O presidente em exercício, Hamilton Mourão, chegou ontem à tarde a Lima, no Peru, onde tem reunião sobre a venda de submarinos para a Marinha Peruana e encontro com autoridades e empresários daquele país.

De acordo com Mourão, a Marinha do Brasil tem submarinos que não são mais utilizados e que podem ser vendidos a outros países. “O Peru teria que usar o casco e aí agregar novos equipamentos, vai pagar pelo casco”, explicou ao deixar o Palácio do Planalto, antes da viagem.

O Brasil também está em contato com outros países, como Argentina e Chile, para tratar dessa cooperação.

Além disso, Mourão se reúne com o presidente do Conselho de Ministros, com o presidente do Peru, Martín Vizcarra, com empresários peruanos e com os comandantes das forças armadas locais, esse último encontro para tratar de problemas de fronteira.

A previsão inicial é que o vice-presidente retorne ao Brasil na sexta-feira (25).

FONTE: Terra / FOTO: Ministério da Defesa do Peru

NOTA DO EDITOR: Para ver a agenda do presidente em exercício Hamilton Mourão no Peru, clique aqui.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

117 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
FERNANDO

São bons submarinos, espero que o Peru utilize e muito bem.
Serão bons 20 anos no mínimo ou mais.
E para o BR, well…………………………. vergonha nacional.

Wellington Rossi Kramer

“vergonha nacional” – mas o Brasil não tem um programa de construção de submarinos? Onde está a vergonha?

FERNANDO

Vergonha não ter que vender.
Mas,
desta forma com está sendo feita.

Daniel Ricardo Alves

Na quantidade extremamente baixa que o país tem de submarinos. Um país desse tamanho tem a obrigação de ter dezenas de submarinos. Essa administração da marinha é de uma incompetência alarmante!!!!!

Marcelo Andrade

Mas Daniel, não estamos construindo submarinos? Ou aquilo em Itaguaí são Torpedos Gigantes?

Daniel Ricardo Alves

E vc acha que 5 “torpedos gigantes’ são suficientes para um mar territorial desse tamanho? Para quem não tem uma marinha, a melhor opção é ter submarinos. A MB pode ficar sem tudo, menos submarinos.

carvalho2008

Isto é, mas depois do leite derramado….ja foi….se for reformar, tem de reformar logo….pois navio parado so piora o proprio estado….

Pedro Tavares Nicodemos Filho

Fortaleza, quinta-feira, 24.10.2019 Daniel Ricardo Alves, Na minha humilde opinião a MB tem interesse em construir mais SCORPENE BR e mais SN-BR do que esses 5 planejados. Acredito ter lido em algum lugar que se quer uma frota de 15 submarinos para vigiar discretamente a costa brasileira. Já estamos com o RIACHUELO pronto, o ITAGUAI em montagem e as seções do TONELERO e do ANGOSTURA prontas. Já está se construindo o protótipo do REATOR NUCLEAR do SN-BR que também terá outras aplicações. Por fim também se está construindo um REATOR NUCLEAR MULTIPROPÓSITO para o fim de produzir insumos radioativos para… Read more »

Pedro,
Não escreva em maiúsculas nem use o espaço para divulgar email.

Daniel Ricardo Alves

Sim, Pedro. Também acho. Mas isso vai ser a longo prazo e SE tiver dinheiro para isso.

J L

Imagine o custo de manutenção e o tempo para um submersível nuclear. Lembre-se o Riachuelo ainda não está incorporado à esquadra, somente em 2021.

Marcelo Andrade

Mas poderão ter mais,

Peter nine nine

Eu não devia ter que estar a explicar isto, nem sou brasileiro. Daniel perceba que aqueles submarinos estão inoperacionais, não navegam nem tão cedo iriam navegar. Dezenas de submarinos? A Marinha de guerra tem uma função muito para lá das que são cumpridas por submarinos, não fosse assim todas as armadas de países de orçamento mais limitado navegariam apenas forças de submarinos. Se a MB, segundo dizem, chega a ter apenas 3 escoltas operacionais e até a bem pouco tempo,zero submarinos, como pode você disparar coisas destas? Contente-se com o facto de que a MB está finalmente de olhos e… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“se acha que os Makassar são uma má opção, repare que que antes do bahia e atlântico, a situação da MB era crítica nesse quesito” Sem dúvida. Alguns anos atrás a visita do BPC Dixmude da Marinha Francesa ao Brasil (aliás, em viagem de instrução dos guardas-marinha franceses) ocorreu num momento em que os dois navios de desembarque doca da MB estavam indisponíveis, um já desativado e pronto para a mostra de desarmamento, outro em período de manutenção geral que, quando acabou, quebrou numa das primeiras viagens e não voltou a operar. O único navio com doca no qual os… Read more »

Moulin

Amigo, falta orçamento, verba. Se possível fosse faríamos mais.

J L

Estamos construindo 4 submarinos,quantidade claramente insuficiente para guarnecer nosso litoral. Temos 5 e apenas um operativo. Quanto aos novos só entraram em serviço o 1ª em 2 anos à frente, ou seja quando não pudermos fazer a devida manutenção, então teremos que vende-los para não gastar com o serviço como está à acontecer com os IKL. Foi o que aconteceu com PA São Paulo, quando foi adquirido, deveria ter passado pela devida manutenção e não por serviços paleativos. O resultado é que no final encosta-se e vamos ficando sem os meios. Quanto tempo faz que a Julio de Noronha está… Read more »

João Moro

Que adiante ficar com 4 subs que são tecnologicamente inferiores as novas tecnologias. Será um belo alvo para as novas fragatas, destroyers e corvetas que tem pelo mundo.

Sérgio Melo

Juro que li “incompetência do almirante”. O que não deixa de ser verdade.

Geraldo Ferreoli

Sério tem q ter dezenas … Um país igual ao nosso tem a obrigação de tentar sair do abismo q foi colocado … Através de boa administração e aproveitamentos chegaremos lá … Precisamos de dezenas de países igual ao peru interessados em sucatas …. Porém bem cuidadas

PRAEFECTUS

A REALIDADE de fato do que está em discussão sobre os IKLs o Mourão diz aqui no inicio deste vídeo. Há apenas uma REUNIÃO para tratar do assunto, pela fala do Mourão NO MOMENTO nada de ASSINATURA de documentos no sentido de uma venda. APENAS tratativas…

Assista—-

Grato

Oiseau de Proie

O braziu deveria fazer a seguinte troca: trocamos 100 políticos corruptos, os nomes podem ser feito por sorteio, em troca do tal navio escola…acho uma troca justa…abraços…

Sérgio Melo

Sorteio? É só passar a rede, o que vier, pode entregar sem susto!
Desconheço sequer um congressista que se interesse pelo tema da defesa nacional. Já pelo interesse pessoal…

Daniel Ricardo Alves

Muito esclarecedor. Os posts do Poder Naval davam a ideia de que já estava tudo acertado e era só assinar a papelada.

Cavalo-do-Cão

Se o Brasil está precisando de um navio escola, que construa um…Estaleiro e tecnologia é o que não falta no Brasil…

Fernando "Nunão" De Martini

O que falta é o dinheiro de investimentos, pois o que tem vai em sua maior parte para o Prosub, que é o principal programa da Marinha há uns 10 anos.

Estou falando de dinheiro para investimentos, não para despesas com pessoal.

Sérgio Melo

Prezado, penso que o que faltou foi a definição do que queríamos ser quando crescidos. Muito lá trás. Crescemos e nos tornamos um nem-nem. Nem grande, desenvolvido, focado em ocupar um lugar de destaque sequer em sua região, nem um pequeno insignificante sem voz. Somos apenas aquele grandalhão, nem sempre simpático aos seus pares, que só ocupa um espaço imenso e não tem relevância alguma. Uma coisa triste essa de ser Narciso. Mas há de melhorar, em algum tempo, que temo não ser o meu.

Peter nine nine

???
“Mas há de melhorar, em algum tempo, que temo não ser o meu.”
C@r@lh0, tocou me, o tempo é fo….. mesmo

Peter nine nine

Não, não davam, só quem tem fraca interpretação de texto ou não se entende com a matéria em questão partiria desse princípio.

Moulin

Sugiro vc se informar melhor a respeito do Programa brasileiro de construção de submarinos, é melhor p vc

Souza

Certíssimo, manda essas velharias pra longe do Brasil, antes que aconteça o mesmo que aconteceu com a Argentina que perdeu seu submarino e seus tripulantes

Daniel Ricardo Alves

Essas “velharias” não são justamente os mais novos?

Fernando "Nunão" De Martini

Analisei estas e outras imagens e, após muito trabalho, decifrei o que o MD do Peru está falando pro Mourão:

“Vem meu amor, vem fazer gluglu”

Vovozao

24/10/19 – quinta-feira, btarde, NUNAO, segundo informação DEFENSA, além do(s) sub(s), neste pacote estaria também o NDCC G-29, alguma informação???

Camarg

“yaeh, yaehhh… “

João Moro

Isso é comentário sério???

Fernando "Nunão" De Martini

Obviamente que não.
Algum problema com isso?

Marcelo Baptista

Oh, gente mau humorada!

Wagner Figueiredo

Quero saber do outro presidente lá na Ásia!!! Será que vem algo do Japão? Ou da China? Ansiosooooo…. Rsrs

Filipe Prestes

De onde menos se espera, é daí que não sai nada mesmo. Melhor não criar expectativas, já não há mais verba pra nada nesse ano fiscal.

Taso

Até tem que fazer PMG, mas só o casco também não né Mourão.

O MD deve ter lido que está controverso o negócio e vem com essa de só o caso.

Será que já é pra tentar minimizar/baixar o valor dos subs?

Acho que vai ser 2(S) x 1 (M) pro Peru…..

Renato B.

Pelo menos um pedaço do governo tem o pé na realidade.

Carlos Vulcano

Sabemos de nossa situaçao orçamentaria….mais trocar 2 subs a troco de um navio multiproposito pra ser transformado em NE! Piada…meios de dissuaçao por treinamento….a nao ser q depois da construçao dos 4 Scorpene…venham mais encomendas…pois nossos tupis com certeza ainda dão um bom caldo. É impressionante como nosso almirantado tem se equivocado nos ultimos anos…por isso hoje nao damos conta nem da Venezuela! E um ditador opressor faz o q quer com seu povo…triste

Fernando "Nunão" De Martini

Carlos, o navio é multipropósito, ou seja, um dos propósitos é operar como navio-escola durante parte do ano. Há outros propósitos para o resto do tempo ou para situações de emergência (seja ela militar ou civil).

Daniel Ricardo Alves

E porque não usam o Atlântico como navio escola, então? Ou o Bahia? Nós já temos tão poucos submarinos e querem diminuir ainda mais? Essa administração da marinha é uma vergonha!!!!!

Marcelo Andrade

Meu, sério? Deslocar o Atlântico para viagens de instrução? Cara, o problema não é criticar, mas, tem que ter fundamentação, ser contra só por ser contra, tá igual ao PSOL!

Daniel Ricardo Alves

Não, eu falei em usar o Atlântico OU o Bahia para instrução. E por serem navios maiores e com mais recursos, seriam muito mais úteis para isso. Mesmo porque, não estão fazendo nada de muito útil mesmo. O que não pode acontecer é o Brasil dar de graça dois submarinos, que são a nossa melhor opção dissuasória por um navio “Makassar”. Na falta de dinheiro, usa o que tem.

Marcelo Baptista

Daniel, não é apenas usar o que temos, já que está a mão, tudo tem custo, provavelmente o uso de um dos dois citados, deve ser um absurdo, comparando com os Makassar.

carvalho2008

movimentar 20 mil ton para 200 guardas marinha sai mais caro….

Daniel Ricardo Alves

Teria sido melhor não ter comprado ele e ter feito um novo navio escola, não é mesmo?

carvalho2008

Não

João Moro

Meu, sério? Deslocar o Atlântico para viagens de instrução? sem noção…

Daniel Ricardo Alves

Cara, mas qual é o seu problema com o Bahia? Só fala de Atlântico! Usa o Bahia que é do mesmo tamanho do Pisco e pronto!

Daniel,
Você está enganado, o Bahia é consideravelmente maior e mais capaz que o Pisco.
O Pisco tem porte menor que os dois NDD que já deram baixa (Ceará e Rio de Janeiro) e um pouco maior que os dois NDCC ex-Royal Navy em serviço (um prestes a dar baixa).

Daniel Ricardo Alves

Pelo o que vi, ele tem 12.000 toneladas a plena carga. Não é isso, então?

Daniel,
As fontes que já vi sobre o deslocamento vazio e carregado da classe Foudre e da classe Makassar variam consideravelmente, mas pelas medidas externas (comprimento, boca e calado) dá para ter uma ideia da diferença:

Makassar: 122m x 22m x 4.5m
Foudre: 168m x 23,5m x 5,2m

α Tau

O atraso não é só os políticos, as forças armadas do braziu, tem orçamento maior do que de países como Canadá, e alguns da Europa, agora o que acontece com esse dinheiro???…

Daniel Ricardo Alves

Resumidamente, é má administração e excesso de efetivo.

Gregory Ruan

Respondendo sua pergunta:
-https://www.msn.com/pt-br/dinheiro/aposentadoria/as-aposentadorias-de-militares-no-brasil-são-mais-generosas-que-as-de-outros-países/ar-BBQzhVc
-https://exame.abril.com.br/brasil/brasil-investe-mais-nas-forcas-armadas-do-que-israel/
-https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/04/defesa-tem-maior-gasto-com-pessoal-na-decada-e-investimento-militar-cai.shtml

Marcelo Andrade

Cansei de explicar…..

α Tau

As FA’s gastam 81% do orçamento militar com pagamentos e pensões…As pessoas que dizem que o braziu não tem dinheiro nem fazem ideia que temos uns dos maiores orçamentos militar do mundo, em 2018 foram mais de R$ 100 bilhões…

Fernando "Nunão" De Martini

Que a negociação seja boa pra ambas as partes, ou, em outras palavras, Gluglu para mim, Gluglu para tu.

https://m.youtube.com/watch?v=14ThdtiLh70

Marujo

Parece-me que está em curso uma mudança de estrategia naval: menos negação do uso do mar, mais foco nas operações humanitária.

Fernando "Nunão" De Martini

Não Marujo, é só uma compra (na verdade, troca) de oportunidade mesmo, gerada pelas circunstâncias.
Outros navios que já podiam cumprir missões humanitárias estão dando baixa, e outros foram incorporados (em menor número, porém mais modernos) para compensar.

Zorann

Já dá para ter uma ideia do preço baixo que vão pagar. Pra mim, eles ainda eram submarinos, para o Mourão são apenas cascos para o Peru agregar novos equipamentos. Nem começou a conversar e já desvalorizou oque fomos lá vender.

Pela afirmação do Mourão, parece que fazer o PMG aqui está fora de questão.

Guilherme Poggio

Mesmo que tivéssemos todos os IKL 100% operacionais não haveria tripulação para os IKL + Scorpene. Submarinista não se arruma na esquina. O sujeito precisa ter um preparo muito acima da média, além de ser voluntário.

Lembro quando tivemos sete Guppy ao mesmo tempo. Durou pouco tempo. Além de não ter tripulação para todo mundo não dava para manter todos “na marca”. E olha que eram navios muito mais simples que os atuais subs.

Top Gun Sea

Não quer dizer que por isso teria que ser entregue a outra marinha de forma vergonhosa e sem nenhum respeito com o dinheiro público que pagou caro para construção em casa e aprendizado desses Subs. Lembrando também que se não tem contingente humano para todos os IKLs os mesmos poderiam serem modernizados aos poucos e hibernados por sistema de rodízios para menor desgaste de equipamentos, descansando outros Subs e migrando tripulação…. 5, 7 submarinos é um número muito modesto para a nossa costa e nosso mar territorial. Acontece que a nossa marinha não é acostumada com isso e sim em… Read more »

Zorann

Olá Poggio! Desculpe-me, mas eu discordo. De 2009 pra cá a Marinha teve um acréscimo em seu efetivo de cerca de 60%. Muito deste efetivo foi aumentado com a justificativa de que a Marinha não tinha pessoal necessário para tripular os novos meios que a Marinha planejava adquirir (PROSUPER), entre eles os novos submarinos. Um pouco antes em 2008, tivemos a assinatura do contrato do PROSUB que previa e entrega dos nossos 4 Scorpenes BR num cronograma mais acelerado que o atual (por falta de verbas o cronograma de entrega foi estendido). Portanto a mais de 10 anos já havia… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

Zorann,
Veja minha resposta ao Carvalho.

Quanto ao aumento do efetivo voltado a navios de superfície, o que me lembro à época não era a justificativa do Prosuper, mesmo porque esse não era voltado a ampliar número de navios, mas a substituir outros. Boa parte era para tripular as dezenas de navios-patrulha que se pretendia construir e dar apoio aos mesmos nos distritos navais.

Mas eu não discordo que o efetivo ficou alto demais para navios de menos, nesse meio tempo.

Space Jockey

Então a Marinha tem quase 80.000 de efetivo pra quê ?

carvalho2008

estava a tempos para postar isto e sempre passou…

Eu tambem prefiro os SSK´s sem duvida….mas veja que o plano parece que desde o inicio era este….

Não devíamos ficar surpresos….

Alguem abriu vagas para instrução de mais tripulações de SSK? Não???

Então desde a bom tempo isto já estava traçado….

Os dois novos estavam chegando ai…..e alguem estaria de fato preparando o aumento das tripulações para dar conta?

Fernando "Nunão" De Martini

Carvalho, As tripulações dos novos submarinos estão sendo formadas e treinadas conforme os prazos de entrega. Quando estive na cerimônia de integração das seções do Riachuelo, seus tripulantes já estavam lá, e meses depois, em nova visita a Itaguaí, vimos parte recebendo instrução nos simuladores que estavam iniciando seus trabalhos. Isso no ano passado. Há poucas semanas, na cerimônia de integração do Humaitá, sua tripulação também estava lá. Os submarinos classe Tupi e Tikuna em espera para o PMG e passando por ele, até onde sei, estão com suas tripulações, pois elas participam de vários processos do PMG. Não sei… Read more »

carvalho2008

Isto abre um capítulo à parte

Porque os veteranos não são transferidos para o sub mais moderno?

Os mais experientes deveriam ficar no ssk mais obsoleto? E pego alguém que nunca foi submarinista e formo para o novo?

Fernando "Nunão" De Martini

Carvalho,

É muito provável que parte da tripulação dos novos submarinos em construção, e que estão em treinamento, já seja formada por pessoal com experiência em outros submarinos. Tudo é questão de planejar as progressões nas carreiras, os treinamentos de novos tripulantes nos centros de formação etc.

Acho que vocês levam comentários muito a ferro e fogo. A gente tem que resumir informação. Não dá para simplesmente se falar tudo que se sabe a respeito em poucas linhas.

carvalho2008

Opa, desculpa aí Nunao !!! É que deu a impressão mesmo, ainda mais sabendo que a tripulação de um é maior que a do outro

Satirycon

Caro Poggio,
Tripulação?
É sério isso?
Quer dizer, a MB não consegue, dentro de um universo de 80.000 integrantes, encontrar e treinar míseros 36 tripulantes para um IKL?
0,0045% do seu efetivo?
Quando sair então o SNBR a MB vai fazer o que, terceirizar sua operação?
Contratar uma empreiteira?
Menos meu caro, BEM menos

Fernando "Nunão" De Martini

Satirycon,
Leia os outros comentários antes de comentar e espinafrar. Não foi isso que o Poggio quis dizer, ele está se referindo de maneira geral às dificuldades de se formar e manter tripulantes de submarinos, o que é um problema em diversas marinhas pelo mundo, e que não é menos complicado na situação atual da Marinha do Brasil. Mas, até onde sei, estão sim treinando das tripulações dos novos submarinos, mesmo com todas as dificuldades.
Treinamento de submarinistas é caro e bastante especializado.

Satirycon

Caro Nunão (e Poggio), Confesso que este não foi o melhor dos comentários (e peço desculpas por isso) Mas essa situação toda é ininteligível. Tentar defendê-la ou justificá-la, sob qualquer prisma, é surreal. Isso é outro S2 TRACKER. O conjunto da obra escapa de qualquer lógica. E a turma bate palmas. Não conseguimos manutenir simples submarinos dieseleletricos (a ponto de precisarmos trocá-los por alguma coisa) e vamos desenvolver um SubNuc? Não conseguimos formar e manter minúsculas tripulações para esses subs convencionais (à ponto disso virar desculpa), mas vamos fazê-lo para subs nucleares, que requerem uma formação infinitamente superior e mais… Read more »

Fernando "Nunão" De Martini

“ Não conseguimos formar e manter minúsculas tripulações para esses subs convencionais” Satyricon, Você continua confundindo o fato de se mostrar que há dificuldades em formar e manter tripulações de submarinos (problema existente na grande maioria das marinhas que têm submarinos no mundo) com não conseguir fazer isso. Mistura dificuldade com impossibilidade. Aí fica difícil. Quanto a bater palmas, me tire fora dessa para os casos que vc citou. Apresentar e analisar os fatos e os contextos é diferente de justificar ou defender. É preciso, por exemplo, entender as diferenças dos contextos em que o programa do submarino nuclear foi… Read more »

Guilherme Poggio

Satirycon, falta de submarinistas experientes é um problema mais comum nas marinhas do que você imagina.

https://www.naval.com.br/blog/2010/01/02/precisa-se-de-submarinistas/

Satirycon

Caro Poggio,
Sem a menor sombra de dúvidas vc tem muito mais propriedade para falar sobre tripulações do que nós.
Mas eu, vc e o papa Francisco sabemos que a razão dessa negociata NÃO é essa.

Oiseau de Proie

Na época do descobrimento os europeus quando vinham aqui negociavam com os índios a extração do pau-brasil oferecendo em troca espelhos e quinquilharias…os colonizadores davam bugigangas(apitos, espelhos, chocalhos) para os indígenas e em troca de trabalho os nativos deveriam cortar as árvores de pau-brasil e carregar os troncos até as suas caravelas…passa-se os séculos mas é impressionante como continua tudo ainda exatamente do mesmo jeito por aqui…

Zorann

Aos editores:

Por favor seria possível tirar meu nome desta “lista negra”. Eu não xingo ninguém, não falto com respeito a ninguém, e meus comentarios, por menores que sejam, sempre ficam presos na moderação. Eu comento aqui a muitos anos e gostaria de poder participar dos debates. Com os comentarios ficando presos a todo momento, perde-se a dinamica do debate.

Fernando "Nunão" De Martini

Zorann,
Não sou mais editor, mas até onde sei você não está em nenhuma lista negra. O filtro deve estar “cismando” por algum motivo com as suas postagens, isso acontece às vezes, infelizmente.

Marcelo Andrade

kkkkk, Zorann, você deve ser Gremista!!! Brincadeira meu velho, sempre gostei dos seus comentários!! Deu um Flamenguista feliz!!!

Renato Carvalho

?????

DOUGLAS TARGINO

?????

Space Jockey

?????

Felipe Augusto Batista

?????

Marcelo Andrade

Bora, manda embrulhar e passa a régua rápido antes que outra Marinha pegue esse Makassar!!

DOUGLAS TARGINO

Bom mesmo era que fosse pelo menos 3 embarcações como essa! Da os 4 submarinos e coloca o combustível para eles e já era… kk

Top Gun Sea

Os peruanos estão rindo a toa! Acharam uma marinha bombinha para lhes dá dois Submarinos com tecnologia alemã e de meia vida por uma embarcação simples que a própria MB poderia construir se não fosse tão desogarnizada. Vai logo peruanos não se acha um negócio da China assim todos os dias!

Top Gun Sea

Op’s Bobinha, Tolinha ou sem noção!!!

João Moro

Uma análise muito rasa a sua.

Top Gun Sea

Tão rasa quanto esse negócio ruím que a MB está fazendo!

FERNANDO

Sim, concordo com vc.
Somos a terra dos grandes negócios!!
Não sabemos construir uma simples canoa.
Já, o Peru,
sabe construir um massakar, que não é grande coisa, mas, o BR não sabe nem construir uma canoa.

Marcelo Andrade

Gente, Itaguaí fica na Bolívia? A Terra é plana?

Jonas Silberstein

Tirou as palavras da minha boca. Aparentemente o excesso de contingente na marinha não ajuda muito no raciocínio… Ouvi dizer e infelizmente não posso garantir que seja verdade ou não, que mais de 5.000 homens e mulheres da marinha nunca pisaram num barco na vida e só viram água no chuveiro ou na piscina. Isso explicaria muito do que vem acontecendo nessa arma. Vergonha Nacional.

Marcelo Andrade

Jonas, pelo seu raciocício, um monte de militares da FAB nunca pilotaram um avião!! Marinha não é só mar, é rio, hospitais navais, Centros de Pesquisas , bases navais , etc. concordo que poderíamos iniciar um Projeto de redução de contingênte mas isso leva anos, vide o Projeto Força Aérea 100.

Daniel Ricardo Alves

Na torcida para o Mourão estar no Peru apenas para passear em uma viagem paga com dinheiro público (a que ponto cheguei . . .) e não para dar de graça os nossos amados submarinos.

Marcelo Andrade

Cara, você está no canal errado, vai para o G1 vai.

Oiseau de Proie

Não é preciso ser militar pra ver que não será realmente um bom negócio para o braziu…e neste caso o vice-presidente está enfraquecendo aquilo que já está fraco!!!!…

Oiseau de Proie

Isso me lembra os Índios, trocando riquezas por espelhos….

Top Gun Sea

“Mourão chega ao Peru para negociar submarinos brasileiros” A maior piada da década entre as marinhas de todo o mundo. Pensem! Se fosse ao contrário nós estaríamos rolando de rir? ao saber que o Peru estaria basicamente doando dois raros Submarinos meia vida com tecnologia alemã por um simples navio de logística construído nas docas AMRJ. ?‍♂️

Oiseau de Proie

Ficaremos com menos submarinos do que já temos…A furtividade o elemento surpresa deveria ser mais valorizado…a nossa Marinha esta sendo desmantelada para uma guarda costeira…é simples assim…

Space Jockey

Tá virando uma Guarda costeira do RJ e uma força de fuzileiros, transfere tudo pro EB e acaba logo então.

Jose L.

Volto a dizer uma utilidade deste tipo de navio é o seu uso em ações de segurança interna, veja por exemplo o uso do Bahia durante a Greve dos Caminhoneiros, no Porto de Santos. Onde descarregou pela rampa blindados Piranha e viaturas, bem como serviu de base flutuante para helicópteros, servindo assim para obter o controle total de uma instalação portuária. Esse tipo de ação deve ser considerada.

α Tau

Os peruanos compraram os planos de construção da classe de navios de desembarque-doca Makassar…Melhor comprar o projeto dos coreanos ou dos peruanos e construir aqui, gerando emprego e renda…

Willber Rodrigues

Se a MB não tá dando conta de fazer PMG nesses 2 subs, e de manter e operar duas classes diferentes de subs ao mesmo tempo, ok, faça um bom negócio e vende eles.
O que eu quero mesmo saber é qual será o “off-set” dessa troca. Vamos dar 2 subs ainda em bom estado e que podem durar mais 20 anos tranquilo, em troca de apenas um navio que tambem pode servir de navio-escola? Tem que ter mais coisa nessa troca.

Carlos Pietro

Olá, eu acompanho os três canais, muitas vezes tive vontade de fazer perguntas mas acabava não fazendo, mas hoje, me encorajei eu vou fazer uma pergunta:esta possível troca que será feita, o navio virá completo ou vão retirar todo o recheio e o armamento?

Fernando "Nunão" De Martini

Não se sabe ainda, Carlos.
Bem-vindo. Fique à vontade para fazer perguntas quando quiser.

Carlos Pietro

Obrigado, participarei mais de agora em diante.

Henrique

Pelo jeito há alguma estratégia de construir mais Scorpenes à frente..
Discordo dos comentários que devemos ter “dezenas” de submarinos… sem escoltas ou uma força aeronaval (independentemente de PAs) adequada submarinos em si não resolvem o problema.

JOAO

Vender o casco????? Jesussss! Tamo perdido.

Ademar Vila Nova

O Brasil deveria ter no mínimo uns 20 submarinos convencionais pra começar e pelo menos 5 nucleares!
Isso tem que ser pra ontem!

rrochaa

Essa troca será boa para o Pais. espero que a argentina compre os outros dois.será que não dá pra trocar o S. Paulo por qualquer barco por ai?

Alex Barreto Cypriano

Alguém me explica isso: temos três presidentes em exercício agora?
Bolsonaro viajou, passou a bola pro Mourão.
Mourão viajou, passou a bola pra Alcolumbre. Se viajando, Mourão é presidente em exercício…
Meus neurônios já queimaram…
De saída, precisa ser muito bobo pra acreditar que o encontro fosse apenas pra essa frioleira de escambo naval. Mas chapa branca é mato hoje em dia…

Paulotd

Se a MB fosse no mínimo racional,bem parar de gastar com imbecilidades como Tracker, caça Af-1 modernizado. 80mil se contingente e não tem capacidade de manter 8 submarinos operacionais? Pega os melhores desse contingente e treina que vão aprender. Era a chance de termos uma segunda força de submarinos no nordeste. Um único ikl vale muito mais que a porcaria de um Makassar