Caça-Submarino Juruá - CS 53, ex-USS SC 764, classe SC 497

“As milhas vão sendo devoradas. Tudo que aconteça é novidade bem-vinda para quebrar o ramerrão. Um holofote do capitânia que pisque é sempre uma esperança – mesmo quando avisa que há submarinos postados no caminho do comboio. Mas caça-submarinos são navios de gente moça, alegre e irreverente.

E a alegria e a irreverência deles vieram fazer caretas à antiga sisudez das comunicações navais. Conversa-se amigavelmente pelos pisca-piscas. Conta-se fatos. Caçoa-se. Cumprimenta-se. Os códigos de radiofonia devem utilizar palavras que bastante se afastem de sua real significação. E daí surgem diálogos surpreendentes.

Um comandante de escolta certa vez (normalmente há um código para cada comboio) denominou a escolta de retreta, o comboio de auditório, o comandante da escolta de maestro e os diversos navios com nomes de instrumentos. Havia o pandeiro, o cuíca, o chocalho, o reco-reco, o trombone, etc. Além disso, um mercante seria mau elemento, avaria, lilica, corveta, rapaz, cruzador, feioso, caça-ferro, beleza (é claro que ele era comandante de um caça-ferro).

Chamava-se penetra um navio suspeito, investigar um contato, pegar um abacaxi, atacar com bombas, sambar, regressar ao comboio, dar despesa, e estação de rádio, fogão. E podia-se ouvir, não só a orquestra, mas todo o Atlântico, mensagens como esta: “Maestro de Chocalho – estou com lilica no fogão”, ou “Tamborim de Reco-Reco – fui pegar um abacaxi, sambei e já dei despesa”. Difícil para os alemães, se escutavam, compreenderem…”

Caça Submarino (Caça-Ferro) Graúna – G 8

“Movimentos bruscos largam as bombas. Sentem-se baques surdos e um estremecimento percorre o navio, a cada uma que explode. Pela popa, gêiseres de espuma erguem-se enormes, fosforescentes, como montanhas luminosas.

O cacinha faz um giro lento e 20 pares de olhos devoram a escuridão. Súbito, alguém parece ver um vulto que se delineia na sombra. Brada. Impressão ou realidade, todos distinguem-no imediatamente. O ratatá das metralhadoras matraqueia, brilhando os traçadores como um imenso fogo de artifício vermelho.

O canhão entra no coro, com sua voz de baixo. (…) Talvez um avião encontre na superfície, incapaz de imergir, uma presa que acabará de destruir. Talvez nada tenha acontecido. Mas o comboio passou. Pelo menos por esta noite e pelo dia seguinte este não lhe meterá medo. E o caça volta a procurar o seu cantinho na escolta.”

Trechos do capítulo “Os Cacinhas”, do livro Estórias Navais Brasileiras, de Helio Leoncio Martins e Antônio A. C. de Castro. Rio de Janeiro, SDGM, 1985.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Esteves

Eita…que tinha que ter coragem pra embarcar um naviozinho desse e ir caçar submarino.

Alex Barreto Cypriano

O artigo não explica bem a diferença entre os caçinhas (pau e ferro). Os ferro, vieram oito dos estadunidenses (ou americanos, há controvérsias entre os especialistas…). Lá, PC-461 class, fabricados às centenas. E havia, igualmente, comunicações jocosas entre os yankees a bordo dos PC: ‘no, thanks, we’re already below periscope depth’.

Alex Barreto Cypriano

Fui olhar: vieram oito SC-497, também por lend-lease, lá parte dos mais de quatrocentos botes da splinter fleet, aqui caça-pau (ô nome feio…). Nunca um SC abateu um sub…

Dalton

Inicialmente Alex, apenas 2 “461” seriam entregues, porém com intervenção do Presidente Vargas e do Almirante Jonas Ingram, IV US Frota, outros 6 foram entregues.
.
Os “461” “Giants”, receberam nomes iniciados com a letra “G”, os “caça ferro” eram maiores e melhor equipados que os “110” “Juniors” com nomes iniciados com a letra “J” , os “caça pau”, mesmo assim, o tamanho reduzido fica evidenciado quando comparo o modelo de escala 1:1250 que tenho com o modelo de mesmo escala de um contratorpedeiro de escolta classe “Cannon” dos quais a marinha brasileira recebeu 8 unidades.

Alex Barreto Cypriano

Os PC, 173 feet (lbp ou loa?…) que chega a ser chamado 173 footer; os SC, 110 feet. O arranjo interno dos PC461 era modesto (só se acessava a messe, à ré, pelo convés aberto, passando pelos Bofors 40mm – a sala de máquinas a meia nau e alojamentos à vante, abaixo do canhão de 3″). A superestrutura era pequena, os ambientes bem apertados. Algum dia, se Deus permitir, retraço os planos destes botes pra pôr na parede à guisa de decoração.

M65

Na segunda foto (do G8), salvo engano, ao fundo é a Fortaleza de Sta. Cruz em Niterói na entrada da Baía de Guanabara.

Roosevelt

Nos anos 80 o Juruá e o Javari ainda estavam no cais da Força de Minagem é Varredura da Base Naval de Aratu. Realmente pegar mar aberto com eles devia ser por demais assustador.

Enes

Não para marinheiros.

Cristiano de Aquino Campos

Mais uma história maravilhosa que não conheciamos.

Fernando XO

Para quem ficou interessado no tema, recomendo a leitura de “A bordo do Contratorpedeiro Barbacena”… embora seja uma ficção, faz uso de vários episódios reais ocorridos durante a II GM para costurar o roteiro… abraço a todos…

Roosevelt

Não há mais em estoque na Engepron, uma pena.

Roosevelt

Aliás o Fernando tem mais alguma sugestão desse tema da guerra no nordeste?

Otto Lima

Embarcar em um caça-pau para enfrentar subs alemães em alto mar realmente era coisa de “cabra macho”.

Dalton

As condições a bordo eram ruins especialmente nos “caça pau”, mas, felizmente não precisaram entrar em ação ao contrário por exemplo de seus equivalentes na US Navy, um dos quais o “699” atuando no Pacífico foi
atingido por um bombardeiro japonês avariado o que é considerado por muitos como o primeiro ataque “kamikaze” a um navio da US Navy.

Rodrigo Hemerly

Eu sou historiador e quem tiver interesse em aprender mais sobre história é só acessar minha página eletrônica no seguinte endereço eletrônico, a saber: https://www.historiahumana.com.br. Atenciosamente Rodrigo Hemerly.