O Departamento de Defesa está muito preocupado com os relatos de colisão de um navio da Guarda Costeira da China e naufrágio de um navio de pesca do Vietnã nas proximidades das Ilhas Paracel, no mar do Sul da China.

O comportamento da RPC contrasta com a visão dos Estados Unidos de uma região Indo-Pacífico livre e aberta, na qual todas as nações, grandes e pequenas, estão seguras em sua soberania, livres de coerção e capazes de buscar um crescimento econômico consistente com regras e normas internacionais. Os Estados Unidos continuarão apoiando os esforços de nossos aliados e parceiros para garantir liberdade de navegação e oportunidades econômicas em todo o Indo-Pacífico.

A pandemia COVID-19 ressalta a importância da ordem internacional baseada em regras, pois define as condições que nos permitem lidar com essa ameaça compartilhada de maneira transparente, focada e eficaz.

Exortamos todas as partes a abster-se de ações que desestabilizem a região, desviem a resposta global à pandemia ou corram o risco de contribuir desnecessariamente para a perda de vidas e propriedades.

FONTE: Departamento de Defesa dos EUA

Subscribe
Notify of
guest

122 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Arnaldo Rocha

Os Xing ling estão colocando as manguinhas de fora.

Carlos Campos

Vietnã já sentia pressionado antes, agora se essa tensão aumentar a população vai ter que ter uma resposta, quem sabe até o corte de relações diplomáticas com a China, mesmo a China tendo investido no Vietnã, não é como se os Chineses fossem colocar as fábricas nos ombros e levar embora, Departamento de Estado dos EUA devem estar super felizes agora.

Gabriel BR

Os chineses precisam ser contidos o quanto antes.

USS Independence

Um boicote total é algo que deveria acontecer, mas é claro que adesão deveria ser em massa, coisa que dificilmente ocorreria.
O ideal seria que as grandes empresas que possuem unidades fabris na China, encerrassem suas atividades no país e retornassem aos seus países de origem.

Mameluco Pernambucano

Ou mesmo que relocassem suas unidades para outros países/regiões.

Luiz Trindade

É o ideal!

Defensor da liberdade

Para quê, ter lucros pífios com custos de produção maiores? Quero iphone caro não viu?

Henrique

Caro USS, talvez agora com o exemplo explícito dessa crise global as pessoas e principalmente países entendam que não podem depender de insumos críticos e parques industriais sensíveis de um país como a China.

Antoniokings

Boicote?
Vc está brincando?
A China é a fábrica do Mundo.
Seus produtos são muito bons e os preços incomparáveis.
Sem chances

francisco Farias

Pode até ser a fábrica do mundo, mas nenhum fábrica funciona sem matéria prima e nenhum pais funciona sem comida para alimentar o povo. Dois ítens escassos no solo chines.

marcus

E petróleo, que até onde eu sei a China não produz em quantidade para suprir as necessidades.

francisco Farias

Bastaria o Brasil e os USA deixar de vender comida pra eles. Agora que o governo chines disse que vai proibir que eles comam cachorros e gatos, vão precisar importar muita carne. para alimentar 2 bilhões de pessoas.

Jadson Cabral

Francisco Farias, o Brasil deixa de vender pra eles e vai vender pra quem??? kkkkkkk
Quem é que vai comprar 70 Bilhões de dólares em produtos do brasil de uma hora pra outra igual a China??? Se o Brasil faz isso, os primeiros a tomar nosso lugar e vender pra eles seriam os próprios americanos.
Galera acha que as coisas são tão simples assim

marcus

Será que é necessário iniciar uma guerra com a China? Essa pandemia,deveria ensinar algumas lições para muitos países. Parar de transferir industrias para China e produzir internamente, o que é importado da Chinesada. O ocidente está alimentando a industria bélica chinesa. Com a queda do PIB Chinês as tendenciais expansionistas vão diminuir muito. Pagar salários miseráveis, nos países ocidentais seria a solução? Eu acho que não. Bastaria os governos, aplicaram impostos dentro da realidade e as industrias e consequentemente os nossos empregos, não migrariam para China. Muitas industrias ocidentais, hoje instaladas na China, com certeza voltariam aos seus países de… Read more »

dimis

A China é o maior parceiro comercial do Brasil, a China é o primeiro destino de exportação do Brasil, o Brasil mantém um superávit comercial com a China, o Brasil exporta muito aço, carne bovina e soja para a China, e a carne suína brasileira também começa a exportar para a China em grandes quantidades. As empresas chinesas têm um grande número de investimentos, o Brasil é atualmente o país mais dependente do mercado chinês!

marcus

O Brasil deve procurar novos destinos para os produtos que fabrica. Um parceiro que consome pouquíssimo café,produto que o Brasil é o maior produtor mundial. Quem não se lembra do problema que a China criou com os navios Valemax, proibindo os mesmos de atracarem nos seus portos. Eles queriam que os produtos do Brasil fossem transportados nas embarcações chinesas. Foi o Brasil que colocou os pulsos nas algemas Chinesas. Já passou da hora, do país conquistar outros mercados, com aço, café, carnes, minérios, e criar uma frota mercante para transportar tudo isso. O Brasil não precisa bajular a China, quem… Read more »

Cláudio Severino da Silva

Prezado Marcus: muito bem observado o episódio da Valemax. Parece-me que os chineses conseguiram um leasing de 27 anos para os navios que, mesmo sendo super navios (300/400 mil ton) então puderam atracar nos portos chineses, o que antes lhes eram proibido. Esta história da Valemax é muito interessante para se conhecer o modo chinês de fazer negócio.

Gus Talking

Os chineses cansam de pescar nas águas territoriais dos outros, mas não querem ninguém perto deles, isso foi uma verdadeira pirataria, o negócio agora é fazer o mesmo, com base na reciprocidade, afundar todo e qualquer pesqueiro chinês que estiver pescando em nossas águas.

USS Independence

Perfeito. Os chineses a muito tempo vem demonstrando que suas ambições estão maiores que suas capacidades. Quantidade de armamentos é indiscutível, mas a qualidade dos mesmos é uma incógnita, visto que nem os mais básicos produtos chineses tem qualidade.
Creio que os armamentos chineses devam ser tão ruins quanto seus produtos pirateados.
A China deve ser tratada como o que realmente ela é. Uma pária.

marcus

Será que é necessário iniciar uma guerra com a China? Essa pandemia,deveria ensinar algumas lições para muitos países. Parar de transferir industrias para China e produzir internamente, o que é importado da Chinesada. O ocidente está alimentando a industria bélica chinesa. Com a queda do PIB Chinês as tendenciais expansionistas vão diminuir muito. Pagar salários miseráveis, nos países ocidentais seria a solução? Eu acho que não. Bastaria os governos, aplicaram impostos dentro da realidade e as industrias e consequentemente os nossos empregos, não migrariam para China. Muitas industrias ocidentais, hoje instaladas na China, com certeza voltariam aos seus países de… Read more »

Augusto L

Marcus, muito bom ponto, muitas empresas fazem o outsourcing por causa da taxação interna e não muito por causa de salários mais baixos.

Carlos Campos

Comentário sensato

Cláudio Severino da Silva

É muito duro lidar ( e sofrer) com o capitalismo selvagem. A sua única ética é a do lucro ( a qualquer preço). Até algumas socialistas, como a Polônia com os trabalhadores da Coréia do Norte, que lá trabalham.

dimis

Haha, navios de guerra chineses não têm qualidade? A China explodiu com sucesso a primeira bomba atômica em 1964 e a bomba de hidrogênio lançada com sucesso explodiu com sucesso em 1967. O sistema de armas da China foi fabricado por uma empresa estatal.Esta não é uma necessidade diária fabricada por uma pequena fábrica particular!

marcus

Gênio! Explode uma bomba na Europa ou América e acaba com os clientes. A China depende dos compradores, que de um momento para outro podem procurar outros fornecedores. A China é a fabrica do mundo??? Nem tanto. O que a China faz, copiou e não paga royalties. Qualquer país minimamente industrializado, produz muitos itens que a China exporta. Carros Chineses só loucos compram. Um colega de trabalho, apesar de muito aconselhado a desistir, comprou um carro da Jac Motors, no primeiro mês a centralina deu pau. Antes de levar para concessionária, levou a um mecânico aqui em BH. A centralina… Read more »

Tadeu Mendes

dimis,

Bombas nucleares russas, presenteada aos chinêses.

dimis

O Brasil é um pequeno seguidor dos Estados Unidos. O Brasil é um aliado dos Estados Unidos. O presidente brasileiro e Trump são irmãos. Os Estados Unidos entregarão a bomba atômica ao Brasil? Como é impossível para os Estados Unidos doarem armas nucleares para o Brasil, a Rússia não doará armas nucleares para a China!

dimis

A União Soviética era inimiga da China em 1964 e os dois países se tornaram inimigos mortos desde 1959. Quando a China desenvolveu a bomba atômica, a União Soviética ameaçou realizar operações cirúrgicas nas bases nucleares da China! As bombas atômicas e de hidrogênio da China foram completamente fabricadas por elas mesmas!

dimis

A ordem de construção naval da China é a primeira do mundo. A China construiu um grande número de navios porta-contêineres, navios mercantes, navios de guerra e barcos-patrulha. Em 2019, a China recebeu pedidos de novos navios de 28,65 milhões de dwt, a Coréia do Sul recebeu pedidos de novos navios de 23,57 milhões de dwt e o Japão recebeu novos navios. Com um pedido de 11,21 milhões de toneladas de porte bruto, esses três países representam a maior parcela da construção naval no mundo. Navios de guerra e barcos-patrulha chineses são exportados para a Tailândia, Nigéria, Argélia, Paquistão, Bangladesh… Read more »

Haroldo A Fiocco

Não. Segundo o repórter Roberto Caiafa, que é um especialista na área militar. A qualidade das armas chinesas se equipara as Russas e Americanas

marcus

Copiaram produtos de qualidade.Vender para China é certeza que o seu produto será copiado.

Leandro Costa

As Ilhas Paracel não são exatamente Chinesas. Na verdade há uma disputa legal sobre as ilhas. O problema é que os chineses, que expulsaram os vietnamitas de lá, já inclusive construíram estruturas civis e militares nas ilhas em aterros imensos que construíram por lá. Então, tecnicamente os vietnamitas vão sempre dizer que estavam pescando em águas territoriais vietnamitas, enquanto que os chineses vão dizer que estavam protegendo suas águas e por aí vai. O fato de terem afundado um navio de pesca mostra bem a preocupação da China em relação aos outros. Mas como não é assunto do Brasil, acho… Read more »

marcus

Ainda não.

Zorann

Perfeito Leandro

Augusto L

O certo num mundo perfeito, seria criticar os chineses mas no mundo real não temos força e nem estamos em uma posição de fazer isso.
É ingenuo achar que não é um problema nosso, já que é um na~co que esta apresentando uma politica revisionista e agressiva da ordem mundial, quer quer queiramos ou não é favorável ha países democráticos e ocidentais como o nosso.

Leandro Costa

Se for assim, basta por enquanto observar o que anda sendo feito e estudar nossos próprios passos pois nossa hora chegará. Não adianta acelerar indisposições quando ainda se depende do comércio com a China.

J L

Houve a pouco tempo atrás o relato de um pesqueiro brasileiro que foi ameaçado, por outro pesqueiro chinês, embora pelo que li na ocasião ambos estavam em aguas internacionais em frente se não me falha a memória o estado de Pernambuco.

Cláudio Severino da Silva

Não afundaram? Veja a resposta que eu dei ao comentário do Gus Talking acima.

Mameluco Pernambucano

Há algum tempo atrás, aqui neste mesmo Blog, li uma matéria chamada “Toneladas de Diplomacia”, referente a ações de cunho diplomático dos EUA no Oriente Médio. O problema é que hoje, na Ásia, os chineses estão com uma Diplomacia bastante robusta naquela região, principalmente comparando com seus vizinhos mais próximos que são muito dependente do guarda-chuva americano (os imperialistas do mal). Que nossa PÁTRIA AMADA BRASIL!!! possa aprender pelos exemplos eternos existentes ao longo da história e do mundo contemporâneo, ou seja, aprender pelo amor, pela iniciativa e de forma preventiva, que é a melhor opção, e não pela dor,… Read more »

BVR

Olá Gus !
A senha foi dada, agora só resta saber quantos países terão disposição diplomática (para não dizer militar) de fazer o mesmo com os pesqueiros chineses.

marcus

O Brasil deveria mandar bala nos pesqueiros Chineses. Alguém acha que a China vai atravessar o mundo para invadir o Brasil?

Cláudio Severino da Silva

Foram fazer isso nas águas territoriais argentinas e um barco chinês levou tiro de um navio da Prefectura Naval. Outro episódio: um barco pesqueiro brasileiro foi abalroado, propositadamente, por um navio chinês. Por sorte, o brasileiro era de aço. Se fosse feito de madeira teria afundado, segundo declaração do mestre do barco. O chinês posiciona um navio-fábrica em águas internacionais, no limite da zona territorial, distribui navios pesqueiros que adentram na zona territorial, executando sua pesca pirata e predatória, levando seu produto para o navio fábrica que o industrializa de imediato! Tenho a impressão de que o navio-fábrica deve estar… Read more »

Entusiasta Militar

o partido do imperador ditador chines sempre usam da mentirosa retorica vitimista, e desta vez nao sera diferente.

os Xing ling vao dizer que os malvados vietnamitas invadiram suas águas e tentaram afundar um navio maior, mais pesado e armado pra guerra com seu barquinho de pesca.

o conceito de águas internacionais nao se aplica a esses imperialistas belicistas comedores de ratos, cachorros e de morcegos, afinal, querem dominar o mundo nao é mesmo.

Pedro

Sera que ja esqueceram do baile e da surra que levaram do Vietnan em 1979?

dimis

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Sino-Vietnamese_War A China venceu a guerra contra o Vietnã em 1979. Você pode visualizar a descrição da Wikipedia (inglês) da guerra sino-vietnamita.O exército vietnamita sofreu mais baixas do que a China Penalizando o Vietnã por invadir o Pol Pot cambojano e iniciar uma guerra, a China exigiu que as tropas vietnamitas se retirassem do Camboja.Depois de ocupar muitas províncias no Vietnã, destruiu a maior parte da indústria no norte do Vietnã e enviou todos os alimentos e materiais de volta ao Vietnã China, a estratégia da China não era ocupar o Vietnã. Quando a China puniu o Vietnã, imediatamente retirou… Read more »

dimis

Batalha Xisha sino-vietnamita A China também venceu a Batalha Xisha de 1974 contra o Vietnã, https://en.m.wikipedia.org/wiki/Johnson_South_Reef_Skirmish A China também venceu a Batalha do Recife de Chigua em 1988 contra o Vietnã! Esta é a descrição em inglês da Wikipedia da batalha naval sino-vietnamita!

dimis

https://en.m.wikipedia.org/wiki/Battle_of_the_Paracel_Islands A batalha de 1974 entre China e Vietnã em Xisha também foi uma vitória para o exército chinês!

Victor Filipe

Pau que bate em chico da em francisco. nesse caso vale lembrar do exemplo dos Hermanos, navio pesqueiro chines na costa pode ser recebido com fogo.

Italo

“Guarda costeira” logo significa que foi em território chinês,
Usam agora o “covid19” para justificar todo tipo de conversa política.

Leandro Costa

Você que está politizando seu próprio post. Vietnã discorda.

Acho interessante que ambos são países comunistas. Teoricamente deveria haver uma fraternidade grande entre ambos. Afinal de contas um ajudou o outro em tempo de necessidade. Ou será que a China considera que as Paracel eram parte do pagamento pela ajuda bélica em tempo de guerra ou sempre consideraram as ilhas parte de seu território. Quem gosta de Direito Internacional tem um prato cheio para pesquisa.

Italo Souza

Os dois países não tem grande problemas entre eles,
Se ler oque falei, vai perceber que o problema no mundo todo está em “aproveitadores”, a pesca sem autorização é punida dessa forma, no mundo todo, incluindo aqui na América Latina.

Ricardo Bigliazzi

Não Italo, não é uma questão de COVID (apesar que isso deve ter acontecido muito antes de dezembro na China e os Chineses mentiram descaradamente para o Mundo),basta apenas fechar os olhos e ponderar o quanto um barco pesqueiro pode colocar a segurança nacional da China em risco… podiam fazer tudo, menos essa sacanagem.

Deram o tom da conversa, vamos ver a molezinha que os Vietnamitas irão dar na próxima oportunidade.

Ronaldo Rangel Pires

Há pouco tempo atrás, um barco de pesca chinês abalroou um barco de pesca brasileiro. Foi sorte os pescadores saírem vivos .

Italo Souza

Isso, se chama pesca clandestina, o barco chinês tinha que ser afundado, esqueça a nacionalidade, barco pesqueiro clandestino em território de outra nação, ele não tem nacionalidade.

Italo Souza

Um barco pesqueiro pode realocar armas, realocar material de guerra eletrônica, até ajudar em rebeldia em uma ilha “MAS NÃO É NESSE MÉRITO QUE MEU COMENTÁRIO FOI FEITO, E MUITO MENOS A REPORTAGEM”.

se ler novamente a reportagem, vai entender que se referiram ao barco como pesqueiro clandestino, esqueça a nacionalidade do pesqueiro e apenas leia novamente.

Enquanto ao assunto Covid19, eu me refiro aos comentários de outros países sobre a liberdade em águas de domínio de uma nação, só imagina barcos americanos de pesca em território marítimo brasileiro pescando lagosta clandestinamente com essa conversa de liberdade.

Italo Souza

Engraçado quem negativou meu comentário, são alienados or não sabem interpretar um simples texto, só ler novamente a reportagem toda por completo esquecendo a nacionalidade do pesqueiro e depois a parte que fala de “Covid19” vão entender aonde estar o problema da situação.

Covid19 é um vírus muito cruel e devastador, mesmo dizendo que ele tem taxas de mortalidade baixa, ele infecta muitos e 3 a 4 % significa milhares de pessoas mortas, usar como discurso de política internacional devia ser levado como crime e falta de responsabilidade.

TeoB

to com uma pulga atras da orelha, será que teremos algum conflito ´´assimétrico´´ como subterfúgio para uma expansão ainda maior da presença Chinesa lá? pois não vejo o Vietnã como sendo uma preocupação para China e sim Taiwan.

Ricardo Bigliazzi

Seria legal o China invadir o Vietnam que é um daqueles países que para Você dominar terá que matar todos os habitantes do mesmo, ou lançar uma Bomba Atomica (ou melhor 2) como os EUA lançaram no Japão (com o singelo recado de: “melhor se render ou mataremos TODOS vocês: homens, mulheres, crianças, bichos, plantas, alienígenas etc.). Seria interessante.

Fabio Araujo

Confirmaram que houve a colisão proposital? Se sim isso não pode ser investigado como um crime?

Ricardo Bigliazzi

Um incidente culposo, onde a segurança é colocada de lado. O comandante Chines aceitou o risco de uma manobra que se mal sucedida colocaria a vida de outros em risco

Isso é crime. Em todos os lugares conhecidos desse planetinha.

Ricardo Bigliazzi

Melhor ainda, feche os olhos, pense em tudo o que aconteceu, tente sentir o drama e perigo que os Vietnamitas sofreram… agora imagine que o barco que bateu não é Chine… é AMERICANO… pronto… é crime!!!!!

Fabio Araujo

Estava pensando nos venezuelanos, será que tiveram treinamento com os chineses e faltaram a aula que fala a respeito do tamanho do navio alvo que ele tem ser menor e mais frágil que o patrulha?

Alexandre

O mundo precisa se unir contra a China.

Evgeniy (RF).

Há um problema para essas ações. Ou seja, que as habilidades da China permitem ignorar essas ações do “mundo inteiro”.

marcus

Será que a China ignoraria o boicote contra os seus produtos?

Evgeniy (RF).

Tal tentativa levará a ações de retaliação da China contra um país que dará esse passo. E muito provavelmente, este país sairá do mercado chinês e será o único afetado, e não a própria China. Agora não é hora de pressionar a China dessa maneira.

Carlos Gallani

E rápido, logo estaremos em um ponto sem retorno e o planeta vai ter sua maior potência que despreza totalmente os ideais iluministas, entraremos em uma nova era de trevas!

sub urbano

A era das trevas faz parte da historia ocidental. A China nunca foi governada por fanaticos religiosos.

Carlos Gallani

sub urbano, o que vc tá falando? Mao Tsé Tung deixou dezenas de milhões morrerem de fome, ainda hoje existem campos de concentração para minorias na China, quem está discutindo religião aqui?!

Jonatan

O Vietnã, terá que se aliar aos antigos inimigos, EUA, Japão e Coreia do Sul se quiser manter sua soberania no mar do Sul da China! Ou então se israelizar, se é que me entendem!!!

Fabio Araujo

Com os EUA e Coréia do Sul é até mais fácil, mas com o Japão existem muitas feridas abertas que ainda não cicatrizaram e o Japão não facilita nada ao não se desculpar pelas atrocidades da Segunda Guerra.

Carlos Gallani

Rússia e China tbm se odeiam mas se alinham quando é necessário, vai ser assim por necessidade!

Kemen

Incidente insignificante, não acredito que a China se atreva a querelas com o Vietnã, que já mostrou o que pode fazer em terra anos atras contra uma força bélica imensamente maior, no mar a coisa muda um pouco de figura, mas em terra os vietnamitas seriam um osso duro para os chineses.

Leandro Costa

Como já foram, né?

Gil U

É fácil bancar o durão contra um navio pesqueiro de um país pequeno como o Vietnam, ainda que bom de briga como a historia já mostrou, queria ver se eles tem coragem de fazer isso contra um navio de bandeira Americana ou Inglesa.

Carlos Gallani

Infelizmente se nada for feito, esse dia vai chegar e o Ocidente vai ter que engolir de boca calada, nos estamos alimentando hoje nosso inimigo do amanhã e sim, eu incluo o Brasil, eu não sou um iludido que acha que somos uma terceira via, na hora que o bicho pegar nos temos que estar junto do ocidente pelos nossos ideais ou seremos colônia de quem nos é distante a força em um pós guerra.

João Adaime

Antes de tecer qualquer comentário a respeito, preciso dos relatos de ambas as partes, chineses e vietnamitas.
De nossa parte, o dr. Enéas tinha razão.

Saldanha da Gama

2,

Luiz Trindade

Tempos sombrios… Quem diria que países pares por sistema político viriam se confrontar… Concordo que deveríamos fazer um lockdown geral de empresas na China mas dificilmente isso irá acontecer! Mas deveria!

Carlos Gallani

É preciso que os países democráticos e livres ajam para mudar suas unidades fabris e/ou fornecedores para outros países de baixo custo que não ditaduras sombrias mesmo que isso represente um prejuízo financeiro a curto prazo, esta crises de saúde que vivemos tem que servir para abrir os olhos de todos quanto a dependência da China, logo seremos reféns da pior forma possível!

marcus

Que as industrias que foram para China, voltem para os seus países de origem.

Carlos Gallani

Isso não vai acontecer, é preciso ter custo, indústrias de mão de obra não qualificada não vão voltar para a Suíça! Para vencer a face capitalista do comunismo chinês é preciso jogar o jogo, Índia, Bangladesh, países africanos ou latinos por exemplo contanto que sejam democracias livres… lugares baratos no geral devem receber condições de receberem parques fabris básicos da forma mais pulverizada possível! Lembrem-se que a essencial democracia não é sobre escolher os melhores e sim evitar que os piores se perpetuem no poder, qualquer país não democrático deve ficar fora do jogo da nova política ocidental! Ou agimos… Read more »

Zorann

Não vou discutir se navio de pesca estava em águas chinesas.

Por outro lado dou total razão a qualquer marinha que afunde navios de pesca que invadam ilegalmente zonas econômicas exclusivas de qualquer país. É oque deveríamos fazer aqui com navios pesqueiros chineses ou de qualquer outro país que pescam ilegalmente por aqui.

Oque mais nos faz falta é a capacidade de patrulhar/monitorar nossas águas.

marcus

O problema, que a China quer dominar aguas territoriais de outros países.

marcus

Quem afiou as garras do Dragão? Os países ocidentais, que levaram as industrias para China, atraídos pela mão de obra praticamente escrava.

Defensor da liberdade

Os escravos lá ganham mais do que aqui, escravidão boa essa que paga salários maiores que muitos países ocidentais livres.

Jonatan

Mentira! A renda per capita chinesa é apenas a 67° no mundo, menor que a do Brasil! A mão de obra lá é escrava, quer queriam quer não!

Defensor da liberdade

Não sei de onde tirou esses dados, mas a renda brasileira é sim inferior à chinesa, 8 mil USD contra 9 mil USD da China, dados do Banco Mundial.

Jonatan

A China por ter a maior classe média do mundo tem muitas pessoas ganhando tanto quanto brasileiros, mas milhões de chineses principalmente no interior da China vivem como a 50 anos atrás, portanto acreditar que eles ganham mais que brasileiros é fazer torcida pelo comunismo chinês! Veja a lista de países por pib per capita e me mostre a posição dos dois países, e veja se menti!

Zorann

Por favor né…. sem essa de pintar a China como a nova vilã do mundo… Ninguém é bonzinho. Oque existe sempre são jogos de interesses e quem pode mais, chora menos. Sempre foi assim.

Vamos parar de invejar os outros e passar a olhar mais para o que fazemos/deixamos de fazer por aqui. Quem sabe daqui uns 500 anos de evolução consigamos nos aproximar deles.

Matheus Santiago
Matheus Santiago

Eu coloco uma imagem do desenvolvimento militar da China querendo que o Brasil alcançasse os mesmos patamares chineses e o cara me vêm com uma conversa ideológica.

Augusto L

não tenho inveja de países que se colocam como os nazistas do Sec.XXI
e espero que o Brasil passe bem longe e nunca precise ser igual.

Carlos Gallani

Tô contigo Augusto!

Karl Bonfim

Os chineses estão se achando, são ousados e agressivos, especialmente com nações mais fracas como o Vietnã e as Filipinas. Depois de tomar para se o Mar de Sul da China, ai vem mais podem esperar. Os taiwaneses que se cuidem! Sai de frente Tio San se não os xing ling te atropelam junto! Tá dado o recado!

filipe

Os Chineses já atropelaram , esse corona é só o começo… Todo o cuidado é pouco … Estão finalizando secretamente 3 Naes (Type 002 ,Type 003 e Type 004) juntamente com os submarinos SSN Type 95 e SSBN Type 96, esses submarinos vão alterar a balança de poder no pacifico. Sem esquecer que eles estão liderando na revolução industrial 4.0 ( Tecnologia de telecomunicações 5G + Inteligência Artificial + Internet de Todas as Coisas).

Ricardo Bigliazzi

“ups… sorry… esse Mar é meu”.

É bom o EUA se preocupar, se estão atirando em barcos de pesca o que fariam contra um Porta Aviões Nuclear…

Obs.: São por essas e outras que acho que a Turquia (como o Vietnam) sabe os “amigos e inimigos” que os vizinham.

Augusto L

O mundo é engraçado, os caras na cara dura a estendem suas fronteiras a mais de 2 mil Km da sua costa em mares alheios, afundam navios de nações soberanas e ninguém fala nada.
Se fosse a MB fiscalizando a ZEE brasileira, aborda-se dentro das regras internacionais um navio chines, o errado seriamos nos com toda mídia nacional criticando o governo e colocando ate embaixadores estrangeiros em colunas de jornais de expressão para defender o governo estrangeiro em questão.

Jagderband#44

Exato.

Jagderband#44

Os xings vivem pescando aqui no atlântico sul, inclusive em águas jurisdicionais argentinas, chilenas…

Miguel

Fonte extremamente confiável……….

Carlos Eduardo

Para o pessoal adepto de boicote total, vai uma informação. Caso o mesmo fosse posto em prática, haveria uma disparado de preços em todos os tipos de produtos industrializados, pois hoje, quase tudo tem partes produzidas lá, ou partes de maquinário ou todo ele produzido lá. O boicote total é economicamente a falência das empresas ocidentais (iriamos atingir eles, mas sairíamos muito mais prejudicados). Não se esqueçam que o boicote é uma via de mão dupla, e as empresas hoje, precisam do mercado consumidor da China. E se eles decidirem retaliar nos mesmos termos? Sobre a questão de transferir parques… Read more »

Carlos Eduardo

Alguém lembra da Huawei? Pois é, lembram que foi boicotado, tendo sido proibido até o sistema ANDROID pare eles. Qual foi o resultado? 1º – As vendas internas dos aparelhos da marca passaram a ser os mais vendidos na China, enquanto IPHONE, Sansung anunciariam prejuízos pesados devido ao boicote voluntário feito pelos próprios chineses a marcas ocidentais, pois a China é um dos maiores mercados consumidores do gênero. 2º – Já que as empresas de software não podem fornecer mais para a marca, eles fizeram os próprios softwares, ou seja, o efeito foi nulo (pior para as empresas americanas, que… Read more »

Augusto L

O que as marcas chinesas ganharam no mercado chinês não supre a perda no de fora. Os SO deles são horríveis, e sem o suporte da Google são piores ainda, se as marcas chinesas forem excluídas do android no mundo, praticamente eles não vão vender seu produto em lugar nenhum, sem contar que vão ficar atrasados em relação a outros concorrentes, ja que terão que gastar dinheiro para além de desenvolver hardwares, desenvolver novos softwares SO com o seu mercado diminuindo. O presidente chines foi a loucura com a proibição do Trump, o que fez ele aliviar algumas restrições para… Read more »

Carlos Gallani

O livre mercado é só um conceito, não uma regra. Na cartilha neoliberal que 99% dos países não ferrados seguem está escrito que o Estado tem e deve exercer poder regulatório quando o mercado apresenta alguma discrepância. Ninguém aqui discute a imensa capacidade fabril da China ou que o preço do mesmo produto da Índia seja mais cara, o que se discute é que a majoritária dependência da China vai cobrar um preço muito maior no futuro, um preço que pode não ser só financeiro como de vidas ou soberanias! A globalização não vai parar mas é preciso que os… Read more »

PLA

Um amigo que viveu boa parte da vida no Japão me explicou sobre estas disputas nos mares asiáticos. Lá as correntes de pesca marítimas possuem fundamental importância devido a grande dependência do mar na dieta na Ásia. Com isso, chineses, coreanos, japoneses, vietnamitas, cambojanos… todos disputam os mares e reivindicam a sua fatia em um continente minado de potências locais ou países em ascensão. Além disso, temos o fato do Vietnã e da China já não possuírem boas relações, visto que após a guerra Sino-vietnamita de 1979 houveram hostilidades entre as 2 nações até a década de 90, onde o… Read more »

Antoniokings

‘O comportamento da RPC contrasta com a visão dos Estados Unidos ….’

Acho que a China não está se importando com a ‘visão’ dos EUA.

Binho

China deveria sofrer um boicote dos países até ela pagar esse prejuízo monstruoso

Deveriam ter controlado o Covid 19 e não escondido ao mundo.

Itália, Espanha e França foram afetados porque muitos chineses vão pra lá a turismo.

Luiz Floriano Alves

O Japão está fazendo a coisa certa. Chamando de volta as suas industrias. Só acho que, muito tarde. Os chineses já absorveram as tecnologias e o gerenciamento ocidental. Desta forma superaram as limitações do comunismo Stalinista e produzem num regime neo liberal de dar inveja a qualquer americano. Mas, no que diz respeito a politica externa, saude e segurança continuam lendo no livro de Mao. Breve lerão numa versão de Li Xin Ping.

Tiago

Levando em conta o mesmo peso adotado nas ilhas Malvinas, as ilhas são Chinesas
Nessa questão o Governo do Vietnã age como a Argentina nas Malvinas.

O povo da Ilha é Chines, as construções são Chinesas = Logo ILHA CHINESA
O povo da ilha é Inglês, as construções são Inglesas = Logo Ilha Inglesa (ou Grã bretanha se preferirem).

Agora o uso da COVID-19 no comunicado do departamento de defesa norte americano mostra com eles vão se empenhar a usar isso contra a China por um bom tempo.

Carlos Gallani

Vamos fazer uma analogia, eu sou seu vizinho e temos uma discordância quanto a divisa de nossas propriedades, vc acha que o muro deveria ser um metro pra cá e eu um metro para lá. Um dia vc acorda e o muro está construído no local que vc discorda, pela sua lógica do comentário acima não tem o que fazer, o muro tá lá, tá construído, eu já coloquei grama do outro lado, agora é meu!
O caso das ilhas Falklands é diferente do Chinês, é só vc dar um Google, comparar os dois mostra um profundo desconhecimento de causa!

sub urbano

O Brasil é o país do mundo que mais tem a perder com o sentimento antiChina propagado por elementos da Milícia que hoje governa o Brasil. Quase 40% da nossa economia depende do comercio com a China. O Brasil ja está em um estagio pós-industrial e as poucas industrias que operam aqui tem capital estrangeiro. Acabei de trocar a geladeira de casa e fui descobrir q a Brastemp pertence agora a uma empresa americana kkk O nacionalismo acabou pessoal. O mundo hj é globalizado.

Carlos Gallani

“40%??? Pfffff vamos deixar ficar 100% logo, nem vai dar problema isso, aliás, nem está dando com os equipamentos médicos né?!”
Pensa em um comentário besta….

Rodrigo Martins Ferreira

Carlos,

este é o entreguista padrão…

Aos chinas devemos nos render e abaixar as calças..

Ao Ocidente todas as críticas.

Agnelo

Ué… quem governa o Brasil fez uma cassetada de acordo comercial com a China…. estranho…

William Duarte

A China rouba recursos de outros países na maior cara de pau, Barcos pesqueiros da China, verdadeiros frigoríficos no oceano, entram em zonas económicas de outros países e de forma predatória roubam na maior cara de pau riquezas de outras nações, na América do Sul a China está fazendo a festa, na Argentina diversos casos foram relatados em que a Marinha tenta conter esta invasão e os barcos chineses que são abusados e arrogantes, pois contam com apoio do governo chines, no Brasil a festa deve ser até maior, mas ficamos sem detalhes por causa da mídia esquerdista puxa saco… Read more »

Carlos Gallani

A conta de nossa promíscua relação capitalista com a China vai chegar!

USS Independence

Tem gente que acha que a China está apenas exercendo seu direito a soberania no Mar da China. Essas pessoas esquecem que o comportamento chinês em relação a essas águas lembra muito o comportamento alemão antes da Segunda Guerra.
As ambições da China estão apenas em seu começo. Se nada for feito, ela vai anexar essas mares territórias e logo em seguida irá lançar seu olhar guloso em outras direções.

Rodrigo Martins Ferreira

Pergunta aos chinófilos…

Se fosse um barco brasileiro vocês dariam razão a China ?

Se a MB ou a FAB afundarem um destes barcos chineses que vem aqui no nosso litoral pescar irregularmente, vocês irão ficar ao lado dos chinas tb ?

Fabio Araujo

OFF – O Irã brincando com fogo, depois se acontece um acidente e uma lancha desta bate e afunda vão culpar os americanos!
U.S. 5th Fleet
@US5thFleet
(1/3) #Breaking: 11 Iranian #IRGCN vessels repeatedly conducted dangerous & harassing approaches against multiple U.S. naval ships operating in international waters of North Arabian Gulf. U.S. crews
took actions deemed appropriate to avoid collision.
https://twitter.com/US5thFleet/status/1250526456926666752

Orivaldo

Se Tivessem sido afundados todos os barcos de pesca chineses em aguas territoriais de outros países, desde então, a população da China ja teria caído pela metade