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Mourão viaja ao Peru para assinar acordo de troca de embarcações

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BAP Pisco, da classe Makassar
BAP Pisco, navio multipropósito da classe Makassar da Marina de Guerra del Perú

O vice-presidente Hamilton Mourão, no exercício da Presidência da República, informou nesta segunda-feira (21) que tem previsão de viajar na quarta-feira (23) para Lima, no Peru.

Mourão está no exercício da Presidência em razão da viagem de Jair Bolsonaro à Ásia e ao Oriente Médio. O retorno de Bolsonaro a Brasília está previsto para o dia 31.

Mourão disse ter sido convidado a visitar o Peru pelo governo daquele país, já que Brasil e Peru assinarão um acordo para troca de embarcações entre as Marinhas dos países.

“Vou ao Peru na quarta-feira de tarde, em princípio, se tudo estiver tranquilo. Fui convidado pelo governo peruano, tem um acordo que vai ser assinado lá entre a nossa Marinha e a Marinha peruana para uma troca de embarcações. Vou me encontrar com presidente do conselho de ministros e com o presidente peruano”, disse Mourão.

Submarinos classe Tupi na Base Almirante Castro e Silva (BACS) em Mocanguê, Niterói - RJ
Submarinos classe Tupi (IKL-209) na Base Almirante Castro e Silva (BACS) em Mocanguê, Niterói – RJ

FONTE: G1

NOTA DO EDITOR: Em 11 de setembro de 2019 o jornalista Roberto Lopes noticiou com exclusividade no Poder Naval que o Brasil e Peru estavam negociando a troca de dois submarinos IKL-209 por um navio da classe Makassar.

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Gino A. Piva
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Gino A. Piva

Por acaso estamos precisando projetar algum tipo de poder fora do Brasil e eu não estou sabendo????

Marcelo Andrade
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Marcelo Andrade

Gino, respondi sua pergunta lá embaixo para o Lucas Schimitt.

PRAEFECTUS
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PRAEFECTUS

A pergunta que não quer calar é a seguinte: “Quanto a MB vai receber de volta nessa troca”, porque cada Makassar zero-bala é cotado em torno de 38 US$ / 45 US$ milhões de dólares. Porque evidentemente não é possível que a MB vai fazer uma troca dessas elas por elas….

Dois Subs relativamente “novos” como os IKLs brasileiro, e ainda que precisando de um PMG com certeza “valem muito mais” que “um Makassar”…

Como muitos aqui, quero só ver QUE NEGÓCIO A MB VAI FAZER…
Grato

Fabio Mayer
Visitante
Fabio Mayer

U$ 45 milhões é um valor equivocado. Me desculpe, não se constrói navio militar com esse valor, acredito que por menos de US$ 120 milhões, não se faz nada nessa área.

Dalton
Visitante
Dalton

Como publicado aqui no “PN” existe a possibilidade da retirada de serviço do “Garcia D”Avila” para breve e esse navio será Útil também na função de NE substituindo o “Brasil” aliás, como fazem os franceses com um de seus LHDs classe Mistral e a US Navy que vez ou outra utiliza seus “anfíbios” para essa função também. . Esse tipo de navio não deve ou não deveria ser visto apenas como “projeção de poder”, além de Navio Escola, ele pode reabastecer outros navios em alto mar , ser utilizado em casos de calamidade, funcionar como navio hospital e o transporte… Read more »

João Moro
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João Moro

Ótima argumentação.

Guilherme Poggio
Editor
Noble Member

Dalton sempre dando aula aqui. Parabéns pelo comentário.

Otto Lima
Visitante

Dalton, o que você acha de um segundo Makassar para substituir o NDCC Mattoso Maia? Sei que a MB não tem previsão orçamentária para isso no momento, estou apenas considerando uma hipótese, levando em conta a idade avançada deste último e também o fato de que o navio que virá na permuta com a Marinha de Guerra do Peru substituirá tanto o NDCC Garcia d’Ávila quanto o NE Brasil.

Dalton
Visitante
Dalton

Desculpe o atraso Otto ! Na minha opinião um segundo “Makassar”
acabaria substituindo não apenas o “Mattoso Maia” mas também o
“Almirante Saboia” que já completou 52 anos e não deverá durar
muito mais.
.
Então,,não veria como um absurdo se isso fosse cogitado afinal dois navios novos ocupariam o lugar de quatro antigos.
.
abs

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

Dalton, capacidade de reabastecer que outros navios? Navio escola para treinamento para operar em que navio? “Ah mas precisa de um PMG e não tem grana”. Quando chegar na época da manutenção desse tal navio multiuso, vamos trocá-lo pelo que? 100 ak 47? A MB (futura guarda costeira) está abrindo mão de dois meios de guerra por um navio de apoio (já que não se pode falar em projeção de poder), cujo preço de um novo é muito menor que o preço de um só submarino. Isso é indefensável. Se a proposta é fazer esse tipo de negócio enquanto as… Read more »

Renato
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Renato

Felipe Morais, Até entendo seu ponto de vista e de certa forma concordo com ela se isso acontecer sem alguma contrapartida para o Brasil. Mas por enquanto vamos aguardar para não cairmos em especulações desnecessárias. Lembremos também que a MB já havia mencionado que os dois subs precisam de reformas e que os custos dessa reforma atrapalhariam ou poderiam atrapalhar a construção dos Scorpène. E técnica mente não tem como comparar um IKL 209 com um Scorpéne por uma imensidão de motivos tecnológicos. Honestamente torço para que vc esteja enganado. Mas para quem comprou um elefante branco de 40 anos… Read more »

Dalton
Visitante
Dalton

Felipe…as 3 fragatas que deverão ter uma sobrevida, a corveta Barroso e as futuras fragatas “Tamandaré” estão entre os navios que poderão ser reabastecidos e os futuros oficiais desses navios e também dos novos submarinos poderão beneficiar-se de um Navio Escola. . Mas, não é esse o ponto e sim que os dois submarinos não estão operacionais e não se pode esperar indefinidamente a situação do país melhorar para então iniciar a revitalização deles; a marinha brasileira não é a US Navy e os dois submarinos brasileiros não estão na mesma situação que o USS Boise que finalmente está recebendo… Read more »

Valter Sales
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Valter Sales

Se puder funcionar como nãu-capitânea anfíbia, tb será um bônus, embora já tenhamos o Bahia.

Pegasus
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Pegasus

Nau Capitania é o PHM Atlântico amigo.

nadison paz
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Segundo matérias ele sera transformado em navio escola vi em algum canal no youtube ou foi aqui mesmo não lembro pois hoje o nosso navio escola ou e uma fragata ou uma corveta o que limita principalmente os treinamento medicos

Fernando "Nunão" De Martini
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Fernando "Nunão" De Martini

Nadiason, veja o comentário do Dalton. Navio-escola seria uma das funções, em parte do ano. No restante, servirá como outros navios do esquadrão de apoio.

Vovozao
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Vovozao

22/10/19 – terça-feira, btarde, Sr. Nunao, uma pergunta: consta postagem anterior, que MB, falava em vender por +- USA 250.000, e, segundo consta cada navio custaria entre USA 45.000, a USA 60.000, o casco dependendo de onde venha informacao; preço 2017; pergunta se possível informar, 1) seria construção nova?? 2) saberiam informar a motorização e finalmente, receberemos só o casco e faríamos todo sistemas/armas, e, seria somente 1. Existem mais informações??? Obrigado e saudações.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Não sei as respostas, Vovozão, só sei que esse valor de 45 a 60 milhões pelo navio estava distante da realidade, isso mal paga um sistema de propulsão moderno para um navio desse porte.

Vovozao
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Vovozao

24/10/19 – quinta-feira, bdia, NUNAO, hoje ” DEFENSA ”, informa Gen. Mourao, também está negociando NDCC – G29, por acaso há informação este respeito.

Adriano Madureira
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Adriano Madureira

Estou pensando a mesma coisa… Iremos invadir a costa de que país?

Acho que tal navio deveria ser repassado ao CFN.

Salim
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Salim

VAmos trocar submarinos que ainda detém um grande poder de guerra por um barco suporte bambi, espero que eu esteja errado. D’us nos proteja.

pangloss
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pangloss

Esses submarinos, nas condições atuais da MB, só trazem risco à própria tripulação.

Salim
Visitante
Salim

Pangloss, qualquer meio se náo for feita manutenção e um risco. Os tupis estão irresponsavelmente largados por uma possivel troca de um novo brinquedo. Largar meio capaz com meia vida pela frente náo se justifica.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Salim, não estão largados. Dois estão em manutenção, que está demorando mais por motivo dos contingenciamentos anuais. Dois (que são objeto de negociação) estão na fila para o PMG, não são usados nessas condições. O que está em operação é utilizado por estar ok. Largado não é o termo adequado. Estão indisponíveis (não é eufemismo bem preciosismo, a situação é crítica, mas largado não é o termo)

J L
Visitante
J L

Concordo em grau, número e gênero.

jodreski
Visitante
jodreski

Amigo os dois IKL que serão passados ao Peru não estão em condições de operação, ambos requerem investir dinheiro para que possam voltar a operação, então entenda, MB não tem dinheiro.. logo não veremos esses dois patrulhando a nossa costa tão cedo, então sim eu julgo a decisão acertada, ter Submarino para fica atracado ao cais pra mim é não ter, eu conto só com meios em condições de operação e sem restrições para tal.

Munhoz
Visitante
Munhoz

Alguns ainda pensam, outros enxergam apenas o aparente!

A verdade é que que somos vítimas do complexo de vira-latas, na cabeça dos militares nós somos apenas uma reserva dos EUA.

Não precisamos de AA nem de médio alcance, subs, ou qualquer outro meio que possa garantir a real defesa de nosso país!

Quando finalmente íamos ter uma boa quantidade de subs, eles tem essa brilhante ideia 💡!

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Adriano, quem opera navio é a Armada. O CFN não tem navios próprios, eles são transportados nos navios do esquadrão de apoio.

Alessandro Machado
Visitante
Alessandro Machado

Pelo tamanho do nosso litoral se faz necessária uma forte projeção de poder.

Émerson Gabriel
Visitante
Émerson Gabriel

2 Submarinos a menos não é o que eu chamaria de projeção de poder…

nonato
Visitante
nonato

Cada submarino a mais conta.
Não é porque teremos 4 submarinos novos que devemos descartar os poucos que temos.
Num oceano enorme precisamos de muitos submarinos espalhados.
Cada submarino é importante.
Neste momento temos alguns fora de operação.
Quem tem 5, não tem 5.

JOAO
Visitante
JOAO

A MB cansa com essas medidas absurdas. Dois submarinos com poder dissuasório por um meia boca

Dodo
Visitante
Dodo

“Meia boca “. Temos um expert senhores

Joao Moita Jr
Visitante

Uma pergunta; com o presidente e vice fora do país, com quem fica o mando???

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

O seguinte na sucessão é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia
Mas como ele também viajou, o comando da República foi passado para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.
Até amanhã ele estará no comando. E já aproveitou para voar ao Nordeste, inspecionar os trabalhos de remoção de óleo das praias.

https://www.google.com.br/amp/s/www.metrojornal.com.br/metroamp/foco/2019/10/23/alcolumbre-assume-presidencia-brasil.html

http://tvbrasil.ebc.com.br/brasil-em-dia/2019/10/davi-alcolumbre-acompanha-retirada-de-oleo-nas-praias-do-nordeste

José Luiz
Visitante
José Luiz

Parabéns Sr.Roberto Lopes, um experiente jornalista, conseguindo mais um ” furo” de reportagem. Isso somente contribui para a credibilidade das suas informações.

João Moro
Visitante
João Moro

Contribui também para a credibilidade do Poder Naval também. Parabéns ao site!!

Roberto Bozzo
Visitante
Roberto Bozzo

Saiu uma matéria a poucos dias que a MB pensava em vender um ou dois IKL a Polônia por uns 250, 300 US$ milhões….. Mas, pelo jeito, a MB pretende trocar por um Makassar mesmo…..tudo bem, precisamos de meios de superfície e as Makassar podem operar em várias funções, mas será que é válido ? Teríamos apenas uma unidade e a logística não deve ser fácil….

Dalton
Visitante
Dalton

Querer vender por US$ 300 milhões Roberto, é uma coisa, encontrar alguém disposto a pagar que depois também terá que desembolsar outros milhões para faze-los navegar e principalmente submergir é outra coisa bem diferente.
.
Quanto a ter apenas uma única unidade existem outros exemplos na marinha como o próprio “Bahia”.

Roberto Bozzo
Visitante
Roberto Bozzo

Concordo com a parte dos valores, certíssimo….

Quanto a logística, o Bahia tem um sistema de propulsão, o Atlântico outro, se vier mesmo este LPD terá outro, só pra ficarmos na propulsão, fora o resto…..o que eu quis dizer é que não haverá padronização de nada aumentando muitos os custos de logística. Mas a MB com certeza sabe disso e acha aceitável, caso contrário não efetuaria o acordo.
Mas vamos esperar pra saber o que realmente será assinado.

india-mike
Visitante
india-mike

Caro Dalton, na última contagem que eu fiz a MB tinha 28 navios que são únicos de sua classe, como o Atlântico, Bahia, Mattoso Maia, Gastão Motta e 24 outros… Concordo totalmente com o Bozzo que isso é um problema e tanto (afetando logística, treinamento, manutenção…) e ter outros exemplos atuais (28 outros…) na minha opinião não dá respaldo a isso, muito pelo contrário. Agora, vamos esperar o acordo para ver o que ele contempla — não necessariamente será um único navio… acho q idealmente deveriam ser 2-3 para permitir não só a baixa do Mattosao, Garcia d’Avila e do… Read more »

Salim
Visitante
Salim

Tem colegas aqui no site que criticam Índia pela diversidade de fontes equimento e operar os mesmos abaixo da media. Pelo jeito a Marinha esta seguindo mesmo caminho. Teríamos que construir barcos equivalentes aqui, meia duzia barcos já daria escala. E acredito que seriam bem mais robustos que estes ai.

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

Pois é Salim, pelo visto, a tal balbúrdia não é só em nossa educação. A Marinha vem trilhando esse caminho a muito tempo e não só na gestão de aquisição de materiais. Quer apostar quanto que, até 2020, anunciam outro plano mirabolante de adquirir um PA a la Brasilis? De Longe é a pior das Forças, vergonha e incompetência total.

ALEX TIAGO
Visitante

posso estar enganado mas quando houve essa referencia de 250 a 300 milhoes eram de Reais e não de dolares.

luiz A silva
Visitante

Mesmo que nao consiga vender pelo preco de milhoes, os paises podem recuparar o dinheiro em outro produto. Nao nescessariamente o preco do navio em destaque. Ou seja, o Brasil pode vender mais outro produtos, comprar, etc. Os governos teem um leque muito grande para tirar a diferenca. Nao podemos ficar so pensando em vender/trocar ferro por ferro. Os acordos sao muito maiores que isso…. teem a estrada pra ligar o Brasil ao Pafico,tarifas e por ai vai.

Torama
Visitante
Torama

No verbete em inglês da Wikipedia para o BAP Pisco, é informado que o Peru pagou USD 60 milhões pelo navio, zero bala.
Se esse número estiver correto e, se a sua informação sobre o valor dos sub também, seria criminoso se a troca não houvesse algum troco ou compensação financeira para nós.
Espero que tenha mais coisa nessa história que ainda não foi divulgada…

Jadson Cabral
Visitante
Jadson Cabral

Torama, você acha mesmo que aquele navio custou apenas 60mi?

Daniel Ricardo Alves
Visitante
Daniel Ricardo Alves

Encontrei vários sites falando nos valores de 45 milhões de dólares.

Salim
Visitante
Salim

Barco civil travestido de militar, e isto mesmo, ainda feito peru fica mais em conta.

Torama
Visitante
ALEX TIAGO
Visitante

A um tempo atrás um oficial falou sobre esses valores aqui no PN seria apenas o casco sem nada mais.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Provavelmente isso é só o valor gasto na construção do casco, sem equipamentos.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Torama, esse número é totalmente fora da realidade.

Torama
Visitante
Torama

Pode ser mesmo Nunão, mas eu não encontrei nenhuma fonte com o valor do pacote completo.

Salim
Visitante
Salim

Caro Nunao, o único equipamento caro neste barco, se existir e um radar 3d que náo tem ,, 4 metralhadoras e dois canhões 20 mm, veja armamento que colocamos Bahia e Atlântico. O preço nas pesquisas e de 37 a 45 milhoes.

Roberto Bozzo
Visitante
Roberto Bozzo

Só o Bofors 40mmmk4 deve custar uns US$ 10 milhões (chute meu)…mais propulsão, sistema de navegação, sistema de combate…impossível ele custar 45, 60 milhões de dólares….provavelmente este pode ser o custo da consultoria, treinamento e adequação do estaleiro para a construção em si.

ALEX TIAGO
Visitante

Roberto em relação ao valor dos submarinos. Só uma comparação com o valor do Atlântico sendo mais novo custou menos de 100 milhões e como esses submarinos custariam 250 milhões de dólares. Desvaloriza rápido.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Salim, esse valor não paga nem o sistema de propulsão de um navio desse porte.
Se um valor não é plausível, desconfie, pesquise, não adianta perpetuar informações erradas achando que vão ficar certas pela repetição.

Enes
Visitante
Enes

É a repetição da mentira para tentar transforma-la em verdade, usada na propaganda nazista.

Peter nine nine
Visitante
Peter nine nine

Vou copiar o meu comentário da última matéria referente ao mesmo assunto: Acredito que um navio do tipo, desenhado para as especificações brasileiras imporia um aumento de preço. A economia em geral também impõe que tal ocorra. Um Makassar que teve um custo unitário de partida um pouco inferior a 40 milhões de dólares, subiu em poucos anos para valores entre os 50 e os 75 milhões de dólares, em conformidade com a localização do construtor, especificações do cliente, respectivo custo da mão de obra, materiais, engenharia, etc. Estimo, por alto, que um navio baseado no Makassar, lançado com especificações… Read more »

Marcelo R
Visitante
Marcelo R

o Acordo e bom para a MB, os submarinos tem pouca continuidade, sem altos custos de investimentos em modernizações nos próximos anos e por outro lado já estão faltando navios para os serviços que esse Makassar será muito adequado, pela frente… E uma troca justa…..

J L
Visitante
J L

Faltando navios para serviço de “escolta”, e não de desembarque ou que seja multi-função.

Lucas Schmitt
Visitante

Que mediocridade… Trocar dois submarinos, embarcações altamente complexas, com altíssimo poder de dissuasão, por um navio simples, que é praticamente casco de um navio civil convertido a navio militar.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Lucas, não é mediocridade, a MB ficará somente com uma Classe de Subs e estes subs Tupis são os que não passaram por PMG, o que poderemos até vender este serviço tb no pacote (achismo meu). O navio que virá na troca substituirá o NE Brasil que já tem mais de 30 anos e está desatualizado em referencia ás doutrinas navais de adestramento, podendo ainda, servir de vaso anfíbio quando não utilizado para instrução dos Guarda-Marinhas . Acho uma boa decisão e ainda deve ter dindin de volta!

J L
Visitante
J L

Desculpe, mas acho que um navio escola, nós temos capacidade de produzir aqui mesmo sem necessidade de ser adquirido fora, e sem a equipagem necessária.

Émerson Gabriel
Visitante
Émerson Gabriel

Uma coisa me intriga. A MB não tem condições de reformar e operar os IKLs, mas o Peru tem? Será que alguém aqui no PN pensou nisso?

Alex Barreto Cypriano
Visitante
Alex Barreto Cypriano

Não é isso. Trata-se de negócio de irmão pra irmão no âmbito do bolivarianismo do FSP. Como todo mundo sabe, Mourão é da turma…

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Esse fumo foi dos bons meu chapa!!!

Canarinho
Visitante
Canarinho

Ao alex ta certo. So na banania alguem trocaria dois submarinos que ainda tem muito caldo para dar por um navio escola. Falta dinheiro? Ok. Use a criatividade para tentar recompo-los usando o proprio arsenal da marinha do rio de janeiro, encontrem formas de fazer isso de modo economico… mas nao vamos vender dois vasos de altissima importancia. Isso porque nossos scorpenes nem estao prontos

nonato
Visitante
nonato

O Brasil não tem dinheiro para PMG e o Peru tem? 🤔

Fabio Mayer
Visitante
Fabio Mayer

O Peru precisa de submarinos. Consegue dois bons subs brasileiros por um valor em que troca com navios que constrói, gasta um pouco mais para modernizar e colocar em operação e consegue meios por uma fração do preço de um novo. É um ótimo negócio para os dois lados.

Gelson
Visitante
Gelson

Lucas,
eu ainda acreditava que pudesse haver um pouco de bom senso na MB…
Vão apostar todas as fichas nos Scorpenes e no sub-nuc (quando, ou se vier a se tornar realidade).
Mas, por outro lado, esta troca acaba fazendo sentido pois cabem muito mais marinheiros e almirantes num Makassar do que em dois IKL…e é muito mais seguro também…!
Inacreditável!

Daniel Ricardo Alves
Visitante
Daniel Ricardo Alves

Lembrando que diversos sites apontam um valor próximo de 45 milhões de dólares (preços de 2018) por cada Makassar novo. Dois submarinos por um navio de 45 milhões, não faz sentido. Tem que haver mais alguma coisa.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Daniel,
45 milhões mal dá pra pagar por um navio-patrulha de 500t. Esse número que aparece em vários sites é oriundo de alguma fonte inicial errada, que provavelmente levou em conta só os gastos para construção do casco e de seus sistemas básicos (tubulações, redes, válvulas), sem propulsão e outros sistemas.

Alex Barreto Cypriano
Visitante
Alex Barreto Cypriano

Se o BAP Pisco é todo básico, um cargueiro pintado de cinza (praticamente motor diesel, bombas e talhas) com reparo oriundo de outro navio, como mesmo ele haveria de ter preço de bote sofisticado?

Fernando "Nunão" De Martini
Editor
Famed Member

Alex, o preço não é esse que ficam dizendo por aí. Escrevem muita besteira sobre a classe Makassar.

carvalho2008
Membro
Famed Member
carvalho2008

E é por isto que está sendo trocado…..por ser um navio grande e ao mesmo tempo bem, bem, bem simples… De um lado, a MB esta sem orçamento para colocar os dois SSKs de volta a ativa, com reforma e atualização e mais critico do que qualquer navio superficie, SSK com defeito não boia ou não afunda e se afundar, não volta… De outro, este navio é muito simples e de manutenção muito barata. SSK sem duvida é melhor para a defesa, mas se a grana não pinta, ou vende ou fica enferrujando… Interessante é saber as bases do acordo,… Read more »

Salim
Visitante
Salim

Náo seria mais inteligente fazer estes barcos aqui, ficariam melhor, trariam empregos e tecnologia.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Salim, até fechar um orçamento, uma licitação, escolher qual estaleiro teria condições pois o AMRJ está na lona, etc. Espero que a Classe Tamandaré tenha continuidade para, no futuro, termos estaleiros capazes de construir, com a rapidez e o custo necessários as futuras escoltas que precisamos. Mas isto demora, tem custo-brasil, encargos trabalhistas, haja Reformas!! Ou seja, perdemos o bonde, nunca mais seremos como na década de 70 nesta área!

Salim
Visitante
Salim

Hoje temos Bahia e Atlântico com pelo menos 15 anos vida útil, se fizerem manutenção e atualizações necessárias ( vide PA São Paulo ). Da pra construir e planejar tranquilamente. Makasar e menor e mais frágil que o Bahia. E só ter vontade de trabalhar.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Salim, o Atlântico e o Bahia somam apenas dois navios, com um deles em manutenção, sobra um só para operações anfíbias (e outras do tipo), ao passo que outros dois navios do esquadrão de apoio estão prestes a dar baixa. É a baixa desses dois que precisa ser coberta, e não necessariamente na proporção de 1 pra 1.
É preciso tentar olhar o todo da questão, não focando apenas num aspecto.

Salim
Visitante
Salim

Nunao, desculpe insistência. Hoje náo temos condições de dar cobertura aérea ou naval para qualquer desembarque anfíbio em nosso pais. A falta de foco e patente nestas compras. Hoje o que temos viável como marinha guerra e a Barroso, os cinco Tupis ( 4 indisponiveis, aprendi) e scorpenes ( 2 se tudo der certo em. Alguns anos em operação plena, embora náo confie nos franceses ) Desculpe utilizando sua explicação acima, Defesa de nossa costa esta indisponível por uns bons anos. Náo adianta chorar agora, o que peço e foco na finalidade básica da marinha, pragmatismo no cumprimento deste planejamento… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Salim, Eu sou crítico, há cerca de uma década e meia, de diversas decisões da Marinha que levaram à atual situação. Já escrevi comentários e publiquei matérias a respeito, diversas vezes. Porém, o fato é que há iniciativas focadas na renovação dos navios escolta, com a classe Tamandaré (construção) e dos submarinos com o Prosub (construção). Estas não andam no ritmo desejado ou vieram tardiamente. Há necessidade (e ela volta década após década) de compras de oportunidade. Só que essas não aparecem quando e do jeito que se precisa. Há carência de corvetas e fragatas na Marinha, mas não há… Read more »

Agnelo
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Agnelo

Perfeito. Análise com os pés no chão.

2Hard4U
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2Hard4U

Comparar o Bahia e o Atlântico com o NA São Paulo é o mesmo que achar que laranjas, bananas e maçãs são todas iguais. A sucata desgastada do São Paulo foi “adquirida” por meros 12 milhões de dólares pagos por um navio a vapor lotado de amianto, que então já contava com 37 anos de serviços prestados a marinha francesa e que já demandava um PMG que não foi realizado por falta de recursos que estavam sendo inteiramente utilizados na construção e no comissionamento do NA nuclear Charles de Gaulle. Foi um péssimo negócio desde o início e que deu… Read more »

jodreski
Visitante
jodreski

NÃO NÃO FICA AMIGO!
Desculpa mas me parece que muitos leitores esquecem do país aonde vivem, que vivemos em uma fábrica de burocracia, de corrupção, de atraso de cronograma, de paralisação de obras, de superfaturamento, de tudo sendo feito nas coxas.
Se fossemos fabricar um desse aqui ia demorar uns 7 anos para ele estar fazendo testes de prova junto a MB (e estou sendo otimista).

Enes
Visitante
Enes

A CV Barroso demorou 14 anos.

João Adaime
Visitante
João Adaime

Salim
A idéia é boa, mas será que o estaleiro brasileiro que construísse o navio aceitaria em pagamento dois IKL?

JT8D
Visitante
JT8D

Ótimo argumento João. Aqui, atrás de um teclado todo mundo tem idéias geniais, mas eu queria ver essa rapaziada na situação real de administrar uma marinha de guerra no meio do caos burocrático deste país infeliz

Salim
Visitante
Salim

JT, o que apareceu aqui no Naval, Argentina, Peru, Polônia, fora os que náo sabemos,Se ficar atrás teclado náo vende nada, náo melhora em nada, administra 74 mil homens sem meios e vai banquete a custa do contribuinte. O duro e administrar empresa na crise e pagar a montanha impostos sem retorno. Entre os dez maiores gastos defesa mundo. Espero que VC náo seja um destes kkk

Renan
Visitante
Renan

JT8D Simples pegaria o regulamento e usaria todas as cláusulas de exoneração possível todos os militares que fossem possível dar baixa daria, todos os contratos de trabalho seria revisto dispensaria o máximo de mão de obra possível. Convocaria o pessoal da reserva para atuar em GLO, limpeza de desastres natural, e qualquer emergência que ocorra, pois se não se aposenta são militares de pronto emprego por isso justifica seus altos salários. Então vamos usar está mão de obra que somos obrigados a sustentar. Não precisa de concurso para novos contratos e escolas militares. Tem gente demais. Alistamento obrigatório dispensaria todos… Read more »

Fernando Vieira
Visitante

Dispensa todo mundo mas abre concurso pra advogado porque vai precisar. Quando a enxurrada de processos chegar, vai precisar de um bom corpo de advogados. Sugiro procurar até o Tom Cruise para ver se ele ainda quer a verdade.

Renan
Visitante
Renan

Fernando uma vez apoiado no regulamento e nas leis podem processar a vontade não ganharam nada

J L
Visitante

Se pensarmos que a MB não tem condição de fazer manutenção em seu meios por conta de verba, então não adianta compras de oportunidades nem se que compras de prateleira, pois do mesmo jeito não haverá verbas para manutenção e combustível

Émerson Gabriel
Visitante
Émerson Gabriel

“De um lado, a MB esta sem orçamento para colocar os dois SSKs de volta a ativa…” E essa mesma MB quer submarino nuclear? Me desculpem, mas quem não tem dinheiro para operar 2 IKL, não vai ter pra operar um sub-nuc. Algo +/- assim: Eu não posso ter dois carros da Audi, mas terei uma Ferrari

bjj
Visitante
bjj

A perda da capacidade de combate ocasionada pela diminuição do número de escoltas de superfície, podia, de certa forma, ser compensada pelo aumento no número de submarinos. Agora estamos trocando dois subs por um navio de desembarque de tropas sendo que já temos o PHM Atlântico e o NDM Bahia que podem realizar a mesma função por umas duas décadas ainda. E o pior é que nem temos territórios ultramarinos a defender ou demanda por ações humanitárias que justifiquem mais um navio deste tipo.

Bardini
Visitante
Bardini

“A perda da capacidade de combate ocasionada pela diminuição do número de escoltas de superfície, podia, de certa forma, ser compensada pelo aumento no número de submarinos” . Mas isso não faz lá muito sentido prático. São meios com funções bastante diferentes. Não tem como trocar um por outro… . “Agora estamos trocando dois subs por um navio de desembarque de tropas sendo que já temos o PHM Atlântico e o NDM Bahia que podem realizar a mesma função por umas duas décadas ainda.” . A questão é que falta muita doca, capacidade de transporte e apoio na MB. Muita… Read more »

Salim
Visitante
Salim

Caro Bardini, como vamos fazer qualquer desembarque sem apoio aéreo e sem escoltas. Se os caras desembarcarem em qualquer ilha ou local Brasil eles tem superioridade aérea e naval. Só temos submarinos hj, embora só um operacional. Scorpenes só daqui a alguns anos operacional, e se náo for guerra com franca ou aliado dela. Lembre das Malvinas e dos mirage em Israel.

Marcelo Andrade
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Marcelo Andrade

Salim, mas aí é aquela estória: “O ótimo é inimigo do bom!” , não dá para construir tudo que precisamos de repente, o PROSUB demanda muito orçamento, ainda tem as CCT, as compras de oportunidade de Fragatas pois as FCN estão no osso, tem a nova licitação dos NaPoC, o Programa Nuclear, a modernização do AMRJ, isso em um ambiente de ajuste fiscal com contingenciamento e tudo mais, até que estão fazendo muito com o que têm! Esqueci do MANSUP! Quantas notícias boas foram divulgadas de Janeiro até agora na MB? Não estou dizendo que estamos ótimos, ainda falta uma… Read more »

Salim
Visitante
Salim

Caro Marcelo, desculpe com 80% para pagar salários e pensões nunca teremos nada. 74000 homens e por ai vai. De 5 subs um operacional, operativo só o Barroso e umas 3 fragatas obsoletas e na sobrevida, estamos indo muito rápido pra 100% da dotação para pagar salários e pensões. O descaso com defesa e grave, se tudo der certo teremos algo daqui a 5/6 anos porem. Insuficiente para pais deste tamanho ,populacao e gasto de defesa entre os 10 maiores mundo.

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Sim, vc só está sendo repetitivo. Esquadras não se improvisam, já dizia meu amigão de bar: Rui Barbosa!

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

E nem entrei na parte da Marinha de Águas Marrons, que é a responsabilidade de Patrulha Fluvial no Planeta Amazônia e Bacia do Paraguai!!

Bardini
Visitante
Bardini

Repito: Não vamos “invadir ninguém”, mas tu já viu qual o grande enfoque nas operações que o CFN tem realizado nos últimos anos, juntamente de outras forças?

Alexandre
Visitante

Esse enfoque e basicamente pq e uma tropa que requer essa operacionalidade pra manter seu status expedicionário

bjj
Visitante
bjj

“Mas isso não faz lá muito sentido prático. São meios com funções bastante diferentes. Não tem como trocar um por outro…” Me referi à capacidade de combate contra outros meios navais. Em ambos os casos os submarinos e as escoltas são os principais meios, sendo o submarino mais letal e portanto preferível. “A questão é que falta muita doca, capacidade de transporte e apoio na MB. Muita coisa deu baixa. No mundo real, só esses dois navios citados são válidos em um contexto operativo, o que é muito pouco. Fora que pode existir momentos em que nenhum dos dois estará… Read more »

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

A classe de submarinos que vai dominar nossas águas agora será a Scorpene e dando espaço , aumenta se a demanda por mais subs. e mantém o estaleiro de Itaguaí em operação/fabricando/dando manutenção.
A MB está certa em aproveitar esta oportunidade e pode ,ainda, faturar com a manutenção dos IKL e ,creio eu, deve ter mais coisas inclusas nesta troca do q apenas o Makassar.

bjj
Visitante
bjj

Tomcat

Ainda não temos nenhum Scorpene em operação, e a perspectiva econômica não é das melhores. Pode rolar atraso, problemas técnicos ou até cancelamento. E se desfazer dos IKL não aumenta a demanda por novos subs, já que, mesmo se continuassem em operação, precisariam ser substituídos no futuro.

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Mas, parados por falta de dindin tbm eles não ajudam em nada. Melhor pegar um navio novo e já cobrir lacunas existentes e ,ainda poder, se for o caso, lucrar tbm dando as manutenções nos subs. .

Salim
Visitante
Salim

Caro Tomcat, náo penso assim, defesa da pátria e de nossas familias estão extremamente vulneráveis. Qualquer navio civil pode dar este suporte se existir marinha guerra dando cobertura, vide frota ingleses guerra Malvinas.

carvalho2008
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carvalho2008

E qual é o Ro-Ro de bandeira nacional que voce alugaria????

Nenhum….não existem…. é o que vivo dizendo….

O Brasil não tem marinha mercante para auxiliar suas necessidades na hora da bronca…e ninguem estrangeiro vai alugar quando precisar…

Eu entendo seu ponto, mas dá para entender que estes SSK estão parados?? Não estão funcionando e não vão voltar a funcionar porque precisam de reforma?? e grana para operar depois de reformado??

Salim
Visitante
Salim

Carvalho, acho mais fácil achar navio Civil do que uma marinha de guerra para nós defender.

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

Carvalho, que tire grana de outro lugar. Que faça barulho para o presidente ouvir. Rescinda os contratos administrativos que possam ser rescindidos. Parem de fazer licitação pra comprar todo o tipo de coisa que se imagine. A MB não tem grana pq não quer. Não se planeja pra ter. Não corta na carne. E não estou nem falando de pessoal. Dê uma olhadinha aí no compras governamentais e veja o tanto de grana que é gasta com o sustento da estrutura administrativa. Vários órgãos estão fazendo isso. Precisam de grana pra manter serviços essenciais e estão cortando serviços não essenciais.… Read more »

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Salim, penso como você, “defesa da Pátria e de nossas famílias”, mas cansei de dar “murro em ponta de faca” quando converso com amigos meus e estes sempre fazem a mesma pergunta: “Por que devemos gastar tanto com as FFAA se não temos inimigos? O Brasil vai brigar com quem?” É triste mas a nossa Sociedade , em sua maioria, nem faz a menor idéia do que as FFAA fazem, acham que ficam pintando meio fio e árvore nos quartéis, só se lembram delas na hora da GLO! Essa é a diferença entre a nossa sociedade e a americana! Orçamento… Read more »

Salim
Visitante
Salim

Marcelo, a sociedade Brasileiro gasta valor em defesa entre os 10 maiores do mundo. Náo e falta dinheiro, gastamos mais Israel ( inclusão ai valor subsidio americano ). Usd 28 bi, ,mais que Itália, Austrália, Israel, etc…..

Enes
Visitante
Enes

Sábias palavras, Marcelo. O nosso povo só quer saber de campeonato Brasileiro.

Felipe Morais
Visitante
Felipe Morais

Ahhh, agora veio a cereja do bolo. Não temos grana para PMG dos tupis, mas já que vai abrir espaço para mais dois subs, teremos demanda para mais dois subs e manteremos Itaguaí ocupado. Acorda Tomcat. Quantos subs temos hoje? Cinco. Quantos subs estão sendo construídos? Cinco, considerando que o sub nuc realmente seja concluído. É isso e pronto. Diante de todo o contexto econômico, se chegarmos aos 5 será lucro. Se o plano era ter mais, o caminho era manter os tupis. Quer manter estaleiro ocupado, que mantenha ao AMRJ, que dá manutenção nos tupis.

Space Jockey
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Space Jockey

Eles querem uma marinha de fuzileiros, não adianta.

J L
Visitante

Prezado BJJ, você expressou toda a verdade dos fatos. Submarino é, e sempre será uma arma altamente estratégica. Se não tem verba agora, devem fazer por onde para diminuir o custo da força, iniciando-se pela redução do efetivo enorme que hoje não se encaixa dentro da quantidades de meios disponíveis e de navios já em situação precária. Sem contar que não nos falta experiência em manutenção dos IKL.

Bardini
Visitante
Bardini

Tem que ter muito mais coisa envolvida nesse acordo. Só esse Makassar é um troco pra lá ruim por esses dois Submarinos que podem entregar mais de 10 anos de via útil…

carvalho2008
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carvalho2008

Torcer para que haja um pacote de atualização deles em Itajai

Bueno
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Bueno

Makassar 50US$ milhões x 200US$ milhões em 1 IKL deve ter mais algumas cositas…
Aguardando as boas novidades de final de Ano!!

Bardini
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Bardini

Embora o Makassar seja simples, sem equipamentos eletrônicos que prestem e com uma velocidade pífia, etc… Não tem muito como custar esse preço de Wiki. Eu colocaria quase que o dobro disso aí.
.
A grande questão é que é um navio simples, que poderia ser feito aqui no Brasil sem problema algum. É uma caixa com motor dentro. Isso é o que é um Makassar…. e isso é o que faria a economia básica de um estaleiro girar e etc, e mais importante: poderia ser uma Classe de algo como 3 navios, especialmente projetados para os próximos 50 anos de MB…

FERNANDO
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FERNANDO

Até pode ser, mas, quero ver construir.
risos, risos.
Mas, tudo bem
Brasilia está em pé de guerra agora.

Daniel Ricardo Alves
Visitante
Daniel Ricardo Alves

Não sei Bardini, eu fiz uma pesquisa rápida e diversos sites apontam um valor por volta de 45 milhões de dólares. Mas concordo com você sobre construir eles aqui.

carvalho2008
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carvalho2008

Bardini, deve ter construção de especificação mercante, é oco como um ro-ro ship, deve ter um custo basico de US$ 7 mil/ton….

carvalho2008
Membro
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carvalho2008

e sim, poderia ser feito aqui no Brasil…e no mesmo projeto base, incluir funções comerciais mercantes para armadores nacionais.

Construir para a MB seria uma alavancagem, mas ter outros clientes seria importante, tanto militares quanto civis mundo afora, isto é o que dá lastro de continuidade.

Do contrário, após as 3 unidades vc acaba despedindo todos os funcionarios…como sempre…

Nesta seara, tem uma variedade grande de navios que podem se enquadrar nesta politica…

Bardini
Visitante
Bardini

Não precisa ter tanta continuidade assim dentro da classe.
É navio simples, e nós precisamos de outros navios simples, como os Patrulhas, muitos deles…
.
Quem faz um Patrulha Oceânico, faz um Navio Doca desses aí. Quem faz um Navio Doca desses aí, faz um Patrulha Oceânico. Não tem muito mistério de um pra outro. Não é tão complexo em termos de integração de sistemas, como uma Fragata/Corveta…

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

Concordo

J L
Visitante

Concordo também

Salim
Visitante
Salim

Carvalho, triple e maior cargueiro mundo , velocidade cruzeiro 20 nos, capacidade carga 165 mil tons, custo 2 a 3 mil USS ton. Makassar 8 mil pbt, carregado 12 mil, velocidade cruzeiro 12 nos. Custo entre 24 a 60 milhões. Poderia ser feito aqui e teríamos onde usar armas das fragatas e corvetas a serem desativadas ( estão usados e antigos, porem marinha sabe cuidar bem deles ) se fosse vender, faria depois dos 2 scorpenes operacionais por segurança. Com dinheiro comprava duas type 31 em um pedido junto Royal Navy com opção de mais duas, daria ate conseguir preço… Read more »

carvalho2008
Membro
Famed Member
carvalho2008

Mestre Salim, Muito provavelmente venham a usar armas e equipamentos das fragatas e corvetas que foram para a reserva…deve ter canhão e estações de combate sobrando no deposito. Como é um anfibio, não precisa estar na nata da atualização….dos canhões, acho que os que mais importariam para este navio seriam os de 40 mm. Não sei se daria para aproveitar algum sistema diretor de tiro. Sobre o preço da tonelada, temos de ter em vista que as medias podem variar bastante, pois o aço é barato e quanto maior a tonelagem, mais os custos de motorização, geração de energia e… Read more »

Salim
Visitante
Salim

Caro Carvalho, o Makasar peruano não tem radar razoável, nem para controle aereo. O armamento, provavelmente eles irão retirar para os que irão construir para repor este, talvez. Vários barcos nossos estão sendo descomissionados, podemos utilizar estes armamentos. Como sendo primeiro navio deste porte/classe construído Peru, geralmente tem maiores falhas de construção e o barco já não e mais novo. Se for o ainda em construção, menos mal, pois podem ser melhorados e customizados para nossa necessidades. O que contesto e a troca por meios de guerra, que estamos praticamente desprovidos. Se chegar qualquer ameaça nossa Costa, vide guerra lagosta,… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Sim, esse valor de 45 milhões, 50 milhões é furado. Isso mal paga a propulsão de um OPV moderno de 1500t-2000t, por exemplo, ou um NP completo de 500t. 50 milhões deve ser só o casco e seus equipamentos basicos, tubulações, redes etc

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

As vezes acho isto aí também Nunao, mas quando vc pega o custo dos ro-ro por tonelada, eles ficam aí na casa do US$ 7 mil /tonelada…. e convenhamos que o Malassar e exatamente isto, um ro ro com design militar. De específico mesmo ele só tem aquela fica. Deve ser uns us$ 60 MM atualizados , só com a motorização e sensores básicos de navegação….não foge muito do preço dos comerciais não

Lembra daqueles preços que falir de US$ 350 MM por um ro ro de 45 mil ton??? Fica nesta casa aí….

EduardoSP
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EduardoSP

Não conseguimos construir patrulhas de 500, que dirá navios de 10.t.

Tomcat4.0
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Tomcat4.0

Notícia maravilhosamente boa. Mais uma embarcação nova, que vai durar bons anos e empurrar água com força. Que tenha bons ventos.

Salim
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Salim

Velocidade máxima 16 nós, cruzeiro 12, vai apostar corrida com Felinto Perry.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Se apostar corrida com o Felinto Perry vai ganhar, pois mesmo quando era novo ele não atingia essa velocidade. Hoje, nem chega perto disso.

Salim
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Salim

Ponto pra Makassar, vai ficar frente do bravo Felinto e dos rebocadores.

india-mike
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india-mike

Se representar a baixa do Garcia d’Avila e, sobretudo, do Mattoso Maia, excelente!

Ozawa
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Ozawa

É um escambo naval acessível diante de uma esculhambação naval visível.

Tomcat4.0
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Tomcat4.0

Sempre com trocadilhos gramaticalmente pontuais e oportunos hein meu caro!!! Bacana demais!!!

A.K. for T-7
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A.K. for T-7

Tudo por conta de uma Marinha De poder dissuassório risível…

Rudi -* PY3TO
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Rudi -* PY3TO

A que ponto chegamos…

Oiseau de Proie
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Oiseau de Proie

Não se preocupem…amanhã tem Flamengo no Maracanã….kkkk.. 😀

BMIKE
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BMIKE

Aí sim! Otima noticia, esse é o futuro.

Felipe Morais
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Felipe Morais

Sim. Esse é o futuro…da Marinha brasileira. Marinha de navios de apoio a nada. Nem pode chamar de guarda costeira, pois nem patrulheiro de 500 toneladas consegue fazer direito. Acho que o nome mais adequado é guarda fluvial. E tem mais poucas décadas para manter esse nome, já que os patrulheiros fluviais tbm já estão cansados. Daqui pouco tempo inovatemos e teremos a primeira Marinha terrestre do planeta, com um efetivo gigantesco, um robusto corpo de fuzileiros navais e uma grandiosa esquadra de camionetes com uma ponto 50 na caçamba.

FERNANDO
Visitante
FERNANDO

Well, estou impressionado, achei que fosse só enrolação dos Almirantes lá da MB. Mas, em vista do problema com orçamento, das necessidades básicas e necessárias para se manter a frota nos dias atuais. Bem, Talvez, seja uma troca até que boa para ambas as marinhas. Sim, alguns vão refutar que, bem, pq?? Pq, o orçamento não comporta tanto subs, de projeto diferentes, de diferentes países, manutenção, bla, bla, bla……. Enfim, que o Makassar, seja bem vindo, e utilizado. E para Marinha del Perú, parabéns, vcs conseguiram bons submarinos, com as devidas modernizações realizadas, e com certeza não afunda com o… Read more »

SardaukaR
Visitante
SardaukaR

Fora do tema: o PN possui alguma informação sobre como anda (se anda) a negociação do contrato das Tamandarés? Abraços

Space Jockey
Visitante
Space Jockey

Sindicatos ligados à esquerda estão tumultuando o programa e causando prejuízo a defesa nacional, num país sério ja teriam sido presos. Essa é a diferença de nós para uma China da vida, lá eles lá sabem onde querem chegar e aqui estamos cada um olhando pro seu umbigo e tentando passar o conterraneo pra trás.

Camargoer
Visitante

Caro Space. Os únicos sindicatos à direita seriam os patronais. Sindicato de trabalhadores à direita seria pelego.

Nilson
Visitante
Nilson

Essa questão do sindicato caiu como uma luva para o Governo, que de qualquer forma não teria como assinar o contrato por falta de orçamento…

Danilo Henrique
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Danilo Henrique

Acredito que essa questão do sindicato estar tumultuando o programa, não deve ser a razão principal das poucas informações das futuras fragatas tamandaré e sim problema orçamentário. Uma parte do orçamento da marinha continua contingenciado, e pode ser justamente o valor do pagamento inicial do programa. Acho que o problema é orçamentário e não de sindicatos.

Space jockey
Visitante
Space jockey

Já foi postado aqui o link que um sindicato entrou na justiça.

Adriano Luchiari
Visitante
Adriano Luchiari

Não existem sindicatos independentes na China, todos são oficiais e ligados ao Partidão Único. Seria essa a diferença que você referiu?

Antunes Neto
Visitante
Antunes Neto

sindicato ligados a esquerda x essa é a diferença entre nós e > China <.
.
?!

Marcelo Baptista
Visitante
Marcelo Baptista

É, na China, aquela democracia, onde você tem toda a liberdade de criticar. 😉

carvalho2008
Membro
Famed Member
carvalho2008

Este ai é um exemplo do que persistentemente venho falando…

Na época da seca equipamento bom é equipamento que se consegue usar…

* avião bom é avião que voa;
* blindado que roda;
* navio que navega;

Navio simples e multifuncional e muito, muito, muito economico…

Pode ser Anfibio, Escola, reabastecedor…

Acredito ate que seria um bom NapaOC….., pois tem autonomia e convés enormes que podem receber qualquer heli ou UAVs que as novas gerações estão prometendo…

Comparem as potencias de motores e geração eletrica dele e dos Classe Amazonas, estão na mesma faixa…

Gabriel
Visitante
Gabriel

Como indica a reportagem, alguma troca deve ocorrer.
Com certeza absoluta esse “negócio” já foi analisado por ambas as marinhas e por muitos militares competentes.
Assim, salvo informações concretas diferentes, o negócio acordado será bom para os dois países, devido as necessidades de cada um.
Criticar o “escambo” baseado em “adivinhorologia” chega a ser risível.

JT8D
Visitante
JT8D

Ah, Gabriel, mas você acha que os especialistas do teclado perderiam uma oportunidade dessas de dar seus palpites baseados somente no conteúdo de suas cabecinhas ociosas?

2Hard4U
Visitante
2Hard4U

Disse tudo!

Willber Rodrigues
Visitante
Willber Rodrigues

Particularmente, não acho que 2 submarinos, ainda em bom estado e que podem ser usados por 20 anos, e que só precisam de PMG, valham “apenas” esse Makassar. Submarinos são bem mais complexos e caros que esse navio de superfície.
Agora, se a troca for um Makassar + uns 5 navios patrulha, e se o PMG dos submarinos for feito AQUI…aí o negócio fica interessante.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Wilber, o ponto é esse tal de “só precisam de PMG”. O PMG de um submarino é bem caro e demorado. A MB só estaria interessada em vender dois submarinos porque estão pra entrar em PMG e ela mal está conseguindo terminar os PMGs de outros dois, que por contingenciamentos estão levando muito mais tempo do que os PMGs que ela fez nos últimos 20 e poucos anos.

Nilson
Visitante
Nilson

Nunão, pelo que tenho visto a falta de dinheiro para os PMG e diversas outras necessidades da MB não decorre de contingenciamento, é falta de orçamento mesmo.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Nilson, orçamento limitado se soma a contingenciamentos anuais (Parte do Governo no problema) e a uma proporção muito grande de gastos com salários e aposentadorias (parte da Marinha no problema) e o resultado é caos, com os problemas se realimentando por anos a fio.

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

Dependendo do PMG você corta o sub em dois…..

Salim
Visitante
Salim

Infelizmente esta e a realidade, e náo vejo disposição mudar, daqui 15 anos sera mesma historia com scorpene chegando PMG.

Carlos Alberto Soares
Visitante

O PMG dos dois serão feitos na TK Alemanha, caso ocorra o escambo.

Isso deve ser considerado no preço.

eudes
Visitante

Vi que a marinha queria q estivesse atrelado ao negócio, realizarem o PMG aqui.

Space Jockey
Visitante
Space Jockey

Fosse a troca por uma corveta eu ficaria satisfeito.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

E quem tem corveta pra trocar?

Top Gun Sea
Visitante
Top Gun Sea

Não concordo com esse tipo de negócio! Como contribuinte não me perguntaram se eu aceito essa negociata! Há treis desvios de funções e capital; primeiro: transformar um navio de logística em navio escola que meramente ficará apenas de uso exclusivo para este fim; segundo: desviar o valor de capital para cobrir um buraco de outra classe de embarcação que por sinal há pelo menos dois seminovos que podem cobrir a baixa do Garcia por exemplo, quando deveria utilizar o dinheiro da venda dos Subs para aquisição de navios caça minas como os navios Suecos haja vista que os nossos além… Read more »

Tomcat4.0
Visitante
Tomcat4.0

Ainda nem saiu a íntegra do acordo e seus termos e vc já está malhando pau, vamos aguardar. Até parece que forças armadas vão fazer pesquisa popular antes de suas aquisições.rs

carvalho2008
Membro
Famed Member
carvalho2008

Quem disse que ficará exclusivo para este fim??

Como um caixote que cabe tudo, o famoso termo “Saco de Golfe” que usaram para o HMS Ocean se aplica a ele.

Serão funções compartilhadas e quando necessário. Ele é bem mais que o dobro do U27…onde dorme um guarda marinha, dorme um fuzileiro. Estações repetidoras ocupam pouco espaço e salas de orientação de briefing e orientação podem ser operadas como comando ou alteradas. O U27 possuia missão secundária de Navio Hospital quando necessário…

Salim
Visitante
Salim

Cadê marinha guerra, abdicamos de nossa defesa,

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

“ Há treis desvios de funções e capital; primeiro: transformar um navio de logística em navio escola que meramente ficará apenas de uso exclusivo para este fim”

Não creio que seja o caso, o navio continuará multifuncional. O uso como navio-escola é por parte do ano. Os franceses fazem a mesma coisa com a classe Mistral, com 3 os navios da frota se revezando no papel.

carvalho2008
Visitante
carvalho2008

Correto e faziam a mesma coisa com o cruzador Joana D’Arc..,,quando o navio é grande, cabe tudo…

E vou reforçar, pela motorização e grupos geradores, ele deve gastar quase o mesmo que as patrulhas classe Amazonas…. a diferença é que elas são quase 3 vezes menores e por isto são bem mais rápidas …. mas este negócio de velocidade hoje em dia é bem relativo….

2Hard4U
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2Hard4U

Nunão, o povo não lê as matérias com atenção e ficam postando absurdos, sendo que a grande maioria estão respondidos no texto.

india-mike
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india-mike

Será interessante ver se o negocio contempla um navio novo ou se seria o BAP Paita, que está atualmente em construção e teoricamente ainda pode ser finalizado com alterações para se adequar as necessidades da MB (seja uma adaptação para NE permanente, um uso dual ou apenas como navio anfíbio mesmo). A menção por “troca de embarcações” pelo menos para mim, parece se referir a um navio já existente o que na verdade é ótimo, pois representaria um navio que poderia ser entregue em breve ao invés de ter que esperar por 3-4 anos para um navio inteiramente novo. Quanto… Read more »

carvalho2008
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carvalho2008

interessante, não havia pensado nesta possibilidade…vai que….

Lyw
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Lyw

Não houve um único comunicado oficial falando a respeito dessa troca… A menos que o “segredo de Estado” sobre determinado assunto seja algo essencial à segurança nacional, nossas Forças Armadas precisam aprender à esclarecer as coisas ao seu povo.

Antunes 1980
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Antunes 1980

Deveria tentar trocar nossas embarcações por algum porta aviões norte-americano.

Adriano Madureira
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Adriano Madureira

Acredito que você queira estar sendo bem humorado meu caro…

Porta – aviões americano usado e a preço de banana⁉️

Isso não existe, e nem via FMS teríamos um preço bem camarada.

Nem mesmo da “amizade” amorosa de Trump e bolsonaro poderia sair uma promoção dessas.

João Moro
Visitante
João Moro

E nem os EUA aceitariam dois IKLs que não funcionam…

Space Jockey
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Space Jockey

Sim, por um classe Conestoga.

2Hard4U
Visitante
2Hard4U

A US Navy não opera subs convencionais desde 01/10/1990 quando ocorreu o descomissionamento do USS Blueback (SS-581) que foi baixado dos registros em 30/10/1990, ou seja, a possibilidade de permuta dos IKLs BR por qualquer jangada da marinha dos EUA é igual a ZERO.
Só posso acreditar que seu comentário estava com o “modo irônico ON”.

Kemen
Visitante
Kemen

Onde chegamos… até o Peru constroi e exporta navios para nós! E o incentivo à nossa industria naval como anda?

Filipe Prestes
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Filipe Prestes

Isso é o que mais dói!

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Sim Kemem, o Peru , inclusive, está construindo submarinos convencionais e nucleares! Modo irônico ligado!

Kemen
Visitante
Kemen

Pois é… mas num desembarque de doca não se pensa nos estaleiros locais, muitos navios que chegaram à MB novos ou usados também vieram de fora nos chamados “negocios de oportunidade”, isso não incentiva a nossa industria naval e aqueles estaleiros que conseguiram até hoje escapar da falta de pedisos ou da falência, não me refiro somente à construções na Marinha ou no Arsenal da Marinha no RJ. Não se sabe o futuro das corvetas, pelo menos alguma coisa ainda pode sobrar para o Oceana …
Quem leu a respeito da Ishikawajima e da Verolme sabe.

http://www.lexicarbrasil.com.br/verolme/
http://www.lexicarbrasil.com.br/ishikawajima/

João Moro
Visitante
João Moro

Nucleares????

2Hard4U
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2Hard4U

Siiimmm!

Adriano Madureira
Visitante
Adriano Madureira

Será que não seria melhor trocar por navio patrulha esses submarinos?

Ou um makassar + navio patrulha

https://www.defensa.com/peru/avances-construccion-patrulleras-bap-rio-piura-bap-rio-quilca

Daniel Ricardo Alves
Visitante
Daniel Ricardo Alves

Pergunta de leigo: segundo uma pesquisa rápida no Google, o preço de um navio desses novo em 2018, é de 45 milhões de dólares. Quanto custa um submarino IKL do Brasil? O que mais está sendo oferecido pelo Peru? Serão dois submarinos por um navio de 45 milhões?????????

Marcelo Andrade
Visitante
Marcelo Andrade

Daniel, o pessoal deve estar pegando o valor de um IKL-209-1200 novo. Os dois submarinos da Classe Tupi e não são os 5 que serão usados na troca, estão parados e precisam de um PMG, acredito que devam sair um pouco mais que 1 Makassar, por isso acho que pode ocorre duas coisas:

– Volta um dinheiro para a MB, ou;
– A MB vende os serviços de PMG no AMRJ via Engepron.

Mas, Salvo Melhor Juízo!

carvalho2008
Membro
Famed Member
carvalho2008

Tem de conhecer o acordo de lado a lado o que vai e o que vem, quanto a quanto….

E se houver um pacote em Itajai?

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Vc quis dizer Itaguaí?

A oficina de manutenção do complexo naval de Itaguaí ainda está sendo levantada.

Itajaí é onde fica o estaleiro que participará da construção da classe Tamandaré, quando assinarem o contrato.

india-mike
Visitante
india-mike

Sem contar que por questões contratuais, dificilmente a ICN (naval group) encostará nesses submarinos (tkms)…

Se o serviço for feito no AMRJ e os peruanos pagarem essa conta (os submarinos podem ficar de graça pelo navio) me parece uma boa troca.

Fabio Araujo
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Fabio Araujo

Excelente, quando a notícia da possível troca surgiu ficou complicado para a Argentina, apesar dos argentinos precisarem muito mais que os peruanos negócios são negócios! Pode até não ser muito veloz mais é um bom navio!

Demetrius
Visitante
Demetrius

Mais um “furo” do Bob Lopes…

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Vai aqui o meu pitaco: É certo que a MB precisa de novas fragatas e corvetas, mas é preciso analisar oportunidades e o reequipamento, no longo prazo, para entender a eventual lógica do negócio. O que a MB tem para oferecer é um par de submarinos que estão na fila de espera para longos e caros PMG (e a Marinha já tem dois deles há anos em PMGs que estão demorando muito mais que o normal devido aos contingenciamentos anuais, que atrapalham toda a previsibilidade orçamentária e dos cronogramas). Algum outro país tem corveta ou fragata, seminova ou em construção,… Read more »

Thomas
Visitante
Thomas

Creio que esse navio peruano saiu por mais de 90 milhões de dólares.
Claro que causa surpresa por submarinos ser muito caros (operar, manter e construir).
Minha opinião é que deve haver uma compensação por esses dois. O Brasil poderia ser o responsável pelos PMG’s.
O navio ofertado é novo, não se é o Pisco ou o outro que está em construção.
Se Brasil gostar do navio, poderá comprar mais, com os requisitos que a MB decidir.
Naval, melhor portal de defesa da América Latina e um dos melhores do planeta.
Parabéns!

Sequim
Visitante
Sequim

Nunão, se este negócio com o Peru vingar, significa que o navio-tanque que a MB poderia adquirir da Royal Navy dançou?

Thomas
Visitante
Thomas

Boa pergunta.
Mas o Brasil necessita exclusivamente de um navio tanque.
Esse que você citou é importantíssimo e a MB deve enviar uma proposta, se é que já não enviou.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Sequim,
Cada coisa a seu tempo e em suas condições.
A Marinha decidiu que dois de seus submarinos estão disponíveis para venda ou troca.
A Inglaterra tem interesse em trocar navio-tanque por submarino? Não.
Então uma coisa não tem nada a ver com a outra. Para um negócio com os ingleses, os termos, formas etc tem que ser outros, nada a ver com esse possível acordo com os peruanos.

Gabriel Oliveira
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Gabriel Oliveira

Nunão e o Mattoso Maia? Existe a possibilidade dele voltar a operar e se for concretizada a troca seria o BAP Pisco?

Salim
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Salim

Minha opinião, a venda destes dois com PMG embutido, equivalente a uma type 31 zero, inclui com pedido da Royal Nagy pode sair ate menor valor. Ai teria uma fragata boa de briga. Submarino com 20 anos vida útil apos pmg náo tem no mundo.

Fernando "Nunão" De Martini
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Fernando "Nunão" De Martini

Salim, aí vc tem que perguntar:
A Inglaterra quer submarino pra trocar por fragata?
Que eu saiba não.
Tem algum outro país se oferecendo para comprar esses dois submarinos, pagando em dinheiro o equivalente ao valor de uma fragata tipo 31?
Não sei.

ednardo curisco
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ednardo curisco

boa troca

Larri Gonçalves
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Larri Gonçalves

Essa aí matou a pau, vamos trocar uma arma dissuasiva (submarino) por um alvo, parabéns a Marinha do Brasil.

jodreski
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jodreski

Julgo a decisão acertada visto que ambos os IKL não estão em condições de operação, a MB não dispõe de capital para fazer os trabalhos que são necessários para que ambos possam voltar a ativa, ter Submarino que só fica atracado ao cais pra mim é não ter! Me preocupa só uma coisa… diz pra mim que a MB enviou técnicos para o Peru para inspecionar minuciosamente o Makassar que nos será transferido, pois se for para receber um Navio sem condições de ser operado obrigado eu fico com os nossos Submarinos! E outra não é só isso, é importante… Read more »

Esteves
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Esteves

Faz sentido considerando que o Comando Naval, conforme publicações aqui no PN, informou que uma das metas da administração atual é manter meios operativos. Outra é pressionar a gestão financeira. 10 em operação e prontos para executar suas missões ou 30 ou 40 na fila dos eternos PMG? Vocês marinheiros defendem que a MB deve contar com meios simples e prontos. Quando chega notícia, jogam água dizendo que o navio é barato. Não entendo vocês. Fogo no Oriente Médio, fogo na Ásia, fogo na América Latina. Se o fogo da anarquia se reacender ou se a falência das economias for… Read more »

Sandro
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Sandro

O valor correto desse navio e por volta de 233 milhões de dólares. Se for assim a MB esta entregando os dois subs muito baratos por apenas um navio. MB falava em 300 Milhões por cada Sub, e agora estamos entregando por menos da metade do valor divulgado. Ou são dois Navios e não um ou os valores divulgados anteriormente estavam errados.
O navio parece bem satisfatório para nossas deficiências, só é meio lento, já que se sua velocidade máxima e de apenas 17 nós. Espero que sejam dois navios.

Nilson
Visitante
Nilson

Se houver mesmo uma troca de navios, é bom para a Marinha, que terá algo concreto a receber. Porque, se os IKLs forem vendidos em dinheiro, não há qualquer garantia de que o dinheiro seja aplicado em meios para a Marinha. O orçamento é um saco sem fundo, entrou dinheiro lá, não há garantia de onde vá ser utilizado…

Camargoer
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Olá Colegas. Tenho uma perspectiva bem diferente. Esse acordo entre as marinhas do Brasil e do Peru pode revelar problemas na relação entre o MinDef e o MinEcono. O governo federal tem um caixa único, controlado pelo MinEcono. A liberação de recursos passa necessariamente pelo gabinete do MinEcono. Os recursos da venda dos IKL teriam que ser autorizados como verbas suplementares para o MinDef por lei ou MP. Talvez o comando da MB tema que o MinEcono retenha esses recursos para fazer superavit. Por outro lado, a “troca” de meios navais envolveria poucos recursos, provavelmente remanejados dentro do orçamento do… Read more »

Sandro
Visitante
Sandro

Caro Camargoer. Também já fui partidário desse pensamento de gerar empregos aqui. Mas a julgar pelo que esta ocorrendo com as Tamandarés, se vier para cá empata tudo, com brigas de políticos, sindicatos e estaleiros, acaba que não sai nada. Que venham prontos de lá, do contrario a MB vai ficar sem nada, essa e nossa real situação.

Camargoer
Visitante

Caro Sandro. Para a grande maioria (incluindo praticamente todo mundo que comenta na trilogia) viver em sociedade seria a garantia de bem estar, saúde e oportunidade para exercer a liberdade como indivíduo. Neste contexto, o Estado é o coordenador dos esforços para assegurar essa condição. O Estado democrático tem o poder inexistente individualmente para exercer a própria proteção e garantir a redução da desigualdade coletiva. Na ausência desse Estado democrático, a riqueza seria apropriada por um pequeno grupo que usaria da força, violência, poder político e injustiça para garantir e perpetuar seus privilégios (de várias formas, como famílias reais, acesso… Read more »

Esteves
Visitante
Esteves

Professor, Não acredito que os ministérios do GF façam isso. Planejar ou tentar superávit vendendo coisa velha. De algumas dezenas de milhões. Também não creio que a missão do Ministério da Economia seja gerar emprego ou comprar mais. Penso que reformar a previdência e ajustar as contas públicas evitando comprar, por exemplo. Também penso que até vender os IKL e até aparecer disponibilidade para comprar, por que não trocar e aliviar o impacto nas contas do Tesouro? Parece que os militares estão mais focados na solução dos seus problemas (se o negócio for adiante). Construir ou reconstruir qualquer coisa ou… Read more »

Camargoer
Visitante

Caro Esteves. Acho que existe uma confusão sobre política de compras públicas. O Estado (falo de um Estado democrático) tem necessidades de bens e serviços para que cumpra seu objetivo, que é o promover o bem estar e a redução das desigualdades na sociedade para qual serve. Essas compras devem ser feitas de modo coordenado para que os benefícios para a sociedade (para a qual o Estado serve) sejam maximizados. A dívida pública assim como a privada (física ou jurídica) pode ser boa ou má, dependendo o contexto. O exemplo mais simples é um empréstimo para uma empresar ampliar sua… Read more »

Gabriel Oliveira
Visitante
Gabriel Oliveira

Caro camargoer,faz sentido,talvez seja por esse motivo,agora uma coisa que me preocupa muito ao longo dos últimos meses é a questão das escoltas e a demora pela assinatura do contrato das Tamandares.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Gabriel,
Contratos como o da classe Tamandaré costumam levar um ano para serem negociados em todos os seus detalhes. Ainda está no prazo. A preocupação será melhor justificada se, após um ano do anúncio, não assinarem.

Fernando "Nunão" De Martini
Visitante
Fernando "Nunão" De Martini

Lembrando que só vai fazer um ano, desde o anúncio, em março do ano que vem (daqui a 5 meses) e a previsão da Marinha era negociar até o final do ano (daqui a dois meses). Ou seja, ainda está bem dentro de um prazo aceitável para negociar e assinar.

jodreski
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jodreski

Estamos todos de olho… lembrando que se a marcha continuar assim a MB vai fazer Patrulha Marítima à Remo!

Esteves
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Esteves

Assinado, valerá mais contar com a disponibilidade $$$ para seguir encomendando.

Vai dar certo. Ou não.

Space jockey
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Space jockey

Estimular o consumo interno pra aquecer a economia é voo de galinha, ja foi provado com o gov Lula. O país vai crescer 0.9% esse ano e tvz 2% em 2020, os empregos estão voltando.

Taso
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Taso

Certeza que se fosse em dindin, ia evaporar nas contas do governo, mas espero que essa troca tenha algum “pacote”, pq se for 2(S)x1(M) não sei não… negocia bem esse esquema aí MB.