sexta-feira, maio 27, 2022

Saab Naval

Submarino NRP Tridente da Marinha Portuguesa completa 10 anos de serviço

Destaques

Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br
NRP Tridente
NRP Tridente

O submarino NRP Tridente da Marinha Portuguesa comemorou no dia 17 de junho, 10 anos ao serviço de Portugal.

Ao longo da sua primeira década o submarino Tridente navegou quase 17.000 horas, 13.000 das quais em imersão, perfazendo 811 dias de navegação e 1.653 dias de missão. Percorreu mais de 87.450 milhas náuticas, o que se traduz em cerca de 4 voltas ao mundo.

O Tridente foi o primeiro submarino português a realizar a travessia do Atlântico Norte no âmbito de um exercício na costa leste dos Estados Unidos da América, para certificação do seu sistema de lançamento de mísseis antinavio Sub Harpoon.

Parabéns à atual e anteriores guarnições por esta primeira década de missões cumpridas.

NRP Tridente
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Alexandre Esteves

Bom dia.

Já há algum planejamento para o PMG do Tridente?

Dalton

Pelo que li o primeiro “PMG” para o “Trident” já foi executado na Alemanha enquanto o outro submarino “Arpão” estaria passando pelo seu primeiro “PMG”
no momento em Portugal.

MestreD'Avis

Correcto Dalton. Não tenhoa certeza sobre os prazos do “Arpão” mas a ideia foi capacitar a equipa técnica na Alemanha para fazerem as manutenções em Portugal. Essa equipa está certificada pela construtora para fazer a mesma coisa em todos os U-209, U-214 semelhantes, possibilitando a outras marinhas fazerem o serviço em Lisboa me vez de navegar até à Alemanha

Marcos10

Na Wiki consta como sendo um u-209, mas olhando me parece um u-212.

Dalton

Na verdade um “214”que é a versão de exportação do “212”, mas, foi adotado a classificação “209 PN” para efeito de competição entre os fabricantes selecionados, ou algo parecido.

MestreD'Avis

É uma história complicada… Não é nem um nem outro, é um U-214 mas por razões “politicas” durante o concurso de aquisição foi denominado U209-PN

Jorge Lee

Se o pessoal tiver memória boa, o Brasil chegou a escolher o U-214 para substituir os U-209 (isso antes do PROSUB). Depois de um MD francófilo e uma escolha pelo desenvolvimento do Sub Nuclear, descartaram os alemães e abraçamos os franceses do Naval Group e cá estamos com Scorpéne-modBR e no futuro o Álvaro Alberto.

Na verdade o U214 é um 209 com algumas características do U212, que é um submarino de porte menor.

Peter nine nine

O 214 partilha bem mais características com o 212 do que com os 209.
Bem,de certa forma, ambos são a evolução do último referido, mas facto é, o 212 e 214 são submarinos semelhantes.

Camargoer

Caro Jorge. Há uma entrevista meio antiga com o comandante da força de submarinos da MB (deve ter uns 4 anos) na qual o repórter pergunta se a mudança de submarinos de origem alemã para franceses iria encarecer a logística de manutenção. A resposta do oficial da MB foi que o 214 e o 209 são tão diferentes no projeto e equipamentos que o impacto seria o mesmo para a MB adotar o modelo alemão ou o modelo francês.

Peter nine-nine

Camargoer…. boa forma de explicar o Jorge o que eu não tive paciência para.

Marcos10

Propulsão AIP.

Marcos10

Tudo mundo usando AIP.
Ou o Mundo está errado, ou o Brasil.

Wilson

Nenhum dos dois está errado.
Tudo depende do desempenho que você quer e do quanto está disposto a pagar por isso.

Gus Talking

Wilson, acho que não é isso não, o Brasil olha pra trás, enquanto outros olham pra frente.

Camaergoer

Caro Gus. O domínio da propulsão nuclear demanda três tecnologias. 1) enriquecimento do combustível. 2) projeto, construção e opetração de um reator nuclear. 3) projeto e construção do submarino, lembrando que o acesso a essas tecnologias é difícil e a aquisição de submarinos com propulsão nuclear é limitado. Por outro lado, a propulsão baseada em AIP demanda duas tecnologias. 1) o projeto e a construção de células a combustível e 2) o projeto/construção de submarinos, sendo que a aquisição destes submarinos com esse tipo de tecnologia é disponível. Portanto, a escolha da melhor opção depende das tecnologias (e recursos disponíveis)… Read more »

Wilson

Gus, os sistemas AIP, não passam de uma tentativa de aumentar o tempo de permanência em imersão de submarinos convencionais isso tendo todas as limitações de desempenho que um sub convencional tem, principalmente na velocidade que é restrita a uns 2 ou 3 nós em imersão para ter o maior tempo possível em imersão. Já um sub nuclear, só vem para a superfície se precisar, ele pode passar meses em imersão e em velocidades muito mais altas, podendo ser superiores a 20 nós. Eu discordo totalmente dessa afirmação de que o Brasil olha para trás, em 1914 quanto o encouraçado… Read more »

Heli

5 nós é a velocidade economica submerso, mas que pode navegar a mais isso em caso de emergência

Wilson

Só que ai você reduz o tempo em que pode permanecer submerso, um submarino convencional com AIP ficaria apenas algumas horas submerso se navegasse a 20 nós, essa é a diferença mais marcante entre um convencional e um nuclear.

Gabriel BR

Estou ficando velho rsrsrsrsrsrs

Nunes-Neto

Acho muito legal os nomes que a marinha de Portugal deu a esses dois submarinos (Tridente e Arpão) duas armas de caça aquática!

Dalton

Com eles quebrou-se a tradição de batizar submarinos com nomes de criaturas marinhas, estabelecido em 1913 com a incorporação do “Espadarte” de fabricação italiana.

Fabio Araujo

E esse foi o primeiro submarino português a atravessar o Atlântico. Acho que dois submarinos não é suficiente, o mínimo deveria ser três pois com três sempre pode ter um em patrulha, um em manutenção ou revisão, mesmo as mais simples, e outro em prontidão.

Carlos Bernardo

estava previsto a compra de três submarinos, mas o que Portugal pagou por dois, dava para comprar 4 Scorpene, todos devem se recordar do caso Ferrostaal, companhia que foi condenada na Alemanha, por corrupção ativa por um tribunal que proibiu o envio das provas para que Portugal podesse julgar, ou seja em Portugal todos são santos e ninguém foi condenado por corrupção (propinas), A comprar no futuro não deve ser alemão.

Peter nine-nine

Amigo…. 1000 milhões de euros não chega para adquirir 4 Scorpenes, eu acho. Posso estar errado…. mas o preço de um Scorpene chega a qualquer coisa como 400 e tal milhões de dólares, os 214 igual. Note que o contracto português, apesar da corrupção, incluiu muito do trabalho feito até agora. Por fim, o valor pago por portugal foi de 880 milhões de euros, 440 milhões por cada, o que se encaixa dentro dos valores expectáveis para a aquisição deste tipo de arma, considerado as especificidades e natureza do financiamento e contrato. O caso de corrupção por trás da aquisição,… Read more »

Carlos Bernardo

Só para quem não saiba na fila de baixo da foto da tripulação está uma pessoa portuguesa nascida em França e que é casada e mãe de uma criança e que é a primeira submarinista da Marinha Portuguesa e que faz parte de uma tripulação que já venceu disputas com outros submarinos durante exercícios navais. Orgulho pela igualdade de género nas Forças Armadas Portuguesas.

Dalton

Obrigado, fiz uma pesquisa e descobri o nome da submarinista: Noemie Freire
que deve estar agora com 32 anos.

Luiz Trindade

Galera… Kd o Ozawa heim… Tou sentindo falta de seus comentários no blog…

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