Navio-Escola Brasil

Navio-Escola Brasil - U27

Navio-Escola Brasil
Navio-Escola Brasil – U27 (clique na imagem para ampliar)

Segue abaixo a reprodução de um e-mail que nossa redação recebeu nesta tarde:

Boa tarde Sr. Galante! Como vai? Me chamo Marcos Lisboa. Sou brasileiro, Gaúcho de Porto Alegre. Faz 3 anos que resido em Orlando na Flórida.

Acompanho a alguns anos trilogia. Apesar de ser apenas um entusiasta e não entender praticamente nada, mas mesmo assim acabo acompanhando esse “universo” militar. Tenho lembranças de ouvir os nossos F-5 “quebrando” a barreira do som ao longo do litoral do RS… lembranças de menino!

Mas, não foi exatamente sobre isso que vim falar, como o título do e-mail sugere, estive em companhia de parte da tripulação do Navio-Escola Brasil. Trabalho em um restaurante e tive o privilégio de receber algumas pessoas que trabalham no navio.

Pessoal muito simpático e educado, alguns até ficaram muito “felizes” por um civil, brasileiro e fora do nosso país, saber de “quem” se tratavam e do que faziam!

Fiquei muito alegre em conhecê-los e só pude ter esse privilégio pois sigo o Poder Naval e, através de uma reportagem, lembrei que o navio estava ao mar, inclusive comentei da Passex (perdão se errei a grafia) com um destróier Arleigh Burke… enfim, obrigado pela cultura disponibilizada a nós entusiastas.

Um grande abraço e se eu puder ajudá-los com alguma coisa, estarei a disposição! Obrigado!!!

Marcos Lisboa

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro

Precisamos muito que uma grande parte de nossos cidadãos residentes aqui no Brasil, comecem a pensar e discutir defesa, mas sem ranço; coisa que mais se lê, escuta e assiste nas mídias – inclusive especializadas. Muitos foristas comentam sobre um enorme gasto com pessoal na MB, sem termos navios; outros apontam para uma lei que regulamenta o quantitativo, assim “justificando” o assunto; outro aponta o descaso com este assunto, causando assim sucateamento e retirada do serviço ativo(a baixa) de meios para proteção de nossas águas. Para que um país tenha capacidade para se defender de alguma ameaça, precisa ter a… Read more »

Marc elo Andrade

Perfeito Pedro, a Sociedade tem que querer FFAA motivadas e bem equipadas, sendo um Programa de Estado , tal como tem que ser a Educação, a Saúde e a Segurança Pública.

JBorges

Bom dia Senhores! As FFAA são basilares para qualquer nação! Porém, para que as nossas FFAA sejam, efetivamente, mais respeitadas e possam se desenvolver dentro daquilo que um país como o Brasil exige, é preciso que, sim, seja feito uma profunda discussão e até uma reinvenção de certos temas que hoje prejudicam a instituição como um todo. Podemos começar com a despolitização da FFAA: pergunto aos caríssimos foristas da trilogia se imaginam o envolvimento político de qualquer oficial da ativa americano sobre temas afeitos a política interna daquele país? Quando o comandante de uma das forças americanas iria falar mal… Read more »

Hugo Martins

Onde assino? Parabens!!!

PAULO

Caro amigo, 1) É comum nos EUA reclamações de chefes militares (por incrível que pareça) por seus orçamentos estarem aquém do necessário. Volta e meia “vazam” relatórios dizendo que a Marinha da China é maior, que o F-35 não está operacional, que faltam pilotos de caça e etc; 2) No Brasil os gastos com pessoal militar da ativa, inativos e pensionistas (ao contrário da maioria dos países) foi retirado da folha do tesouro e inserido no orçamento militar, se não me engano, no Governo FHC por puro “ranço”; 3) A opção pelo Serviço Militar obrigatório ocorreu pelas reduzidas chances de… Read more »

JBorges

Prezado Paulo, Entendo suas colocações e sei das condições hoje vigentes no país. Porém, essas modificações são (no meu entendimento, é claro) essenciais para uma mudança de posicionamento e no próprio futuro de nossas FFAA. 1) Sei dos vazamentos e das reclamações que os militares americanos fazem. Acho normal… “faz parte do jogo”. Mas isso não é intervenção na vida política do país. Esse é o ponto chave da questão! 2) Independente de onde se colocam os valores de folha, seja separado ou junto com o orçamento de investimento, isso não altera o fato de que se gasta mais com… Read more »

Marcos Lisboa

Olá, boa noite! Que honra ter um e-mail em um post deste site! Desde já agradeço ao Sr. Galante pela educação e atenção que teve comigo. Gosto muito dos temas militares. Como falei mais acima sou apenas um entusiasta, um civil. Falando deste “encontro”, foi uma surpresa muito boa ver este pessoal. Alguns até fizeram questão de olhar o site para visualizar a matéria qual citei. Acharam linda a foto em que o Brasil aparece. Senti que tinham um enorme orgulho de fazerem parte daquela tripulação! Me mostraram onde estavam naquele determinado momento e comentaram que o navio era uma… Read more »

Nilson

Que ótimo, que mais e mais leitores da Trilogia compartilhem suas experiências conosco. Obrigado, Marcos Lisboa e Galante.

Marcos Lisboa

Obrigado, amigo!!!