No dia 25 de outubro, o Destacamento Aéreo Embarcado e as duas aeronaves UH-13 Esquilo que farão a 38ª Operação Antártica se despediram da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, em cerimônia com a presença do Comandante da Força Aeronaval e de familiares e amigos dos militares envolvidos na missão.

Operando a partir do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, os helicópteros prestarão apoio logístico ao Grupo Base da Estação Antártica Comandante Ferraz e às atividades científicas desenvolvidas naquela região, no âmbito do Programa Antártico Brasileiro.

Após 32 anos ininterruptos participando da OPERANTAR, esta será a última realizada pelas aeronaves UH-13 Esquilo. Os helicópteros de emprego geral serão substituídos pelo modelo H-135 T3, designados “UH-17” na Marinha do Brasil.

H135 da Marinha recebeu a designação de UH-17

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz Trindade

Espero sinceramente que aguente o rigor antárctico como esquilo suportava…

FLAVIO CARDIA

O H-135 “nasceu” pra operar no gelo! ele é amplamente utilizado em resgates nos alpes e outros ambientes de frio e neve! Inclusive esses 3 a MB comprou da empresa TAF Helicopters que o usava como resgate aeromédico nos Alpes.

juscelino

A exemplo da FAB e do EB, este último mudou recentemente, a Marinha deveria deixar apenas as cores verde e amarela na faixa da deriva (estabilizador vertical) de suas aeronaves. essas duas cores representam a nacionalidade brasileira.

Mazzeo

Caro Juscelino,
Esse esquema de Alta Visibilidade é padrão para operações na Antártida.
Faz uma diferença grande em caso de acidentes e etc, aqui no PN você pode encontrar posts de alguns foristas que pertencem a MB que explicam tecnicamente o motivo.
Mas, concordo com vc, seria uma padronização interessante das anv de asas rotativas das três forças.

FLAVIO CARDIA

O Juscelino está falando do ESTABILIZADOR VERTICAL, que tem as cores azul, amarelo e verde, e ele acha que deveria ser SÓ verde e amarelo.

Alfredo Araujo

Acredito q ele esteja falando, apenas, das cores da deriva (azul, amarelo e verde)

MAURO MARCONI

Serão vendidos?