No período de 8 a 10 de outubro, o Navio Polar “Almirante Maximiano” recebeu o novo modelo de aeronave UH-17 “Águia 90” para a realização da homologação do envelope de vento.

Durante o período, foram realizadas 49 Qualificações e Requalificações para o Pouso a Bordo (QRPB) e nove fainas de Vertrep, testando o desempenho do UH-17 no envelope proposto pelo Centro de Análises de Sistemas Navais.

O treinamento foi importante para o binômio “aeronave x navio” e serviu como preparação final para a próxima operação no continente Antártico (39ª Operantar), que será a primeira a ser realizada com esse modelo de aeronave.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

13 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Rocha

Mestre Marujo saudações!
Por enquanto é somente boato essa aquisição! Porém gostaria de saber o que a FAB tem contra o UH-72 (designação do US Army) para esse helicóptero! Um detalhe importante é muito superior ao Esquilo e pode ser montado / fabricado pela Helibrás aqui no Brasil!

ADRIANO MADUREIRA

Pedro Rocha, o UH-72 Lakota,é uma aeronave modelo EC-145,já a nossa aeronave denominada UH-17,é uma aeronave Airbus H-135.

comment image
comment image

comment image?m=f&f=1&t=&tS=
comment image

Pedro Rocha

Mestre Marujo a diferença dos dois é a capacidade de carga ou seja o mesmo que aconteceu com o Puma, Super Puma e Caracal, uma evolução do projeto. Lembrando que a NASA acaba de adquirir dois EC-135.

Pedro Rocha

Em tempo a NASA adquiriu 3 EC-135

Bille

Bem, a diferença vai um pouco além. O H145 é categoria 4T, o 135 é 3T. O peso básico deles não muda muito, mas a carga interna e a quantidade de passageiros (volume da cabine) é significativamente maior. O H145 ainda tem uma característica fantástica que é o peso máximo em Cat A. O H135 é limitado (embora nível do mar e frio ajude muito com isso), mas o H145 sustenta o voo em peso máximo nessa condição. Já do Caracal e SP, era pra ser uma evolução, mas com a quantidade de componentes inovadores virou um outro projeto e,… Read more »

rodrigo

E contra pois essa aquisição e para instrução dos pilotos da FAB, sendo desnecessário um helicóptero bi turbina… A FAB analisa o custo hora/voo. Tendo vários modelos com custo operacional bem menores.

Ramon

Surgiram essas noticias um tempo atrás, ninguém confirmou ainda, se for sair alguma coisa creio que seja ano que vem, mas como sempre vai ser por meio de conversas de corredores, boatos, alguém que escutou fulano falando que vão comprar helicópteros novos ai aparece em algum site de fim de mundo por ai pois na maioria dos casos é assim pois as forças armadas não são de ficar divulgando as noticias e já sabemos como é as coisas no Brasil, uma simples compra de caneta se arrasta por anos aqui, independentemente do governo que esteja no poder, eu mesmo entro… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Ramon
Gelson

Boa tarde, espero que esta “homologação do envelope de vento” não tenha nada a haver com uma ex-presidenta…rsrsrs!
Desculpem a brincadeira, não consegui resistir.
Mas, o helicóptero em questão já provou a sua efetividade em várias operações e usos mundo afora. E é uma aeronave bonita também.

Leandro Costa

Se o Esquilo aguentava bem, esse aí aguenta ainda mais.

Bille

A MB deveria ter comprado o H145. Tamanho quase não muda, mas ele leva mais carga e mais passageiros. Considerando nível do mar e ambiente frio, tem um excelente desempenho com considerável economia de espaço.

O H135 é bom, mas o 145 é melhor.

rodrigo

Esse que e o erro, para instrução não e necessário helicóptero biturbina, pois o custo operacional custa mais que helicóptero mono turbina. Hoje a preferencia da FAB seria pelo Augusta A119 ou bell 505

Rinaldo Nery

Quem te disse isso? O cabo corneteiro? Me explica, pelo amor de Deus, de onde você tirou essa informação?