AF-1B N-1013

AF-1B N-1013

“A Marinha do Brasil (MB), por meio do Comando do 1º Distrito Naval, informa que hoje (21), por volta das 7 horas da manhã, ocorreu um acidente aeronáutico na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia.

Na ocasião, uma aeronave do 1º Esquadrão de Interceptação e Ataque, durante procedimento de decolagem, teve uma avaria e excedeu a pista de pouso. Os pilotos não sofreram ferimentos e passam bem.

A MB iniciou a investigação da ocorrência aeronáutica, que deverá, em 180 dias, apresentar os resultados apurados.”

NOTA DO PODER NAVAL: A aeronave AF-1B N-1013, modernizada pela Embraer, foi entregue ao setor operativo no dia 6 de setembro.

Subscribe
Notify of
guest

122 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
DOUGLAS TARGINO

Contra pancadas…

Bardini

N-1013… Entregue a pouco mais de 1 mês. Pode ver que vai estourar na conta da Embraer.

Adriano RA

Nada… vão levar na Kalu Import, junto com o Lamborghini que o Rubinho espetou na cerca.
Brincadeiras a parte, ainda bem que os pilotos (dos dois aviões) estão bem. O resto dá-se um jeito.

Bruno Correia

Manda o Zé desempenar a longarina com a talhadeira. KKK. “Piada interna canal Acelerados”.

Luiz Trindade

Como já falei anteriormente aqui como esses caças chegaram na Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia – RJ. Agora vemos o resultados. Ahhh, mas esse foi modernizado… Será em toda sua plenitude inclusive na estrutura? Vi modernização eletrônica mas vamos lá… Graças à Deus os pilotos estão vivos.

Ozawa

Pode ser um preciosismo textual para um momento trágico, mas “os pilotos” parece-me incompreensível diante do sinistro de uma aeronave monoplace.

Dalton

De fato o “1013” é monoplace e foi entregue mês passado.

Souto.

Pergunta aos amigos aquele avião modernizado A-4 N 1001 envolvido
no acidente em 2016 foi recuperado?

Mário SAE

Está na garantia.

Wellington Rossi Kramer

Também me surpreendi com isso. Só se estavam decolando em duplas.

Dudu

Ozawa:
Pensei o mesmo.Isso que foi nota da MB.
Ou será que havia outra aeronave no aguardo para pousar ou decolar?

Rinaldo Nery

Elemento (dois aviões). Decolagem na ala.

Aldo Ghisolfi

monoposto

Doug385

Modernizar esse bicho é gastar vela boa com defunto ruim. Mas…

Bueno

Informações nas redes indicam que foram duas aeronaves, por isto os pilotos. Apenas uma foi sinistrada?

FighterBR

A outra estava com problemas no motor.

Taso

Virgem Maria! tá complicada a situação.

Tomcat4.0

Outro modernizado que cai, muito estranho hein, ao menos o piloto está bem.

Mário SAE

Ainda bem que não chegou a decolar, caso contrário o resultado poderia ter sido muito pior. Digo em relação a piloto e avião.

Marcelo R

O N1011 que caiu em 26 de julho de 2016 e ainda não se sabe nada do paradeiro da aeronave e do corpo do piloto ( lamentavelmente) , era uma aeronave recém modernizada( na época) . Fica a pergunta: não seria correto parar tudo e pôr para investigar o estados destas aeronaves, se a investigação resultar em desativar tudo, seria melhor para a vida dos pilotos, que são muito treinados e merecem ficar vivos….

Rafael Oliveira

No caso anterior houve contato entre as aeronaves. Parece-me clara a falha humana. Nesse já não sei.

sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr. Marcelo R
Grande abraço.

Alison Lene

Foi colisão das aeronaves

Rgf

Mais um motivo pra comprarmos Gripens ou F18 Hornet. Quando a Marinha e se ela tiver condições de, compramos um porta aviões com novos caças.

Space jockey

mais um motivo pra criar vergonha na cara e abandonar a aviação embarcada.

Bueno

Sou entusiasta, não sou técnico militar.
Acho valido ter a foça de aviação naval, mesmo que seja estes reformados até conseguir grana para uma nova aeronave.
É evidentes que Erros e problemas acontecem em qualquer projeto, de 737 a F35…
Acho ingênuo a esculhambação com MB.
abr

Bueno

tem evidencias …

Bueno

Alem de nem sabermos a causa que levou o Sinistro. Se foi um pássaro? Mais um motivo pra ter ter vergonha. Vamos exterminar todos os pássaros… 😉

Juarez

Sabemos sim, pelo menos nós e os mais ajuizados aqui.
O nome deste acontecimento chama-se falta de treinamento de doutrina operacional de vôo que inclui procedimento de emergência em pousos e decolagens.
Este acidente que graças a Deus não teve baixas tem toda uma sinergia com o ocorrido anteriormente com a perda do piloto.
Quem não voa não aprimorar nem mantém doutrina.

Camargoer

Olá Juarez. Geralmente, é impossível tirar qualquer informação estatística de números tão baixos. Eu lembro de um período que a FAB perdeu uns 3 aviões diferentes em poucos meses. Eu jamais diria que foi azar, alguma coisa aconteceu. Falha mecânica ou humana. Conjuntos pequenos exibem uma incerteza estatística maior que qualquer correlação.

KMjH

O papinho de “eruditos” nos métodos científicos de escritorios de universidade publica geralmente perde para a experiencia e informações privilegiadas de pessoas como Juarez
A quem não concorda, apresento-lhes a Estatística não parametrica! Mas dirão que já sabem, afinal, sabem tudo.

Camargoer

Caro KMjH. Gostaria de aprender como é possível aplicar estatística não-paramétrica em uma amostra com um único dado relacionado a um acidente.

Juarez

Errado. O voo de formação assim como decolagem em ala são elementos do voo de formação. O que aconteceu ali e que o líder teve uma pane de.motor, abortou antes da V 2 o ala quiz acompanhar mas tentou abortar após a V 2, varando a pista. O procedimento seria o ala prosseguir na decolagem,avisar a torre que está abortando a missão, fazer um piloff e retornar a base. Sem lero lero. A ” pouca prática” por falta de recursos para treinamento de vôo de formação que vitimou. a atrás um piloto quase faz outra vítima aqui. E claro como… Read more »

Gilvan

V2 é outra história… Se tava querendo dizer V1.

Rinaldo Nery

V1 =velocidade de decisão. Não V2. V2 é velocidade de subida mono.

Meireles

Em alguns desses acidentes é preciso analisar os fatos, e levar em consideração que nem todos foram causados por erros na modernização, ou por erros mecânicos, em um desses acidentes que aconteceu no mar e que a aeronave não foi encontrada por exemplo, ouve um choque entre as duas aeronaves em pleno vôo causando a queda de uma, nos treinamentos essas aeronaves voam no mar muito próximas da água para evitem os radares, e durante os vôos se o avião entra em uma área de convergência de windshear pode ser faltal, isso explica por exemplo porquê o piloto não ejetou,… Read more »

Meireles

Houve um choque*

Rinaldo Nery

Manicacada. Cumpri muitas missões iguais ao do acidente.

Bueno

Juarez, concordo com vc.
vc é da área, portanto um afortunado em ter a conclusão antecipada de 180 dias de trabalho investicativo. Mais um motivo pra terem as aeronaves reformadas pra treinar e manter a doutrina até chegar um novo caça pra MB

Juarez

Cidadão pegue seu textos recheados de proselitismo embale e entregue para a família do CC Igor, eles vão apreciar o teu deboche.

Wilson França

Ninguém pode debochar. Mas vc que pode ser grosseiro e arrogante.

Juarez

Cidadão, falar a verdade e relatar fatos para quem vive no mundo da “lua” e prefere acreditar e gnomos, duendes e fadas, está narrativa vai parecer grosseira, mas na verdade e uma narrativa de fatos que vai de encontro a realidade,coisa que pessoas como você tem enormr dificuldade em se confrontar.

Bueno

Juarez, longe de contender com você. Maior respeito pelo seu conhecimento. Só acho uma conclusão precipitada e cheia de paixão.
Referente aos familiares ilutados que ainda não teve o corpo do soldado, não entrarei neste mérito. Dor e sentimentos da perda de um familiar não se discute. Deve ser por isto o momento do silêncio póstuma.
abrç
Paz e Bem.

Marcelo Andrade

Bueno, concordo com vc, o Juarez é muito bom no Forças Terrestres pois acho que ele é Eng. Mecãnico, mas daí a dizer como um piloto militar teria que proceder foi demais!!!!

Juarez

Marcelo, eu não estou inventando nada. E procedimento padrão com procedimento de decolagem em ala, se um dois aborta o outro pode decolar e abortar a MISSAO, voltando imefiatamente a base.
E procedimento doutrinatip do voo militar.
Não sou engenheiro.

Edson Parro

Salve Juarez!
Simples, conciso e direto ao ponto.
Saudações

Antonio Palhares

Juarez
Curto,reto e cirúrgico.

Thomas

Concordo.
O foco deveria ser subs.
1 Porta Helicópteros com umas 15 escoltas de combate e uns patrulhas.
Dissuasão é submarinos, mísseis costeiros e antiaéreos. Esse deveria ser o foco principal.

leonidas

Criar vergonha na cara não tem relação com definir aviação embarcada como algo descartável, e sim com gastar mais com equipamento e finalidade fim da força do que com luxos e pessoal desnecessário…

Rafael Coimbra

A MB está com tudo pela metade, nada funciona por completo.. não temos um grupo de combate pleno para ação.. e aqui tem uns caras querendo comprar F-18Super Hornet? Melhor nesse momento é voltar para realidade, tentar manter o que ainda “boia” boiando…

JOAO

Dinheiro do contribuinte muito mal investido pela MB num projeto totalmente ineficiente. Quem tem 7 unidades não tem nenhuma. Agora estamos no negativo. O que se gastou na modernização desses aviões, se modernizava e ampliava a frota de helicópteros atuais. Muito triste ver isso tudo.

Guilherme santos

Muito mais útil novos helicópteros. Pelo menos ainda servem pra missões de resgate. MB tem que começar a dar valor ao dinheiro e parar com essa palhaçada de operar caças.

luiz antonio

Vamos aguardar a conclusão das investigações para depois opinarmos com mais consistência. Quaisquer “conclusões de sofá” seriam no mínimo levianas e dignas do G1 e quero crer que os nobres colegas estão acima disso. A aviação naval esta fazendo o que pode com aquilo que possui e modernizado por empresa competente. Falhas existem e prefiro entender que, mesmo com a falha, o piloto saiu ileso e o equipamento com danos que poderão ser sanados. As causas podem ser várias, associadas ou não, portanto, nós como assistentes, nos cabe aguardar para comentar. Nota: Respondendo a um colega sobre a aeronave acidentada… Read more »

Harriman Nelson

Quantos porcentos da forca aeronaval foram perdidos?
Daqui a pouco esta’ igual a Marinha da Mongolia,
so’ tem um navio, um rebocador com tripulacao
de 7 marinheiros e so’ um sabe nadar.

Marcelo Andrade

Mas a Mongólia não tem mar!!!! Está entre a China e a Rússia!! kkkkk

Rafaelsrs

O Paraguai também não tem mar mais tem uma Marinha ora essa, cansei de ver os oficiais lá no lado paraguaio da Ponte da Amizade.

Marcelo Andrade

Mas o Paraguai tem o Rio Paraguai que é navegável e desemboca no Rio da Prata, vide causas da Guerra da Trípice Aliança. A Mongólia está no meio de uma cadeia de montanhas.

Harriman Nelson

Well …. Historically, the Mongolian Navy was one of the largest in the world, during the time of Kublai Khan. However, most of the fleet sank during the Mongol invasions of Japan. The Mongolian Navy was reborn in 1930s, while under Soviet rule, using it to transport oil. The Mongolian Navy in 1990 consisted of a single vessel, the Sukhbaatar III, which was stationed on Lake Khövsgöl, the nation’s largest body of water by volume. The Navy was made up of 7 men, which meant it was the smallest navy in the world at the time. Since 1997, the navy… Read more »

Milton Amaral

Idade de aeronave, não tem muita importância. Aeronaves voam no meio mais macio que existe, o ar. Praticamente, podem ser usadas por um tempo indeterminado, mas que é longo, comparado com automóveis. No Aeroclube, temos um avião que foi fabricado em 1937 (mil, novecentos e trinta e sete). Está novinho, como saiu de fábrica. Enquanto existir peças de reposição, continuará voando.

Space jockey

Poe um desses contra uma Ft com F-35

Dom Empadón

Essa foi louca! Falar que avião não “gasta” porque voa no meio mais macio que existe (ar) é digno de dialogo entre o Kiko e o Chaves. Haja o que hajar, não desistiremos nunca! Saludos

cipinha

Já que a MB quer manter uma capacidade de operar aeronaves de asas fixas e dificilmente ira embarcar tais aeronaves em um Porta-Aviões no curto prazo, bem que poderiam requisitar alguns A-1 que a FAB não ira modernizar…

Cristiano de Aquino Campos

Era maia jogo os P-3

Renan

Graças a Deus o piloto ou os pilotos está ou estão bem. Agora a pergunta foi uma ou duas aeronaves? Outra pergunta de novo uma aeronave recém modernizada, qual foi a campanha de teste desta aeronave? Será que está sendo realizado todos os testes necessário antes de devolver este caça a marinha? Já são 3 aeronaves danificadas 1 nem foi encontrado, outra ninguém tem notícias se já está apta a voar, e está está toda torcida com o bico no chão. Resumindo Dos 5 caça modernizados temos 3 variados. Está conta no mínimo tem que ser da Embraer. Segundo rever… Read more »

cipinha

É estranho esses acidentes com aeronaves recentemente modernizadas, a MB deveria fazer uma minuciosa analise, pode ser algo da própria modernização ou pode ser que com a modernização os pilotos precisem de uma melhor readequação.

Marcelo Peres

Já era, não vão mais a Almirante ?

leonidas

Já tem muitos né?…

Diegolatm

Tem coisa errada ai viu, mais um caindo…

Nilson

Infelizmente, 3 acidentados em 5 modernizados, e com poucas horas de voo cada, é realmente uma taxa altíssima, totalmente fora da curva. A situação merece investigação apuradíssima, que se saiba até hoje não foram apresentadas as apurações da colisão sobre o mar.

Matheus Santiago

Me foi relatado que nessa colisão sobre o mar, eles estavam realizando um exercício simulado de guerra antissubmarino. Eram duas aeronaves, estavam fazendo um engajamento de um submarino simulado, e na hora do mergulho as duas aeronaves se dispersaram entre os flancos, e a aeronave mergulhou direto em direção ao mar devido à colisão, com o piloto não conseguindo tomar controle da direção da aeronave.

O corpo não foi achado por conta da aeronave ter sido coberta pela areia do fundo.

Rinaldo Nery

Avião de caça em missão antisubmarino? Quem te contou?

FighterBR

Eram duas aeronaves. O capitão da outra aeronave relatou que estava com problema no motor e abortou a decolagem, o segundo piloto tbm não decolou e a aeronave não aguentou e o trem de pouso se foi.

pangloss

Salvo engano, a modernização não abrangia a propulsão desses aviões. Se o problema foi o motor, então não há correlação com a modernização, no(s) acidente(s) de hoje.

BILL27

o incidente aconteceu com o avião que não estava com problema no motor .
A aeronave em qestão não conseguiu frear ainda na pista e varou a mesma.

tadeu54

Desse jeito logo não sobra nenhum……..

Felipe

Sobrou algum modernizado em operação?

Sincero Brasileiro da Silva

Força Aérea da Tailândia: 53 F-16, 34 F-5 e 11 Gripen. Será que lá eles também estão sem dinheiro?

vlademir baltazar

Tava interceptando um tatu!!!!!!

Gabriel Ferraz

Kkkkkkkkkkkkk

Camargoer

Olá V.B. Lembrei de um desenho animado da Hanna-Barbera, de uma família de detetives chineses (Charlie Chan). O carro dos jovens tinha um botão que mudava o carro para trator, caminhão, jeep, barco, avião…. faltou apertar o botão para mudar de caça para perfuratriz.

vlademir baltazar

Tava interceptando um tatu!!!

Space jockey

Esse é o preço que as FAs pagam por operar sucataria, em se tratando de alguns vetores como aeronaves essa política de comprar coisa usada deveria acabar.

Reginaldo Araujo

Pessoal, eu vejo o pessoal comentando, inclusive a nota transcrita aqui no texto tambem fala em “os pilotos” … mas a aeronave é monoplace … me corrijam se estiver errado…

Marcelo Andrade

Atrito operacional, só quebra quem usa, pelo visto os danos foram poucos e logo estará no ar de novo! Segue o Líder Mengão!!!!

JT8D

Seu comentário estava indo bem, até que no final você se acidentou

nonato

Urubus provocam acidentes…

Camargoer

Corvos e abutres também

Marcelo Andrade

kkkkkk, nota 6, passei!!! Valeu meu nobre!!! rsrs

Peter nine nine

Velho ou não (já vi mais velhos), não é suposto aeronaves acidentar em se desse jeito após modernização.

JT8D

Ah é? E de que jeito é suposto se acidentar uma aeronave após modernização?

Alessandro

Vejam pelo lado positivo, pelo menos foi um caça dos anos 50 que já deu tudo oq tinha que dar, poderia ser muito pior, tem país por ae que não consegue fazer SU-30 sair do chão por falta de manutenção.

Jeff

“Venezuela perde mais um caça Sukhoi Su-30 em acidente”
..
..
Brasil perde mais um AF-1 em acidente”

JT8D

Tudo indica que o AF-1 não foi perdido no acidente. Inclusive o piloto está vivo

ADRIANO LUCHIARI

Graças a Deus o piloto está bem. Já aeronave… pela foto um bom lanterneiro e duas demãos de polidor deve resolver kkk…

Juarez

Provavelmente não dá PT, mas ter uma conta cavalar ali:

Trem de pouso
Provavel torcão de ponto de fixação na longarina.
Provavel dano na antena do radar e em seu berço de fixação.
Dano estrutura no bordo de ataque da asa direita e no in board.
Em fim, está conta vai longe

BILL27

nem deve compensar colocar de volta em voo

Fernando Pereira

Boa noite.
Está na hora da marinha ser realista e reavaliar a verdadeira
necessidade de ter hoje uma aviação de caça e ataque (asa fixa) Não temos um porta aviões hoje e nem a médio prazo teremos… o dinheiro investido na revitalização ou aquisição de novas aeronaves de asa fixa podem ser utilizados em outros projetos ou aquisições.
Mais uma aeronave modernizada que poderá se perder ou virar sucata com a canibalização de peças. E aos poucos vamos perdendo mais e mais o poder combativo, se é que já tivemos com os A4. Já deu oque tinha que dar.

Señor batata

Uma dúvida q eu tenho é em relação a quanto custa custa adquirir doutrina? Pq é um assunto recorrente aqui na trilogia em relação a aquisição e manutenção de doutrina, mas muitas vezes eu vejo um certo sacrifício de recursos para manter equipamentos e pessoal qualificado. Já foi feito uma auditoria para saber quanto custaria para adquirir doutrina de operar aeronaves embarcadas (tanto no nosso atual nível conhecimento como se não tivesses nenhum)? E eu sei q tem o fator tempo mas isso poderia ser posto numa eventual análise tbz talvez seja mais interessante ao longo do tempo abrir mão… Read more »

Farroupilha

A linda e pretendida transição quântica do velho para novo velho, nos artefatos com asas da Marinha, está em desacordo com o mapa zodiacal dos A-4 das Arábias.
E tudo indica que o desalinhamento solo-ar-chãochão desses vetustos caças se harmonizaram quanticamente com o desalinhamento estaleiro-mar-caiscais do NAe São Paulo.

Grande urucubaca: A-12 + AF-1, fazedores de viúvas e vampirizadores de dindim para nada nada e morrer na praia.

Maicon

O mais triste disso tudo é ver o gancho de parada em porta aviões e… Não ter um porta aviões.

Thulio manhaes

Alguém sabe informar se o caças a4 não modernizados estão operacionais?

Thulio manhaes

Melhor: se algum deles está operacional!

JT8D

Se os modernizados estão se acidentando um atrás do outro, deixa os não modernizados quietinhos

Camargoer

Caro Colega. Como a MB só está voando com os modernização, a chance de um acidente com os outros é nula.

Satirycon

A Índia manda um alô

Meireles

Com todo respeito ao editores do blog, venho pedir uma correção no texto da matéria, isso foi um incidente, e não um acidente.

Meireles

Aos editores*

Piloto de Combate

Prezado;

Veja a definição de acidente aeronáutico na documentação do CENIPA, e perceberá que foi um realmente um Acidente.

Rodrigo

180 dias….tinham que dar 30 dias para dar o relatório e botar essa cambada trabalhar.
Imagina se demora 180 dias na área privada para gerar um laudo de falha.

Guizmo

Relatórios do CENIPA demoram até 2 anos…

Rodrigo

2 anos tá louco….então na teoria teremos que aterrar toda frota por 2 anos….

Só na esfera pública

Antunes 1980

As forças armadas sul-americanas estão em pleno sucateamento.
Tomara que o Sea Gripen chegue logo.

Tomcat

Mandem essas sucatas para a reciclagem junto com o A-12, já deu, para de gastar dinheiro e desperdiçar vidas com essas porcarias.

ALEXANDRE

Desperdicio de dinheiro…quando eu falo que compra de oportunidade ou reformar coisa velha é uma má escolha me negativam,mas, ta ae ,colocamos nossos soldados e país em risco com essa velharia,era melhor nao gastar nessa reforma deles e destinar o dinheiro ao programa gripen para nao ter atraso

Pavan

Por isso citei a um tempo atrás que se fosse pra manter a doutrina era muita mais interessante adquirir uns F18 ao invés de ficar gastando com modernização de A4 da década de 50 !!

Ádson

“Off topic”. Em entrevista , Gal. Morão, afirmou que está indo em missão ao Peru assinar contratos de acordo referentes a troca de embarcações. Será Pisco por IKL?

pangloss

Se a MB insiste tanto em ter aviação de asa fixa, vai aí uma dica de um avião que decola e aterrissa que é uma beleza (embora no vídeo de divulgação não tenha demonstrado ser capaz de recolher o trem de pouso):
“O Irã apresentou e colocou em operação um jato de treinamento fabricado no país, que está entre os melhores do mundo em termos de capacidade de decolagem e aterrissagem.”
Fonte: Agências iranianas, via Poder Aéreo.

Santiago

Falta de treinamento do piloto, iniciativa. Se o líder avisou que estava com problema no motor, o ala continuava o voo e depois avisava a torre que a missão foi abortada como falaram aí em cima. Foi tentar frear a anv causando atrito com o solo ocasionando um princípio de incêndio e saindo fora da pista. Falta gestão e planejamento na MB. Já é a 3° aeronave modernizada que sofre acidente.

Marcelo Andrade

Impressionante Santiago, você deveria trabalha no CENIPA! Apresentou um relatório completo em 24 hs só no achismo!!! parabéns!!!

juscelino

“Os pilotos não sofreram ferimentos e passam bem”. Mas o caça não é um monoposto?

Rodrigo Maçolla

Acho que o Bolsonaro podia ver com o amigo Trump uma duzia de F-18 semi-novos para equipar o 1º Esquadrão de Interceptação e Ataque da MB,