O submarino Le Téméraire de mísseis balísticos nucleares da Marinha da França da classe “Le Triomphant” (SSBN)  testou um míssil balístico M51 no Atlântico, perto de Finistère, França, nas primeiras horas de 12 de junho de 2020.

O lançamento foi realizado na baía de Audierne na costa de Audierne e foi coordenado pelo Ministério das Forças Armadas, pela Comissão Francesa de Energia Atômica e Energia Alternativa (CEA) e outros parceiros da indústria.

O teste foi realizado sem uma ogiva nuclear na Bretanha, no oeste da França. O míssil foi rastreado durante toda a sua fase de voo por radares e pelo navio Monge (A601), de instrumentação de alcance de mísseis.

A zona de queda estava localizada no Atlântico Norte, a várias centenas de quilômetros de qualquer costa.

“O Le Téméraire, movido a energia nuclear, disparou com sucesso um míssil balístico estratégico M51 em Finistère”, twittou a Florence Parly, ministro das Forças Armadas da França.”

O Le Téméraire é um submarino de mísseis balísticos da classe “Le Triomphant”, lançado em janeiro de 1998 e comissionado em dezembro de 1999.

SSBN da classe Le Triomphant
SSBN da classe Le Triomphant
Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Esse lançamento foi no mesmo dia do incêndio no Perle, o lançamento foi pela manhã e de tarde aconteceu o incêndio e a notícia do lançamento terminou tendo pouca atenção. Mas foi um grande feito.

Cleber

Marinha Francesa tem meu respeito.

Paulo Lahr

Nao tenho apreco pelos franceses

Thiago

Me lembra a fábula da raposa e as uvas de Esopo. Como eu nunca vou ter ou ser, o que resta é menosprezar , é mais fácil.
Tenho simpatia pelos franceses? Não, nem um pouco, nem por isso deixo de apreciar a capacidade e perseverança dessa grande nação que ainda hoje se considera como tal e faz o possível para manter o próprio status, enquanto outros dormem covardes e preguiçosamente em berços esplêndidos sem nem enxergar que o próprio sistema /ideologia, a propria maneira de pensar, governo e organização foi profundamente plasmado e influenciado por quem eles apedrejam e desprezam.

Last edited 3 anos atrás by Thiago
Allan Lemos

Queria que o Brasil tivesse essa capacidade,mesmo que fosse apenas para o lançamento de mísseis de cruzeiro,já seria o bastante para botar medo na maioria dos países e dar ao Brasil uma boa capacidade de retaliação.

Régis Athayde

Se nossos submarinos tivessem capacidade ao menos de lançar mísseis anti-navio já seria um grande avanço, especialmente em relação aos nossos vizinhos.

Allan Lemos

Os Scorpénes terão essa capacidade.Inclusive está nos planos da MB o desenvolvimento de uma versão do Mansup lançada por submarinos.

sub urbano

Deus me livre… Brasil com nukes e o povo ainda coloca um Bozzo no poder.

Fabio Araujo

E por falar na França, uma fragata francesa fazendo uma missão da OTAN de bloqueio de armas para Líbia sofreu uma interceptação agressiva da Turquia!

https://www.france24.com/en/20200617-france-blasts-extremely-aggressive-turkish-intervention-against-nato-mission-targeting-libyan-arms?ref=tw

Jhon

A se a notícia fosse JN , França dispara missil em Phm Atlântico, onde os filhos do presidente realisavam a popular rachadinha!

Heinz Guderian

Você precisa de tratamento psiquiátrico urgente

Paulo Lahr

Muito forcado o que ele disse, mas no fundo, faz sentido

Gabriel BR

Coisa de potência global…

Italo Souza

Isso me cheira a demonstração de prontidão.

eremildo

E o programa de Submarino Nuclear Brasileiro?