Embaixador Todd Chapman recebeu o presidente Jair Bolsonaro para um tour na embarcação, que parou no Brasil para prestigiar o lançamento do submarino brasileiro BNS Humaitá (S41) ao mar

Rio de Janeiro, 11 de dezembro de 2020 – Hoje, Dia Nacional do Marinheiro, o submarino americano de ataque rápido USS Vermont (SSN 792) fez uma breve parada no Complexo Naval de Itaguaí, estado do Rio de Janeiro, para celebrar dois marcos da Marinha do Brasil no Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB): o batismo e lançamento ao mar do submarino Humaitá (S41) e a incoporação do submarino Tonelero (S42) à frota. Na ocasião, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, recebeu o presidente Jair Bolsonaro para um tour no USS Vermont, reafirmando a já estreita história de colaboração entre os dois países na área militar.

Para o embaixador Todd Chapman, a visita atesta o compromisso comum de EUA e Brasil em uma parceria que contribui para fortalecer a segurança de cada uma das nossas nações, assim como de todo hemisfério. “Tive o prazer de ver, em primeira mão, junto com o presidente Bolsonaro, a tecnologia e capacidades de última geração dessa embarcação e de reiterar ao mais alto nível do governo nosso comprometimento na parceria com o Brasil”, disse. O ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também acompanharam a visita.

O USS Vermont é um submarino de ataque rápido, da classe Virgínia, comissionado pelos EUA em abril deste ano, sendo o mais novo submarino americano em operação. Atua na área operacional do 4th Fleet das Forças Submarinas dos EUA, que engloba Caribe, América Central e América do Sul. Enquanto esteve na costa brasileira, o USS Vermont participou de exercícios de guerra antissubmarinos com o submarino Tupi (S30), patrulha marítima e aeronaves de reconhecimento da Marinha do Brasil. As operações marítimas conjuntas dos EUA e Brasil constroem parcerias duradouras com o objetivo de fortalecer a segurança e promover paz, estabilidade e prosperidade na região.

O vice almirante Daryl L. Caudle, comandante das Forças Submarinas dos EUA, também presente no evento, parabenizou a Marinha Brasileira pelo progresso: “O PROSUB desempenha um papel importante no fortalecimento dos nossos laços bilaterais e no estabelecimento da segurança regional como um todo. Seguiremos trabalhando juntos para alcançar nossos objetivos comuns, visando a melhoria da nossa eficácia submarina”.

A tripulação e os visitantes do submarino seguiram protocolos de saúde rigorosos contra Covid-19 durante todas as atividades relacionadas à visita.

DIVULGAÇÃO: Assessoria de Imprensa do Consulado dos EUA no Rio de Janeiro

Subscribe
Notify of
guest

70 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Uma visita bem interessante, tá certo que numa visita dessa qualquer sistema sensível é desligado ou não deixam chegar perto, e nada de fotos ou filmagem dentro!

Fighter_BR

Tem fotos do bolsonaro dentro do sub nuclear.

marcus

Dentro do tubo de torpedos?

Silvano

Foi tirar o Lula, escondido do PGR.

Mazzeo

Na tv americana e no Youtube tem várias séries mostrando o interior do sub, até dentro de um tubo de torpedo um reporter entrou.

Mensageiro

Na guerra o importante é a assinatura do submarino no mar.

Entusiasta Militar

Muito boa essa visita mostra prestígio e isso ja aconteceu em outros lançamentos em países aliados do EUA antes …
Além disso, como nações aliadas, esses argumentos sobre espionagem ou sondagens nao se aplicam nesses casos porque cedo ou tarde esses submarinos operariam treinamentos conjuntos e qualquer tipo de foto, filmagem, soldagem etc seria feito de qualquer jeito

Agressor's

Predador e vítima formam um par.

Cristiano de Aquino Campos

Agora e ver como fica com o novo presidente americano. Talvez não tenhamos mais o mesmo apoio de agora.

Renan

Na minha opinião é um desperdício não realizar as manutenções nos tupi, podíamos operar 9 submarinos
4 Riachuelo 1 tikuna 4 tupi
Seria uma força respeitada.

Douglas R.J.Santos.

Quem sabe com o gap entre o último convencional e o primeiro nuclear não encaixam eles para além de manterem o estaleiro ativo ainda deixar nossa força mais robusta .

Renan

Não tem gap

Funcionario da Comlurb

Não há submarinistas em numero suficiente hoje em dia para operar 9 subs na MB.

Renan

Amigo gente é o que mais tem na MB, outra é a disponibilidade, certamente dos 9 ao menos 4 não estará disponível, passando por alguma revisão, então gente para 5 ou 6 submarinos tem que ter sim
Forte abraço

Cristiano de Aquino Campos

Com 80 mil na marinha, recursos humanos para treinar não falta.

Grozelha Vitaminada Milani

Faço suas vontades a minha opinião também.

Ninguém vai comprar uma arma poderosa usada. E para nós não é tão usada assim. Tem muito diesel e eletron pra queimar e navegar. Esses alemãeszinho parados são um desperdício e a soberba caviar, lagostas e vinho dos nossos Almirantados.

Na minha visão ainda cabem 5+4+1! Poem os alemães em um PMG e vamos mergulhar!

Alex Barreto Cypriano

Por quê abriram aquela enorme escotilha? Ela não é pra carga? Estranho…

Fabio Araujo

Deve ser, afinal como vão reabastecer os torpedos e tomahawks usados?

Dalton

A Recarga de torpedos é feito por uma outra escotilha a ré da “vela”
já que os tubos de torpedos não ficam na proa e sim na lateral do casco, dois tubos de cada lado.

Alex Barreto Cypriano

Tava desinformado: a partir dos block III mudou o desenho. Grato pela info.

Dalton

Cada silo pode abrigar 6 “Tomahawks”, mas, diferente dos silos individuais nos 10 primeiros “Virginias” esse tamanho maior permite uma maior flexibilização então é possível levar outro tipo de carga, como veículos não tripulados, equipamento extra para forças especiais a bordo, etc.

Alex Barreto Cypriano

Parece que a solução em large diameter payload tube (o MAC, multiple all round up canister, que já vinha dos Ohio) favoreceu a economia e rapidez na construção dos Virgínia bloco III em diante. O sonar sob o domo parabolico composito de proa também foi substituído por um outro melhor. Grata surpresa.

Cristiano de Aquino Campos

Tipo, olha a polvora aqui, se emenda agora com o novo presidente dos EUA.

joao pedro

Muito estranho essa visita justamente quando estamos lançando um novo submarino ao mar, parece até uma demonstração de força, ou algo que a gente talvez nunca venha saber.

joao pedro

Muito estranho essa visita justamente quando estamos lançando um novo submarino ao mar, parece até uma demonstração de força, ou algo que a gente talvez nunca venha saber.

Zé Mané

É para que uma certa mala sem alça pudesse embarcar.

Silvano

Teu parceiro foi pra cela, o mala foi pro Vermont.

Luís Henrique

Tinha que ser um ze mane mesmo

Roberto Bozzo

Enquanto esteve na costa brasileira, o USS Vermont participou de exercícios de guerra antissubmarinos com o submarino Tupi (S30), patrulha marítima e aeronaves de reconhecimento da Marinha do Brasil.”

Mas não estavam todos os IKL parados em manutenção ??

Douglas R.J.Santos.

Não…..

GFC_RJ

O Tupi é o único operacional no momento.

Junior

Não, dois estão passando por PMG, dois estão encostados e supostamente a venda, o único operacional é justamente o Tupi

Grozelha Vitaminada Milani

Isso é uma vergonha!

Não vão vender! Muito que vão fazer é uma doação. O tempo passou … melhor fazer os PMGs que faltam e botar para mergulhar.

Almirantados de m….da. Lagostas, vinhos e caviar tem! E já deu ficar mantendo a Rainha no cais do Rio de Janeiro. Que vedam logo o SP. Só dá prejuizo, mantendo-o exclusivamente para festinhas e flutuando.

Rafael costa

Não, o S-30 Tupi e o S-34 Tikuna são os dois únicos submarinos da MB que já saíram do PMG.

sj1

Então temos dois operacionais ?

Dalton

O “Tikuna” deixou o dique Santa Cruz em setembro, para mais trabalho e testes de mar, então, não está ainda “operacional”.

Rafael costa

Sim !

Raul

Engraçado que perto de americanos ele usa máscara, mas perto de brasileiro, não. No mesmo dia na visita para visitar a Val do Açaí, ele já não está usando. Será que os americanos mandaram ele usar ou ele tem desprezo pelo próprio povo?

Mensageiro

Ele é um lesa pátria. Só está preocupado com sua família.

Rinaldo Nery

O Nine Fingers tava preocupado com quem? Com seu bolso?

Alison

Esse é o nv dos superiores militares do nosso país…

Silvano

Se não for garfado pela urna do Veludo, é no primeiro turno.

Guilherme Poggio

O Vermont é um submarino de ataque que está à disposição dos interesses dos Estados Unidos 24h por dia/7 dias por semana.

Dependendo de onde ocorrer a próxima crise ele pode ser chamado amanhã para o combate e a tribulação precisa estar em condições de combater.

Não há tripulante de reserva. Se o capitão perde um ou outro tripulante por COVID, mesmo que momentaneamente, o sucesso da missão estará comprometido. Por esse motivo todos os cuidados e todos os protocolos rigorosos da USN. País sério funciona assim.

Caerthal

Ele está respeitando o protocolo da embarcação visitada. Isso é sinal de respeito. Comentário tolo detectado.

Bosco

Raul,
Você acha inteligente essa sua observação?

Mgtow

Não gosto disso.
Qual terá sido a nova entrega de patrimonio nacional feita pelo energumeno que veste faixa presidencial e sua corja de lesa patria?
A Amazonia azul e suas reserva petroliferas?
Mais adiante veremos.

sj1

Os segredos do Riachuelo.

Luís Henrique

Foi o 1o presidente que proibiu contingenciamento de recursos da defesa. Algo que ocorreu quase todos os anos, noa últimos 30 anos, em todos os presidentes “bons” que tivemos antes do atual.

Foi também um dos poucos que teve coragem de “peitar” o presidente francês, que estava questionando a soberania brasileira sobre a floresta Amazônica.

É o presidente que mais esta defendendo as forças armadas nos últimos 30 anos.
Mas entendo que o 4o poder é muito convincente, então este é o presidente “lesa pátria”.

Rinaldo Nery

Luís, o ídolo do MGTOW foi condenado pela justiça e preso. Do not worry!

Bueno

Qual foi o prejuzo com a refinaria da Bolivia e com a Refinaria de Pasadena?
Qual foi o prejuizo com o porto de Cuba, Metrô na Venezuela e outros recursos retirados do BNDES para ajudar os amiguinhos do foro de são paulo?
Quanto custou ao Brasil a sede e as etruturas da Unasul ?
Quanto que a Odebrecht pagou e paga para ser uma industria militar?

Nine Fingers e seus adoradores tem as respostas.

é fora do tema, mas a corrupção não nos tira da posição de vassalos, valida a quem servir.

PACRF

Não entendi a fala do comandante da frota de submarinos dos EUA: “O PROSUB desempenha um papel importante no fortalecimento dos nossos laços bilaterais e no estabelecimento da segurança regional como um todo. Seguiremos trabalhando juntos para alcançar nossos objetivos comuns, visando a melhoria da nossa eficácia submarina”. Afinal, o acordo de cooperação técnica que permitiu o PROSUB foi assinado com a França e não com os EUA.

Dalton

A minha compreensão é que o “PROSUB” irá gerar submarinos avançados
além da plena capacidade de manutenção e modernização dos mesmos e com uma força de submarinos mais efetiva e espera-se mais numerosa poderá participar mais efetivamente de missões e treinamentos com a US Navy o que é bom para ambas as marinhas.

Rinaldo Nery

Eficácia na ¨cooperação operacional¨.

Bispo

“visita” tipo no lugar de “pólvora” usamos “nuclear” …grande “pé na jaca bipolar-miliciano”, líder?

Rinaldo Nery

Chora na cama que é quente, esquerdinha!

Bispo

Eu esquerdinha…rs…acorda para vida “bucha de miliciano”.

Rinaldo Nery

mimimimi. Vou comprar um gato gago.

Grozelha Vitaminada Milani

Tem muita gente aqui no site que merecem ganhar um gato. O natal está chegando … uma ótima oportunidade. Gato? Sim. Afinal se não tem o que fazer, agora terão sete (7) vidas pra cuidar e se for fêmea aguentem e gemam no mimimi no ciu o ano inteiro. Doa-se gatas a esquerdopatas mimizentos insatisfeitos sempre. Venha, que venha os Deslikes desses recalcados, mal amados, generais, brigadeiros e almirantes dos teclados que as respectivas companheiras dormem de calças jeans. Espero que a vibe mareziada das viagens de Netuno da lata tenha passado e agora estejam na fase da larica. Porque… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Grozelha Vitaminada Milani
Rinaldo Nery

O caboclo chamar o Presidente de ¨miliciano¨, ou sugerir qualquer ligação com milícia mostra quão raso é o raciocínio dele. Não merecia outra resposta. E fui até educado demais!

Alison

De educado vc nada tem… se orienta… Tivesse avaliação psicológica seria nas forças armadas vc seria exonerado… so assim desonerava um pouco a folha…

Alison

Completo acéfalo…

Tulio

O que? Não deu pra entender nada, comentário totalmente desconexo, melhor esperar ficar sóbrio para comentar amigo.

Professor

Nossa, tem gente com complexo de vira latas, um submarino americano, que horror!!! Ora, os EUA são nossos ALIADOS, lutamos JUNTOS na II Guerra, a FEB fazia parte do V American Army sob o General Mark Clark. Nada surpreendente que tenham vindo prestigiar o lançamento de um sub de nação amiga. Mas tem gente que abanaria o rabo de felicidade se fosse um sub chinês ou russo, mais ainda se fosse um cubano (se é que existe)….

Bispo

EUA é aliado de SEUS INTERESSES(como qualquer nação não subserviente, “paga pau” deve ser)… em breve , com BIDEN os “hamburgueiros quase embaixador” sentirão a “naba yanke” ?

Bosco

Bispo,
Até nossas amadas mães, nossas queridas esposas e filhos são “aliados por interesse”. Chuta eles pra ver! Deixa de levar o rango pra casa? Chega bebaço todo dia! Você acha que tem amor eterno e a qualquer preço? Isso não existe meu caro. Caia na real. Inventa outra porque essa de “EUA é aliado de SEUS INTERESSES” é a regra no mundo. Todo mundo só é amigo enquanto for do interesse de todo mundo. O Brasil não é diferente. A China idem. A rússia também.

Bispo

Face a 2ª WW enquanto a Argentina enriqueceu não se aliando a nenhum lado e vendendo suas Commodities a preço de ouro…o Brasil “foi induzido” a ser aliado e participar dos “esforços de guerra”… expertise americana WIN !!!

Leandro Costa

Induzido na base do torpedo alemão, claro. Faltou falar a verdade aí e tal.

Bosco

Leandro,
Se brincar vai dizer que foi a tal de ‘falsa bandeira” e o submarino era americano. A narrativa dessa turma enviuvada é insuperável.

Leandro Costa

Bosco, infelizmente já ouvi isso ao vivo na cara dura, começando com aquelas célebres palavras: “Todo mundo sabe…”