O novo programa de Taiwan verá a ilha construir oito novos submarinos de ataque movidos a diesel, o primeiro dos quais deverá ser concluído em 2024

Taipei, Taiwan – No dia 24 de novembro, Taiwan começou oficialmente a trabalhar em seu primeiro submarino produzido localmente em um esforço para aumentar suas defesas costeiras contra qualquer invasão da China.

Sob o novo programa, a ilha autônoma construirá oito novos submarinos de ataque movidos a diesel, que irão rejuvenescer substancialmente sua frota de dois navios da era da Segunda Guerra Mundial e dois submarinos de fabricação holandesa construídos na década de 1980. O primeiro submarino deverá ser concluído até 2024.

Os submarinos são a mais recente iniciativa da presidente Tsai Ing-wen para reorientar a política de defesa da ilha no sentido de evitar uma invasão, em vez de focar nas consequências.

A lista de compras militares de sua administração reflete a mudança e inclui a compra de mísseis e drones dos Estados Unidos em vez de compras tradicionais, como tanques e destróieres, disse Michael Mazza, um pesquisador visitante em estudos de política externa e de defesa do American Enterprise Institute.

“Taiwan precisa substituir o equipamento antigo, mas, ao mesmo tempo, há o reconhecimento de que eles não podem depender desse tipo de plataforma de armas tanto quanto no passado”, disse Mazza. “Eles estão mudando para uma abordagem ‘mais assimétrica’ que se concentra em coisas como sobrevivência, um grande número de munições, mobilidade e um foco em plataformas letais com maior sobrevivência, em vez de F-16s, tanques e destróieres.”

Os submarinos desempenhariam um papel crítico em impedir um desembarque anfíbio do Exército de Libertação Popular da China e também patrulhariam o Estreito de Taiwan, uma via navegável estratégica de 180 km (90 milhas) de largura que separa Taiwan do continente asiático. Pequim reivindica soberania sobre ambos e não descartou o uso da força para atingir seus objetivos.

Submarino classe Hai Lung de Taiwan
Submarino classe Hai Lung de Taiwan, de origem holandesa
Submarino classe Guppy, construído durante a Segunda Guerra Mundial e modernizado nos anos 1960, ainda em serviço na Marinha de Taiwan

FONTE: Al Jazeera

Subscribe
Notify of
guest

192 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando Turatti

Era uma das maiores, se não a maior deficiência de Taiwan, como eles resolvem? Encomendando o dobro de submarinos que um certo país tropical.

Marcelo Monteiro Ribeiro

Sim, País tropical esse com um inimigo potencial semelhante à China ameaçando a sua sobrevivência.

ERNANI BORGES

Todas as grandes potencias estão de olho gordo nas nossas reservas minerais…

gordo

Quais delas tem condições de chegar aqui e ameaçar de forma concreta? Só vejo a essa ameaça vindo dos EUA/OTAN.

Fernando Turatti

Depende do que tu considera “chegar aqui”. Se for “botar gente no chão”, aí são poucos mesmo… Se for “fazer um bloqueio naval e destruir completamente nossa infraestrutura”, aí qualquer potência média já o faria, uma vez que temos uma marinha absolutamente inútil frente a potências médias e somos totalmente sem defesas antiaéreas de média e longa distância/altitude. É só ser capaz de fazer tomahawks e/ou aviões de caça chegarem aqui que a gente aceita tal como goleiro de pelada solteiros vs casados no fim de semana.

MMerlin

Nem precisa de tanto Turatti. Basta algumas poucas sanções justificadas pelo desmatamento “desenfreado”.

Se Europa, EUA e China aderirem, em 6 meses, devido ao impacto da queda das exportações na economia, aí veremos aonde a valentia e “patriotismo” dos que pregam a defesa através de armas vai parar.

carvalho2008

E ai, o preço dos alimentos e commodities no mundo aumentam, europeu vai pagar mais caro, americano, menos chines, que vai comprar tudo e abarrotar estoques…..

Isto não vai acontecer….

Gilmar

O mundo hoje pagaria um alto preço se deixassem de comprar nossos produtos, que são basicamente alimentos e matérias primas.
Não acredito que Chine e Rússia participariam deste tipo de ação.
Penso que com as declarações do Biden, esses dois paises vão se movimentar no sentido de se aproximar do Brasil.

Slow

China e Russia provavelmente não participaria mas Eua/otan sim e ja ia fAzer um diferença boa .. se a China aderir o Brasil vira uma Venezuela ja q china é nossa maior parceira comercial

Alexcg

É maior paceiro comercial mais infelizmente o presidente e os filhos atacao direto esse parceiro

MMerlin

Não superestime a dependência mundial de nossa produtividade nem subestime a evolução e nível de produtividade dos demais países.

Existem recursos econômicos que podemos diminuir o impacto. Sem contar o investimento que vários países da Oceania estão fazendo relacionado a produção de grãos e carne.

Nosso setor agropecuário é forte, mas não invencível.

Pode não acontecer hoje ou amanhã, mas em 20 anos não teremos a mesma importância para a China relacionado a commodities, acredite.

rfeng

A China em 2021 terá um déficit de 130 milhões de toneladas de alimentos, vão conseguir isso onde, parem de se preocupar com esse garganta do Biden.

Rui

uma pergunta, qual é a fonte.

Fuca

Penso que ninguém vai ficar refém da falta de alimentos por muito tempo…

Se os chineses produzem navios e demais materiais bélicos como se fosse pão para não passarem o que passaram no passado e tem. Plano de expansão política, econômica, pq não se preocupar primordialmente com a falta de alimentos??

Além de Oceania vão investir pesado na África para dar sustentação para eles…
Concordo em 10 ou 20 anos deixamos de ter este ” trunfo” nas mãos e aí até chineses vem com tudo caso seja mais interessante..

Flick

Vale lembrar que a China praticamente está arrendando toda a Africa e implantando lá tecnologia agrícola.
Assim como venceram a dependencia belica fazendo engenharia reversa, em pouco tempo tbm serão menos dependentes do setor agro brasileiro.
Aí a porca vai torcer o rabo pro nosso lado.

carvalho2008

Mestre Flick,

A Africa ainda pode ser uma promessa aos chineses, mas ao menos nos proximos 10 anos, acendeu uma luz vermelha no painel. Os Africanos tornaram-se importadores de alimentos ou seja, chineses estavam investindo que seriam grandes fornecedores de alimentos, mas tal qual o efeito na população chinesa sobre aumento de renda, os Africanos passaram a comprar e se alimentar melhor, somente irão exportar quando a solução interna estiver equacionada. Chineses não contavam com isto.

EduardoSP

Não sei… Preços mais altos prejudicam uns e beneficiam outros. Não somos os únicos produtores de commodities do mundo. Os EUA também são um grande produtor.

carvalho2008

São…mas o problema é o espaço e curva de crescimento….a curva brasileira é enorme comparativamente

Andre

Contra isso, nem que tivéssemos 200 baterias do s400 e 1000 f35.

Alexcg

Americano como se um dos paises tb que mais produz grãos é os EUA nao é do o Brasil que tem plantação não.

Adriano RA

Perfeito.

Kemen

Já houve sansões, deixaram de repasar a doação de milhões de dólares destinados à defesa da integridade amazônica, e não houve ninguém recorrendo as armas, só um lunático pensaria assim, agressividade não denota patriotismo denota insanidade, o patriotismo emana dos verdadeiros filhos da pátria quando ela ou suas instituições são agredidas por forças militares ou terroristas alheios.__ Os outros são brasileiros por conveniência, enxergam a nacionalidade apenas para obter beneficios e lucros a custa de todos, se “a coisa esquenta” dão o fora o mais rápido possivel, esses seriam os covardes, verdadeiros apátridas mascarados de brasileiros.

MMerlin

“…só um lunático pensaria assim, agressividade não denota patriotismo denota insanidade…” Concordo. Mas alguns por aqui pensam diferente. “…se “a coisa esquenta” dão o fora o mais rápido possivel, esses seriam os covardes…” Sim. Não só no Brasil, mas de pessoas assim o mundo está cheio. O que não dá é para generalizar. Tenho amigos que foram fomentar negócios para indústrias existentes aqui. Outros que são pais, e devido a fatos pessoais ocorridos por aqui, preferiram ir trabalhar em outros países por questões de segurança ou visando melhores condições de ensino e trabalho. Como já comentei por aqui, a grande… Read more »

Kemen

Correto, o que escreveu achei muito razoável eu concordo com suas colocações, mas eu me referia a muitos outros, talvez generalizei demais.

Elias E. Vargas

Dá pra desconfiar uma Amazônia com cerca de 50 mil indios e 300 mil ongs (maioria estrangeiras), tribos falando inglês e brasileiro não podendo entrar, representação sobre desvio de madeiras, ouro, pedras, terras raras, cultivares, e animais, mas você comprando na Inglaterra aquela madeira traficada, o nióbio para fabricar turbinas aéronauticas, na Noruega as sementes, na França os cultivares, na Holanda o ouro e a canabis (kkk). Quando certo governo (sem politicalha) acaba com isso, alguns dos incêndios (apurados pela PF) com envolvimento de politicos locais, mineradores ilegais (envelvidos com algumas ongs), só prá exemplificar o que ocorria por debaixo… Read more »

Mahan

A primeira condição para fazer valer sua vontade é desarmar o oponente.

Agressor's

Basta só o Brasil fazer um embargo de nióbio, que todos caem de joelhos. É por isso que eles nos ameaçam e nos coaptam por não preservar o “pulmão do mundo”, pois dormimos em berço esplêndido rodeado sobre muitas riquezas e potencial.

Alexcg

Kkkkkkkkkkk esse ai viaja mesmo kkkkkk

Flick

Também não precisa de sanções.
Basta o bloqueio naval e o país pára e fica de joelhos.
Basicamente tudo que comercializamos e/ou produzimos é escoado via mar.
Bloqueie a costa e o Brasil, babal!

carvalho2008

China, Oriente Medio e Asia ocupariam o lugar de quem embargar….não é viavel……

Kemen

Tu comparas guerra como jogo de futebol peladeiro?

KKkkkkk

Allan Lemos

Qualquer potência conseguiria fazer um bloqueio naval no Brasil? Procure saber o que é um bloqueio naval antes de falar esse tipo de besteira na internet.

carvalho2008

Embargo comercial seria inviavel, bloqueio naval muito mais ainda….o Brasil tem uma posição complicada e ao mesmo tempo interessante…

EUA e China como os maiores parceiros….se um cutucar mais do que deve, empurraria o Brasil para o outro lado, e isto não é conveniente para nenhum dos dois.

Andre

Como uma potência como a Rússia traria seus aviões de caça até aqui?

Eles construiriam uma base na Venezuela, com anuência dos americanos e transportariam em cargueiros? Enviaria seus TU por qual rota, sobre o pacífico, atlântico, Europa….?

Fariam um ataque com ICBMs nucleares? Submarinos com mísseis de cruzeiro?

Isso é chegar até aqui, e capacidade transoceânica, hoje, só os EUA têm.

Elias E. Vargas

E essa situação existe porque temos uma mentalidade de avestrus de meter a cabeça em um buraco no chão e não ver que os assaltantes já estão aqui no congresso e nas assembléias, corrompendo inclusive o judiciário, mantendo-se impunes e n´s em carcere privado em casa.
Vamos primeiramente mudar isso aí nas próximas eleições em uma terceira via, porque quem está no poder não presta, e depois e nos perguntarmos: O QUE POSSO FAZER PELO MEU PAÍS ?

Schneider

Nenhum país precisa invadir o Brasil para ter acesso às riquezas. Os políticos de plantão se apressam em entregar o país mediante qualquer propina. A ladainha de que é necessário forças armadas para proteger as riquezas se mostra completamente sem sentido.

Kemen

Te olvidaste de Bolivia!

Gilmar

Mas é exatamente o novo presidente Americano que propôs mobilizar o mundo contra o Brasil.
Não estou entrando na paranoia, e falando de uma invasão. Mas olhando para trás e vendo as ameaças feitas por este senhor e pelo Macron, penso que está na hora de o Brasil levar mais a sério a sua defesa.

Kemen

Colega me desculpe mas estou curioso, onde houviu o Joe falar isso?

Gilmar

Sr moderador, por favor, libere meu comentário.

Gilmar

Kemen, respondi ao seu comentário disponibilizando o link onde em uma entrevista o candidato Biden fala em mobilizar outros paises contra Brasil, mas a minha resposta ficou retida pelo moderador.

Gilmar

Já que tem que ser do modo mais difícil, então vamos lá.
Pesquise no google:

“As respostas de Joe Biden sobre 10 temas da América Latina”

Vá até a pergunta número oito.
Lá você vai ver a resposta de Biden falando em mobilizar o mundo contra o Brasil.
Esta entrevista foi dada à revista Américas quartely.org

Jorge Knoll

O Joe Biden, como democrata tem uma visão e ações mais amplas na defesa da democracia, dos direitos humanos, do meio ambiente, da diminuição de gases na atmosfera, da sustentabilidade. Como também procurará através do diálogo tornar o mundo melhor, uma marca que os democratas trazem de sua formação, centro-esquerda.
Bem ao contrario do ultra direitista, e conservador Donald Trump, que procura o enfrentamento, no jogo de braço valer suas ideias.

Gilmar

Não sei se ele vai ser bom ou ruim para as relações dos EUA com o Brasil. Mas é evidente que ele usou o Brasil e a Amazônia para fazer campanha política e tentar ganhar votos.
Espero que depois de eleito os dois países retornem a uma relação mais amigável.
Espero também que Biden, que se apresentou como um ferrenho defensor do meio ambiente, retire seu pais da desconfortável posição de segundo maior poluidor do mundo, perdendo apenas para a China.

Allan Lemos

O Joe Biden, como democrata tem uma visão e ações mais amplas na defesa da democracia, dos direitos humanos, do meio ambiente, da diminuição de gases na atmosfera, da sustentabilidade

Essa foi boa, agora conta aquela do joãozinho.

carvalho2008

Só discurso para seu eleitorado, faz parte….

Gilmar

Sim

Andre

Na última vez que tentaram trazer uma quantidade significativa de material militar de ponta para o quintal do tio Sam, tiveram que colocar tudo de volta no barquinho levar para casa.

Slow

Não foi bem assim .. eles até colocaram no quintal do tio sam mas pra n por fim na humanidade eles fizeram um acordo pra retirar ..
Inclusive q foi bom para eles , isso se você estiver falando de cuba .

Last edited 3 anos atrás by Slow
Elias E. Vargas

O Brasil é um dos poucos países do mundo que se torna inviável a conquista via bélica, pelo tamanho e pela repercussão mundial do abastecimento alimentar. Mas é possivel a dominação económica, pelo monopólio ou oligopólio das comodities e nesse aspecto há uma disputa entre as duas maiores potências e a comunidade européia como coadjuvante. O celeiro alternativo que é a Africa torna-se inviável pela instabilidade político/religiosa e a degradação que foi imposta pelos colonizadores europeus que hoje nos acusam de violações da natureza. Mas o Brasil deve se preparar inclusive com aparelhamento nuclear como vetor de dissuação se quiser… Read more »

Heli

Sim, estão, sempre estiveram. Porém, eles não precisam invadir aqui, tampouco dar um tiro sequer, basta comprar os políticos certos. Basta ver o pré-sal, que hoje já esta nas mãos dos estrangeiros enquanto isso ninguém se importa, nenhum cidadão de bem patriota foi as ruas com camisa amarela…. Submarino pra que né?

Kemen

Isso vem de longe, com seguidas privatizações e leilões, em lugar de sanar eventuais problemas existentes, entregaram aos outros empresas produtivas, nossas reservas minerais e petroliferas justificadando a economia globalizada, que na realidade não tinha nada a ver com as privatizações e os leilões petroliferos.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
danieljr

Ninguém se importa porque o conjunto de legislações e atos que o governo e a Petrobras fazem mostra que eles não ligam para o consumidor. Fazem o país todo ser consumidor da empresa estatal à força, mas como resultado temos asfalto de má qualidade, combustível de má qualidade, gasolina com muito álcool, “formulação química” obsoleta perante os produtos similares vendidos no resto do mundo. Sem contar os pesados impostos. Não tem como defender tudo isso, se pudesse ter produtos derivados de petróleo importados de qualidade de ponta a disposição do público, o governo e a petrobras iriam começar a chorar… Read more »

Camargoer

Caro Ernani. A ameaça á soberania brasileiro é econômica e financeira. Não militar.

Allan Lemos

A ameaça á soberania brasileiro é econômica e financeira. Não militar.

É justamente isso que eles querem que a gente pense. Ai certo dia você resolve dar uma caminhada na praia e vê um 2 F-35s voando sobre a sua cabeça. Então será tarde demais.

Lemes

Eu correria para tirar umas velas fotos deles e do PA que estaria atacando na baia da Guanabara realizando alguma visita ou exercício com o que resta da MB. Cada bobagem que se lê…

sj1

Perfeito

Fernando Turatti

Se a desculpa pra jogar dinheiro fora for “não ter inimigo”, prefiro então que paremos de gastar logo tudo, pelo menos isso zeraria nosso déficit primário e pararia de pressionar nossa moeda para o chão.
Nosso orçamento é bem maior(2,7x maior) que o taiwanês, mesmo “sem inimigos”.

Kemen

Nossa moeda foi jogada ao chão por outro motivo, e foi bem rápido.__ Tem um caminho que é seguido pelas empresas e grandes investidores = “Capital seguro é comprando dólar”, não é a toa que o Banco Central, vez por outra injeta dólares no mercado…

Fernando Turatti

Vamos lá: praticamente todas as moedas do planeta perderam valor frente ao dólar em 2020… O real, entretanto, perdeu MAIS. Isso só piora quando observamos que 2019 já vinha de uma tendência de queda no valor do real. O motivo dessa discrepância é simples: a SELIC foi jogada a um valor incompatível com o mercado, que basicamente acaba com qualquer chance de investidores estrangeiros interessarem-se pela mesma, enquanto os contratos anteriores que iam vencendo afastavam dólares da economia(investidor estrangeiro pega o valor em real, traduz para o dólar e leva embora, essencialmente). Nossa moeda fraca é algo proposital por parte… Read more »

Kemen

É claro que foi a SELIC a niveis incompativeis com nossa economia, tal como escrevi antes (e antes de antes), os capitais se foram, comprando dólares, qualquer transação bancaria internacional é baseada em compra e venda de dólares, as outras moedas pouco se devalorizaram e algumas até valorizaram. Não foram somente capitais vindos de fora que se foram, são os lucros das empresas multinacionais que antes aqui ficavam (ou em parte) e agora se vão das mais diversas formas e maneiras, reais transformados em dólares, isso também causou uma elevação geral nos preços locais, dos produtos e partes que são… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
carvalho2008

Dolar = Alto
Real = Baixo
= Produto brasileiro barato >> Aumenta exportação industrial

de um lado produtos agricolas são imunes ao dolar pois são commodities reguladas por preço internacional do dolar…aumenta a receita

de outro, a industria ganha espaço de preço para exportar e tentar se recuperar, mas é processo demorado…

mão de obra barata+moeda nacional barata foi a formula chinesa de crescimento….são os mesmos ingredientes que encontram-se no Brasil…o que falta é formar educação e mão de obra qualificada

Kemen

“Mão de obra barata”, não foi esse o caminho da China não, pelo contrario!__ Sem consumo não existe economia interna, sem econômia interna não existe produção e consequentemente não existe margem para exportação.

Quem se interesar, pode ler o artigo abaixo no ítem Período Deng Xiao Ping.

 …Incentivou a política salarial para criar um esboço de um mercado consumidor litorâneo…

https://pt.wikipedia.org/wiki/Abertura_econ%C3%B4mica_da_China

carvalho2008

Mão de Obra barata pelo nivel de escala global. O custo de Mão de obra na China era muito barato sim e um dos fortes ingredientes. Isto tem data de vencimento com certeza. É um ciclo, mas existe….hoje o valor per capta do chines ja é bem maior que o Brasileiro e continua crescendo. Quando isto chega numa media global, esta vantagem competitiva deixa de existir, pois seus cidadãos não querem ficar estagnados nem retroceder em sua renda. Os chineses sabem que já alcançaram um nível e este ingrediente ja está perdendo rapido o peso na formula

Alex Rocha

Eis o X da questão. Esse é ponto. Educação sem viés ideológico e que faz com que os jovens e adolescentes comecem a raciocinar de forma critica, construtiva e aberta.

Camargoer

Olá Marcelo. Pois é. A MB tem os 5 IKL cujo PMG está atrasado. O custo para colocar todos os IKL em operação é uma fração de um SBR novo.

Anderson

As vezes o maior perigo vem de onde menos se espera.

Camargoer

Caro Anderson. Segundo o Barão de Itararé, “de onde menos se esperá, é de lá que nada sai”,

Cristiano de Aquino Campos

Mesmo assim, para quem eles querem peitar e pouco. Me surpreende eles ainda operarem os classe Guppy. A nossa marinha operou essa classe por muito pouco tempo. De certa forma, estavamos e estaremos melhor que eles nesse meio.

ERNANI BORGES

Considerando o tamanho da nossa costa, ainda que fossem todos nucleares, nossos subs ainda seriam insuficientes.

Fernando Turatti

aí eu discordo. Seriam mais que o suficiente, contudo NEM QUE A GENTE GASTASSE BEM(e não fazemos nada perto disso), teríamos grana pra tanto submarino nuclear. 10 subnucs é coisa de França e Inglaterra.

Kemen

10? Sem desativar os que temos, 5+5 seriam 10 (1nu+9 con). Tu sabes que somos Brasil, embora queiram desativar os Tupi ou vende-los…

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Jorge Knoll

Penso ser um erro desativar ou vender os TUPI, TIKUNAS, e vender a preço de banana.

Camargoer

Olá Jorge. Fui um dos primeiros a sugerir a venda de dois IKL para a Argentina logo após o acidente com o submarino deles. Naquele contexto teria feito sentido. Hoje, o maior problema da MB é o avançado estágio de obsolescência das frota de superfície. Por uma fração do que seria gasto na compra de uma ou duas fragatas de segunda-mão, a MB colocaria em operação todos os 5 IKL. A redução do poder naval de superfície seria compensado pelo aumento do poder da frota de submarinos.

Zorann

Desculpe-me Camargoer. Os IKL precisam ser recolocados em operação. São mais urgentes de que uma minúscula frota de superfície.

Sinceramente, não entendo a lógica em deixar os IKL de lado, se não temos nada para substitui-los. Mas custa dinheiro? Sim custa, e para este fim específico, não deveria faltar.

Camargoer

Caro Zorann. Foi o que eu disse. Em 2017, defendi que a MB vendesse dois IKL para a Argentina. Contundo, considerando o grau de obselescência da frota de superfície da MB, passei a defender que a MB conclua o PMG dos IKL e passe a operar uma frota de 9 submarinos convencionais mais moderna do que seria a compra de navios de combate usados. O PMG de um IKL é da ordem de US$ 30 milhões, ou US$ 60 milhões se for feita a remotorização. A MB pode colocar 5 submarinos em operação pelo custo de U$ 210 milhões, praticamente… Read more »

Dalton

Alguns por pouco tempo, menos de 10 anos , enquanto que outros como o Bahia S 12 serviu de 1973 a 1993 , o Amazonas S 12 de 1973 a 1992 e o Goias S 15 de 1973 a 1990.

Fernando Turatti

eles não querem peitar, eles precisam peitar. Tem diferença.
A questão é que a China não pode dispor de todos os meios pra atacar Taiwan, enquanto Taiwan pode dispor de todos para se defender… Eles não tem que eclipsar a China em mar aberto, só fazerem a conta ficar alta demais pra invasão nunca acontecer.
8 submarinos operando numa ilha como Taiwan já obrigam os helicópteros, aviões e navios de superfície da China a caçarem para poderem usar dos desembarcadores anfíbios, colocando isso tudo exposto aos mísseis e força aérea taiwaneses.

Antoniokings

O único problema para Taiwan é que o caixa da China é inesgotável.
Que os diga seu PIB de US$ 25 trilhões e uma população de 1,4 bi de pessoas.

Fernando Turatti

O PIB é grande como a própria dívida e os constantes e infindáveis déficits… Por outro lado, Taiwan é extremamente saudável financeiramente com uma dívida que de 2012 pra 2019 caiu de 34% para 28,2, enquanto a China saltou de 34,3%(2012) para 50,5%(2018).
A China corre contra o tempo para evitar de envelhecer antes de enriquecer… E essa é uma batalha que vai botar à prova toda a tal “paciência” oriental.

Antoniokings

Se vc for colocar dívida e envelhecimento na parada, esqueça o Mundo Ocidental como vc conhece.
Japão, principalmente, incluído,

Caerthal

A juventude e pressão populacional de homens jovens é fato determinantes em potenciais expansionistas. Geração envelhecida seguida por muitos (e mimados) filhos únicos mostra uma enorme fragilidade da China para se confrontar com um adversário determinado, agravada pela pouco experiência acumulada em batalhas modernas. Podem passar vergonha.

Kemen

Tem filhos mimados? Noooosa que coisa!

Cristiano de Aquino Campos

Experiência por experiência, ambos são inexperiêntes. Más como toda guerra e de desgaste, aquele que se desgastar menos ou repor as suas perdas melhor, vence.

Fernando Turatti

Se prestasse mais a atenção, veria que eu não tenho torcida como você, seja pelos EUA, Europa ou Ásia. Estou falando de FATOS, enquanto você usa como dá na telha valores em PPP, confundindo com nominais, ignorando a diferença. Quando falamos de China, Taiwan, EUA e Japão, são sociedades total e completamente diferentes, com valores diferentes moralmente e materialmente falando. Não existe comparação em produtividade entre Japão, EUA, Taiwan e a China. Já que gosta tanto de trazer PPP para o baile, comparemos valores de PIB per capita por paridade de poder de compra em dólares: EUA(base): 62.792 Japão: 39.289… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Fernando Turatti
Antoniokings

Não é questão de torcida e sim de fatos.
Quer população mais idosa que a do Japão, Itália, Alemanha, frança e até dos EUA.
Vc colocou uma variável na equação que é altamente desfavorável aos ‘adversários’ da China.
Com relação à PPP per capita, é óbvio que a China terá desvantagem, por ter 1,4 bilhão de habitantes.
Por outro lado, isto é sua força, pois cria o maior mercado consumidor do Mundo que gera a maior economia do Mundo e com perspectiva de dobrar o PIB em 15 anos.

Kemen

“Isso é o que reflete a produtividade real dos cidadãos…” Colega, isso não mede produtividade alguma do cidadão, isso mede capacidade monetária de negócios internos (comércio, indústria, agricultura), ou seja bens e serviços produzidos internamente num pais ou região. A China tem mais de 752 milhões de pessoas para mão de obra disponível, lembre-se que no regime politico atual da China mulheres e homens são igualmente considerados e incentivados ao trabalho, dai se conclui em relação a sua população que não tem tanto velho assim ali. PIB = Produto Interno Bruto E não estou defendo a China o quem quer… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Antoniokings

A perspectiva para a economia da China é de dobrar em cerca de 15 anos.
Isso daria una cifra de aproximadamente U$ 50 – 52 trilhões dólares em PPC..
Certamente será maior que as economias de EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália juntas.
É muita coisa.

Kemen

Kings, a economia da Europa se mede pela economia integrada do MCE (Mercado Comum Europeu), apesar que a economia da Asia no breve futuro se medirá pelo MCA (Mercado Comum Asiático) e que deve ser a maior do mundo pois integrara paises que são politicamente distintos, mas economicamente integrados, tal como no MCE.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Antoniokings

Pelos cálculos do Banco Mundial, FMI e CIA World FactBooh por PPC para 2018, temos na média dos valores: China com PIB de US$ 23 tri, União Européia com US$ 20 tri e EUA com 19 tri.
Como a China já apresenta crescimento para esse ano, embora pequeno, e os outros apresentam profunda recessão esses valores devem mudar razoavelmente.
Note que eu referi às economias dos maiores atores da UE e não do Bloco inteiro.
SDS

Carlos Alberto Soares

Ok,
a energia elétrica para tudo isso vem de onde ?

Jagdverband#44

Putz…q aula

Dario Renato

Fernando, tlvez você já tenha lido este artigo:

https://www.theamericanconservative.com/articles/the-coming-bankruptcy-of-the-american-empire/

Hubris leads to downfall.

Antoniokings

Artigo interessante.
E como já foi dito aqui, como os EUA pagarão a manutenção de suas tropas, navios, aviões e etc se não terão dinheiro para isso?
E olhe que a China e a Rússia podem criar (e acho que vão) novos ‘pontos quentes’ pelo Mundo armando o Irã e a Venezuela (por exemplo), de forma a sobrecarregar o já mega deficitário orçamento americano.
Tempos interessantes se aproximam.

Antoniokings

Realmente, não sei de qual compêndio de economia vc tirou que renda per capita é sinal de produtividade.

Cristiano de Aquino Campos

O Japão agora fica no ocidente?

Antoniokings

Coloquei o Japão com economia e política plenamente moldada e inserida no conceito ocidental.

Paulo Siqueira

Basta um navio de desembarque de tropas chinês ser torpedeado e afundado nas águas do estreito ,e os afogamentos de centenas de chineses serem transformados em tragédia pela maioria da mídia global,isso já será suficiente para demonstrar o fracasso dessa tentativa megalomaníaca por parte destes ditadores psicóticos!Taiwan será a reprise do que aconteceu na baía dos porcos!

Kemen

Eu na minha opinião, acho até possivel que a China tentar invadir Taiwan nunca aconteça devido as diversas implicações internacionais, mas em relação à Baia dos Porcos, a coisa ali foi bem diferente, não foi um pais atacando Cuba, foram mercenários recrutados pela CIA que tentaram derrubar o govêrno de Fidel, esperando uma revolta popular contra o regime, que nunca aconteceu.

Kemen

A China tem mais de 7 vezes em reservas que Taiwan, no caso teoricamente poderia se endividar mais. Que Taiwan tem uma boa economia, não discordo, mas o que isso pesa num possivel confronto de meios militares já disponíveis se não tiver apoio externo direto no conflito?

Fernando Turatti

Na verdade você tá confundindo algumas coisas. Primeiro, são 6,2x mais reservas estrangeiras(governo), enquanto eu me referia nesses últimos comentários à possibilidade dos CIDADÃOS acumularem bens… Mas quanto a “reserva possibilitar mais endividamento”, também tem um problema aí, já que os dados de endividamento também estão em percentuais do PIB, não em valores absolutos. Em termos absolutos, China deve 6,7 trilhões de dólares, possuindo uma reserva estrangeira de 3,1t, já Taiwan deve 207B USD e tem reservas no valor de 484B USD. Isso já deveria te alertar de algo, mas nem é o maior problema. A questão real é pior… Read more »

Antoniokings

Vc tem noção da dívida da sociedade americana em geral?
Se vc somar todos os níveis (privado, público e corporativo) e tantos as modalidades de dívidas ( como crédito,títulos e etc) chegaremos à estratosférica cifra de US$ 80 tri ao final de 2020.
Só esse ano, o setor público federal espetou uma conta de US$ 3,7 tri de dólares elevando o acumulado para US$ 25 trlihões.
E as reservas americanas estão, se não me engano, na casa de US$ 500 bi.

Antoniokings

Aqui vc tem a exata noção do desastre da economia americana que vem se agravando desde 2010 e ganhou um grande impulso no Governo Trump.

https://fred.stlouisfed.org/series/GFDEBTN

Em tempo. O site da Reserva Federa de ST Louis é muito bom. Para matemáticos, estatísticos e economistas é uma maravilha.

Antoniokings

Assisti o primeiro vídeo, depois assistirei os outros.
Excelente.
O cara é bom. Muito bem explicado.
SDS

Fernando Turatti

Eu queria demais entender a sua cisma em continuar trazendo os EUA para essa roda…
Os EUA no nível de déficit atual tem apenas um destino: a falência. Isso vai demorar, uma vez que esse ano nos mostrou que o mundo ainda é capaz de absorver muitos dólares, mas em algum momento a conta chegará, pode ficar tranquilo, torcedor.
Agora só não se esqueça: a China não imprime dólar, ok? Nem tem uma sociedade que produz bens de valor agregado elevado, nem tem um hábito de poupança, nem uma renda compatível com o acúmulo de capital por parte das famílias.

Antoniokings

E porque eu vou diretamente ao que interessa que é o embate China x EUA.
Todos sabemos que a Europa e o Japão estão estagnados e não têm mais perspectivas crescimento por suas características.
Os EUA estão no caminho da roça como vc mesmo afirmou.
A Índia, que poderia se opor, é muito pobre e atrasada, além de ter uma sociedade anacrônica.
Resta à Taiwan o quê?
Resistir à China com 23 milhões de habitantes?

Kemen

“Na verdade você tá confundindo algumas coisas. Primeiro, são 6,2x mais reservas”_____

Colega você esta confundindo. Se quer ser bem exato mesmo, inclua Hong Kong nas suas contas e vera que sera maior que 8 vezes._____

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_foreign-exchange_reserves_(excluding_gold)

Niet.___O poder de endividamento está ai.

China Purchasing Power (USD)
$24,810,000,000,000

Taiwan Purchasing Power (USD)
$1,213,500,000,000

Bye

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Paulo Siqueira

Vc esqueceu do Vietnam?

Heli

Divida nunca foi problema. A dos EUA é a maior do mundo, imbatível e impagável.

Fernando Turatti

Não é problema até certo ponto e só pra quem imprime dólar… Ou pra casos especiais(Japão). Não confunda países desenvolvidos com em desenvolvimento.

Kemen

Why? I don´t understand! Must you explain more…

Kemen

A China tem hoje 74 submarinos e Taiwan tem 4. A China é cotada teoricamente como a terceira força militar e Taiwan a vigésima sexta, se Taiwan não tiver apoio militar externo em caso de conflito bélico com a China, poderia ter sua ilha sitiada sem acesso maritimo.

Cristiano de Aquino Campos

Só vejo falar sobre a marinha, más todos se esquecem da maior ameaça Chinesa, a sua força-aérea que esta á menos de 300km de distância. Os aviões de transporte de tropas podem ir e voltar com paraquedistas mais rápido que os navios.

Agnelo

Em um ambiente extremamente denso em AAe, vc realmente empregaria Anv cheias de Pqdt?

Slow

E vc acha q china vai estar dispostas a usar tudo isso e perder metade ou 1/3 ? Sendo q os Eua toda hora estão indo com POrta aviões e destroiers no mar do sul da china ? E com India do lado dela e as 2 arrumando confusão uma hora ou outra ?

Defensor da liberdade

DF-21 chinês: patético…..

Victor Filipe

Ele é míssil faz tudo agora? virou anti-submarino? já já os fanáticos vão falar que é anti-aéreo

Camargoer

Caro Fernando. O ProSub tem como objetivo o submarino nuclear. A MB tem 5 IKL relativamente novos que podem operar por mais 20 anos. Somados aos 5 SBR formariam uma frota maior que a planejada por Taiwan, além do SBN. A MB tem muitos problemas que merecem críticas, como por exemplo o atraso no PMG dos Tupi. Criticar o número de SBR contratados não faz sentido.

carvalho2008

de fato, é uma pena não conseguir moderniza-los….somente eles por eles + Scorpenes ja dariam 9 SSKs…

MMerlin

Estão fazendo isto por questões de custo benefício relacionados a logística.
Se conseguirem vender por um preço justo, ótimo.
Mas descartá-los devido ao motivo apontado é um desperdício que a MB não se deveria dar ao luxo.

Dalton

Pelo que já li, inclusive opiniões manifestadaas por pessoal da marinha que eventualmente escreve aqui, só faria sentido estender a vida do Tupi S 30 para além de 35 anos se não houvesse submarinos novos sendo construídos, então tudo indica que ele passou pelo último “PMG” para dar baixa com 35 anos por volta de 2024. . O segundo, o Tamoio S 31, foi incorporado em 1995, seria mantido até 2030, provavelmente sendo retirado antes da incorporação do “nuclear” mas, os 2 subsequentes, S 32 e S 33 caso não haja recursos para seus respectivos “PMGs” serão oficialmente retirados em… Read more »

Mauricio Pacheco

Eita que os ¨VIRA LATAS¨ acordaram com a corda toda!

Zezão.

Bom ver a China, um país tão sofrido pela peste do comunismo, vencendo a fome e a miséira. Tomara logo a parte continental da China seja liberta!

Parabellum

“Os submarinos são a mais recente iniciativa da presidente Tsai Ing-wen para reorientar a política de defesa da ilha no sentido de evitar uma invasão, em vez de focar nas consequências.” – Missão impossível

Fernando Turatti

Chega lá e conta isso pro ursinho puff, às vezes ele acredita e tenta a sorte.

Antoniokings

Pois é.
Querer impedir uma invasão de um gigantesco vizinho com 8 submarinos é meio surreal.
Principalmente a China possuindo uma gigantesca Marinha para esquadrinhar cada centímetro quadrado do Estrito de Taiwan.
Deixem tentar.

Caerthal

Marinha de superfície = alvos expostos

Kemen

Missão Impossivel, com o que tem ou pretende ter as Forças Armadas de Taiwan não consguiriam evitar uma invasão das Forças Armadas da República Popular da China, ou tem um apoio sério de possiveis aliados ou seria impossivel resistir.__Chines contra chines.

Willber Rodrigues

Considerando-se o perigo que a China representa a Tawian, é de se estranhar que só agora Tawian tenha feito essa iniciativa…

Dalton

Ninguém queria vender submarinos a Taiwan para não desagradar a China, então, levou muito mais tempo para se criar as condições para a construção
dos mesmos inclusive pelo que li haverá agora participação de empresas americanas .

Fernando Turatti

E é aí que tá o problema de Taiwan: os EUA não fazem submarinos convencionais. Se o fizessem, já teriam vendido há muito tempo pra ilha.

Dalton

Talvez não Fernando. Esse maior problema com a China é relativamente recente e em 1972 justamente com o afastamento de China e URSS houve uma aproximação significativa entre China e EUA enquanto que a relação com Taiwan sempre foi um tanto quanto informal então, mesmo que os EUA ainda construíssem “SSKs” necessariamente não teria havido necessidade de confrontar a China.

Fernando Turatti

Pois então… Apesar dos pesares, F-16V foram vendidos, toneladas de mísseis idem. Não sei se F-35 foi evitado pra não “entornar o caldo” ou se por medo disso terminar nas mãos chinesas, mas não creio que dezenas de F-16V incomodem menos do que a venda de meia dúzia de submarinos convencionais.

Dalton

Foram vendas recentes, já dentro do “clima” ruim e não “há muito tempo atrás”, mesmo assim, submarinos “incomodam” mais .

Antoniokings

Ainda acho pouco, muitíssimo pouco para tentar barrar a China

Dalton

“Barrar” a China é impossível mesmo com o dobro de submarinos que pretendem ter, 16 ao invés de 8 o que possibilitaria ter 4 “sempre” no mar, então, diante de tantas prioridades 8 provavelmente é o máximo que se terá, nem mesmo Taiwan adquiriu as 4 “Oliver Perry” descomissionadas da US Navy que pretendia, apenas, duas.
.
Mas, provavelmente, há uma mensagem subliminar nesses futuros submarinos e demais armas, do tipo, estamos comprometidos com a defesa, causaremos muitas baixas, o mundo se comoverá, não vale a pena politicamente para a China causar tantas mortes, etc.

Jagdverband#44

Sim. É esse o ponto. Taiwan não ganharia um combate real, porém a perda de mercado e moral da China, caso decida invadir, vai ser enorme. Tonho da lua acha que tudo é super trunfo.

Antoniokings

Não acho isso, tanto assim que não acredito em uma invasão chinesa.
Agora, a questão é que a desproporção de forças é tão gigantesca que não dá para sequer cogitar um combate entre os dois países.

Antoniokings

Concordo com vc.

Gabriel BR

Eu sempre fico feliz ao ver novos fabricantes no mercado.

sub urbano

Já devem ter sondado deus e o mundo para comprar submarinos. Ninguém quer se indispor com a maior economia do mundo.

Antoniokings

É questão de tempo que Taiwan seja reincorporada à China.
E será de maneira pacífica.

Allan Lemos

Ai você acorda.

A6MZero

Improvável uma reunificação, são países que se tornaram diferentes social e culturalmente até a língua já apresenta variações.

Décadas de afastamento tornaram Taiwan e China essencialmente países com cultura e historias diferentes.

O mais factível no futuro é ambos se reconhecerem como nações independentes.

Carlos Campos

Se em Hong Kong não está sendo pacífico imagina Taiwan.

Dario Castro

O pessoal esquece a enorme dificuldade de uma operação de assalto anfíbia e aérea, ainda mais numa proporção enorme como precisaria ser. A única coisa que poderia proporcionar uma derrocada rápida de Taiwan frente a uma intervenção militar chinesa seria o pessimismo e o derrotismo entre os militares e a população em Taiwan. Numa campanha prolongada a China leva desvantagem. Se os chineses não conseguirem rapidamente uma landing zone forte, espaçosa e bem defendida a pressão vai começar a se acumular inclusive politicamente. A única chance de os EUA não entrarem na ação é dar-se um fait acconpli logo nas… Read more »

Elisandro

Nem os taiwaneses acreditam piamente que os EUA virá em seu socorro se a China atacar…

Dario Castro

Você não tem idéia do prejuízo que seria para os EUA, mesmo sem acordo formal. Todo mundo sabe que a tendência é apoiar, mas talvez não imediatamente.

filipe

Mais tarde ou mais cedo a China vai pegar Taiwan, da mesma forma que pegou Macau, Hong Kong ou o Tibet, eles vão pegar Taiwan.

Antoniokings

Todas esses territórios faziam parte da antiga China.
Não há que se falar de um País apartado.

Cristiano de Aquino Campos

Estuda história amigo, esse pais apartado não ezistia até 1949, ano em que os repúblicamos fugir para lá. Aliás, fugiram para lá pois Taiwan fazia parte da China antiga.

Antoniokings

Não entendi.
Ou acho que estamos falando a mesma coisa.
Ou seja, não existe pais separado (apartado), pois Taiwan sempre fez parte da China Continental.

Kemen

Esse foi uma extensão do critério vietnamita durante a citada guerra, que acabou justificando a entrada declarada do Vietnã do Norte no conflito, que não existiam dois Vietnãs.

Carlos Campos

A China continental é a China Rebelde, o que aconteceu é que os rebeldes comunistas ficaram fortes.

carvalho2008

Sim, é bem complicado.

Tudo começou quando a revolução comunista chinesa saiu vitoriosa. As forças capitalistas fugiram para Taiwan na esperança da falta de marinha dos comunistas dificultarem seu avanço e ao mesmo tempo, conseguirem algum apoio da Marinha Americana.

Foi o que se deu….

Paulo Siqueira

E o povo chinês foi usurpado de suas liberdades por esses bandoleiros genocidas que se instalaram e se perpetuaram no poder,e que impuseram o terror,a censura e as perseguições religiosas e políticas até hoje contra o sua própria população!Taí um exemplo de como um estado totalitário comunista age e funciona para se manter no poder!

Antoniokings

Não quero saber do que o povo chinês foi usurpado e nem nos interessa.
O o que interessa é que a China é a locomotiva co Mundo e principalmente do Brasil.
Melhor ficarmos na nossa para podemos aproveitar essa onda, ainda que vendendo soja e carne.

Esteves The Block Man

Farelo de soja. Para porcos.

João Adaime

Prezado Filipe A China não “pegou” Macau e Hong Kong. Macau voltou para a China através de negociações com Portugal. Quanto a Hong Kong, após o período de 99 anos de cessão para o Reino Unido, a cidade foi simplesmente devolvida. A única região que a China “pegou” foi o Tibet. Acerca de HK, esqueça a ilha ser bombardeada. Eles vão tentar na manha, na paciência. Um bombardeio à ilha mataria chineses, muitos com parentes no continente. Até os próprios fuzileiros, no caso de uma invasão, poderão ter parentes lá. Eles teriam coragem de atirar? Haveria uma comoção mundial, na… Read more »

Esteves The Block Man

A história é dos historiadores.

A China continental está mais próxima do capitalismo de Taiwan do que jamais esteve.

Tiger 777

Se depender de Taiwan, os chinos vão virar comida de peixe.
Veja a preparação deles: https://youtu.be/7t9TVQmz2Ss

Tomcat

Bom dia! Pessoal, vcs estão conseguindo acessar o Aéreo? Aqui para mim está dando erro em acessar o banco de dados

Tamandaré

Fora do ar. Também ia avisar isso. Desde as 7h da manhã que não consigo acessar…

carvalho2008

Navio Shahid Roudaki da IRGC Irã.

Lembra alguma coisa?

https://pbs.twimg.com/media/EnLJJSjXMAEHI85?format=jpg

Esteves The Block Man

Lembro que Mestre Carvalho não desiste.

Carvalho2008

Porque desistir do inevitável se ele é inevitável…??? O máximo que podemos fazer é manter a tradição de chegarmos atrasados neles…

Ingleses, Malaios, americanos, iranianos…

Esteves The Block Man

Esses meios são mostrados evidentemente em uso por marinhas menores. Sim. Pesquisei e encontrei a inovação pelos russos nos anos 1970.

Mestre Carvalho postou vídeos de navios americanos despejando foguetes em desembarques no Vietnã.

Chineses usavam esses conceito em navios de madeira…AC.

Evidentemente por marinhas menores. Como o Irã nas águas do Irã. Sim. Americanos e ingleses também.

Americanos e ingleses são conhecidos pelos grandes porta-aviões, pelos navios tipo destruidores, pelos submarinos nucleares, pelos fantásticos navios.

Assim…a MB também quer reconhecimento. Parecer com. Parecer que temos. Parecer que somos potentes.

Marinha potente. Não marinha de bifes. Ops, botes.

Carvalho2008

Inglaterra e US Navy não estão entre as menores….e Canada também tem pensamentos similares ….

Esteves The Block Man

Sim.

Veja Mestre Carvalho, o fato que levou a MB a assinar com os alemães.

Reconhecimento.

Nossa Marinha não quer ser vista como uma Marinha de botas.

carvalho2008

Pois é….mas sem navio, é apenas vista como marinha de gabinete…

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Esteves The Block Man

Uma dúvida que li aqui sobre as Tamandarés.

Se você não tem defesa de ponto…colocar esses ovos na cesta…drones, mísseis…um navio litorâneo…uma força anfíbia…precisaria de dezenas desses.

Parecem frágeis. Apesar dos mísseis.

Carvalho2008

Não existe melhor ou pior, existe complementar. Onde colocar um esquadrão de drones? Mais de um heli? Espaço para misseis pesados?

Defesa de ponto?

RBS 70, Iglas, BOFI PE 40mm, Chaf, existem mísseis e canhões automáticos portáteis ou instalados em viaturas….se quiser orgânico, tira da viatura e instala no casco

Alex Barreto Cypriano

Lembra sim, mestre Carvalho: aquilo que você vem falando sobre adaptar navio civil pra uso militar, e que já é realidade pra americanos e ingleses. Mas esse bote iraniano é ao mesmo tempo genial e risível: usar veiculo TEL (mesmo que sem ancoragem suficiente) e não ter meio rápido de lançar/recuperar as lanchas…
Alguém consegue ver o tal phased array 3D radar do bote?

Carvalho2008

Não são botes, são aquelas pequenas lanchas missileiras. É visível que falta ali guindaste para içar ou lançar as lanchas.

Alex Barreto Cypriano

Mestre Carvalho, por favor! O bote a que me referi quanto ao radar eh o próprio Shahid Houdaki.

Last edited 3 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Esteves The Block Man

Cadê o radar?

carvalho2008

rzrzrzrz…Ahhhh…

Veja…ele não é de esquadra…é da Iranian IRGC….(Guarda Revolucionária)….para missões ditas especiais…

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Esteves The Block Man

Parece Romaria de Bom Jesus dos Navegantes.

carvalho2008

comment image

carvalho2008
Jagdverband#44

Ainda operam spruance class.

Esteves The Block Man

Off.

A Armada Argentina quer apresentar proposta na ONU.

O Oceano Atlântico será renomeado para…Mar Adona.

elcimar menassa

Sub bem antiguinho esse guppy rsrsrs.. corajosos de fazer imersão nele aínda

Gilmar

Sr moderador, meu comentário em resposta ao Kemem ainda esta retido.
Dê uma olhada com carinho e libera para mim.

Luiz Floriano Alves

Taiwn construir apenas oito submarinos Die3sel Elétricos, não representa obstáculo para a PLANavy. Com a frota que os Chins possuem podem saturar o estreito de Formosa com torpedos inteligentes do tipo caça submarinos. Em poucos dias essa frita está extinta, como força combatente.