NRP Corte Real
Fragata NRP Corte Real

A fragata NRP Corte Real da Marinha Portuguesa já se encontra em Haakonsvern, na Noruega.

Portugal receberá o comando da Força Naval Permanente Nº 1 (SNMG1 – Standing Nato Maritime Group 1) da OTAN no próximo dia 30 de julho. A missão irá prolongar-se até janeiro de 2021.

O comando será exercido pelo comodoro Vizinha Mirones, cujo respectivo Estado-Maior internacional integra 18 militares oriundos de Portugal, Alemanha, Canadá, Espanha, Países Baixos, Reino Unido e Romênia, que estarão embarcados no navio português.

A fragata Corte Real irá integrar a força naval permanente da Aliança Atlântica, Standing NATO Maritime Group 1, entre 30 de julho de 2020 e 9 de janeiro de 2021.

Durante este período, o navio português vai contribuir para as medidas de tranquilização da NATO no Mar Báltico, estando também prevista a participação em vários exercícios combinados e conjuntos no Mar do Norte e Atlântico Norte.

A fragata Corte Real é comandada pelo capitão-de-fragata Coelho Gomes e tem uma guarnição de 180 militares.

Subscribe
Notify of
guest

21 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Esteves

Meko 200 em torno de 30 anos. Parece bem mantida. Mas 30 anos ou quase são 30 anos.

Missão da Marinha de Portugal. Tomar conta do mar de Portugal.

Dentro do orçamento.

João Vitor

Não tem jeito…integra a OTAN então possui responsabilidades para com esta. Da mesma forma que se um dia alguém ameaçar Portugal a Aliança o defenderá.

Enes

Para tomar conta do mar português, usa-se navios patrulha.

Peter nine nine

E não só.

Esteves
Peter nine-nine

Confira aliás as missões compridas pelas fragatas e submarinos, verá que tomar conta do mar português também é uma das funções. Aliás, confira você, as duas pessoas que meteram like no seu comentário, e a que negativou o meu.

Peter nine nine

Já não é a primeira vez que o tipo assume funções semelhantes. É julgado capaz é porque com certeza o é.

Peter nine-nine

Amigo, você está enganado. Na sua lógica, um navio que abriga o “estado maior”, tem de ser um flagship de relativas dimensões, como um porta-aviões, navio de comando, logístico etc… mas está enganado e vou me abster de lhe explicar por escrito, por conta de uma semana complicada de trabalho. Confira: Fragata “flagship” actual, do SNMG1- https://forsvaret.no/en/facts/equipment/fridtjof-nansen-class Fragata portuguesa a assumir funções de flagship no SNMG1 – https://forsvaret.no/en/facts/equipment/fridtjof-nansen-class A fragata da classe Nansen é de maior tonelagem e comprimento? Sim, mas é ainda assim uma fragata e, suspeito que estaria a descredibilizar a capacidade do navio português não por conta… Read more »

Peter nine nine

Repeti o mesmo link duas vezes quando me comparei as duas fragatas, o segundo link deveria ser – https://www.marinha.pt/pt/os_meios/fragatas/Paginas/nrp-corte-real.aspx

Hcosta

Alguém avise a OTAN que uma fragata, com uma guarnição de 180, não pode ser utilizada como um navio almirante.

rui mendes

Têm 2 Karel Doorman, e estas Meko já exerceram esta função mais que uma vez. Pode-se falar que há navios melhores para a função, agora que estas têm capacidades suficientes, têm.

Nuno

Segundo rumores…Houve exercício da NATO em que o sistema de comunicações dos outros navios falharam em se comunicar entre si.
E quem salvou a questão foi a fragata Portuguesa que passou a ser o navio comando daquele exército.
Esse sistema comunicações foi desenvolvido em Portugal.

Carlos Bernardo

só para informar que por vários vezes tanto as fragatas da classe Vasco da Gama como da classe Bartolomeu Dias já serviram de navio capitanea uma das quais esteve uma equipa da w1tvNews e nenhuma delas quebrou a hélice enquanto se dirigiam para as missões porque todas estão em perfeitas condições para cumprir as missões e mais em algumas das forças as fragatas portuguesas ficam encarregues de comandar forças de superfície, de comunicações, etc.

Kemen

Portugal também tem Karel Doorman com RIM 7.

A propósito o Iran atacou um porta aviões… de madeira. rsrsrsrsrs
comment image

Fabio Araujo

Esse tipo de missão é muito importante para troca de experiência.

Rudi PY3TO

Saudações…não acharam o mastro do radar pequeno?

Peter nine nine

?

Washington Menezes

Nós homens sempre preocupados com o tamanho!!!

Hcosta

Este tipo de missão é quase rotina para a Marinha. A notícia é ser o navio almirante para o SNMG.

Peter nine nine

De facto já não é inédito a MP estar integrada neste tipo de força… Pesquisar SNMG1 e 2 na Google imagens e um resultado é quase sempre uma foto onde em algum lugar está uma fragata portuguesa: https://images.app.goo.gl/CxVKMdL3t8c6dVW96 https://images.app.goo.gl/cWE2xhvfXgcuVsjf7 https://images.app.goo.gl/f7EfVhds3XcP9cdc7 Quando vamos a wiki, em inglês, é igual, ambas as fotos ilustrativas da Snmg 1 incluem uma embarcação portuguesa. https://en.m.wikipedia.org/wiki/Standing_NATO_Maritime_Group_1 SNMG2 igual: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Standing_NATO_Maritime_Group_2 Também diria que não é inédito uma posição de comando na NATO. No entanto, nunca diria que não é notícia. É sempre notícia e a relevância é sempre reconhecível e merecedora disso mesmo,reconhecimento. Se a trilogia decidisse… Read more »

Hcosta

É para salientar que Portugal faz parte de uma estrutura de defesa supra nacional e que este tipo de missões são comuns e fazem parte do desenvolvimento das FA’s.
De modo algum queria denegrir a sua importância, aliás acho que são essenciais e deste modo são tão importantes que devemos considerá-las como fazendo parte das funções principais da MP.

Last edited 3 anos atrás by Hcosta