Em 1986, a banda Van Halen estava em transição, depois de marcar um grande sucesso comercial com o álbum 1984, que incluiu seu primeiro single nº 1, “Jump”. As palhaçadas e a personalidade dominadora do vocalista David Lee Roth haviam se tornado demais para o resto da banda e eles decidiram se separar. Os críticos questionaram se Van Halen poderia continuar sem o carismático Roth servindo como líder. O anúncio de que o “Red Rocker” – Sammy Hagar – seria o substituto de Roth foi recebido com reações mistas dos fãs.

Por isso, foi uma surpresa para muitos quando o 5150, o primeiro álbum de Van Halen gravado com Hagar como vocalista, rapidamente liderou as paradas com a força do primeiro single “Why Can’t This Be Love”? O que tornou esse feito mais notável foi o fato de Van Halen se recusar a produzir qualquer videoclipe em apoio ao álbum. Na época, os vídeos eram considerados uma necessidade absoluta para promover novos lançamentos. Era prática do setor cobrar das bandas os custos de produção dos vídeos, mas Van Halen sustentava que as despesas de promoção e associadas eram de responsabilidade de sua gravadora, a Warner Bros.

Com um álbum de sucesso nas mãos, a Warner Bros estava ansiosa para manter o ritmo com um segundo single, para que eles começassem a pensar em como poderiam fazer um vídeo rápido e barato. Um de seus executivos havia visto recentemente o sucesso de bilheteria Top Gun e achou que o filme seria ainda melhor com uma trilha sonora de rock (ele deve ter considerado “Danger Zone”, de Kenny Loggins, um pouquinho adocicada). Usando o filme de Tom Cruise como inspiração, a Warner Bros decidiu produzir um vídeo com os Blue Angels da Marinha dos EUA e depois lançá-lo para coincidir com o feriado do Dia da Independência.

Álbum 5150 de Van Halen
Álbum 5150 de Van Halen

Da McDonnell Douglas, a Warner Bros obteve imagens de dez anos dos Blue Angels voando no A-4F Skyhawk II e decidiu que a faixa crescente de Van Halen “Dreams” era uma combinação perfeita. Como Van Halen não estava pagando a conta, a banda aprovou. A Marinha dos EUA também teve o prazer de ajudar o esforço, porque o vídeo ajudaria a comemorar o 40º aniversário do Blue Angels. Uma vez que todas as partes concordaram, o vídeo de corte rápido dos Blue Angles executando suas manobras foi editado em três dias.

Inicialmente, o vídeo pretendia ter uma exibição muito limitada exclusivamente na MTV durante o Liberty Weekend de julho, que foi uma celebração especial da restauração e do centenário da Estátua da Liberdade. Foi colocado em grande divulgação e foi ao ar quatro vezes por dia. A resposta maciça gerada pegou a Warner Bros, Van Halen e a Marinha de surpresa. A MTV foi inundada por telefonemas de telespectadores que queriam saber mais sobre o Blue Angels e onde poderiam obter cópias do vídeo.

A Marinha ficou empolgada. Logo após o comercial de recrutamento de duas horas que era Top Gun, eles agora tinham um videoclipe eletrizante de uma das bandas de rock mais populares do país sendo visto por milhões de adolescentes. O Comando de Recrutamento da Marinha estava alcançando seu público-alvo e não lhes custara nada. De fato, todos os envolvidos colheram recompensas. A MTV teve um vídeo chamativo, Van Halen alcançou outro single de sucesso em “Dreams” (chegando ao 22º lugar nas paradas) enquanto conseguiu se manter firme ao não pagar pelo vídeo, e a Warner Bros acumulou mais vendas de álbuns devido à sua promoção barata. Por esses motivos, todas as partes concordaram em estender o uso do vídeo indefinidamente.

A Warner Bros expandiu a distribuição do vídeo para fliperamas, shoppings e hotéis. A Marinha aproveitou ao máximo o presente inesperado compartilhando cópias do vídeo com suas 2.200 estações de recrutamento, além de escolas e hospitais. Não há dados que indiquem exatamente quantos recrutas a Marinha conquistou devido ao vídeo “Dreams”, mas, sem dúvida, aumentou a conscientização e atraiu a atenção positiva de uma população importante durante o verão de 1986.

Van Halen e Sammy Hagar gravaram mais três álbuns # 1 sem pagar por nenhum videoclipe do próprio bolso. Hagar estima que economizou US$ 4 milhões para a banda. Hagar também disse que se ele fosse forçado a escolher sua música favorita de Van Halen, ele escolheria “Dreams”.

No mesmo ano em que o vídeo de “Dreams” foi lançado, os Blue Angels substituíram seus Skyhawks por F/A-18 Hornets. Eles ainda se apresentam regularmente e deslumbram o público em todo o país.

Dreams

Van Halen

World turns black and white
Pictures in an empty room
Your love starts fallin down
Better change your tun, yeah
Reach for the golden ring
Reach for the sky
Baby just spread your wings
We’ll get higher and higher
Straight up we’ll climb
We’ll get higher and higher
Leave it all behind
Run, run, run away
Like a train runnin off the track
Got the truth gets left behind
Falls between the cracks
Standing on broken dreams
Never losin’ sight, ah
Spread your wings
We’ll get higher and higher
Straight up we’ll climb
We’ll get higher and higher
Leave it all behind
So baby dry your eyes, save all
The tears you’ve cried
Oh that’s what dreams are made of
‘Cause we belong in a world that must be strong
Oh that’s what dreams are made of
We’ll get higher and higher
Straight up we’ll climb
Higher and higher leave it all behind
Oh we’ll higher and higher who knows
What we’ll find
So baby dry your eyes, save all
The tears you’ve cried
Oh that’s what dreams are made of
Oh baby we belong in a world that must be strong
Oh that’s what dreams are made of
And in the end on dreams we will depend
‘Cause that’s what love is made of

.

FONTE: Naval History Blog – US Naval Institute

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ednardo curisco

Força armada inteligente até na publicidade.

ednardo curisco

E este ano deve sair Top Gun 2. Pelo que já vi, a marinha já pode reforçar o pessoal de recrutamento.

E a Nasa vai levar Tom Cruise ao espaço também com esta meta.

Ricardo Bigliazzi

Que legal, não sabia!

bit_lascado

Não seria a Space Force?

Marcos Paulo

Van Hagar perfeito na melodia e cenas…

Denis Souza

Matéria bem feita, bem escrita, com o vídeo e a letra da música, perfeita.

Last edited 3 anos atrás by Denis Souza
fabricio

belissimas manobras

wilson

Posso estar enganado, mas na década de 80 acho que a FAB tinha uma propaganda de TV onde lembro de uma bela imagem de um Mirage decolando com com música do Van Halen de fundo. Ou foi um sonho de infância…rsrs

Fernando

Wilson, me lembro dessa propaganda, mas na verdade não era uma música do Van Halen e sim do Europe – The Final Countdown

pangloss

Lembro de um clipe da FAB com “The final countdown”, do Europe.
Foi divulgado em 1988 ou 1989, e, até onde a minha memória alcança, as cenas eram da Esquadrilha da Fumaça.
Era muito mais empolgante que esse clipe do Van Halen, por sinal.
Agora, vou me preparar para ser apedrejado: não curto Van Halen, acho o A-4 um aviãozinho constrangedoramente feio, e acho que as demonstrações aéreas são como os fogos da Praia de Copacabana: encantam no primeiro minuto, e logo já tem gente olhando o relógio para ver se aquela tortura acaba logo. Sem falar no risco desnecessário.

Flanker

Ainda bem que opinião é como bunda….cada um tem a sua…..

carvalho2008

Da FAB tem este aqui

Claudio Moreno

Show em dobro, uma das minhas bandas de cabeceira na cama, ao lado de Scorpions, Pink Floyd, Super Tramp, Leed Zeppelin, Dire Straits, Iron Maiden, Black Sabbat, MotorHead e mais umas 10 ou 12 bandas. Quanto ao aparelho em questão, caras…um ícone da aviação.

CM

Alex prado

O melhor EDA do mundo.

USS Independence

Van Halen é sensacional. Clipe incrível e fabuloso.
A música já é um clássico do rock, mas o clip eu desconhecia. Acabou de virar meu clip preferido de todos os tempos.

VH é minha banda predileta…para mim o melhor guitarrista do mundo Ed VH…este álbum todos hits são perfeitos 5150 com lou ferigno o Hulk dos anos 80 não aguentou c peso hard rock

Ricardo Bigliazzi

A anos que não via esse vídeo. Bons tempos. Tempos em que MTV e outros canais de musica nem eram imaginados. Era assistir os programas de musica sabado no inicio da noite e ficar torcendo para que fossem apresentados.

Obs.: Algo me diz que em 1986 a grande maioria dos que frequentam o blog nem tinham nascido… hahahah… to ficando velho.

Fernando Vieira

Esse clipe foi refeito com os F18:

GFC_RJ

Sonzaço! Clipe dugarai…
Eddie Van Halen é o cara!

carvalho2008
Renato Sebastiani

Lamento decepcionar os fãs dos Blue Angels, mas a esquadrilha italiana “Fecce tricolori” são INFINITAMENTE SUPERIORES a eles…. Basta compararem!

Maurício Veiga

Entreguei pizza para estes caras na década de 90, assisti a várias apresentações ao vivo e a cores da cabeceira da pista, com “quebrada de asa” em dupla, direita e esquerda na frente do meu nariz!!! Um dos pilotos do gordo (c-130) de apoio é esposo de uma amiga minha de longa data, os caras são animais, nenhuma esquadrilha de demonstração jamais voou tão próximo em formação quanto os “Angels”!!!

Bitten

Pois é, Galante, essa história rendeu até um deboche nos Simpsons (episódio 14, 12ª temporada – “New Kids on the Bleech“), em que Bart, Milhouse, Nelson e Ralph formam uma boyband “Party Posse” e acabam fazendo uma apresentação em que música, “Drop da Bomb” contém uma mensagem subliminal para fazer com que garotos ingressem na Marinha: o refrão é YVAN EHT NIOJ… O “Party Posse” era dublado pela banda farofa “New Kids on the Block” Quer saber – acho o clip do “Party Posse” bem melhor do que o do Van Halen. Após a saída de Roth, que era um… Read more »

GFC_RJ

Repeito a opinião, mas discordo. Acho que o Van Halen era uma baita banda APESAR do DLR, que sempre achei um poser. Particularmente gosto mais do Sammy, que hoje tem uma destilaria de tequila na California (muito maneiro!).

Sim ganharam muita grana na época do DLR até porque os álbuns dessa fase foram geniais. Mas sempre me vem a cabeça o quanto que o Eddie NÃO ganhou por fazer um péssimo acordo quando gravou “Beat it”. P…as riffs antológicos que tinha tudo para ser a música que mais renderia financeiramente a ele, mas… #sqn.

Abraços.

Luiz Trindade

Isso é ter pessoas inteligentes nas Forças Armadas e usar marketing de forma inteligente para atrair pessoal.

Dalton

“…os Blue Angels substituíram seus Skyhawks por F/A-18 Hornets.”
.
E agora estão substituindo seus “Hornets” por “Super Hornets”.

Sergio

Maneiríssimo….do meu tempo…….