Home Indústria de Defesa Submarino Riachuelo realiza novo teste de imersão estática

Submarino Riachuelo realiza novo teste de imersão estática

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O submarino Riachuelo – S40 realizou mais um importante teste de mar na Baía de Itacuruçá.

Trata-se da imersão estática para verificação da estabilidade da embarcação, exercício fundamental para garantir o equilíbrio dos volumes dos pesos a bordo do submarino.

A imersão estática do Riachuelo consiste na admissão controlada da água nos tanques de lastro do submarino, até a sua imersão completa, sem utilizar sua propulsão.

Desse modo, é possível aferir não apenas a estanqueidade e estabilidade do submarino quando mergulhado, mas também coletar dados sobre o volume de água que foi admitido nos tanques internos, essenciais para o conhecimento do seu deslocamento total.

DIVULGAÇÃO: Itaguaí Construções Navais (ICN)

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Rui Chapéu
Rui Chapéu
1 mês atrás

Eu não entendo nada de submarinos….

Nesse caso ai, vai alguém dentro pra comandar os sistemas ou é feito remoto ou por cabo?

E se chega a afundar mais do que o planejado? Os reboques dão conta?

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
Reply to  Rui Chapéu
1 mês atrás

Creio que esses locais sejam bem raso, coisa de seus 50 metros de profundidade ou menos.

rommelqe
Reply to  Rui Chapéu
1 mês atrás

Caro Targino: todo submarino tem como uma das caracterísitcas mais importante a denominada reserva de flutuabilidade, a qual define, entre outras coisas, o dimensionamento dos volumes dos tanques de lastro; normalmente essa reserva é da ordem de 15% em submarinos da classe Scorpene, ou seja, o peso (não a massa) do navio corresponde a oitenta e cinco por cento das forças que o mantem à superfície sem qualquer água nos tanques de lastro. Note que esse valor é aparentemente muito singelo, mas por exemplo se voce usar um aço de menor resistencia, essa reserva cai (considerando a mesma geometria externa… Read more »

John Paul Jones
John Paul Jones
Reply to  Rui Chapéu
1 mês atrás

Rui Chapéu apenas uma correção, Submarino não afunda, mergulha !! rs …

Camargoer
Camargoer
1 mês atrás

Olá a todos. Esse submarino é lindo. Reparei que a MB mantém um navio de patrulha na BSIM, mas não vi nenhum Tupi atracado. Outra curiosidade é que parece que a imagem do prédio á esquerda foi digitalmente borrado.

OSEIAS
OSEIAS
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Olá Camargoer, em que tempo do vídeo você observou o prédio borrado?

Nilo Rodarte
Nilo Rodarte
Reply to  OSEIAS
1 mês atrás

Aos 15s. Parece borrado mesmo. Engraçado que o outro prédio não está borrado. O que haveria para esconder na fachada?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Nilo Rodarte
1 mês atrás

Olá Nilo. Esquisito né?

Flanker
Flanker
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Assisti várias vezes e não notei alteração nenhuma na imagem…..

Claudio Cardoso de Melo
Claudio Cardoso de Melo
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

É lindo. É nosso e é a materialização da doutrina de negação do uso do mar expressa na END. Só penso que, passada a fase de entrega das primeiras unidades, devememos continuar o desenvolvimento do projeto com a entrega de mais unidades, e levar a cabo a construção da base de submarinos em região setentrional do nosso litoral.

Ricardo R
Ricardo R
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

E a estrutura lateral do prédio é esta na cor branca deu esse efeito, ele só vcs olharem um pouco abaixo do borrão que vcs vão ver os pilares, lembra da obra do porto do centro do rio que eles colocaram eu acho que são umas telhas e com o movinto da câmera da esta impressão.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
1 mês atrás

Que bom que estamos avançando, não vejo a hora de ver ele submergir navegando!

DOUGLAS TARGINO
DOUGLAS TARGINO
1 mês atrás

Rapaz, acho que esses testes iniciais os caras dentro ficam com um medo daquele!

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Alexandre Galante
1 mês atrás

Sei. Fala isso para o marinheiro que morreu afogado no sinistro mais ridiculo da nossa história submarina, que foi o naufragiodo submarino acho que de mesmo nome, no dique do arsenal de marinha que deve ser mais raso que esse local.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 mês atrás

Pelo que pude apurar, foi o submarino Tonelero S21 classe Oberon, que afundou no cais, sendo que pelas informações que pude levantar não houve vítimas.

Segue uma matéria posterior ao acidente, no caso é de quando a MB anunciou a baixa do mesmo: https://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,marinha-desiste-de-recuperar-submarino,20010621p19466

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 mês atrás

Tenho um comentário retido sobre isso, mas pelo que li, o caso foi com o Tonelero S21 e não houve vítimas.

Fabio Araujo
Fabio Araujo
Reply to  DOUGLAS TARGINO
1 mês atrás

Antes de ser lançado na água a primeira vez devem ter feitos várias verificações visuais e com o auxílio de instrumentos para ver se detectam alguma falha assim praticamente inexiste risco de vazamento.

ALLAN
Reply to  DOUGLAS TARGINO
1 mês atrás

Todos são pessoas qualificadas para essa função, além da experiência eles estão todos devidamente equipados para um eventual sinistro.

Paulo Pontes
Reply to  ALLAN
1 mês atrás

Além do que devem ter treinado procedimentos de emergência a exaustão.

rommelqe
Reply to  DOUGLAS TARGINO
1 mês atrás

No caso do Tonelero, estavam sendo testadas as “comportas” dos tanques de lastro. que haviam sido recem revisadas. Por um lapso de operação foi inundado um dos tanques de lastro antes de esvaziar o anterior. Até onde me lembro não houve vítimas fatais no evento em si.

Alessandro Vargas
Alessandro Vargas
1 mês atrás

Já tinha feito um mergulho estático, por que mais um?

Renato
Renato
Reply to  Alessandro Vargas
1 mês atrás

Boa pergunta!
Fiquei curioso tb.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Alessandro Vargas
1 mês atrás

Acho que toda vez que colocam algo estrutural dentro, eles fazem o teste para ver se mudou algo no equilibrio do navio.
Se fosse o dono, o Elon Musk, ele só faria esse teste com ele pronto para reduzir custos e ganhar tempo, já que o submarino não é o primeiro construido e deve ter registros precisos e o fabricante sobre os parâmetros. Agora se é o primeiro no mundo com modificações de projeto…..

2Hard4U
2Hard4U
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 mês atrás

Não, neste caso o fabricante Naval Group não possui qualquer registro anterior, visto que o Scorpene BR possui uma seção de casco a mais do que os construídos anteriormente para Chile e India, o que altera sobremaneira o seu deslocamento, centro de gravidade, número, capacidade e localização dos tanques de lastro, somente para citar alguns.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  2Hard4U
1 mês atrás

No caso a seção extra só se diferência por ser uma apliação do tanque de combustivel para apliar o alcance do submarino. Essa seção extra já existia, sendo que na versão com AIP.

Cristiano GR
Cristiano GR
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 mês atrás

Sim “é o primeiro construído”. Chama-se SBR e é um Scorpene com um casco alongado.
Obviamente, como houve uma grande mudança estrutural, de massa, peso, volume, comprimento e deslocamento, todos os testes devem ser feitos novamente, e mesmo que não fosse um modelo novo, nenhum veículo desse porte e dessa complexidade tecnológica, mecânica e elétrica é dada como pronta sem os devidos testes de qualificação.

Vald
Vald
1 mês atrás

Só achei estranho o casco parecer enferrujado, geralmente submarinos são sempre negros, mas pode ser a luz ambiente.

Adriano RA
Adriano RA
Reply to  Vald
1 mês atrás

Me pareceu que o “S40” está pintado com “spray” vermelho….bem mal feito… Talvez a espera da pintura final, ao final dos ensaios. Assim espero…

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Adriano RA
1 mês atrás

Há quanto tempo você não vai a um oculista?

rommelqe
Reply to  Adriano RA
1 mês atrás

Esta pintura tem um objetivo muito similar ao que se emprega em aviões, Ela é apenas a proteção de base, pois durante os testes é preciso analisar a superfície quanto a possiveis deformações etc. Se fosse acabado final, seria mais dificil visualizar, fazer testes com liquido penetrante, partículas magnéticas, etc. . Claro que o esquema de proteção de superfícies de um submarino é totalmente diferente do que de um avião.

Willber Rodrigues
Willber Rodrigues
1 mês atrás

O que é aquele “tonel” vermelho e branco sobre o sub?

Camargoer
Camargoer
Reply to  Willber Rodrigues
1 mês atrás

É a boia de localização. Quando o submarino submergiu, a boia ficou marcando o local.

rommelqe
Reply to  Camargoer
1 mês atrás

Caro Camargoer: pelas dimensões acredito que ela também pode ter, como finalidade complementar, o objetivo de auxiliar numa eventual evacuação. Veja que ela fica ancorada perto da escotilha e que o sub está muito bem monitorado seja por embarcações auxiliares e de apoio que o acompanham seja por outros meios orgânicos inerentes à sua propria instrumentação

Camargoer
Camargoer
Reply to  rommelqe
1 mês atrás

Olá Rimmelq. Excelente observação.

Wilson Look
Wilson Look
Reply to  Willber Rodrigues
1 mês atrás

Acredito ser uma boia, para saberem aonde o submarino está.
Em missões isso não é utilizado, pelo que eu sabia só se utiliza isso nos testes e em alguns tipos de treinamento.

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  Wilson Look
1 mês atrás

Na verdade tem uma boia radio-transmissora, que e liberada quando o submarino afunda oara facilitar a sua localização em águas rasas.

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 mês atrás

Precisamente , Cristiano. Mais um ótimo comentário.

Cleber
Cleber
1 mês atrás

Quando ele deve ser entregue a MB apos realizar todos os testes ? Inclusive de armas ? O mais esperado sem duvidas .

John Paul Jones
John Paul Jones
1 mês atrás

O submarino é cinza ou o preto já desbotou ???

Claudio Cardoso de Melo
Claudio Cardoso de Melo
Reply to  John Paul Jones
1 mês atrás

Sem pintura de casco, ainda. Sub não está operacional, e sim na fase de testes.

Overandout
Overandout
Reply to  John Paul Jones
1 mês atrás

Sim já desbotou, inclusive depois da primeira imersão parece que encolheu e ficou quase do tamanho M.

Cada comentário…

rommelqe
Reply to  Overandout
1 mês atrás

rsrsrsrsr…..

PAULO SERGIO
PAULO SERGIO
1 mês atrás

Boa tarde
Fizemos mesma faina em 1994 no S31 TAMOIO.
Zero medo,muito entusiasmo.

rommelqe
Reply to  PAULO SERGIO
1 mês atrás

Uma curiosidade: acredio que no comissionamento do Tamoio vcs demoraram menos tempo do que no do Tupi. Vc saberia dizer se foi assim e quanto foi a diferença em termos relativos?

Helio Mello
Helio Mello
1 mês atrás

Ele está com a proa toda submersa mas a ré ainda não. Ele submerge com trim ou o formato do casco é assim mesmo?

Anderson
Anderson
1 mês atrás

Não vejo a hora de ver os teste de torpedo e misseis.

Hildeliano Alves
Hildeliano Alves
1 mês atrás

Uma pergunta de leigo. Por que a pintura do submarino já parece gasta, parecendo enferrujada. É assim mesmo?

Sequim
Sequim
Reply to  Hildeliano Alves
1 mês atrás

O submarino ainda não recebeu a pintura e o isolamento de borracha. Daí o aspecto “enferrujado” . Faz sentido, pois o navio ainda está em fase de testes. Quando estiver pronto, será entregue pintado.

Last edited 1 mês atrás by Sequim
Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Hildeliano Alves
1 mês atrás

Hideliano,
As partes que se vê em cinza mais claro, na vela e sobre o casco, são placas de fibra de vidro que fazem parte do chamado casco externo ou hidrodinâmico, que é alagável (e que por isso não precisa ser de aço). Elas “desbotam” com a ação do sol e o mar de forma diferente das chapas de aço pintadas do casco de pressão (e da parte da vela que é revestida com chapas de aço), em tom mais escuro. E como são placas de fibra / material composto, não se aplica o termo “enferrujada” para as mesmas.

Last edited 1 mês atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Antonio Palhares
Antonio Palhares
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
1 mês atrás

O Nunão foi brilhante

Marcelo Andrade
Marcelo Andrade
1 mês atrás

kkk é impressionante que tudo que é noticia referente as nossas FFAA mesmo sendo ótimas, a galera vira-latas procura algo ruim pra comentar, meu Deus…!!!

Claudio Cardoso de Melo
Claudio Cardoso de Melo
Reply to  Marcelo Andrade
1 mês atrás

Calma. Há leigos aqui, sim. E eles veem coisas que não compreendem e fazem perguntas. É normal. Cabe a quem entende um pouco mais esclarecer as duvidas sem demonstrar uma pretensa superioridade. O leigo vê um submarino novo com aspecto “enferrujado” e não compreende. Nada demais perguntar.

Alessandro Vargas
Alessandro Vargas
Reply to  Claudio Cardoso de Melo
1 mês atrás

Obrigado

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
1 mês atrás

Nem ia falar nada , mas lendo os comentários, ri muito.! Quanta gente leiga no assunto e comentando. HAHAHAHA.

Wilson França
Wilson França
Reply to  Funcionario da Comlurb
1 mês atrás

E tu que é um funcionário da Comlurb é especialista. HAHAHAHA

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Wilson França
1 mês atrás

Pois é ! Mas pelo menos não sou eu que fico pagando mico aqui .

Alessandro Vargas
Alessandro Vargas
Reply to  Funcionario da Comlurb
1 mês atrás

Buscar informação especializada através deste chat é “pagar mico”?
que pena que têm pessoas que fazem de seu conhecimento algo soberbo!
Felizmente têm, igualmente, pessoas dispostas a compartilhar seu conhecimento sem prepotência!
A estes, nossa gratidão!

Zorann
Zorann
1 mês atrás

Como o tempo passa…. e as prioridades mudam sem um motivo que não seja a tão alegada “falta de verbas”.

https://www.naval.com.br/blog/2020/01/13/relembrando-o-paemb-plano-de-articulacao-e-equipamento-da-marinha-do-brasil/

Um segundo lote de 4 S-BR será contratado para ir substituindo os submarinos da classe “Tupi” e o “Tikuna”. Desse modo, pode-se concluir que a MB pretende, a partir de 2020, manter sempre 8 submarinos de propulsão diesel-elétrica em operação.”

Walderson
Walderson
1 mês atrás

Eu também ia fazer esta pergunta aos SUPER HIPER ULTRA ESPECIALISTAS daqui que ficam com raivinha quando se faz uma pergunta de leigo.
Estava me perguntando a mesma coisa e se o S-40 retornaria ao estaleiro para receber outra pintura. Acabei aprendendo que ainda tem um revestimento de borracha.
Obrigado, Sequim, por entender que nem todos que passam por aqui são SUPER HIPER ULTRA ESPECIALISTAS como alguns aqui (especialistas de bancada).

Sequim
Sequim
Reply to  Walderson
1 mês atrás

De nada, meu caro. O pouco que sei sobre submarinos aprendi aqui com o XO, com o almirante Luís Monteiro, com o Nunão e outros foristas que realmente sabem e que são generosos em dividir o grande conhecimento que têm. Então aprenda mais um pouco: o revestimento de borracha serve para absorver as ondas sonoras dos sonares dos navios adversários e dificultar a detecção do submarino. Um abraço.

Last edited 1 mês atrás by Sequim
Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Sequim
1 mês atrás

Sequim, onde foi dito , em qualquer matéria já publicada ayé hoje sobre os SBR, que eles terão “revestimento de borracha” ?

Os Tupis nunca tiveram.
Quais submarinos possuem este revestimento?

Aguardo sua resposta.

Abs.

Sequim
Sequim
Reply to  Funcionario da Comlurb
1 mês atrás

Li aqui no naval que o Tikuna estava passando por manutenção no casco e que isso envolvia troca do revestimento de borracha do casco externo.

Sequim
Sequim
Reply to  Sequim
1 mês atrás

Daí imagino que o Scorpenes BR também tenham tal revestimento pois se é uma tecnologia simples, porque não usar?

Funcionario da Comlurb
Funcionario da Comlurb
Reply to  Sequim
1 mês atrás

Sequim, obrigado pela resposta.

Perguntei porque acompanho o Naval há uns 10 anos e não me recordo de ter visto nada sobre isso.

Ana.

Sequim
Sequim
Reply to  Funcionario da Comlurb
1 mês atrás

Meu caro, por nada. Eu compartilhei um link aqui sobre o assunto, mas parece que a postagem ficou presa na moderação. Se tiver interesse, pesquise na internet sobre “revestimento anecoico”. É bastante interessante.

Fabio Jeffer
Fabio Jeffer
1 mês atrás

Seria interessante que esses excelentes subs saiam pra navegar por toda a costa brasileira e não fiquem apenas vigiando o Rio de Janeiro

Paulotd
Paulotd
Reply to  Fabio Jeffer
1 mês atrás

Rio de Janeiro não. Baía de Guanabara somente, rsrrsrs

Maior marinha em terra do mundo.

guilardo
guilardo
1 mês atrás

Caros amigos. Muito bem lembrado pela editoria dessa revista o Plano anterior de renovação e aumento dos meios da esquadra, que seria efetivado entre 2011 a 2031. Isso ratifica o que muito se vem comentando aqui, quando vários colegas divergem das ações do almirantado. Estou com eles nesse sentido. Não que os referidos “panos” não sejam necessários, mas o absurdo é o colegiado da armada reunir-se para alavancar devaneios. Vivemos num País de completa instabilidade jurídica e econômica, na banca rota, sem que saibamos qual será o horizonte. Nós hoje, não nos daríamos ao luxo de fazer prognósticos financeiros nem… Read more »

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
Reply to  guilardo
1 mês atrás

Então, recente mente, li uma materiavem vários meios uma noticia que me deixou assustado com a gastança sem critério. Vamos ter que desembolsar mais 15 bilhões para terminar a usina nuclear de angra 3 de projeto alemão, que já custou uns bilhões. Mesmo a usina funcionando, ela junto com as outras, não geram receita o suficiente para o próprio custeio, menos ainda para investimentos em modernização ou na ampliação do programa nuclear nacional. Não produzimos combustivel para 100% da demanada nem de angra 1 e o pior, fala-se na construção de novas usinas, todas de técnologia estrangeira, mesmo tendo o… Read more »

Cristiano de Aquino Campos
Cristiano de Aquino Campos
1 mês atrás

Duvida no tocante ao português, é imersão ou submersão.
Aprendi que quando colocamos algo dentro da água ou abaixo da superficie ele esta submergindo e quando ele sai da água, ele emerge.
Vejo isso tambem na tradução dos filmes.

Sequim
Sequim
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 mês atrás

Meu caro, são sinônimos. O prefixo “i” indica movimento para dentro, indicando, neste caso concreto, que o navio está indo para dentro do oceano (“afundando ” ou “mergulhando”). Já o prefixo “sub” indica uma ideia de “abaixo de” (como em “subterrâneo “, que é abaixo da terra) , assim quando o navio submerge significa que ele está “abaixo da margem” ou da superfície, isto é, ele foi ao fundo. Espero ter ajudado.

Dr. Mundico
Dr. Mundico
Reply to  Cristiano de Aquino Campos
1 mês atrás

Pois é, existe a Imersão( sinônimo de submersão, mergulho) e a Emersão, que é o ato oposto (subir ou sair do meio fluido).

alexandre
alexandre
1 mês atrás

Dá a impressão que acabou a tinta, compraram 1 galão de 3/4, que não rendeu..tinta vote..

Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  alexandre
1 mês atrás

São diferenças relacionadas a placas e chapas de materiais diferentes, do casco externo e do casco de pressão, comentei mais acima.

Rinaldo Nery
Rinaldo Nery
Reply to  Fernando "Nunão" De Martini
1 mês atrás

Como reclamam de pintura na Trilogia… Meu Deus! Acho que devia ser ¨perolizada¨. Com o escudo do Flamengo na vela.

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Pinta de rosa…ai param…..

carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

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carvalho2008
carvalho2008
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

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Camargoer
Camargoer
Reply to  carvalho2008
1 mês atrás

Esse filme é ótimo. Tempos atrás encontrei no Youtube. Lembrei das minhas “sessão da tarde” vendo tv em preto-e-branco.

Mayuan
Mayuan
Reply to  Rinaldo Nery
1 mês atrás

Se ouve falar toda hora de meteoro, guerra nuclear, apocalipse zumbi e o escambau. Nada disso! O mundo vai se acabar mesmo é em gente chata! Misericórdia!

Dr. Mundico
Dr. Mundico
1 mês atrás

Em todo caso, espero que o estagiário não tenha esquecido de pagar o boleto da seguradora.

rommelqe
Reply to  Dr. Mundico
1 mês atrás

Imagina o valor do boleto!!!!!

Eduardo
Eduardo
1 mês atrás

Lançado ao mar em dezembro de 2018, há quase dois anos, ainda está em testes de imersão estática. Quando entrará na fase de provas no mar? E quando entrará em operação?

Fernando "Nunão" De Martini
Fernando "Nunão" De Martini
Reply to  Eduardo
1 mês atrás

Já está em provas de mar, fez teste de navegação outro dia, tem notícias a respeito, é só procurar.

Não é porque já fez um teste de imersão estática que não existam novos testes do tipo na programação.

Last edited 1 mês atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Silas
Silas
1 mês atrás

Orgulho de ser brasileiro!

Luiz Floriano Alves
Reply to  Silas
1 mês atrás

Quem não acredita nos reatores de quarta geração deve ler o ultimo exemplar da Popular Mechanics. Lá consta que os primeiros reatores de quarta geração (breeders con Tório como combustível) serão empregados nas mesmas finalidades dos primeiros reatores técnicos: submarinos e geração de energia.