O navio de pesquisas turco Oruç Reis acompanhado por navios da Marinha Turca
Em foto de arquivo, o navio de perfuração turco Oruç Reis acompanhado por navios da Marinha Turca

As unidades de ataque da Marinha Grega permanecem em alerta total no mar contra um total de 30 navios turcos (informação atualizada hoje por volta das 10h00), que inclui todas as fragatas, corvetas, navios de apoio geral e de mísseis, alguns dos quais estão escondidos na costa e outros em alto mar. As condições climáticas adversas ao sul de Megisti provam que é necessária uma frota equilibrada. O clima é, até agora, o fator inibidor para que o navio de perfuração turco Oruç Reis não realize pesquisas.

A Marinha Grega monitora e registra todos os movimentos da Marinha Turca utilizando observatórios navais, patrulhas costeiras e canhoneiras que constantemente dão uma imagem ao Centro Nacional de Operações GEETHA e ao centro de operações da Sede da Frota na Sede do Comando do Mediterrâneo Oriental vários metros abaixo do solo.

Segundo o o site grego DefenseReview.gr, não há reforço das tropas terrestres do 1º Exército Turco, enquanto na Força Aérea Turca há uma realocação parcial de caças para bases aéreas perto do Mar Egeu.

O Exército Grego e o Comando Militar ASDEN estão em alerta total com o pessoal que tem tudo pronto em termos de materiais e munições para deixar as bases, se necessário. O sistema de alarme nacional não foi ativado no momento.

A Força Aérea Grega mantém uma disponibilidade constante, enquanto as aeronaves de alerta aéreo antecipado ASEPE (Embraer E-145H Erieye), que são os olhos das Forças Armadas, digitalizam e registram tudo.

FONTE: DefenseReview.gr

Subscribe
Notify of
guest

96 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Maurízio Souza e Souza

As assertividades turca, chinesa, russa…

Karl Bonfim

É um verdadeiro Trio Parada Dura, e EIXO Ancara, Moscou e Pequim, o Ocidente que se prepare, pelo jeito vem mais coisa por aí!!

Antoniokings

E pode considerar que o Irã logo fará parte deste grupo.

Ricardo Bigliazzi

A Turquia não está alinhada com Russia e China. Os Turcos sabem muito bem a diferença entre comprar um S-400 e se tornar um vassalo Russo ou Chines. Turquia e India devem ser consideradas “potencias emergentes” não se esquecendo que a última possui alguns “cocos nucleares” a disposição.

Last edited 3 anos atrás by Ricardo Bigliazzi
Adriano RA

Nos últimos anos os EUA recuaram de exercer toda a sua influência no cenário internacional (Trump só está preocupado com o que acontece dentro dos EUA, mas Obama também foi um presidente tímido). Europeus, como sempre, omissos até tarde demais. O resultado é esse. Quem tem garras está confortável para mostrar.

Paulo Lahr

Europeus sao o que os americanos sao. Como Russos, Chineses….Israelenses. Cada um soh pensa em si mesmo. As coisas sao assim em qualquer parte do mundo

Ricardo Bigliazzi

Concordo em genero numero e grau, afirmando ainda que se tivessemos no mesmo contexto fariamos o mesmo.

PACRF

Permita-me discordar especificamente no caso da China. A China começou a se tornar um “problema” na razão direta de seu crescimento econômico e da sua participação no comércio internacional. Passou o Japão, de quem tomou o segundo lugar como potência econômica, e ameaça constantemente os EUA e sua hegemonia, com quem tem travado uma verdadeira “guerra comercial”. O crescimento da China como potência militar é consequência de seu crescimento econômico. Turquia e Rússia não têm, nem de longe, o protagonismo econômico e comercial que a China tem hoje no cenário mundial.

Vitor Bruno Fonseca Rodrigues

A culpa é do Ocidente. Tudo que compramos é “Made in China”.

Gabriel BR

Neste caso a Turquia está do lado oposto a China e Russia.

Jagderband#44

Otan ataca Otan?

Armando Eisele

Essa guerra é mais velha que a OTAN, assim como a TURQUIA nunca foi um aliado confiável historicamente. O pavio é a explosão demográfica do mulçumanos e a necessidade de recursos.

Last edited 3 anos atrás by Armando Eisele
Karl Bonfim

Não é bem assim, o Erdogan não tá nem para as diretrizes da OTAN, sua maior preocupação é se manter no poder, para isso arrumar um inimigo externo que desvie a atenção dos problemas internos e mantenha os militares focados na defesa, sem pensar em política e dar golpes, é um bom negócio.

PACRF

Essa análise está correta. Além dos problemas internos, a oposição ao Erdogan tem crescido lentamente, porém de forma consistente nas eleições que lá se realizam.

Renan

Isso logo logo passa a Grécia não é forte o suficiente para enfrentar a Turquia.

E não irá fazer nada

Plinio Jr

Tem piloto de F-16 turco abatido por Mirage 2000 grego que discorda desta tua afirmação….

Paul Vian

Verdade moro no Reino Unido e os gregos nos últimos meses são treinados pelos pilotos Hebreus, são os melhores nessa área.. Quantidade sem qualidade é o mesmo que nada…

Theo Gatos

Paul, há muitos anos a força aérea grega realiza treinamentos e exercícios em conjunto a israelense e está entre as mais bem preparadas do mundo. Não que os turcos sejam incompetences e fiquem tão abaixo dos gregos por conta disso, longe disso, mas a força aérea grega não está sendo treinada somente há alguns meses e nem sendo “preparada” pelos “professores” israelenses como se já não fossem competentes, sem desmerecer todo o apoio que eles dão à Grécia que é muito importante, não é essa a realidade…
.
Sds

André Amorim Mondelo

Não sei não Theo Gatos, a força aérea e muito bem treinada, mas os Turcos tem experiencia de combate recente tanto na Síria quanto na Líbia. Em comparação de meios, os Turcos possuem mais efetivos (no exercito e o segundo maior da Otan e na força aéreo e o terceiro). E a Grécia enfrenta uma grave crise econômica. Na minha opinião em um confronto direto os Turcos infelizmente ganham (se nenhum outra potencia apoiar o helênicos), mas com certeza não seria fácil para eles.

Sds.

Last edited 3 anos atrás by André Amorim Mondelo
Theo Gatos

Temos que entender também que, dependendo do tipo de agressão turca, a UE precisa responder em apoio a um Estado membro… Ainda que a OTAN fique de fora num primeiro momento, mas vamos ver se a própria UE mantém seus acordos válidos…
.
Sds

PACRF

Análise correta. Além de ainda não ter sido integrada à União Europeia, a Turquia não faz parte da zona do euro, senão me engano.

SPQR

Não faz, e para o bem da UE, não deveria se integrar nunca.

André Amorim Mondelo

Não deveria nem ter entrado na Otan, mas infelizmente o Ocidente deles na guerra fria para conter os Soviéticos no mar Negro.

Sds.

Last edited 3 anos atrás by André Amorim Mondelo
André Amorim Mondelo

“precisava deles”

Theo Gatos

Não faz parte nem da UE… tentou entrar com sua mínima porção de território na Europa, mas foram barrados pelos próprios gregos (a aprovação de um novo Estado membro deve ser unânime)… Na época ainda houve negociações, mas não se chegou a um acordo sobre as fronteiras! Os demais membros da UE estavam interessados no mercado turco e pensando apenas no dinheiro ou, no caso da Alemanha, a agradar a imensa população turca local, não pensaram mais estrategicamente a longo prazo com os problemas que poderiam ter, afinal, seriam problemas da Grécia e talvez não deles…
.
Sds

Moriah

Santa Liga

Antonio Palhares

Os Franceses e Italianos podem entrar em campo.

Marcos R

Aí ferrou, a França se rende e a Itália muda de lado!

Brincadeiras à parte, esse expansionismo turco pelo mediterrâneo afeta interesses de ambos, não é improvável que apoiem a Grécia.

PACRF

Bastaria a França mandar um submarino nuclear de ataque. Após o primeiro ser afundado, o Erdogan recolheria seus barcos na hora.

Moriah

Existe apenas uma diferença no número de vasos de guerra, a Turquia construiu e acumulou muitos navios. Mas é aquilo, pode haver uma diferença de adestramento e qualidade aí também, o que poderia favorecer o lado grego.

Luís Henrique

16 Fragatas + 10 Corvetas + 19 Missile boats para a Turquia
13 Fragatas + 19 Missile Boats para a Grécia

Diferença não é tão grande.

12 submarinos para a Turquia
11 submarinos para a Grécia.

Jack

Se compararmos qualquer uma dessas marinhas com os meios que a nossa humilde marinha possui, chega dar dó…

Luís Henrique

Sim. E os caças então?
230 caças na Grécia F-16 e Mirage2000.
293 caças na Turquia, maioria F-16.
46 caças no Brasil, o poderosíssimo F-5.

Da vontade de chorar.

André Amorim Mondelo

Luis Henrique, até que a diferença não e tão grande assim. São bem equivalentes as forças. Mas se os gregos comprarem o F-35 a balança vai pender par os helênicos.

Agora em comparação de forças terrestres a Turquia e bem mais poderosa. Mais de 500.000 homens contra um pouco mais de 90.000 homens gregos. Desconheço a composição de forças blindadas gregas, mas os Turcos possuem quase 2500 tanques (destes cerca de 320 Leopard 2A4).

Quanto aos meios navais, quais possuem os vetores mais modernos?

Sds.

Luís Henrique

Somente a Cidade de São Paulo possui PIB e população equivalente à de toda a Grécia.
Cidade mesmo, o Estado de São Paulo é quase 5x mais populoso e possui PIB 3x maior que a Grécia inteira.

Theo Gatos

Mas não temos a Turquia como vizinho… isso faz toda a diferença!!
.
Sds

Antonio Palhares

E um parque industrial diversificado. Capaz de absorver e trabalhar tecnologias de ponta. Permitindo fazer a diferença num esforço de guerra concentrado.

Salim

Gasto militar Brasil 2016 USS 23 bi, turquia USS 15 bi, Grecia nem aparece ranking . Fonte wikipedia SIPRI.

Binho

orçamento militar no Brasil é pra pagar salários e pensão, todo mundo sabe disso

Forças Armadas no Brasil é teta de empregos, como qualquer estatal.

E toda cúpula militar do Brasil não está nem um pouco interessada em modificar isso.

Sempre foi assim e sempre será……..

Jorge Knoll

Numa comparação a Turquia e a Grécia suas belonaves de superfície ou que submerge(submarinos, representa números a 4 MB.

Jorge Knoll

Qualquer das mencionadas marinhas, seus meios de superfície ou que submerge, em números são 4x a MB, e não tem 7.500 km de costa marítima à vigiar.

rui mendes

As fragatas e corvetas turcas, são iguais ou inferiores às Gregas, na força aérea e exército, são equivalentes, embora os Turcos têm mais soldados, os Gregos estão melhor preparados, quem acha que os Gregos não vão fazer nada, claramente não os conhece, e nada sabem dos seus meios militares.
Têm helicópteros de ataque(Apache, M35, kiowa), MBT’s(Leopardo 2 A6,T80), artilharia auto-propulsada 155mm(Panzer 2000), MRLS M270, Sam Patriot e S-300, F-16 blq 52+, Mirage 2000-5 plus, E-145 AWACS, Chinook ch-47, S-70 , Nh-90, Super Pumas, Submarinos U-214, Fragatas Meko e Kortenaer, e Corvetas com mísseis recentes.

Emmanuel

Os gregos já enfrentaram os turcos antes.
Guerra Greco-Turca de 1919–1922E acredito que não era muito diferente do que é hoje as forças de ambos.
Gregos são osso duro de roer.

André Amorim Mondelo

rui mendes, sem contar que os Turcos teriam que desguarnecer outros teatros de operações para concentrar os seus meios no Egeu. Realmente analisando dessa forma, os Gregos estão com bastante vantagens. Acreditava que as forças Turcas eram bem mais poderosas. Além de que uma invasão por terra por parte da Turquia seria muito custoso. O território grego e muito montanhoso ao norte, dificultando um avanço de forças blindadas. Os gregos durante a historia recente deram muita dor de cabeça, tanto para os Turcos nos anos 20 e para as potencias do eixo na segunda guerra. Realmente e um povo osso… Read more »

Tallguiese

O teatro está pronto, resta saber quem vai dar o primeiro tiro!

Carlos Eduardo Broglio Gasperin

Uma pena que o ser humano, dito inteligente, tenha que recorrer à guerra. Realmente não aprendemos nada com a I e II Guerras Mundiais.

Ramon

E nunca vai aprender, os tempos de paz que vivemos após as duas grandes guerras só foram possíveis pois muitos tinham em mente os horrores da guerra e o surgimento das bombas atômicas, mas estão perdendo esse medo, talvez demore ter alguma guerra realmente grande mas pode ter certeza a humanidade ainda vai ver muitas guerras.

Victor Filipe

A Marinha Helênica não deve ser subestimada, ela tem uma quantidade interessante de navios

13 fragatas com mais de 3 mil tons…

Fora que a força aérea Helênica se mostrou mais capacitada.

Carvalho2008

E uns 8 ssks

Luís Henrique

Creio que sejam 11.
Mas provavelmente substituirão os 7 U-209 antigos por somente 4 U-214. Ai ficarão com 8.

rui mendes

E onde os Gregos têm realmente material militar moderno e pesado, é no seu exército.
Mas no geral as forças armadas Gregas são muito interessantes.

Fernando

Grécia está falida!

Tomcat4,2

Tem tudo pra dar merd…….

Fabio Araujo

São muitas ilhas e litorais entrecortados, Grécia e Turquia não conseguem se entender onde começa o mar territorial e a ZEE de cada um e ainda tem o caso do Chipre que a Turquia invadiu e criou um país fantoche que só eles reconhecem.

Theo Gatos

Tirando a questão do Chipre invadido, muita coisa ficou entendida e respeitada por 40 anos ou até mais até o Erdogan dizer que não reconhecia os acordos que a Turquia havia assinado antes dele…
.
Sds

Moriah

Esse foi o problema do Lausanne. Quiseram compensar a Grécia com todo o mar Egeu, contudo, essa fronteira é bem complicada de defender. Muitas ilhas que estão quase coladas na costa turca….Acho que é a fronteira mais difícil de proteger, ainda mais com um inimigo que sempre assumiu um papel antagonista desde 1923.

Theo Gatos

A Grécia ocupava a maior parte da costa turca até pouco antes deste acordo também… Eles saíram beneficiados também do acordo, mesmo depois de massacres sanguinários contra civis gregos para “esvaziar” e tomar a costa para si…
.
Sds

rui mendes

A Turquia invadiu a parte norte do Chipre.
A parte sul é dos Cipriotas Gregos.

Fabio Araujo

E olha o Embraer E-145H Erieye mostrando o seu potencial!

Junior

Bem que a Embraer poderia oferecer para eles a mesma modernização que esta fazendo nas aeronaves da FAB

PACRF

Nada melhor que mostrar eficácia em combate, como os AMX italianos demonstram na Guerra dos Balcãs.

Armando Eisele

Nossa marinha é igual escola, pública. Fazem de tudo menos ensinar.As FA idem, fazem tudo que o estado civil não faz, mas estarão preparados para guerra ? Enquanto isso, os projetos pessoais dos eleitos é nosso projeto nacional. O caos está cada dia mais próximo, pois a vaca/economia esta morta 70 milhões de desempregados. Fiquem nos quartéis, gordos e roliços, eu pelo menos tenho forças capinar e plantar. Guerra mundial é questão de tempo e o nosso caos já chegou.

Caio

Basta um dedo escorregar no gatilho e 2020 que já está horrível,.complica mais ainda.
Tudo por excesso de prepotência e baixíssima racionalidade.

Tupinambá

O que eu queria saber é, essa área de perfuração está em disputa para reconhecimento de seu mar territorial por parte da Turquia e Grécia ? No campo diplomático o que está se desenrolando ?

DOUGLAS TARGINO

Quem ganharia uma guerra naval entre as duas potencias?

TeoB

depende muito do tipo (tamanho) de guerra, se for igual as falklands sem agressão continental é um caso, e ia depender dos apoios recebidos por ambos os lados e outras infinitas variáveis, mas uma guerra total entre eles não teriam vencedores, seria uma vitoria de pirro.

Antonio Palhares

Os Turcos estão abrindo muitas frentes de animosidades.
Síria, Líbia, Armênia, Grécia. Acho que os fomentadores de políticas estratégicas de estado Turco, podem colocá-la em uma situação muito prejudicial.

JuggerBR

Guerra no Mediterrâneo? Faz tempo que não tem uma por lá…

eremildo

Latakia, Missouri bombardeando Beirute, Golfo de Sidra, Corveta Israelense, bombardeios na Libia, invasão muçulmana e a Força Naval da ONU.

Rogério Loureiro Dhierio

Turquia está comprando briga com Grécia, Chipre Egito, Itália, França e de quebra vai levar cutucada dos EUA.

Não creio que essa brincadeira vá se extender por muito tempo.

Eles estão querendo forçar a barra e fazer todo mundo sentar na mesa e negociar uma extensão de sua ZEE.

Fabio Araujo

E não se esqueça dos russos ( que apoiam lados diferentes dos turcos na Síria e na Líbia ) e Israel.

Satyricon

Erdogan está acelerando seu cronograma, pois vê nuvens no horizonte. A aliança contrária na Líbia se fortalece à cada dia, nas duas costas do mediterrâneo, e há enormes chances do F35 ser vendido à Grécia, o que alteraria a balança do poder aéreo nessa disputa.
Está brincando com fogo num jogo contra o tempo…
Tic tac

ADRIANO MADUREIRA

Por mim Erdogangster e sua gangue poderiam ir para o fundo do mediterrâneo…

Não passa de um ditador com sonhos megalomaníacos.

Moriah

Olha o Ozman de novo aí, querendo arrumar briga e rasgar o Lausanne, que ele mesmo assinou. Neste último, ser quiser, que rasgue, mas devolva Smyrna então…

Funcionário dos Correios

Turquia doidinha por uma guerra

Luís Henrique

Ótimo vídeo sobre capacidades dos 2 lados e como poderia ocorrer o conflito.
https://youtu.be/tCGAHi38bfM

Carvalho2008

Ambos são bem parelhos más existem dois grandes fatores em desfavor para os Turcos:

a) impossivel ingressarem numa guerra e os Curdos do nordeste fronteira Siria não abrirem uma frente separatista aproveitando o momento

b) Não sendo uma democracia e enveredando num conflito de fortes consequencias, a cabeça do cabeça sempre acaba sendo pedida para ser posta a mesa, e o cabeça caindo o conflito acaba. Democracias são fracas para reagir, mas quando reagem, é todo um povo convicto ate o fim…Ja numa ditadura, ela pode ser rapida a agir, mas a força se desvanece na medida do tempo

Martinuzo

Comentário muito inteligente.
Os curdos merecem muito uma terra para chamar de sua

Gabriel BR

A Grécia está falida , a França está com o governo mais impopular de todos os tempos , a Itália não vai entrar na guerra contra os turcos. O Opositor crível é o Egito… observemos !

Rodrigo

Não e bem assim, uma guerra e excelente paar presidentes impopulares…A Italia anunciou o enviou de duas fragatas para região…a Turquia na verdade deu turco sem ter o As…Poderemos vê uma aliança entre França, Italia, Egito e Grecia

rui mendes

Nem a Grécia está falida e muito menos o governo francês é o mais impopular, tumultos e manifs sempre existiram em França, por ser um país multicultural, e o Macron está se revelando um óptimo líder da UE, junto com a Merkel. A Itália entra se for decidido a nível da UE. É que a Grécia, as suas fronteiras, são também as fronteiras externas da UE. Isto é facto.

Carlos Campos

As pesquisas de opinião dizem o contrário de você, quanto a Grécia, faz parte dos PIGS né

Luís Henrique

Apesar da Turquia possuir 80 milhões de habitantes e a Grécia somente 10. A Turquia possuir um PIB PPP de 2,3 tri e a Grécia somente 300 bi. E a Turquia possuir um exército bem maior, praticamente o Dobro do tamanho. Em relação à Marinha e força aérea, a Grécia possui um poder militar muito próximo. Apesar de 293 caças para a Turquia e 230 para a Grécia, cerca de 90 F-16 turcos são block 40 mais antigos e defasados e cerca de 48 F-4 defasados. Sobram cerca de 150 F-16 considerados modernos. A força aérea grega tem menos caças,… Read more »

Marcos R

Lembrando que a Turquia faz parte da OTAN mas não da UE, desta forma se agredir um estado membro pode desencadear reação conjunta.

Marcelo R

Pois é…. até 1990. A marinha do Brasil conseguia implantar um grupo tarefa de 12 navios…

sergio ribamar ferreira

Boa noite. Ledo engano achar que os gregos vão se intimidar com o poderio turco. Aqueles são combatentes e inimigos terríveis. Os turcos tem apenas em comum com demais países de maioria mulçumana a religião. O antigo Império Otomano deixou cicatrizes profundas por todo Oriente Médio. Os turcos são odiados .Esperar para ver. Grande abraço.

Yuri Dogkove

Rapaz, até a marinha deles é melhor que a do Brasil… Aliás, bem melhor!

sub urbano

A Turquia se industrializou muito nos ultimos anos, principalmente devido a investimentos europeus no país. Algo próximo com o que a China fez, porém obviamente em muito menor escala. São agora o maior fabricante de eletroeletronicos da “europa” e o oitavo produtor de aço do mundo. Não dá pra comparar com a Grécia que, hoje, é um país turístico. A Turquia é a cereja do bolo no oriente médio, os russos fazem muito tempo querem passá-la para lado deles.A Turquia está entre o mar Negro, o mediterraneo e Suez, é uma posição muito favorável, militar e comercialmente.

Paulotd

A Grécia com uns 20 milhões de habitantes é muito melhor armada que o Brasil, até o Chile aqui do lado dá uma baile nas forças bananeiras. MB é uma piada de mal gosto, tem duas-três fragatas dos anos 70 já quase afundando, 80 mil de efetivo que fica limpando quartel e carregando compra de madame de oficial. Se tiver uma guerra contra alguma potência, estamos ferrados MESMO. É juntar o que tem de fuzil por ai e tática de guerrilha. Já tão de olho gordo na Amazônia.

Last edited 3 anos atrás by Paulotd
sergio ribamar ferreira

Concordo com o Sr Paulotd. Uma lástima. E não adianta vir de ufanismos. A MB não conseguiu construir Navio Patrulha de 500 toneladas. Salvo os projetos como Prosub e as fragatas Classe Tamanduaré (digo Tamandaré) que futuramente se encerrarão. E aí, temos o quê? O projeto do míssil mar-mar mm40 paralisado, encerrado e aí? E não é so a MB EB, FAB. perdi a conta. querem aumentar em dois por cento do PIB. Façam Gestão: Vendam clubes navais. vendam imóveis, ativos que não servem. Cortem custos. Cortem pessoal. Parem com concursos por um tempo. Vendam os equipamentos obsoletos, se não… Read more »

Paulotd

Assino embaixo. Já passou da hora de uma reestruturação das Forças Armadas.

Braz Carvalho

Gregos e troianos não se entendem desde antes do nascimento de Cristo.

Cleber Freitas

Alguém sabe se a a Força aérea Grega possui misseis ar-superfície, e quais são?

Luiz Floriano Alves

Estrategicamente é mais negócio fazer aliança com a Turquia do que com os Gregos. Porém, pesa a história e a religião. Os turcos, sempre que ganharam guerras praticaram genocídio contra os cristãos. Ta no Livro, crê ou morre. A Turquia de Erdogan quer ser o lifere no mundo Islâmico deixando a Arábia Saudita como caixa do Islã.

Gilberto Barros de Souza

Neste caso os dois são membros da Otan, em um enfrentamento real não tem como a Otan intervir, anão ser um “deia pra la”, tentando pacificar a situação.

Marcelo Andrade

Vem cá, a OTAN não vai chamar esses dois para conversar em Bruxelas não? Saudades da década de 80 quando a europa tinha grandes Estadistas!!!