Home Aviação Naval Acidente com caça AF-1 da Marinha do Brasil

Acidente com caça AF-1 da Marinha do Brasil

22194
176

Um caça AF-1 monoposto da Marinha do Brasil sofreu um acidente hoje pela manhã na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro.

Nas imagens enviadas ao Poder Naval, a aeronave aparece com o nariz para baixo, indicando o colapso do trem de pouso frontal.

Informações dão conta que a aeronave teve uma pane e uma decolagem abortada, e que o piloto sofreu apenas ferimentos leves.

Em uma das fotos, aparece um caminhão de bombeiros da base lançando espuma para resfriar o avião e evitar um incêndio maior.

Pelo vídeo, é possível identificar que a aeronave avariada é uma das que passaram por modernização pela Embraer.

FOTOS: André Carvalho

Subscribe
Notify of
guest
176 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
11 meses atrás

Não adianta modernizar! É igual Dr. Ivo Pitanguy fazer plástica em coroa de 80 anos, não vai voltar a ter 30 nunca!

Guizmo
Guizmo
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
11 meses atrás

Hahahhaahahahahah melhor metáfora

teropode
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
11 meses atrás

Besteirol , vemos Su35,F 35, Eurofighter , F15 e outros joviais caças se acidentando . Vamos aguardar o resultado da investigação para não dar barrigada , aliás os Bears e B 52 tem o dobro de existência destes A4 da BRnavy e pelo jeito vai voar mais 30 anos .

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  teropode
11 meses atrás

Qualquer avão pode ter uma pane, porem quanto mais velho e obsoleto maior a probabilidade. Essas bombas que a marinha teima em mantem em serviço nenhum outro pais do mundo tem ou quer. Só dão despesas. Custo benefício é menor que zero.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Reply to  francisco Farias
11 meses atrás

Não existe avião velho, escute o Lito.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
11 meses atrás

Sendo sincero (não resisti a piada)… “nem tanto”.

Vamos a uma citação bem mórbida: “gente nova também morre”.

O acidente em si não não passa de uma normalidade nesse ramo de atividade, acidentes acontecem, o que chateia é que temos apenas um punhado de aviões e um acidente desses incapacita quase 20% do total da frota disponível.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 meses atrás

Quem compra pouco e compra estragado dá nisso!

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Reply to  Luiz Trindade
11 meses atrás

Falou ispicialista.

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 meses atrás

Há 37 anos atrás, na guerra das Malvinas, o Skyhawk já era ultrapassado e obsoleto. É um projeto de 1950 (metade do século passado).
O Brasil, como sempre faz, adquiriu essas sucatas de segunda mão (já com os dias contados)o e desde então gasta dinheiro tentando mantê-los em operação.
Gastar dinheiro com isso é irresponsabilidade. O Brasil deveria doar para o Paraguai ou Argentina, em vez de tentar o impossível (modernizar).

Joao Moita Jr
Reply to  francisco Farias
11 meses atrás

Há alguns dias eu opinei que teria sido muitíssimo melhor comprar 3 ou 4 F-18, do que todas essas peças de museu aí. Como dissestes, nas Malvinas já eram antigos e obsoletos, agora não passam de um piada de mal gosto, um risco inaceitável para os pobres pilotos que se arriscam nessas geringonças.

Carlos Alberto Soares
Carlos Alberto Soares
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
11 meses atrás

Foi erro do Piloto.

Sergio Cintra
Sergio Cintra
Reply to  Carlos Alberto Soares
11 meses atrás

Qual será o protocolo, ou melhor, a doutrina na Marinha, para quando o”lider” do elemento aborta e o ala não? Freia??

jodreski
jodreski
11 meses atrás

Se continuar assim não vai sobrar um sequer pra contar a história!

Negrão
Negrão
11 meses atrás

A bruxa está solta… A4 e SU30 acidentados…

Rodrigo
Rodrigo
11 meses atrás

E o contribuinte pagando…

Artur
Artur
Reply to  Rodrigo
11 meses atrás

Sim, claro…. Como em todos os países do planeta.

Justo
Justo
Reply to  Artur
11 meses atrás

Só que nos outros países as forças armadas servem para alguma coisa, já aqui…

JT8D
JT8D
Reply to  Justo
11 meses atrás

Aqui serve exatamente para a mesma coisa.

Justo
Justo
Reply to  JT8D
11 meses atrás

A única coisa que as FFAA daqui serve é manter privilégios.

JT8D
JT8D
Reply to  Justo
11 meses atrás

Serve para defender a soberania do país. Se você acha que as FFAA brasileiras desfrutam de privilégios, essa é uma outra discussão. Mas não misture as coisas, um erro não justifica o outro

Justo
Justo
Reply to  JT8D
11 meses atrás

Que soberania? Estão vendendo nossas riquezas, nossas empresas e empobrecendo o trabalhador e as FFAA preocupadas sim em manter seus privilégios. Não servem pra nada!

francisco Farias
francisco Farias
Reply to  JT8D
11 meses atrás

Só se tem soberania com independência econômica, energética e alimentar.
As reservas energéticas o Brasil estão entregues a países estrangeiros, a política econômica é subordinada ao que quer o Grupo dos Sete e a produção agrícola é toda direcionada para atender ao que querem os europeus. Falta muito para termos soberania. Já viram o Brasil comprar algum equipamento russo ou chines? Os USA não permitem.

Felipe
Felipe
Reply to  francisco Farias
11 meses atrás

Eu já vi! Os helicópteros de ataque foram comprados dos russos, e olha que pelo que dizem nem eram o que a FAB queria, se os EUA só permitissem equipamentos deles o esquadrão Poti não estaria voando os Hind e sim Apaches ou pelo menos Cobras.

Justo
Justo
Reply to  Felipe
11 meses atrás

Soberania é a Embraer fabricar nossos aviões mas ela foi entregue pra Boeing…bela soberania! Parabéns ao governo formado por militares que só se preocupam com coquetéis. A Marinha é ótima em fazer eventos mas só pra oficiais é claro!

Gilberto
Gilberto
Reply to  Rodrigo
11 meses atrás

Infelizmente, acidentes acontecem. As Forças Armadas precisam treinar para estar aptos a responder da maneira mais eficiente possível qualquer ameaça que apareça. Você já viu time vencer sem treinar? O time deixa de pagar seus jogadores? Acredito que você nem serviu seu país no Serviço Militar Obrigatorio… Se serviu me perdoe. Do contrário, sirva, ou entre para as fileiras e veja o quantôo é sério o serviço e deixe para depois os comentarios do que desconhece…

Edson
Edson
Reply to  Rodrigo
11 meses atrás

Não é hora de síndrome de vira lata, acidentes acontecem até com o F35 cheirando a novo.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
11 meses atrás

Antes de mais nada, que bom que, segundo a matéria, o piloto sofreu ferimentos leves.
Ainda que não foi igual ao ultimo acidente com o A4 da Marinha, que o piloto e a aeronave se perderam.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
11 meses atrás

Na Venezuela era culpa do comunismo, aqui é culpa de quem? Kkkkkkkk

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

A diferença é que eles tem o Su-30 que é um dos melhores aviões do mundo e não tem dinheiro para sustentar e nós temos um dos aviões mais antigos do mundo em uma marinha sem navio e sem porta aviões.

Valter Sales
Valter Sales
Reply to  DOUGLAS TARGINO
11 meses atrás

Não!. A diferença é que nós estamos em uma democracia onde se pode criticar um governo por manter aviões “velhos” em linha de combate. Agora…., vai fazer isso lá na República muy democrática da Venezuela….

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Valter Sales
11 meses atrás

Como se crítica numa democracia valesse de alguma coisa. Se amanhã você chegar no SUS e não for atendido, você não conseguirá seu atendimento só por que foi até a ouvidoria reclamar.

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Valter Sales
11 meses atrás

O pessoal do Chile, Argentina e Equador está de mandando lembranças.
Cada baboseira.

Plinio Carvalho
Plinio Carvalho
Reply to  Antoniokings
11 meses atrás

Revolucionários tapados massa de manobras existem em todo lugar, nada que o cassetete da policia não resolva.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Plinio Carvalho
11 meses atrás

Bom é o cartel do metrô de Santiago mantido pelo Estado chileno aumentar os preços por que querem. Parabéns aos revolucionários, tem que quebrar cartel do Estado na porrada, na pedrada e no coquetel molotov mesmo.

Aqui no Brasil deveriam tocar fogo nas estatais e demais agências regulatórias, mantenedoras dos cartéis que assolam este país, e exploram nosso povo pobre.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

olullatapresobabaca

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Plinio Carvalho
11 meses atrás

O paraíso da direita liberal na América Latina é na verdade um vulcão em erupção com o povo totalmente descontente.
Meu mundo caiu.

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Antoniokings
11 meses atrás

Tipo o vulcão que se erigiu em 2013 ?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Valter Sales
11 meses atrás

Só lembrando aos incautos que eu não estou defendendo a ditadura venezuelana, mas entre democracia e a ditadura, eu prefiro nenhuma das duas, afinal o Estado é meu inimigo não importando a forma de governo.

Fernando Vieira
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Então por que cargas d’água você está num fórum de defesa nacional? Onde há diferenças ideológicas de todo tipo mas cada um quer apenas o melhor para o Estado Brasileiro?
Ah essa turma de “Estado é meu inimigo” quando fizer 16 anos isso passa.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Fernando Vieira
11 meses atrás

Equipamentos militares não deixariam de existir por causa da inexistência do Estado, inclusive facas são mais velhas que o Estado…

A6MZero
A6MZero
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Anarquismo em pleno século XXI ? Tá meio atrasado como corrente de pensamento político em pelo menos 100 anos.

Fernando Vieira
Reply to  A6MZero
11 meses atrás

Tem duas coisas que eu tenho certeza que não funcionam em termos de pensamento político: Anarquismo e Comunismo.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Fernando Vieira
11 meses atrás

Diga isso para as criptomoedas, exploração privada do espaço, tribunais privados de arbitragem… É amigão o comunismo não funciona mesmo não, já o anarquismo está em plena ascensão, silencioso, comendo pelas beiradas, igual mineiro… Seu amado Estado só existirá nos livros de história no futuro…

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Falam em Criptomoedas e me lembro sempre na China… deve haver um Chines (dentre as centenas de milhões que habitam aquelas paragens) que deve ter um caminhão de bitcoin em seu poder, o dia que esse cidadão for monetizar esse “recibo” quero ver quem vai pagar em moeda de “simples mortais”… será nesse dia que os amantes e defensores do anarquismo tomaram consciência do é o anarquismo. Vai ser o dia que esses anarquistas perceberam o valor da frase “segurança jurídica”.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Ricardo Bigliazzi
11 meses atrás

Poxa Ricardo, pensei que você fosse mais esperto que isso, quer maior segurança jurídica que um algoritmo quase impossível de ser burlado? Espero que esse seu comentário seja zoeira.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  A6MZero
11 meses atrás

Criptomoedas, exploração privada do espaço, tribunais privados de arbitragem, e o anarquismo está atrasado? Kkkkkk você é que precisa se atualizar.

Camargoer
Reply to  A6MZero
11 meses atrás

Caro A6MZero. Tenho a impressão que o capitalismo é mais antigo que o anarquismo, mas parece que seria um erro dizer que se alguém pense em capitalismo hoje estaria 200 ou 300 anos atrasado.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Camargoer
11 meses atrás

A única diferença é que o capitalismo é funcional e se aprimora com o tempo enquanto o anarquismo é uma teoria ultrapassada e fadada ao fracasso (não há qualquer defensor filosófico ou teórico desse pensamento hoje com ensaios ou livros publicados), é o capitalismo de mercado como conhecemos não é tão antigo já que é fruto do processo de globalização, agora capitalismo tem suas raízes no mercantilismo do período das grandes navegações, esse sim de 300 anos atrás. por fim o capitalismo como sistema não é perfeito mas é o único sistema que se autoregula e evolui para acompanhar as… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  A6MZero
11 meses atrás

Senhor A6MZero o capitalismo é anárquico por natureza, você já viu algum planejador central ditando os rumos que o mercado deve tomar, leis e regras? Não né? A própria interação entre seus membros é que dita os rumos, leis e regras são estabelecidas por consenso entre as partes interessadas, e os que não concordam ficam sem negociar e morrem de fome, por que as relações no capitalismo são baseadas em confiança plena, não por que um planejador central lançou lei X, e quem não seguir leva porrada. Ademais o próprio capitalismo e seus avanços tecnológicos representa o fim do Estado,… Read more »

A6MZero
A6MZero
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

O leviatã se molda se adapta e evolui, o próprio Hobbes já denota a evolução do Estado, agora quanto ao capitalismo ser anárquico é algo que força muito a interpretação, o Estado sempre existirá ele é uma soma de fatores necessários a vida em comunidade seja como um regulador forte e intervencionista ou um agente de equilibro na relação dos seus membros e de sua sociedade uma mão invisível como definiu Adam Smith. Por fim as criptomoedas estão longe de ser um fim do fim do Estado afinal as mesmas ainda são capitalizadas e comercializadas em moeda forte (dólar), e… Read more »

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  A6MZero
11 meses atrás

Criptomoedas não tem lastro senhor A6M, comprar criptomoedas com moeda comum não significa que a criptomoeda seja depende das moedas comuns. O que garante a confiança da criptomoeda é sua segurança digital quase infalível, que evita roubos e espoliação. Inclusive o algoritmo que sustenta as criptomoedas limitam a quantidade de moedas para evitar inflação e perda de valor.

Sobre a evolução do Estado, esta se tornará cada vez mais difícil de acontecer com o avanço da tecnologia, justamente por que as tecnologias tornam o homem cada vez menos dependente de outros homens e de certos fatores ambientais.

A6MZero
A6MZero
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Pelo contrario defensor, a tecnologia torna o homem cada vez mais dependente de outros, a evolução nos tornou super especializados, há um estudo que afirma que hoje não existe uma pessoa na terra capaz de produzir um simples lápis sozinho são necessários centenas de mineiros, madeireiros operadores de maquinas entre tantos profissionais para produzir algo banal, e cada vez mais seremos dependentes dos outros e cada vez mais o Estado será necessário para regular as relações entre as pessoas.

Caravaggio
Caravaggio
Reply to  Valter Sales
11 meses atrás

Vc não conhece picas da vida na Venezuela haha

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  DOUGLAS TARGINO
11 meses atrás

Também não temos dinheiro para sustentar kkkkk

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  DOUGLAS TARGINO
11 meses atrás

Uma ditadura que compra armas para propaganda, e uma democracia que compra armas que não tem doutrina para uso, qual a diferença? Dinheiro dos pobres e necessitados no lixo e tragédia para quem opera as tais armas.

sagaz
sagaz
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

A todos os que não medem palavras para falar mal do próprio país, ou seja, de maisbde 200 milhões de pessoas, eu pergunto: Quem são os representates federais de seu estado? Quantas vezes você já pressionou de alguma forma oi criticou os seus representantes(email, telefone, na frente da cada dele, etc)?

Não coloquem 200 milhões no mesmo cesto que voces, usem o “EU”, ou o “MEU ESTADO”.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  sagaz
11 meses atrás

Estou falando do “Estado” (“E” maiúsculo) como a entidade organizacional que governa um povo com um território definido, e não do “estado” como ente da federação, vamos prestar atenção.

E não tenho por que cobrar políticos, por que eu sou totalmente apolítico, minha forma de protesto se chama sonegação e desobediência civil, ou seja, boicote a tudo que alimenta o Estado com “E” maiúsculo.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Filho… Eu vejo você como um cara extremamente revoltado. Primeiro: Se você acha tão ruim aqui no Brasil, vai para outro país como Canadá, EUA ou outra democracia “avançada”. Segundo: Fazer desobediência civil é mais do mesmo, ou seja, se você não cobra não muda. Você quer o que? Um Estado Anarquista? Me desculpa, mas aqui não é o seu lugar!

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Luiz Trindade
11 meses atrás

Não há como existir Estado anarquista por que a anarquia é o fim do Estado.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Então o que vc quer afinal?

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Luiz Trindade
11 meses atrás

Que o Estado deixe de existir, ou seja, anarquia. Já imaginou seu dinheiro todinho só para você, sem pagar nenhum imposto, e só pagar algum serviço quando usar, nada de político enchendo o saco? É a definição do paraíso na terra!

jossebrandao@yahoo.com.br
jossebrandao@yahoo.com.br
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Viveriamos em tribos e em guerra constante.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  jossebrandao@yahoo.com.br
11 meses atrás

O Estado evitou muitas guerras, pode crer amiguinho. Até parece que dentro de um condomínio particular tem sempre um vizinho querendo matar o outro…

Ricardo
Ricardo
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Ahhhh isso com certeza tem! Muitos só não matam pois tem muito a perder….

A6MZero
A6MZero
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Sem estado não existe dinheiro ou moeda ou seja o todinho que vai ficar pra você é no máximo aquilo que puder cultivar e defender de outros “libertos”. (anarquismo esta fadado ao fracasso ou a tirania do mais forte ou do mais armado).

Camargoer
Reply to  A6MZero
11 meses atrás

Caro A6MZero. Creio que a moeda (como padrão de troca) aparece a partir do instante que as pessoas começam a fazer trocas. Conchinhas, metal raro, sementes comestíveis. Talvez algum colega explicar melhor o desenvolvimento do conceito de moeda.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Camargoer
11 meses atrás

Moeda é um ativo usado para facilitar trocas, seu valor depende exclusivamente de consenso das partes interessadas, inclusive é mais velha que a própria existência do Estado. Com o advento das criptomoedas acabou-se o monopólio do Estado sobre o controle da moeda. Tem até caixa eletrônico para sacar criptomoedas.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  A6MZero
11 meses atrás

Já ouviu falar em criptomoeda? Pois é nem para garantir moeda seu Estado serve mais.

Camargoer
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Olá Defensor. O papel do Estado pode e deve ser questionado. Na maior parte da civilização, o Estado foi usado por uma minoria para garantir seus privilégios, muitas vezes baseado na vontade divina. O Estado moderno laico também pode ser apropriado por uma minoria para garantir privilégios escondidos atrás de coisas como raça, tradição, meritocracia, educação formal… a estabilidade democrática sempre é atacada por quem teme perder os privilégios.

Andrew
Andrew
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Zzzzzzzzzzzzzzxzzzzzzzzzzzzzz………

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Discordo totalmente você. Já vivemos isso séculos passados e ninguém tinha sossego. Vai estudar que acho que é melhor que vc faz.

Flanker
Flanker
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

E como você forneceria segurança, saúde e educação, mesm oque em condições minimas, como vemos hoje, às pessoas de baixa, ou nenhuma, renda??? Quem forneceria isso à essas pessoas, se não existisse o Estado??

Fernando Vieira
Reply to  Luiz Trindade
11 meses atrás

No momento eu acho que ele quer que a mãe dele entre no quarto com o Toddynho.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  Fernando Vieira
11 meses atrás

Tu nem isso tem, tadinho…

C. César
C. César
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Verdade. A maioria aqui tem que trabalhar. Não podem ficar à toa o tempo todo na internet contando papo, inventando histórias e vivendo de mesada na casa da mamãe como vc.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  C. César
11 meses atrás

Se pesquisasse sobre as coisas que eu falei não falaria tamanha asneira. Pois fique trabalhando para enricar os teus políticos salvadores da Pátria. Só lembrando que agora são mais 5 anos para se aposentar, boa sorte!

Camargoer
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Olá Defensor. O Estado aparece para garantir a propriedade como privilégio de uma minoria. mas também para mediar os conflitos. “Walking dead” talvez seja o melhor panorama de uma anarquia moderna, na qual pequenos grupos burgueses usarão de toda a força e violência para excluir os indesejáveis e garantir a estabilidade e privilégios que serão justificados pelo discurso meritocrático ou pela vontade divina manifesta. Acho que a Anarquia é incapaz de assegurar a convivência ética e solidária. Ainda tenho a impressão que o regime democrático, preferencialmente exercido em grupos da ordem de poucas dezenas de milhões de pessoas tem mais… Read more »

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

“minha forma de protesto se chama sonegação e desobediência civil…” Ou seja, não tem como reclamar dos políticos e aos políticos…. Abraços

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  Saldanha da Gama
11 meses atrás

Saldanha da Gama

Não esqueça que o último que gravou um vídeo dizendo que fazia questão de sonegar foi eleito Presidente da República.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Antoniokings
11 meses atrás

Pois eh… E Ainda tem gente que o defende… Ele faz nepotismo e ninguém reclama. Tem gente que acha que ele é o ungido de Deus como David na Bíblia foi. Se ele aparecer roubando ainda assim vão dizer que é truque de imagem.

JT8D
JT8D
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Aqui é culpa do kings que secou o nosso A-4 pra não ficar feio pra Venezuela

Antoniokings
Antoniokings
Reply to  JT8D
11 meses atrás

Pô?!?!? Que isso?

Não faria isso, de jeito algum.
Acidentes ocorrem.

Camargoer
Reply to  Antoniokings
11 meses atrás

Olá Antonio. Acidentes acontecem mas sempre teriam sido evitados, seja uma queda de avião, uma colisão de carros, uma explosão de um reator nuclear. Dos acidentes que puderam ser investigados, é comum chegar à causa, nem que seja erro de projeto.

João Ramos
João Ramos
11 meses atrás

E a situação só piora…

Emilson
Emilson
11 meses atrás

Mais um que não volta voar tão cedo…já era.

Eduardo
Eduardo
Reply to  Emilson
11 meses atrás

Se não virar sucata. Será canibalizado, ou seja, deve ficar de fornecedor de peças para os que (ainda) voam.

J R
J R
Reply to  Emilson
11 meses atrás

Esse nunca mais…

Jadson Cabral
Jadson Cabral
11 meses atrás

Se alguém ainda tinha dúvida de que a opção da MB por modernizar e manter essas aeronaves por mais tempo, espero que agora não tenha mais.

Sincero Brasileiro da Silva
Sincero Brasileiro da Silva
11 meses atrás

Os Super Hornet encomendados pelos novo presidente chegam quando?

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Sincero Brasileiro da Silva
11 meses atrás

Ai você acordou,levantou-se e descobriu que tudo não passou de um sonho não foi?!

Fabio Araujo
Fabio Araujo
11 meses atrás

Os danos foram grandes? Dá para recuperar?

Dalton
Dalton
Reply to  Fabio Araujo
11 meses atrás

Já aconteceu até com o F-35 conforme li e vi a foto dele com o “nariz” enfiado no chão e é reparável, se houver verbas e/ou se chegar a conclusão que vale a pena.

Sincero
Sincero
11 meses atrás

Grande dia!!!
Assim a MB toma vergonha e compra aeronaves mais novas, isso aí é sucata voadora. Ainda bem que o piloto se salvou.

Marcos Andrey
Marcos Andrey
Reply to  Sincero
11 meses atrás

Grande Dia???? O piloto poderia ter morrido!!!

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Marcos Andrey
11 meses atrás

Pro piloto foi um graaande dia: nasceu de novo, e do alto, como recomendou Jesus a Nicodemus. Amém.

Sincero
Sincero
Reply to  Marcos Andrey
11 meses atrás

Mas não morreu. Próxima?

Jabuticaba
Jabuticaba
Reply to  Sincero
11 meses atrás

Melhor não compra aeronave nenhuma, na minha opinião.

Pega o dinheiro e joga nuns Navio Patrulha Oceânica.

Sincero
Sincero
Reply to  Jabuticaba
11 meses atrás

Concordo, só o dinheiro dessa modernização daria pra fazer uns dois.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
11 meses atrás

Vende tudo para algum pais, assim evita de ter mais prejuízos e até matar mais alguém!

Guacamole
Guacamole
Reply to  DOUGLAS TARGINO
11 meses atrás

Pois é, matar mais alguém.
Me lembrou daquele pobre piloto que morreu quando ejetou em alto mar.
Se tivesse morrido afogado era uma coisa, mas morrer rasgado ao meio porque o assento deu pane junto com o avião é de cair os butiás do bolso.
Se não me engano, encontraram uma parte da perna dele e só.

elton
elton
Reply to  Guacamole
11 meses atrás

nao conheço esse acidente. onde ? quando ? porque ?

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  elton
11 meses atrás

Foi em alto mar e até hoje não acharam o corpo e nem um pedaço do pé como o rapaz falou ai…

Guacamole
Guacamole
Reply to  DOUGLAS TARGINO
11 meses atrás

“Ainda de acordo o órgão, nenhuma outra peça da aeronave, além dos dois pneus do trem de pouso que já tinham sido localizados em Arraial do Cabo e Cabo Frio, foi encontrada. Os objetos foram os únicos sinais do acidente encontrados no mar após a queda. Na segunda-feira (5), a parte de uma perna humana foi encontrada na Praia Negra, em Maricá, limite com Saquarema. A Marinha aguarda o resultado de exames do Instituto Médico Legal para saber se há relação entre o material e o acidente aéreo.” Sempre lembrando que li isso em outro site de defesa e que… Read more »

Jhon
Jhon
11 meses atrás

Acidente acontece! Não aconteceu com C295 Amazonas, aeronaves novas, colapso do trem de pouso! Aeronave A4 passou por revisão e modernizada , ela sai igual nova.

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  Jhon
11 meses atrás

O problema não é o avião se acidentar, pois isso é normal qualquer avião cair, seja ele novo ou usado. O problema é ta gastando dinheiro com aviões antigos! A Marinha é a força que mais joga fora seu dinheiro… É um monte de navio parado podendo dá logo descarte nele, é investindo em muita coisa que não deve… Tá na hora deles colocarem na cabeça de como usar o dinheiro. Tiramos o exercito e aeronáutica como exemplo, que sabem usar bem mais o dinheiro do que a Marinha.

Valter Sales
Valter Sales
Reply to  Jhon
11 meses atrás

Só esclarecendo que a aeronave NÃO se acindentou devido ao colapso do trem de pouso, mas o trem de pouso colapsou após a aeronave abortar a decolagem e não conseguir parar no fim da pista, ao entrar em área gramada(que não foi prevista no projeto) no limite da pista é que a bequilha não suportou o esforço.

elton
elton
Reply to  Valter Sales
11 meses atrás

vc é do cenipa ? viu o ocorrido de perto ? nao sabe nem interpretar um texto ! “Informações dão conta que a aeronave teve uma pane ao pousar -> OU <- após uma decolagem abortada, e que o piloto sofreu apenas ferimentos leves."

Flanker
Flanker
Reply to  elton
11 meses atrás

Você é quem está enganado….o outro colega estã corretíssimo. Aborotu decolagem após o “ponto sem volta”, nào conseguiu parar antes do final da pista e a aeronave quebrou o trem do nariz…..a roda deve ter afundado na grama/terra, prendeu e o movimento da aronave, para frente, fez um esforço muito grsnde sobre o trem de pouso que não resistiu ao esforço e quebrou….

TeoB
TeoB
11 meses atrás

Confortado pela informação de que o piloto sofreu apenas ferimentos leves, com certeza as investigações chegaram aos motivos desse acidente afim de evitar outros, contudo é inavegável se fazer uma avaliação de quanto vale a pena prosseguir com essas aeronaves… deve ser avaliado os aspectos qualitativos e agora, mias do que antes, quantitativos desses meios, não temos mais um navio aeródromo, não temos um grande numero de meios, os mesmos tem emprego restrito (perna curta) com poucos armamentos integrados e os mesmos já estão no final de sua vida útil. São muitas coisas a serem avaliadas. acho que esses recursos… Read more »

Souto.
Souto.
Reply to  TeoB
11 meses atrás

Esse avião é um A-4 modernizado?

Gutex
Gutex
Reply to  Souto.
11 meses atrás

Sim

ADRIANO LUCHIARI
ADRIANO LUCHIARI
Reply to  TeoB
11 meses atrás

Concordo integralmente! A FAB inclusive já ofereceu a missão à MB, que insiste nos A-4, Trader, Tracker e demais velharias embarcáveis em um hipotético porta-aviões que, se vier, será para depois de 2050…

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  ADRIANO LUCHIARI
11 meses atrás

É nessas horas que faz falta um chefe de estado forte pra bater na mesa e decidir junto com o congresso o que cada FA vai fazer.

Rogério Loureiro
Rogério Loureiro
11 meses atrás

Enfiem esses aviões no “Opalão” como incremento na oferta de venda e já despacha tudo de uma só vez.

Ozawa
Ozawa
11 meses atrás

Compartilho do mesmo alívio de todos que, felizmente, não houve vítimas fatais neste episódio. No tocante aos acidentes, incluindo os fatais, associados ao NAe São Paulo enquanto ativo, e ao Esquadrão AF-1, a toda evidência em contagem regressiva de meios para inatividade, é fato que a atividade militar envolve riscos inerentes. Não obstante, mesmo não querendo acentuar um nexo de causalidade criminal ou a relevância penal sobre uma decisão do alto comando quanto à aviação naval de asa fixa nos últimos 20 anos, há, sim, ao menos uma relação funesta entre essa decisão, anti-econômica, porquanto sem qualquer eficácia militar, e… Read more »

alexandre
alexandre
Reply to  Ozawa
11 meses atrás

vende a bagaça e compra SH 18, teremos aviação naval efetiva, tá cheio deles no deserto…

Dalton
Dalton
Reply to  alexandre
11 meses atrás

Não há “SH 18” ou seja “Super Hornets ” no deserto e sim os mais antigos “Hornets”, mas, não apenas muitos deles não estão bem conservados, como os fuzileiros navais dos EUA tem preferência, já que devido aos atrasos com o F-35 os “Hornets” terão que ser mantidos mais tempo em serviço e já se fez e continua a busca no deserto por aeronaves em boas condições. . No mais, depois de mais de 20 anos da aquisição dos A-4s, apenas 7 foram contratados para modernização e ainda restam dois que não foram entregues e um dos modernizados foi perdido… Read more »

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
Reply to  Dalton
11 meses atrás

“Rudder said that today, the Marine Corps has about 80-percent fourth-generation aircraft – Harriers and Hornets, with the Prowlers retiring last month – and 20-percent fifth-generation aircraft. That 80/20 balance will have reversed by 2028, and by 2030 the Marines should be fully into the F-35 for all its fixed-wing squadrons.”

Space jockey
Space jockey
Reply to  Dalton
11 meses atrás

Esses equipamentos do deserto fazem a festa de muitas nações do terceiro mundo, os americanos quando os vendem devem dar muita risada de países que fingem possuir capacidade de defesa.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  alexandre
11 meses atrás

Por definição, aviação naval efetiva, pressupoe que a aereonave decole de um PA. Que aliás não temos. E se for para operar de terra, era melhor um patrulha tipo uml P-3 do que um caça.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Ozawa
11 meses atrás

Meu amigo… Tive que ler umas dez vezes para desfazer o nó desse texto. Que texto nível PHD é esse?

Dudu
Dudu
Reply to  Luiz Trindade
11 meses atrás

Luiz:
Verdade.Te lembra da antiga expressão “tapa com luva de pelica” na cara?
Pois é.

Dudu
Dudu
Reply to  Ozawa
11 meses atrás

Ozawa:
É realmente ótimo saber que o piloto está bem.
Fora isso concordo plenamente com suas colocações.
Em especial com o último parágrafo.

Saad
Saad
11 meses atrás

Tem que aposentar esses pau velhos, para que gastar uma fortuna nisso, tem gente na marinha que prefere o ego de ter aviões obsoleto, arriscando a vida de pilotos,
sem noção

Overandout
Overandout
11 meses atrás

O CENIPA já está aguardando os inevitáveis comentários dos especialistas no g1 para dar prosseguimento às investigações

Bardini
Bardini
Reply to  Overandout
11 meses atrás

Ahh sim… Sem isso o processo não segue.

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  Overandout
11 meses atrás

Tu quer dizer dos especialistas desinformados que põe um foto do F-5 ou do A-1 e diz que foi um caça da MB? Xiiiiiii… Essa investigação vai ficar rodando em torno de eixo central e não vai sair disso!

Clésio Luiz
Clésio Luiz
11 meses atrás

Tão fácil segurar o telefone na horizontal meu povo, para a gente ver direito o que está acontecendo…

https://youtu.be/AqHZJe6306k

Eduardo
Eduardo
11 meses atrás

Quando eu falei que era desperdício atiraram mil pedras em mim.

6 aeronaves muito mal armadas? Faz-se o que com isso?

Torra-se dinheiro em tempos de paz e perde-se a guerra em tempos conflituosos. Já se foram 2 aeronaves nisso.

Se é para ter aeronaves de ataque baseadas em terra que se utilize a FAB com os F-5 e posteriormente os Gripens para isso! MB que tenha aviação de patrulha então.

teropode
Reply to  Eduardo
11 meses atrás

SU 34 pra 2025 .

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  teropode
11 meses atrás

Su-34 e Brahmos, já imaginou? Os porta-aviões inimigos piram..

Space Jockey
Space Jockey
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

São todos os caças bombardeiros quase iguais, todos tem o mesmo raio de ação máximo de 1500Km, ou seja só podem fazer ataque até uns 700km de destancia de terra firme. E outra, o SU-35 tem mais alcance que o 34. Essa farsa do 34 ja encheu o saco.

Corcel
Reply to  Defensor da liberdade
11 meses atrás

Desse daí Zé.

Space jockey
Space jockey
Reply to  Corcel
11 meses atrás

vai dá trabalho pro bombeiro kkk

Dudu
Dudu
Reply to  Eduardo
11 meses atrás

Xará:
Construi teu castelo.

Foxtrot
Foxtrot
11 meses atrás

Conselho a MB.
Aposenta esses aviões e invista nos F-18 SH, SU-33, Rafale, Tejas naval etc…

Dudu
Dudu
Reply to  Foxtrot
11 meses atrás

Foxtrot:
Ótimo que o piloto está bem.
Fora isso,incrível que tenhas citado o Tejas há duas horas e não te esculhambaram.Digo isso pela pouca “moral” que ele tem com muitos aqui.De minha parte acho que ele tem potencial.
Na minha opinião de leigo,caça na MB só no futuro,se tivermos PA um dia.Agora não faz sentido.
OBS:E se tivermos PA no futuro,cito o “hipotético” Gripen naval.

Foxtrot
Foxtrot
Reply to  Dudu
11 meses atrás

Caro Dudu . Quando falei para a MB aposentar os A4 e adquirir outro avião foi pensando justamente no piloto. Pois esse avião já deu o que tinha que dar. Quanto a citar o Tejas naval e ser esculhambado, não ligo. Pois aqui tem uma turma de fã boys que a única coisa que presta para eles ou vem da Europa ocidental ou dos Estados unidos. Uma inclinação político ideológica cega e burra sem igual, em um país em que isso não faz sentido devido a N,s motivos vistos todos os dias. Quanto ao Gripen naval ,esqueça amigo. O único… Read more »

Burgos
Burgos
11 meses atrás

Bem que falam nas estatísticas !!!
A maior momento de perigo é quando a Anv tá decolando e pousando !!!

Wadson Lúcio
Wadson Lúcio
11 meses atrás

Eh !!! O negócio tá feio , nordeste sofrendo com o óleo nas praias , a floresta amazônica em chamas , os Chucrutes se armando até os dentes no país da região sul . Vamos abrir o olho .

Renato Carvalho
Renato Carvalho
Reply to  Wadson Lúcio
11 meses atrás

Alguém por favor traduza o que esse cidadão quis dizer…

JT8D
JT8D
Reply to  Renato Carvalho
11 meses atrás

Ele quis dizer que o mestre dele está preso

Dudu
Dudu
Reply to  Wadson Lúcio
11 meses atrás

Wadson:
Fiquei curioso.Qual seria o país?

Flanker
Flanker
Reply to  Wadson Lúcio
11 meses atrás

“Os chucrutes se armando até os dentes no pais da região sul”

O que você quis dizer com isso?????

J R
J R
11 meses atrás

Melhor seria a MB abraçar a avião de patrulha e tirar esse fardo da FAB, adquirir aviões de patrulha naval novos como o C235 ou ATR, ou uma versão de algum avião da Embraer (kc ou E-Jet).

Luiz Trindade
Luiz Trindade
Reply to  J R
11 meses atrás

De acordo!

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  J R
11 meses atrás

Qualquer avião da embraer para substituir o A-4 : Phenon 300,Praetor,190, qualquer um para ASW/ ISR,mas que ao menos tenha e dê segurança aos pilotos…

Se os franceses(Dassault 20) e iraquianos(dassault 50 YI-ALE) já usaram jatos com misseis,porquê nós não poderíamos fazer o mesmo?!

Jatinhos não faltam…

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Adriano Madureira
11 meses atrás

comment image

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Adriano Madureira
11 meses atrás

comment image

Adriano Madureira
Adriano Madureira
Reply to  Adriano Madureira
11 meses atrás

Para quem não tem nada,até um Phenon armado cairia bem…

comment image

Mmarcelo R
Mmarcelo R
11 meses atrás

Já pode colocar tudo em cima do Ex São Paulo e fazer um pacotão para os sucateiros…. Aluminio de boa qualidade e so…. Vamos parar de gastar dinheiro com isso , que todos sabemos que não funciona e ainda pode por em risco de vida militares altamente treinados para fazer isso ( ou tentar fazer isso)…

Wellington
Wellington
11 meses atrás

Faz uma avião novo e deixa pra lá essas tartarugas, isso e pensamento de velho por que reformar uma coisa sem eficiência???

Luiz Trindade
Luiz Trindade
11 meses atrás

Como já falei anteriormente aqui como esses caças chegaram na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia – RJ. Agora vemos o resultados. Ahhh, mas esse foi modernizado… Será em toda sua plenitude inclusive na estrutura? Vi modernização eletrônica mas vamos lá… Graças à Deus os pilotos estão vivos.

jorge domingos
jorge domingos
11 meses atrás

ESPERAMOS PELOS GRIPEN NAVAIS

J R
J R
Reply to  jorge domingos
11 meses atrás

então senta…

teropode
Reply to  J R
11 meses atrás

Numa poltrona super macia com água de Coco no canudinho de papelão pra não matar as tartarugas.

Farroupilha
Farroupilha
11 meses atrás

Mistério revelado…
Esses fantásticos A-4 comprados pela Marinha do Brasil, num feirão das arábias, simplesmente nao gostam de voar. Querem é ficar no chão e sonham com um museu.

joao
joao
11 meses atrás

Embraer. Meu Deus. Imagina se estivesse pousando.

Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano
11 meses atrás

Como o oficial aviador tá vivo, me dou ao luxo de frivolidade:
Mas será o Benedito?
Já não bastava lamentar uma marinha sem navio, agora também sem avião?
Assim não dá…

Leandro Furlan
Leandro Furlan
11 meses atrás

Opalão de coleção 6 cc da FAB foi para um passeio, fumou o motor e bateu num poste. Vale a pena arrumar?

Leandro Furlan
Leandro Furlan
Reply to  Leandro Furlan
11 meses atrás

Opa, da Marinha kkkk

Leandro Furlan
Leandro Furlan
11 meses atrás

Opala 6 cc de coleção da Marinha do Brasil saiu para um passeio, fumou o motor e bateu num poste. Vale a pena arrumar?

JT8D
JT8D
11 meses atrás

Um avião militar sofre um acidente e isso desencadeia uma discussão frenética sobre ideologia. Seria até divertido, se já não estivesse ficando repetitivo

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  JT8D
11 meses atrás

Tá chato pacas… um baita patrulhismo barato

Marcelo-SP
Marcelo-SP
11 meses atrás

Um assunto paralelo. No vídeo, avista-se a pouca distância da pista da base aérea construções civis que “dominam” a área militar.

Impressionante como a falência do Estado por aqui, imposta pela nossa leniência com as boas regras e pela desorganização corrupta de nosso sistema político, não deixa absolutamente NADA bem estruturado.

Nesse caso, falta segurança, falta a privacidade necessária para uma instalação militar, falta planejamento para possível ampliação… NADA está como deveria! Nosso caos estrutural e urbano não é por acaso. O desleixo, a incompetência e o oportunismo político mandam no país.

Desculpem o desvio de assunto e o desabafo.

Sergio Cintra
Sergio Cintra
Reply to  Marcelo-SP
11 meses atrás

Existe sim uma área bem grande da Marinha paralela a rodovia em direção a Búzio e em direção a cabeceira oposta ( onde tradicionalmente se fazem aproximações para a Macega ) tem-se a Lagoa de Araruama. A expansão imobiliária em ambas as laterais eram de terras pertencentes a fazendeiros que em sua maioria, seus descendentes em função de partilhas, estão loteando e construindo condomínios e também bairros de baixa renda. Cabe salientar que em até locais que eram de salinas estão sendo ocupados. O progresso faz cobrança$ devida$ e indevida$, e o nosso problema é não saber votar e escolher.… Read more »

Camargoer
11 meses atrás

Olá Colegas. Pelo que lembro, ocorreram 3 acidentes com os A4. O N1011 perdido no mar, o N1001 danificado e agora o N1013. Os acidentes são muito diferentes um do outro. É impossível qualquer avaliação estatística de 3 aviões acidentados em situações diferentes de um total de 6 aeronaves. Foi como em um período que a FAB perdeu 3 aviões diferentes em poucos meses. Estatisticamente incomparáveis.

André Luis Santos de Oliveira
Reply to  Camargoer
11 meses atrás

Provavelmente o N1001 e N1013 voltaram a voar após manutenções, e N1008, N1022 entregues e mais um biplace a ser entregue fechando o contrato em curso, mas poderemos ser otimistas quem sabe compramos a médio prazo 6 ou 8 gripen c/d ou Repassarmos da FAB alguns F5’s mais antigos para a marinha para que não se perca a doutrina ate que possamos ter quem sabe os gripen naval serem produzidos no futuro. ate que se tenha clareza do que vai ficar os esquadrões no sul “Santa Maria”, provavelmente assim que os novos gripen chegarem Anapolis, os F5’s que estão lá… Read more »

alepenedo
alepenedo
11 meses atrás

não era para ter no final da pista aqueles sistemas de engate ou redes de salvamento p casos de emergências como o que aconteceu hoje?

Luiz Floriano Alves
Reply to  alepenedo
11 meses atrás

Poucas perdas em frota minúscula significa um grande rombo estatístico. Quase dez por cento da frota se foi embora em acidentes mal explicados.

Camargoer
Reply to  Luiz Floriano Alves
11 meses atrás

Olá Luiz. Você tem razão em falar que 50% da frota esteve envolvida em acidentes. Mas só isso. Como os acidentes tiveram diferentes origens, então não podem ser agrupados no mesmo conjunto. Como os acidentes são desconectados, é impossível fazer uma avaliação estatística sobre a qualidade da manutenção, tempo de fadiga, ou qualquer daquelas técnica de controle estatístico de processos. Seria um erro dizer que acidentes acontecem por azar. Ao contrário. Alguns acidentes são evitados por sorte, mas as causas seriam evitáveis.

Roberto Santos
Roberto Santos
11 meses atrás

Pegaram um fusca 78, colocaram aerofólio de Honda Civic, painel do Corolla, Jantes de Fuzion, achando que ele agora era um Jetta.
Resultado o fusca continuou fusca e mostrou que essa maquiagem é uma imbecilidade de pobre.

Renato
Renato
11 meses atrás

Se a classe política e os eternos devedores ficais do tesouro como banqueiros pagassem 10% anualmente dos lucros absurdos dessa política animalesca que o Brasil ostenta há quase 100 anos, teríamos uma das forças armadas mais estruturadas do planeta.

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Renato
11 meses atrás

Se não tivéssemos 340 oficiais dentistas, 25 banda de música das FA, centenas de filhas “solteiras” mais rodadas que táxi em cidade, 300 mil militares mamando e lutando ferozmente com o desenvolvimento do Brasil e suas reformas
Iria sobrar dinheiro para ter uma força armada de primeiro mundo.

Marcus Túlio Braga de Sousa
Marcus Túlio Braga de Sousa
11 meses atrás

Tomara que não seja caso de retirar a aeronave dos quadros da Marinha.

Flanker
Flanker
11 meses atrás

De 7 AF-1 modernizados, já entregues ou ainda por serem entregues: N-1001 – acidentada e em reparos, há 2 anos, na Embraer N-1004 – na Embraer, passando por modernização N-1008 – operando N-1011 – perdido em acidente N-1013 – acidentado ontem e, pelas imagens, não foram danos leves. Será necessária uma intervenção mais profunda. Uma comparação? O 1001 se acidentou junto com o 1011, mas conseguiu retornar voando, para São Pedro da Aldeia. O 1013, do jeito que ficou, conseguiria voar? Claro que não! E o 1001 está há anos em processo de conserto…..logo, podemos deduzir, pelo histórico, que o… Read more »