Com o voo recente da versão naval do helicóptero Z-20 da China (designada Z-20F), semelhante ao SH-60 Sea Hawk americano, começaram surgir imagens em 3D das possíveis configurações da aeronave.

Antes do voo do Z-20 naval, a Marinha do Exército Popular de Libertação da China (PLA Navy) estava testando um mockup no convés de voo do destróier de mísseis guiados Type 055 Nanchang.

O Z-20 é um helicóptero multifunções de médio porte desenvolvido pelo Harbin Aircraft Industry Group, uma subsidiária da Aviation Industry Corp da China. Seu primeiro voo foi em 2013, e o helicóptero já está operacional na Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLA).

Segundo especialistas, a versão naval do Z-20 deverá entrar em produção em larga escala para uso da PLA Navy em sua frota em expansão de grandes navios de superfície.

Como seu análogo americano, o Z-20 tem um peso máximo de decolagem na faixa de 10 toneladas e poderá ser empregado para missões antissubmarino, antinavio e de alerta antecipado, bem como para esforços de busca e salvamento e transporte.

Configuração do Z-20S para missões SAR

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Foxtrot

É Parabéns a que tem coragem estudar algo existente e construir algo melhor ou no mínimo na mesma qualidade.
Enquanto uns tem a verdadeira soberania, outros a compram e vende a seu povo com uma falácia de T.O.T, NAIPP e qualquer outra balela que inventarem !

Antonio Renato Arantes Cançado

Isso que você exalta, na verdade, se chama CANALHICE.

Foxtrot

Não exalto nada caro Antônio, e sua opinião depende do ponto de vista.
Sabia que Americanos já fizeram a mesma coisa com equipamentos Russos e vice versa ?
O que é canalhice em minha opinião é gastar bilhões de seu povo para comprar tecnologia que pode ser fabricada localmente.
É comprar equipamentos importados tendo semelhantes local, é vender suas maiores empresas de tecnologia por migalhas.
E depois tentar sensibilizar a opinião pública com uma falácia de transferência de tecnologias, como se tecnologia se transferisse.
Tecnologia e conhecimento se cria e se desenvolve!

Karl bonfim

Não exalto nada caro Antônio, e sua opinião depende do ponto de vista.
Sabia que Americanos já fizeram a mesma coisa com equipamentos alemães depois de WWII ?

Eduardo dos Anjos

E vc acha que os EUA são honestos a ponto de não roubar tecnologias? Meu caro, tens memoria curta e já esqueceu o escândalo de espionagem da NSA com a espionagem massiva de chefes de estado por exemplo… vc acha que se eles não tem escrúpulos para espiar chefes de estado, imagina as pessoas ligadas a projetos militares?
Ninguém é santo nesse mundo e não acho que estão errados, estão visando o melhor para a nação deles, o Brasil que deveria parar de ser juvenil achando que todo mundo é amiguinho e começar a fazer a lição de casa!

Mgtow

Chame como quiser. A China é soberana e ponto final. Se isso se deu a partir de espionagem ou coisa do tipo….Só tenho a dizer que até nisso são competentes. Chora

Émerson Gabriel

Caro Antonio, após a II Guerra tanto os EUA como a URSS disputaram a tapa os cientistas nazistas…inclusive um tal de…Wernher von Braun, que trabalhou para NASA. Isso pode né?

Jorge FA

Construir algo melhor… Eles fizeram uma cópia quase idêntica… Tipo o que meu filho faz no trabalho da faculdade e tira 10….

Mário SAE

Até onde conheço os chineses, o fato desta aeronave ser tão igual ao original americano, tem um sentido muito mais de deboche provocativo, do que de falta de criatividade para fazer alterações no designer. É lógico que eles tiveram acesso ao projeto Sikorsky SH60 Seahawk e, sem o menor pudor, fizeram sua cópia praticamente idêntica, e na maior cara de pau mostraram ao mundo que eles tanto podem criar, como também copiar. Os americanos que reclamem nas cortes internacionais. Salvo engano, o novo porta aviões da China, também pareçe ter sido feito em uma gigantesca copiadora 3D, tendo como modelo… Read more »

Kommander

Cara, é sério essa comparação?? Queria muito que o Brasil fosse uma China da vida e fizesse cópias “perfeitas” que nem essa, porque até pra copiar tem que ter competência!

AMANDA EVELYN PEREIRA DA SILVA

Teria o Brasil capacidade tecnológica(uma vez tendo acesso ao projeto) criar um semelhante ou melhorado, como os chineses fazem?

Dudu

AMANDA:
Capacidade e interesse se mostram duas coisas diversas.l

NZAGO

É realmente incrível !…como os chineses estão determinados em desenvolver ( ou copiar) tecnologias em todas as áreas, considerando as dificuldades do setor aeroespacial, em particular ‘a fabricação de helicópteros; complexa fabricação de hélices, motores e caixa de engrenagens. Os chineses estão avançando rápido, nas tecnologias de ponta. Poucos países detém estas tecnologias, e eles parecem determinados em dominá-las. Com maior população do mundo cérebros com certeza não vai faltar.

Antonio Renato Arantes Cançado

Isso que você exalta, na verdade, se chama CANALHICE.

Jodreski

Canalhice colega e gastar o que gastamos com as nossas forças armadas e ter esse força pífia que temos! Pq Generais, Almirantes e Brigadeiros não tem coragem de fazer as reformas que são necessárias nas forças para que o orçamento militar não seja gasto da maneira o é hj! Eles sabem aonde está o podre da ferida, mas preferem manter a inércia de incompetência! Quanto os chineses eles estão mais que certos de copiarem tudo mesmo, copiado ou não é deles que vem a força que mais da dor de cabeça aos Estados Unidos, então acredito que canalhice funciona muito… Read more »

Jonatan

Força essa que dará dor de cabeça para os EUA e dará para todas as democracias ocidentais se não for parada no mar do sul da china e no oceano Índico. Os caras não tem um nada que não seja copiado dos EUA ou Rússia, e vem peitando a OTAN, imagine países como o nosso! Escrevam, quando a China se tornar o número 1, teremos saudades do tio Sam!?

Adriano Madureira

Claro, bom mesmo é deixar o abnegado Estados Unidos como o absoluto e ter o mundo como playground, onde pode continuar a enviar seus navios para navegarem para onde quiserem como se o mundo fosse sua grande piscina, assim como bases por todo o globo para proteger e policiar o mundo contra os “vilões”…

Um mundo multipolar é bem melhor do que um mundo onde um único galo toma conta das galinhas do galinheiro como se fossem dele.

Jonatan

China não quer mundo multipolar! Ela quer o mundo inteiro somente para ela! Até mesmo a pacífica Austrália está se fortalecendo, antevendo o expansionismo sem limites da China! Com todos os problemas que os EUA enfrentam, ainda são uma sociedade que possui opinião publica, não um império de censura como a China. O expansionismo naval chinês no mar do sul da China é apenas o começo. Muito em breve estarão aqui no Atlântico desafiando a soberania até dos EUA!

Adriano Madureira

Amigo, apesar do pânico paranóico de alguns com medo da ameaça vermelha chinesa, duvido muito que eles cheguem a dominar o mundo como o império britânico dominou ou os Estados Unidos dominam com sua cultura, comércio e poder econômico-militar.

Duvido muito que eles tenham a influência que os americanos tiveram pelo séc XX

Jonatan

A falta de uma capacidade real deles de dominarem o mundo, assim como os EUA, não os impedirá de tentar, ainda que eles tenham que quebrar costelas e esmigalhar ossos como bem disse Xi Jing Ping

Émerson Gabriel

O império de censura dos chineses é para os chineses, eles não tem as mesmas intenções de dominar ideologicamente como tentou a URSS tanto que aprendeu com seus erros como usar o capitalismo de estado, coisa que a URSS tentou, mas não deu certo por ser muito fechada. O governo chinês não vai vir para o Brasil com sua marinha censurar alguém aqui. Misturam aqui assuntos militares com ideologia e filosofias. Por favor né, não vai vir uma frota de porta-aviões aqui para trazer o partido comunista; já temos os nossos que são tragicômicos.

Émerson Gabriel

Melhor dois leões na selva equilibrando as coisas do que um só reinando absoluto. Foi o equilíbrio entre EUA e URSS que evitaram uma guerra nuclear. Se EUA e China entrarem em guerra, o que sobrar do mundo desaba com a crise econômica. Olham sempre a parte militar, mas nunca olham a economia. Alguém já parou para pensar que aqui não é o jogo do War e que se houver um conflito entre Otan e a China, a economia vai para o Brejo e ninguém vai ter dinheiro para comprar nem navio patrulha, isso se houver alguém vivo para comprar

Jonatan

Chineses já censuram o ocidente, pressionando governos e empresas ocidentais a impedirem a circulação de dissidentes e suas denúncias! Repito, justamente para não repetir o fracasso da URSS, a China não quer equilíbrio com a OTAN, ela quer o mundo inteiro somente para ela, e não vai descansar até conseguir isso! A guerra dos chineses é também ideológica. O ocidente apenas não aceita por temer uma nova guerra fria. Sabemos onde isso termina!

Willber Rodrigues

O que seriam essas “perfurações” na lateral do helicóptero, na 2° e 3° foto?

Dalton

Compartimento para sono boias Wilber.

Willber Rodrigues

Obrigado

Gordo

Muito em breve veremos uma versão pesadamente armada desse helicóptero. Um helis de assalto com função em alguns aspectos ao do Mi 35.

Marcos10

Os chineses fizeram o Black Ching e Sea Ching. Essa versão a que você se refere seria o Battle Ching.

leonidas

Maquete do sea Hawk? rs

Cristiano de Aquino Campos

Nós temos uma maquete do super-puma que não montamos, pagamos para montarem para nós. Somos o TOP.

Antonio Renato Arantes Cançado

Sea Lawk…esse aí é de flango…rsrsrsrsrsrs

Isamu

Qual a dificuldade de se fazer algo com um design diferente? Que cara de pau!

Francisco Herês

Os chinos só aprenderam a copiar, meu caro, eles não tem nenhuma criatividade, quando muito misturam vários partes originais numa só cópia.

Alex Barreto Cypriano

Pra copiar, tem que espionar. Na América, um china é só mais um na multidão multicultural de visitantes e emigrados; na China, um americano é alvo prioritário de vigilância e de vilipêndio preventivo em propaganda governamental. Parabéns à China, meu malvado favorito.

Émerson Gabriel

Fragatas Type 56 são cópias de quem? E as type 52? As type 55 então. os mísseis hipersônicos foram copiados de quem? E o caça J-20, copiaram de quem? (Não confundir com J-31), E o caça J-10? Não foi cópia mas inspirado no caça Lavi que israel possivelmente repassou o projetos. Eu poderia fazer uma lista gigante do que fizeram sem copiar. Inclusive o Z-20 usa motores chineses e aviônica chinesa, motores e o recheio não foi cópia…Bom o programa espacial deles é bem avançado, é cópia também? E nós fizemos o que? E não, não sou de esquerda, apenas… Read more »

Adriano Madureira

Para quê mudar um design vencedor!?

Antonio Renato Arantes Cançado

Não criam nada, copiam tudo.

Gustavo Macedo dos Santos

Na hora do aperto ninguém vai se preocupar se a a aeronave X é cópia da Y. Os países vão lutar com elas e que vença o melhor. Na guerra vence o mais esperto. Essa histórinha de propiedade intelectual cai por terra na HR da pancadaria. Tanto é q tanto os EUA e a URSS praticavam MT espionagem industrial. Agr q a a China faz isso, os “moralistas” ficam abismados.

Émerson Gabriel

Reclamam tanto do politicamente correto, e o pessoal vem aqui ” lacrar ” a China. A trilogia ta virando igreja, só falta pregação rs “11º mandamento: Não desenvolver tecnologia militar através de espionagem. (Eu posso brincar, eu sou judeu). É como dizer ao “diabo”: Não faça mal tá, não é politicamente correto.

Carta Branca

Tecnicamente, os chineses poderiam sim copiar o projeto todo do Seahawk, todo parafuso e porca, mas mudar a aparência, entretanto a intenção parece sim ter a aparência do Seahawk pois isso confere “qualidade” aos olhares internos mesmo que na prática provavelmente sejam produtos totalmente diferentes. Parece estranho pra nós ocidentais que vemos chineses como odiando os EUA mas isso é extremamente comum na China, os jovens chineses veem os estados unidos com admiração e estabelecem produtos e seu estilo de vida ao americano, como um benchmark. Não chega a ser uma quebra de nacionalismo, mas sim uma referência pela qual… Read more »

Luiz Floriano Alves

Muitos paises, o (Brasil já fez isso), consideram a tecnologia de armas como não patenteáveis. Ou seja: pode copiar a vontade no interesse maior da segurança.

Émerson Gabriel

Na verdade é o contrário, copiaram o exterior, o recheio é deles, motores também. Não creio que sejam melhores, mas pelo menos fazem tudo em casa.

Rodrigo Maçolla

O Clone