A Marinha, o Exército e o Itamaraty utilizam, há mais de 60 anos, equipamentos e serviços de comunicação secreta fornecidos pela Crypto AG – empresa que foi controlada por serviços de inteligência dos EUA durante décadas. Documentos revelados pelo jornal O Globo mostram que, entre 2014 e 2019, o Brasil comprou produtos da empresa para equipar submarinos brasileiros do programa Prosub.

A ligação entre a Crypto AG e o governo norte-americano foi revelada pelo jornal Washington Post em fevereiro deste ano. Segundo a reportagem, tanto a CIA quanto o Serviço Federal de Inteligência (BND) da Alemanha inseriram falhas ocultas nos códigos dos equipamentos, para que pudessem ler mensagens criptografadas de diversos países que compraram os aparelhos. Isso indica, por exemplo, que o governo dos EUA sabia de violações aos direitos humanos praticadas por ditaduras na América Latina.

A compra de serviços da Crypto AG pelo governo brasileiro está em documentos oficiais do país, descobertos pelos pesquisadores Vitelio Brustolin, da Universidade Federal Fluminense (UFF); Dennison de Oliveira, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); e Alcides Peron, da Universidade de São Paulo (USP).

A Crypto AG foi vendida em 2018. Em nota oficial, a Marinha afirmou que “desconhece, oficialmente, alegações de comprometimento da qualidade ou da segurança” dos equipamentos, e que os aparelhos “atendem requisitos técnicos e de segurança, e são amplamente testados pela Força antes de serem operacionalizados” .

FONTE: Gazeta do Povo

Subscribe
Notify of
guest

162 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Se a compra foi feita entre 2014 e 2019 e a ligação com a CIA foi descoberta esse todos os países que compraram essa tecnologia até 2018 ( época que ela foi vendida ) tem falha de segurança e como era uma coisa que ninguém sabia do relacionamento com a CIA não podemos culpar o governo. E outra coisa muito importante na nota da Marinha diz que usamos também um criptografia própria, sendo assim o risco diminui já que não usamos a criptografia da empresa em questão só os seus equipamentos.

Last edited 3 anos atrás by Fabio Araujo
Paulo

Jesus! Que amadorismo sensacional da MB! Mesmo depois das suspeitas levantadas ainda continuaram comprando? A MB vai abrir inquérito militar? 70 mil homens sem navios e nenhum deles suspeitou de nada?

elcimar menassa

vc nem sabe do que se trata. ela usa “o” equipamento, tem criptografia própria a MB ….onde vc leu que continua comprando ?…70 mil homens trabalham com criptografia na marinha ? perdeu a chance de ficar calado.

Jodreski

mas ele acertou em uma coisa: 70 mil sem navio kkkkkkkk

Paulo

E você sabe amigo!? Não conseguiu diferenciar uma opinião técnica de uma comentário irônico. Zé Bobão sabichão.

Last edited 3 anos atrás by Paulo
Zé Quinudo

Sim, talvez o software tenha vindo numa venda casada como nas compras de computador que já vem com um sistema operacional de fábrica, não dando ao cliente a opção de comprar apenas o hardware. Então, é possível q a marinha esteja usando o hardware com um software localmente desenvolvido, assim espero!

J.rodrigues

Não entendi !! , quem faz a criptografia?.
Se são os equipamentos dos gringos? , dá na mesma .
Ou os equipamentos não conseguem fazer a descriptografia.?
Explica aí!! , sou leigo.

Wilson

Trabalhando com criptografia são poucos, pois já a muito tempo a marinha só busca a garantia de mordomias aos próprios membros. Tambem por isso a falta de navios não é um problema.

Carta Branca

Já é um assunto morto mas resta esclarecer que independente do algoritmo critográfico usado pela MB, desenvolvido pela própria, se a geração de números aleatórios do hardware for previsível, então independente de sua complexidade será fácil decriptá-lo. Até há alternativas como tentar injetar randomicidade por software mas ainda assim é bem inútil, além da penalidade na performance.

Ou seja, tanto faz ter criptografia própria.

Agressor's

Aqui no braZiu se exporta tudo de primeira e só fica no braZiu 2 e 3 qualidade enquanto o brazileiro importa tudo de 2 e 3 qualidade…no mundo inteiro a telefonia evoluiu ao mesmo tempo, independente se era privatizado ou não…Aqui, aproveitaram…os contribuintes pagaram uma grande e cara estrutura de backbone em fibra ótica e depois venderam… Perdemos a segurança nas informações, não tínhamos satélite…E hoje, o braziu tem um dos piores, mais lentos e caros serviços de internet e telefonia do mundo...os entreguistas dizem que foi porque privatizou mas a verdade é que foi o governo que bancou a… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Fernando

Concordo plenamente.

Bueno

A China usando seus agentes para desqualificar o 5G dos EUA. 

Isto significa que o martelo foi batido e que a espionagem da embaixada chinesa no Brasil esta com grande volume de operação! 

Allan Lemos

Essa implicância de alguns aqui com os chineses é tão infantil. Entendam que no mundo não há heróis ou bandidos, todos defendem os próprios interesses, e o Brasil deveria começar a fazer o mesmo ao invés de hora se curvar aos interesses da China, hora aos interesses dos EUA.

Bueno

 Não defende interesse com saliva, o tamanho do seu porrete demostra sua capacidade de defesa do seu interesse.
Se não tem um bom porrete, alinha com quem tem e cumpre contrato e te auxilia na sua defesa.
 Infantil é não perceber que a operação chinesa no Brasil financiando partido e a impressa na defesa dos seus interesses.

Cristiano de Aquino Campos

O certo amigo e ficar neutro e se algum lado encrencar com você, pede ajuda para o outro. Problema e chutar um e quando o outro arrumar encrenca você fica sozinho.

Agressor's

A Enercon GmbH é uma empresa alemã de construção de aerogeradores. Nos anos 1994 e 1995 essa empresa foi objeto de espionagem industrial por parte da Agência de Segurança Nacional dos EUA e do sistema militar Echelon. A informação obtida por ambas organizações foi repassada à uma empresa estadunidense concorrente… A dita empresa aproveitou os dados obtidos de know-how obtidos mediante espionagem industrial à Enercon GmbH e patenteou ditas “descobertas”. O sistema Echelon tem sido utilizado em prol dos interesses comerciais estadunidenses. Em 2013, documentos publicados em jornais mundialmente e revelados por Edward Snowden, confirmam o uso da rede para… Read more »

Agressor's

Echelon, risco em comunicação :

nonato

Concordo plenamente

elcimar menassa

esqueceu o hora a Russia

leonidas

Eu acho que entre os monstros disponíveis o Americano é preferível. Afinal a China é uma ditadura totalitária que já deixou bem claro que não poupa nem seu povo quando o assunto é interesse do PC o que não é necessariamente sempre o interesse da nação Chinesa. Os chineses fizeram sem piscar em 89 aquilo que os russos se recusaram a fazer em 91. De lá para cá na cara dura compra briga com a Índia sendo que nunca tiveram fronteiras com a Índia, quem tem fronteira com a Índia é o Tibet invadido pela China. Tomaram no melhor estilo… Read more »

Jacinto

Os chineses matarem seus próprios cidadãos é lamentável, mas não preocupante, já que não somos cidadãos da China. Problema maior são potências que matam cidadãos de outros países com base em mentiras, como por exemplo fizeram os EUA no Iraque e nas “armas de destruição em massa”.
A verdade é que o ideal para o Brasil é ser independente, sem ficar cheirando a cueca dos EUA ou da China.

Cristiano de Aquino Campos

Verdade amigo. Inclusive os Chineses sempre interferindo em paises, invadindo por ai impondo a sua visão de mundo e interesses. Sem falar que nós ameaçam a todo momento sobre a nossa incompetência em lidar com o quê e nosso, como a amazônia e depois o nosso mar.
E não esqueçamos que eles sempre ficam impondo sanções ao demais países, mesmo que o problema seja puramente comêrcial.

Veiga 104

Perfeito.

marcus

O Brasil é igual aquele garoto que vive apanhado na escola, e não quer aprender a lutar.

Cristiano de Aquino Campos

Pior amigo, somos preconceituosos ao ponto de nem tentar fazer amizade com o novo aluno faixa preta em kung fu porquê ele e Chinês.

Fernando

Eu não entendi o que a matéria tem a ver com o 5G e nem o que tem a ver com a China, quando ela fala de equipamentos fornecidos por uma empresa controlada pela CIA.

fabio_bsb

Tua mensagem está criptografada.

Guacamole

Mano, que que é isso.
Código fonte da Matrix?
Eu não sei ler isso não.

Caio

DEZ ANOS ACOMPANHANDO A TRILOGIA NUNCA VI TAMANHA PALHAÇADA.
Os comentários eram limitados a assinantes, eu achava errado, mas um sujeito desses mostrando tanta infantilidade, é abuso do direito de expressão.

Last edited 3 anos atrás by Caio
Joli Le Chat

O comentário foi criptografado com a máquina da MB.

Agnelo

mmmmmmmmmmn
Agooooooora, entendiiiiii

ph4nt0m

Incrivel, os editores da Trilogia vivem retendo nossos comentários, mais deixam passar isso ai…

Flanker

Eu não tenho a menor ideia do que vcs estão falando!!! Que link???

nonato

A China é um dos maiores compradores de jornalistas do mundo.
Agindo no interesse da China.
Jornalistas sempre contra o Brasil e os Estados Unidos.
Estão “a favor dos Estados Unidos” quando é para defender casamento gay, aborto, ativismo racial radical.

Cristiano de Aquino Campos

Verdade amigo, as maiores empresas de comunicação do mundo são Chinesas, como FOX, CNN, CBS, BBC e etc. Malditos.

nonato

Esse link foi criptografado pelos chineses?

Bueno

Fernando, repondendo novamente.
“O pesquisador aponta também uma consequência atual: os EUA pressionam o Brasil a não adotar a tecnologia 5G chinesa, acusando Pequim de adulterar os seus equipamentos para permitir espionagem. Brustolin se pergunta como essas acusações podem ser feitas por Washington, tendo em vista suas práticas de décadas.” Fonte: o Globo.

Eu respondi mas deu um erro ao anexr uma imagem , os editores já apagaram. Não sei dizer o que ocorreu. Excluir postagem é limitado aos moderadores.

Last edited 3 anos atrás by Bueno
Richard Stallman

5G não serve pra nada, nem o Chinês nem o US. Serve só para as Telecoms extraírem mais dinheiro dos consumidores e de criar um perpétuo estado policial.

Roger

Atualmente a questão não é se você decide se quer ou não ser espionado, mas se você quer ser espionado por X, por Y o por Z. Há 60 anos atrás, muito provavelmente o governo já sabia deste detalhe (só não informava aos cidadãos). Mas como equipamentos de comunicação secreta não devem ter muitos fornecedores e nem dão em arvores (outros fornecedores provavelmente ficavam do outro lado da Cortina de Ferro), meio que não há/havia muita escolha…. Atualmente provavelmente temos mais fornecedores, mas se houvesse uma mudança apenas trocaríamos de país que nos espionaria, não? Teoricamente daria para desenvolver algo… Read more »

Fabio Araujo

Todo mundo espiona todo mundo, não tem essa de não espionar aliado, quanto a inimigos e potenciais inimigos nem se fala!

Carlos

Para não ser espionado, só com tecnologia própria e mesmo assim não tem 100% de garantia. Aqui a briga é para ver que assume a cadeira, nunca pelo país.

44E

O problema vem também do fato que precisa de um nível tecnológico mais e mais alto. Durante a guerra das Malvinas o Sheffield foi destruída pelos Argentinos, usando Exocets, fabricados pelos Franceses, vizinhos dos Ingleses … Ao mesmo tempo, um submarino Argentino atacou o HMS Yarmouth e lançou contra ele 9 torpedos AEG SST-4, nenhum dos quais explode. Esses torpedos são fabricadas na Alemanha …Hoje, os sistema militares são muito complexos. Nos EUA, os melhores programadores estão na base Hill no Utha, criando software para sistema tipo Minutman. O Brasil é, até hoje incapaz de produzir equipamento de alta tecnologia… Read more »

Bueno

Falou tudo…
Vão ter que usar pombos kkk
Cancelar os sistema da Harris, Motorola Solutions…e outros tantos sistemas que formam toda infraestrutura de comunicação das FFAA.. Uma ótima matéria.. listar todos os sistemas/equipamentos da infraestrutura de comunicação usados pelo Brasil e suas nacionalidades… 

Last edited 3 anos atrás by Bueno
Cristiano GR

Exato. E eu sempre disse desde a chegada da internet no Brasil, que isso só foi disponibilizado a um custo muito pequeno e gratuíto na maioria das vezes, (através do uso por clientes em uma loja por exemplo) porque vinha como um cavalo de Tróia, onde o verdadeiro objetivo era seduzir os usuários a usar e, com isso, coletar informações dos mesmos. A resposta que sempre ouvi dos mais incautos e pequenos de pensamento foi “ai, pra quê que o governo dos eu vai querer me espionar, kkk, com tanta coisa ou pessoa bem mais importante, que que vão querer… Read more »

FERNANDO

Bem, se sim, deve ser apurado.
Se não, se mantém a compra.
Agora é triste como as forças armadas brasileiras, o governo brasileiro e as elites deste país, são subservientes aos interesses americanos, e depois ficam criando este estado de estresses na Amazônia.

Fabio Araujo

A Crypto AG é ou foi, não sei como vai ficar a situação da empresa, o principal fornecedor de equipamentos de criptografia do ocidente fora dos EUA, é um escândalo muto sério que vai afetar segurança de vários países, aqui no Brasil além das Forças Armadas o Itamaraty também é cliente!

Saldanha da Gama

2!

guilardo

Caro Fábio. A China até o início da década de 60 era um país pobre e atrasado. Mas com a revolução cultural implementada por MAO, deu-se início a prosperidade naquele país. Ainda existe muita miséria, evidentemente, tal qual a Índia, que tem bolsões de excelência. A proteção da antiga União Soviética com um derrame de armamentos modernos para os Chinos, facultou aos mesmos a obtenção da engenharia reversa, exuberantemente aproveitada pelos mandarins. A tecnologia eletrônica foi obtida a partir doo Japão. A de motores de caças através da Rússia. Tudo bem estudado e desenvolvido. Nós aqui não sabemos copiar nada.… Read more »

nonato

Canadá, Austrália e Coreia do Sul são “subservientes” aos americanos e estão muito mal…
Bem estão Coreia do Norte, Tibet, Cuba.
Esse pessoal da esquerda não cansa de passar vergonha…

Cristiano de Aquino Campos

Na reportagem, o GLOBO levantou uma questão muito interessante. A empresa era alemã e livada a CIA na época da compra das usinas nucleares. Será que não combinaram a licitação se forma a nós prejudicar de alguma forma?
Sem falar num tanto de concorrências internacionais que foram feitas pelo Brasil.

Last edited 3 anos atrás by Cristiano de Aquino Campos
nonato

O Globo agora está ligado aos chineses?
Doria está…

Renato B.

Se tomou vacina de H1N1 você também está.

XFF

Eles fazem isso há muitas décadas e ainda criticam a China sobre espionagem. Imagina quantas outras empresas de tecnologias disfarçadas da CIA operando por aí como empresas privadas?

nonato

Se doeu para defender os chineses.
Deve ter algum Huwaei com canal direto.
Para esconder a espionagem chinesa, mandam a imprensa amiga detonar os Estados Unidos.
Muito engenhosos os chineses…

PauloR

Nossa, americanos espionando outros governos? Novidade
Pra quem espionava ate presidentes, isso aí é fichinha

Antoniokings

Sem problemas.
Nada que não esteja de acordo com as novas diretrizes do Governo brasileiro.

Heinz Guderian

Os Governos passados também foram espionados, sim, o GOVERNO.

Antoniokings

Culpa da Marinha.
Só que agora está tudo em paz.

Tiago

Existe uma diferença entre publicar mentiras e publicar noticias que não agradam a todos. A alguns anos atras a grande mídia era chamada de PiG, hoje são acusadas de publicarem fakenews ou rotuladas de comunistas (sic).

Conclusão seja esquerda ou direta no poder a imprensa (que tem sim péssima qualidade em alguns aspectos) será sempre inimiga.

Last edited 3 anos atrás by Tiago
Alexandre

”Imprensa se combate com imprensa, e com mais imprensa.” (D. Pedro II

Hélio

E vimos que fim ele teve.

Defensor da liberdade

Acho que a única forma de se evitar isso é construindo tecnologia nacional. Dinheiro no Brasil não falta, falta é prioridade, aqui só se prioriza o corporativismo, os salários, as benesses. Chama uns indianos ou uns paquistaneses e vejam se agente não consegue construir um sistema desses.

Fabio Araujo

Mas as forças armadas já estão trabalhando no desenvolvimento do RDS (Rádio Definido por Software) com tecnologia nacional.

Last edited 3 anos atrás by Fabio Araujo
FERNANDO

E vc acredita.
Provavelmente o sistema está corrompido.

Fabio Araujo

Por que? Não temos condição de desenvolver um sistema desse com segurança? Será que tudo o que fazemos não presta? Só temos incompetentes?

nonato

Assim como a mente dos defensores do comunismo…

Cristiano de Aquino Campos

Que começou tarde e esta a passos de tartaruga. Segurança de informação eo mimimo, básico, exêncial para um pais que qier ter submarino nuclear, esta na mira de potências estrangeiras e pode desenvolver armas nucleares, algum dia quem sabe.

Fabio Araujo

Nisso concordo, começamos tarde, mas antes tarde do que nunca. Acho que o ministério da defesa deveria operar uma rede de satélites de vigilância e de comunicação próprios e prestar serviço para as outros ministérios e serviços do governo., Mas quem sabe um dia chegaremos lá, mas hoje falta dinheiro e vontade política!

Augusto

Isso é extremamente sério e beira o inacreditável. Importa observar que o jornal está veiculando um breve resumo do que foi minuciosamente apurado por pesquisadores brasileiros que se debruçaram com afinco sobre os documentos. Então, se tudo ocorreu como relatado pelo Globo, nós podemos certificar que as Forças Armadas brasileiras estão definitivamente dormindo em berço esplêndido e dando um show de amadorismo há décadas. É sintomático que os pesquisadores citem o caso das Malvinas: “Em 1982, durante a Guerra das Malvinas, a Argentina convenceu-se de que mensagens secretas suas haviam sido decifradas por forças britânicas. Após um executivo da empresa… Read more »

Fabio Araujo

Fica fácil investigar compras antigas e culpar o governo por uma coisa que ninguém sabia na época das compras, a denúncia foi desse ano, na época essa empresa era a referência para esse tipo de produto!

Cristiano de Aquino Campos

Lê a materia inteira e direito amigo. A informação já era de conhecimento dos governos a muito mais tempo e mesmo assim nós continuamos comprando. Ninguem do nosso governo estranhou que derrepente quase todos os clientes dessa empresa pararam de comprar dela e nem procurou saber o porquê?

Carlos

Mas aí tu compra um equipamento desse tipo e não tem ninguém para ,pelo menos, uma avaliação… Digo, não tem ninguém para perguntar: “Existe o risco de sermos espionados?”

Demetrius

Até parece que ninguém usa o google…

Fabio Araujo

Se a denúncia foi deste ano e a última compra nossa foi em 2018 seria meio difícil encontrar algo a respeito em qualquer lugar na época da compra!

Cristiano de Aquino Campos

No texto diz que as suspeitas sobre a empresa estão rolando a 20 anos. Vários paises sairam e mesmo assim o Brasil comprou de olhos fechados.

MARCELO MORAES

“A ligação entre a Crypto AG e o governo norte-americano foi revelada pelo jornal Washington Post em fevereiro deste ano”

Jose Carlos

Será que os torpedos F21 da Marinha do Brasil não foram entregues com um sistema de rastreamento/localizador “hibernando” para só ser ativado pelo vendedor em caso de “extrema necessidade”?

Allan Lemos

Isso mesmo, mate o mensageiro.

Cristiano de Aquino Campos

Não me lembro o nome do sacerdote que avisou os Troianos para não confiar em presente de Grego e foi desacreditado por M motivos. Todos, sabemos como acabou.

Willber Rodrigues

Laocoonte

Faver

Eles já devem saber sobre documentos estratégicos da marinha, exército e itamaraty, tipo e teor de comunicação, repetição e doutrina dos submarinos brasileiros (IKL-209). Não é caso de mudar só o equipamento é renovar tudo. Afinal para que se querer dissuadir se já sabem tudo? Os aliados do citado país como a França já não saberia também? Informações sobre onde andamos, como operamos, rotas, quantos torpedos e mísseis… É muito grave.

Allan Lemos

Isso deve ser investigado minuciosamente, e caso seja constatada falha na segurança desses equipamentos, eles devem ser substituídos. De qualquer forma, adquirir equipamentos de comunicação e criptografia de países estrangeiros é o cúmulo do amadorismo.

FERNANDO

Sistema 1000% corrompido.
Os yanques vão saber tudo sobre o Brasil.
Isso que é inteligência de verdade.

Nilo

Sabemos quem é a Globo, mas, a notícia também se deu em um site especializado em informação tecnológica em 02/2020 CANALTECH.
A Espionagem segundo artigo promoveu lucros exorbitantes tanto na venda dos equipamentos como das informações obtidas de forma escusa….
https://canaltech.com.br/espionagem/documento-da-cia-revela-que-agencia-espionava-comunicacao-mundial-ha-50-anos-160301/ ……
Notícia que se originou de uma reportagem do jornal The Washington Post e televisão alemão ZDF. ….
https://www.washingtonpost.com/graphics/2020/world/national-security/cia-crypto-encryption-machines-espionage/ …….
Não deixo de notar a Alemanha envolvida com a espionagem, já não bastasse as dificuldades com os programas que ela conduziu no Brasil na implantação de Programa Nuclear e Submarinos classe TUPI.

Junior

E você, vai em todos os sites de defesa escrever esse mesmo comentário, não sei em que gabinete vc trabalha ou qual interesse vc tem em desqualificar a fonte, o que interessa é que a informação de que essa empresa pertencia a CIA e a agência alemã de espionagem não veio do Globo originalmente e sim pelo Washington Post como é explicado na própria matéria, o que é curioso é que os outros países levaram muita a sério tal denúncia e pararam de comprar dessa empresa, será que eles fizeram isso apenas baseados nessa reportagem do WP e replicada pelo… Read more »

Mauro Cambuquira

A Marinha já tomou atitude drástica.
Soltou uma nota…

Alexandre

Cara, fonte da Globo, já pode esperar besteiras.

E eu n perco meu tempo comentando em demasiados sites não.

Como eu me referi acima, estou deixando de seguir e acompanhar esta página a partir de hoje.

Bye

Jacinto

ataque de pelancas…

44E

Pega uma das famosas chave digitais que as empresas devem usar para acessar no site da Receita Federal. Ao invés de colocar num PC, coloca num Mac. Assim vc vai poder ver “coisas escondidas”. No caso de varias chaves, vc vai ver informações permitindo saber o nome da empresa criador do código. E um empresa da Israel, com sócios que são “antigos” membros da CIA….

FERNANDO

Vcs acham que os americanos vão deixar um submarino nuclear de um paizinho ai da América do Sul navegar livre e solto por ai???
Acordemmmm!
Isso é capitalismo!
ops errei!
O certo é interesses de estado!

Marcos10

Notícia velha!

Mensageiro

Nossa a nota que a Marinha soltou é bizarra, é a mesma coisa de falar somos espionados e gostamos. Os cara tão nem aí pra segurança nacional do Brasil. Nós temos empresas de criptografia, é uma coisa do século passado, informações sigilosas não precisam e nem podem ficar na mão de outro estado.

FERNANDO

subservientes, coniventes, sem atitude, sem moral, falta de vergonha da cara e respeito as cores da pátria e pior, medrosos!

Cristiano de Aquino Campos

E porquê quem nós espiona são os americanos e europeus. Gente muito fina, amiga, desenteressada e bonzinhos.
Nunca nenhum deles irá nos prejudicar de qualquer forma. Somos aliados, ocidentais, cristãos e democrátas.

FERNANDO

Cristãos e Republicanos.

Mauro Cambuquira

Pior que a espionagem, foi a nota da Marinha, digna de pena.

Cristiano de Aquino Campos

Não importa o mensageiro e sim a mensagem. A noticia e de umboutro jornal, americano de renome, e o globo só repúblicou. Não muda o fato noticiado, por tanto…..

Gabriel BR

Podemos substituir o sistema americano por um sistema russo com muitas vantagens. Quanto a nossa inteligência de estado…que Mer@#$ heim!

SmokingSnake ?

E acha que sistema russo e chines vão se seguros? A diferença é que eles não são trouxas o suficiente para deixar a mídia deles publicar algo assim, seria morte na certa para quem divulgasse.

Jorge

É mesmo???
Fala isso para o Edward Snowden, Julian Assange, Chelsea Manning…

elcimar menassa

balela…..

existem acordos militares a anos entre os países ,incluindo espionagens desde a era soviética.

agora alguns canais e mídias estão levantando nestes dados a possibilidade de ressurgimento de assuntos como no caso do brasil ,da ditadura militar..eu não consigo entender até hoje o porque de só insistirem em um lado dessa triste pagina da nossa pátria,só veem um lado,o outro lado,também,cometeu excessos, matou,roubou banco,fez atos terroristas com bombas,matou gente inocente,era uma época difícil pro país. os comunistas estavam em plena campanha de infiltração em vários países da America do sul. então os dois lados cometeram erros…virar a pagina ajudaria.

Defensor da liberdade

Deve ser pelo fato que os tais grupos de guerrilha não eram o próprio Estado que deveria te proteger. Faz uma análise rápida aí, quem pode ferrar tua vida facilmente: um grupelho no meio do mato ou um político em Brasília com todo o aparelho repressor do Estado nas mãos?

Luiz Freitas

O Brasil não possui expertise e indústrias preparadas para desenvolver e produzir equipamentos de criptografia, pois não houve interesse da comunidade acadêmica, científica, política e empresarial no sentido de capacitação de meios para concretização deste objetivo, o que nada impede de tornar prioridade o desenvolvimento de equipamentos criptográfico alocando recursos para tal. Agora todas empresas que produzem equipamentos criptográfico no Ocidente possuem cooperação com os americanos, seja oriundos da Alemanha, Inglaterra, França, Itália, Suécia, Suíça, Japão, Coreia do Sul, Israel e Índia. Sendo que todas agências de inteligência de todos estes países espionam uns aos outros interferindo nas atividades de… Read more »

Mauro Cambuquira

Quando li a matéria no Domingo, eu não acreditei, como cidadão brasileiro, me senti um trouxa, pois temos as três forças para dar segurança e garantir a nossa soberania, e são elas que nos representa e apostamos muito nessa força, que não viu os alertas vindo de vários lugares, simplesmente ignoraram e continuaram a alimentar a concorrência de informações.
Informação é tudo. Paga se muito caro para se ter informação correta. E o Brasil pagando para dar informação. Nossa nação precisa de rumo… Me sentindo entregue.

sub urbano

É o país da piada pronta mesmo kkkk Pelo menos Biden saberá onde estarão nossos submarinos no momento de invadir o brasil e restaurar a democracia.

sub urbano

Depois ainda dizem que a explosao do foguete VLS em 2003 foi um caso “fortuito” kkkk. Haviam 30 cidadãos americanos hospedados nas biroscas e pensões nas proximidades de Alcantara na vespera do lançamento. Brasileiro é bobo mesmo.

Defensor da liberdade

O pior é o silêncio dos “conservadores”, para eles só é ruim quando a China espiona.

Willber Rodrigues

Nessa hora, não aparece nenhum “patriota” que idolatra bandeira de Israel e dos EUA…

Paulo

Apresente as evidências.

Agressor's

Coronel previu que base de Alcântara sofreria sabotagem dos EUA :

Sergio

O Foguete teria sido um sucesso naquele lançamento; as deficiências que derrubaram os outros foram saneadas, cameras acopladas na fuselagem para exibir a um surpreso planeta o veículo Brasileiro no espaço. Explodiram na plataforma, com el preso e nossa elite espacial dando o aprontou. Mataram vinte e um Brasileiros! Hoje , dezessete anos após, estaríamos , orgulhosos, já enviando sondas à lua e com ICBMs na faca! Lembro do Lula, sobre os cadáveres: ” Pra que o Brasil precisa de foguetes?” Depois o Wikileaks denunciou as manobras do embaixador americano contra nosso programa espacial. Pergunto: O que falta pra nego… Read more »

Wagner

Não sei qual das duas é pior, se a nossa guarda costeira ou se nossa força de transporte de políticos. Não duram duas semanas e no fim vai ficar tudo nas costa s do EB até se render. Exatamente como ocorreu nas Malvinas

Willber Rodrigues

E o EB, por sua vez, não aguentaria uma semana numa guerra moderna, tomando chuva de míssil de cruzeiro e sem defesas AAA decentes pra repelir um inimigo com bons meios de fazer CAS ou drones armados com míssil ar-terra.

Mahan

O que? Não pode! Temos que trocar já pela enigma do partido comunista chinês!!

Fernando T.

O grande problema é que estamos, desde os anos 50, sendo minuciosamente monitorados pelos EUA/Alemanha, mesmo nos mais sutis e delicados assuntos de interesse de segurança nacional. Os caras sabem de tudo, nossos projetos todos, desenvolvimento de equipamentos, movimentos militares, licitações, TUDO. Por isso estão sempre um passo à FRENTE para IMPEDIR QUE CONSIGAMOS NOS DESENVOLVER como uma nação soberana. A matéria cita nosso projeto nuclear nos anos 70, SABOTADO pelos EUA ao LADO da Alemanha que considerávamos – como somos tolos! – nosso parceiro. Na realidade os dois países se mancomunaram para que a Alemanha nos oferecesse um pacote… Read more »

Renan

Opinião: Aquele soldado da atividade fim da forças treinado para a batalha, que marcha, que atira é um profissional honrado. Agora os que ficam atrás da mesa sentado tomando decisões. É no mínimo infantil. O que fazemos com o dinheiro público?damos 112 bilhões de reais para incompetentes tomar decisões duvidosas. O Brasil necessita de um grupo de estado maior formado por gênios de várias áreas para gastar melhor este dinheiro do ministério da defesa. Tem que existir uma cúpula onde os militares demostra suas necessidades e está cúpula define o que compra, o que desenvolve e o que vetar! Não… Read more »

Chico Tripa

Ahahahah! Pois é! E isso deve ser só a pontinha do iceberg. Tivemos a espionagem da petrobras, da presidente e etc e etc. Bem que alguém tentou nacionalizar até o satélite por onde passa toda a comunicação brasileira, militar e civil masss vimos no deu! Foi até para a prisão! Não mudará nada mesmo!

IBIZ

O Brasil é na pratica uma colônia americana. Todos nós sabemos disso!

Agressor's

Somos uma colônia disfarçada e a maior parte destes perfis que atacam aqui essa matéria e as fontes dela tratan-se de perfis falsos estrangeiros dos EUA operados por gente de lá. São robôs que atuam com o objetivo de disseminar desinformação e influenciar a opinião pública em nosso país. Nossa internet é tomada pelo exército digital estrangeiro, eles tomam conta das salas de discussão para influenciar a opinião pública e provocar o que chamam de “efeito manada”. Existem programas de computador que permitem uma pessoa criar e administrar vários perfis falsos ao mesmo tempo e grandes corporações, partidos políticos e… Read more »

Agressor's

Programas obscuros são criados pelos serviços de inteligência de potências estrangeiras com a intenção de direcionar a opinião on-line, neutralizando vozes e comunidades dissidentes, ou alterando a percepção do que é a visão dominante, geralmente através de Astroturfing, dando a impressão de que as origens são movimentos espontâneos e populares. China – 50 Cent Party, Internet Water Army, em operação desde outubro de 2004. Rússia – Web brigades, identificadas primeiramente em abril de 2003. Inglaterra – “Online Covert Action” pelo Joint Threat Research Intelligence Group (JTRIG), revelada pela primeira vez em fevereiro 2014. Vários tipos de operações clandestinas de fachada… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Agressor's

Meme da pasta verde ou vermelha?

jrsalvador

Nenhuma novidade. Em um pais amador com o nosso, ser espionado é a coisa mais normal do mundo.

Caique

O Brasil + Forças Armadas claramente não aprendera nada com o escândalo Dilma/Petrobras.

Nilo

Da Declaração Oficial da Marinha 22/11/2020 (tentando entender).
a) Até o momento, inexistem indícios de comprometimento do sistema de comunicações da Marinha;
“”””Mas o que espera a Marinha, uma DECLARAÇÃO com assinatura reconhecida em cartório. Eu …LADRÂO, declaro esta praticando atividades……”””
b)    Independente da criptografia existente nos equipamentos adquiridos, a MB utiliza softwares e algoritmos próprios para a proteção de dados sigilosos, uma criptografia de Estado, totalmente restrita e desenvolvida no âmbito da Força,….
“”””Mas então (qual a lógica na compra de um produto bixado) o Brasil tem capacidade de montar equipamento utilizando softwares com criptografia nacional?….Parabéns a FORÇA pela capacitação. “””””

Jodreski

7 x 1 maldito e eterno… quem dera tivesse se restringido só ao futebol..

TeoB

Como li esses dias a única forma de comunicação segura é através da vibração de particulas intrelaçadas…. Mas os extra terrestres ainda não deram isso pra gente.
Voltando ao mundo real acho que nenhum país no mundo esteja livre de espionagem de dados, faz parte do jogo e não vai mudar

Lucas

Lembro de ter visto essa reportagem no começo do ano.
Os EUA tem acesso a nossas informações “secretas” há muito tempo.
Por isso que nunca gostei de subserviência aos estadosunidenses.
Eles já tão nos fazendo de trouxa há décadas.
Temos que buscar uma relação de igualdade e respeito com eles. Não puxação de saco e muito menos virar uma nova Venezuela.

Lucas

Obrigado pelos likes amigos.
Fico feliz depois de muitos meses não ser chamado de comunista 😀

Gabriel

Alarmante!!

Alarmante é a quantidade de “ingênuos”, que descobriram “hoje” que existe espionagem militar.

Alarmante é acreditar que “pesquisadores”, preocupados com a Defesa Nacional, descobriram sozinhos que os equipamentos comprados estão comprometidos.

Alarmante é que os “mesmos”, que contestam esse tipo de compra, se brincar, acreditam que seguras são as urnas eletrônicas, usadas no Brasil.

Definitivamente, o Brasil não é para amadores.

Gabriel BR

No ponto

leonidas

Ué não sendo brasileiro será inevitavelmente de outro pais e neste sentido tanto faz… kkkkkk
A razão de ser da criptografia é garantir segurança mas como garantir isso quando o fornecedor é estrangeiro?
rsrsrsr

Foxtrot

Kkkkkk acho que nem preciso comentar nada.
E estão com medo de navio russo “espião” e 5 G chinês.
Só pode ser brincadeira , e de muito mal gosto diga-se de passagem!
Quanto aos SBR nem falo nada!
E temos a Kriptus sistemas que nos atenderia muito ótimo se fossemos um país sério!

jommado

Fonte primária da materia é a GLOBOLIXO…daí eles descobriram (COMO?)que a CIA inseriu falhas ocultas. Me poupem….todo mundo espiona todo mundo! Só o Brasil que não espiona NINGUÉM.Quem garante que em caso de guerra o GPS(chinês,americano,europeu ou russo)vai funcionar . Seria a primeira baixa numa guerra,os satélites…todo mundo teria que se virar com relógios analógicos.

Faver

jommado… todo mundo espiona todo mundo… isto é relativizar demais a situação! Neste cenário é fácil aceitar que estas nações saibam onde estão, como atuam, rotas, doutrina, modus operandi de comunicações, dos nossos parcos meios de dissuasão! Aliás?! Para que comprar um meio de dissuasão de meio Bi de dólares se o outro lado vai saber tudo sobre ele? É jogar dinheiro fora ou usar para o desfile de 7 de setembro!

Nilo

O Brasil foi invadido por uma PRAGA, “”” O NEGACIONISMO”””.
A existência de tornar factível um raciocínio justificando praticas alienígenas prejudiciais ao País.
O fanatismo, a politização, a NEGAÇÃO dos fatos, A ANTICIÊNCIA, ajuda onde o Brasil e a Marinha?.

Gabriel BR

Você é cientista ou estudou metodologia cientifica ? Positivismo não é ciência!

Agressor's

Trata-se de algo direcionado para manipular a opinião pública e influenciar nossas mentes e corações pra nos fazer pender a favor de interesses alienígenas em detrimento dos interesses que tragam algum beneficio ao nosso país.

Nilo

Agressor’s congratulações. Sim. Mas também o interesse pessoal de uma família. Gen. Heleno foi assertivo, as Forças criaram uma serpente. O monopólio está fragilizado, mais ainda tem capacidade de provocar estragos a Nação. Comte. Farinazzo em live, assertivo, alerta do controle seletivo (social, religioso, cultural) do oligopólio a nível mundial dos meios sociais. As facilidades de arquivos em nuvens e data center externos longe do controle das leis brasileiras (segurança jurídica incipiente). A Administração Pública, Bancos, Indústria, Sociedade Civil e Militar brasileira. Todo esse mundo de dados do País, com um delete, os dados somem ou são manipulados. Esse é… Read more »

44E

Guerra das Malvinas – 1982
As comunicações da Argentina foram espionadas pelos Estados Unidos por meio da empresa Crypto AG, à qual a Argentina confiou suas comunicações confidenciais….

Pedro

Isso. Parabéns, continuem investindo em aumento de soldos e ausência da da reforma previdenciária. Isso é falha do executivo vendido, hipócrita e corrupto juntamente com os amigos da caserna que só atuam em bem próprio.

Richard Stallman

Eu já sabia. Todo mundo sabe que a criptografia americana tem backdoor em tudo. Trouxa é quem confia em americano.

Gabriel BR

Exatamente , essa campanha contra o 5g da China é pura palhaçada.