Home Marinhas de Guerra Tensões no mar Egeu: submarino turco é cercado por helicóptero e submarino...

Tensões no mar Egeu: submarino turco é cercado por helicóptero e submarino grego

12193
153

Por Paul Antonopoulos

Há uma superioridade inegável dos submarinos gregos sobre os turcos, algo que o comandante turco do submarino “Typo 209”, de tecnologia mais antiga e construção alemã, descobriu.

No entanto, o submarino turco queria navegar ilegalmente na noite de quarta-feira passada perto de Evia, uma ilha ligada ao continente grego por apenas uma ponte. Especificamente, o submarino turco queria navegar entre Andros e Kafireas (Cabo Doro) para testar a reação grega.

Submarino turco em águas gregas
Submarino turco em águas gregas

Aquela quarta-feira foi um dia repleto de provocações turcas no sudeste do Egeu, pois poucas horas antes a fragata turca Kemal Reis, na tentativa de provocar os gregos que assistiam aos movimentos do navio de pesquisa Oruç Reis, tentou colidir com a fragata grega Limnos, mas ela própria foi atingida e fortemente danificada, conforme relatado pelo Greek City Times.

Fragata turca Kemal Reis avariada após colisão com fragata grega
Fragata turca Kemal Reis avariada após colisão com fragata grega Limnos

Fragata grega Limnos

O comandante do submarino turco pensava que toda a força naval grega estaria na área onde a Turquia havia anunciado onde faria ilegalmente pesquisas sísmicas e que monitoraria se o Oruç Reis havia colocado cabos ou não na plataforma continental grega. Assim, um submarino turco quis se aproximar da costa grega pensando que não seria notado, testando a reação da Marinha Grega.

Assim que começou a escurecer, o submarino turco começou a mergulhar em Andros. O comandante do submarino turco pensou, de acordo com um alto oficial da Marinha Grega citado por To Vima, que iria surpreender as autoridades de defesa gregas, uma vez que estas voltaram sua atenção para outro lugar e ele poderia receber uma menção gloriosa de habilidade marítima excepcional do comandante da base turca de Aksaz, após o Kemal Reis ter sido humilhado.

O submarino turco desceu naquela noite a uma profundidade de 120 metros e começou a patrulha, como se estivesse nas águas turcas ou como se estivesse fazendo um exercício. As forças antissubmarino gregas demoraram menos de um minuto para localizá-lo. A localização do submarino turco foi feita de imediato, não só por um submarino “invisível” grego, mas também helicópteros antissubmarino (Sikorsky SH-70). E assim que o encontraram, eles imediatamente começaram a “cavar”.

Ninguém gostaria de estar na posição de comandante turco do submarino, porque quase toda a noite os helicópteros da Marinha Grega e o submarino que o encontrou na área começaram a “bombardear” o turco com ondas de sonar de alta frequência.

Quanto mais perto o Sikorsky voava da superfície do mar, mais alto o som da frequência do sonar era ouvido pelo capitão turco e sua tripulação do submarino. E, o mais importante, o submarino turco não sabia de onde vinha esse som. Ele sabia qual a frequência do sonar, mas quem o estava “bombardeando” e de onde vinha o submarino turco não fazia ideia.

E como saberia? O submarino turco não pode ver helicópteros de qualquer maneira, mas também não poder detectar o submarino stealth grego, Type 214, Papanikolis.

Submarino grego Type 214 Papanikolis

Do total de 11 submarinos que a Grécia possui, quatro são do Type 214 Papanikolis, de fabricação alemã, de última geração. Há um quinto, o Ocean, que foi atualizado e tem quase as mesmas capacidades operacionais que os outros quatro 214. Mas o que significa submarino furtivo ou invisível? E qual é a superioridade desses submarinos sobre os turcos?

Em primeiro lugar pode operar a 400 metros de profundidade, é silencioso e possui um sistema de propulsão anaeróbica, o que significa que não necessita de subir à superfície para recarregar as baterias. E, claro, possui sistemas eletrônicos avançados, que tornam os submarinos gregos dominantes no Egeu. Os turcos têm um total de 12 submarinos, de tecnologia antiga, mas encomendaram, ainda sem os receber, seis submarinos Type 214 da Alemanha.

Os helicópteros navais gregos Sikorsky, mas também os mais antigos AB-212, não têm apenas sistemas de sonar de detecção de submarinos, mas também torpedos, algo que o comandante turco do submarino conhecia, por isso que naquela quarta-feira escapou assim que pode das águas territoriais gregas.

Submarinos Type 209 da Marinha Turca

FONTE: Greek City Times

Subscribe
Notify of
guest
153 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo
Fabio Araujo
2 meses atrás

Esse jogo de gato e rato tem que ser feito com muito cuidado, um pequeno erro e a coisa pode ficar séria!

MFB
MFB
Reply to  Fabio Araujo
2 meses atrás

Jura?

Teropode
Reply to  Fabio Araujo
2 meses atrás

Quase partiram o navio turco e vc acha que estão tendo cuidado ? Ou foi sarcasmo ?

Pgusmao
Pgusmao
2 meses atrás

A situação está muito próxima de um conflito, a qualquer momento acontecerá o “primeiro tiro”, espero que os gregos estejam preparados, pois a Turquia têm poderosas Forças Armadas.

Last edited 2 meses atrás by Pgusmao
Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Pgusmao
2 meses atrás

Na força aérea e na marinha os turcos não possuem vantagem significativa, apenas uma pequena vantagem numérica.

A grande vantagem para a Grécia é o apoio dos aliados mais poderosos, como a França e os EUA.
Os turcos foram proibidos de adquirir caças F-35, já a Grécia poderá comprar estes caças. A Grécia pode comprar o Rafale também.

Se as coisas continuarem quentes, logo veremos algumas aquisições “game changer” pelos gregos.

Wellington S.
Wellington S.
Reply to  Luís Henrique
2 meses atrás

Os turcos tem F16 e eles sabem construir todas as partes e componentes como as células dos caças.
E ainda tem os F4 phanton atualizados por empresas israelenses.
Numa guerra tudo é possivel.

Mas os gregos levam vantagem !

Doug385
Reply to  Luís Henrique
2 meses atrás

A Turquia não possui mais qualquer vantagem no ár. Erdogan fez um verdadeiro expurgo nas forças armadas após aquele golpe false flag, principalmente na força aérea turca.. Eles sequer tem pessoal qualificado o suficiente para voar os F-16.

PACRF
PACRF
Reply to  Luís Henrique
2 meses atrás

A Grécia é membro da União Européia. Nesse sentido, não faltará apoio diplomático e até militar. No segundo caso, bastará à França mandar um submarino nuclear de ataque “passear” na região para a marinha turca ficar atracada em seus portos. Cenário semelhante aconteceu com a marinha argentina durante a Guerra das Malvinas, após o Belgrano ter sido afundado matando 323 marinheiros de uma só vez. Ficaram sabendo da pior forma, que os ingleses haviam deslocado submarinos nucleares para a região.

Binho
Binho
Reply to  PACRF
2 meses atrás

Mas isso aconteceu depois de afundarem o Belgrano

Salim
Salim
Reply to  PACRF
2 meses atrás

Da uma lida no caso afundamento Belgrano, argentinos deram pouco caso as ameaças pois estavam fora do polígono teórico de guerra, talvez ingenuidade. A força tarefa Beltrano estava se movendo lentamente e conforme relatos com sonares desligados. Apos torpedo , em vez das fragatas irem atrás do submarino se fecharam defesa e acudir sobreviventes, talvez dando tempo necessário para esquentar sonar e ter consciência do ocorrido. Ingenuidade mais falta preparo, submarino náo perdoa. Salientou também que o único submarino argentino travou vários navios frota ingleses e por falta treinamento/pericia náo acertou nenhum torpedo. Tem versões que falam computador tiro defeito… Read more »

PACRF
PACRF
Reply to  Salim
2 meses atrás

Seu relato não muda o seguinte fato: submarinos nucleares são uma arma de ataque difícil de serem detectadas. A marinha argentina não sabia ou não tinha como detecta-las, apenas isso. Muito provavelmente a marinha turca também, caso um submarino de ataque nuclear francês “passear” pelo Mar Egeu.

Last edited 2 meses atrás by PACRF
Salim
Salim
Reply to  PACRF
2 meses atrás

Um dos maiores receios dos ingleses era o sub argentino. O mesmo enquadrou vários navios ingleses e por falta treinamento ou como alegam falha computador tiro náo acertaram nenhum torpedo. Veja que atiraram e se evadiram, ingleses náo conseguiu exito sobre este único u209 argentino.

PACRF
PACRF
Reply to  Salim
2 meses atrás

Os “maiores receios” dos ingleses com os submarinos argentinos não se confirmaram na prática. O que os submarinos argentinos poderiam ter feito, assim como sua marinha como um todo, ficou apenas no campo das hipóteses, ou seja, não passa de mera conjectura.

Salim
Salim
Reply to  PACRF
2 meses atrás

Falta treinamento, meios antigos, manutenção fraca, falta meios., da nisto , fiasco. Tem uma marinha, sem citar nomes, se enquadra nesta equação.

rodrigo
rodrigo
Reply to  Pgusmao
2 meses atrás

A turquia na verdade não tem uma força armada muito poderosa, pelo contrario, tem vários equipamentos antigos.

rui mendes
rui mendes
Reply to  rodrigo
2 meses atrás

A Turquia têm umas forças armadas bem potentes, o problema é que os Gregos também e também têm o apoio da UE, mas a Turquia também têm agora uma forte industria militar, pode já construir muito material bélico próprio.

Kemen
Kemen
Reply to  Pgusmao
2 meses atrás

A Turquia tem vantagem numérica nas Forças Terrestres e na Marinha. No que se refere a submarinos, acredito que a Turquia tem encomendados mais 6 submarinos type 214 com AIP a serem terminados e disponibilizados. As Forças Aéreas são relativamente equilibradas. Um detalhe a observar é que a Marinha helenica tem muito conhecimento do mar e belonaves, entretanto seu território é composto por inumeras ilhas que é mais dificil de proteger que o territorio continental. Entretanto o preparo e o treinamento teria bastante peso no desempenho das forças militares de ambos os paises. Me resta desejar que resolvam seus problemas… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Kemen
Teropode
Reply to  Pgusmao
2 meses atrás

A única arma turca que os eurobambis temem são os imigrantes que a Turquia mantém cercados em seu território , ameaçando abrir a porteira .

rui mendes
rui mendes
Reply to  Teropode
2 meses atrás

Vai chamar eurobambi, a quem te fez o olho.

Atonio Palares
Atonio Palares
2 meses atrás

Turco não aprende.
Querendo se meter em encrencas.

José Maria Bravo
José Maria Bravo
2 meses atrás

A tradução de “Evia” é a milenar “Eubeia”.

Rawicz
Rawicz
2 meses atrás

Fico lendo cada vez mais temos submarinos nucleares, e os diesel eletricos, com sistemas como AIP ou “propulsão anaeróbica, o que significa que não necessita de subir à superfície para recarregar as baterias” me questiono, porque a classe riachuelo não contou com esse sistema…. O que vimos que o mundo todo não viu?

Marcos10
Marcos10
Reply to  Rawicz
2 meses atrás

Somos mais “inteligentes”.
Lembra do Chapolin? “Não contavam com minha astúcia!”

Fábio CDC
Fábio CDC
Reply to  Rawicz
2 meses atrás

Na verdade, não foi o que vimos que eles não viram, trata-se do que eles tem que não temos: Dinheiro.
.
O Sistema AIP é vantajoso, porém caro de ser mantido. Essa foi, segundo o que li até hoje, a principal razão pela qual a MB optou por não adquiri-los. Mas, em contra partida, nossos futuros Scorpene serão mais compridos que os modelos padrão, reservando assim mais espaço para combustível, víveres e baterias, o que aumenta significativamente sua permanência no mar, com uma autonomia de 70 dias.
.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Fábio CDC
2 meses atrás

Segundo o PRÓPRIO portal da Transparência do GF, o Min. da Defesa recebeu, em 2019, 85 bilhões de reais.
Dizer que nossos subs não terão AIP porque “é caro” e “não temos dinheiro” é um ESCÁRNIO com nossa cara.
Bora parar com essa mania de dizer que não tem dinheiro. 85 bilhões de reais é dinheiro pra c@r@lho.
Diga que o dinheiro está….indo pra outro lugar…e que por isso nossos subs não terão AIP. É o mais correto a se dizer.

Marcos Vinicius
Marcos Vinicius
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Mesmo com este orçamento, o AIP tanto em operação, quanto manutenção tornaria AINDA mais caro sua operação. Simplesmente argumentar que possa haver fraude, não justifica a discordância do projeto da MB. As justificativas para o atual projeto, veremos adiante, ainda são coerentes…

Marcos10
Marcos10
Reply to  Marcos Vinicius
2 meses atrás

Dizem que é caro AIP, mas querem nuclear, que é mais caro ainda.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Marcos10
2 meses atrás

Mas em termos de desempenho o nuclear é melhor, os sistemas AIP estão evoluindo, mas ainda tem limitações ou você usa em baixa velocidade para usar por mais tempo ou se usar numa velocidade mais rápida dura pouco tempo e o nuclear não tem essa limitação!

Ivan louco
Ivan louco
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Willber, toda vez que vejo gente dizer que as forças armadas brasileiras NAO tem dinheiro eu tenho vontade me jogar da ponte. Por isso brasileiro paga uma fortuna em carros 1.0 com calota. Eu desconheço instituições que tenham tantos privilégios como os militares brasileiros, tem doido aposentado com 32 anos após se eleger vereador, tem doido aposentado com 48 anos aqui em SC, governador bombeiro, com aposentadoria de 28 mil reais. Se isso é nao ter dinheiro imagine quando tiver dinheiro kkkkkk Vamos acordar! Olhem o orçamento das FA, o efetivo monstruoso e comparecem com outros países. A força aérea… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  Ivan louco
2 meses atrás

Milico BR dizer que “não tem dinheiro” ou “é muito caro” quando se trata da aquisição de um novo equipamento, ou pra fazer P&D, ou modernização, é um CUSPE na cara do contribuinte BR.
Sinto raiva toda vez que leio uma coisa como essa.
96 bilhões em 2019.
88 bilhões em 2018.
85 bilhões em 2017.
Tá tudo lá, no Portal da Transparência.

Luís Henrique
Luís Henrique
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

96 bilhões de reais na cotação de hoje da U$ 17 bi. 50% paga aposentadorias. Sobra U$ 8,5 bi. 65% do que sobra vai para gastos com Pessoal. Sobra U$ 3 bi. Aí tem o custeio para manter treinamentos e operação. Sobra o que para aquisições? Quase nada. Solução? 1) Reformar a previdência militar. Fizeram isso esse ano. 2) reduzir gastos com ativos. Fizeram exatamente o contrário, aumentando salários e benefícios dos militares. No entanto, indicam uma redução de 10% no efetivo a ser atingido nos próximos anos. 3) aumentar o orçamento militar. Estão tentando conseguir isso e atingir 2%… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Luís Henrique
2 meses atrás

Dólar ano passado era em torno 4 reais, nesse um ano e meio real desvalorizou 30%. Esta administração economia, infelizmente e muito fraca.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Ivan louco
2 meses atrás

A força aérea Brasileira, têm mesmo que ter muito mais gente, que a Italiana, pois o Brasil é bem maior, não só que a Itália, mas toda a UE, logo é absolutamente normal ser muito maior.
E em todos os países do mundo, o grosso do orçamento da defesa, é para salários.
Quem lá anda, têm o direito de receber, e receber bem, pois é uma função de alto risco e quem critica, de certeza que não é militar.

Salim
Salim
Reply to  rui mendes
2 meses atrás

Força aerea e diretamente proporcional a nr aviões e horas voadas anualmente. Você acredita que FAB tem mais horas voo que Israel ou aviões?! Não vou nem citar meios força aerea israelense e Missões de guerra. Eles tem 25 mil homens e nos 74 mil.

Adriano
Reply to  Salim
2 meses atrás

74 mil na FAB? Inacreditável. Tem dez anos que saí da FAB, e lembro que o efetivo na época era em torno de 42 mil. Quantas aeronaves a FAB adicionou ao seu inventário nesses dez anos pra justificar um aumento tão grande no efetivo?

Salim
Salim
Reply to  Adriano
2 meses atrás

Estripulias dos anos lulistas e dilmista. Inacreditável, porem e o real.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  rui mendes
2 meses atrás

“A força aérea Brasileira, têm mesmo que ter muito mais gente, que a Italiana, pois o Brasil é bem maior”
E em caso de conflito, esse povo todo da FAB vai fazer o quê? Criar asas?
Olhe os equipamentos que a Italia opera em sua Força Aérea e Marinha, e depois compare com os equipamentos que a FAB e MB operam.
Não existe desculpa nenhuma pra justificar isso.

rui mendes
rui mendes
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Para teres meios aéreos, primeiro tens que ter bases militares, que por sua vez, implica ter pessoal que não voa e nunca voará, para manutenção da base e funcionamento como pessoal das torres de comando e muito mais. E para teres um país enorme, todo coberto para as missões de salvamento marítimo, vigilancia aérea,, etc, implica mais pessoal, que em Itália. Eu não digo que não tenha pessoal a mais, quem sabe as necessidades de pessoal para a FAB, serão os seus máximos responsáveis, mas uma coisa sei, não se pode comparar com as necessidades da Itália, que sendo mais… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
Reply to  rui mendes
2 meses atrás

“todo coberto para as missões de salvamento marítimo, vigilancia aérea,, ”
Olhe a quantidade de meios que as Forças Aéreas italianas e australianas tem, e o que nós temos.
Olhe a quantidade de aviões e navios patrulha que eles tem, e a gente ( não ) tem.
Eles tem MUITO mais meios, e conseguem operá-los com metade do nosso contingente.
Ou os nossos equipamentos e meios precisam do triplo de mecânicos, pilotos e tripulantes pra funcionarem, ou tem alguma coisa errada.

Salim
Salim
Reply to  rui mendes
2 meses atrás

Sugiro uma pesquisa para nos ajudar. Veja quantas bases aéreas tem Itália e Israel e veja quantas bases aérea FAB tem e NR meios. Tira só GTE que e uma excrescência.

Alois
Alois
Reply to  rui mendes
2 meses atrás

Os militares de carreira no Brasil possuem infelizmente diversas verbas e “acessórios” na renda que incorporam muitos custos ao MD, não se trata de apenas aquela desculpa de profissão de risco, pois se fosse assim é ver os militares americanos que tem muiiito mais ação na vida e proporcionalmente ao Brasil tem um salário até menor, e além disso, se, e quando aposentam tem em geral uma renda aproximada de 70% do salário da ativa, e no Brasil, o cara é aposentado com uma promoção acima da ativa, e com todos os privilégios, enquanto permanecer esse estado de coisas as… Read more »

marcus
marcus
Reply to  Alois
2 meses atrás

Durante a ditadura, as forças armadas foram alçadas à posição de quarto poder da republica.
A ditadura acabou e isso não foi modificado.

Defensor da liberdade
Defensor da liberdade
Reply to  marcus
2 meses atrás

Quarto poder é? Kkkkkk faça graça

rui mendes
rui mendes
Reply to  Alois
2 meses atrás

Essa de os militares Brasileiros ganharem mais que os Americanos, é para rir???? Isso virou mito, dizerem que são os mais bem pagos, muitos previlégios etc etc etc. Quem por exemplo já viveu em Inglaterra, sabe que veteranos militares Britânicos têm uma qualidade de vida soberba, existe todo o tipo de apoios, estatais mas também privados, até para as suas férias eles têm instituições, que lhes garantem isso. Mas quanto aos privilégios, basta ir ao orçamento das defesas, ver a totalidade gasta na defesa, ver a percentagem gasta com o pessoal, e depois ver a quantidade do pessoal, para ver… Read more »

marcus
marcus
Reply to  rui mendes
2 meses atrás

Um caça precisa de 10 pilotos e 50 mecânicos para levantar voo?

rui mendes
rui mendes
Reply to  marcus
2 meses atrás

Não me acredito, que isso se passe na FAB.

fewoz
fewoz
Reply to  rui mendes
2 meses atrás

A sua teoria de “país grande” cai por terra quando comparamos com a Força Aérea da Austrália, que tem um efetivo de 14 mil. E digo mais: quantos militares das Forças Armadas morreram em operação no ano passado? Agora compare com o número de policiais militares mortos. Estes sim, têm um trabalho de alto risco.

Last edited 2 meses atrás by fewoz
rui mendes
rui mendes
Reply to  fewoz
2 meses atrás

Não, não cai.
Achas mesmo que 14 mil militares, cobrem as necessidades da RAAF?

Pampapoker
Pampapoker
Reply to  rui mendes
2 meses atrás

Claro que Não e militar, se vc ganha bem, vc reclama do salário por fazer parte do clube do bolinha .

Victor Filipe
Victor Filipe
Reply to  rui mendes
2 meses atrás

A media mundial de gastos militares com pessoal gira em torno de 40 a 45%. só no brasil que esse numero passa de 80%…

Porque tem que pagar as filhas e viúvas.,.

Salim
Salim
Reply to  Ivan louco
2 meses atrás

Força aerea israelense 25 mil, RAF 34 mil, FAB 74 mil.

Luiz Alberto Mezzomo
Luiz Alberto Mezzomo
Reply to  Ivan louco
2 meses atrás

Tens razão. Os militares, especialmente os generais quanto aos seus profissionalismo e noção de patriotismo, se apresentam como a maior decepção ao país.

Gregory Ruan
Gregory Ruan
Reply to  Ivan louco
2 meses atrás

As aposentadorias de militares no Brasil são mais generosas que as de outros países?
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46366371

MMerlin
MMerlin
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Basta colocar no papel e calcular o custo de salários, previdências, gratificações, benefícios, décimos terceiros e férias. Você vai ver que não sobra muito para manter a infraestrutura, equipamentos e ainda investir em pesquisa e desenvolvimento.

Isto não quer dizer que o órgão precisa de mais. Ocorre é que faz pouco com muito dinheiro. E, assim como praticamente todo setor do governo, precisa passar por uma reengenharia estrutural e processual para tornar-se mais eficiente.

Last edited 2 meses atrás by MMerlin
Salim
Salim
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Lembrando , 5 subs tupi, 2 reserva por falta de verbas pmg, 2 pmg sem data retornar e talvez um operacional. MB e uma piada de mal gosto para quem tem um pouco de bom senso e quer melhor para Brasil. Difícil defender FAAS , muita gente, poucos meios e gasto usd entre dez maiores mundo.

marcus
marcus
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

70% desse dinheiro é para pagar salários e pensões.

Gregory Ruan
Gregory Ruan
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

As aposentadorias de militares no Brasil são mais generosas que as de outros países?

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46366371

Paulotd
Paulotd
Reply to  Rawicz
2 meses atrás

Pq é muito caro, e o Riachuelo já leva uma quantidade enorme de baterias, utilizaram o espaço dessa célula para armazenar mais combustível e baterias e baratear o projeto. Pra estratégia da MB com águas tão vastas, acho que o snorkel ainda é efetivo.

Mário José
Mário José
Reply to  Rawicz
2 meses atrás

O sistema AIP que o Brasil adotou são na verdade os SNBR ok..

Salim
Salim
Reply to  Mário José
2 meses atrás

Solução pra quando?!?! Eu vejo esta maquete Sbn desde final anos 80. Somos pais do futuro que nunca chega.

Augusto Reis
Augusto Reis
Reply to  Rawicz
2 meses atrás

A Marinha Brasileira considerou que, se adotasse AIP, a classe política iram achar desnecessário a propulsão nuclear.

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Rawicz
2 meses atrás

Lendo seu comentário, eu é que me questiono se você leu todas as matérias publicadas aqui no blog sobre porque a MB não adotou o AIP.

rodrigo
rodrigo
2 meses atrás

Turquia entrou no jogo, mais esqueceu de se equipa antes…França, Itália já demostraram total apoiou a Grécia.

Fernando Vieira
2 meses atrás

Que belo comercial de submarinos alemães hein?

Carvalho2008
Carvalho2008
2 meses atrás

Mais um requisito para fragatas hoje, proa bicuda é reforçada….puxa vida…

Talisson
Talisson
Reply to  Carvalho2008
2 meses atrás

Lembrei da cena do ultimo filme Ben Hur. Inclusive o mar Jonico é por aquelas bandas.

Caio Cipriano
Caio Cipriano
Reply to  Talisson
2 meses atrás

Talisson, sim hahah, inclusive foi um navio grego golpeando um romano se não me engano.

Salim
Salim
Reply to  Carvalho2008
2 meses atrás

Deveríamos equipar barcos guerra com carrancas e arriete para nos atualizar guerra naval .

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Carvalho2008
2 meses atrás

melhor um petroleiro kkkk

Alexander Toledo
Alexander Toledo
2 meses atrás

A Turquia está precisando levar um susto.

Last edited 2 meses atrás by Alexander Toledo
Pedro
Pedro
Reply to  Alexander Toledo
2 meses atrás

Ao certo ja levou, mas é teimosa! Levou um susto qdo seus drones começaram a cair como moscas na Siria fruto de ECM e baterias AA ja preparadas e na Libia quando sua base aerea ainda em preparaçao foi atacada, nao viu quem, de onde ou como os jatos chegaram, bombardearam e foram embora. Ficar fazendo video mal feito de estar destruindo maquete de ceramica, só tem valor interno.

Teropode
Reply to  Pedro
2 meses atrás

Tomam susto todos os dias 🤔🤔🤔

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Pedro
2 meses atrás

gostaria da sua fonte

Vitor
Vitor
Reply to  Alexander Toledo
2 meses atrás

Turquia devia ter logo é um infarto e parar de encher o saco, essa ideia do Edorgan de “recriar” o império otomano é pura fake pra opinião publica interna o país ta cheio de problemas economicos, corrupção endêmica e problemas sociais (aumento da pobreza) ai o governo turco puxa a corda pra religião e pro nacionalismo “otomano” e dá no q dá , não q ele não queira mais na pratica seria muito dificil tal recriação De qualquer forma eles precisam parar e começar a trata a síndrome de vira-latas ( fui olhar a historia do dominio otomano nos balcãs… Read more »

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
2 meses atrás

O que me deixa chateado lendo isso, é saber que, atualmente, a Grécia, com um mar territorial minúsculo ( comparado ao nosso ) tem mais submarinos do que a gente….

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Willber Rodrigues
2 meses atrás

Wilker, creio que a questão não é a área do mar territorial. O fato de você ter um vizinho encrenqueiro e provocador explicaria a questão. Veja também os casos da Coreia do Sul e Japão.

Salim
Salim
Reply to  Funcionario da Comlurb
2 meses atrás

Grécia gasto defesa últimos 13 anos/média usd 7 bi, Brasil usd 20 bi. Difícil defender. Vê força aerea grega. Querem enganar quem, so os incautos.

Gregory Ruan
Gregory Ruan
Reply to  Salim
2 meses atrás

As aposentadorias de militares no Brasil são mais generosas que as de outros países?
https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46366371

Fabio Araujo
Fabio Araujo
2 meses atrás

Não encontrei na internet fotos dos danos na Fragata Grega, não tem como não ter tidos danos.

Marcos R
Marcos R
Reply to  Fabio Araujo
2 meses atrás

Se teve foram poucos, pois tem imagens dela em operação conjunta com os franceses logo a, seguir após o incidente.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
2 meses atrás

Uma coisa que deve ajudar a diminuir as tensões é que a Turquia achou uma reserva de gás no Mar Negro.
Turquia anuncia descoberta histórica de gás natural no Mar Negro
https://ineep.org.br/turquia-anuncia-descoberta-historica-de-gas-natural-no-mar-negro/

Vitor
Vitor
Reply to  Fabio Araujo
2 meses atrás

Dificil, Edorgan qr por q qr “recriar” o império otomano pra agradar os religiosos e nacionalistas fanaticos enquanto tenta mascara pra opinião publica os problemas enormes q o país tem, foi assim com a conversão do museu em mesquita e é assim com os gregos q tem animosidades historicas por conta de tomada de territórios a quase 600 anos e dos problemas q os gregos q seguiam o cristianismo tinham dentro do imperio otomano q deixou marcas na sociedade, ou seja eles não si bicam e n vão si bicar, então acho dificil o maluco do Edorgan sossegar o facho

Wellington S.
Wellington S.
2 meses atrás

Bom dia a todos.
Alguém pode me dizer se esse submarino Type 214 grego seja superior aos nossos escorpene?

Teropode
Reply to  Wellington S.
2 meses atrás

Gente não custa lembrar que a escolha do Scorpene foi por razões estratégicas , afinal o know How para o Subnucle estava incluído no pacote .

Teropode
Reply to  Teropode
2 meses atrás

Dito isto falar em subs alemães é perda de tempo .

Marcos10
Marcos10
Reply to  Teropode
2 meses atrás

Nossa! As pessoas ainda acreditam que a decisão da compra dos Scorpène foram estratégicas.
Jardim de Infância e Pré-Maternal Brasil, onde as criancinhas ainda acreditam nas tias, quer se vistam de azulzinho, vermelhinho, amarelinho ou verdinho.

Teropode
Reply to  Marcos10
2 meses atrás

Eu tenho certeza , não falo com sentimentos .

Carlos Campos
Carlos Campos
Reply to  Teropode
2 meses atrás

tu acredite na larota da mb? a Coreia do Sul comprou subs da Alemanha e vai partir para um nuclear, a MB comprou a tecnologia de fabricação da Alemanha e esqueceu como faz sub, teve que comprar tech da França.

Teropode
Reply to  Carlos Campos
2 meses atrás

Vou desenhar prá vc , preste atenção : A França se dispos a auxiliar o Brasil na produção do Subnuclear , o Scorpene possui caracteristicas que facilitam um casco derivado de maior dimensão , a Coreia do Sul joga no primeiro time da construção naval , possuem um corpo de engenheiros experientes , possuem grana . Tente outra coisa , Coreia de sul não serve para balizar o brasil .

Teropode
Reply to  Carlos Campos
2 meses atrás

Conte uma novidade , vc enrolou e continua só no palpite .

Peter nine-nine
Peter nine-nine
Reply to  Wellington S.
2 meses atrás

Bem, eu desconheço as especificações do Scorpene na sua totalidade. O U214 é suposto ser capaz de estar submerso por mais tempo e de forma mais silenciosa. A nível tecnológico cru, ou seja, a capacidade dos sensores em si, presumo que sejam em geral comparáveis. Números rápidos: O Riachuelo deverá atingir uma velocidade máxima de 20 nós, tal como o U214, submergido. No entanto, de acordo com a Marinha Portuguesa, que por vezes e por razões administrativas e contratuais os chama de U209PortugueseNavy, a velocidade é referida no seu site como “superior a 20 nós”. O Riachuelo deverá ter uma… Read more »

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Peter nine-nine
2 meses atrás

Peter,

Muito bom você ter citado esses números.

Agora um pequeno detalhe : As velocidades máximas dos subs convencionais quando submersos são mantidas por pouquíssimo tempo, não são velocidades sustentadas, exatamente porque vão exaurir as baterias ou o combustível do AIP muito mais rapidamente.

Salim
Salim
Reply to  Peter nine-nine
2 meses atrás

Lembrando, Riachuelo e maior e tem maior tonelagem, o que implica motorização maior, gerando gasto de combustível ou performance menor se foi mantida motorização. Visto que capacidade bélica náo aumentou terá que ser avaliado na pratica se valeu aumento seção Riachuelo.

Marcos10
Marcos10
Reply to  Wellington S.
2 meses atrás

As vantagens dos U-212/214 são suas superfícies em corte reto, semelhante as aeronaves furtivas, mais o revestimento externo. Dará muito mais trabalho para ser encontrado. Adicionalmente pode descer ao limite de 400m contra os 300m dos nossos.

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Marcos10
2 meses atrás

O que importa para um submarino se manter oculto é navegar abaixo de uma camada termal, e o nível de ruído emitido por ele. Outro ponto a se considerar é a sua cota de colapso, que ao longo dos anos vai diminuindo. Dificilmente um submarino com , por exemplo, 10 anos de uso, vai poder mergulhar a profundidade máxima descrita pelo fabricante.

Teropode
Reply to  Marcos10
2 meses atrás

Cogitações de possibilidades , há grandes chances de terem vazado para os Gregos a rota do submarino turco , tá cheio de militar turco puto com erdogan , isso deve ser considerado .

Mario Rajá Michel
Mario Rajá Michel
2 meses atrás

Hoje, os submarinos suecos levam vantagem nos mares , utilizam motores Stirling para manter as baterias carregadas e permanecer até duas semanas submersos . Até os Estados Unidos emprestou um para avaliar a performance e o que viu os deixou de queixo caído . Por dois anos de testes , o submarino sueco venceu todas as batalhas simuladas contra a Marinha americana. A Marinha japonesa optou por esta nova tecnologia em seus novos submarinos.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  Mario Rajá Michel
2 meses atrás

Os U212 e U214 foram respostas dos alemãs para chegar ao nível dos suecos e pelo que fala na matéria o U-209 turco não teria chance contra o U-214 grego que não foi detectado pelo U-209!

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Mario Rajá Michel
2 meses atrás

Muito bem. Você reproduziu corretamente o que se escreve por aí sobre este assunto. Ocorre que para atingir essa autonomia de duas semanas submerso o sub com AIP tem que se arrastar na faixa de 3 a 5 nós.quaquer deslocamento acima disso já vai encurtar a autonomia do sub. Numa realidade brasileira, isso não é viável. Temos um litoral e águas jurisdicionais muito extensas, onde só um sub nuclear, que pode man ter altas velocidades por longos períodos de tempo é que são os mais apropriados.

Salim
Salim
Reply to  Funcionario da Comlurb
2 meses atrás

Em operação guerra submarino ópera até abaixo disto, se não é detectado facilmente. Velocidade em submarino so serve para chegar local patrulha. Evasão depende do porte do grupo batalha atacado e qualidade mesmo, usualmente vai pro fundo e escapa em baixa velocidade.

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Salim
2 meses atrás

Eu acho que na ânsia de mostrar tudo o que viu em filmes sobre o assunto você não entendeu o que eu quis dizer. Nunca teremos a quantidade ideal de subs necessários, mas a área jurisdicional é muito grande. Assim, um simples deslocamento para uma área de interesse , em que seja necessario que se chegue rapido, ja seria o suficiente para acabar com a autonomia do AIP. No mais, se o AIP fosse realmente tao bom, as grandes potencias teriam adotado, ao inves de investirem nos subs nucleares, estes sim submarinos verdadeiramente autônomos, capazes de manter grandes velocidades submersos,… Read more »

Matheus S
Matheus S
Reply to  Funcionario da Comlurb
2 meses atrás

Se basear na opção das grandes potências pelo uso de submarinos AIP por conta da velocidade é do ponto de vista operacional, errado. Eles preferem o uso dos subs nucleares por conta do alcance que esse submarino permite, algo impensável até mesmo para subs com AIP. Como são grandes potências, essas nações tenham responsabilidades globais, a única plataforma submarina que permite eles realizarem tarefas globalmente são os subs nucleares e mais nenhuma outra plataforma submarina, por isso essa necessidade de plataformas nucleares submarinas. Quanto ao submarino nuclear vs AIP para a estratégia marítima brasileira, eu também discordo. As áreas jurisdicionais… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Matheus S
2 meses atrás

Lembro que para deslocamento ate aérea patrulha pode ir superfície ou em cota submersa snorkel que gera resultado na pratica igual. Marinhas globais utilizam sbn geralmente para acompanhar grupos de batalha ao redor mundo ou operação inteligencia. O que náo se aplica MB.

Peter nine-nine
Peter nine-nine
Reply to  Funcionario da Comlurb
2 meses atrás

Amigo, postei uns dados acima… Primeiramente note que o SubNuc brasileiro não é uma realidade e que o convencional será a espinha dorsal da MB por ainda longos anos. Segundo, não desvalorize o AIP e explico porquê: A 4 nós, o S70 vais às 400 milhas, SUBMERSO, a 4 nós o U214 vai às 1248 milhas, SUBMERSO. Mesmo quando o U214 acelera para o dobro da velocidade ainda chega às 420. Para não falar de usos alternados do AIP que tornam o navio sem dúvida mais versátil consoante as necessidades… Por fim, o que o Salim diz não está de… Read more »

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Peter nine-nine
2 meses atrás

Peter, Não desvalorizou o AIP, mas apesar dos dados citados acima por você, ainda acho os subs nucleares muito superiores. Exemplo : Para um sub convencional se posicionar para um ataque a um navio ele precisa se posicionar previamente para ter uma melhor condição de tiro, ou ficar de tocaia em um chockpoint. Por sua vez o nuclear , por ter potência e velocidade submerso muitas vezes superior ao navio, pode manobrar da forma que quiser , se da ao luxo de escolher onde e quando disparar. Isso por si só o torna um caçador por excelencia. Se perder a… Read more »

Salim
Salim
Reply to  Funcionario da Comlurb
2 meses atrás

Grupo de batalha ativo usa sonar ao maximo, velocidade cria maior cavitação e mais fácil detecção. Se errar tiro tem fugir pois em minutos terá helicóptero lançando torpedos, grupo de batalha não se resume a um barco, tem vários meios navais e aéreos. Submarino e arma furtiva de ataque, sem esta capacidade fica exposto.

Peter nine-nine
Peter nine-nine
Reply to  Funcionario da Comlurb
2 meses atrás

É verdade o que diz, não tenho é a certeza quanto aos resultados práticos. Um U214 ou, para que conste, Riachuelo, atinge velocidades de 20 nós ou superiores não constantes e, especialmente quando deseja permanecer furtivo e não detectado, não fará uso destas velocidades. Um SubNuc corre até mais riscos ao extrapolar esta filosofia, emitindo ruído, para não falar que representam para as aeronaves de patrulha uma assinatura electromagnética maior e, por isso, mais fácil de detectar. Um SubNuc ou convencional apreciam de igual forma as vantagens da furtividade e, por isso, o “envelope” de navegação é mais similar do… Read more »

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Peter nine-nine
2 meses atrás

Ótimas observações. Esse assunto é complexo e recheado de variáveis.

Peter nine-nine
Peter nine-nine
Reply to  Funcionario da Comlurb
2 meses atrás

Nem mais. A imprevisibilidade constitui boa parte do seu potencial dissuasório. Qualquer submarino minimamente moderno, que seja virtualmente capaz de navegar maioritariamente sem ser detectado, basta ser bem comandado, tripulado, não carecendo de essenciais armamentos, para representar uma dor de cabeça. Um submarino pode passar dias a “picar” o rastro de uma força tarefa sem nunca ser detectado. O “rastro” de uma força naval de relativa dimensão é no mínimo “claro” em mares “calmos”, especialmente “previsível” em mares “fechados” como o mediterrâneo, havendo muitas não necessidades às quais uma boa tripulação de submarino não se expõe, ao contrário dessa do… Read more »

Orivaldo
Orivaldo
2 meses atrás

Nada de anormal. Só como de costume, os Gregos, mostrando quem manda.

Allan Lemos
Allan Lemos
2 meses atrás

É uma vergonha um país continental como o Brasil possuir apenas 5 submarinos enquanto uma nação pequena como a Grécia possuir 11.É uma situação bastante temerária a que estamos.Espero que a MB continue operando pelo menos o Tikuna e os 2 Tupi mais novos,que somados com os 4 Riachuelo e o Álvaro Alberto melhorarão muito a nossa situação.

Paulotd
Paulotd
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

E ainda querem vender alguns Tupi, aff, é muito descaso e incompetência essa MB.

Salim
Salim
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

Hoje teoricamente um operacional, 2 pmg sem data retorno e 2 reserva pois falta verba pra pmg.

Marcos
Marcos
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

Se a MB comprar submarinos vai faltar dinheiro pra vinho importado, lagosta e pensões para as mães solteiras de 60 anos com 5 filhos

Binho
Binho
Reply to  Allan Lemos
2 meses atrás

Mas os gregos não rasgam dinheiro como as Forças Armadas daqui

Greyjoy
Greyjoy
Reply to  Binho
2 meses atrás

Só se for nas Forças Armadas, porque a administração civil grega é (ou ao menos era) pior que a daqui.

Marcel
Marcel
2 meses atrás

Lá vem conflitos geopolíticos. Não é à toa que houve “briguinha de gato e rato” envolvendo submarino turco, helicópteros e fragatas gregas e um navio de pesquisa turco. Se a tensão aumentar os aliados capitalistas com seu líder os EUA defenderão interesses ao lado da Grécia e talvez a União Soviética, representando o socialismo apoiará a Turquia.

Peter nine-nine
Peter nine-nine
Reply to  Marcel
2 meses atrás

“O socialismo apoiará a Turquia”. Amigo, depende da perspectiva de socialismo. O socialismo europeu nada tem a ver com o socialismo chavista que vocês tanto odeiam. Os extremos de qualquer ala são sempre maus. Por fim, Erdogan não é socialista nem liberalista nem coisa nenhuma. Ele de facto é conservador, fundador do  Partido da Justiça e Desenvolvimento, AKP, conservador, considerando-se moderado, e religioso islâmico. A coisa mais parecida com socialismo é ser favorável à adesão à União Europeia, defensor da economia livre de mercado, “globalistas” portanto, o que na Europa é comum a todos os moderados, sejam eles direita ou… Read more »

Jacinto
Jacinto
Reply to  Marcel
2 meses atrás

“União Soviética”? Rapaz, pensa em uma pessoa cujo pensamento parou no tempo…

Adriano Madureira
Adriano Madureira
2 meses atrás

Está na hora do pau comer para Erdogangster e seus vassalos…

JS666
JS666
2 meses atrás

Viva a Grécia !

Claudio Moreno
Claudio Moreno
2 meses atrás

Podem queimar juntos e abraçados.
Célebre frase :” Não atirem, deixe-os queimar”.

Aliás, assim como a ONU, esta Nato virou piada mundial. Como um reino pode se manter de pé, se está dividido entre si?

CM

filipe
filipe
2 meses atrás

Mais uma razão da nossa mudança de Tupi para o Scorpene, os Tupis são facilmente detectados , o Chile nesse momento tem os melhores submarinos da AL, pelo menos até Dezembro de 2020, depois disso só vai dar Brasil por muitos anos , pelo menos o domínio será absoluto com a dupla SNBR + SBR, tudo com tecnologia franco-brasileira.

André Luís
André Luís
2 meses atrás

Turquia descobriu uma reserva de gás natural em seu litoral. As coisas vão pegar fogo no mar Negro. E a Rússia só assistindo tudo com atenção. O mar Negro e, principalmente, o mar Mediterrâneo são de grande interesse para os russos.

Italo Souza
Italo Souza
2 meses atrás

“E lá vamos nós”

Uma faísca apenas e o céu noturno vai parecer estar no período diurno.

MCX
MCX
2 meses atrás

Na foto da fragata grega limnos, me parece q existe uma bandeira da França a frente da grega. Alguém sabe o pq?

Alessandro
Alessandro
2 meses atrás

Calma pessoal, os europeus são muito “civilizados” eles sabem o que estão fazendo, depois é só plantar umas arvorezinhas e fingir que estão em sintonia com a natureza, e provocar alguma guerrinha que derruba metade da Europa no chão.

Gente chique e com 5000 anos de desenvolvimento é assim mesmo rsrs…

Teropode
Reply to  Alessandro
2 meses atrás

Cite um povo que nunca provocou guerrinha causando mortes ou exploração inadequada dos recursos naturais ? Ruanda ? Congo ? Japão ? Ou seria os pacíficos pré- colombianos ? Portanto ironizar europeus com este argumento é hipocrisia ou desconhecimento .

Alessandro
Alessandro
Reply to  Teropode
2 meses atrás

É só uma constatação da história da Europa não fique irritado comigo. Respondendo a sua pergunta, sim todos já causaram suas guerrinhas, mas pelo menos não ficamos apontando o dedo para ninguém afim de querer controlar os países subdesenvolvidos como se fosse suas colônias, e querendo ditar regras de conduta que nós sabemos que nem eles cumpre-as. HUMILDADE passa longe no dicionário dos europeus, parece que as duas grandes guerras mundiais e tantas outras causadas por eles mundo afora ainda não diminuiu a megalomania deles. Europeus devem estar com ciúmes dos americanos e chineses, pois sempre que podem não perdem… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Alessandro
Peter nine-nine
Peter nine-nine
Reply to  Alessandro
2 meses atrás

AHHHH, sentimento anti-europeu… como brasileiro diz, “que beleza”…

Não lhe respondo à altura por ser “civilizado” e acho que mediante o que disse, não valeria a pena.

Você não entende a Europa por ler uns livrinhos, principalmente quando tendenciosos amigo.

Quanto às guerras mundiais, você deve achar um escândalo se eu lhe dissesse que talvez até foram resultado de acontecimentos e interesses que em muito transcenderam apenas o que se passava na Europa, mas você lá sabe….

rui mendes
rui mendes
Reply to  Peter nine-nine
2 meses atrás

Já devias saber Peter, como alguns Sul-Americanos ”adoram” a Europa.

Last edited 2 meses atrás by rui mendes
Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  rui mendes
2 meses atrás

Bom dia, me perdoe, mas também tem muitos que adoram verdadeiramente os eua, venezuela, cuba, china, rússia e até coreia do norte, ao invés de sua pátria mãe. Abraços

rui mendes
rui mendes
Reply to  Saldanha da Gama
2 meses atrás

Verdade.

Teropode
Reply to  rui mendes
2 meses atrás

Podem odiar , mas sem fantasias e indignações seletivas , não sabem de nada , não estudam , e quando lêem algo interpretam conforme a fantasia do momento .

Alessandro
Alessandro
Reply to  Peter nine-nine
2 meses atrás

Peter e Rui, só faltou vcs me chamarem de “eurofóbico” rsrs… não meu nobres colegas, eu não tenho nenhum sentimento “anti” europeu, aliás sou descendente de italianos , só dei uma opinião baseada em FATOS históricos, europeu gostem ou não tbm faz mer…. e quando faz é de tremer o mundo, por isso sempre estamos atentos com vcs. Talvez não entendemos vcs aceito isso com tranquilidade afinal temos muitos defeitos, mas vcs europeus já pararam pra refletir se tbm nos entendem? é claro que não, vossas senhorias são bons demais para perder seu precioso tempo com isso, vide as decisões… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Alessandro
Teropode
Reply to  Alessandro
2 meses atrás

Goste vc ou não ,todos povos humanos fazem mer** .

Peter nine-nine
Peter nine-nine
Reply to  Alessandro
2 meses atrás

Amigo, infelizmente, quem dá o toque são os americanos a nós, não ao contrário. A própria UE é na essência da sua fundação uma resposta para minimizar as tendências bélicas dos povos europeus e da perda de relevância perante a presença do actor norte-americano, tenha em conta por exemplo a sua parte de origem francesa, com a formação da CECA. Culpar os europeus pelos actuais males do mundo é no mínimo precipitado. As recentes sabotagens à sua integridade são aliás isso mesmo, sabotagem, vindas portanto, entre outros, dos reais culpados, alguns europeus, outros nem por isso, que bem sabem os… Read more »

Alessandro
Alessandro
Reply to  Peter nine-nine
2 meses atrás

A minha intenção nesse debate nunca foi culpar os europeus ou seja qualquer outra nação por todos os males do mundo, repito, estava expondo uma opinião em registros históricos, se foram distorcidos intencionalmente do seu ponto de vista ou não é outra discussão . Em nenhum momento quis magoar ou prejudicar ninguém nessa discussão, jamais levo as coisas para o lado pessoal, pra mim o mais importante é o debate prevalecendo a DEMOCRACIA independente das divergências de ideias. Encerro aqui essa discussão que começou de forma sarcástica de minha parte com um tom de brincadeira (ou zoeira como falamos por… Read more »

Last edited 2 meses atrás by Alessandro
Teropode
Reply to  Alessandro
2 meses atrás

Besteira pura , nações africanas causaram com paus e pedras milhões de mortes , o Japão causou milhões de mortes , Mongólia , Egito , Turcos , se vc quiser insistir nesta falácia o problema é teu , mas que vc está errado não há dúvida alguma .

Teropode
Reply to  Alessandro
2 meses atrás

Deixe de ser dodói , egípcios escravizaram outros povos , na América tribus foram escravizados e suas terras confiscadas por outras tribus ou povos ( não europeus) , na África tribus e povos guerreavam por terra , inclusive vendiam os derrotados para serem escravos , vc não cansa de falar besteira , seja realista , reveja seus conceitos .

Alessandro
Alessandro
Reply to  Teropode
2 meses atrás

Rapaz, vc quer comparar o ESTRAGO das grandes guerras e divisões internas que a Europa causou mundo afora, se aproveitando das diferenças étnicas na África, América latina e Ásia? Melhor parar.

Infelizmente vejo nos tempos atuais o mesmo comportamento dos líderes europeus, só trocando as narrativas, é uma pena que vcs não enxergam isso.

Teropode
Reply to  Alessandro
2 meses atrás

Discutimos intenções e tendências a violência , se europeus possuem Bombardeiros e os Egípcios não possuíam a 5000 anos o problema foi deles .

Augusto L
Augusto L
2 meses atrás

Nossa me parece bem fantasioso a narrativa kkkk
Apesar de ser uma fonte grega, os caras poderiam ser mais técnicos nas análises .

GILBERT
2 meses atrás

Se fosse Grego eu dispararia um torpedo de exercício inerte só para dar um sustinho nos turcos ou jogava umas bombas de profundidade deforma a não atingir o sub turco mas fazer eles borrarem as calças.

Saldanha da Gama
Saldanha da Gama
Reply to  GILBERT
2 meses atrás

Bom dia, na hora do lançamento do torpedo ou bomba, a guerra estaria declarada… Abraços

Carlos Eduardo Broglio Gasperin
Reply to  Saldanha da Gama
2 meses atrás

Talvez seja isso mesmo que os turcos queiram. Só esperaram chegar os S-400 para iniciar… Quem sabe…

Luiz Trindade
Luiz Trindade
2 meses atrás

Seria muito prudente o Conselho de Segurança que anda misteriosamente inativo por esses tempos dá um esporro severo na Turquia para se manter dentro dos seus limites territoriais… Se eclodir um confronto ali vai ser ruim para o mundo todo!

Carlos Eduardo Broglio Gasperin
2 meses atrás

Acho que não passava um fiapo… Kkkkkkkkk

filipe
filipe
2 meses atrás

Por essa razão a MB esta abandonando os Tupis, os scorpenes são da gama dos U-214, os Tupis ou U-209 já estão desfasados e desactualizados.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
2 meses atrás

Os submarinos do Ocidente estão em outro patamar. Não canso de falar que o blog poderia fazer uma matéria sobre a arma mais letal que o Ocidente tem para negar o uso do mar… os submarinos.

Não é a toa que os Chineses não para de fabricar escoltas.

Silas
Silas
2 meses atrás

O famoso “tiro que saiu pela culatra”!!!

Last edited 2 meses atrás by Silas
ednardo curisco
ednardo curisco
2 meses atrás

Um problema de regimes como o turco é que precisam mostrar ‘macheza’ o tempo todo.

Mas cabra valentão pode até impor força dentro de casa, mas sempre que sai de seus muros corre sério riscos de encontrar um mais valente ainda ou no mínimo perder negócios.

Além disso, tem que dormir com olho aberto.

ednardo curisco
ednardo curisco
Reply to  ednardo curisco
2 meses atrás

Além da disso a União Européia alguma hora vai enquadrar a Turquia.

E lembrando que os turcos estão arrumando estresse com parceiros importantes como os EUA e Rússia e encrenca com todos os seus vizinhos, além de internamente estar se aproximando dos religiosos e irritando parte de sua tradicional ala militar secularizada.