O porta-aviões chinês Liaoning e seus escoltas

O porta-aviões chinês Liaoning e seus escoltas, em foto de arquivo

Uma flotilha naval chinesa liderada pelo primeiro porta-aviões do país passou pelas costas leste e sul de Taiwan neste domingo para realizar exercícios, disse o ministério da Defesa da ilha, no mais recente aumento nas tensões militares.

Taiwan, governada democraticamente, reivindicada pela China como seu território sagrado, queixou-se de um aumento da presença militar chinesa perto da ilha nas últimas semanas, e disse à China que deveria se concentrar em combater o novo coronavírus em vez de ameaçar a ilha.

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que o Liaoning, o primeiro porta-aviões operacional da China, e os cinco navios de guerra que o acompanham passaram primeiro pelo Estreito de Miyako, localizado entre as ilhas japonesas de Miyako e Okinawa, no nordeste de Taiwan, no sábado.

No domingo, o grupo de porta-aviões navegou em águas na costa leste de Taiwan e depois em mares ao sul de Taiwan, realizando exercícios, acrescentou o ministério em comunicado.

As forças armadas de Taiwan monitoraram o progresso do grupo de porta-aviões durante todo o processo e “concluíram ações relevantes em resposta para garantir a segurança nacional e proteger a paz e a estabilidade regional”, acrescentou, sem dar detalhes.

Taiwan normalmente envia caças em resposta às manobras chinesas.

Não houve resposta imediata do Ministério da Defesa da China.

Os dois porta-aviões da China não são estranhos às águas em torno de Taiwan.

No final de dezembro, pouco antes das eleições presidenciais e parlamentares em Taiwan, o mais novo porta-aviões da China, o Shandong, navegou pelo sensível Estreito de Taiwan, uma medida condenada por Taiwan como tentativa de intimidação.

As forças armadas dos EUA também atuam recentemente em águas próximas a Taiwan.

Um destróier de mísseis guiados da Marinha dos EUA navegou pelo Estreito de Taiwan na sexta-feira, no mesmo dia em que os caças chineses fizeram exercícios sobre as águas próximas à ilha.

Taiwan é a questão territorial mais sensível da China e um potencial ponto de inflamação militar. A China nunca renunciou ao uso da força para controlar a ilha.

FONTE: Reuters

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mahan

Com os porta-aviões americanos fora de combate é bom Taiwan botar as barbas de molho!

Elcimar

onde vc leu,ou soube disso? coloca sua fonte….é cada uma aqui que da até dor de barriga viu. não venda informação falsa,pesquise por seus próprios meios,não é difícil encontrar informação verdadeira sobre isso. ajuda o blog ai amigo !!

Luis nelson

Coitado de taiwan nao tem um neim um marinha para bate frente com esse fdp dos chines se eles colocarao esse virus para time dos EUA consegiu agora TAIWAN esta sozinha

Carlos Campos

Taiwan tem que aumentar a capacidade de se lançar mísseis anti-navio a partir de suas costa, além de aumentar o número de subs, armar seus mísseis de cruzeiro com pó de Urânio Enriquecido, assim podendo atacar a principais cidades do Sul da China, ia transformar Shenzen por exemplo em uma nova Chernobyl

Sincero Brasileiro da Silva

SQN!

Leandro Costa

Estava indo tão bem até o pó de pirlim-pim-pim de urânio enriquecido…

Leonardo Costa da Fonte

Pó de urânio enriquecido!!! Você não quis dizer urânio empobrecido? O termo em ingles é “Depleted uranium”, que pode ser traduzido como urânio exaurido ou urânio empobrecido. É o urânio que sobra do processo de enriquecimento. Ou seja, é o urânio com nível mais baixo do isótopo radioativo U-235.

Tulio

Pelo que entendi é urânio enriquecido mesmo, é uma bomba de radiação . Urânio empobrecido é usado como penetrante de blindagens por ser extremamente duro.

Fernando Vieira

Eu acho que ele quis dizer isso também. Seria uma bomba suja. Não é nuclear porque não há a detonação nuclear, mas espalha radiação. Se Taiwan fizesse isso perderia o apoio de boa parte da comunidade internacional e faria a China usar suas armas nucleares de verdade contra a ilha. É um cenário que todo mundo perde.

Carlos Campos

Taiwan perder apoio da comunidade internacional? A comunidade Internacional não vai lutar contra a China para proteger Taiwan. Essa medida é uma vingança

Carlos Campos

Não. é enriquecido mesmo para ser o mais radiativo possível

Elcimar

acho que ele quis dizer ” enriquecido” mesmo,de tanta besteira que publicam aqui

Defensor da liberdade

Que loucura Tinki uinqui, esse pó de urânio aí saiu do caldeirão do Harry Potter, ou da pedra filosofal que tu usou? ???

Carlos Campos

Defensor sei que pra vc que gosta de poste é difícil imaginar uma bomba suja. Então antes de me comentar e ficar passando vergonha aqui melhor pesquisar sobre os vários tipos de bombas e mísseis e o que podem carregar. E que diabos é isso? Tinki Uinke? Ainda assista esse negócio?

Defensor da liberdade

Tô brincando contigo, mas essa idéia aí não deixa de ser absurda e seria pouco útil. Uma bomba nuclear de verdade faria muito mais estrago que essa de pó de urânio.

Carlos Campos

Me fala como os Taiwaneses vão fabricar uma bomba nuclear tão rápida? esse medida de bomba suja é mais uma vingança, Taiwan não tem como resistir a uma invasão chinesa.

Defensor da liberdade

Só se os EUA dessem o know how por debaixo dos panos, mas uma logística dessas não passaria despercebida pela China, pelo menos não a tempo de concluir o programa. Mas esse negócio de usar pó de urânio não seria muito útil, no máximo causaria contaminação algumas vezes maior que o acidente radiológico de Goiânia, porém inferior aos prejuízos de uma explosão de fato de artefato nuclear.

Lucas

Isso não é filme ou joguinho não meu amigo.
Adoro ver pitacos dos especialistas de internet. Tá cheio hj em dia.

Carlos Campos

Bomba com agentes quimicos ou biológicos é coisa de joguinho?

Italo

Taiwan é da China, para resolver logo isso é só fazer igual o território independente “Hong Kong”, faz um acordo de não interferência por algumas décadas e reconhece logo que é território chinês.

Vejo muitos Brasileiros condenando as ações chinesas em relação a Taiwan, mas imagino se Fernando de Noronha declarar independência e do nada ficasse armada e com ajuda de outra nação.

Cristiano de Aquino Campos

Só para completar, Fernando de Noronha esta mais distante do nosso território continental que Taiwan da China.

Salim

Distancia náo diz nada, por esta analogia poderíamos invadir Uruguai. Taiwan e um pais independente a décadas, China perdeu, só retoma a força, ai veremos o que ocidente faz. Se Ucrânia estivesse OTAN talvez Criméia náo seria invadida pelos russos, ficou em cima muro, deu nisto. Comunas tem esta prática de tomar a força territorios .

Sagaz

O Uruguai é colado no Brasil, se proximidade é propriedade…

Tiago

kkkk Nova Guerra da Cisplatina, já pensou?

Obs: O destino de Taiwan é a China, não tem muito pra onde fugir, vai doer, mas vai acontecer, no momento oportuno claro.

Matheus Santiago

O pior é que muitos comentam como se Taiwan fosse independente formalmente, coisa que não é. Nenhum documento foi assinado formalmente da independência de Taiwan, portanto ainda é parte da China. Eles partem do princípio de que as declarações políticas feitas principalmente nos últimos 20 anos poderiam dizer facilmente que são uma declaração de independência. E tem mais, a China detém uma Lei Anti-Secessão, que prevê a intervenção militar da China em caso de uma declaração formal de independência de Taiwan. Uma declaração formal da independência de Taiwan forçaria a China a tomar uma atitude militar, e isso vai acontecer… Read more »

Leandro Costa

Taiwan não se declara independente não apenas por causa dessa lei na China, mas também pelo fato de que Taiwan se considera o governo Chinês legítimo, visto que eram a autoridade oficial na China antes da Guerra Civil. Então a situação por lá é bem mais complicada do que parece.

Matheus Santiago

Acreditar que Taiwan governará a China continental é tão real quanto surgir um poder democrático na China. Ainda mais se considerar que o tecido social chinês já está todo influenciado pelo PCC e seus 80 milhões de membros, a própria realidade política da China não permitirá isso. Nesse caso, Taiwan está tentando fazer o mundo se jogar contra a China por falsos pretextos por se considerar politicamente legítimo e que deve ser defendida a todo custo dos comunistas do PCC. Taiwan certamente é um ponto-chave para exercer influência negativa sobre a China, pois assim ocuparia espaço jogando o mesmo jogo… Read more »

Victor F.

As pessoas falam de Taiwan como se fossem os separatistas da história. O povo ocidental, em sua maioria, adotou ideias que vem levando o ocidente ao próprio suicídio. Vai acontecer, em algum momento. Putin fez essa leitura há muito tempo. Outras pessoas importantes também. A ilha, que é um bastião de resistência de um povo contra o comunismo, é vista, por pessoas que se dizem a favor da liberdade e da democracia, como um bando de rebeldes que tem que se render logo ao Partido Comunista Chinês. Pelo andar da carruagem, uma hora vai ser a nossa hora de escolher… Read more »

Augusto L

Nenhum documento formal foi assinado quando o Brasil se tornou independente de Portugal.

O que importa é o reconhecimento internacional.

E ninguém aqui precisa aceitar o que a lei chinesa diz, já que a lei deles não vale nada aqui. Taiwan é um pais ocidental que apesar de não ter um reconhecimento formal nosso, tem um informal e ha um sentimento muito grande de que Taiwan é independente no mundo todo.

Matheus Santiago

Você é um completo ignorante em história do Brasil. O Manifesto da Independência do Brasil foi um documento assinado pelo próprio Dom Pedro. É o documento oficial em que o príncipe regente proclama a independência do Brasil, é anunciado aqui sem meias palavras e com clareza indiscutível. Em tese, esse documento tem mais valor histórico real do que o mero Grito do Ipiranga. O texto foi escrito pelo Joaquim Gonçalves Ledo, o verdadeiro patriarca da Independência, não Bonifácio. Este só aderiu a “Revolução” como ele mesmo chamava depois que viu que a Independência seria decretada com ele ou sem ele,… Read more »

Augusto L

É depois de 3 anos com um conflito armado em Pernambuco Portugal aceitou o Brasil, mas ninguém fala que o Brasil é independente desde 1825.
Sua argumentação é sem cabimento.

Augusto L

Sem contar que Dom Pedro e Maria Leopoldina não eram os respectivos chefes de estados de Portugal, ou seja, seria o mesmo que um chefe de estado taiwandes, se esse acrônimo existir, declarar sua independência o que por si só é contraditório a sua defesa de que se a China não reconhece Taiwan como nação ele não é.

Matheus Santiago

“seria o mesmo que um chefe de estado taiwandes, se esse acrônimo existir, declarar sua independência o que por si só é contraditório a sua defesa de que se a China não reconhece Taiwan como nação ele não é.”

Isso é uma enorme contradição com que o você disse anteriormente sobre legitimidade. Pela sua fala, entende-se que Taiwan que é um governo legítimo não pode ser independente se o governo ilegítimo da China governada pelo PCC não aceitar essa condição. Parabéns.

Matheus Santiago

A China não precisa reconhecer a independência de Taiwan assim como o Brasil não precisou ser reconhecido como uma nação independente, por isso nossa independência foi em 1822 e não em 1825.

E Taiwan não fez nenhum decreto ou teve qualquer documento formal de independência, pois acham que irão recuperar a China continental, e sabem que se declararem, irão perder para sempre o território chinês.

Você não sabe o que acontece na Ásia e desconhece a história do Brasil. E meu argumento é que é sem cabimento. Tá certo.

Matheus Santiago

“assim como o Brasil não precisou ser reconhecido como uma nação independente por parte de Portugal,”

Augusto L

“A China não precisa reconhecer a independência de Taiwan assim como o Brasil não precisou ser reconhecido como uma nação independente, por isso ”
É exatamente isso que estou falando desde o primeiro comentário. Rsrs.

E voce falou explicitamente que Taiwan não seria independente porque não haveria um documento chines que o declararia, sua contradição se resume ai.

Matheus Santiago

Estou vendo que você não sabe interpretar um texto, o Leandro soube interpretar corretamente meu comentário, você não. Não te culpo, a Pátria educadora nunca educou realmente. Toda a sua ignorância está atestada e comprovada nos textos acima, fora isso passar bem.

Augusto L

“O pior é que muitos comentam como se Taiwan fosse independente formalmente, coisa que não é. Nenhum documento foi assinado formalmente da independência de Taiwan, portanto ainda é parte da China.“ Voce explicitamente vincula a independência de Taiwan a um documento chinês. E ainda fala que muitos estão errados em tratar Taiwan como uma nação independente e o que convém ao argumento chines de província rebelde. O que se comprova no final – “a China a tomar uma atitude militar, e isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde” Eu não estou interpretando nada de errado, voce que esta fugindo… Read more »

Augusto L

Ou O Princípio de Uma China. Como preferir

Matheus Santiago

Eu encerro por aqui, já desviamos demais do foco da matéria.

Alessandro H.

Encerra mesmo, parabens! Contra a ignorância, não cabem palavras, os “terraplanistas” que o digam.
Gostei da menção ao Joaquim Gonçalves Lêdo, devagar, a verdade dos fatos vai se assentando na historiografia oficial.

Carlos Campos

Taiwan é a verdadeira China. O continente que é rebelde. Taiwan compra armas e faz tudo que país faz. Taiwan já é separada

Davi

Ítalo,
Os chineses de Taiwan escolheram a democracia e a liberdade.
Por que eles seriam obrigados a viver sob o julgo pesado do Partido Comunista? Você gostaria de viver sob esse julgo? Sem direito a voto, sem direito a expor suas ideias políticas e religiosas, internet regulada, sem direito a propriedade privada e por aí vai.

Andrew Martins

Eu acho no mínimo hipocrisia e também falta de bom senso afirmar que Taiwan pertence a China, quando você está na cadeira do seu computador e tem a liberdade de digitando e argumentando o que quiser, em uma nação na qual você pode eleger seu governante a cada 4 anos e o governo não te censura ou vigia para saber se você conspira contra ele.
Os 23 milhões de taiwaneses a 80 anos tem a liberdade de fazer isso, e você quer que de uma hora para outra eles passem a acatar ordens do Partido Comunista Chinês.

Carlos Campos

A China Continental é que é de Taiwan

Mahan

Agora imagina o PCdoB dar um golpe e o governo legítimo se refugiar em Fernando de Noronha…

Cristiano de Aquino Camp

Não querendo defender a China más e meio dificil eles movimentarem a marinha deles sem passar perto já que o arquipelago fica em frente a china continental. E como ilha Bela e Ilha grande no litoral do Brasil. Nem falo em Fernando de Noronha pois Noronha esta mais longe do nosso território que Taiwan da China.

Luiz Trindade

Fato é que Taiwan sempre se manteve livre porque os EUA sempre mantiveram sua presença de modo à intimidar a China a não tomar atitudes agressivas. Agora a China mostrou que se quiser pode incapacitar a sua defesa e tomar medidas de força se assim lhe convier! Concordo que Taiwan deva se armar até os dentes para pelo menos custar caro essa anexação à força por parte da China!

Fernando Turatti

A essa altura, já é caro demais tomar Taiwan. Seria uma guerra sem chance de derrota, contudo, seria sem chance de valer a pena. Taiwan, devido a sua proximidade, tem sob o alcance de seus mísseis infindáveis cidades chinesas. Dependendo do quanto você acredite em seus dados, até mesmo Pequim poderia estar ao alcance de mísseis de cruzeiro taiwaneses. Em resumo: se acreditassem em paz, os taiwaneses destruiriam os portos chineses. Se fosse apenas para se vingar, bom, existem várias opções de recheio para os mísseis, que poderiam matar grande parte da população civil de Pequim… ou inutilizar cidades por… Read more »

Caique

Gente a China não vai perder de posse de Taiwan de jeito nenhum, no modo menos sangrento Taiwan retorna totalmente ao controle chinês sem derramamento de sangue(aos moldes Hong Kong e Macau) e vida que segue ou a China invade a ilha com milhões de soldados e retoma o controle a força e ninguém vai poder impedir, os EUA deliram quando acham que vão poder fazer alguma coisa rápido o suficiente. Isso já é uma batalha perdia, Taiwan nunca foi independente é delírio de quem falar isso, se a China fizer uma invasão nunca que os EUA retomam aquilo, a… Read more »

Marcos R.

A China sabe quite militarmente pode tomar Taiwan quando quiser, a quarto não são as retaliações militares, o que eles não querem é encarar as retaliações econômicas… Essas que iriam doer de verdade.

marcus

Exatamente. O Ocidente pode jogar a economia chinesa no buraco.

Caique

A retórica também é verdade, hoje em dia balançar a economia chinesa é balançar a Mundial, isso é indiscutível, não acho que o mundo teria coragem de jogar a economia em uma recessão de 5-10 anos por uma ilha que nunca foi e durante um bom tempo será independente.

Caique

*e durante bum bom tempo não será independente.

Matheus Santiago

Exato Caique. A China irá ocupando espaço até que a retomada diplomaticamente seja estabelecida, porém se isso não estiver funcionando no longo prazo, certamente irá ter intervenção militar. E se considerarmos que Taiwan ultimamente está fazendo declarações de independência, o que preocupa bastante as autoridades chinesas, é visível o aumento da escalada militar e exercícios por parte dos chineses, assim como o aumento colossal de seu poderio militar, e isso vem acontecendo com mais frequência basicamente desde 2013 – chegada de Xi Jinping. Acredito que no longo prazo Taiwan será retomada, diplomaticamente ou militarmente, mais será. Mas por agora, acredito… Read more »

Lucas

A existência de Taiwan como uma entidade política independente tá totalmente ligada ao suporte dado pelos EUA.
No momento que os EUA não puderem segurar mais a China vai entrar e ninguém vai conseguir parar eles.

Luiz Trindade

Discordo totalmente de você Caique. Do momento que na Revolução Comunista Chinesa Mao Tsung não atravessou o canal para tomar o último bastião da Chiang Kai-Shek na ilha que hoje conhecemos com Taiwan deixou de ter posse sim. A China comunista depois da década de 60 vem tentando anexar Taiwan e não consegue muito porque os EUA não deixam porque questões políticas e militares na região. Agora que a China pode ter uma enorme retaliação econômica por conta de uma anexação à força até pior do que a Rússia enfrenta hoje isso pode. E outra não se iluda que aqueles… Read more »

Caique

Caro Luiz, desculpe se me fiz enter errado, mas, nunca disse que a população de Taiwan queira se juntar a China que de comunista só tem o nome do governo, a existência de Taiwan na minha simples opinião e ambiguia, ele teoricamente são China também, mas a ONU hoje reconhece República Popular da China como tal, tanto que Taiwan foi substituída em todas as esferas. A única coisa que Taiwan é um fantoche na mão dos EUA, nada mais e nada menos que isso. Não que eu concorde com uma invasão chinesas, deixo claro antes que me chamem de comunista,… Read more »

Miguel

Acredito que mais cedo ou mais tarde voltara a fazer parte da China continental. É inexorável isso.

Antoniokings

Qual a supresa?

A China está apenas a ‘exercitar’ para colocar em prática o que é seu por direito: Reintegrar Taiwan a seu território.
À Pátria Mãe.

Carlos Campos

A Pátria Mãe é Taiwan

Caravaggio

Em mensagem a Donald Trump, o ex-presidente dos EUA, Jimmy Carter, explicou ao chefe da Casa Branca as razões do declínio americano e da ascensão da China: “…Você tem medo que a China nos supere, e eu concordo com você. Mas você sabe por que a China nos superará? Eu normalizei relações diplomáticas com Pequim em 1979, desde essa data… você sabe quantas vezes a China entrou em guerra com alguém? Nem uma vez, enquanto nós estamos constantemente em guerra. Os Estados Unidos são a nação mais guerreira da história do mundo, pois quer impor aos Estados que respondam ao… Read more »