Arrowhead 140, da Babcock

Fragata Arrowhead 140, da Babcock

Arrowhead 140, da Babcock
Fragata Arrowhead 140, da Babcock

O site Infodefensa.com noticiou que a Marinha do Chile recebeu um estudo de viabilidade técnica e econômica da Universidade Católica do Chile (UC), que propõe a construção de fragatas de 5.200 toneladas e 132 metros de comprimento como a melhor alternativa para substituir os navios do Esquadrão Nacional no médio prazo.

De acordo com uma nota publicada no jornal El Mercurio de Santiago, a instituição encomendou um estudo de viabilidade para poder implementar e
desenvolver um Plano Nacional Contínuo de Construção Naval que lhe permitirá substituir suas principais unidades de superfície assim que completarem sua vida operacional.

A Exposição e Conferência Naval e Marítima Internacional para a América Latina , Exponaval 2020, confirmou que a Marinha do Chile apresentará o Plano Nacional Contínuo de Construção Naval no Congresso Internacional do evento.

Escoltas da Armada Chilena em manobras
Escoltas da Armada Chilena
Subscribe
Notify of
guest

358 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jagderband#44

5.200 toneladas sim, é um bom “peso” para uma fragata bem armada.

PACRF

Senão me engano as Tamandaré terão 3.500 toneladas, ou seja, serão menores. Não sei a idade nem as características das escoltas chilenas da foto acima, porém parecem estar em “boa forma”.

Beserra(FN)

4100t carregadas,maiores que as FCN que nos servem muito bem.

Sincero Brasileiro da Silva

Saberia o comprimento que as Tamandaré terão?

Peter-nine-nine

Eu penso que as “tipo M” do Chile… foram adquiridas do “mesmo lote” que as portuguesas. Partindo desse pressuposto, tratam-se de fragatas parcialmente modernizadas pelos holandeses pouco antes da aquisição, levam a bordo 24 mísseis, 16 deles para defesa aérea. O recheio electrónico é consideravelmente moderno, assim como os seus sensores, armamento e capacidade daí decorrente. Em Portugal, estão integradas num novo projecto de modernização, com vista a manter essas capacidades relevantes. Os navios deverão ver alterações inclusive estruturais e estéticas, nomeadamente por meio da substituição do mastro. O navio passará a estar apto a fazer uso dos seus Harpoon… Read more »

glasquis7

A type 22 da esquadra Chilena é Bach II. Não aparece na foto pois no momento, estava sendo submetida a uma profunda modernização em ASMAR TALCAHUANO. Em tudo caso, está com os dias contados. É a próxima embarcação a ser descomissionada na ARCh.

FERNANDO

Pois é, lá o Almirantado sabe o que quer!
Aqui estamos batendo cabeça ainda.

Andrigo

Aqui o nosso almirantado fica sonhando com porta aviões, enquanto olha para o seu copo de whisky 24 anos….

Marcelo Andrade

É mesmo amigo, o que será o Prosub e as CCTs né? Você cobra o seu parlamentar? Ou esqueceu em quem votou?

FERNANDO

Eu sei em que votei!
Me lembro de todos os meus votos.

Falcon

Se arrepende de algum ???

Space Jockey

Se arrependeu do Haddad ?

Andrigo

Lembro perfeitamente do meu parlamentar amigo, que até aqui pelo menos tem valido a pena o meu voto, coisa rara. Sobre os projetos, eles em si são um avanço, mas olhe para todo o contexto do estado da nossa Marinha: 80 mil homens, meios cada vez mais escassos, e sempre gastando as tubas em “transferência de tecnologia” para no fim construir meia dúzia de meios. Se for analisar o nosso histórico, vamos construir esses 4, talvez até 5 Scorpene, vamos suar sangue por mais uns bons anos ainda até o dito sub. nuclear pra provavelmente operá-lo meia boca; vamos fazer… Read more »

Eduardo

Exatamente, sai caro demais comprar tecnologia para produzir de 4 a 6 unidades. Daqui 30 anos a tecnologia é outra, completamente diferente da atual que, dessa forma, de nada mais serve. Em 10 anos muda tudo já o que dirá 30!

Assim sendo, é muito mais barato comprar de “prateleira”, sem a dita transferência e produção local. Pega esse valor a mais da tranferência e investe em obras de infraestrutura no país, vai gerar mais emprego/renda e qualidade de vidas aos cidadãos brasileiros.

Marcelo Andrade

Estava demorando as comparações!!!

Fernando Turatti

aqui o almirantado também sabe, oras!
Querem pensões integrais e muito, mas muito marinheiro em terra pra servir café e capinar lote pro almirantado. O que sobra a gente joga fora sonhando em porta-aviões.

Vilha

A idade das escoltas da MB é relacionada a idade dos whisky’s do almirantado!

JOELSON

Decidiram depois de ver o rumo que tomamos, ai fica fácil!

Jadson Cabral

Todo mundo sabe criticar as forças armadas. Mas vocês cobram os políticos em quem vocês votam? Vocês votam em políticos comprometidos com a defesa nacional? Porque nós não temos uma bancada forde da defesa no congresso pra fazer lobby. E os senhores sabem, sem interesse do congresso, sem dinheiro. Eu vejo muita gente aqui apontar erros do estado maior das três forças, mas fica difícil manter um projeto de longo prazo quando o orçamento é cortado todo ano. Todo mundo fala que orçamento é grande, que daria pra fazer isso e aquilo… mas vocês sabem se as FFAA chegam a… Read more »

O Padilha

Jadson, maior que o problema político e de orçamento, é o problema interno das próprias forças. Quer dizer, do que adianta querer mais verbas se o uso das que tem agora é, no mínimo, questionável. O exército, por exemplo, mantém milhares de homens em 3 unidades a cavalo, como que alguém vai querer chegar pro congresso pra pedir mais dinheiro do contribuinte se o que tem agora é gasto com unidade a cavalo, por exemplo.

glasquis7

Desculpe a minha intromissão mas todos os exércitos tem cavalaria propriamente dita. São unidades imprescindíveis e tem unidades de cavalaria com Mulas de carga também.
Essenciais pra quando o suministro de combustível é cortado e também pra acessar regiões onde veículos não conseguem chegar.

O Padilha

Não é esse o caso. Nós temos cavalos pra fins cerimoniais. Animais pra uso operacional como, por exemplo, búfalos na amazônia, são pouquíssimos. Não é todo país do mundo que tem cavalaria propriamente dita e, animais como mulas de carga e os búfalos que falei, não são cavalaria. Cavalaria não são uso de animais pra fins de carga/apoio e sim pra fins de combate direto

Regis Athayde

Se esta notícia se confirmar, então mais uma vez o Brasil é deixado para trás por um país com PIB menor que o dele. E segue a mesma situação de antes…

MMerlin

A primeira vez que fui a trabalho para o Chile, questionei o motivo de tantas bandeiras chilenas hasteadas, no caminho entre o aeroporto e o hotel. Perguntei se estava tendo algum evento no país. O motorista respondeu que não e que era costume da população. A partir daí me interessei pelo ponto de vista social dos chilenas e, para minha grande surpresa, descobri que a maior parte do país atribuiu a situação educacional atual as mudanças que o General Augusto Pinochet aplicou no país, com a reformulação total da educação em todos os níveis de ensino. É praticamente unânime entre… Read more »

PauloR

“É praticamente unânime entre eles que o Chile”
Hahahahahah

E hoje os chilenos estão na rua pedindo mais Pinochet não é mesmo.

MMerlin

PR. Importante conhecer os motivos que levaram aos protestos. Mas vá além da mídia. Vai levar mais tempo, mas vale bastante a pena. Aproveite que já estará no caminho, e estude também a história deste país que deteve o maior sucesso econômico e possui o maior IDH na América Latina.

Leonardo Costa da Fonte

Visitei o Chile por mais de 20 anos, pelos menos 2 vezes ao ano. É incomparável o desenvolvimento econômico e social deles com o Brasil. A mentalidade é outra. Os caras tem noção de orçamento, de custos, e de não gastar quando não se tem dinheiro. No Brasil ainda estamos engatinhando. Não adianta falar em recursos para as FFAA, enquanto não houver uma reestruturação total. Não é possível gastar tantos recursos com folha de pagamento e não sobrar quase nada para equipamentos, operação, etc. Quanto aos protestos chilenos, recomendo que estudem mais antes de falarem bobagens. Os avanças no governo… Read more »

Eder Reis

Foi um grande avanço aposentar com valor menor do que o minimo para sobreviver.

Paulo

E quanto é o mínimo para sobreviver?

EduardoSP

Gente, vamos por os pés no chão. A ditadura militar chilena acabou há três décadas. Dizer que o Chile de hoje é resultado direto do que foi feito na década de 70 e 80 do século passado é ser ingênuo. As politicas adotadas pelos governos de centro-esquerda e centro-direita nos últimos trinta anos é que explicam a situação atual do Chile.

Carlos Campos

Errado o Chile é resultado sim do Governo Pinochet, nem os Esquerdistas tiveram coragem de mexer muito no que foi feito, eles só vem mantendo o sistema.

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

É porque lá não tem “cumpanheiros”…

JBorges

MMerlin, estive no Chile algumas vezes a trabalho e tive a chance de conversar com pessoas de todos os cantos do país: de Santiago até Punta Arenas. O “sucesso econômico” que tu falas é falacioso…e as manifestações populares que hoje ocorrem demonstram isso. As grandes corporações empresarias (notadamente americanas) ganharam muito dinheiro com o regime de Pinochet, mas o povo empobreceu e se viu em um beco sem saída. Não há nada que o estado forneça ao povo: tudo é privado! Não vou entrar em discussão sobre estado máximo ou estado mínimo (não é o caso aqui), mas eles não… Read more »

Carvalho2008

Olha, cada sociedade tem algo de bom e algo a melhorar Esta crise do clovid será um exemplo comparativo do SUS Brasileiro, o qual tem muitas criticas positivas e negativas. O sistema americano acho que ja mostrou que realmente é ruim…quem não tem serviço social ou contratado lá entrou pelo cano. Despontam na estatística das mortes. O Chile, é inegável o IDH, o PiB Per Capta, GINI, etc… Podem ter de corrigir alguma coisa sim, mas faz parte a correção e sintomia de rumos. Na mesma categoria que os Chilenos, estão os Sul Coreanos, eles tambem se consideram em crise… Read more »

Glasquis7

O SUS Brasileiro é muito bom. Me atendi por ele em diversas oportunidades e sempre fui muito bem tratado e o que me afligia foi resolvido oportunamente. O Covid19 mostra como é importante a saúde pública e como ela é boa no Brasil. Tem o que melhorar sim mas, sempre foi boa.

Carvalho2008

A prova será agora…o brasileiro é um degredado espiritual que tem vergonha de si e bloqueia sua própria visão sobre aquilo que tem de bom.

Um ser de eterno remorso Pelas suas falhas que não o deixam explorar sua astúcia, Inteligência, experiência, criatividade e flexibilidade….brasileiro é um matusalém experiente que ja viu de tudo, mas que se envergonha por não ter ainda ter voado Céu e ao Sol como Ícaro

ANGELO CHAVES

Esta é uma verdade, a pesar de tudo.

BR Paraná

O SUS é extraordinário, disponibiliza atendimento para todos conforme a Lei 8.800, e sistema ainda é novo, foi implantado 1990, é necessário melhorar a gestão e fiscalizar melhor os recursos, lembrando que cada município faz a sua gestão.

Carlos Campos

Pos eu só tive raiva, só conheço gente falando mal, principalmente nas grandes cidades, meu avó foi internado em um corredor e morreu ali, recentemente minha prima que não tem plano de saúde particular teve quase perde o bebê pq não tinha quem a atendesse para fazer uma cesariana, o marido dela teve que fazer um barraco para ela ser atendida, SUS é uma m…. precisa melhorar para ser ruim.

MMerlin

Para atendimento básico. Agora tente precisar de uma cirurgia ou exame mais complexo. É tão difícil e demorado, que cada região já criou um esquema próprio de corrupção e suborno para quem quiser furar a fila. Importante, de modo bem amplo e difundido.

Falcon

O SUS seria muito bom se não tivesse sido saqueado …

Paulo

Você consegue demonstrar ‘ceteris paribus’ que a taxa de mortalidade no EUA é devido à qualidade do sistema de saúde?

Paulo

Sistemas previdenciários solidários estão fadados ao fracasso na medida que a expectativa média de vida cresce. O único sustentável é o de capitalização individual.

Sobre ter que pagar para ter serviços de educação e saúde, isto já é feito via impostos. E compulsoriamente.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Aproveitar também para ler sobre as ligações de Salvador Allende com o Nazismo e a defesa da eugenia e do racismo.
A dica é: Salvador Allende, Anti-Semitismo e Eutanásia.
Autor: Victor Farias

Glasquis7

Isso é uma falácia. Jamais teve alguma ligação com o Nazismo. Allende era socialista não Nazista.

Paulo

Pergunte aos soviéticos e aos povos da antiga ‘Cortina de Ferro’ se a diferença era tão significativa.

glasquis7

Pergunte aos nazis qual foi o Exercito que os derrotou na segunda guerra e que chegou em Berlin.

nonato

Foro de São Paulo.
Querem tomar o poder e usam qualquer desculpa…

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Os chilenos não, isso é LOROTA sua para se apropriar do nome do povo. Quem está fazendo baderna é a esquerda, inclusive incendiando igrejas , esquerda criminosa que usa do nome do povo para ficar com os mesmos privilégios nas mãos dela.
Esquerda essa que aqui no Brasil é a responsável direta pela demissão de milhares de trabalhadores e a fome nas famílias, sob a desculpa da pandemia.
É como eu sempre digo:
A esquerda não é contra o capital, ela é contra o capital nas mãos dos outros.

EduardoSP

Quem está orientando os governos estaduais, de todas as linhas políticas, no combate à pandemia é o governo federal, cujo presidente é seu ídolo.

Glasquis7

Está errado. Os chilenos e não apenas a esquerda, estão revoltados com seus políticos e seus governantes, tanto de direita como de esquerda pois, os logros do avanço econômico do Chile não tem chegado à população como deveria e isso vem sendo prometido há mais de 30 anos… Uma hora a gente casa de esperar e vai atrás.

Sequim

Bom ver um cidadão chileno dizer isso. Isso coloca pra escanteio esse neoliberalismo de araque de alguns aqui.

Paulo

Por isto não. Eu conheço um cidadão chileno, de Valparaíso, cuja avaliação vai contra o seu pensamento.

Evidência anedótica por evidência anedótica fico com quem conheço.

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

Os meios aplicados a que você se refere são a tortura ? Esses meios foram empregados contra TODA a população, ou somente contra uma minoria da minoria que como no Brasil, queria matar os governantes para tomar o poder e ficar podre de rica ?
Porque é impressionante o argumento reducionista que esquerdista me traz quando o debate é sobre governo Militar no Brasil.
90 milhões de habitantes e só 400 pessoas criminosas ou ligadas ao terrorismo mortas ou desaparecidas é insignificante e de maneira alga expressa a realidade da vida do grosso do povo naqueles tempos.

MMerlin

Calma lá. Se acompanhasse mais a trilogia saberia que estou longe de ser um esquerdista. Muito pelo contrário. Inclusive compartilho a visão de o brasil ter passado por um Governo Militar e não uma ditadura.

João Bosco

Mas o caso é que o sr. Pinochet , mesmo sendo um carniceiro de marca maior, era um patriota de verdade no seu país, pensava nele e no seu povo, mesmo com todos os defeitos – Não o estou defendendo como pessoa, deixando claro. E os nossos? pensam e promoções e postos como adidos militares mas a defesa da pátria fica a segundo plano esperando a ajuda do Tio Sam…

Glasquis7

Vc está enganado. O sistema educacional do Chile vem da época de 61. O que Pinochet modernizou foi a economia. O chileno nutre um sentimento patriótico muito peculiar. Se orgulha de si mesmo como chileno e valoriza a sua Ascendência principalmente seus logros como raça já que o enfoque da educação na história do país da um ênfase muito grande a ter resistido, lutado e vencido a invasão de dois impérios, (inca e Espanhol este último em duas oportunidades) e de ter vencido duas vezes os Peruanos e Bolivianos juntos (eles eram quase o triplo da população chilena nas guerras).… Read more »

José Carlos David

O Pinochet eliminou o lixo da esquerda, enquanto os nossos generais mandaram os nossos passear em Paris e Londres. Simples assim.

Glasquis7

Eliminou nada, criou um outro tipo de lixo governante que independe de cor política e que está em questionamento hoje por todos os chilenos.

Marcelo Andrade

Vai mesmo comparar um país continente com 220 milhões de pessoas e vários biomas diferentes com o Chile? Nossas necessidades são proporcionalmente maiores! E se o Chile fosse esse paraíso todo não teria havido manifestações né?

Leonardo Costa da Fonte

Comparado com o Brasil, o Chile é um paraíso!!! Não há termos de comparação. A mentalidade chilena é de país sério e desenvolvido! Bem diferente do Brasil.
Precisamos ter humildade e reconhecer quando outros fazem as coisas melhores que nós.
Já cansei de ouvir que o Chile é menor que a cidade de São Paulo.
Este tipo de comparação não leva a nada.
O fato é que eles tem um mentalidade de país de desenvolvido e capitalista, enquanto nós ainda temos uma mentalidade esquerdista, estatizante e com poucas noções de matemática básica.

Enes

O nosso povo infelizmente é assim, medíocre e se chegar ao poder vai roubar igual aos políticos que estão lá. Então, porque reclamam tanto? E malham os militares como se pior fossem do que ele mesmo. A nação não evolui porque o povo não evolui e acusam os outros daquilo que eles mesmo fariam se no poder estivessem.

Glasquis7

NÂO! o Brasileiro não é medíocre, apenas esqueceu de que às vezes tem que deixar de correr atrás do seu e correr atrás do “nosso”. Só isso.
A classe média Brasileira é a mais forte que conheço. Os profissionais são competentes. O problema é que não trabalham juntos por um objetivo comum.

carvalho2008

correto

Tutu

2

Esteves

Objetivos são determinados pelas elites.

Falcon

Com o congresso que temos essa situação so tende a piorar …

Pablo

Nem tanto!, estamos prestes a começar a construção das Tamandarés, sem contar a força de submarinos. Portanto, menos, bem menos!

DOUGLAS TARGINO

Muito bom! Acredito que vão ser seis unidades e vamos ficar sendo humilhados novamente!

ALEX TIAGO

Rapaz não pensa assim não pensa que eles estão certos e que nós temos que mudar aqui a forma de pensar e não torcer para os outros ficarem atrasados pra nós ficarmos a frente. Eu vi a reportagem ontem e eles deu a entender uma unidade mas que logicamente seria uma classe sucesso pra eles e no meu ponto de vista elas ficaram prontas depois das Tamandarés e acho que o Brasil precisa de mais Tamandaré é e mais unidades maiores.

Pablo

Humilhados com 5 sub novos, sendo um nuclear?

glasquis7

O progresso dos outros é humilhação pra vc?

Fabio Mayer

Um plano nacional CONTÍNUO de construção naval militar era tudo o que o Brasil precisava. Pena que não tem organização nenhuma, nem governos responsáveis que o mantenham.

Alexandre Cardoso

Precisava de ” .. Um plano nacional CONTÍNUO de construção naval militar …”, não, precisa. Ou melhor, um Plano Nacional CONTÍNUO de construção militar para as 3 forças. Mas enfim …, voltemos à nossa realidade …

Fabio Mayer

Precisava, porque não tem e porque os meios navais há muito já estão defasados… de resto, concordo, deveria haver um para as 3 forças.

Fernando Vieira

É que ninguém pensa nisso e muita gente critica. Quando veio a compra dos Gripen o Boechat criticou e muito em seu programa de rádio essa compra. Já vi muita gente criticando também as Tamandarés. Nós aqui sabemos da necessidade desses programas, mas fora da nossa “bolha” você vai ouvir a mesma ladainha “tanta gente passando fome e o Brasil vai construir navio?” “vai entrar em guerra com quem?” É preciso um esforço de todos em explicar que isso é um investimento para o país uma vez que a construção local geraria milhares de empregos diretos e indiretos, mão de… Read more »

Esteves

Esse é um dos problemas de se fazer aqui.

Falta de encomendas. Precisa criar demandas. Precisa construir mercados.

A Noruega já vende mais carros híbridos e elétricos X carros a combustão. Rodam na Europa mais de 1 milhão de carros elétricos.

Criar.

Roberto Bozzo

Como não temos demanda ??? A MB chegou a ter 18 escoltas, pouquíssimas marinhas tem tantas escoltas.

Só um exemplo prático…se todas fossem da classe Tamandaré e já tirando as contratadas, faltam 14 unidades….quantos anos demandariam a construção continuada destas 14 unidades ? Num exercício simples, se fossem construídas aos pares, num mesmo estaleiro e sendo lançadas a cada 2 anos, precisariam de 16 anos de construção continuada….

Mas aí caímos no desenvolvimento de uma política de estado, coisa que não temos.

Fernando Vieira

Esse é o meu ponto. Não é que não demanda, a Marinha precisa de escoltas. E se parar pra pensar essa produção pode ser contínua pois quando terminar a construção da última já está na hora de começar a construir a substituta para a primeira da classe. A Marinha dos EUA fez isso com seus Arleigh Burke e acho que é um grande sucesso de programa de construção naval.

E olha que estamos falando de corvetas, a Marinha precisa também de Fragatas e Patrulheiros, como a MEKO é modular, basta fazer desenvolvimentos e simplificações dela.

carvalho2008

Mestre Bozzo,

demanda é isto…ter quem compre….se o GF não compra…não tem….nem terá….

O declinio das encomendas salvo os casos de recrudescimento pontual Chines, é que cada vez mais haverão cada vez menos encomendas dos governos.

Todas as marinhas do mundo estão de certa forma, reduzindo….ao menos nos ultimos 50 anos é isto.

Não fico falando de mercante porque gosto de sucata….falo porque é uma forma de juntar as duas demandas e assim viabilizar alguma porcaria que o sirva…é muito mais do que desenhinho de gibi de passa tempo…

Roberto Bozzo

Mestre Carvalho, agradeço a alcunha mas não a mereço….acompanho todas as suas postagens, sempre fazem pensar “fora da caixa”. Por isso finalizei que precisa de uma política de estado, coisa que não temos ainda. Talvez a MB possa no futuro, num momento de necessária retomada, propor tal política usando a construção de meios como incentivo a geração de empregos, desde que utilize uma fonte de recursos estável, como uma participação dos royaltes do petróleo das bacias novas. Só pra informação, a MB recebe das bacias antigas onde o valor está decaindo quando não cessou de vez. Mas este plano deve… Read more »

Carvalho2008

Muito bem colocado

Esteves

Pai Jesus. O milagre do pré-sal. Os royalties e as compensações novamente. Esses recursos vem do Tesouro Nacional. Não existe raciocínio lógico, penso, em exigir compensação de uma atividade decorrente de um monopólio estatal. A MB tem seu orçamento. Usa 80% para pagar salários. Quando o gestor público brasileiro aprender que o desprezo ao dinheiro público tem preço e um preço alto a pagar, talvez o resultado possa ficar diferente. O país precisa de independência. Precisa de empregos. Precisa criar mercados e demandas. Pode investir. 80% da nossa atividade econômica é interna. Basta que façam uma divisão mais justa do… Read more »

Roberto Bozzo

“Todas as marinhas do mundo estão de certa forma, reduzindo….ao menos nos ultimos 50 anos é isto.” Penso nisso também….talvez, opinião minha, a MB deva investir pesadamente na patrulha; NaPa, corvetas, aeronaves de patrulha, helis para SAR, subs classe Riachuelo, etc permitindo um controle efetivo sobre nossa plataforma continental. Chegando inclusive a ter mais Tamandarés, visando um combate ASW, repito, dentro de nossa plataforma continental. A Marinha de guerra seria menor mas muito bem armada, talvez até formada por apenas 12 fragatas, mas com grande capacidade de combate; exagerando, umas 12 AB Flight 2 com aegis mais dois navios capitais,… Read more »

Carvalho2008

Da forma como as coisas vão, eu ja estou ate desistindo de meios de esquadra Ja esta é passando da hora da MB estudar o que seria uma guerra assimétrica oceânica e litorânea para o nosso caso. As pessoas tem isto mais ou menos formatado em mente quanto a luta assimétrica terrestre, mas não tem a menor ideia do que seria naval, talvez vagamente a litorânea, mas nem imaginam o que seria a oceânica, ainda mais com o tamanho de nossa costa. A crise será feia e ira enterrar a própria crise da MB. Será formalmente questionada pela politica e… Read more »

GFC_RJ

Caro Carvalho, Vejo a guerra assimétrica naval com a ênfase na atividade de negação do mar, que se faz essencialmente com a guerra submarina. A questão é, que contra Brasil, diante do nosso cenário no Atlântico Sul, somente umas umas três ou quatro nações teriam capacidades de nos tornar o elo fraco da guerra assimétrica. Todas as outras nações estão passíveis à guerra simétrica conosco e, por isso, o controle e a projeção de força não pode ser ignorado. O problema maior da política de defesa do Brasil como política de Estado, é a falta de uma Grande Estratégia. NÃO… Read more »

carvalho2008

Pode ser….

O que não pode ser é ficar no pode ser…pode ser que sim…pode ser que não….

Veja…se pode ser que sim, os vizinhos são tão fracos comparativamente, então nem esquadra precisamos….por uns 20 anos… seria isto?? Temos de encarar o que se decide para cada hipotese…se não tenho o risco então não preciso…

Se pode ser que não, seria interessante pensar o que poderia ser empregado….Subs de fato encontram-se nesta categoria, com especial enfase aos costeiros…que outro tipo de equipamento?

Luís Henrique

1) passe o pagamento da previdência dos militares para a Previdência social. E, obviamente encaminhe as contribuições para lá.
2) aprove uma lei que determine 2% do PIB para a Defesa como o mínimo.

Após estas 2 leis, garanto que o Brasil poderá construir 1 Destroyer por ano + 2 Fragatas por ano.
Em 30 anos A MB teria 30 Destroyer + 60 Fragatas.
E um número semelhante de submarinos.

Somos uma potência, mas ainda não percebemos isso.
Então continuamos nos comparando com países pequenos, enquanto nossos políticos continuam pensando somente no bolso deles.

Esteves

Isso é passado. Demanda significa que existe capital comprando na ponta. Aonde existe uma BID naval? Na série do PROSUB passaram as dificuldades com o MEP, com as baterias, com os soldadores, com a importação das calotas. Com a renegociação do contrato por inadimplência nossa que o Jungmann foi fazer. Demanda mostra que há continuidade, que existe capital comprando, procurando, fazendo pedidos. Existe sustentação. Quando privatizaram a telefonia no Brasil não existia mercado. Havia demanda reprimida que elevou preços e represou a oferta de serviços. A planta subiu de 4 milhões de usuários para 200 milhões quando aconteceram esforços para… Read more »

Paulo

INDISCUTIVELMENTE a melhor marinha da América Latina.

Alexandre Cardoso

Qto a isso, não sei, mas lá pelo jeito o almirantado sabe, sem devaneios, o que quer … e tem o pé no chão. Tomara que assim continuem.

Pablo

Como tu chegou a essa conclusão????

Tutu
Esteves

Pronto.

Um país desmascarado, em crise, vende commodities, vinhos e panos, em convulsão social, perdido entre anarquistas e pastores, hasteia a bandeira do nacionalismo em meio a maior crise do século e anuncia a construção naval de navios de 5.200 toneladas.

Bem…um estudo e depois um plano.

Então…pode ser somente uma distração. Fogos de artifício.

MMerlin

A crise realmente é grande e o retrocesso no PIB foi quase assustador. Mas o país tem como sair mais forte.
Infelizmente, os protestos começar com um conjunto de fatores, mas potencializados pela mídia e, principalmente, pelas redes sociais. Os dois últimos tiveram um papel de suma importância ao inflar situações sensíveis que já estavam em processo de analise pelo próprio governo.
O supreendente é ver como se demonstrou frágil a estabilidade social chilena. E isto sim, precisará ser trabalhado nos próximos anos.
Em nosso país, convivemos com esta volatilidade diariamente graças a boa parte da imprensa.

Esteves

Exemplo.

Todo dia tem especialista, infectologista, cientista e exibicionista na TV. Todo dia respondem perguntas.

– Devo lavar os sapatos quando chegar em casa?
– Bem…não conheço ninguém que ficou doente lambendo sapatos.

– Devo lavar a louça cantando parabéns pra você 2 X?
– Bem…você deve lavar a louça até ela ficar limpa.

Todo dia tem morte, tragédia, convulsões, desobediência, monitoramento, projeções, estatísticas.

A de ontem. Um matemático fez um desenho de uma bolha com vitórias régias. Um desenho.

– O desenho mostra que teremos 1 bilhão de infectados.

O 4o. Poder está mais invlu

Esteves

Ops…

O 4o. Poder esta mais influente que nunca.

carvalho2008

É…mas agora tem o 5o poder…”as mídias sociais”…..da foto e gravação em tempo real, de mais de uma visão de edição , reedição ou adulteração de conteudo….jornalismo quer queira ou não está em cheque e estará mais do que nunca….voce me grava…eu te gravo….se mostrarmos coisas diferentes quem verá os dois julgará…

Antes o cidadão apesar de saber, tinha uma sensação que jornalismo era quase um serviço publico, compromisso com a verdade….e hoje, pode perceber que é apenas um negócio…tem quem paga…quem financia….quem dificulta…quem facilita…

Esteves

Passou na TV = verdade

Passou na Internet = fake

Antes do corona a TV estava morrendo. Sobrevivendo de realities shows. Demissões.

A TV é tão cara de pau que usa conteúdos fornecidos por quem assiste e está nas redes sociais…loucos para se assistirem.

Escrever na internet é mole. Viva o ego.

Assistir-se na TV enquanto navega nas redes sociais é divino.

– Devo lavar a louça por quantos segundos?
– O recomendado pela OMS é que cada talher e louça seja lavado por pelo menos 20 segundos.

Nem George Orwell pensou nisso.

Carvalho2008

Olha, a aversão a jornalista está grande. O publico apenas voltou a assistir porque de fato esta preocupado. Existe apesar de uma audiencia, uma Franca percepção de que existem os torcedores do virus,

As TVs se transformaram num gigante Teleton de contagem de mortos

Mas a informação real e objetiva é:

– Quantos por cento dos leitos hospitalares ja foi ocupado? Qual é a taxa atual versus a taxa de quebra do sistema? Este é, aliado a taxa de sobrevivência, os dois principais indicadores para se ter uma ideia de como estamos nos saindo, no Brasil, nos estados, nos municípios.

carvalho2008

E outra, existe uma especie de sensação que encurralaram o Bolsonaro, isto é até verdade no momento…mas deu uma pulga atras da orelha….veja, vi uma tese interessante sobre isto… O publico e mídia se focaram na crise da contaminação, mas alguns já desconfiaram que antes disto, o GF fez uma previsão e viu que o numero de mortos pelo virus no mundo, será acrescentado pelo numero de mortos pela crise economica, que ela seria inevitavel no mundo e seria pior que a de 1929, que a oposição independente do que faça continuaria martelando. Então, estudaram e adotaram uma postura radical… Read more »

Esteves

O Esteves avisou.

O GF se deixou encurralar pela própria paquidérmica forma de governar.

O GF poderia ter apoiado os chiliques dos governadores. E quem ganha o monte mor?

Deixa sangrar. O cipó de aroeira vai voltar.

Agora…querem que o GF tape os buracos dos corrupções locais.

Vamos ver.

carvalho2008

Pois é…estou desconfiado que é este o plano, pois o pior virá e a oposição não terá como imprimir a culpa no GF…Os Estados ainda na festa sem cortar nada…so pedem grana…o Judiciario amarrando as mãos do executivo federal, municipios legislando sobre toque de recolher o que é inconstitucional…daí o tsunami vem e o Presidente vai falar… -Eu não falei???!!!… as ai a coisa estará tão ruim, que somente o estado de sitio poderá restabelecer a ordem….mas ai….já é tarde….

Esteves

Penso isso.

A GN está recuando. Doria, hoje, parecia um Ze Ninguém agradecendo doações.

O vice avisou. Os militares não estão preparados para perder.

Vamos de Luiz XVI.

MMerlin

Ponto. “…Todo dia tem morte, tragédia, convulsões, desobediência, monitoramento, projeções, estatísticas…”.

Infelizmente esta é a realidade da nosso mídia. As duas primeiras, dominavam já antes do corona.

Space jockey

Hora dum governo militar, se o brasileiro não sabe conviver com democracia tem que perde-la.

Esteves

Anarquia institucional de prefeitos e governadores impedindo a entrada e saída de cidadãos. Erguendo barreiras de tratores contra veículos civis. Ameaçando bater e prender.

O judiciário…desprezível como sempre.

Mas querem dinheiro.

Glasquis7

O Chile tem uma reserva pra compra e renovação do parque militar que se estima nos U$D 20 bi. Isso já a disposição dos militares sem precisar criar fontes de onde o dinheiro virá.

É o resultado da “Ley reservada del cobre”.

Glasquis7

“Então…pode ser somente uma distração. Fogos de artifício.”

Pode… Ou pode ser que estejam mesmo com esta capacidade.

“Um país desmascarado, em crise, vende commodities”

O que quer dizer com “desmascarado”?

ALEX TIAGO

Boa noite Glasquis7. Queria saber como andam as discussões sobre o cobre em seu país vi em uma reportagem que mostrava alguns parlamentares querendo tirar o subsídios as forças armadas que o cobre dava e aparentemente as empresas tbm queriam retirar essas verbas??? Eu pessoalmente acho muito interessante e nos aqui no Brasil deveria estudar as mesmas possibilidades começando pela Petrobras que não repassa a muitos anos as verbas.
ALEX Tiago

glasquis7

Boa noite Alex,

O Chile tem essa discussão desde que eu me reconheço por gente e vai tempo nisso.

É difícil retirar essa lei. O que conseguiram foi retirar a reserva de informação então agora, qualquer comissão da camera pode investigar as contas militares que envolvem os gastos do fundo de reserva.

A lei mesmo, ainda existe

Esteves

Repassa sim.

Não é a Petrobras. O Tesouro Nacional faz a divisão dos royalties e das compensações financeiras.

A capitalização da Emgepron veio de lá.

Aliás…cadê os royalties da Vale, dos ingleses, dos sul-africanos?

Esteves

Desmascarado.

Eram apontados como uma ilha de prosperidade em um continente letárgico. Exemplo.

Um país com problemas sociais, com problemas na distribuição da renda e que ainda tem grandes dívidas com o bem estar da população.

Como todos os latinos.

Glasquis7

Entendo, Mas a verdade é que continua a ser um sistema equilibrado e estável. O sistema Neoliberal, que foi criado no Chile é efetivo. O problema está em que o Chile tem uma distribuição de renda muito ruim e o maior legado de Pinochet foi uma classe política acomodada que vive como um protetorado, esquecendo das promessas feitas em campanha. Isso não é defeito apenas da direita chilena mas sim, de dota, absolutamente toda a classe política. Mas o sistema continua sendo, ao meu ver, um dos melhores que conheço. Só que essa estabilidade, riqueza e modernidade, devem chegar à… Read more »

Esteves

Nossas elites.

A fonte de todos os nossos problemas.

Adriano alves da Silva

Quero ver os Chilenos, tem tecnologia para Construir suas Fragatas. Eles não consegue nem fabricar Aviões vem Comprar do Brasil.

Mauricio R.

A tecnologia das CCT Tamandaré, aliás MEKO A-100 é muito nacional. Só se for lá na Alemanha.

Nilson

Eles começaram construindo navios patrulha oceânicos, e já se sentem capazes para tanto. O próximo passo é construir fragatas. Planejamento a longo prazo. E não sei o que tem a ver ter que saber construir aviões para poder construir fragatas…

Carlos Gallani

O OPV fassmer 80 que eles operam cairia como uma luva na MB, 60 ou 70 milhões de dólares por unidade com 1700t de deslocamento, suporta helicóptero e tem uma baita autonomia, a nível de comparação com o preço de uma Tamandaré da pra encomendar uns 7 ou 8!

Glasquis7

E o legal é que dá pra colocar uns dois Scorpenes no rolo. O Chile vai precisar de mais 2 até o final da década… na verdade antes disso.

Roberto Bozzo

Mas são funções beem diferentes….. Eu concordo que a MB deveria focar no desenvolvimento de uma grande e forte patrulha naval, utilizando está década de 20 para tal…e a Marinha de guerra poderia ser mais “enxuta’ , mas Tamandaré e OPV seriam complementares.

ALEX TIAGO

Bom dia Carlos Gallani. A sua referência financeira e de quando?e de qual data é recente?entendo que um navio semelhante a alguns anos atrás realmente poderia se pagar esses valores mas na atualidade me desculpe mas acho difícil chegar a esse valor caso puder colocar uma referência ou uma informação recente eu agradeço???

Carlos Gallani

Olá Alex, a alguns anos era por volta 50 milhões de dólares, esse meu 60 a 70 é um chute mesmo, considerando um pé de boi e uma encomenda de várias unidades, pelo menos 10 já que a marinha quer 15. Pelo que humildemente entendo é um projeto barato desde a primeira linha do desenho, pra lidar com baixa intensidade e ponto, tráfico, pesca e coisas assim! Existe um projeto de Meko do mesmo porte (A80) e essa sim acredito ter um preço mais elevado, entregando mais eu suponho mas será que a gente precisa de OPV top na calmaria… Read more »

ALEX TIAGO

Carlos Gallani. Se esses valores serem reais seria ótimo uma classe desses navios para o Brasil imagina uma classe de 6 ou mesmo 12 navios com valores acessíveis melhor que pagar 50 milhões em navios 500BR seria muito legal.

Carlos Gallani

Alex, posso estar comendo bola mas esse preço de 50M é de 2012 a 2014, reforçando o ponto da compra em quantidade acho que até 70M em um basicão não é nenhum delírio!
Li em um artigo que existe um opção mais bem equipada que custa 40% mais caro ou seja, dentro de uma mesma tonelagem não é impossível termos navios de mais de 100M, só não acho necessário!
Fonte: Google rapidão “fassmer OPV 80 Cost”.

Glasquis7

E quais aviões o Brasil Fabrica que o Chile compra?

Tutu

Acho que ele está se referindo aos A-29.

glasquis7

São da EMBRAER o projeto é brasileiro e com isso o Brasil tem muitos méritos mas, é o setor privado e sua volatilidade.

Antes do A 29 o Chile comprou o Bandeirulha que ainda voa na ARCh provando a sua qualidade e capacidades mas.

Peter nine nine

Adriano, típico comentário de tipo merd@….

Diego

Hasta los Españoles se forman volando el pillan! Jajajajajajaja

Caio

Aqui no Brasil dizem que houve estudos, sobre as dificuldades das naves com menos de 5000 Toneladas no Atlântico,mas mesmo assim foram compradas corvetas de menos de 4000. Aí se pergunta o que se pesquisa mesmo.no.setor militar não é utilisado? A resposta sim! Por que só Deus sabe. Pois vemos o Chile com essa proposta para sua marinhha; difícil entender.

Marcelo Andrade

Caio, Corvertas e Fragatas utilizadas em missões diferentes. Se fosse vdd a Barroso não atravessaria o Oceano né? No papel é lindo o Chile querer, quero ver é poder! Aliás , adoro os vinhos deles!

Glasquis7

O Chile tem a capacidade de construção dessas Fragatas desde a década de 90. Foi desenvolvida pro projeto Tridente mas ficou paralisado com a chegada das Type 23 e as L Class. Agora, que não se tem perspectivas para uma nova compra de oportunidade e que seguramente, alguns estaleiros sofrerão, ASMAR coloca estes projetos em andamento pra gerar mão de obra/renda e assim dar um impulso à economia local.

Quem sabe dá certo e vende algumas unidades no futuro?

Caio

Marcelo até agora a proposta é tornar mossas corvetas em fragata , no sentido do uso, um tampão novo, mas mesmo assim um tampão, porque a grana e sempre curta ai vem com essa solução? Vamos ter as duas coisas em um navio só! Típico do brasil.em fazer diferente do resto da mundo.

Jorge Knoll

O Chile não se comporta como o Brasil.
Qualquer dor de barriga(contingenciamento de verba), descomissiona 2 ou 3 belonaves(meios navais) e já anuncia como futuro alvo de treinamento de mísses exocet

glasquis7

Quando aconteceu isso que eu nunca vi? Quais belonaves foram descomissionadas por contingenciamento no Chile?

Carlos Gallani

Balela, tem navio com menos de 2000t operando tranquilamente em mares polares, olhem a posição geográfica do Brasil, isso é criar problema pra vender solução!

Peter nine nine

Caio, a tonelagem tem claro o seu papel na capacidade de uma embarcação enfrentar mares revoltos, mas, um navio bem desenhado, com os cálculos certos, navega inevitavelmente bem, o que se chama de “boa navegabilidade”. Patrulhas oceânicos que se prezem de tal nome, não são reconhecidos pela sua tonelagem, mas antes precisamente por esta boa navegabilidade a que me refiro. As fragatas Meko de Portugal têm um deslocamento de 3300 toneladas, alguma vez ouviu falar de más condições de navegabilidade nestes navios ou em semelhantes que servem em outras marinhas? Não, não ouviu. E se pensa que os mares que… Read more »

Esteves

Eu ainda não li nada aqui que somente navios de 5 mil toneladas estão aptos. O que se postou e se comentou é sobre o conjunto. Propulsão que move o navio e gera energia Sistemas que consomem energia Armas e munições que pesam Vigilância e contra medidas que requerem aprestamento Contra medidas Guerra eletrônica VANTs Tripulação Guerra anti superfície e mísseis Guerra anti submarinos e torpedos Autonomia para ir e voltar Helis, o peso, os inventários e as logísticas dos helis Para nossa dimensão. Para a ZEE. Para o mar territorial. Custos para fazer aqui com tudo que pode dar… Read more »

Peter nine-nine

Esteves, não percebi nem o contexto nem a conclusão do seu comentário. Tão pouco percebi se ele era umas resposta para mim

Esteves

Foi para o Caio.

Space jockey

As respostas não saem em sequencia aqui, o que torna a discussão confusa, não se sabe quem ta respondendo quem, Ta na hora do corpo editorial ver isso.

Gabriel BR

Eu penso que seria bacana ver a Marinha Chilena com 6 fragatas classe ômega da Damen construídas localmente.

Gabriel BR

Isso sim é uma fragata ! As Tamandaré são corvetas pesadas…

Adriano RA

Concordo. Podemos nos enganar chamando de fragatas leves, mas são corvetas. As fragatas “de verdade” atualmente possuem de 4500 a 7000 toneladas.

Dalton

Se o Brasil tivesse um vizinho com quase o dobro da população com pendências fronteiriças e outro vizinho mais fraco que falasse mal de nós pelas costas, mas, que poderia teoricamente unir-se ao outro, como historicamente já teria feito, eu não me sentiria tão confortável assim mesmo com fragatas de 5200 toneladas. . Certo ou errado o Brasil me lembra os EUA pós guerra civil que durante esta assombrou o mundo, mas, depois, durante 30 anos deixou o exército cair para menos de 30.000 homens, onde até uma guerra contra a Espanha foi varrida para debaixo do tapete em 1877… Read more »

Salim

Caro mestre Dalton. Gasto defesa Brasil USS 27 bilhões ( 2018 ) Chile USS 6 bilhões ( 2018) . eles tem forca naval meios superfície bem superior, f16 aviões e tanques leopardos mais modernos e superiores. Tem algo errado. Náo vou entrar efetivos. Náo da pra explicar náo.

Thrash Metal

Gestão pífia dos Oficiais. Simples

Esteves

Mestre Dalton, Toda hora é hora de aprender. Não é necessário investir significativamente nas Forças. É necessário investir. . Fazer aqui sem saber fazer tem o risco de não conseguir fazer. E os custos locais. . Comprar pronto pode ser mais vantajoso financeiramente, mas ao longo dos anos a dependência cobra um preço alto. Na hora da necessidade não há garantia que receberemos atualizações. Nem reposições. Os dois tem transferências. Enviamos engenheiros para aprender a fazer aqui e enviamos pessoal técnico para aprender a operar. Por que precisa envelhecer, sucatear, deixar passar, obsolescência? Por que a água do Rio Gandu… Read more »

Dalton

Esteves e Salim…meu comentário foi mais no sentido de que não invejo a marinha chilena e também não critico quem inveja é apenas como enxergo as coisas já que tendo vizinhos como Peru e Bolívia a marinha chilena tem apenas 8 principais combatentes de superfície e 4 submarinos e não se deixem enganar pela foto onde aparecem 7 ao mesmo tempo pois duvido que todos os 7 estivessem municiados e certificados para combate, nem a US Navy consegue tal disponibilidade. . O Brasil está fazendo o que pode diante de outras prioridades e grau de percepção de ameaça, que na… Read more »

Esteves

Ufa..vejo que o Mestre ignorou o 5o.submarino.

Também acho que ele não sai.

Dalton

Não quer dizer que acredite que ele não sairá Esteves e sim que
prefiro me ater aos próximos 10 anos 🙂

Esteves

Leio isso desde os anos…1980.

Glasquis7

Dalton

Achismo seu e nada mais.

As Fragatas Chilenas estão todas municiadas assim como a sua frota silenciosa. Na época em que o Carreira raspou a Condell, o primeiro que se fez, antes de enviar pro porto foi retirar seus armamentos.

Ou vc acha que as Type 23 que estão sendo modernizadas deixam seus CAMM estocados nos EEUU?

Dalton

Achismo por achismo Glasquis acho que o meu está mais próximo da realidade do que o seu quanto ao grande número de mísseis
“Harpoon” da Venezuela !
.
Não conheço nenhuma marinha que tenha 90% do seu inventário
certificada para combate. Exercícios “Photex” são um bom meio de propaganda que é utilizado por todos principalmente quando um bom número de meios está navegável, mesmo que alguns ainda não estejam certificados e a munição esteja nos paióis em terra
se o navio recém retornou de um período de manutenção ou a
descarregou para em breve iniciar manutenção.

Dalton

Foi mal “Harpoon” o correto é “Otomat” !

Glasquis7

achismo com a Venezuela é um coisa, como Chile, que tem 3 estatais muito competentes comprometidas e empenhadas na manutenção, atualização e modernização do arsenal chileno, controladas pelo comando militar chileno, é bem diferente.

Bardini

Com um projeto desses, na faixa das 5000t, a MB poderia estar iniciando a construção de uma versão Emprego Geral um tanto mais simples e barata, para agregar conhecimentos construtivos e fazer número ao passo que posteriormente, poderia contratar outro lote, com versões mais voltadas para AAW e ASW. . Tudo poderia ser baseado em uma mesma plataforma. Tudo ficaria dentro de uma mesma linha de montagem e integração, aproveitando pessoal capacitado. Tudo seria voltado a economia de escala, via padronização. Tudo isso asseguraria muitos empregos ao longo da manutenção do ciclo de vida da frota. . Mas não. Optaram… Read more »

Esteves

Um navio de 5 mil toneladas simples e barato. Canoas talvez. Vamos lá, novamente, dessa vez sem a ajuda do Mestre Carvalho, procurar nos estaleiros do planeta, projetos de 5 mil toneladas. Simples e baratos. Talvez feitos com compensado naval. Para agregar conhecimento construtivo. Vamos ver. Pego o pessoal do bairro, junto uma turma e vamos lá erguer um prédio de 7 andares. Não há engenheiros nem arquitetos. Somente mestres. Mas, é claro, nossa força de vontade e persistência no esforço que retiramos das palestras do Karnal farão de todos uma empresa especializada em edificar prédios de 7 andares graças… Read more »

Bardini

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz…

Esteves

O Sono da Morte.

Os Hobson adotam uma criança chamada Cody após a morte de seu filho Sean. Algum tempo depois eles descobrem que os sonhos de Cody podem se tornar realidade, mas seus pesadelos são mortais.

Glasquis7

Bardini

Pra que isso?

Basta com trocar algumas Fragatas Chilenas por Submarinos Brasileiros. Afinal de contas, o Brasil vai vender submarinos pra quem?

É só alinhar as diplomacias de ambos países e se complementarem. De uma união de forças como essa só pode resultar num desenvolvimento benéfico pra ambos.

Esteves

Americano é bonzinho com mexicano?

Canadenses lutaram na guerra ao lado de americanos. O Trump é bacana com o Canada?

Argentinos são legais com chilenos? A China ajudou a Coreia…mas eles tem outros planos para a Coréia.

“Kautilya defendia que as alianças com os aliados deveriam durar, enquanto os interesses próprios estivessem assegurados. Não acreditava no altruísmo dos países, mas que estes atuariam para defender os seus próprios interesses, no domínio político, econômico e militar.”

Glasquis7

Sim mas o Chile não faz fronteira com o Brasil nem rivaliza com ele.

Esteves

Pois é…inimigo comum nos anos 1960/70.

Só.

glasquis7

Nada, O Brasil e o Chile tem relações muito sólidas e tem se estreitado muito com o atual governo.
Na parte militar existe uma colaboração e um companheirismo especial, principalmente na FAB.

Atualmente tem oficiais do EB no Chile treinando nas BRIACO pra serem instrutores no Brasil.

Teve oficiais da ARCh visitando as instlações onde se constroem os Scorpene.

Em fim. Uma ampla colaboração que poderia ser melhor, muito melhor explorada.

Esteves

Na parte militar.

Glasquis7

Na parte comercial também, o Chile é o maior investidor sul americano no Brasil. Atualmente tem investimentos na ordem dos U$ 36 Bi.

Esteves

Penso que é 1/3 disso.

Glasquis7

Continua a pensar. Só calcula quanto foi investido na LATAM.

Esteves

Aonde estão esses 30 bilhões?

Infraestrutura?
Transporte?
Agro?
Petróleo?
Minérios?

Pode haver 1/3 disso nas bolsas e no controle de negócios de exportação e serviços.

Talvez.

glasquis7

“Aonde estão esses 30 bilhões?”

Quer o que, que faça um estudo econômico pra te mostrar onde foi colocado cada centavo?

Dá um tempo, o cara vê que não tem o que argumentar e fica inventando.

Comprovou que é muito mais do de 12 bi mas não tem a humildade de aceitar.

Vê se amadurece um pouco.

Esteves

Claro,

Se você não sabe dizer aonde estão investidos, deve ter lido em alguma postagem genérica na internet que usou fontes desconhecidas.

Talvez, exista investimentos chilenos em infraestrutura como energia e transportes. Li, faz tempo, do desejo chileno em aproveitar privatizações e concessões aqui.

Mas nos outros grandes negócios de bilhões de dólares, não vejo nada chileno como veículos montados na Argentina.

A outra opção é a bolsa.

Mas não vou perder tempo procurando aonde investidores chilenos enfiam seus dinheiros fora do Chile que, seguramente, não passam de 6 ou 7 bilhões.

Se.

Glasquis7

Se faz de bobo, não leu o link da imprensa brasileira que postei?

Space jockey

Exato, pelo menos no campo militar precisaria violar uns mil Km Argentina adentro para chegar no Brasil. No campo economico não sei dizer.

glasquis7

Mas estamos falando de parceira, não precisamos ter fronteiras. Aliás, acho que isso é uma vantagem pois não existem atritos graças a não termos fronteiras comuns.

carvalho2008

poderia ser….mesmo sabendo que poderiamos fazer as nossas aqui…mas uma troca é uma troca….na ponta do lapis…

O problema será voces comprarem 4 Skorpenes BR agora…e nós 4 fragatas pesadas…

glasquis7

4 subs não acredito mas, 3 já daria pra contrabalançar a MGP que tem 5 submarinos.

Space jockey

Falam muito disso, mas nós podemos fabricar Scorpenes e vender para alguém ?

Esteves

Somente com a concordância dos detentores dos direitos de propriedade.

Podemos projetar, montar, vender, navegar…mas depende da autorização dos donos que, claro, querem dinheiro.

Comissões.

glasquis7

Então pra serve o TOT?

carvalho2008

Eu lembro desta sua reza a época e concordo. Afinal, eu defendo sempre cascos grandes, nem que sejam literalmente ocos… Este é de fato um exemplo de que genericos podem superar os especializados…a tamandaré é uma fragata condensada…para fazer numero num ambiente em que seriam auxiliares de fragatas pesadas de 1o nivel…. ate ai ok, parece economico de fato, mas havia o risco da interrupção do segundo plano (das fragatas pesadas)…e como todo risco de projeto, ele não apenas se consumou que não virão, como a propria continuidade da Tamandaré ( se finalizar em 4 será sorte). Então, a premissa… Read more »

Esteves

Slava.

Espaço não falta.

Salim

Tem a F31 ingleses’ tem preço USS 325 mil e poderíamos pegar carona no pedido inglês Velocidade superior 28 nos e em torno 6000 tons e com espaço pra ser melhor equipada no futuro. Em relação Tamandaré são superiores em estabilidade, velocidade e potencial espaço para ser bem armada ( em uma analise superficial são superiores em armamento as tamandarezz) . Se conseguir fechar usd 300 m , producão 4 Inglaterra e 4 aqui, teríamos 8 escoltas capaz conflito media intensidade com potencial de incrementar armamento e sensores para conflito mais pesado, se necessário.

Defensor da liberdade

Putz, dá tempo cancelar as Meko e ir de FREMM? Esquece porra de ToT e pega coisa top de linha, a manutenção faz lá na Itália mesmo.

Gabriel BR

Melhor encomendar umas MEKO 400 do mesmo fabricante.

Glasquis7

Que tal trocar umas fragatas por uns scorpene com o Chile?

Esteves

Terceiriza.

Fecha a MB e paga pelo uso.

Pedro Moura

O ponto que mais me chamou a atenção foi essa parte: “Marinha do Chile recebeu um estudo de viabilidade técnica e econômica da Universidade Católica do Chile (UC), que propõe a construção de fragatas de 5.200 toneladas e 132 metros de comprimento como a melhor alternativa para substituir os navios do Esquadrão Nacional no médio prazo.” Os que possuam conhecimento me esclareçam a dúvida: quais projetos que nossas IES fazem ou fizeram em relação ao assunto defesa e segurança? Falo em relação a participação na área de desenvolvimento de equipamentos, sistemas, pesquisas… Reconheço e concordo com alguns foristas quando abordam… Read more »

Fernando Vieira

Quais são os navios que são os segundos da formação tanto de cima para baixo quanto de baixo para cima na última foto e o que é aquela grande estrutura cilíndrica no meio deles? Chaminé? Por que tão grande?

Bardini

São exemplares da antiga classe Jacob van Heemskerck, da Holânda.

Dalton

São as fragatas classe “L” de procedência holandesa que foram recentemente descomissionadas e estão sendo substituídas pelas duas “Adelaides” versão da “Oliver Perry” australianas.
.
E de fato são chaminés enormes provavelmente pela propulsão ser toda
à turbinas à gás, 4 delas.

Zorann

Enfim, trata-se da única marinha de verdade do América do Sul.

Ozawa

Em hipótese alguma querendo desmerecer o meritório planejamento chileno em sede de academia, mas ele, no momento, é apenas isso: intenção, plano, propósito. E de médio prazo. Caso a pandemia de coronavirus, a inédita e sucessiva recessão mundial que se vislumbra pelo FMI, e a incessante convulsão social interna chilena, possivelmente agravada por essa projeção econômica, não o postergue. Não há qualquer fragata chilena na carreira de algum seu estaleiro nacional, pronta para ser lançada ao mar, que enseje aplausos ensurdecedores e vivas efusivas. Quando muito, uma cautelosa e protocolar congratulação pelo desejo naval. Por outro giro, sem afastar as… Read more »

Esteves

“Por outro giro, sem afastar as merecidas críticas – repetidas vezes mencionas por mim e inúmeros
outros foristas de maior gabarito nesse espaço…”

Afastem-se os de menor gabarito.

Enes

Ozawa, hoje sou obrigado a concordar com você, inteligente comentário.

Esteves

Não precisa. Ele mesmo se concorda.

Seguindo o raciocínio…enquanto houver um único brasileiro sem moradia, não haverá Marinha alguma.

É uma tese.

Nilson

Uai, Esteves, acho que vc colocou palavras no texto do Ozawa que lá não estão.

Esteves

Dentro das aspas.

“…repetidas vezes mencionas por mim e inúmeros outros foristas de maior
gabarito nesse espaço…”

“…em prejuízo do interesse público primário de nações com milhões de desassistidos por educação, habitação, saneamento…”

Os de menor gabarito não se atrevam.

Os milhões de desassistidos que não sonhem.

Vamos reformar, novamente, a CF e impor despesas com educação, moradia e esgoto.

O resto que se exploda.

Fernando Turatti

Você ta de pura má vontade ou, de fato, não compreendeu o que o Ozawa escreveu?

Esteves

Eu entendo muito bem o que o rei dos azedos escreve.

Ele defende que país pobre deve cuidar dos pobres e manter o que sobra com as sobras que sobram de um país que come 90% dos orçamentos públicos com custeios.

Diego

Si están construyendo un rompehielos de 12.000 toneladas (antartica1), la construcción de fragatas es cosa de tiempo.

pgusmao

O Chile me chamou atenção pela primeira vez em 1992, durante a Expo 92, em Sevilha/Espanha, quando exibiram em seu pavilhão um iceberg de 200 toneladas trazido da Antártida, vários filmes e grande variedade de produtos para mostrar o desenvolvimento do país. Já o Brasil, para minha decepção, tinha um apresentação com cartolinas e umas mulatas dançando seminuas na entrada do stand.

Marcelo Andrade

Cara, 1992? Isso já faz uns 18 anos! Visita uma LAAD e verás!

Space jockey

Marcelo vc está em 2010 ?!?

Dalton

O Chile me parece ter uma população mais homogênea enquanto a brasileira tem mais mistura com vantagens e desvantagens, mesmo assim 1992 ficou para trás será que o Brasil nunca mostrou nada sério em outras “Expos” ? . Seu comentário sobre “mulatas”, mesmo entendendo que você apenas citou como impróprias para a “EXPO 92” me fez lembrar sobre como os soldados negros da guerra civil americana e também depois durante as lutas contra os índios invariavelmente sorriam e cantavam e isso levou muita gente a considera-los menos capazes para combate, o que revelou-se um engano, mas, cá entre nós, eu… Read more »

Space jockey

Local de tecnologia não é pra ficar mostrando mulher seminua em dança degenerada, não interessa se é branca preta ou amarela.

Mateus

E hoje o Brasil leva míssil de cruzeiro, naval e avião de transporte para exposição em feiras nacionais e internacionais. O Chile continua levando gelo da Antártida

Esteves

E nossos espumantes são melhores.

Glasquis7

Isso é a sua opinião pois a uva BRUT, não dá no clima Brasileiro.

Esteves

Não precisa ser seco.

Qual o preço de uma garrafa de 250 ml de vinho do Vêneto doce…colheita tardia?

Nosso solo é ácido. Fértil. Difícil esse negócio de uvas e vinhos no Brasil.

Glasquis7

“Difícil esse negócio de uvas”

O Chile produz uvas Saint Top. Agora vá no google e investiga.

Esteves

Pai Jesus. O Esteves disse que nossos espumantes são melhores. Glasquis7 falou da Brut. Não precisa ser seco para ser bom. Essa lenda que somente vinho seco é bom é lenda. Essa história que vinho doce não é bom é história velha. Exemplo são os vinhos super doces que alcançam preços altíssimos. De sobremesa principalmente. Nossa produção de uvas e vinhos é um esforço. Uma tarefa apaixonante porque nosso solo é fértil e ácido. Chove demais. Solo bom para o agronegócio. Precisa corrigir com calcário. Vinho, uva, parreira, precisa de solo pobre para as raizes atingirem vários metros de profundidade… Read more »

carvalho2008

Os espumantes Brasileiros não são ruins não…são premiados…brasileiro é que não sabe….

Esteves

São bons.

Temos o hábito de desprezar nossos esforços.

glasquis7

No seu caso está desprezando o dos Chilenos que ha mais de 100 anos produzem espumantes reconhecidos.

glasquis7

Os espumantes chilenos também são premiados e desde antes que os Brasileiros. Ainda não vejo por que os do Brasil sejam melhores.

Esteves

Gosto.

Prefiro os daqui. Vocês só tiveram o Valdivia.

Glasquis7

Valdivia não conheço conheço o Valdivieso e não é espumante é Champagne, só que depois que a França fechou o mercado mundial e proibiu o uso da nomenclatura, o Valdivieso teve que ser chamado de espumante Brut mas na verdade é Champagne.

Aqui encontra algumas outras marcas de espumante chileno
https://likechile.com/blog/dicas/espumantes-chilenos-6-opcoes-para-voce-escolher-sem-erro/

Aqui a opinião de quem duvidava mas experimentou os espumantes chilenos.

https://likechile.com/blog/dicas/espumantes-chilenos-6-opcoes-para-voce-escolher-sem-erro/

Em fim, como eu disse antes

É a sua opinião. Não quer dizer que vc esteja certo.

Esteves

Nem errado.

carvalho2008

Por tipo….nosso é doce…e nesta categoria especifica é muito bom….

ninguem disse que o chile não é bom…compro direto…de voces e argentinos….nada caro….mas compro…

mas o espumante doce brasileiro está entre os melhores….é bem especifico mas….é isto….

Glasquis7

Não, Hoje o Chile leva Navios e Patrulheiras nos seus Stands assim como Misseis, sistemas optrônicos, softers de comando e outras coisas mais além de serviços prestados na manutenção e modernização dos Submarinos da Marinha do Ecuador, seus navios, Doutrinas militares pra Colômbia, Atualização e modernização nos EHercules da Argentina, e o Uruguai, etc, assim como Patrulheiros pra Islândia.

Se informe um pouco e verá que do outro lado da cordilheira também existe uma indústria bélica eficiente.

Mateus

Chile produzindo mísseis? hahahahaha

glasquis7

Diz a lenda que o ignorante ri pra esconder a sua ignorância.

Dichato: Misil Superfície-Ar de 12 KM de alcance
Testigo: Misil Superfície-Ar de 28 KM de alcance
Rayo: Misil anti bunker guiado a láser

Tutu

Qual desses sistemas foram importados ou entraram em fase de produção?

Tutu

Corrigindo*

É incorporado, não importado.

Mateus

Nenhum! O Rayo não é um míssil “anti-bunker”, é um projeto de MLRS que não foi pra frente, mesmo com ajuda dos britânicos. Foi cancelado antes mesmo de se tornar operativo.

O testigo e o dichato são mísseis imaginários cujas fontes são: wikipedia e taringa kkk

glasquis7

Isso mesmo Mateus o Rayo é isso mesmo mas a diferença é que foi pra frente com o SLR FAMAE

Os misseis são de ficção mesmo. Vai repetindo isso a noite inteira. Quem sabe isso apague tuas frustrações.

glasquis7

Todos estão operando no Ejercito de Chile.

Diego

Las FF.AA de Chile fabrican una serie de cohetes y misiles para su uso. Algunos proyectos son secretos.
https://m.youtube.com/watch?v=qzGlZ6dVA38

Mateus

O pai da mentira é o diabo, e o de quem usa wikipédia é a ignorância kkkkk

Você usou o wikipedia, nem conseguiu fazer um esforço básico!

Rayo = foguete para um sistema MLRS “chileno” feito com ajuda dos britânicos, foi cancelado antes mesmo de entrar em operação

Míssil Testigo e Dichato? Você acredita mesmo nessas baboseiras? Tem imagem dos mísseis? Um vídeo?

Vou rir novamente kkkkk

glasquis7

https://www.defensa.com/america-latina/famae-incrementara-planta-cohetes-misiles-trabaja-nueva-version

Boa leitura e vê se maura um pouco criança. Depois de tudo, estes foruns são pra expor e aprender, não pra ofender nem denostar dos outros países.

Mateus

Uma fábrica de foguetes e mísseis que não fabrica mísseis! Essa é boa. Não tem uma única foto desse “míssil” chileno.

glasquis7

Aqui tem o SLM, que segundo vc não foi pra Frente

https://desarrolloydefensa.blogspot.com/2017/06/sistema-lanzacohetes-multiple-famae.html

Plonto nhenheim, pegue a sua mamadeira e leia po que agola o tio vai domi…

Mateus

LAR-160 no chassi de um MAN 6X6, também conhecido como SLM FAMAE. SLM é uma coisa, Rayo é outra. O MLRS Rayo fracassou, não saiu da fase de protótipo. E o que os chilenos fizeram? O mesmo que os argentinos, foram até Israel comprar lançadores LAR-160 e seus respectivos foguetes, nenhum é fabricado no Chile.

E ai neném? Cadê os foguetes chilenos? LAR-160 é israelense, made in Israel. Não pode exportar pq não tem licença para produzir, tudo made in estrangeiro, entendeu?

Você engana apenas os incautos!

glasquis7

Mateuzinho, o LAR 160, que também é utilizado no Exercito do Chile tem um alcance máximo de 45 KM. O SLM FAMAE tem alcance de 150 KM.

Aí começam as diferenças.

Estude um pouco, isso le ajudará a superar seus complexos e frustrações.

Mateus

Continua mentindo, Glasquis7? Você não cansa de mentir? O SLM Famae não tem alcance de 150 km e os seus lançadores, assim como foguetes, são do LAR-160. Deixe de enganar os incautos.

glasquis7

Mateuzinho, não preciso mentir, o meu ego não dá pra tanto. E as minhas frustrações estão bem resolvidas.

Tutu

Não querendo me intrometer, porém já entretendo. “El Proyecto Rayo fue desarrollado por la FAMAE bajo un escenario armamentístico de mucha demanda, la Guerra Fría y los conflictos bélicos de la época como la Guerra Irán-Iraq (1980-1988) permitían hacer rentable el desarrollo de nuevas armas puesto que se absorbía cuanta arma fuera ofertada. Esta época dorada para los fabricantes y mercaderes de armas llevó a pequeñas empresas sudamericanas al desarrollo y producción de material bélico con bastante éxito. En Chile el ingeniero y empresario Carlos Cardoen logró vender grandes cantidades de sus bombas de racimo a Irak, mientras que los… Read more »

Glasquis7

Só pra traduzir última parte o texto:

” Em 2014 O Exercito do Chile anunciou a troca dos seus LAR 160 por um novo sistema de lança foguetes presentado em FIDAE, chamado SLM FAMAE, o que inclui um moderno sistema de controle de tiro, softwares com cartas de tiro, mapas digitais, um sistema de enlace de dados via satélite para mísseis guiados por láser, coom 150 KM de alcance. Arma inspirada em parte dos subsistemas do RAYO”

Chupa essa mateuzinho!

Mateus

Estão usando texto do Wikipedia e Taringa! kkkkkkkkkkk

Eu vou no wikipedia editar o artigo do MTC-300 e colocar alcance de 15 mil km kkkkk

Tu não cansa de passar vergonha, Glasquis7?

Mateus

https://es.wikipedia.org/wiki/Cohete_Rayo

Último parágrafo

“El 2014, El Ejército de Chile ha anunciado el reemplazo de sus LAR-160 con un nuevo sistema de lanzacohetes presentado en FIDAE, llamado SLM FAMAE, el que incluye un moderno sistema de control de tiro, softwares con cartas de tiro, mapas digitales, un sistema de enlace de datos satelital para misiles guiados por láser, con 150km de alcance. Arma inspirada en parte de los subsistemas del Rayo.”

glasquis7

https://desarrolloydefensa.blogspot.com/search?updated-max=2017-06-17T02:51:00-07:00&max-results=13&reverse-paginate=true&start=103&by-date=false Especificaciones: Tipo Lanzacohetes múltiple Origen Chile Diseñado 2014 Fabricante Fábricas y Maestranzas del Ejército de Chile (FAMAE) Coste por unidad US$ 3 millones la unidad. Cantidad producida 6 Peso 13,7 Toneladas Tripulación 2 mínimo Blindaje Aleación de acero compuesto ultra liviano. Arma primaria 10 cohetes de 160mm y 4 misiles de 306mm Alcance 150 km efectivo. Motor V8, Diesel de 3.800 cc, 230 CV Velocidad máxima 120 km/h máximo. Capacidad de combustible Diesel Autonomía 650 km Transmisión Electro-hidráulica http://noticiasffaachile.blogspot.com/2014/03/exitosa-presentacion-de-famae-en-fidae.html Desculpa mateuzinho, eu sei que vai dar birra este final de semana por que alguém te desmente ms a vida… Read more »

Mateus

Apenas um estudo, nada além disso. O papel aceita qualquer coisa, já a realidade…

Nilson

Sim, é um estudo, e os resultados serão a longo prazo. Mas não duvido que frutifique. Tanto eles sabem que é a longo prazo que já providenciaram as Adelaide para substituir as Classe L. Mas tudo começa assim mesmo, com estudos.

Glasquis7

De algum ponto deve se iniciar a caminhada.

Space jockey

Papel por papel temos o SN-10 ha décadas e para mais décadas…

glasquis7

Ísso é verdade.

jorge knoll

A atual matéria realmente assunto sobre FRAGATAS,e que interessam a Marinha Chilena e não como o Almirantado da MARINHA BRASILEIRA vendeu à mídia, aplicando um verdadeiro 171, uma grande fraude, quando anunciou a aquisição de 4 FRAGATAS, mas na verdade tratava de CORVETAS TRAVESTIDAS, BATIZADAS DE FRAGATAS, pois o seu projeto original baseou-se e foi desenvolvido como CORVETA. Está de parabéns o Almirantado e a Marinha do Chile, que sempre foram trataram o assunto de aparelhamento, aquisições e modernizações de forma séria, e hj são exemplo a ser seguido, até pela nossa, que na última década perdeu o rumo, o… Read more »

Esteves

A MB ouviu as críticas.

Mudou para NCT. Navios Classe Tamandaré.

Não é corveta nem fragata. É navio.

Elcimar

cheio de especialistas aqui sobre o chile,e outros países mais com certeza…agora sobre seu país..chega dar vergonha do brasileiro,não abem a matraca pra elogiar ou colocar seu próprio país na topo. passou da hora de muita gente caçar seu rumo daqui,se ta melhor la fora..tchau

Elcimar

* no topo

Glasquis7

Outro dia conversava com um fervoroso patriota brasileiro quando de pronto, veio seu filho lhe pedir pra escrever o Hino Nacional e o significado das estrelas da Bandeira, pra um trabalho da escola.

Pra minha surpresa ele, o patriota não sabia nem o significado das estrelas nem mesmo seu Hino.

Por sorte estava eu que consegui escrever a letra do Hino e explicar que cada estrela representava um estado do Brasil.

Sabe onde eu nasci?

Mateus

Legal hein, parabéns. Fanfic 8/10, faltou apenas a criança criticar o governo para carimbar o 10

glasquis7

Desculpe a minha ignorância mas não consigo entender o seu comentário.

Space jockey

nem eu..

carvalho2008

Correto

jorge knoll

De que jeito elogiar o Almirantado da MB que vem ao longo do tempo reduzindo nossa Marinha a uma simples Guarda-Costeira, reduzindo consideravelmente seus meios de defesa da nossa Orla Marítima e mar aberto.
Hj contando com fragatas superadas, e logo não contará com nenhuma, apenas 4 corvetas daqui 10 anos?

Maurízio Souza e Souza

Já falei em outros fóruns… A MB precisa aprender com a FAB a gerenciar seus recursos. Precisa aprender com a FAB um termo chamado continuidade. Cada Almirante que entra tem uma determinada visão de como gerir a força, ao invés de buscar um consenso, estabelecer uma linha de ação e segui-la, independente de quem esteja à frente da gestão… Sonhamos muito, fazemos pouco. Temos algumas áreas de excelência, mas acredito que a MB é a pior gerida das 3 forças singulares….

Space jockey

Entre as 3 forças a Marinha fica em quarto. Seguramente a FAB é a melhor gerida.

filipe

O Mundo Mudou ,e o Brasil é a única nação da América Latina ou do Hemisfério Sul com capacidade de projectar e construir submarinos, é também plenamente competente para construir corvetas e fragatas com um índice de nacionalização acima de 50%, o Chile é um país que faz compras de prateleiras. Podemos naturalmente evoluir do projecto das Tamandarés para um projecto com um índice de nacionalização maior do que 31%, o melhor é voltarmos a investir na industrialização brasileira, e ser auto-suficientes em todos os produtos e projectos de defesa.

Glasquis7

Ninguém é autossuficiente em se tratando de defesa. E só uma correção. O Chile constrói uma grande parte dos seus médios. Ona Class: Patrulheira Costeira 2 Unidades Protector Class:Patrulha Costeira 18 Unidades Elicura Class: Navio de transporte Logistico Batral Class: Navio de transporte Logistico 2 Unidades Aquiles Class: Navio de transporte Logistico Cabrales Class: Partulha Hidrografica Taitao Class: NaPaOc 5 Unidades OPV 80 Class: NaPaOc 4 Unidades Cabo de Hornos: Navio Oceanográfico 39 unidades da esquadra Chilena foram construídos localmente. Ou seja que pelo menos a metade da frota foi construída localmente. Pode dar uma de Galante e dizer: ”… Read more »

filipe

Mas não se comparam com a gente (o Chile), o Brasil esta construindo um Submarino com propulsão nuclear SSN ou seja o SNBR Álvaro Alberto, o Brasil compete com os Grande países do mundo, compete com a Índia. O SSBN Columbia e o SSBN Dreaadnought serão lançados na mesma altura do nosso SNBR Alvaro Alberto (entre 2030 e 2032), o Brasil vai ter a dimensão dos Grande Países , depois disso vamos poder projectar outras embarcações de grande dimensões (NAEs, Fragatas maiores que as CV Tamandares ou mesmo Destroyers da classe MEKO A400), mas até 2032 ,temos muito trabalho pela… Read more »

carvalho2008

Mas tem de chegar até o fim…enquanto o fim não chega, é investimento que se não entrar em pratica…será fundo perdido….a empresa não receberá encomenda, o meio não existirá e o profissional será absorvido por outro país ou estara aposentado levando ao tumulo seu conhecimento.

Então ok…está na frente….mas desperdiça pacas…enterra pacas…interrompe pacas…tira a paciencia pacas….

Esteves

Demandas. Construir mercados.

Se fazem navios para durar 35 anos ao preço de 500…por que não construir navios para durar 15 anos ao preço de 200?

Navios menores. Vida útil menor.

Tem um cara aqui com belos projetos sobre isso…

carvalho2008

O Corcel tem de ser Quarto de milha preto….”inteiro para cobrir a eguada”…senão o patrã de galões dourados não poderá desfilar com ele….

Esteves

Eu te falo isso.

Querem navio chique.

Juarez

Meu Deus, o que tu anda usando que te leva a Taís viagens. Comparar SSN Virgínia com um troço que está no papel.
A coisa e forte hen

glasquis7

Não se esqueça que deses subs franceses com que vcs sonham em navegar, o Chile já os opera desde 2007 e ASMAR já fez a modernização deles.

glasquis7

Ia esquecendo, não se comparam mesmo. O Chile em 2010, fechou negociações com a Argentina pra comprar e construir o projeto das OPV 80 FASMER (3 vezes maior), depois disso, a Argentina pulou fora, o Chile teve que se virar sozinho readequando as suas instalações pra construção das mesmas sozinho, entregou o primeiro em 2012, e não parou até o Quarto em 2017. Entregou também um Navio Cientifico Oceanográfico chamado Piloto Pardo com capacidade de resgate Submarino, único da sua classe, entregou um Patrulheiro Thor pra Islândia e um Navio Oceanográfico Arni Fridriksson também pra Islândia, Um OPV Vigilant pra… Read more »

Space jockey

Brasil compete com a Índia ?!! Fumou o que ?

glasquis7

Nem imagino mas também quero…
Vai que vejo o Chile competindo com o Imperio de Palpatine

carvalho2008

correto

carvalho2008

O Brasil é competente de tudo…

Desde que queira de fato fazer.

Esteves

Estamos construindo submarinos, reatores, aviões e…precisa comprar máscara de pano da China porque na China custa 0,35 e aqui 3,50.

Vamos ver se aprendemos alguma coisa com esse corona.

filipe

A China tem 800 milhões de trabalhadores ganhando em media 1 dólar por dia, é multiplicar o Brasil por 4, e mesmo assim não teríamos a força laboral deles, mas temos uma nação forte e decidida em triunfar. Nunca devemos nos esquecer da oportunidade que temos, ser a primeira nação do Hemisfério Sul com um Submarino de propulsão nuclear, Essa crise do corona mostrou-nos que não se brinca com a soberania, Nações como a China, EUA e Rússia não brincam com a sua soberania, o SNBR é uma questão de soberania, é a nossa existência como nação. Lembrando a todos… Read more »

Esteves

Logo,

Liberalismo, conservadores, comunistas, financistas, mais estado, menos estado, mais despesa, menos despesa..

A problema nosso é ética e educação.

Vovozao

14/04/2020 – terça-feira, bnoite, Carvalho, voce falou tudo, o povo brasileiro é competente e capaz, só existe um problema, nossas autoridades alem de desestimular o trabalhador toda hora, muda a direção, remos varios exemplos de descontinuidades, principalmente na MB, a grande campeã, navios patrulhas que nao sofrem continuidades (alegam serios problemas); corvetas que não corresponde as expectativas, submarinos que nao são adequados e por aí vai, cada comando uma diretriz, ate hoje nao entendi quando da compra das Amazonas, por que do projeto, se não fizemos nada, dentro de pouco tempo sera mas um projeto superado e gastamos um bom… Read more »

carvalho2008

Brasileiro tem ojeriza de política e até de reunião de condominio….

Não participa, então tem de engolir ate aprender que a administração dos bens e interesses da sociedade é responsabilidade dele….

me incluo na obra e não tenho pena de nós…

glasquis7

Só um a dúvida, qual submarino o Brasil projetou?

filipe

Prezado Glasquis7 , o ultimo submarino da classe Tupi , o Tukuna, é um projecto naval Brasileiro baseado num projecto Alemão, o SBR Riachuelo é um projecto naval modificado pelo Brasil para atender a demanda da sua Marinha, o SNBR Alvaro Alberto é um projecto Brasileiro, na França não existe nada parecido ou com as mesmas características, 100 metros de cumprimento (é quase da mesma dimensão do Suffren) .

Glasquis7

discordo felipe toddoss os que vc mencionou, são uma modificação dos projetos, tanto alemão quanto francês.
Se for pensar assim, então, as OPV 80 que o Chile lançou são projetos chilenos pois foram modificadas em ASMAR, aumentado seu casco e reforçado pra suportar embates dos gelos antárticos, alguns sistemas de fabricação nacional, etc.

Não é o caso. vcs pegaram um projeto já testado e aprovado e o modificaram segundo as suas necessidades. Tem sim grandes méritos nisso, ninguém discute mas o projeto não é brasileiro.

Esteves

Projeto = plano
Projeto = execução
Projeto = empreendimento

O Filipe tá certo.

Compramos os direitos. Para executar a construção de X navios modificados. Para modificar precisa saber o que se faz e se responsabilizar pelo produto pronto.

Os IKL estão aí para provar a capacidade e a competência nossa.

Faltou a continuidade.

Glasquis7

Ninguém duvida da capacidade dos Brasileiros mas, modificar um projeto é apenas isso.
O Chile comprou os direitos das OPV, da THOR, da Vigilant, os modificou e adequou às necessidades de cada cliente, soube fazer pois estão operando sem maiores problemas e se responsabilizou pelo produto final. isso quer dizer que os navios mencionados são projetos chilenos?

Esteves

É execução chilena.

Se essa execução depende do pagamento de royalties aos detentores dos direitos, é outra história.

Sendo execução e empreitada chilena, são projetos chilenos.

O Corolla brasileiro é um projeto nacional. Registrado no Brasil. Mas os direitos de reprodução pertencem a Toyota no Japão.

Money.

filipe

O problema esta na patente ? Então que é que inventou o Submarino ? Quem é que inventou o Avião ? Quem é que inventou as Fragatas ? Se dermos conta grande parte dos projectos originam-se de projectos já feitos e testados, a China é a prova disso, grande parte do que eles têm é cópia, a capacidade de inovar não é para qualquer um, e o que existe na maioria das vezes é espionagem industrial, mas actualmente as nações chamam transferência de tecnologia , o caso dos caças Gripen NG da FAB, o caso do Blindado Guarani 6×6, o… Read more »

Esteves

O submarino foi inventado pelos ingleses. Assim como os tanques. Ensinaram aos japoneses. Não há patentes registradas provavelmente porque os produtos caíram no domínio público. Como nós não ganhamos nada de ninguém, se quisermos produzir submarinos teremos que desenvolver nativamente ou comprar os direitos. A Alemanha transferiu patentes de motores para aviões aos italianos. E cobrou. O pneumático é uma invenção do Dunlop. Se a patente ainda estiver válida, todos os fabricantes de pneus pagam royalties aos herdeiros do Dunlop. A China não reconhece a propriedade industrial e intelectual. Não paga royalties. Há excessões. Americanos e europeus pressionam o governo… Read more »

SmokingSnake ?

O Brasil se ilude já que paga (e caro) por essa nacionalização mas no final essa indústria não se mantém já que custa caro produzir no Brasil, além dos governos terem relutância em ficar constantemente gastando com defesa para manter essa indústria.

glasquis7

Anos, tal vez já se faz uma década que falo isso. Esse tal de TOT dos AMX. Dos U209, das Fragatas e de tanta coisa que no final acabou tendo que fazer mais um TOT pra renovar a frota. Então, de que adianta pagar mais caro pra nacionalizar se quando vem a hora de renovar, não sobram vestigios suficientes desse TOT pra se tornar auto suficiente na renovação? Em alguns casos (construção naval por exemplo) se arrastam a mais de 10 anos com umas patrulheiras de 500 ton. Enchem a boca em desmedro dos países que segundo alguns “só compram… Read more »

Esteves

Nacionalizar depende da BID.

Para os Gripen, quantas empresas da BID no Vale do Paraíba desistiram dos processos de nacionalização e ToT depois de verem o tamanho do investimento?

80%?

Conseguimos nacionalizar o MEP do PROSUB? Teremos baterias para os 4 submarinos?

Precisa atender a legislação. Coloca a nacionalização que a lei obriga: canos, tubos, fios, arames, barbantes, roupas, tintas…soma tudo e chega a 30%.

Glasquis7

Volto a perguntar, de que adiantou nacionalização dos Submarinos? Do AMX?

Esteves

Falta de continuidade. Perdeu-se o aprendizado. Um dos problemas dos TOTs e das nacionalizações é a falta de uma indústria local, de instituições de pesquisa e de ensino, das demandas. Não se trata de avaliar a demanda reprimida. Todos sabemos que qualquer necessidade pública está distante do ideal. Há demandas por escolas, hospitais, estatais de saneamento, institutos, pesquisa, ciência, polícia, segurança pública, transportes. O investimento, maior quando se decide fazer e menor quando se decide comprar notadamente quando se comparam os momentos iniciais, precisa ser mantido, atualizado e posto à prática. Tem que fazer. Mas qual Marinha precisa e pode… Read more »

Glasquis7

Justamente, esse é o ponto. e que serviu todo o dinheiro gasto em TOT se o conhecimento adquirido não é devidamente valorizado, preservado e incrementado? Às vezes acho que a MB faz o Caminho inverso, Começa investindo forte e pesado, adquire conhecimento e este vai-se esvaecendo e dissipando até desaparecer. Enquanto os outros começam dando pequenos passos e assim, passo a passo vão progredindo até atingir produtos tecnologicamente superiores. O caso de ASMAR, que iniciou com lanchas de serviço geral, passou pra transportes e navios de desembarco, depois foi pra patrulheiras costeiras, logo OPV e Navios científicos, agora trabalha num… Read more »

Esteves

Da mesma forma que confundimos demanda reprimida com demanda, quando elaboramos planos e programas fazemos uma confusão danada com essa história de potência econômica, país do futuro, PIB, pré-sal, independência. Tudo isso pode acontecer. Mas no tempo devido. Compramos porta-aviões usados para descobrir que a geração de energia para catapultas e para mover o navio são bastante mais complicados que parecia ser. E bastante mais caros que poderíamos pagar. Sem falar nos aviões… “…a inovação não se materializa apenas porque estamos produzindo novos conhecimentos, baseados ou não em engenharia reversa. Tem que haver uma demanda da sociedade.” No caso da… Read more »

Luís Henrique

Entre um estudo e um contrato pode haver um abismo. De qualquer forma o navio em estudo não é Top. É considerado de segunda nas marinhas modernas, ou seja, apesar de ser maior que as Tamandaré, é basicamente um navio concorrente com sensores e armamentos muito próximos do que teremos nas nossas Tamandaré. Nós, agora estamos à frente, com o contrato praticamente assinado. Mas sem dúvidas, analisando o poder econômico do Chile, cerca de 7x Menor que o nosso, o tamanho de sua população, território e os equipamentos militares que eles possuem Hoje, versus o que nós possuímos, eles deram… Read more »

Vovozao

14/04/2020 – terça-feira, bnoite, Luis Henrique, e voce não quantificou em quanto tempo eles deram este show, o crescimento das compras/fabricação dos equipamentos levou o mesmo tempo que estamos levando para tornar a maioria dos nossos equipamentos obsoletos (sucata).

glasquis7

Só um detalhe, e acho que é neste detalhe que se marca a grande diferença das duas forças. O conhecimento adquirido aos poucos, tem sido muito mais barato, mais constante, tem gerado lucros e não tem se dissipado no tempo. A possibilidade de construir Fragatas localmente pra um país que tem 8,5% da população do Brasil, é o fruto desse esforço e demonstra que, pra um pais pobre, o Chile tem gerido seus recursos com muita competência.

Marcos10

Isso aí é só um estudo. Se vai virar realidade é outra coisa. Além disso, quantos navios pretendem construir? Qual o custo estimado?
Hoje a Marinha do Chile possui oito fragatas entre 3500 e 4800 toneladas. Entretanto me parece totalmente viavel que os mesmos venham a construir oito navios em substituição aos atuais meios.

carvalho2008

tem de torcer contra não…o exito dos menores apenas mostrara o que é possivel aos preguiçosos e irresponsaveis…

Esteves

Inveja. Faz crescer. Serve de estímulo.

Por que o dele é maior e melhor? Pera aí…acho que consigo fazer melhor.

Vai que contamina o continente e viramos Europa.

carvalho2008

É isto ai….

Wilsonjr

O povo histérico. Tão comparando um projeto já contratado, com capitalização feita e com possibilidade de crescer com um estudo no papel e resumo em Power point…..só Freud explica.

TeoB

Essa é a hr de deixar de ser orgulhoso, (aliás todo orgulhoso é cego e burro) e propormos uma parceria para um projeto conjunto que atenda as duas marinhas criando escala e baixando custos além de fortalecer as indústrias de defesa dos dois países e a cooperação entre os mesmos.

glasquis7

Um sonho que os Chilenos almejamos a muito tempo.

Vovozao

14/04/2020 – terça-feira, bnoite, TeoB, voce acredita mesmo que alguem do alto comando aceitaria: olha a bravata “” aqui marinha do Brasil “” quando queremos fazemos importando conceitos e/ou compramos de oportunidades, dar um mole desses, camos parecer incompetentes…….

MMerlin

A ideia realmente talvez desse certo TeoB, ocorre que a ociosidade e demora burocrática da máquina pública Brasileira não conseguiria acompanhar o mesmo processo com a velocidade que este tramitaria no Chile. Acredite, isto é um dos maiores pontos conflitantes durante fechamento de contrato entre parceria industrial entre países.
Um absurdo é não conseguirmos trazer o Chile como membro pleno do Mercosul. Este país criou a Aliança do Pacífico, que tem um grande foco no mercado asiático e os países que o compões, juntos, conseguem exportar 50% mais que os países do Mercosul.

Alexcg

Que bom provavelmente serão 5 ou 6 unidades nao tem pq pensar que o Brasil vai fica para trás pq esses navios nao vai ser feito da noite pra o dia afinal de conta eles estão modernizando algumas escoltas então essas constroçoes so iriam começa daqui a uns 4 ou 5 anos se correr tudo bem daqui pra la a MB vai ter feito novos navios e vai ter comprado alguns navios usados para fica com o número minino de escoltas e poder pensar na construção de fragatas pesadas.

Kemen

Acho dificil o Chile realizar esse sonho que é o sonho de todo pais. Primeiro porque o custo certamente seria maior que comprar fragatas prontas de quem produz em série e o Chile não tem dinheiro sobrando, tem feito sim boas compras de navios de segunda mão, mas a vida útil é mais curta, apesar das modernizações. Construir fragatas desse porte não é o mesmo que comprar um projeto de OPV e construi-lo. Eu desejaria que conseguisem mas vejo isso com certo ceticismo.

Gabriel

Planeja?

Acho interessante os “almirantes de plantão” saudando “com alegria incontida” o estudo chileno e ao mesmo tempo (por desconhecimento ou má fé mesmo) criticando o planejamento da marinha brasileira.

Para aqueles que “esqueceram”, apenas uma, das muitas, matérias sobre o tema: https://www.naval.com.br/blog/2018/02/19/fragatas-do-prosuper-dgepem-estuda-construcao-no-pais/

Ou seja, mais coerência meus amigos, se é para aplaudir “estudos e planejamentos”, que seja na mesma medida para as duas marinhas (a mesma coisa se for para criticar).

Nilson

A diferença é que o estudo chileno é reconhecidamente um estudo, que pode dar certo ou não, e nessa dúvida eles não param o restante, tanto que estão comprando as Adelaide. Já no caso do Prosuper, todo o resto foi parado em nome do sonho gigante, levando à tão conhecida falência da nossa força de escoltas. A crítica, então, não é sobre fazer estudos, mas contar com o ovo na galinha, que foi o que a MB fez e se ferrou.

glasquis7

Estão comprando as Adelaide, construindo o novo rompe – gelos, modernizando a Base Naval Antártica Bernardo O´Higgins, a Modernização dos P3 Orion, a compra de mais 4 P3, a troca dos P7 Pilatus, a troca dos dois subs e antes das Fragatas deverão construir duas Corbetas nascidas da modificação adaptação dos OPV da Fasmer…

MMerlin

Este artigo que você postou é de 2018 (não tão antigo) mas com uma tremenda base sonhadora.
O motivo? O que seria preciso para bancar a continuidade da construção de submarinos, a continuidade da construção da classe Tamandaré, a construção de 5 fragatas de 6 mil toneladas e, a cereja do bolo, a construção de um NAe de 45 mil toneladas? Somando a manutenção de todo o novo parque construído, seria necessário muito dinheiro, boa vontade política e uma reestruturação administrativa visando uma MB mais eficiente.

MMerlin

Isso que nem falei das classes de navios de patrulha, que a MB precisa urgentemente.

rommelqe

Prezado Glaquis: qual é o custo estimado para estes navios?
Obs: qualquer dia vou a Maitenes tomar um casillero…de novo! Grande abraço.

glasquis7

Não vou lhe mentir. Não faço ideia do custo nestes momentos. Vou dar uma consultada.

Se for pra Maitenes peça uma boa Reineta e acompanhe com um Rhin da vinha Carmen. Uma boa pedida!

MMerlin

Como bom amante e trekkeiro de montanhas, o Chile é um paraíso para quem gosta deste tipo de esporte. Como normalmente fui a trabalho (mas estendia par dar uma “passeada” por elas, o local predominante era Santiago. Mas bah. Independente de onde estivesse, se o stress batesse, era só procurar e lá estava ela. A cordilheira com toda a sua grandeza, como uma onda vindo eu sua direção. O Brasil também tem muito lugar lindos, mas a visão desta muralha intransponível é única.

Oséias

Planejar todo mundo planeja. Mas fato é que o Brasil é que tem contrato assinado para construção de quatro fragatas, com o dinheiro já guardado na conta da Engeprom.
Torço pelas forças armadas chilenas, pois são velhos amigos do Brasil, mas realisticamente é improvável que eles construam essas fragatas. Ainda mais com a população de lá protestando exigindo mais direitos sociais (e gastos, portanto).

Diego

Las “protestas sociales” son inducidas y ejecutadas por grupos radicales de Izquierda.
Los presupuestos militares son estables y garantizados en el tiempo, no hay problemas con eso. De hecho actualmente construyen un rompehielos de 12.000 toneladas.

glasquis7

O Chile já constrói OPVs Na decada de 90 começou a ser preparada a infraestrutura pra construção de 10 fragatas no prazo de 10 anos. O Projeto chamava-se Tridente e foi congelado graças a que apareceram compras de oportunidade muito boas. 1 Type 22 Bach 2, 2 Type M e 3 Type 23, permitindo assim que o Chile se convertise numa das melhores e mais modernas forças de superfície da America do Sul. Hoje, com toda a experiência adquirida e visto que não existem ofertas no curto prazo, terá que se virar com a construção das Fragatas que deverão compor… Read more »

BrunoFN

Sendo realista um pouquinho….sei q o Chile está de olho nas type 31da Royal navy…mas a única opção viável e se o Chile fizer encomenda direto junto ao gov do Reino Unido .. venda casada .. juntando assim as encomendadas pela Royal…aí sim .. respeitando assim o teto de +- 300 mi libras por unidade Produção local em solo chileno fica difícil ..n pela capacidade .. e sim preço Opção mais viável ao Chile seria a modernização das type 23 e aguardar baixa de mais unidades ( fala -se de 2a 4 durantes a descansa)e assim padronizar a frota de… Read more »

glasquis7

As type 23 da ARCh já estão sendo modernizadas.
Não existem fragatas de oportunidade no curto prazo.
O Chile cansou de esperar as Type 23 e as Halifax.

Não acho impossível o Chile construir localmente as suas fragatas nos próximos anos.

glasquis7

Essa de que vc sabe que o Chile está de olho nas Type 31, só vc sabe e mais ninguém, Nem o Chile sabe dessa.

BrunoFN

Alguns fatos …pro curto prazo a Marinha chilena já resolveu o problema ..como bem falou .. modernização das type 23 …tb a aquisição das OHP .. és realidade Médio longo e exatamente isso .(2020/ 30.)quer algo novo ,e aproveitar a afinidade com a Royal navy e junto as type 31 ( me de um exemplo de projeto atual q custe mesmo 1bi de euros nessa faixa de tonelagem ..fora as type 31 /A140 e derivadas.. consegue achar?).. o estudo talvez seja justamente pra viabilizar isso ….. ou padronizar a frota junto as type23 ..ao longa da década As type 23… Read more »

glasquis7

Desculpe Bruno, Lhe julguei mal.

Mas acho difícil (se não impossível) a Royal Navy permitir que o Chile tenha acesso aos mesmos navios e com a mesma idade. Mas isso é só achismo meu.

BrunoFN

As type 31 foram pensadas tb pra exportação … Até por ser um projeto barato ..e por si só competitivo … Mesmo vale pra Type 26 .. problema q essa classe custa quase 1.5bi de libras a unidade ..mas pra quem pode. .tá lá .. só encomendar
Única q n se cogita vender e a projeto Type 45 ..essas sim são exclusividade

Esteves

A Emgepron não é banco.

Quem garante que a capitalização em uma empresa sem receitas vai durar o tempo necessário para incorporar as 4?

BrunoFN

Sorte ao Chile .. quanto a MB vamos de umas 8 ”Tamandarés” e 4 a 6 Escoltas usadas de maior tonelagem .. e o q vai ser da MB nos próximos 25 anos .. aceitar e curtir

Juarez

Tu estás otimista hen….

Esteves

Ganhou a bosta…tá procurando o cavalo.

BrunoFN

Q coisa em amigo .. n receite o q vc faz pra outros … se comes bosta problema e seu ^^
”O pessimista ve dificuldades em cada oportunidade .. o otimista ve oportunidade em cada dificuldade”
Reflita amigo .. faz bem

Esteves

Piada antiga.

Não é do teu tempo.

O segredo do otimista é irá atrás do cavalo à partir do monte de bosta de cavalo que deixaram na porta.

Prefiro trocar otimismo por esforço. Repetição. Aprendizado.

BrunoFN

N conhecia por isso achei um pouco ofensivo .. daí minha resposta ..mas fica Aki o pedido de desculpa a.. Como o q foi escrito tá escrito .. ideal seria boa editores apagarem nossas respostas
” Pra todo esforço .. um objetivo ..com moral e otimismo .. se n fica pelo caminho” hehehe

Esteves

Foi grosseiro.

Ficam minhas desculpas.

BrunoFN

Sempre ^^ E o q a MB planeja pra essa década inicio da proxima.. ao menos o HJ .. o amanha nunca se sabe .. sei bem da crise q vai nos atingir por pelo menos 2/3 anos .pelo corona …e a recessão esta ai a nossa porta .. mais uma global q vai atingir tudo e todos e o mercado de defesa n vai estar livre disso ou orçamento de marinhas mundo a fora . pra essa fase mais apertada (2020/25 )ja temos 4 Tamandarés planejadas.. q podem virar 5 .. ao fim da vida util das V-32 /34… Read more »

Esteves

Qual o único país do mundo que está enfrentando o corona com um sistema público de saúde municipalizado atendendo 150 milhões de pessoas?

Bem…China e…nós.

Boa oportunidade para sacudir o sal e dar a volta por cima.

Glasquis7

Acho que o SUS não comporta nem 50 milhões de pessoas.
Não que o sistema seja ruim, o SUS é um sistema de saúde pública muito bom, só que acho que se passar de 30 milhões de atendimentos de emergência entra em colapso.

É por isso que se defende tanto o tal de “achatamento da curva”

Esteves

Em uma pandemia, sim. Mas o sistema atende 80% dos brasileiros. O SUS foi criado para AME = day hospital UPH = atendimentos hospitalares UPA = pronto atendimento Postos de Saúde = clínicas Hospitais Conveniados Faltam médicos. Aqui na cidade a maçonaria luta contra o MEC e contra o CRM para implantar novos cursos de medicina. As entidades de classe querem manter a elite e a elitização cobrando em torno de 8 mil reais de mensalidade na PUC. 30% dos médicos formados não avançam na carreira. Tornam-se médicos por status social, por fazerem parte da elite e do patriarcado familiar.… Read more »

Glasquis7

Cara lé a tua postagem.
“Qual o único país do mundo que está enfrentando o corona com um sistema público de saúde municipalizado atendendo 150 milhões de pessoas?
Bem…China e…nós.”

Vc disse que estão atendendo 150 milhões de pessoas.

Tenha mais coerência

Esteves

“O Sistema Único de Saúde (SUS) é uma conquista do povo brasileiro, garantido pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 196, por meio da Lei nº. 8.080/1990. O SUS é o único sistema de saúde pública do mundo que atende mais de 190 milhões de pessoas, sendo que 80% delas dependem exclusivamente
dele para qualquer atendimento de saúde.”

Totalmente coerente.

Fabio Mayer

Onde o SUS funciona, é excelente, onde não funciona, é porque tem brasileiro vagabundo roubando. Meu pai teve um enfarte, deu entrada no SUS, foi encaminhado para um hospital de referência, fez pontes de safena e mamária, 40 dias de UTI e mais 25 de internação em um hospital fenomenal, que recebia gente do país inteiro, tudo pelo SUS. Tempos depois recebemos correspondência com o SUS informando quando foi pago para o hospital pelo tratamento que salvou a vida de um fumante inveterado de 75 anos, que correspondia a um carro popular e, ainda assim, menos da metade do que… Read more »

Carvalho2008

Correto é isto ai Meu pai teve um aneurisma na nuca que dava uma dor de Cabeça intensa. Foi a Santa Casa de Tatui e descobriram e la realizou a neurocirurgia. Em 5 do as recebeu alta. Tudo simples mas foi sensacional Pediatria particular ficou um terror. Vc fica horas em fila de espera no particular pois quase nao tem mais, as consultas pediatricas sao prolongadas e os novos medicos nao se interessam pois rendem menos consultas Levei minha filha na UBS postinho perto de casa, hora marcada, espera de 15 min, fez exames laboratoriais e tudo E servico tava… Read more »

carvalho2008

torço por isto….mas ver o SUS perante o resto do mundo e ver quem é quem de verdade….tem coisa boa…

carvalho2008

se concluirem 4 será sorte…….e nada…nada…absolutamente nada de outras escoltas….a tamandaré já era o piso….e ele trincou…acabou a grana…pensou demais…agora ja foi….risco de projeto…risco de projeto…risco de projeto…ele ocorre….e ocorreu….as 4 só não foram canceladas por conta da capitalização passada….

modernização das niterois??? esquece

compra de oportunidade? esquece…primeiro que não tem…segundo que não tera pois o mesmo ocorre com todos os outros paises….quem tem projeto novo, vai brecar e segurar as antigas ate a vida melhorar….

Esteves

Cadê aqueles teus projetos de navios de guerra bons e baratos?

Carvalho2008

Posto toda hora…daqui a pouco os editores brigam por poluir os temas das materias

BrunoFN

Então ..se a coisa seguir como e hj ..até 2026 vamos das 4 Tamandares ..escolta de oportunidade e outras coisas ficam pra depois de 2025 .. quando tb devem começar a aparecer as escoltas usadas q a MB anda de olho …até lá ..vamos ver como o país vai tratar a crise.. .da tempo..5 anos pro País sair do buraco . ..e o q sobrou de “planejamento” pra MB

glasquis7

Por favor mestre Juarez, um toque de realidade já basta, não precisa dar um “soco de realidade” no rapaz.

KKK

Esteves

“O problema maior da política de defesa do Brasil como política de Estado, é a falta de uma Grande Estratégia. NÃO TEMOS uma Grande Estratégia. Não temos uma unidade nacional de compreender qual seria nosso papel diante da geopolítica mundial, alinhando nossos interesses nacionais militares, econômicos, tecnológicos. Nos últimos governos os ideologismos vem sendo muito fortes, uma grande polarização, formando verdadeiros inimigos internos.” Sempre foi assim. Mudar depende de nós. Quando elegemos comunistas, eles criaram o maior sistema de sustentação política baseado exclusivamente na corrupção que se teve notícia no Ocidente. Bilhões de dólares. Bilhões de dólares travestidos de apoio… Read more »

Luiz Floriano Alves

Alguem disse que somos melhores, eis que temos 5 subs. convencionais e um nuclear. Mas,k o Nuc. já está em construção? Foi lançado? Temos 5 Scorpenes,, de exportação, comissionados?

Carvalho2008

A corrupção sozinha, isoladamente, unica e por si só drena e siga uns 3% do PIB. Se todo mundo parasse de desviar milagrosamente o país ja teria por inercia uns 3% positivo do PIB Não percebem que os projetos não andam e sempre param porque na realidade eles, não importam o tipo de projeto, são apenas contas de fluxo de dinheiro desviado para um grupo de politico ou outro? Que dai o grupo adversário concorrente sabendo disto e apenas focado nisto trata de ir cortando ou secando um a um para desviar a mangueira e dreno para seu lado noutro… Read more »

Esteves

Notícias de ontem. Já há compras superfaturadas das necessidades urgentes. Uma das compras será investigada por acrescer 5 milhões de reais. Somente uma compra. Os famosos 5% que transformamos em 10% acompanham o Esteves desde que menino, tentava vender e saía aprendendo a vender. Collor e PC transformaram em 15%. Os comunistas transformaram em bilhões. “ – O que são 5 bilhões no caixa da Petrobras?” As elites disputam o poder. Quanto mais roubam, mais deixam roubar. A realeza se sustentava roubando e enriquecendo porque assim satisfaziam os próprios desejos de extorsão. Quanto mais ricos e quanto mais roubavam mais… Read more »

Esteves

Comissões. $$$$$$

Observador

Com estrago econômico causado pela COVID-19, países sub-desenvolvidos, como o Chile, Brasil, etc, vão passar os próximos dez anos só pintando e enfeitando os barcos que têm; duvido comprar fragatas de 5.200 toneladas novas.

Glasquis7

Leia a matéria.

Ninguém falou do Chile comprar fragatas novas.

Thrash Metal

Algumas conclusões obvias, mas nem tanto para alguns. Como o projeto das “Fragatas Leves” Tamandaré deriva da MEKO A-100, que também é derivado da MEKO A-200, e o contrato bilionário foi fechado incluindo transferência de tecnologia, chega-se a seguinte conclusão??? A intenção do Almirantado é padronizar os meios navais, pois construindo uma Tamandaré (Meko A-100), de 3500 Ton de deslocamento, você também estará capacitado para construir um Corveta Meko A-100, de 2400 Ton, e um Navio Patrulha Meko A 100, de 2250 ton. Todos derivam do mesmo projeto. https://www.thyssenkrupp-marinesystems.com/en/mekor-a-100-corvette-compact-versatility.html Tanto a Corveta, e o Navio Patrulha, são projetados para ter… Read more »

Rafael costa

Hahaha piada a marinha do Chile quer comprar fragatas de 5,200 toneladas com aquele orçamento militar bosta de 4,2 bilhões de dólares kkkkkk estão viajando na maionese !!!