário criar as Alas Aéreas e toda uma infraestrutura para manutenção e treinamento. . Os EUA conseguiram essa proeza de comissionar 6 grandes NAes de propulsão convencional em um espaço de tempo de 10 anos, desde o contrato para construção do “Forrestal” em 1951 até o comissionamento do “Constellation” em 1961, mas, isso exigiu 3 estaleiros e de quebra um sétimo NAe o “Enterprise” de propulsão nuclear também foi comissionado em 1961 porém a infraestrutura e Alas… Read more »

Carlos Eduardo

E sobre a questão do orçamento militar do Brasil… Reduzir efetivo, tirar mudar a previdência militar….São ações que fazem sentindo, mas que não terão efeito algum mesmo se implementadas, pois parte do problema, talvez a maior parte do problema, é a própria estrutura militar e sua relação entre elas, as indústrias de defesa e o próprio MD. Não existe um ministério da defesa de fato. Oque existe é um prédio cheio de gente somente para encher linguiça e fingir que existe algum tipo de organização e coordenação. Temos um exército que gosta de se sentir superior as outras duas forças,… Read more »

BMIKE

Penso que o Brasil poderia negociar a construção de um casco skyjump com a China e montar o NAE no AMRJ. Se nao tiver superfaturamento na montagem deve ficar no nível do Indiano e sair por uns $800 Milhões. Uma ala com 16 Sea Gripen também sai por menos que 1 Bi, dinheiro tem falta gestão.

Esteves

Carvalho,

Essa é tua fábrica de NAes modulares. Não precisa montar monstros de 70 mil toneladas. No nosso caso talvez NAes pequenos de 25 mil toneladas. Ou 30 mil. Para um pequeno grupo de aviões e helicópteros.

Montando 1 a cada 4 anos. 5 ou 6 navios. 2 até 3 bilhões de dólares para 10 anos.

carvalho2008

Sim, pode ser e isto trará vantagens e desvantagens. cada opção trás um atrativo. Cheguei no numero das 45 mil ton, porque: a) Não sendo puro sangue com genetica 100% militar, ou seja desenhado de forma 100% otimizada, ele precisa de espaço livre para implementar modulos e plugar utilidades; b) Uma configuração de Nae stobar, seria o climax e o maximo da exploração do conceito, mas espera-se dele a função anfibia ( um tipo de missão por vez) e desta forma, ter capacidade de 03 deles aposentarem 5 outros navios da MB, incluso ai o já aposentado Nae São Paulo.… Read more »

Eduardo

Alguém sabe se a propulsão do Type 2 já será nuclear ou ainda não? Na imagem de “entusiastas” não parece existir chaminés.

Uma outra questão é com relação aos radares, eu acreditava que os radares 3d não trouxessem vantagem para serem utilizados em PA, mas parece que esse é o padrão já há algum tempo, algum colega pode me dizer se ele traz vantagens para operações aéreas ou se é algo mais relacionado a padronização e interoperabilidade/complementaridade com outras unidades? Ou alguma outra coisa?

Abs a todos

Leo

Nossa plataformas de petróleo ‘ digasse ainda nosso petróleo ‘ estão sendo feitas fora do Brasil ‘ da para acreditar

sub urbano

O partido dos trabalhadores tinha feito uma lei para que as plataformas fossem feitas no BrASIL mas a direita vetou em prol do livre comercio rs

EduardoSP

Não fez lei não. Montou uma empresa “Sete Brasil” com diversas empreiteiras e a Petrobrás para construir plataformas. O resto é história, que está bem descrita na 13a. Vara Federal em Curitiba.

carvalho2008

Na minha opinião, nenhum dos lados estava certo e os dois extremos…. de um lado, o altissimo conteudo nacional , o percentual disto estava grande e a industria local com custo de produtividade e até entrega comprometidos…o custo estava muito alto a Petrobras… De outro, ter zerar ou dimuir demais o grau de conteudo nacional tambem é um erro, pois o fato é que a força propulsora e economica do petroleo brasileiro é muito grande e seria um desperdicio não aproveitar isto para fomentar a industria local…. o erro é não saber pesar a mão adequadamente num percentual razoavel…em ambos… Read more »

Fabio Araujo

A China tomou gosto pela coisa!

Antoniokings

O céu é o limite!

Pedro Bó

Será que a China também está de olho em encomendas estrangeiras de NAEs? Pois o investimento desse complexo parece ser algo pensado para funcionar por décadas sem ociosidade.

Dalton

Provavelmente não. NAes exigem complexas instalações e sempre haverá mais de um em construção, seja um na fase final , outro na fase inicial e não se pode descartar modernizações de meia vida também ainda mais se os chineses passarem a construir NAes de propulsão nuclear cujos reatores terão que ser reabastecidos e no fim da vida útil carecerão serem inativados de forma especial e cara. . Se pegarmos o exemplo dos EUA que constroem NAes em um único local, Newport News Virginia, hoje se tem a seguinte situação por lá: . – NAe John Kennedy prestes a ser lançado… Read more »

colombelli

A questão é: a formação de pessoal e doutrina está acompanhando ou é so uma inflação de números dos meios materiais? Há muita coisa pra se chegar ao patamar de norte americanos, ingleses e russos.
Ainda se deverá considerar a manutenção disso tudo depois. Os EUA o Estado não gasta quase nada com suprimento de necessidades imediatas do cidadão. Por isso sobra 500 bi pra por nas FA. Na China o Estado ainda é cheio de obrigações até maiores que o nosso.

Rui Chapéu

Ué!

E tu quer que eles chegam ao patamar como ? Igual a MB que “tem que ter doutrina” mas não tem um navio?

Prefiro a deles com um monte de navio e depois que se crie a doutrina!

Vcs estão querendo colocar a carroça na frente dos bois.

Matheus Santiago

Seu comentário não invalida as pessoas que detém certos questionamentos sobre a doutrina dos chineses. Ninguém está comparando a PLA Navy com a MB, aliás todo artigo da China vocês sempre comparam com o Brasil, mesmo que um comentário de um leitor nem faça esse questionamento. A dúvida é: Têm navios? Sim. Têm doutrina? Não sabemos. Pronto. Para quê colocar a MB em todos os artigos da China no PN? Tenha bom senso. Aliás, como você explica os sauditas e os turcos? Eles certamente têm em sua disposição um dos melhores equipamentos do mundo e mesmo assim fracassam sempre que… Read more »

Matheus Santiago

Só para refletir: Se esse esforço todo que vocês fazem comparando a MB com outras marinhas toda vez fosse usado para resolver a situação das nossas Forças Armadas, certamente não estaríamos nessa situação. Esbravejar na internet não adianta coisa alguma nesse país.

Colombelli

Rui quem falou em MB?
Ter não é operar.
Carroça anda junto com os bois.
Matheus te deu a resposta.
Fique com tua preferência

100nick-Elâ

Não, Rui Chapéu. Ele está tentando encontrar argumentos contra a China, porque ele não admite que ela supere os EUA. O coraçãozinho dele não aceita e nunca aceitará isso. Porém, informa para ele que é a realidade, não importa se ele goste ou não. Á propósito, você também é assim, muitas vezes, entendeu, Sr. Rui Chapéu.

Matheus Santiago

Também gostaria de saber sobre a profissionalização do militar chinês. Eles estão recebendo a cada ano diversos navios e alguns mais complexos do que o anterior, e isso requer formação e profissionalização do pessoal. Seria interessante ter informações a respeito desse detalhe tão importante em qualquer Exército do mundo. Porém eu discordo da parte das obrigações do Estado chinês para com seu povo. Não entrarei no mérito por desvirtuar o assunto, mas o orçamento militar chinês é algo obscuro e ninguém sabe ao certo o quanto se gasta para a Defesa. Por exemplo, a construção desse complexo saiu mesmo do… Read more »

Machado

Bem, os caras não entram em combate há tempos, mas treinam e suam muito. Treinamento sozinhos e com outros países que tem muita experiência de combate (Rússia, Alemanha, Paquistão, Austrália, Cazaquistão, Índia, Tailândia entre outros). É só acompanhar nos canais de mídia deles (CCTV, CGTN, New China, Time of China, Global Times, South Frontal entre outros)

Machado

Isso sem contar as missões de paz nos conflitos pelo mundo afora pela ONU. Parece que a China é o país que mais contribui com tropas

carvalho2008

Mestre Colombelli, Doutrina é muito importante de fato. Tem de existir e constantemente ser desenvolvida. Vamos eu sempre prefiro me apegar ao caos. Porque o caos, a realidade do pega pra capa?? Porque é dai que necessidades e potencialidades são realmente exploradas. Por um exemplo, de 1938 a 1945, menos de 10 anos, houve uma explosão de Porta Aviões no mundo, saindo dos mais variados e as pressas e não obstante, o homem e marinheiro comum soube o que bem fazer dele…. as vezes, a melhor doutrina surge ate quando a doutrina anterior ou a falta dela existe, pois se… Read more »

Antonio Palhares

Esta porcaria dessa democracia acabou com o Brasil. Um país vinculado ao capital especulativo internacional, que transfere seus recursos naturais em troca royalties ridículos. Cujas castas organizadas servem para roubar de forma descarada o que a nação produz. Nem enfrentar bandido armado se enfrenta. Este país desta forma jamais terá independência e respeito.

Machado

Infelizmente a democracia não funciona no Brasil. É uma falsa democracia. Leia o livro “Do contrato social” de Rousseau. Vai entender porque países gigantes como Brasil, China, Rússia é difícil funcionar a democracia. É mais fácil de funcionar em países menores como os europeus. Leia TB a história da China e vai entender porque tem que ter um governo forte.

rui mendesmendes

E os EUA, Canadá, Indía, Austrália, acho que funciona muito bem, por lá.

nonato

Uma dúvida importante para mim. Nosso território é até 200 milhas da costa, o que dá uns 320 km. A que distância da costa nossa marinha atua? Claro que temos ilhas, que aumentam um pouco a distância, tipo Fernando de Noronha. A que distância (maior e menor) a África fica do Brasil? Acredito que entre 2 e 4 mil km. Se a Marinha avançar muito já chega na área de outros países. A que distância a Marinha trabalha? Mil km? Mil km não estaria no alcance de caças em terra? Especialmente se reabastecer a 500 km, já que caças de… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“A que distância da costa nossa marinha atua?“

Os oceanos unem o mundo inteiro, Nonato, dando liberdade de ação às marinhas desde que os navios foram aperfeiçoados para navegações de longo curso, séculos atrás. Não tem essa de ficar preso a uma determinada distância da costa, quando se pensa estrategicamente. Nas lutas da Independência, navios da nossa pequena e recém-criada Esquadra perseguiram navios portugueses até praticamente a foz do Tejo.

nonato

Certo.
Mas falo isso em relação a defesa da costa.
Porque se for “projeção de poder” podemos ir até a costa da China.
Muitos aqui falam em usar para proteger a costa e nossas escoltas.

Fernando "Nunão" De Martini

Nonato, A perseguição de uma força-tarefa por outra, que mencionei como exemplo lá das priscas eras da segunda década do Século XIX, não é projeção de poder. Se você está em guerra com outro país, se a esquadra dele está chegando, você tem que buscar o primeiro combate no mar, o mais distante possível. Se o inimigo atacou, você deve contra-atacar. Se ele fugir, deve perseguir se tiver condições. Vale a pena você ler sobre conflitos dos últimos séculos, em geral você pensa fora da caixa, mas nesse caso está muito preso à caixa, ou melhor, à costa. Isso não… Read more »

Esteves

Eu penso o seguinte como não especialista, É guerra. É Marinha de Guerra. Não há fronteiras em disputa. Fronteiras = discussão. Fronteira = debate. Justamente por não termos aviação preparada para combater o inimigo no mar dependemos da Marinha no mar. Não tem essa de projeção de poder em guerra. Tem que manter o inimigo longe e fazê-lo ou obrigá-lo à perdas enormes se planejar invadir. Proteger o litoral, protege à partir de bases terrestres também. Botar o inimigo pra correr…tem que ser no mar. Os escoltas estarão junto com o porta-aviões. Ou o que sobrar dos escoltas. A missão… Read more »

carvalho2008

Nonato, A distancia de costa a costa entre Brasil e Africa oscila entre 3 mil km a até 6 mil km. Nosso territorio fechado a circulação de embarcações estrangeiras e por nós não autorizadas é de 20 milhas da costa. nenhum navio pode adentrar nesta area, mesmo que apenas de passagem sem nossa autorização. As 200 milhas, são áreas de exploração economica exclusiva. No entanto, não é vedado a outros navios de passagem por ali, comerciais ou militares… tá ok???!! rzrzrz então você na pratica não pode atacar ou dizer que alguem invadiu seu territorio nesta 200 milhas se ele… Read more »

carvalho2008

Em complemento, dependendo de suas chances, hipoteticamente e por exemplo de algo que venha via Pacifico, voce poderia ate tentar fechar o cabo da boa esperança ou cabo Horn….é isto que o Nunão creio eu fez entender…depende de onde vem o risco…

Esteves

O risco vêm da aonde menos se espera. Aonde somos mais frágeis? Aonde o inimigo pode chegar com chances de sucesso?

Aonde há defesas, aonde há bases, aonde há infraestrutura? Não vou lá.

Pra que gastar para destruir Itaguai, Baía da Guanabara, Porto de Santos?

Ataco no norte e corto o Brasil por cima. Pelo Caribe. Obrigo as Armas brasileiras ao deslocamento do Sul para o Norte. Entro pela foz do Amazonas.

Ou pelas praias nordestinas.

Space jockey

Nunca virão pela Amazônia, pois assim eles perdem a vantagem da tecnologia e o preço em vidas será muito alto para valer a pena, virão pelo mar !

Esteves

Pra mostrar bandeira e espantar pesqueiro…qualquer coisa serve.

Pra combater inimigo e vencer tem que ser melhor. Pode ser inferior numericamente. Mas tem que ser melhor.

Ricardo Bigliazzi

Normalmente essas “fabricas” são chamadas de estaleiros… cada chamada!

Existem similares nos EUA, Inglaterra, Russia e as maiores e espetaculares estão na Coreia do Sul

Cavalo-do-Cão

Cada povo tem o país que merece…!!!!…..

Rodrigo Martins Ferreira

Pois eu herdei um país destruído por pessoas que eu não ajudei a colocar no poder.

carvalho2008

Bem vindo ao time….e eu em meu momento e meu tempo tambem herdei….tentei e fiz o meu, e agora junte-se o amigo e faça o seu…apesar de tudo e de todos, o PAIS melhorou e precisara de sua melhor escolha tambem jovem herdeiro….

e a vida continua…bola para frente e limpando e construindo a casa sempre…

Miguel

Logo os EUA vão encomendar seus novos porta aviões comprando da China.

Mgtow

O mundo mudou. Você que se mode com a fúria do dragão…aceite que dói menos

carvalho2008

Como seria o comando e controle de Nae feitos com base de cascos ro-ro porta container? As estações de combate das escoltas fazem o controle aéreo bem como podem acionar eventuais armamentos conteiráveis ali instalados. Lembrar que no proposto, apesar da configuração de Nae representar o ápice, os demais navios podem assim também ser configurados, ou algo mais simples como anfíbios ou ainda, como porta misseis acionados pelos navios de primeira linha. O mercado civil possui tecnologia para transmissão de dados entre servidores via laser entre prédios afastados a até 10 km de distância. É um meio amagnético livre de… Read more »

carvalho2008

Ilustração sobre como de fato é uma Formação de uma Task Force, bem como o fluxo de dados das estações de combate aos Nae. Eles são apenas a pista, nunca a base de comando e controle.

carvalho2008
Diego

Você está bem interessado em termos porta aviões através de porta containers hein, só fala disso… Posso saber pra quem você trabalha? Pq coisa de entusiasta não parece.

carvalho2008

E aqui, uma demonstração de como hipoteticamente uma unica estação de combate poderia disparar de uma fragata auxiliar porta conteiner, os misseis ali instalados de outro navio.comment image?w=1024

carvalho2008
willhorv

E olha….acredito que pelo menos 10 CVs saiam deste local, em duas versões, 2 convencionais (type 02) e 8 nucleares (type 03). E um a cada 2 anos…..Palpite meu!
No futuro…..teremos a opção de compra dos 4 primeiros….quem sabe!

Dr. Mundico

Sinceramente, quando vejo a vontade da armada brasileira de possuir um porta-aviões, só consigo imaginar aquele pequeno profissional liberal (ou assalariado) que se lasca para pagar as prestações de uma Hilux turbo-diesel 4×4 para levar a família aos fins de semana no shoping center do bairro e voltar com a certeza do dever cumprido. Onde queremos projetar poder? Em Angola, na Bolívia, na Líbia, no Haití? Mesmo num eventual conflito um porta-aviões será o primeiro (e creio que o último, infelizmente) alvo a ser detonado por uma grande potência. Ou então deverá ser mantido escondido e camuflado como os alemães… Read more »

carvalho2008

Bem, podemos vender toda a Marinha pois parece existir uma fração considerável de amigos de que seria consenso que qualquer meio de superfície seria uma inválido

carvalho2008

E se alguém ainda achar exagerado, fica somente com Macaes e Submarinos….Macae não participaria da guerra mesmo…então nem tem perigo de afundar…quando necessário para evitar isto, é só ficar no Porto encolhido é recolhido…os Ssks são extremamente autossuficientes, não precisam reabastecer e o teto acolhedor de sua base estará lá o aguardando quando ele precisar de novos suprimentos, ele conseguirá ser mais veloz que o adversário , fará a curvavam-se rápido e entrará na frente da task adversária, se ela passar não tem problema, ele persegue e disparará um a um todos os seus 24 torpedos. De quebra, também aproveitará… Read more »

Dr. Mundico

Estou me referindo especificamente a porta-avião, ao meu ver um meio desnecessário tendo em vista nossa dimensão geopolítica e nossos escassos recursos econômicos para manter, equipar, capacitar e usar tal meio.

Marcelo Andrade

Caraca! Chupa essa Ingalls / Northrop-Grumman !!! Brincadeira hein gente!!! Antes que me chamem de comuna!!!1 Mas que impressiona, impressiona!!!