No dia 29 de junho, o 1° Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1) foi acionado para resgatar um tripulante com suspeita de malária, embarcado no Navio Mercante panamenho “Kapetan Sideris”.

O resgate, com a aeronave SH-16 Seahawk, ocorreu a 150 milhas náuticas, aproximadamente 280 quilômetros da cidade de São Pedro da Aldeia–RJ, com a retirada do enfermo pelo guincho da aeronave.

Devido às distâncias envolvidas no deslocamento, foi necessário reabastecimento da aeronave em São Pedro da Aldeia, antes de demandar o destino final: o Aeroporto Santos Dumont, onde uma ambulância já aguardava para realizar o translado até a Unidade Médica especializada.

Durante o evento, foram cumpridos os procedimentos de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus, estabelecidos pelo Comando em Chefe da Esquadra, com base nas diretrizes do Ministério da Saúde e da Diretoria de Saúde da Marinha, incluindo o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) pelos tripulantes e a descontaminação de todos os envolvidos no resgate e da aeronave, realizadas pela equipe da Unidade de Descontaminação Volante da Esquadra em São Pedro da Aldeia.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
leonidas

Estranho, tem noticia da Fab realizando a evacuação de um marinheiro com malaria também de helicóptero.
Mas alem de forças diferentes também foram em locais distintos.
Coincidência?
Enfim…

mk48

Estranho mesmo é um helicóptero antisubmarino ser utilizado numa missão SAR.

M65

Devia ser o meio disponível e mais adequado por causa da distância.

Fernando XO

MK48, basicamente, o SH-16 e o UH-15 são as ANV que possuem autonomia e recursos de navegação para alcançarem maior distanciamento de terra, tornando-as adequadas para a função de SAR… abraço…

Fernando Vieira

Uma dúvida:
Primeiro deixa eu colocar aqui que sou totalmente favorável a MB realizar esses resgates, a proteção da vida no mar deve ser feita sempre independente da nacionalidade da pessoa e se o dinheiro gasto nessa operação saiu dos meus impostos eu acho que eles foram muito bem gastos. Mas…

Quando ocorrem essas operações para resgate de um tripulante de embarcação privada, o dono dessa embarcação tem obrigação de reembolsar a Marinha pela operação? Existe seguro que possa ser acionado para isso?

J.Neto

A MB é signatária, como outras FFAA, de proteger e salvaguardar a vida no Mar…portanto não se trata apenas de um custo solto nas suas atribuições.

Sergio

Excelente pergunta…….estou curioso…..

Sergio

….é por isto que tenho orgulho destes caras…..