Comandante da Marinha diz que Brasil precisa de dois bilhões de reais para evitar novos desastres no mar

133

O comandante da Marinha do Brasil, o almirante Ilques Barbosa Junior, diz que uma das lições tiradas da crise envolvendo o derramamento de óleo pela costa brasileira é que o país precisa investir em um sistema de monitoramento de seu litoral semelhante ao que ocorre no espaço aéreo. O custo do Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul (Sisgaaz), nome dado pelos militares à costa, seria de aproximadamente 2 bilhões de reais. Em um período em que o país passa por contingenciamento de verbas públicas e redução de gastos na área ambiental, contudo, não há previsão para que esse projeto saia da fase de planejamento.

“Existem falhas que foram apontadas no acompanhamento de navios mercantes. Esse monitoramento tem de caminhar como o que é feito com os aviões. Os aviões comerciais hoje são acompanhados. Os navios, não”, afirmou o chefe da força em entrevista nesta semana a um grupo de cinco correspondentes de meios estrangeiros baseados em Brasília.

O almirante buscará apoio no Parlamento para que os próximos orçamentos destinem uma verba para esse sistema a ser criado. Ele se prepara para depor na CPI do Óleo, a comissão parlamentar de inquérito que será instalada na Câmara para investigar as causas e tentar apontar culpados pela tragédia ambiental que atingiu, até o momento, praias dos nove Estados do Nordeste e do Espírito Santo. Dados do Governo apontam que cerca de 6.000 toneladas de óleo já foram recolhidas do litoral.

Além de tentar buscar mais recursos, o comandante disse que um representante da marinha brasileira planejava fazer uma declaração na convenção marítima internacional, em Londres, para solicitar alterações nos tratados sobre navegação mercante pelos oceanos a fim de cobrar um melhor monitoramento das embarcações assim como de punir atos criminosos. “Esse assunto pode acontecer com qualquer país. Essa é uma nova arma. Lembra dos aviões que se chocaram com as torres gêmeas? É uma agressão dessa magnitude.”

No mundo há cerca de 80.000 navios mercantes em atividade. A expectativa, conforme a Marinha brasileira, é que até 2040 essa frota chegue aos 272.000 navios. “Se nós não tivermos o controle positivo do deslocamento desses navios mercantes, a probabilidade de acontecer ameaças desse tipo ou até envolvimento terrorista é muito alto, elevadíssima”, disse Ilques.

Até o momento, a Marinha, o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), a Polícia Federal e a Agência Nacional de Petróleo, investigam quatro possibilidades para essa crise ambiental: derramamento acidental ou intencional durante a transferência de óleo entre navios petroleiros, afundamento de navios antigos ou recentes, o vazamento de poços marítimos e a derrubada de óleo por meio de tambores.

O principal suspeito apontado pela Polícia Federal e pela Marinha foi o navio Bouboulina, da empresa grega Delta Tankers —ela nega qualquer irregularidade em sua embarcação. Esse navio teria navegado entre a América do Sul e a África do Sul com o transponder, um equipamento de localização, desligado.

O vazamento, conforme as apurações, teria ocorrido no final de julho. E as primeiras manchas nas praias nordestinas só foram notadas no fim de agosto e, devido a uma alta da maré, há a possibilidade de novas manchas serem avistadas a partir do dia 26 de novembro, de acordo com o comandante da Marinha.

No domingo passado, o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Universidade Federal de Alagoas divulgou imagens que apontam que outra embarcação pode ter sido a responsável pelo derramamento do óleo. As autoridades não descartam responsabilizar outro navio. “A disposição da Marinha é a seguinte: nós vamos até o final dos tempos para encontrar o responsável. Até falar com o diabo eu vou falar para descobrir. Custe o que custar, o tempo que for”, disse o comandante.

FONTE: El País, via Portos e Navios

Subscribe
Notify of
guest

133 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renan

Espero do fundo do meu coração que o governo diga, ok tem aqui os dois Bilhões iremos retirar do 4,7 bilhões de aumento dos militares.
Assim os militares recebem 2,7 bilhões de aumento e o Brasil começa a encherga o nosso mar.

Oiseau de Proie

É preciso entender o novo grupo político que governa hoje o braziu como um grupo extremamente estratégico que não toma atitudes impensadas…Eles difundem estupidez mas de estúpidos não tem nada…Chegaram ao poder através da utilização de ferramentas de inteligência artificial disponibilizadas pelo o governo dos eua…E desde eleitos que cumprem todas as pautas geopolíticas destes “apoiadores”…

Luís Henrique

Kkkkkkk
Foi eleito porque os brasileiros se cansaram dos assaltos e do papinho que não cola mais, de não vender as estatais para os gringos malvados. Estes que estavam no poder, tentam transmitir que as estatais são do povo, mas o povo não ganha 1 centavo com elas, já eles, ganham milhões e bilhões através do loteamento de cargos com salários altíssimos e da roubalheira generalizada.

Alison Lene

Incrivel sua descapacidade de pensar…

BR Paraná

Nesta ultima eleição, todos os candidatos a presidência, eram péssimos, venceu aquele que a sociedade achava menos ruim, e que soube mentir melhor.

Wellington Rossi Kramer

E qual foi a mentira que ele contou? Conte-nos, estamos curiosos.

Oiseau de Proie

“Luís Henrique Kkkkkkk Foi eleito porque os brasileiros se cansaram dos assaltos e do papinho que não cola mais, de não vender as estatais para os gringos malvados. Estes que estavam no poder, tentam transmitir que as estatais são do povo, mas o povo não ganha 1 centavo com elas, já eles, ganham milhões e bilhões através do loteamento de cargos com salários altíssimos e da roubalheira generalizada.” Vejam que engraçado…Uma empresa estatal brazileira do ramo de petróleo abre leilão para exploração de um campo do pré sal…daí vem uma empresa estatal do ramo de petróleo Norueguesa e compra…Quem tá… Read more »

Flanker

No link abaixo uma explicação, da própria Petrobras, sobre o leilão:

http://www.petrobras.com.br/fatos-e-dados/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-cessao-onerosa.htm

Dudu

Oiseau de Proie:
Em vez de fazerem o que os países poderosos fazem,fazem o que eles preferem que façamos.
Mas deixa eu sair daqui antes que me xinguem.

OBS.:Só vale a pena discutir em 2022.Agora a discussão e a baixaria beneficiam o circo montado por eles.Já que demonstraram só serem boms nisso.Tanto nas casas,ruas,e em todas as mídias.É como disse alguém aqui:”o modo como o debate político atual é feito impede a participação de pessoas inteligentes”.

Jorge FA

Parte de minha família vive da exploração de petróleo offshore. Nunca esteve tão bom para quem quer trabalhar. Novas frotas estão sendo equipadas, o monopólio do preço desapareceu e gerou competição que só pode ser ganha por eficiência e eficácia. Não me venha com esse papinho pois minha família estava perdendo o emprego antes das modificações que estão em curso…

Agnelo

Prezado O leilão é do direito de explorar, ou seja, tirar o petróleo lá de dentro…. Para quem vai ser vendido é acordo entre nações. Não se licita o petróleo, mas o serviço de tirá-lo do solo. O petróleo continua nosso, assim como nós continuamos acordando quem compra e por quanto. Sabe qual a diferença? ACABOU a MAMATA dos VAGABUNDOS que nos roubaram e parmaneceram no governo , porque exploraram a inocência de pobres e o intelecto de invertebrados. ACABOU o repasse pra partido, ONG e próprio bolso! Veja a Coreia do Norte!!! Veja Cuba!!! Veja a Venezuela!!!! Veja a… Read more »

Esteves

É preciso entender que a eleição do governo atual se deu em e como consequência: . da corrupção generalizada aprofundada desde o mensalão . da ruína econômica imposta por políticas populistas que garantem direitos sem ter da onde tirar a contrapartida financeira . da falência da política do endividamento proposta pelas escolas econômicas da Unicamp . da falta de austeridade fiscal . do uso de empresas estatais como caixa auxiliar do governo . do conformismo e da conveniência das instituições que compraram as mentiras do pré-sal elaborando programas e projetos de bilhões que foram morrer nas gavetas . da confusão… Read more »

Wellington Rossi Kramer

Você deve ter sido mordido por um jumento, tendo se transformado no Homem-Jumento!

Marcos Borges

Não precisa tanto, é só cobrar o que os “governos” de esquerda nos devem (Cuba, Venezuela e etc), que dará para instalar o sistema e ainda sobra una trocados para adquirir alguns navios de patrulha oceânico.

Rodrigo

Sim seria o certo mas para os funcionários públicos preferem o mar preto de petróleo do que mexer em um centavo de aumento.
Funcionário público é parasita

M.A.K

Mais um que não teve capacidade de passar em um concurso público..kkk. próximo mimimi..

Rodrigo

8 parasita me negativaram durante o expediente.

Kemen

Também tem verme escrevendo besteiras.

Space Jockey

Engraçado que a moderação censura meus comentários dizendo que a pintura do Gr.ipe.n é Fei.a e que os EUA são cães mas libera essas ofensas entre foristas como estas acima.

Kemen

Nem todos, principalmente aqueles que prestam concurso público, conheci funcionários públicos extremamente capazes e dedicados, agora quanto aos politicos que são nomeados sem concurso para dirigi-los e estabelecer procedimentos e processos, esses sim costumam ser completos incompetentes.

Kemen

Vou acrescentar mais alguma coisa, não sou funcionário público, a categoria mais injustamente julgada, a maioria confunde funcionário público municipal, estadual ou federal, com empregado de empresa terceirizada geralmente mal pago sem plano de saúde, sem conhecimento da função, as vezes estagiário, cuja empresa de terceirização contratada mama o dinheiro dos cofres públicos contratada por politico nomeado. O Moro também era funcionário público por concurso antes de virar politico.

Carlos Ravara

Deveriam redirecionar a revolta aos cargos comissionados (geralmente chefias), cuja única função é barrar qualquer ação que possa atrapalhar os vermes do legislativo. Se alguém prestar atenção, é como se fosse o executivo oferecendo mão de obra para os carrapatos de deputados/vereadores comandar.

sagaz

Funcionário terceirizado de onde vive em condição exposta assim? Na China? Discursinho de sindicalista… Então o senhor não compactua com terceirizados? Compre na mercearia do “seu Zé” e não dos gigantescos grupos de varejo que terceirizam limpeza, manutenção, etc O mesmo de lanchonete, shopping, eletrônicos… Mas eu compreendo, tudo que dá lucro no mundo está errado, o certo é a lacração e o gigantesco e caro estado brasileiro.

Antonio

Confundem pois não tem conhecimento do funcionamento da máquina pública nas três esferas e mais os militares que também trabalham para o governo e são funcionários públicos na essência pois a maioria trabalha nessa função a vida toda.

Antonio Lopes

Essa é boa a enfermeira do sus e o professor da escola pública são funcionários públicos e são responsáveis pela derrama de Óleo, parabéns pele análise.

nonato

Se lhe consola, Paulo Guedes quer deixar o governo três anos sem concurso.
Assim não corre o risco de outras pessoas não passarem.
Você não será o único a não passar.
Por exemplo, um juiz ganha 30 mil reais.
Concurso aberto a qualquer pessoa (advogado com 3 anos de experiência).
Se acha tão bom, faça.
Ou seus filhos ou netos.
Por falar nisso, nos Estados Unidos, os correios são uma empresa pública com 600 mil funcionários.
No Brasil, são apenas 80 mil.

VERGNIAUD IVAN VIEIRA JUNQUEIRA

Porque não tira os 3 bilhões da verba dos partidos políticos só assim diminui a roubalheira.

Saldanha da Gama

Caro Oiseau… A difusão da estupidez, não é mérito só deste governo, vem dos anteriores, tipo o pai dos pobres que fez do seu próprio filho um dos mais ricos do país, onde antes exercia a função de catador de kaka no butantã, a canibalização de recursos de estatais, doações bilionárias a países amigos… da compra de uma refinaria, gastando mais de 10 vezes o que valia da “gerentona”….A única ideologia real em nosso país é a do “me dar bem”, seja para o enriquecimento, seja para se livrarem da justiça, quando ocorre, todos se unem em prol do bem… Read more »

Oiseau de Proie

Saiu uma quadrilha e entrou outra…

Hélio

Se esse governo cortasse os 200 bilhões em subsídio ao agronegócio, sobraria muitíssimo mais dinheiro, daria para ver até debaixo da terra.

Armando

Sempre existe um comentário idiota . Perdeu a oportunidade de ficar calado .

Jorge FA

Não entendi… Militares, aqueles que segundo a constituição se expõem ao sacrifício da própria vida, não devem realizar suas funções em função da defasagem de remuneração, mesmo que tenham os meios para isso?
Por este raciocínio, os militares deveriam ter dado as costas para a tragédia de Brumadinho, deveriam abandonar as fronteiras, abandonar a Amazônia azul, deveriam provocar outros caos aéreos, como os ocorridos na década passada.

Elton rsn

Todo brasileiro reservista ou em idade militar ser for recrutado em situação de emergência ou guerra total vai se submeter ao mesmo juramento dos militares de carreira então esse argumento de dar a vida pela Pátria não justifica privilégios especiais em tempos de paz.

Oiseau de Proie

Nada aqui vai para frente, vcs vão ver que vai ficar apenas em 36 caças e olhe lá e muito mal esses 2 ou 3 submarinos…iniciar um projeto é com os brazileiros mas terminar isso nunca ocorre…no braziu a única coisa que funciona é o crime organizando, aumento de salário dos políticos/juízes, não temos condições de ser independente em nada, sempre seremos colônia e escravos do clientelismo…

Minuteman

O lugar de piadas infames não é aqui, e sim num circo na Venezuela.

Oiseau de Proie

E qual é a diferença entre a Venezuela e o braziu hoje?!…o país esta com mais de 14 milhões de desempregados e outros mais de 35 milhões no trabalho informal….

Os bandidos da dita “direita” são piores que os da esquerda…Este atual governo esta saqueando o Brasil entregando todo o patrimônio público aos estrangeiros a troco de banana…Somos apenas peças de xadrez num tabuleiro de interesses…

Thiago Aiani

A diferença é enorme Oiseau. Acima de qualquer suspeito, não sou partidário do atual governo, não gosto nem um pouco dessas “pseudo-direita” franzina e liberal sempre pronta a se curvar perante o dono . Mas o Brasil possui um mínimo de credibilidade internacional e suas instituições mantêm, ainda, certa independência e dialética democrática, não é o caso Venezuela que não apenas enfrenta uma crise econômica e sim de todo o seu sistema que está colapsando. O Brasil não é lá as sete maravilhas, mas está bem longe do caos da Venezuela, graças a Deus temos ainda uma base técnica/industrial/empresarial relevante… Read more »

Wellington Rossi Kramer

Uma das diferenças é que ontem fui ao banheiro e tinha papel higiênico!

Oiseau de Proie

Desemprego, dólar a $4,28, mais um aumento do preço da gasolina, PlB 0,7%, milicianos…Realmente a Venezuela não é logo ali…é logo aqui…!!..!..

Flanker

Pois é….tudo como dantes, no quartel de Abrantes…..só troca os milicianos por PCC e a propria quadrilha do PT……fica igualzinho!!! Eu tenho gerginja na cara e assumo que votei no Bolsonaro…..para evitar que o PT se mantivesse no poder! O Bolsonaro tá fazendo m….?? Em muitos pontos, sim. Mas, em outros, não. E você, votou no Haddad e não dá o braço a torcer que são todos quadrilheiros? O que diferencia os peristas exseus eleitores do rstante do povo, é que eles não admitem nunca que estão errados! Nunca vi um petista dizendo que os governos deles erraram em alguma… Read more »

Space Jockey

12 milhões MAV

Oiseau de Proie

Tentam enganar a sociedade maquiando dados sobre o desemprego…que o desemprego esta caindo mas é pura balela…o que esta caindo é o numero de empregados com carteira assinada…e aumentado o trabalho informal…pois o sujeito desempregado esta desesperado e tem que sustentar a família…

falam de cuba ou venezuela mas isso aqui esta se encaminhando para ficar em um estado pior que o destes lugares…é só olhar a volta…pelas ruas…o numero de lojas e comércios falidos…os shoppings cheios de vagas pra alugar espaço…as ruas tomadas por ambulantes acima do normal…pessoas com curso superior trabalhando de motorista de aplicativo…

Flanker

Para lá!!!! Tenho 50 anos de idade e desde que me conheço por gente vejo pessoas com ensino superior completo trabalhando em subempregos ou na informalidade…..não vem com conversa mole….

Space Jockey

ele foi condenado denovo

Dudu

Oiseau de Proie:
Báh aí tu forçou.Comparar o Brasil com a Venezuela.
Menos…

Esteves

Se ficarem 36 ou 26 ou 16 que ainda nem começamos a pagar, paciência. Não será novidade.

A vida segue. As moscas da vida seguem junto.

Renan

Está errado já iniciou o pagamento para reduzir os juros

Esteves

Bom saber.

Vovozao

27/11/2019 – quarta-feira, bdia, Srs. no orçamento que está sendo discutido/aprovado na Câmara, haverá um aumento de +- 3.000.000.000,00 (três bilhoes) de reais na verba destinada ao MD,………..Enquanto isso estima-se 10,00 (dez reais) no aumento das aposentadorias, ou seja mais uma vez o podre paga a conta. Porque os bancos, mineradoras, grandes empresas na bancam este aumento do orcamento: grandes instituições não podem pagar conta; só assalariado. ATENÇÃO: não sou contra o aumento para a defesa, só sou contra corta o aumento dos + necessitados, tem que arranjar meios de aumentar sem punir.

Vovozao

…….leia_se….. retira-se…..

Luís Henrique

Caro vovozao, a previdência social foi modificada em todos os países desenvolvidos e do 1o mundo. Não tem mágica.
A conta não fecha. As pessoas querem contribuir durante 25 ou 30 anos com 10%, e depois querem receber 100% durante 40 ou 50 anos.
Todos os governantes, inclusive o Lula e a Dilma eram a favor da reforma da previdência quando eram governo. Tem vídeo do Lula e da Dilma falando sobre isso é defendendo a reforma.
Claro, na oposição é fácil ser contra, afinal eles não pensam no país, somente em medidas populistas para ganhar votos.

BR Paraná

Luís Henrique
Quando é que o pobre ou aquela pessoa que ganha até um salário mínimo de aposentadoria recebe 100% durante 40 ou 50 anos? A expectativa de vida do pobre no Brasil é de 76 a 80 anos, o pobre só se aposenta com 60 a 65 anos, se aposentando com 65 anos tem no mínimo de 10 a 15 de aposentadoria.

francisco Farias

A maioria das aposentadorias giram em torno de um salário mínimo. Raríssimas exceções consegue-se chega próximo ao teto.
Eu trabalhei por 35 anos. Sempre contribui com o máximo permitido, mas minha aposentadoria, calculada pelo INSS, ficou em menos da metade do teto da previdência.
Independente de qual partido está no poder, a porrada é sempre nos aposentados.

Gabriel BR

Monitoramento via satélite + 30 navios de patrulha oceânica , se delegarmos a construção dos navios a Thyssen Kroup podemos conseguir um financiamento camarada…o satélite pode ser Chinês e podemos pegar financiamento também. Resumindo precisamos colocar essas despesas na lei do orçamento para o ano que vem de forma que possamos arcar com as prestações.

FERNANDO

hheheheh
claro,
eu preciso de 1 milhão!!
Se eles não liberaram grana para compra de novos navios, imagina pra isso!!
Esqueça marinheiro, o Brasil é um país de fracassados!

Samuca cobre

Agora ficou mais difícil ainda!!! Com tantas coisas precisando de investimentos… esses 3 Bilhões à muito tempo já tinha que ser injetados aos poucos durante vários anos que já estão falando da Amazônia Azul!!! Este sistema de defesa já estaria até pronto!!! Mas…. sabe como é né…

Top Gun Sea

A situação da marinha do Brasil é um problema crônico e generalizado mas que tem solução basta ação em várias frentes. O inchaço da corporação, aposentadorias precoces e vitalícias até a terceira geração atrelado a uma esquadra sucateada e obsoleta que não conseguem patrulhar a costa brasileira. Isso pode ficar pior pois a pirataria nos portos está aumentando, daqui a pouco tempo começam os saques de petróleo bruto nas plataformas pelos piratas… Essas frentes que refletem no problema da MB podem ser atacadas. Se esse monitoramento que o comandante se refere em investir em meios como dezenas de navios patrulhas,… Read more »

Leonel Testa

Era so pegar uns 4 ou 5 bilhoes de dolares da reserva de 370 bilhoes que resolvia os problemas da marinha

Rodrigo

Era só usar orçamento de forma correta, não inchando os quadros e abrindo concurso toda semana.
Simples orçamento tem aprendam a usar…
Falta de dinheiro não é desculpa o problema é incompetência mesmo.

Esteves

Top, Toda aposentadoria é vitalícia. Aposentou, vai até morrer. O que acontece com os militares acontece com todo funcionário estatutário. Não há teto, aposenta promovendo, aposenta com salário da ativa, a pensionista (viúva do aposentado fica com mais de 100%), as contribuições aos fundos e aos regimes são irrisórias, a pirâmide dos inativos está invertida porque as contribuições mal passam de 10% do total necessário para tanta mordomia. Do lado dos funcionários CLT com carteira assinada, há teto (pouco mais de 5 mil), não há correção dos benefícios, recebia 20 e aposenta com 5, as empresas sonegam, as empresas praticam… Read more »

Top Gun Sea

Sim Esteves! Fiz uma alusão ao fato de que acabam repassando o benefício para viúvas já casadas e filhos e padratos e madrastas…

Esteves

Top, Viúva é pensionista. Viúva é a ex esposa do aposentado. Essas histórias que vocês contam que alguém contou o que alguém viu é história. Na Previdência da CLT o aposentado aposenta com 4 embora tenha contribuído com 40. Na Previdência da CLT há teto. Na Previdência da CLT pensionista fica com 50%. O que acontece com os regimes previdenciários no mundo inteiro é que eles foram feitos em épocas pré históricas. Todos os regimes (CLT, misto e estatutário) são insustentáveis porque as contribuições não passam de 15% do total necessário para cobrir os resgates. Alguns não passam de 10%.… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Seis mil toneladas… Imagina o que nem chegou na praia. Um B(razilian)O(ceanic)S(urveillance)S(ystem) iria bem, mas dificilmente poderia evitar o que aconteceu, supondo que tenha sido o que se supôs ter sido. Não foi ato de guerra mas de terrorismo ecológico, proposital ou acidental. Vai ter GLO no mar? Com que meios? Vai ter excludente de ilicitude se um canhão naval produzir um morticínio num alvo erroneamente designado? Ou é tudo future faking, conversa pra ninar o gado, já que nem se sabe quem deu a ecobordoada (ou talvez saibam, e por isso mesmo levem as investigações até o fim dos… Read more »

Luiz Floriano Alves

O litoral americano é o mais bem vigiado e defendido do mundo. Isso não evitou que um poço, no Golfo do México despejasse milhões de litros de petróleo, ao se romperem tubulações de um poço submarino. Poluição que até hoje tem reflexos ambientais.Ou seja, não se pode dizer que aumentando os gastos se evita esse tipo de ocorrência. Tambem não vamos gastar o que não temos em cima de deficiências da MB, que tem outra natureza. Vamos investir na MB, mas sem deixar de fiscalizar os poços e os navios da plataforma ou zona econômica do Brasil.

Esteves

Podia começar contando a verdade.

. A MB está sucateada
. Não existe fôlego financeiro para investimentos
. Os orçamentos públicos precisam de reformas
. Os gastos públicos precisam de reformas
. Submarino não foi feito pra patrulha
. Obras, projetos e programas sempre ficam mais caros e bota caro nisso por conta das interrupções
. Não temos $$$$ para vigiar, monitorar, patrulhar, tomar conta, agir, na ZEE.

Mamãe ainda diz. Mentir é feio.

Esteves

É conversa. Só conversa.

Bardini

Mais um sistema que quando sair do papel, já vai estar ultrapassado…

Ozawa

“Até falar com o diabo eu vou falar para descobrir [o autor do vazamento] …” (Almirante Ilques – Comandante da Marinha)

É o exemplo modelar do defeito em uma palavra de efeito …

Nem mesmo a existência do “Sisgaaz” superaria tamanha falta de sagacidade em um argumento imaginário tão equivocado quando, por definição teológica, o diabo é o “pai da mentira” …

Agora se explica porque a Marinha do Brasil não identificou a autoria do vazamento até hoje: seu Comandante pretende oitivar até mesmo o diabo como última alternativa para descobrir a verdade …

Wellington Rossi Kramer

“… falar com o diabo …” é uma figura de linguagem! Não há mal nenhum em utilizá-las.

Jonatan

Uma figura de Estado, o comandante de uma Marinha bi-centenaria, dizer isso é o cúmulo da bananice! Mostra como o mal da América latina são seus líderes fanfarrões, sem um pingo de visão estratégica! Depois querem culpar os EUA por nosso atraso!

Edison Castro Durval

Me desculpem mais eu caí na gargalhada ao ler o título da notícia.
Acreditar que o Brasil vai gastar algum dinheiro com um procedimento que permita o monitoramento de desastres ambientais é no meu ponto de vista o mesmo que acreditar em terraplanismo.
Nunca irão disponibilizar essa verba e se disponibilizar metade tela será desviada e acabará ou no soldo dos militares ou nas mãos dos políticos e dos fornecedores de tecnologia.

Esse tipo de comportamento de se preparar para desastres afim de diminuir os impactos não faz parte da Cultura Brasileira e ponto final.

Astenovaldo

Essa verba já existe e já está disponibilizada: chama-se orçamento da Marinha do Brasil. Se a MB insiste em não aceitar a criação de uma Guarda Costeira, então supomos que ela própria deve realizar as ações de patrulhamento do nosso litoral. Para isso, recebe seu orçamento.

Se a Marinha, assim como o EB e a FAB, resolve embolsar esse orçamento em soldos, é decisão única e exclusivamente desta instituição, mas que não ouse pedir mais recursos quando os seus são mal e porcamente utilizados para benefício de alguns caciques.

Zorann

o Sisgaaz não é só para desastres ambientais. Com ele teriamos um controle sobre nossas águas, teriamos monitoramento por satélite, saberíamos quem navega aqui, coisa que hj não sabemos.

O Sisgaaz é mais importante do qualquer submarino, ou escolta que se planeje construir. Antes de nos defender, precisamos saber onde estão os alvos.

Marcos

Toda a frota se concentra no RJ, querem monitorar as águas como?

Bardini
MBP77

Valor previsto para o “fundo partidário” no Orçamento de 2020: R$ 2,5 Bilhões.
Tem certeza de que não tem de onde tirar uma parte dos recursos, ano após ano, até chegar ao montante necessário?
Brasil, pátria de parlamento parasita.
Sds.

Renan

11milhões de funcionários públicos (juízes, políticos, acesor, militares, professor, etc) consomem 450 Bilhões de reais apenas em salário. Não está aí verbas de auxílio e benefícios.

Pode ter certeza que tem muito de onde tirar, basta o povo acordar e começar a cuidar da sua cidade. Quando a cultura for de vigiar os gastos públicos cuidaremos dos estados, e em um futuro muito distante chegaremos ao governo federal.

Mas é necessário que comecemos de baixo

carvalho2008

Mestre Renan, este número de 11 milhões é real? Imaginava algo na casa dos 3 MM.

O número é este? Alguém sabe?

Na realidade estou atrás do número da Adm pública, separado em suas diversas categorias

João Adaime

Prezado Renan
Segundo o Ipea com dados de 2017, são 11,5 milhões nos três níveis, com gastos totais de 725 bilhões (10,7% do PIB). A maioria está nos municípios e é composta do pessoal da educação e da saúde.
Consultando o Atlas do Estado Brasileiro do Ipea pela internet é possível ver estes números em detalhes.
Abraço

Esteves

É isso.

Em municípios menores o cidadão pode acompanhar essa realidade.

Educação. Faltam professores. Sobram burocracia, rotinas absurdas e empreguismo.
Saúde. Faltam médicos. Sobram balconistas, estoquistas, atendentes, terceiros e empreguismo.

Pior ainda nas cidades que recebem os tais royalties do pré-sal. Quem quiser pode ver o estrago ambiental em São Sebastião e Caraguatatuba. Zero centavo aplicado pelas prefeituras no impacto ambiental provocado pela operação do terminal de gás da Petrobras.

O problema maior são os municípios.

Renan

Sim o número tenho noção dos 11,492 milhões de servidor, porém varia muito em época de anos. É mais ascertivo chutar 11 milhões. Mas nunca pesquisei a soma total das despesas com auxílio, ajudas e benefícios. Sei que somente salário nú e cru são 450 Bilhões de reais. Mas provavelmente seja bem este o valor somado os benefícios de 725 Bilhões. Então imagina somando o que estes 11,5 milhões ( excluído os 2 milhões de honesto que deve existir), o tanto de dinheiro que é desviado dos cofres públicos, graças ao jeitinho, corrupção, cargos de laranja. ( Vide o que… Read more »

carvalho2008

Ok, entendi….

Mas destes 11 milhões, temos de cortar fora 5 milhões de professores 9 Total Brasil mas não sei quantos são publicos)

Retirar as Policias, Bombeiros, Medicos/Enfermeiros….

O resto é custo que não agrega….desculpem se esqueci alguma categoria importante de peso….

Renan

Temos dados mais preciso:
Federal:1,19 milhões Remuneração média R$10,2 mil reais ( 135 Bilhões ano)
Estadual:3,75 milhões Remuneração média R$ 5,0 Mil reais (225 Bilhões ano)
Municipal:6,55 milhões Remuneração média R$3,0 mil reais ( 236 Bilhões ano)

2,5 milhões são professores

0,5 milhões são policiais

0,07 milhões de bombeiros

0,95 milhões de enfermeios

0,0086 milhões de médicos atua exclusivamente no SUS.

0,02 milhões de médicos atua no SUS e no privado.

Total de 4,7 milhões de cargos extremamente útil ao Brasil.

Renan

Remuneração sem os benefícios e ajudas prêmios etc

Renan

0,2 milhões de médicos atua no SUS e no privado

Corrigindo 4,9 milhões de trabalhadores extremamente úteis ao Brasil

carvalho2008

Ainda assim está alto….tem o judiciario que precisa existir, mas deve ter muita gordura….. Eu chuto ainda uma fração muito grande de “População Sem Geração de Valor Agregado” ligado ao política, juntando o publico diretamente relacionado a politica….o nosso Custo Sindico. No Custo Sindico, todos os cargos eletivos do Executivo e Legislativo, ministerios e secretários, cargos comissionados, Estrutura partidaria e Sindical Trabalhista e Patronal. Só isto ai deve dar uns 3 Milhões que não produz um pão. 3 milhões de pessoas que consomem a riqueza gerada pela população economicamente ativa. E é ai que reside o maior mal da democracia… Read more »

Antonio Palhares

A corrupção endêmica e contumaz leva muito mais que isso por ano na terra de Pindorama.

João Adaime

CPI do Óleo. Mais uma palhaçada, ops, desculpem. Quis dizer mais uma atitude equivocada dos políticos. Alguém já viu CPI resultar em algo concreto a favor do País, fora gastos com viagens para conhecer e “investigar”? A propósito, ontem a Polícia Federal efetuou prisões após uma investigação sobre desvio da merenda escolar no Estado de São Paulo. Em apenas 27 municípios foram desviados 2 bilhões de reais. Os mesmos 2 bilhões que o comandante da Marinha diz precisar. E SP conta com 645 municípios. O Brasil com 5.570. Talvez passe um pouquinho de 2 bi se a investigação atingir todo… Read more »

Saldanha da Gama

Sr Almirante, No congresso exponha um plano de contenção de gastos de pessoal, funcionários condizentes com as necessidades, fim dos concursos semanais, limitação do número de almirantes e oficiais graduados e suas benesses, enfim, criando um corpo profissional e proporcional com o material e estrutura que temos. Após o devido e profissional enxugamento de gastos, solicite e exija o devido e real investimento do estado, para criação de uma marinha proporcional a nossa extensão marítima, as riquezas que a mesma guarda e a importância do Brasil.

Top Gun Sea

João, muito bem colacadas e oportunas as suas palavras!

Junior Boas

Por isso as coisas não andam nesse país. É muita discussão entre si e pouca cobrança, nós deveríamos olhar isso com cautela antes de argumentar, população lutando pelos seus políticos de estimação. Tem que ser muito burro mesmo.

Navarro

Com tanta verba gasta com pessoal, ainda há “necessidade” de se alocar pessoa administrativo terceirizado via FEMAR em tantas OM. Inclusive fazendo o trabalho que deveria ser dos militares e civis, muitos desses últimos mais interessados em suas respectivas vidas acadêmicas extra-MB que no serviço de bordo. Melhor não esperar tal investimento no Sisgaaz para essa vida.

Fabio Araujo

Planejamento e vontade de executar a Marinha sempre teve, mas sempre faltou grana para tal, gastar dinheiro com as forças armadas nunca foi prioridade de nossos governos seja por falta de grana, seja por falta de vontade política!

Space Jockey

por falta dois dois !

Alexandre Ol8veira

Parece piada. Esses mesmos militares que apoiam a entrega do pré-sal aos gringos agora querem defender a “Amazônia Azul”?

Luiz Floriano Alves

Alexandre Oliveira
Vender o que não se possui é um alto negócio. Até porque muitos paises acabam aceitando nossa demarcação territorial. A China está tentando marcar a dela.

Space Jockey

Se com os recursos atuais os meios de supefície ja estão em situação de penúria extrema imagina gastando com monitoramento remoto…

Jadson Cabral

Tá certo… deem 2 bilhões pra MB e 4 anos depois o sistema ainda não estará pronto mesmo depois de ter custado o dobro.

Space Jockey

Dá esse dinheiro que eles abrem é concurso.

Fly over de clouds

Avisa para o comandante da Marinha acordar; em poises onde os militares realmente estão interessados com seus países e não com suas mordomias pessoais, as coisas são um pouco diferente!!! Mas vamos a exemplos que resolveria muitos problemas: Fernando de Noronha: Está a 545 KM da Costa com um pico de 323 metros que pode abrigar dois radares (aéreo & marítimo ) Um destacamento da FAB com um C295 SAR e 3 Helicóptero pesados de busca e resgate! Um destacamento da marinha com uma corveta offshore com um super linx embarcado, tudo isso suportado por: 1 Potente radar de controle… Read more »

carvalho2008

Um balão estático ao estilo do jlens americano pode com um radar a 3 mil metros de altura, ter um alcance de 370 km fácil

É o que eles estão fazendo porém de forma mais complexa usando sistemas antimísseis nele

comment image

Flanker

Vergonha na cara*

Foxtrot

Pelo amor de deus.
2 bilhões para investir em satélites e sensores mas não teremos navios para abordar embarcações suspeitas.
Melhor pegar os 2 bilhões e investir nos OPV-1800 BR e NAPA-500 BR.
Criar um comando conjunto de inteligência e cooperar o SGDC, AMAZÔNIA-1, CBER,s e inúmeros satélites nacionais e internacionais de imagens ópticas que temos acesso.
Mais uma vez nossos militares mostram que não possuem planejamento e muito menos integração.
Segue a incoerência!

colombelli

Concordo contigo, a MB ainda patina muito em planejamento. Informação sem mecanismo de intervenção não vai adiantar muito. Por isso ja falei mais de uma vez que precisa é se ter a seguinte ordem de prioridades: 1) Redução do efetivo que sob nenhum prisma se justifica como está podendo ser mantido o efetivo do CFN poisa li cada um se justifica como combatente. 2) submarinos em quantidade e qualidade como unica dissuasão verdadeira. 3) Um apatrulha numerosa e presente em todo litoral. 4) escoltas feijão com arroz pra tempo de paz e algum poder no âmbito da AL Com mais… Read more »

Renan

1, 2,3,4 perfeito Se tivesse uma lei que obriga as 3 forças a investir 1 Bilhão de dólares em compra de material e 700 milhões de dólares em manutenção, reforma e modernização Teríamos em vinte anos alguma coisa relevante. A Marinha com 1 Bilhão de dólares no primeiro ano poderia comprar 20 navios de patrulha de 50 milhões de dólares. (Npa500br) Depois pode comprar um segundo lote tendo 40 patrulhas. Então passa 4 anos comprando um navio de patrulha Oceânica de 100 milhões de dólares. Com 1000 toneladas de deslocamento. Teremos em 6 anos 40 Npa e 40 NPO. Depois… Read more »

Foxtrot

Concordo com você caro Colombelli. E já falei muito disso aqui. O pior que são todas as nossas FAAs que estão assim, folha de pagamentos hiper infladas, benefícios absurdos para altas patentes, aquisição de equipamentos importados e sem necessidades urgentes etc etc etc etc. No caso da MB, quando menciono o projeto Meko/CCT gambiarradas, é porque não existe Meko-100 com o deslocamento oferecido a MB e previsto em seu NAIPP. Concordo com você que precisamos de navios “Pés de Boi”, rústicos, fácil manutenção, construção barata e hiper armados. Por isso mesmo defendo o projeto original das CCT,s do CPN e… Read more »

Bardini

Só pra rir… . Explica pra nós aqui, como que se faz MONITORAMENTO EM TEMPO REAL integrando um satélite de comunicações e alguns satélites de imageamento, sendo que na conta, tem satélite com órbita de 5 dias para revisita, fora integração de produtos de terceiros (ex: NASA/USA). Sem falar que parte dessas cosias nem lançadas foram ainda (Amazonia-1 e outros CBERS)… . Tu acha que a MB quer satélite novo e demais sensores pra bonito, sendo que ela poderia estar usando que já existe??? . Já sei. Tu não vai explicar como se faz essa mágica de IMAGEAMENTO EM TEMPO… Read more »

Foxtrot

Olha é meu fã lesadão Bardini, que acha que sabe de tudo mas não sabe diferenciar um paquímetro de um multímetro. Não sabe a diferença de um parafuso sextavado de um cabeça chata e fenda. Vamos lá então lesadão. Primeiro, se acredita que o SGDC um satélite de bilhões de euros ( quase duas vezes mais caro que o ARASAT da Argentina e que também é de telecomunicações) é só para essa função, o problema é seu. Não será eu que lhe convencerá que o ” papai Noel” não existe. Concordo que os Cebers tem órbita de 5 em 5… Read more »

carvalho2008

Eu acho que neste meio do Sisgaaz, falta um meio que é fundamental. Deveriam planejar a construção de uns 9 grandes dirigiveis hibridos de 150 metros. Um dirigivel comum já é 3 vezes mais rapido (128 km/h) que um navio. Um moderno hibrido pode chegar fácil entre 150 km/h a 200 km/hora. Pode operar como um navio por 7 dias ininterruptos. Tem um horizonte radar com o mesmo Seasprey dos Bandeirulhas P-95 de 370 km….um navio apenas 40 km… Conclusão: – Um Dirigivel hibrido consegue patrulhar uma area 21 vezes maior que um navio!! E quase com a mesma persistencia.… Read more »

Luiz Floriano Alves

Fly over the Clouds.
Bela dispersão de recursos. Isso vale tb para os distritos navais que sofrem a míngua de embarcações e recursos diversos. Sómente com uma economia forte e base cientifica, técnica e industrial se constrói uma marinha de verdade. Ver o exemplo da China. Abço.

carvalho2008

comment image

Não é montagem. jatos e Dirigiveis conviveram até 1962.

Os N-class ZPG-2W foram empregados em pontos vitais de vigilancia AEW ASW/ASUW pela US Navy até 1962. Um deles ficou famoso pelo recorde de 264 horas ininterruptas e cobertura de uma distancia de 9.740 millhas.

Possuiam velocidade de 128 km/h e um radome de radar AN/APS-70.

carvalho2008
carvalho2008

comment image

carvalho2008

O USS Makon da decada de 30, tinha um hangar interno para 6 biplanoscomment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

Existem hoje muitas formas de fazer a ligação do dirigivel a superficie para abordagens e inspeções.

Um MD-500 ou AH-6 Litle Bird, pesa 1.400 kg apenas.
comment image

carvalho2008
carvalho2008

comment image

carvalho2008
carvalho2008

comment image

carvalho2008

Possivel de descer uma lancha ou RIB hibrida para inspeções de navios de forma muito rapida.
comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

A industria recreativa fabrica modelos para diversão…porque não um modelo um pouco mais parrudo?comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

Poderia ainda levar drones com hidrofones / sonoboias
comment image

carvalho2008

E torpedos anti submarinocomment image

carvalho2008

Aqui uma promoção de teste de conceito do dirigível Skyship 600

Veja o detalhe em que ele carrega uma RIB que desce pelos cabos e lança assim a tripulação para navegar na água

Conceitualmente é que se o mesmo que descrevi acima

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Fernando Vieira

Eu sei onde tem essa exata quantia dando sopa. Nunca é contingenciada, sempre é executada em 100%:

Chama-se fundo partidário. Era de 2,5bi mas o governo cortou para os dois que o comandante da Marinha quer. Os partidos políticos podem recorrer aos seus afiliados, militantes, simpatizantes e arrecadar dinheiro por n formas via internet. O Brasil precisa mais de um sistema de monitoramento da Amazônia Azul.