USS Nitze

USS Nitze

Navio da Marinha de Guerra dos EUA navegou numa zona do Mar das Caraíbas que segundo Washington é reivindicada de forma abusiva pela Venezuela

O destróier lança-mísseis USS Nitze da Marinha dos Estados Unidos “começou uma operação para a livre navegação contestando uma reivindicação marítima excessiva da Venezuela”, anunciou o Southern Command (SOUTHCOM) organismo que dirige as questões militares norte-americanas nas Caraíbas.

De acordo com a Marinha dos Estados Unidos, a operação decorre em águas internacionais localizadas a 12 milhas náuticas da Venezuela e que são reivindicadas pelo presidente venezuelano de fato, Nicolas Maduro.

O navio norte-americano navegou nas águas que o “regime ilegítimo de Maduro afirma erradamente controlar”, indica o comunicado.

Um porta-voz militar dos Estados Unidos disse à France Presse que uma operação semelhante decorreu no passado mês de janeiro na mesma zona.

FONTE: Observador – Portugal

Subscribe
Notify of
guest

100 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tomcat4,2

O titio Sam, faz isso não , é maldade. Se com um navio de cruzeiro já desesperaram ,imagine com um bichão desse mas….. só ver e chorar na imprensa.

Karl Bonfim

Verdade, ai é fácil cantar de galo e chutar cachorro morto né, depois temos que aguentar o show de bravatas e vitimização bolivariana comandada pelo Maduro.

ted

Será porque um navio desta classe nunca, jamais navegou a uma distancia de12 milhas de san petsburgo .kkkk

Renato Carvalho

Tbm nenhum Slava navegou a 12 milhas de Nova York…

Alison Lene

quem oprime povos de outros estados não á a Rússia…

Kemen

Tudo bem, mas cada vez ele cai “mais maduro” nas mãos da Russia e da China, vai de graça para eles. Sera esse o caminho certo para mudar a situação na Venezuela? Teve um acessor de politica internacional do Donald que sugeriu atuarem de forma diferente, mas não foi aprovado, agora é um ex acessor que escreveu um livro a respeito.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Fabio Araujo

Essa área é na região disputada de Essiquibo, ou é numa região do litoral sem disputa? Se for numa área disputada até dar para entender, mas se for numa área sem disputa só me vem a cabeça não reconhecerem a nossa solicitação da Amazônia Azul.

Paulo

pensei a mesma coisa

Caio

Isso é um ponto, que o Brasil deveria ficar atento, mas nesse momento político é extremamente improvável.

Leandro Costa

Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Se um país declara unilateralmente possuir direito além das 12 milhas náuticas de costa, essas operações de liberdade de navegação ocorrem regularmente.

OUTRA coisa completamente diferente é a Zona Econômica Exclusiva que dá direito de exploração do leito marinho e cuja extensão o Brasil está pleiteando, por via multilateral internacionalmente reconhecida na forma do tribunal marítimo internacional, parte da convenção da ONU sobre direito no mar. Isso em NADA tem a ver com direito de passagem.

Peter nine-nine

Exacto Leandro, um processo semelhante ao que ocorre em Portugal, num esforço legal e demorado, ah já vários anos.

Welington S.

Exato. Às vezes o pessoal exagera em alguns pontos.

Kemen

Correto, mar territorial de 12 milhas ali não navega nenhum outro pais sem autorização (em teoria se o pais puder impedir ou mesmo reclamar), zona economica exclusiva permite a navegação de quem quer que seja, mas proibe a exploração econômica por outro pais.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Ricardo Bigliazzi

Perfeito, isso mesmo. Simples assim.

ted

Então manda uma fragata niteroi navegar a 13 milhas da costa norte americana pra ver o que acontece

mk48

Pensei o mesmo.

carvalho2008

Sou pro Americanos, sou contra o bolivarianismo, mas….

para quem não sabe…os EUA não são signatarios da zona de ZEE de 200 milhas….a andar na faixa das 12 milhas é invasão….

Tomcat4,2

Comentei mais em tom de sarcasmo acima mas achei 12 milhas bem próximo mesmo, literalmente invasão das águas territoriais venezuelanas. Se não vão depor o Maduro(sendo esta aproximação um preparo para ação militar) e tal então sou totalmente contra esta invasão pois podem querer fazer o mesmo por aqui.

Alison Lene

Vc comentou diferente pq é um panaca… simples assim…

Roger

Tecnicamente há uma diferença entre ZEEs e águas territoriais. Enquanto em águas territoriais você tem total soberania acima e abaixo da superfície, nas ZEEs os países tem apenas soberania sobre os recursos abaixo da linha d’água. Legalmente a superfície ainda continua sendo águas internacionais. Os EUA ficaram apenas no limite das água territoriais venezuelanas. Só seria uma invasão se entrassem diretamente nas águas territoriais ou começassem a explorar economicamente a ZEEs (extração de petróleo/minerais, pesca e etc). Mas para reclamar e ter direito a uma ZEEs eu tenho quase certeza que tem requisitar junto ao organismo responsável da ONU, provar… Read more »

Rawicz

Apenas uma brincadeira, mas o calado do navio fica abaixo da linha da água rs… Logo houve uma invasão rsrs

Rudi PY3TO

Seguindo a brincadeira….Submarino ta invadindo então kkk…TKS

Roger

hahahaha tenicamente vocês estão certos

Agora para navegar ZEEs sem invadir só com hovercrafts ou alguém chamado Jesus.

Jesus R.R.

Chamou Jesus? ?

Roger

Eita!

Quando for em alto mar me convida
Aproveitar e para o lanche levar 1 pão e 1 sardinha em lata (para você multiplicar) e água (para transformar em vinho) e se alguém se machucar no caminho nem precisa de kit de primeiros socorros! Só vantagens…

Kemen

Sei que é brincadeira, mas calado não faz exploração econômica, só se matar alguns peixes rsrs

Leandro Costa

Carvalho, só uma correção, os EUA são signatários sim da ZEE de 200 milhas. No caso a própria ZEE americana é de não mais do que 200 milhas. Eles tem como limite próprio essa distância, e acatam as decisões do comitê da ONU sobre o assunto.

Como o Roger já indicou, não há conexão com o direito de passagem, apenas de exploração de recursos.

carvalho2008

tem certeza? da ultima vez que pesquisei não eram não…

Leandro Costa

The exclusive economic zone is the zone where the U.S. and other coastal nations have jurisdiction over natural resources
https://oceanservice.noaa.gov/facts/eez.html

Acho que isso pode elucidar um pouco. De qualquer forma, há sim resistência ao nosso pleito de extensão da plataforma continental, mas se passar no comitê sobre direitos do mar, ele vai aceitar, como signatário do mesmo. É tudo uma questão de apresentação do caso, e o caso Brasileiro nesse sentido geralmente é muito bem amparado.

Kemen

Leandro, Deus te ouça, mas eu acho que iria depender de quem estiver no nosso governo na ocasião, os Estados Unidos são muito suscetiveis a isso.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Leandro Costa

Todos os países são suscetíveis à isso, porém no caso Brasileiro, independente do governo que tivemos, sempre cumprimos esses tratados e sempre balizamos muito bem nossas reivindicações. É o grande histórico positivo da diplomacia brasileira apesar de termos uma série forte de péssimos ministros de relações exteriores. Os EUA sabem disso e até o momento nunca tivemos problemas.

Kemen

Sim, é verdade, a nossa politica externa OFICIAL nas mãos do Ytamarati (orgão respeitado no mundo inteiro), sempre se pautou em atender as leis e normas internacionais em todas as épocas, questão de bom senso.

Heli

Pois é, será que o Trump mandaria um navio pra zona de 12 milhas da China, Russia, India, Paquistão??
isso tambem significa que eles nao respeitam nossas 200 milhas. Se um dia precisarem virão aqui sem pressa. No entanto o Temer e sua trupe (com a benção do então ministro Jose Serra) já deram o pre-sal a eles…

Leandro Costa

Heli quantas matérias aqui mesmo do site sobre operações de liberdade de navegação em águas reclamadas pela China você perdeu? E matérias ainda desse ano…

(Leia o que o Roger e eu escrevemos acima sobre as 200 milhas)

Kemen

Declaração do Almirante chefe do Comando sul dos Estados Unidos “U.S. Southern Command” 

“Os Estados Unidos continuarão voando, navegando e operando em qualquer lugar que o direito internacional permita, preservando os direitos, as liberdades e o uso legal do mar e do espaço aéreo, garantido para todas as nações.”

Sem mais!

Eduardo

Resta a Venezuela só chorar mesmo. Atacar que é bom eles não tem “culhões”.

Kemen

Seria uma gigante falta de bom senso. O Guaido esta torcendo para que isso aconteça. rsrs

Gabriel BR

Quem pode , pode ! É um belo navio

Alison Lene

Vamos pedir para eles poderem la na tua casa tb… afinal, quem pode, pode…

Antoniokings

O importante é o ‘senso de oportunidade’
Os EUA se consumindo em uma crise sanitária/econômica/social/politica e o sujeito envia um navio para a Venezuela.

MFB

Quer o telefone de um bom psiquiatra?

Antoniokings

Contanto que não seja o mesmo do Trump, pode mandar.

Sagaz

Então a China navegando próximo a Taiwan é o que? Após ela provocar esses itens listados acima no mundo inteiro.

Kemen

Essa brincadeira foi hilaria, realmente o atual presidente do norte, precisa de um bom psiquiatra a ultima dele foi que o Brasil esta perdido com a covid, pelo jeito ele nem sabe como estão ali no seu pais. Todavia eu em particular agradeço a ultima doação, respiradores, mas não agradeço a cloroquina enviada antes.

Jagderband#44

Se B. Sanders fosse presidente dos EUA, o navio estaria lá.
Para o ser humano, por questões que a psicologia denomina como mecanismos de proteção ao ego, é muito difícil regredir, mesmo que seja patente a necessidade. O pensamento se torna grupal, vira um sentimento.
Você precisa de um tratamento.

Eduardo

Tu não podes ser normal. Ser de esquerda é uma coisa. Ser esquerdopata é outra. O teu nível de amor à qualquer dessas ideologias é algo surreal.

Camaergoer

Olá Colegas. Segundo Bolton, Trump considera que a Venezuela pertence aos EUA, portanto sob seu ponto de vista não é invasão (that´s cool)

Antoniokings

Mesmo porque, os venezuelanos não são loucos de se aproximarem de um navio com potencial para ser um foco de COVID,, né?

Cidadão

Um desse aí permanentemente no litoral do NE evitaria praias com derramamento de óleo.

Kemen

Cidadão nem precisaria tanto para fazer petroleiros respeitarem as leis do mar, um navio de patrulha com armamento leve seria suficiente, mas é necessario dinheiro para queimar combustivel…

Jean Jardino
Roosevelt

E o equivalente a quebrar uma noz com uma marreta. Eu também acho que esse Maduro já abusou demais, tá na hora de dar uma força ao povo desse país.

Antoniokings

Pelo visto, quem abusou demais foi o Trump.
E do jeito que as coisas estão indo, será apeado logo, logo.

Peter nine-nine

Qual a situação da arma submarina venezuelana? Algum operativo?

Dalton

Talvez um dos dois, mesmo assim é um talvez, pois não há informações.
.
Muitos anos atrás na era Chavez, falou-se da compra de alguns submarinos russos que iriam substituir os 2 “alemães” e ampliar a frota, mas, ficou apenas na conversa.

GFC_RJ

Sr. Dalton,

A última informação que lembro que li era que os dois estavam em terra. Um docado e o outro nem isso, estava em um galpão.

Abs.

Dalton

Sr. está no céu, : ) , mas é basicamente isso GFC, provavelmente nem o “Sabalo” está operacional e embora não tenhamos acesso a informações conclusivas a US Navy com certeza sabe.
abs

PauloR

Quando farão isso aqui para ameaçar o Bolsochavismo que assim como na Venezuela está destruindo o Brasil?

Camaergoer

Caro Paulo. O movimento bolshovique é imprecionante (sic).

Leandro Costa

Só para reforçar o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=HLNhPMQnWu4

Genial! 😀

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

A oposição ao atual governo, trata o governo do Brasil como governo autoritário porque há vários militares participando deste governo. Logo, a oposição aqui na internet considera os militares do Brasil como inimigos do Brasil???? Já que chamam o governo do Brasil com os militares de “inimigos”? Interessante que os leitores de um site sobre militarismo no Brasil considerem que os próprios militares do Brasil sejam inimigos, mas, ao mesmo tempo, consideram os militares da Venezuela como amigos e aliados da oposição no Brasil?????

Leandro Costa

Não posso responder pelos outros, ANDRE e sinceramente não tenho problema com a maior parte dos militares atualmente no Governo Federal. O que eles foram no passado não significa que o seja hoje, como civis dentro do governo. De qualquer forma, a maior parte deles está fazendo o trabalho que lhe é entregue, mesmo que alguns não sejam balizados para fazê-lo e/ou por definição simplesmente não deveriam estar no cargo (como Ministro da Defesa, por exemplo, que defendo que seja sempre um civil). Não considero o governo Bolsonaro como sendo autoritário, até porque as instituições estão funcionando. Meu problema maior… Read more »

Saldanha da Gama

Bom dia, o maior problema do atual presidente, é que não diferenciar de ser presidente, pai ou amigo…… Abraços

ANDRE LUIS VIEIRA LOPES

Ué? A Oposição e a imprensa pode ficar 24 horas por dia acusando o atual governo, distorcendo e imputando todo tipo de “responsabilidades” e “crimes”. Escandalizam tudo, até troca de ministros é escandalizado enquanto nos governos passados mais de 80 ministros foram trocados. Mas os integrantes do governo não podem se manifestar? Que democracia é esta que só um lado pode atacar e quando o governo responde vira escândalo?????

Leandro Costa

Claro que os integrantes do governo podem se manifestar. Mas eles são o GOVERNO, e não são um zé mané qualquer da vida, não são um ‘Kings’ da vida. O que os integrantes do governo falam tem PESO. Porque é que quando a Dilma fazia aqueles discursos simplesmente hilários, a gente não sabia que estava no ó do borogodó? Porque se aquela ANTA é presidente, estamos num mato sem cachorro. Seja lá quem ocupe os cargos no governo, eles tem que falar como Governo e aturar as consequencias de tais falas. Se não aturam e ficam de birra, então, novamente… Read more »

Camargoer

Caro André. Desde FHC a imprensa crítica o governo federal, seja qual for o partido, escandalizando todas s iniciativas. Aliás, ninguém crítica o partido político do atual presidente. Um ministro fujão sempre será escandaloso, uma mala de cocaína no avião do presidente também seria escandaloso, um foragido da justiça em um sítio em Atibaia na casa do advogado da família do presidente seria escandaloso, um ministro do exterior que acha que nazismo seria de esquerda seria um escândalo, interferir nas estatísticas oficiais ao ponto de desacredira-las também seria um escândalo. Nada disso foi inventado. Gostaria que o maior escândalo do… Read more »

Alison Lene

Vc claramente ja nasceu minion… nao tem como ser diferente…

Camargoer

Caro André. A críticas ao atual governo na área de economia estao relacionadas a incapacidade de promover ações de incentivo a economia e a garantia de renda da população vulnerável em um período de crise econômica devido a Covid19, na área de saúde em relação a incapacidade de promover ações de combate a epidemia e a interferência nas ações em atividade, na área da educação em relação a postura agressiva do MEC contra as instituições de ensino federais, em relação a ciência e tecnologia a incapacidade de garantir os financiamentos, em relação a segurança sobre a incapacidade do governo de… Read more »

Alison Lene

ão é a esquerda que chama ele de autoritario… sao seus atos… vai ser cego assim la na baixa da egua…

GFC_RJ

ESPETACULAR!

Nada como um Monty Python para aliviar os nervos.

Abs.

Camargoer

Olá GFC. Eu acho muito bom o jogo de futebol dos filósofos, entre gregos e alemães. Está no YouTube. MontyPython faz falta…

Leandro Costa

EUREKA!!! GOOOOOOOOOOOOOL!

Roosevelt

Senhores, sem querer desviar do assunto, lembro de uma matéria que li aqui mesmo sobre a vinda do USS Nitze para uma operação Unitas há anos, fui ao Porto de Salvador mas ele ficou ao largo. Atracaram somente as fragatas Tach e Boone. O que aconteceu mesmo? cancelaram essas operações? Era uma ótima oportunidade que tínhamos em ver belos navios. Uma pena.

Dalton

Que azar Roosevelt ! A “UNITAS” ocorreu normalmente, mas, nem sempre todos os navios de um grupo atracam e/ou são abertos a visitação pública.

Alex

O Ministro da Defesa deve ser alguém com os conhecimentos necessários so desempenho das funções inerentes ao cargo… Houve algum civil, que já passou pela cadeira, ou há algum civil melhor preparado para assumir essa função do que um individuo formado e talhado a vida toda para tal?

Leandro Costa

Conheço vários. Pode olhar na academia que tem um monte.

nonato

Trump está achando que a Venezuela é a China?

Camaergoer

Olá Nonato, Trump acha que a Venezuela é os EUA.

max

Esses americanos andam envolta do mundo procurando guerra e problema, mas logo logo eles vão ter o que é deles.

jonny BR

Penso que chutar cachorro morto não impressiona ninguém.

weliignton

Aí se a China faz isso com o Vietnã ou taiwan é só choradeira aqui

Miguel

O Império decadente chutado da Síria segue com suas bravatas, enquanto tiver submarino russo vai ficar assim só nas bravatas. Venezuela pais que faz mais eleições e referendos no mundo, sistema 100% biométrico e com impressão de voto. Os que acusam o outro pais de ilegitimo teve fraude na Flórida em 2000 pro Bush e o atual presidente teve 4 milhões de votos a menos que a candidata derrotada. Belo Sistema!! rsrs

Leandro Costa

Venezuela faz mais referendos considerados fraudados no Mundo hehehehehe

Miguel

Atestados pela ONU, OEA e Instituto Jimmy Carter(EUA)

horatio nelson

e pela smartmatic fabricante das urnas 🙂

Last edited 3 anos atrás by horatio nelson
Kemen

O sistema eleitoral norte americano na minha opinião é ruim pelos criterios adotados para eleger os candidatos, muito inferior ao nosso. A única vantagem deles seria o sistema de voto por correio interno, sem os eleitores precisarem ir as urnas e o voto ser facultativo, vota quem quer e tem interesse. A Hilary ganhou em numero total de votos, mas não levou!

Camaergoer

Olá Kemen. O sistema eleitoral dos EUA foi pensando para o contexto pós-colonial, no qual as comunicações eram essencialmente cartas levadas por carteiros montados em cavalos. Além disso, cada colônia, que depois se tornaram estados, estabeleceu suas regras para eleger os delegados, incluindo até mesmo quem tinha direito ao voto, para viajariam para a capital para expressar os votos o resultado das eleições locais. Por um lado, há a tradição de 200 anos de eleições e o fato da constituição dos EUA não mencionar nada sobre como devem ser as eleições e por outro lado, é um sistema ultrapassado e… Read more »

TeoB

A marinha americana brincando fogo, onde está o bom sendo… desafiar a marinha Venezuelana!?!?

Alex Barreto Cypriano

Ouvi que Trump aceitaria negociar com Maduro já que Guaido foi um fiasco e Rússia, China e Irã dão ‘apoio’ ao ditador. A USN, sob a letalidade distribuída, pode achar normal uma FoNOp no Caribe, já patrulhado severamente pela USCG, mas tem que admitir que, na hipótese do desenvolvimento ou aquisição de uma capacidade A2AD venezuelana, nada além disso poderá fazer. Aliás, esse é o argumento de Berger em sugerir que operações anfíbias massivas estão com dias contados. Confira
https://www.brookings.edu/blog/order-from-chaos/2020/06/23/the-questionable-future-of-amphibious-assault/
Mas, e nós aqui no berço esplêndido, já divisamos alguma A2AD ou regime de ataque de precisão maduro?

Last edited 3 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
horatio nelson

observação onde se lê presidente deve ser substituido por ditador.

Luiz Trindade

Depois que passou alguns navios iranianos e chegaram na Venezuela o Tio Sam abriu os olhos…

Antonio Palhares

Os Estados Unidos não acreditam na força do direito.
Acreditam no direito da força.
Outra coisa.
Quando vemos o grandão do quarteirão batendo no nosso desafeto feio, devemos colocar o lombo de molho, porque quando ele achar motivos, nos bate tambem.

Jonny BR

Penso o mesmo, basta uma divergência de idéias ou aproximação de país por eles considerados inimigos.
A MB que se cuide, os anos passam e brevemente EUA E China vão querer saber de que lado estamos.

Ricardo Bigliazzi

Muito mi mi mi da Venezuela… segue o jogo, frequencias de radares todas catalogadas

Orivaldo

Dizem que em qualquer lugar do pacifico que se navegue, a China irá repudiar tal fato pois se trata de suas aguas territoriais

Antonio Palhares

Este negócio de navegar a doze milhas da costa de um país soberano, que faz parte da ONU.
É uma provocação idiota e inconsequente.

Alexandre

O Maduro não terá outra opção se não enfrentar os EUA ou renunciar pacificamente assim como fez o Evo Morales.

Ou renuncia ou luta.

Deomedes Fernandes da silva filho

O governo Militar no Brasil que aumentou a soberania nacional de 20 para 200 milhas. Recentemente fiquei sabendo, numa live de 5ª;

Mgtow

Canalhas yankes! Vivem de provocar os outros. Perderam o protagonismo mundial e querem chutar o balde.

Andre

12 milhas náuticas é uma invasão descarada. A coisa poderia ser diferente se a Venezuela tivesse algum arsenal nuclear pois os yankees são bem covardes.