Sea Connery como comandante do submarino russo em A Caçada ao Outubro Vermelho

Ícone do cinema e vencedor de um Oscar, Sean Connery se consagrou no papel do agente secreto 007

O ator escocês Sean Connery morreu aos 90 anos. O anúncio foi feito na manhã deste sábado, 31, pela família do ator à BBC. Ícone do cinema e mais conhecido pelo papel do agente James Bond, Sean Connery morreu enquanto dormia, durante uma estadia em Nassau, nas Bahamas. De acordo com a BBC, o ator enfrentava problemas de saúde havia algum tempo. Ele celebrou o último aniversário em agosto.

“É um dia triste para todos que conheciam e amavam meu pai e uma perda para todas as pessoas ao redor do mundo que admiravam o dom maravilhoso que ele tinha como ator”, disse o filho do ator, Jason Connery. Segundo ele, o pai morreu na presença de familiares.

Connery foi o primeiro a interpretar o icônico agente 007 nos cinemas e fez parte de sete filmes da franquia. Ele foi vencedor de um Oscar de melhor ator coadjuvante em 1988 pelo filme Os Intocáveis. O ator também venceu dois Baftas e três Globos de Ouro.

Sean Connery foi criado em uma região pobre de Edimburgo e trabalhou como polidor de caixões, leiteiro e salva-vidas antes de a prática de musculação, um de seus hobbies, ajudá-lo a iniciar a carreira na atuação que o transformou em uma das maiores estrelas do mundo. Ele será lembrado como o primerio agente 007, criado pelo escritor Ian Fleming e imortalizado por Connery em uma série de filmes que teve início em 1962, com 007 contra o Satânico Dr. No.

Na pele do agente secreto, seu jeito cortez e humor irônico ao despistar vilões e conquistar bonitas mulheres formavam uma espécie de máscara que escondia um lado mais escuro e violento. Sua interpretação estabeleceu um alto padrão para os atores que o sucederam no papel.

Sea Connery ingressou chegou a servir na Royal Navy, onde ingressou aos 16 anos de idade

Apesar de se apresentar nos filmes com a clássica frase “Bond, James Bond”, Connery não era feliz por ser definido por esse papel e chegou a dizer que “odiava aquele maldito James Bond”. Alto e bonito, com uma voz rouca que combinava com uma personalidade às vezes difícil, Connery interpretou uma série de papéis famosos em filmes como Marnie (1964), de Alfred Hitchcock, O Vento e o Leão (1975), Highlander (1986), Indiana Jones e a Última Cruzada (1989) e A Caçada ao Outubro Vermelho (1990).

Fãs do cinema alternativo vão lembrar dele como Zed, o “Exterminador Brutal” no filme de fantasia épica Zardoz (1974), do diretor John Boorman. Connery se aposentou após uma série de desentendimentos com o diretor de seu último filme, A Liga Extraordinária, em 2003. “Eu cansei de lidar com idiotas”, disse ele.

Connery era um grande apoiador da independência da Escócia e tatuou as palavras “Escócia para sempre” no braço quando serviu à Marinha Britânica. Nos anos 2000, aos 69 anos, foi condecorado pela rainha Elizabeth II e recebeu o título da ordem da cavalaria vestindo trajes típicos do país. Com esse reconhecimendo da rainha, ganhou o título de sir.

FONTE: Estadão/com informações da Reuters

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Esteves The Block Man

R.I.P

filipe

Triste

Last edited 3 anos atrás by filipe
Leandro Costa

RIP

Fabio Araujo

Grande ator, e o melhor 007 do cinema!

Joao Moita Jr

Sem dúvida!!!
Godspeed, Sir Connery.
?

leonidas

Grande perda.
Só simboliza a morte dos filmes realmente dignos deste nome.
Hoje em dia as produções estão infestadas de lacração e do politicamente correto.
A própria franquia 007 já foi vitimada e promete ser ainda mais mutilada por esta praga…
Que descanse em paz!

Camargoer

Olá Leonidas. Acho que você está assistindo muito filme blockbuster… fora do circuito comercial tem muita coisa boa quem nem é “politicamente correto” nem baseado na “patriotada” nem gato-gago. Assista 1917.. umas 1917 vezes…

Joao Moita Jr

Filmao é esse aqui…

https://youtu.be/IrabKK9Bhds

Flanker

Fantástico!!!

Alexandre Cardoso

Tentei achar na internet, não consegui. Só tenho achado os trailers dele.

leonidas

Mas é dele mesmo que falo, ou melhor do mainstream.
Pois toda a produção para as massas estão irremediavelmente comprometidas com essas distorções baseadas em nada mais que narrativas… … rs

Last edited 3 anos atrás by leonidas
Sequim

A questão hoje em dia, creio, é que faltam bons roteiristas. Veja o caso de ” O Predador” , filme de 1987, feito sem os recursos tecnológicos atuais, mas que já virou um clássico da ficção científica. Fizeram um novo filme da franquia em 2018, cheio de efeitos especiais, que é simplesmente um lixo.

Carlos

Concordo. Muita computação e pouco texto e empenho dos envolvidos. Caro Sequim, raramente assisto regravações, difícil ficarem boas.

Flanker

Esse que o Sequim falou não é uma regravação…é uma sequência….e concordo com ele, muitos efeitos e pouco conteúdo

gordo

Está ai um filme que envelheceu muito bem, justamente por ter um bom roteiro e não abusar de efeitos pirotécnicos. Um filme muito bom.

Flanker

Qualquer produção tem uma narrativa e uma ideia que é a narrativa e a ideia do roteirista, do diretor, dos produtores……não Existe filme independente do ponto de vista das ideias …..filmes ditos independentes, o são no sentido de se desprender dos holofotes e das grandes bilheterias…..mas, assim como aqueles, os independentes tb tem uma narrativa é uma ideia por trás dele……todos levantam uma bandeira, seja ela qual for….

Maximus

Sir Sean Connery, Cavaleiro de Sua Majestade, é o primeiro e melhor 007, é o ator que mais se parece e age como o descrito nos livros, pelo igualmente genial, Sir Ian Fleming.

A Caçada ao Outubro Vermelho, baseado no ótimo livro de Tom Clancy, O Nome da Rosa, baseado no livro de Umberto Eco e Os Intocáveis, baseado nas memórias de Eliot Ness, são filmaços estrelados por ele.

Muito obrigado por tudo Sir Sean Connery, missão cumprida na vida!

Alexandre Cardoso

Se bem me lembro em os Intocáveis, o Sean Connery não estrelou, foi papel coadjuvante, MAS, mas na notícia que vi do falecimento dele, o Sean Connery recebeu uma premiação de melhor coadjuvante pela atuação em os Intocáveis.

Cinturão de Orion

A um homem que embalou a imaginação e os sonhos de várias gerações, a minha reverência.

Tupinambá

Inigualável e insubstituível.

Cinturão de Orion

Perfeito.

Antoniokings

O melhor 007.
Grande ator.
Grande perda.

Dario Castro

Muitos filmes clássicos, mas, para mim um dos melhores foi “O homem que queria ser rei” junto a Michael Caine e dirigido por John Huston.

Cássio Silva

Meus heróis NÃO morreram de overdose.
Vá em Paz!

Zezão

Os diamantes são eternos.

Mgtow

Estrelou um dos filmes que eu mais gosto. O nome da Rosa.
Descanse em paz

Joao Moita Jr

Ou como o imortal Ramirez em Highlander!
RIP

Flanker

O nome da rosa, Highlander…..Os intocáveis….Caçada ao Outubro Vermelho

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

É um Outubro vermelho pra todos nós. Ele foi torpedeado no último segundo.

Alexandre Cardoso

Já deve estar no estaleiro, fazendo reparos …

Kemen

Que este grande ator descanse em paz, obrigado ao Sean pela alegria e distração que me proporcionou. Scotland For Ever

José Carlos David

Vai deixar saudades! Grande ator e ser humano!

Marcelo Mendonça

Dificil ler o livro e vir a mente outro Marko Ramius.
Um dos meus atores preferidos.
RIP

Alex Barreto Cypriano

Morre o homem, fica seu trabalho, sua arte, arte que suplementa a vida. Gosto do O Homem Que Queria Ser Rei, onde fez dobradinha com Michael Caine e com apoio de Christopher Plummer como Kipling. 33.

M65

Boa lembrança: O Homem que queria ser Rei.

Sequim

Sem contar o papel como pai do Indiana Jones em “Indiana Jones e o Cálice Sagrado”. Fez papel coadjuvante, mas roubou a cena. O próprio Harrison Ford reconheceu que Connery era um mestre. Vá em Paz.

Alexandre Cardoso

Realmente, roubou e roubou muito bem roubado a cena, com louvor …

Zorann

Um filme que vale a pena ver e que tem um elenco espetacular é: uma ponte longe demais. Filme que conta a história da operação market garden

Alexandre Cardoso

Excelente filme tb, mais um, …

Renan

Descansa em paz, grande talento, ótimo ator

Antonio Palhares

Um grande ator. Um grande interprete de papéis memoráveis e impagáveis.
O melhor 007 de todos os tempos. Quando o planeta tinha mais charme.

Karl Bonfim

Sean Connery vai entrar para História como o eterno 007. Mas o que mim marcou mesmo foi quela cena magistral e antológica do filme Caçada ao Outubro Vermelho, na qual ele ordena aos marinheiros que vá a toda velocidade ao encontro de um torpedo disparado por outro submarino russo, antes que ele se arme, enquanto discute friamente com o escritor espião americano, na hora fechei os olhos, quando abrir, o Outubro Vermelho tinha conseguido, estava intacto. Genial! Valeu Sean Connery! Descanse em paz!

Last edited 3 anos atrás by Karl Bonfim
M65

Caçada ao Outubro Vermelho. Ótimo filme de suspense. Vi na época em que os cinemas eram grande.

Jorge

Meus sentimentos por esse grande e inesquecível artista. Morre, certamente,um pouquinho de cada um de nós!!!??

Carlos Eduardo Oliveira

Foi o fracasso comercial do filme A Liga dos Cavaleiros Extraordinários, que o fez se aposentar dos filmes (a HQ é uma obra-prima, mas o filme é ruim).
Ele aceitou fazer essa bomba, porque tinha rejeitado anteriormente o convite de participar de dois filmes, que viraram sucesso no cinema (ele seria o Gandalf no filme O Senhor dos Anéis e o Morpheus no filme Matrix, respectivamente).
Ele leu o roteiro dos dois filmes e não entendeu nada.

Matheus Santos

Ele atou em “O mais longo dos dias”

Alexandre Cardoso

Ele atuou em ” O mais longo dos dias “?? Acho que não, mas na realidade não lembro. Se bem me lembro, tenho ele gravado, tenho de ver esse filme de novo, mas acho que ele não atuou nesse filme. Acho.

Matheus Santos

acredite… ele é um dos “figurantes” quem tem algumas falas.

Esteves The Block Man

O Oscar de Sean Connery.

Uma porcaria de filme interpretado por atores excepcionais como Robert De Niro e o próprio Connery.

No Esteves não morre nada. Continuará ocupando um espaço de referência para a elegância.

https://youtu.be/7y-ol4jGacE

Flanker

Oorcaria de filme? Discordo diametralmente de sua opinião , mas a respeito.

jef2020

ao lado do também genial Gene hackman, sem dúvida um dos maiores do cinema, deixará saudades (RIP)…para quem gosta de filmes de submarinos, caçada ao outubro vermelho (Sean Connery) e maré vermelha (crimson tide) – com Gene Hackam e Denzel Washington, são dois dos melhores que já assisti, e ainda quando posso assisto novamente…aliás no filme maré vermelha, para quem ainda não viu, tem uma rápida imagem de nosso A12-São Paulo, porém ainda como Foch…vale a pena assistir esse filme, super recomendo…

Last edited 3 anos atrás by jef2020
Alexandre Cardoso

kkk, até o Opalão participou desse filme? E a marinha tinha um ator de cinema e não sabia, kkk …

Jef2019

Nao sabia do apelido dele opalao…hj tá lá largado na oficina…kkkk

TeoB

Olá Amigos, pois bem, sei que o blog é de assuntos militares mas sei que vcs assim como eu adoram o cinema. Quando adolescente trabalhei em uma videlocadora que era da minha irmã, e desde criança sempre adorei o cinema, um passa tempo que como pai acabei deixando um pouco de lado, enfim… lá nas prateleiras da locadora os filmes infantis ficavam embaixo pra chamar a atenção das crianças, tinha as seções de terror, comedia, a salinha escondida muitos aqui devem lembrar como era… e lá no final ficavam os filmes mais procurados, isso para o cliente passar pelos outros… Read more »

Bispo

Sem duvida…eclipsava os demais atores a sua volta….R.I.P