Fragata Comandante Hermenegildo Capelo - F481
Fragata Comandante Hermenegildo Capelo – F481

Em 26 de abril de 1968, a fragata Comandante Hermenegildo Capelo – F481, pertencente à classe “Comandante João Belo”, foi incorporada à Armada Portuguesa em cerimônia realizada na Base Naval de Lorient, França.

Construída nos estaleiros franceses da Compagnie des Ateliers et Forges de la Loire, em Nantes, esta fragata seguiu os traços e planos das fragatas francesas da classe “Commandant Rivière”, considerados navios versáteis e robustos.

O navio entrou pela primeira vez no porto de Lisboa no dia 31 de outubro de 1968 e saiu para a sua primeira missão em dezembro do mesmo ano.

Das suas missões destacam-se as suas comissões no Ultramar, nomeadamente em Angola, S. Tomé e Príncipe, Moçambique e Cabo Verde, a par de outras missões como as de busca e salvamento, fiscalização da zona econômica exclusiva e missões de representação. Para além destas, realça-se a sua participação em diversos exercícios navais nacionais e internacionais, como simultaneamente as viagens de instrução da Escola Naval.

Após 36 anos ao serviço da Marinha Portuguesa, e de cruzar sessenta vezes a linha do Equador, a fragata Comandante Hermenegildo Capelo passou a estado de desarmamento em 2004. O navio ficou também conhecido por ser a primeira unidade naval da Marinha Portuguesa a incorporar militares femininos na sua guarnição.

No dia 15 de junho de 2013, após concluídos os trabalhos de descontaminação, a fragata Comandante Hermenegildo Capelo foi afundada ao largo de Portimão com o objetivo de criar um recife artificial a cerca de 30 metros de profundidade.

Assista abaixo ao vídeo do afundamento da Fragata Hermenegildo Capelo ao largo de Portimão, em 2013.

FONTE: Marinha Portuguesa

NOTA DO EDITOR: Os fundadores do site Poder Naval tiveram a oportunidade de visitar as fragatas Comandante Hermenegildo Capelo e Comandante Sacadura Cabral no Porto de Santos – SP, quando os navios fizeram escala no Brasil nos anos 80.

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Willber Rodrigues

Essa filmagem do navio sendo afundado ficou impressionante.

Marcus Pedrinha Pádua

Taí, dá um sentimento de tristeza ver um navio afundando assim…?

Francisco PATRICIO

Ola Marcus, estive 18 meses a bordo da Capelo de 1983 a 1985, e é o melhor destino para um navio .
Muito melhor que acabar aos pedaços num estaleiro da India. E como uma pessoa, sabemos onde esta para a eternidade.