Home Indústria de Defesa China: Surto de coronavírus afeta construção de porta-aviões e desenvolvimento de caças

China: Surto de coronavírus afeta construção de porta-aviões e desenvolvimento de caças

5280
152
Concepção do Terceiro porta-aviões chinês atualmente em construção

As empresas de armamento chinesas adiaram o trabalho anteriormente planejado para se concentrarem no controle do risco de disseminação do novo coronavírus (2019-nCoV), incluindo as que constroem o novo porta-aviões e caças do país, bem como as de Wuhan, província de Hubei, o epicentro do surto de vírus.

De acordo com declarações divulgadas pelo estaleiro Jiangnan em Xangai, que supostamente está construindo o terceiro porta-aviões chinês, e a Shenyang Aircraft Corporation, fabricante do avião de caça J-15 na província de Liaoning, no nordeste da China, nos últimos dias, as empresas estão estendendo o feriado do Festival da Primavera até o próximo domingo.

Elas pediram aos funcionários que viajavam para outras cidades desde o surto do vírus que não retornassem ao trabalho até novo aviso ou que estivessem em casa em quarentena por 14 dias, o período latente relatado para o vírus.

Isso provavelmente resultará em atrasos na construção do novo porta-aviões e dos caças necessários, disseram observadores, lembrando que a China está inaugurando a construção de uma marinha de águas azuis profundas na qual poderosos porta-aviões desempenham um papel crucial.

Observadores temem que em Wuhan, onde se acredita que o vírus tenha se originado, o impacto possa ser ainda maior.

Wuhan é o lar de muitos institutos chineses de design e fabricação de armas e equipamentos, como o Wuchang Shipbuilding Industry Group Co Ltd, que constrói submarinos, e a Universidade Naval de Engenharia, que está desenvolvendo tecnologias navais avançadas, como a catapulta eletromagnética, o railgun, a propulsão elétrica total, e tecnologias relacionadas a submarinos, de acordo com relatos da mídia.

Xu Guangyu, consultor sênior da Associação de Controle e Desarmamento de Armas da China, disse ao Global Times na segunda-feira que, embora o vírus tenha um impacto nos programas de armas e equipamentos da China, será de curto prazo, pois espera-se que o vírus dure apenas por alguns meses, na pior das hipóteses.

Priorizar a saúde e a segurança das pessoas é absolutamente o caminho certo para evitar fatalidades, bem como mitigar qualquer impacto a longo prazo, disse Xu.

O terceiro porta-aviões chinês em construção

FONTE: Global Times

152
Deixe um comentário

avatar
18 Comment threads
134 Thread replies
2 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
48 Comment authors
RogerioJacintosmichttBruno Vinícius CampestriniAlexandre Pessoa Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
Ozawa
Visitante
Ozawa

A comunidade internacional ficou cheia de salamaleques para declarar emergência internacional de saúde a fim de não melindrar a China … Mas, convenhamos, com todas a venias à cultura de cada povo, apesar da China estar cada vez mais cosmopolita e integrada à cultura ocidental, os peculiares hábitos alimentares, digamos heterodoxos, de milhões de pessoas naquele país, repetidamente causam epidemias e pandemias, e existe a possibilidade de ser também a origem da atual … O famigerado vírus da gripe “Sars” por exemplo, em 2003, passou aos humanos de um gato selvagem aparentado do guaxinim … Iguaria na China … Assim… Read more »

Tomcat4.0
Visitante

Irretocável Ozawa!!!

ALISON L C SILVA
Visitante

Muito relativo isso… “A arma mais letal da qual o mundo deve se preocupar é” a capacidade dos americanos e judeus de desrespeitarem de forma acintosa tratados e dispositivos internacionais ao seu bel prazer… Impor sanções… Massificar mentiras atraves de meios de comunicação… Promover a intolerância com quem é diferente… Isso sim é de preocupar…

pangloss
Visitante
pangloss

Muito relativo isso… A arma mais letal a preocupar o mundo é a capacidade de disseminação de ideologias nocivas ao discernimento.

Bosco
Visitante
Bosco

Pangloss,
Parafraseando Jesus: não jogue pérolas aos porcos. É inútil!

Rafael M. F.
Visitante
Rafael M. F.

Alison, você é chato hein…

Flanker
Visitante
Flanker

Então vai para a China…..de preferência para Wuhan…..aí tu vais ficar bem longe dos EUA e de Israel!!!
Cada coisa que se lê!!!

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

E o que os cientistas estão divulgando é que o coronavirus é bem menos letal que o SARS, mas de transmissão bem mais rápida.
Pelo menos isso.

Tomcat4.0
Visitante

Transmissão absurda q acontece até mesmo estando o vírus encubado na pessoa transmissora a qual ainda nem sabe que está infectada. Não iria muito na onda de “cientistas” falando que o vírus é menos letal pois as chances da China estar escondendo os números reais de infectados e mortos são enormes.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

O fato é que se o vírus fosse mais letal, não daria tempo de transmitir para muitas pessoas, visto que o hospedeiro morreria.
Assim, uma coisa está ligada à outra.

MMerlin
Visitante
MMerlin

A letalidade está mais associada a taxa de mortes pós-infecção do que com velocidade com que ela mata.
E, além deste problema, o Corona tem outro: em demora em apresentar os sintomas.
Complicador enorme. Acredito que depois deste surte, a China vá impor algumas regras referente a tradições alimentares não saudáveis.
É impressionante como, em um instante, surge um novo vírus ou uma variante, de lugares imprevisíveis.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Amigo, todas as doênças tem tempo de latência ou incubação. Uma simples gripe, só e diagnosticada dias depois que você a pegou. A febre, coriza e dor muscular só aparecem quando o corpo esta tomado pelo vitus e você só vai no médico quando esses sintomas aparecem. Em geral, logo após o seu tratamento, se tiver alguem na familia com os anti-corpos enfraquecidos como os seus, ele tambem fica gripado.

Alexandre Cardoso
Visitante
Alexandre Cardoso

Regras à tradições alimentares não saudáveis??? Vai sonhando. Digamos, mesmo que isso fosse feito ( não será ), tu acha que seriam obedecidas?

MMerlin
Visitante
MMerlin

Estamos falando de outro país com um regime doutrinário e educacional totalmente diferente.
Existem n maneiras de conscientizar cidadãos referente a hábitos e sua consequência. E a educação é uma delas.
O consumo do ópio também era uma tradição que desvirtuou a sociedade chinesa durante duas gerações.
Após a revolução, o PCC não pensou duas vezes e proibiu seu consumo, aplicando duras penas para transgressão. Penas estas que duram até hoje.
Se existe um governo que conseguiria executar estas mudanças, a médio prazo, é a China.

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante

e aqui tem gente querendo a liberação das drogas.

Camargoer
Visitante

Caro MM. Mesmo se for considerado os 5 mil anos de civilização chinesa, esse tempo é curto para o aparecimento de um novo virus, contudo é suficiente para a mutação dos virus já existentes, Qualquer que seja o método educacional, regime político, sistema econômico, nada disso afeta a mutação do virus. É impossível mudar a evolução por lei.

Camargoer
Visitante

Caro MM. O hipótese é que o vírus é anterior aos peixes. Portanto, um novo virus não surge. Ele está restrito a uma área longe do contato humano. Quando há uma invasão dessa área, ocorre o contágio. Já a variação ocorre durrante a replicação do DNA ou do RNA no caso do retrovirus. Há uma chance (1 a 100 mil, considerando todos os mecanismos de correção de replicação) que ocorra uma mutação no DNA (pela troca de um ácido nucleico por outro). Na maioria das vezes essa substituição é neutra ou catastrófica. Contudo, algumas vezes essa substituição irá resultar em… Read more »

Bosco
Visitante
Bosco

Antônio,
O tempo de incubação longo (até 14 dias) em que é possível o contágio é o maior responsável pela transmissibilidade do Novo Coronavirus e não a baixa letalidade.
O vírus Ebola não tem grande transmissibilidade por ser transmissível apenas no período sintomático, não sendo transmitido no período de incubação.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Bom.
Foi o que os cientistas e o Ministro da Saúde do Brasil disseram.
Tudo bem que o tempo de incubação sem sintomas é importante, mas o fato é que se o coronavirus fosse agressivo e até debilitante/incapacitante como o ebola, cujos sintomas incluem hemorragia generalizada a possibilidade de disseminar seria menor.
Por ser menos agressivo e com sintomas mais leves, muito provavelmente circulou pela população com mais desenvoltura.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

O problema e que todo virus começa igual. Sem diferença se e uma simples gripe ou Ebola. Começa com dor muscular, febre e corisa. Só vão saber que e ebola quando tem hemorragia e fazem um exame de sangue. Lembrando que a dengue que tambem tem sintomas iniciais parecidos, tem o potêncial de causar hemorragia.

Flanker
Visitante
Flanker

Blábláblá…..p que interessa é que teu país preferido é umacincubadora de vírus para o resto do mundo …..

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Falou o brasileirinho, cuja metade da população não tem saneamento básico…

Flanker
Visitante
Flanker

Uma coisa não invalida a outra. E vc não é ninguém pra falar…sonegador de impostos…logo, criminoso assumido!

Flanker
Visitante
Flanker

Tempo de incubaçao e letalidade não são diretamente ligados…..pode ter uma incubação longa e uma letalidade alta.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Eu estou replicado o que os cientistas e o Ministro da Saúde falaram.
Agora, se vc acredita nos argumentos do Olavo, é uma opção sua.

Camargoer
Visitante

Caro Tom. Você tem três opções. 1 ir na onda dos cientistas, 2 ignorar os cientistas e fazer de conta que nada nunca seria tão grave e 3 confiar no pajé, no pastor, no padre ou na curandeira que joga fumaça de charuto na sua cara.

Alexandre Cardoso
Visitante
Alexandre Cardoso

kkk
Hj em dia, para certas coisas, prefiro confiar no pajé …
kkk

Alexandre Cardoso
Visitante
Alexandre Cardoso

Por ordem de confiabilidade:
1ª Pajé
2ª Curandeira
3ª Parteira
4ª Meu cachorro

Camargoer
Visitante

Olá Alexandre. Acho que você esqueceu do espírito do Dr. Fritz.

Esteves
Visitante
Esteves

Ele ainda “anda” por aí?

Camargoer
Visitante

Olá Esteves. Acho que o único “espírito que anda” é o do Fantasma la em Bangalla.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

O virus já saiu da China e afetou pessoas rm outros paised que tem cientistas e que portanto tiveram acesso as mesmas informações que os chineses.
Paa saber o grau de letalidade de uma doença as vezes só e preciso um paciènte. Dependendo da reação dele aos tratamentos, sabe-se se o grau de letalidade.

Renato B.
Visitante
Renato B.

Um dos fatores que influenciou foi o clima, eles estão no inverno. Menos ventilação e mais gente em ambientes fechados. O comportamento foi bem típico das doenças respiratorias de inverno.

Sobre a China esconder números. Todo o governo tenta faturar o que é bom e esconder o que é ruim, mas mentiras de larga escala vazam. A logística para esconder fatos geralmente é muito mais exigente do que falar a verdade.

Camargoer
Visitante

Olá Antônio. Parece que a letalidade e de 2% mas isso pode ser apenas resultado de uma condição sanitária melhor na China e uma resposta mais adequada do Estado. Imagino que a letalidade dessa variante da gripe seria muito legal 3 ou 4 décadas atrás.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Camargoer.
Isso é verdade.
O vírus ‘escolheu’ o País errado para atacar.
A força de vontade do povo e do Governo chineses é elogiável.
Vide a construção do hospital em uma semana.
E parece que entregaram outro hospital hoje.

SDS

Camargoer
Visitante

Caro Flanker. O local onde um tipo de virus desconhecido para a contagiar pessoas tem uma logica evolutiva. A hipótese aceita é que a origem do evolutiva do vírus é anterior ao aparecimento dos peixes (uns 500 milhões de anos). Como não se encontrou fósseis de virus (pequenos demais para serem preservados) é difícil determinar quando surgiram, mas encontrei referências que mencionam 1 bilhão de anos. Acho um equívoco assumir que esses vírus da gripe sejam mais novos que os humanos (250 mil anos). Os tipos desconhecidos de vírus da gripe aparecem na China porque é lá que existem as… Read more »

Jonatan
Visitante
Jonatan

O chings, faz-me rir! Desde quando vírus escolhe vítima por nação ou ideologia! Vírus não têm preconceito, e se tiver, não gosta de chinês! O fato do vírus ter surgido lá demonstra os problemas de saúde pública que a China enfrenta, e querendo ou não, seus pontos fracos! Epidemias assim derrubaram dinastias no passado chinês, e parece que o Xi jing ping, não foge a regra!

Camargoer
Visitante

Caro Jonatan. O vírus não escolhe quem infectar seja por ideologia ou por comportamento. Também é errado achar que um virus surge devido condições sanitárias ou alimentares. Se fosse assim, toda periferias de uma grande metrópole do terceiro mundo estaria pipocando de novos virus.

Jonatan
Visitante
Jonatan

Camargoer, sei disso! Por isso ironizei o comentário do chings!

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Vc entendeu o escolheu entre aspas?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Santa Catarina, ontem, confirmou o segundo caso de febre amarela.
Isso mesmo, febre amarela.
E não quero nem incluir os que morrem de dengue, gripe, falta de saneamento básico, nutrição deficiente, olho grande, espinhela caída e etc.
E quase sempre sem apoio médico do Governo.
Fila no SUS também mata.
Talvez se nosso povo fosse igual ao japonês, nada disso ocorresse.

Camargoer
Visitante

Olá Antonio. Anualmente o ocorre algo em torno de 40 casos de febre amarela no Brasil de pessoas que entraram em matas endêmicas sem terem se vacinado antes. Aliás, anos atrás a Cantanhede criou um panico sobre a falsa informação de uma epidemia de febre amarela. Várias pessoas foram se vacinar duas ou três vezes. Morreu mais gente de complicações devido a super dose da vacina que aquelas infectadas por febre amarela silvestre. O risco existe porque as cidades estão infestadas de mosquitos. Cantanhede foi imprudente e sensacionalista.

Camargoer
Visitante

Olá Antônio. Uma das causas de morte de idosos e gripe no inverno porque mesmo a vacina sendo gratuita, eles deixam de se vacinar porque acham que precisam mais

Flanker
Visitante
Flanker

Boa época para vc ir para o teu país, não é, Xings? Te pago uma passagem…só de ida….

Augusto
Visitante
Augusto

Kings, vai uma sopinha de morcego aí?

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Passo.
Prefiro o McDonalds.

Lexus
Visitante
Lexus

O que não invalida que seja precisamente naquela cidade que existe um laboratório de guerra biológica donde poderá ter escapado o Corona vírus… O que não invalida que um povo que comem ratos vivos, cães e gatos, morcegos e macaco, basicamente tudo que mexe ou rasteja, sem quaisquer cuidados de saúde pública, dê origem a inúmeras doenças e pandemias, como a SARS entre outras

Camargoer
Visitante

Caro Lexus. A explicação mais simples e a mais provável. Todos os vírus da gripe tiveram origem na China devido a ocupação humana nas áreas silvestres endêmicas.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

O problema da China são dois e apenas dois. Super população e condições sânitárias precárias. Lembrando que se fosse na India a coisa ia ser pior.

Camargoer
Visitante

Caro Cristiano. Condições sanitária precárias são um problema no mundo todo. As condições das periferias das metrópoles brasileiras são iguais as da China. A Índia também tem uma enorme população e condições sanitárias precárias, mas não há geração espontânea de novos virus por lá (ou em qualquer periferia de uma metrópole no mundo). Variações de virus da gripe desconhecidas surgem na China porque eles já estavam lá há milhares de anos, anterior á ocupação humana. Quando as pessoas passam a ocupara áreas antes preservadas, passam a ter contatos com os virus que estavam restritos. A Índia não irá apresentar novos… Read more »

Flanker
Visitante
Flanker

E por c0mer qualquer coisa…qialquer coisa mesmo…..

Esteves
Visitante
Esteves

Exagero. Aqui na Mata Atlântica existe, ainda, gente que mata bugios para comer. Cães e gatos são alimentos por toda a Ásia. A Klebsiella, super bactéria que causa pneumonia e está presente no meio ambiente, na água e nos alimentos cozidos, foi identificada no Brasil em 2011 e na China em 2015. Está presente em hospitais e pode ter “surgido” como consequência do uso de antibióticos. Ou sempre esteve por aqui matando silenciosamente até que um dia foi isolada. Ninguém saiu por aí dizendo que surgiu primeiro no Brasil porque comemos macacos. Ou que escapou de um laboratório na USP… Read more »

Flanker
Visitante
Flanker

Faça um compararivo entre os vírus altamente patogênicos que surgiram no Brasil e os que surgiram na China…..

Esteves
Visitante
Esteves

Antraz. Está lá há 5 mil anos. Furaram o gelo, liberaram a bactéria. Entra na floresta, entra em ambientes não explorados, come alimento duvidoso = contaminação. Araraquara é campeã em casos de dengue. A cidade é um matagal. Limpeza urbana zero. Varrer as ruas não varremos. Córregos imundos. O homem é a peste no meio ambiente. Em qualquer ambiente. Os bichinhos (bactérias e vírus) estão lá…tomando banho de sol, escutando música boa, levando a vida. Talvez a China seja obrigada a diminuir por falta de combustível para seguir tocando uma economia daquele tamanho 5% ou 6% ao ano. E botam… Read more »

gordo
Visitante
gordo

Com o passar do tempo a China vai adequando seus hábitos alimentares, por sinal de 2000 para cá as normas sanitárias nas feiras e mercados por lá tem sido aprimoradas. Meu medo é dessa desgraça bater em Nossa porta, aqui não temos o habito de construir 1000 leitos em uma semana.

José Carlos David
Visitante
José Carlos David

Com certeza seremos rápidos na construção de cemitérios.

Marcus Pedrinha Pádua
Visitante
Marcus Pedrinha Pádua

Infelizmente, amigo, acho que nem isso…

Camargoer
Visitante

Caro Gordo. O origem está mais relacionada a degradação das áreas silvestres nas quais os vírus estavam restritos do que hábitos alimentares exóticos. Caso as áreas ribeirinhas das florestas do CO e N continuem sendo ocupadas por mais e mais pessoas, mesmo que elas comam arroz feijão batata e macarrão (lembrando que arroz e macarrão tem origem chinesa) haverá uma epidemia de febre amarela urbana transmitida por Aedes

Flanker
Visitante
Flanker

Tu aprimorar uma coisa que não existe näo quer dizer que, em curto tempo vai ser algo aceitavel. Pensa só um pouquinho de forma bem simplória: quantas pessoas vivem na sua casa? Digamos, 5. Na China, seriam 35!! Um país com área territorial pouquinha coisa maiori que o Brasil tem uma população 7 vezes maior! É impossivel manter condições sanitárias ideais com uma população desse tamanho……então, não venham contemporizar e relativizar!!

Defensor da liberdade
Visitante
Defensor da liberdade

Se depender do SUS vão levar 6 meses só para os infectados terem acesso à uma consulta especializada.

Camargoer
Visitante

Olá Ozawa. A China tem sido a origem de várias pandemias de gripe. Provavelmente há um estoque de vírus silvestres aparentados por terem um ancestral comum muito antigo. Acho provável que outros vírus de gripe surgirão lá. O problema não são os hábitos alimentares, mas a destruição dos habitats naturais selvagens. O mesmo ocorre com os vírus do ebola que surgem na África por ser o local de origem. No Brasil há um enorme estoque de vírus da febre amarela nas áreas florestais do CO, NE e N. Corremos um risco muito maior de uma epidemia urbana de febre amarela… Read more »

Ozawa
Visitante
Ozawa

Camargoer, penso que a ocupação humana de zonas endêmicas não exclui os habitos alimentares exóticos como especulação da causa da atual crise infecciosa mundial originada uma vez mais na China. Podem ser mesmo complementares. O caso “Sars”, repita-se, é um precedente constatado cientificamente que apontou para culinária chinesa …

Camargoer
Visitante

Caro Ozawa. Acho que são coisa que ocorrem em momentos distintos. Como a hipótese da geração espontânea está errada, então o ponto de partida e a sua existência em um dado local. Como o vírus era desconhecido até então, ele existia em uma área isolada. Portanto, e necessário que pelo menos uma pessoa entre na área contaminada. 1. Se o vírus for contagioso pelo ar, água ou toque, pode ocorrer a contaminação por um mutante adaptado ao corpo humano. O vírus da gripe tem essas duas características. A transmissão e por ar ou por contato e apresentam uma taxa de… Read more »

Dranuits
Visitante

Povinho porco esse

Camargoer
Visitante

Caro Dranuts. Eu guardo e ensinei minha filha a guardar papel de bala no bolso, mas já escutei gringo na fila do checkinn em Cumbica falando alto, para todo mundo ouvir, que o Cumbica era o pior aeroporto do mundo, sujo e desorganizado. Já escutei uma senhora brasileira no embarque em Dallas falar mal dos EUA em alto português. Já escutei uma guia espanhola em um museu em Amsterdã dizer para os turistas cuidado na hora de falar mal de alguém porque sempre tem um brasileiro por perto que entende espanhol (a lista ainda inclui japoneses, franceses, chineses, argentinos, mexicanos… Read more »

Alexandre Cardoso
Visitante
Alexandre Cardoso

Povinho diferente, não porco.

Camargoer
Visitante

Acho que o “outro” é sempre diferente. Eu fico imaginando o que pensaram os nativos daqui quando chegaram as caravelas portuguesas fedidas, cheias de ratos, tuberculose, varíola e sífilis. Recomendo o livro “Xogun” que descreve o choque cultural entre o Japão e a Europa na época das grandes navegações.

Flanker
Visitante
Flanker

Perfeito! Os amantes dos chineses não admitem, mas grande parte da população chinesa deve seus hábitos peculiares de alimentacão à falta de opção do qie comer…..e some-se ainda à crendices, como pó de chifre decrinoceronte para cura da impotencia masculina…entre outra pérolas. Particularmente, quero distância dessa “Cultura “…..

Professor
Visitante
Professor

Infelizmente para você, para ter distância dessa “cultura” terá que viver como eremita. A China já domina o mundo.

Flanker
Visitante
Flanker

Economicamente pode ser….mesmo assim, vamos ver após essa epidemia…..culturalmente, que é o que me refiro, eles estão longe, mas muito longe mesmo, de dominar o mundo……ainda bem!!!

Camargoer
Visitante

Caro Flanker. Acho um erro achar que há um componente ideológico ao dizer que não há relação cultural ou política para o fato dos virus da gripe aparecerem onde hoje é a China. Caso houvesse relação ao hábito humano, apareceriam virus da gripe em outras regiões. Sobre admirar ou não a cultura chinesa, é algo particular a cada um. Eu sou um nipófilo assumido.

MMerlin
Visitante
MMerlin

O governo Chines já declarou ter sofrido um prejuízo de 500 bilhões, mas estimativas apontam que pode chegar a até 1 trilhão. Um trilhão sem contar a retomada industrial e da confiança para investimentos.
Este número é suficiente para abalar qualquer economia.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

A expectativa é que o crescimento econômico caia de 6,1% para 5,5%.
Só que isso vai arrastar meio Mundo junto.
Ou o Mundo inteiro.

Ricardo Bigliazzi
Visitante
Ricardo Bigliazzi

Para os caras terem construído um Hospital para mil leitos em 10 dias e pela movimentação mundial esse Corona Vírus deve ser bem mais perigoso do que andam falando por aí.

Acho que estão desenvolvendo todos esses esforços para que o danado não vire uma versão “remasterizada e aperfeiçoada” do imortal Vírus Influenza e suas dezenas de cepas.

Segue o jogo, torcendo para o bicho homem superar mais essa inventando logo uma vacina pois propagação de Vírus é como “fogo morro acima” e “água morro abaixo”, ninguém segura, nem mesmo os eficientíssimos chineses.

Esteves
Visitante
Esteves

Eles constroem um prédio de 57 andares em 19 dias.

Flanker
Visitante
Flanker

Você moraria nesse prédio? Eu não!! Procura na internet a quantidade de acidentes, desmoronamentos, biracos qie secabrem nas ruas e engolem ônibus, carros e caminhões inteiros…. isso é devido á consteucao5desenfreada de rudo na China……Vocês falam como se eles fossem super-homens…dotados de poderes extraordinários….e não são, na realidade, diferentes de ninguém! Engenharia é igual em todos os ligares! As leis da física ao as mesmas me todos os lugares! Tempo de cura e secagem de concreto na construção civil é o mesmo em qualquer lugar……

Esteves
Visitante
Esteves

Não usam concreto. Módulos. Servem para navios, prédios, navios, escolas.

Pode ser que algum caia. Faz parte.

Flanker
Visitante
Flanker

Eu sei disso….mas, não vou discutir….as informações estão à disposição…é só procurar…..

Camargoer
Visitante

O vírus não seria mais letal agora do que antes, mas a capacidade de dar uma resposta rápida e adequada ao problema.

Cristiano de Aquino Campos
Visitante
Cristiano de Aquino Campos

Não, isso só mostra que eles estão preparados ao contrário de nós que quando temos mais um surto de dengue, levamos semanas para fazer o básico.

Esteves
Visitante
Esteves

5 anos para construir 1 hospital regional com 250 leitos. Aqui.

Eles constroem 1 hospital para 1 mil leitos em 10 dias.

Camargoer
Visitante

Olá Esteves. Acho que a demora para construir hospitais públicos no Brasil está relacionado a qualquer outra coisa, menos competência técnica. A UNIMED de Ribeirão Preto construiu uma lindo hospital em menos de um ano junto ao anél rodoviário que contorna a cidade.

Esteves
Visitante
Esteves

Aqui levou 5.

Mas não é Unimed. O hospital deles fizeram em tempo menor. Mas faltam médicos.

Enes
Visitante
Enes

É só construir um míssil hipersônico anti coronavírus.

Tomcat4.0
Visitante

Uma observação de um amigo, a qual pode até ser verdadeira.
A tensão em Hong Kong cessou , calmaria total, não poderia ser esta mutação do coronavirus atual uma arma biológica liberada próximo a uma feira(já famosa por seus peculiares e exóticos produtos) de modo a colocarmos a culpa nos costumes(absurdos) alimentares chineses ??? A questão é que a coisa, se foi intencional, saiu do controle, saiu da China e está, como na matéria em questão, lhes causando atrasos e perda de força na guerra comercial(o q poderia colocar outro agente como aplicador do virus ).

MMerlin
Visitante
MMerlin

Tomcat, com todo respeito ao colega, mas se você postar este comentário em fóruns de teorias da conspiração, sem dúvida alguma vão confirmar a tese e dizer que tudo não passa de um projeto de dominação global.

Saldanha da Gama
Visitante
Saldanha da Gama

Eu já ia postar que a culpa é dos usamericanos……Não que vc tenha dito, apenas que alguém intencionalmente lançou uma arma biológica para frear a china… abraços

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Por que será que os malvados comunistas chineses não planejaram excursões de cidadãos infectados e assintomáticos por Nova York, Londres, Paris e Berlim?
Assim, poderiam disseminar a doenças em seus terríveis opositores capitalistas e destruir suas economias.

Prezado tricolor.
Não me decepcione.

Bosco
Visitante
Bosco

Toinho,
Mas eu aposto que em teorias conspiratórias que colocam os americanos como malvados capitalistas capazes de disseminar o vírus na China você aceita de boa, né???
Você acha que somente os EUA detém o monopólio das maldades humanas e fecha os olhos para as atrocidades cometidas pelos seus amigos comunas nos últimos 100 anos. rrssss

Camargoer
Visitante

Olá Tom. Uma excelente teoria da conspiração. Lembro da teoria do HIV ter sido desenvolvido com recursos do Vaticano para eliminar a comunidade gay.

Top Gun Sea
Visitante
Top Gun Sea

Há muitas controvérsias – pode sim ter sido originado de animais como o morcego devido ao hábito alimentar de uma boa parte dos chineses, como há também muita teoria da conspiração por exemplo, arma biológica, plantaram esse vírus nesses animais com intuito de redução da população chinesa ou até mesmo para frear o avanço econômico da China o que interessa à alguns países que estão no topo… Teorias a parte o que é de fato é que a China não está medindo esforços tratar a populacao e conter a epidemia. Tomou para si a responsabilidade, os protocolos e obrigação de… Read more »

Bosco
Visitante
Bosco

Top Gun, Teoria conspiratória por teoria conspiratória, a minha é tão boa quanto a de qualquer um. Eu por exemplo posso muito bem imaginar que seja o tão famoso “fogo amigo”, sempre ligado aos maléfico EUA mas que nesse caso é referente aos próprios chineses onde seus líderes , tendo em vista a iminência de verem ruir seu sistema comunocapitalista, após duas décadas de gastanças exageradas e em vendo vir a conta, na perspectiva de ver ruir seu império antes mesmo dele se formar, acham um jeito de se vitimizarem e tirarem os seus da reta e com isso liberam… Read more »

Top Gun Sea
Visitante
Top Gun Sea

Bosco essa teoria de fogo amigo acho é a menos provável para um país que está dando saltos quânticos na economia.

Antoniokings
Visitante
Antoniokings

Perfeito.
Nas condições atuais, a China logo estará na frente em todos os campos.
Além disso, se fosse para eliminar a concorrência, não custaria nada disseminar o vírus entre os seus inimigos e aniquilá-los diretamente.

Bosco
Visitante
Bosco

Antônio,
Esse vírus não tem potencial para aniquilar países. Acho que você (e nem o Top) não entrou no espírito da “minha” teoria da conspiração.
Na “minha teoria” o vírus é cortina de fumaça para justificar a quebradeira que se avizinha.

Esteves
Visitante
Esteves

É mais um vírus. Tá dentro do cálculo ou do estrago que um vírus pode fazer até ser controlado.

Flanker
Visitante
Flanker

Espera mais um pouquinho….o estrago desse vírus ainda não tá nem perto do fim…….”muita hora nessa caoma”, Xings…..tu vais ter algumas coisas com que se preocupar com teu país preferido…..

Jonatan
Visitante
Jonatan

Em aviação, e submarinos, não serão bons como os EUA ou mesmo RU, nem em 2050! Engenharia reversa não melhora qualidade vide o caça j-15!

MMerlin
Visitante
MMerlin

Depende. A nível de automatização (não confundir com robotização), está atrás da Europa. Não por falta de investimentos ou conhecimento tecnológico, muito pelo contrário, mas porque a automatização (em nível crítico), quando iniciada pelos países europeus (+- 11 atrás) teria trazido um nível altíssimos de desemprego o que traria consequências negativas no mercado interno. Assim, a China preferiu retardar o processo, ainda possível devido ao seu baixo custo produtivo, mas já alcançado e superado pelos países europeus. Mas o processo de automatização (quase total), conhecido com o Industria 4.0, é um caminho inevitável. E a China já iniciou a algum… Read more »

Bosco
Visitante
Bosco

Top,
Eu não acredito nela. Eu só expus como é “fácil” elaborar teorias conspiratórias e como é fácil jogá-las ao vento sem nenhuma base real.
Pra mim é só uma epidemia de origem natural que tomou a proporção que tomou pelo aglomerado humano na China, aliado a péssimas condições de saúde, saneamento, etc. Em vias de virar pandemia mundial.
Não deixa de ser um tapa na cara no discurso que coloca a China como um paraíso na Terra onde tudo está absolutamente sobre controle de seus líderes e que caminha inexoravelmente para ser a potência dominante.

Rogerio
Visitante
Rogerio

Vc falou td, mesmo a China sabendo for a sabotagem e não tem prova concreto, ele não vai comentar nada, apena fica com olhos mais aberta..

Demolidor
Visitante

Se esse vírus prejudicar a economia Chinesa pode trazer sérias consequências para o Brasil a China é nosso principal parceiro comercial.

RPiletti
Visitante
RPiletti

Aí você verá o preço do aço, carne e outros itens básicos despencando…

MMerlin
Visitante
MMerlin

Infelizmente, devido a situação, o impacto pode ser positivo para o Brasil relacionado a exportação.
A paralisação industrial atingiu também os segmentos de commodities.
Então é bem possível vermos um aumento na procura nacional, ocasionando o oposto que o colega acima postou, o aumento dos preços no mercado interno.

Jacinto
Visitante
Jacinto

Óbvio que vai prejudicar. Imagine dezenas de milhões de pessoas que, em vez de estarem trabalhando, estão em casa “de licença”. A questão é medir o tamanho do problema, mas ainda é cedo para isso. Vai depender muito do tempo em que isso perdurar. Em 2003, na época da SARS, a China crescia mais de 10% e a SARS custou 10% do crescimento. Esta epidemia, economicamente, é mais grave do que a SARS porque as medidas do governo chines foram mais pesadas para a economia do que foram naquele momento. Então pode ter certeza que vai afetar a China e… Read more »

Alex Barreto Cypriano
Visitante
Alex Barreto Cypriano

Não é habito alimentar mas a estocagem de animais vivos em meio urbano densamente povoado, coisa que o ocidente aprendeu a evitar faz tempo (existem leis proibindo grandes estabelecimentos de criação animal nas cidades – bom, ao menos existiam, antes da barbárie fashion se popularizar e se adotar o vale tudo) e que foi responsável pelo espraiamento da peste bubônica. O coronavírus tem taxa de letalidade de 25/mil, a SAR, de 100/mil. A taxa anual de mortalidade mundial gira em torno de 8/mil, a do Brasil, em 6/mil. Há um certo alarmismo sobre o coronavírus: quarentenas, profilaxias, tratamento hospitalar dos… Read more »

Esteves
Visitante
Esteves

Chiliques.

“Sorocaba já está em epidemia de dengue por conta dos casos da doença registrados na cidade em 2020. No total foram confirmados 104 casos até o último dia 31. Do total, 76 são autóctones e 25 importados,
ou seja, pacientes que se contaminaram em outros municípios. Em 2019, Sorocaba registrou no total 1.076 pessoas com a doença.“

Faltam outros 5.500 municípios.

Alexandre Pessoa
Visitante

Pelo jeito o colega não conhece bem a China, onde grande parte das cidades é enorme e nova, e, em específico, as mais afetadas pelo vírus são cidades de mais de 5 milhões de habitantes, bastante modernas com ótimo sistema de transporte urbano. Tudo isso para dizer que na MAIOR PARTE das cidades chinesas NÃO HÁ a “estocagem de animais vivos”. Logo, a hipótese do “espraiamento” do vírus a partir desse fato não se sustenta. A hipótese contemporânea mais aceita para epidemias, como por exemplo o Ebola na África, é justamente que, devido ao rápido crescimento urbano em áreas anteriormente… Read more »

smichtt
Visitante
smichtt

Minha última viagem à China foi, coincidentemente, a Wuhan. Concordo com o que o Sr Alexandre diz. E se o Sr Kings tem um apreço pelo jeito rápido desenvolvimento (em termos gerais) da China, não há como contradizê-lo.

Alex Barreto Cypriano
Visitante
Alex Barreto Cypriano

Má vontade sua, Alexandre Pessoa, em reconhecer o óbvio decantado em prosa e verso pela imprensa:
https://www.businessinsider.com/wuhan-coronavirus-chinese-wet-market-photos-2020-1

Camargoer
Visitante

Olá Alexandre. Eu também acho que a discussão tem que ir nessa direção. Os virus são muito mais antigos que a civilização humana. Acho que seria um erro achar que o hábito urbano irá criar novos vírus. É preciso que haja as pessoas passem a ocupar a região onde o virus estava confinado. Cidades facilitam a disseminação do virus.

Jonatan
Visitante
Jonatan

Pois é! O tempo imprevisto sobrevém a todos! Todos dizem que é inevitável a China ultrapassar os EUA, mas aí vêm esse vírus, algo com o qual o governo chinês não têm controle, e abala a economia, fazendo a bolsa de Xangai despencar! Bom para Washington, que luta para se manter no topo! Mas é um exemplo de como não podemos dar por certo o futuro, já que um cataclisma pode atingir qualquer nação do Globo!

Esteves
Visitante
Esteves

Tá certo. Vamos aqui dar uma olhadinha nos nossos números e nos nossos hábitos de comer bucho de bode, coração de galinha, lombo de capivara e tatu no rolete. “Brasil registra em 2019 segundo maior número de mortes por dengue em 21 anos. Até o início de dezembro, haviam sido confirmadas 754 mortes, atrás apenas de 2015, ano da pior epidemia já registrada. Número de casos prováveis da doença ultrapassa 1,5 milhão.” Em SP morrem 300 por ano. De gripe. No resto do país há subnotificação. Vão dar uma voltinha na periferia das cidades brasileiras ver o que se pendura… Read more »

JuggerBR
Visitante
JuggerBR

Já entrou numa lanchonete ou pastelaria chinesa? Conseguiu comer lá?
Então…
Aqui não é limpo, mas lá ganha, e de muito….

Esteves
Visitante
Esteves

Comida de rua pode ser nojenta. Dentro ou fora do estabelecimento.

Teve epidemia de gripe no México. Tem epidemia de antraz na Rússia, na África. No Brasil tem epidemia todo ano. Morrem 1 mil por ano de gripe comum.

Em um país com quase 1,4 bilhões de habitantes e hábitos peculiares…qualquer doença que decorreu do que se come atinge muitos milhares.

Segue o enterro.

Flanker
Visitante
Flanker

Tu trocaria o Brasil pela China? Para viver?

Esteves
Visitante
Esteves

Prefiro Ubatuba.

Camargoer
Visitante

Prefiro Tokyo.

Esteves
Visitante
Esteves

Não tem praia selvagem lá. Não deve ter borrachudo também.

Flanker
Visitante
Flanker

Então não enche o saco….

Emerson Gabriel
Visitante
Emerson Gabriel

Prefiro a Islândia, um lugar peculiar, faz parte da Otan e não tem forças armadas. (Não é por isso que prefiro). É que um lugar maravilhoso mesmo

Flanker
Visitante
Flanker

Tu pega dengue de outra pessoa?

Camargoer
Visitante

Olá Flanker. O virus da dengue é parecido ao virus da febre amarela, que também precisa de um vetor. O virus da gripe é de outro tipo, assim como os virus que causam resfriado são diferentes do virus da gripe. O virus HIV também é diferente deles e do ebola (que é transmitido pelo ar como a gripe, mas é completamente diferente). Herpes também é virus e sarampo também. um precisa de contato e o outro pode ser transmitido pelo ar. Poliomielite também é bem contagiosa. A varíola era muito contagiosa mas foi erradicada. Tem a hepatite, tem o vírus… Read more »

Flanker
Visitante
Flanker

Camargoer, eu sou farmacêutico. Sei bem como se dá esse tipo de contaminação. Minha pergunta foi ironia ao Esteves…..

Camargoer
Visitante

Olá Flanker. Legal. Uma área super bacana. Desculpe se ás vezes acabo confundindo um comentário franco com aquele que seria irônico apenas lendo. Um abração.

Esteves
Visitante
Esteves

Eu não pego nada de outra pessoa.

Flanker
Visitante
Flanker

Então tu nunca beijou ninguém na boca….

Rodrigo Martins Ferreira
Visitante

Boca virgem ? ahahahahaah

Boa Flanker!!! dei risada alto agora..

Alex Barreto Cypriano
Visitante
Alex Barreto Cypriano

O governo chinês deve proibir o beijo grego: o vírus se transmite pelo trato intestinal e pelas fezes.

Camargoer
Visitante

Olá Alex. Temo ser necessário explicar a técnica. Talvez o pessoal fique inspirado para ousar um pouco.

Alex Barreto Cypriano
Visitante
Alex Barreto Cypriano

Oi, Camargoer. Vou, com sua licença, me dispensar da tarefa pedagógica recomendando o Google. Penso, entretanto, que a informação de que o vírus pode se disseminar por excreções seja de algum valor nas estimativas de risco.

Camargoer
Visitante

Olá Alex. Perfeito. Lembro que na crise do H1N1 a recomendação era lavar as mãos e usar algo em gel. O H1N1 não chegou no Brasil mas a prática de lavar as mãos reduziu as doencas infecto contagiosas. O número de terçol caiu 30%. Fico pensando se um bom banco e escovar os dentes antes de ir para a cama seria prudente.

Flanker
Visitante
Flanker

No Brasil, salvo raras exceções, não se faz saúde preventiva…só curativa. Se tivéssemos educação sanitária e saneamento básico decentes, a saúde no Brasil seria muitíssimo melhor. Hoje, mais de 70% das doenças tratadas no SUS poderiam ser evitadas….. com saúde preventiva!

Flanker
Visitante
Flanker

Hehehehe….os caras não pensam antes de falar…..dá nisso!

Fabio Araujo
Visitante
Fabio Araujo

Os chineses estão sofrendo as consequências deste vírus, me parece que eles estão escondendo os verdadeiros números do alcance e da gravidade da epidemia, as reações estão muito grande, a construção emergencial de dois hospitais, uma cidade de 11 milhões de habitantes isoladas. Agora com a economia e a indústria de defesa sendo afetados espero que eles abram o jogo e mostrem o verdadeiro alcance da epidemia!

Hawk
Visitante
Hawk

offtopic: alguém está sabendo que o Maduro disse que um Navio de Guerra Americano se aproximou da costa da Venezuela, segundo a Sputink?

Luiz Alberto Mezzomo
Visitante
Luiz Alberto Mezzomo

A crise é lamentável pelo sofrimento das pessoas, que se ache logo a solução para o combate à bactéria causadora. Enquanto isto, o efeito colateral, o prejuízo as forças armadas da China comunista é positivo.

Flanker
Visitante
Flanker

Bactéria?? Tu já deve ter lido, ou ao menos ouvido, o termo coronaVÍRUS!!

Glasquis7
Visitante

A velha premissa, “Não só de armas se faz uma defesa”.

Orson Welles que o diga.

João Moro
Visitante
João Moro

O Coronavirus está causando um grande estrago nos planos da China de tornar-se a maior potência mundial em 2050. Os cronogramas de construção dos navios e equipamento militares serão significativamente afetados. Acredito que a China irá atrasar a conclusão desse plano (para além de 2050).

SmokingSnake 🐍
Visitante
SmokingSnake 🐍

Mostra vulnerabilidade da China, não é preciso de armas para derrotar a China. Se um vírus natural que surgiu em apenas um lugar faz isso, imagina uns vírus projetados sendo liberados simultaneamente em várias cidades.

Vinicius Momesso
Visitante

Isso vale para todos os países e não somente a China. Pare de torcer!

Bosco
Visitante
Bosco

O próximo passo da guerra biológica é a guerra genética. A biotecnologia é capaz de criar vírus letais a apenas determinadas etnias.
Vamos supor que os americanos queiram atacar a china com um vírus específico. Ele pode ser liberado em Manhattan e ainda assim atingir a China, produzindo milhões de mortos , sendo carreados por hospedeiros imunes levados a todo o mundo.

Esteves
Visitante
Esteves

Bosco,

Legal isso. Libera aqui. Mata lá.

Tem vírus letal pra ex esposa?

Diego
Visitante
Diego

Descobrimos que não é preciso dar um tiro para destruir um gigante. Uma arma biológica pode devastar a China. EUA devem ter esses tipos de armas. O futuro da guerra vai abrangir muita coisa alem do convencional que estamos acostumados Um tema de matéria boa pra trazerem a trilogia. Possíveis armas biológicas conhecidas, seus efeitos, tempo de dispersão, etc.

Pedro
Visitante
Pedro

E o caso que na cidade do epicentro da gripe atual, é verdade que possui dois laboratórios de n[ivel militar que manipulam armas biológicas?

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante

Quero acreditar que nenhum país será louco o bastante para isso, porém, infelizmente, na era em que a engenharia genética está cada vez mais avançada, esse cenário está se tornando mais provável.

Bruno Vinícius Campestrini
Visitante

Como epidemias e vírus estão na minha área de atuação, vou colocar aqui minha opinião embasada. Em primeiro lugar, não, o vírus, muito provavelmente, não é mais letal do que está sendo divulgado, afinal, fosse esse o caso, teríamos mais mortes fora da China. Todavia, eu discordo tanto do número oficial de casos quanto da letalidade alegada de 2%. Explico. Os dados que os estudos têm divulgado até o momento afirmam a existência de casos assintomáticos ou com sintomas leves, gerando uma severa subnotificação. Evidência forte para isso é o fato de, até o dia 22 de janeiro, nenhum caso… Read more »

Jacinto
Visitante
Jacinto

A questão da nossa preparação tem um componente cultural problemático. Na China, se o governo manda o cidadão ficar em casa, o cidadão fica em casa. Aqui se o governo mandar a população ficar em casa, durante o carnaval, o mais provável é o governo cair.

Diego
Visitante
Diego

Estamos um pouco mais preparados que outros paises graças ao SUS, que é ruim, mas quebra um galho enorme por ser uma rede de saúde universal onde qualquer tratamento inovador e barato numa das unidades pode se estender por quase todas em pouquíssimo tempo.

Camargoer
Visitante

Oi Bruno. Entendi. Obrigado pela discussão sobre a necessidade de considerar os vãos assintomáticos e a questão da idade das vítimas.

Alex Barreto Cypriano
Visitante
Alex Barreto Cypriano

E, pelo amor de Deus, parem de dizer que barraco/enfermaria de campanha é hospital. Fica muito feio se deixar enganar dessa maneira. É contra intuitivo concentrar doentes de nCoV em lugares sem estrutura adequada pra tratar os casos graves. Ficar em casa de quarentena (de preferencia num comodo isolado) é mandatório;só ir a um hospital de verdade pra tratar insuficiência respiratória grave que demanda aparelhagem e instalações adequadas.