O porta-aviões Shandong (CV-17) da China completou um ano de incoporação e esteve no mar para exercícios nos últimos dias, com jatos de combate J-15 decolando e pousando em alta frequência para completar os cursos de treinamento, incluindo surtida máxima e recuperação.

O primeiro porta-aviões construído na China (conhecido no Ocidente como Type 001A e depois designado oficialmente como Type 002) foi entregue e incorporado à Marinha do Exército de Libertação Popular em Sanya, na ilha de Hainan, em 17 de dezembro de 2019.

O segundo porta-aviões da China pode transportar pelo menos 36 caças J-15 (versão chinesa do Sukhoi Su-33), cerca de 50% a mais do que o Liaoning.

O Shandong demonstrando seu diâmetro tático
Caças J-15 operando no Shandong

Maquete em 3D do Shandong (clique na imagem para ampliar)
Cartoon do Shandong
Subscribe
Notify of
guest

45 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pablo Maroka

Evoluiram muito rapido, pode não ser o melhor PA, mas se os chinas fizerem uns 20 a coisa muda

Agressor's

Se você acreditar que uma coisa é impossível, você a tornará impossível.

Dalton

Por que será que não foi permitido comentar na matéria anterior sobre o USS Asheville ?

MGNVS

Dalton… esses PA’s chineses poderiam ser classificados como de medio porte pela quantidade de aeronaves embarcadas? Seriam PA’s somente para defesa de ponto, no caso Mar da China e costa do país? Diferente dos PA’s estadiunidenses que sao PA’s maiores geralmente usados para intervencao em outros países.

Jonas123

Os PA´s Americanos são Super-Porta-aviões. Eu acredito que a definição de Porta-aviões mesmo será o Charles de Gaulle com cerca de 40 Aeronaves. Mais pequenos que esse são considerados Porta-aviões ligeiros (Invincible, Garibaldi, etc), maiores são super-porta-aviões. Corrijam-me se estiver errado.

MGNVS

Jonas… entendi… no caso do Brasil entao os porta-avioes ligeiros seriam a melhor opcao pois ficariam restritos a defesa das nossas 200milhas e nao seriam usados para intervencao estrangeira, no maximo em missoes na costa da Africa que faria parte da nossa geopolitica estrategica.

Dalton

O termo “Super Navio Aerodromo” ou “Super Carrier” é um termo não oficial criado para diferenciar os NAes da classe Forrestal e seguintes dos 3 da classe Midway. . Os NAes chineses estão mais para NAes “pesados” do que para médios, mas, sofrem de uma série de limitações quando comparados com os americanos, não apenas por conta de um número menor de aeronaves, mas, falta de catapultas, menor área para estacionamento de aeronaves até por conta da grande superestrutura, necessidade de reabastecimento mais frequente para si e para as aeronaves a bordo enquanto os NAes americanos tem propulsão nuclear, menor… Read more »

MGNVS

Dalton… muito obrigado pela explanacao… sempre uma aula!

GABRIEL

China é incrível.

John Paul Jones

Ai meu Deus do Céu, como é difícil ler essas baboseiras ….

Allan Lemos

A solução para o problema do São Paulo é simples, transformá-lo em museu ou usá-lo como alvo em um exercício de tiro real do Mansup, mas essa última opção talvez não fosse viável por causa dos franceses e do amianto do navio.

Aposto que com o dinheiro que foi gasto no navio nesses quase 20 anos poderíamos ter encomendado um porta-aviões 0km ou uns 2 LHDs, também novos. Mas os almirantes são um bando de incompetentes, jamais me cansarei de dizer isso.

ADRIANO MADUREIRA

“Aposto que com o dinheiro que foi gasto no navio nesses quase 20 anos poderíamos ter encomendado um porta-aviões 0km ou uns 2 LHDs, também novos”. 

Menos amigo,menos…

Antoniokings

Circulam notícias que a China está ampliando suas instalações no Pacífico.

Jagdverband#44

Sim está. Todos sabemos, obrigado.
Aliás, circulam notícias que Taubaté tem uma grávida.

Antoniokings

Ela deve tomar os cuidados devidos, usar máscara e se preparar para a vacinação da COVID que já está chegando.
Enquanto isso, a China vai muito bem, obrigado.

Leandro Costa

Paulo, para eles é simples. Eles tem a economia para fazê-lo e, mais importante ainda, não precisam se preocupar com opinião pública. Simplesmente direcionam o que será feito e assim será.

Em países democráticos isso é ‘um pouco’ mais difícil de se fazer…

Claudio

Se os chineses tivessem uma versão naval do j-10, caberiam pelo menos um 50 caças e 10 helicópteros

John Paul Jones

E se fosse o J-5 caberiam 100 ???

Marcos R.

Todo mundo falando de navio chinês e eu aqui querendo saber do teste de imersão profunda do Riachuelo…

Last edited 3 anos atrás by Marcos R.
Marcos R.

Não achei, infelizmente.

Marcos R.

Falha minha, agora encontrei, obrigado!

John Paul Jones

Foi tão profunda que ainda não voltou rs ….

Alex Barreto Cypriano

Não gosto de ver arma na mão de quem despreza a vida humana, e o Partido Comunista Chines, com seus 94 milhões de membros (2 milhões deles fora da China, vai Deus saber fazendo o que…), despreza a vida de seus próprios concidadãos e ainda mais a dos não chineses. Segue o barco!

Cristiano de Aquino Campos

Então fecha os olhos, pois ninguem no mundo e santo, nem nós EUA. Vê se os thrumpistas, lá do texas, dão algum valor para a vida de um imigrente, ou se dão valor para alguem que não seja americano ou mesmo que seja, americano, que seja negro.

Kemen

Me lembrei, teve uma especialista texana (Yvone) trabalhando comigo e tinhamos também dois especialistas mexicanos. Uma vez ela me disse: Não gosto dos mexicanos! Ao que eu respondi: por que? Eles são gente como você, como eu… Ela não respondeu.

Existem sentimentos que são herdados e se mantém, nem ao menos sabem o porque.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Flanker

O fato de os norte-americanos serem, em grande parte, xenófobos e racistas, não muda os fatos descritos do modo que o colega Alex Cypriano descreveu. Os erros e defeitos dos EUA não tornam a china menos ruim….

Alison

Blz… Ele colocou que não gosta de ver arma na mão de quem despreza a vida humana… Entao, se vai desarmar, comece por quem ja tem… EUA é uma otima pedida já que é o pais mais armado e intervencionista do mundo com suas centenas de bases fora de seu território e suas centenas de milhares de soldados espalhados tb pelo mundo….

Kemen

Dizem que esses 2 milhões são filiados ao partido e trabalham em empresas do exterior as mais diversas, alguns até em orgãos estatais. Se fôr verdade, certamente não faria deles necessariamente espiões. Uma relação de nomes de alguns, foi informada em 2015, mas quer saber… eu não faço muita fé nessa informação pois veio de Taiwan se mal recordo, tanto é que não se soube de nenhuma ação tomada contra esses chineses pelas empresas ou orgãos estatais. Os chineses que briguem entre eles, lá, bem longe.

MGNVS

Entao vc tbm nao deve gostar dos EUA venderem bilhoes de dolares em armas para a ditadura sanguinaria da Arabya Saudita, onde as mulheres nao podem sequer mostrar o rosto. Ou no seu ponto de vista a Arabya Saudita respeita os direitos humanos?

Last edited 3 anos atrás by MGNVS
Alex Barreto Cypriano

Argumento de criança: mas se ele fez (ou tem) então eu também quero fazer (ou quero ter).
Marco moral é a coisa mais difícil de ver quando se está cego pela desmedida (húbris): democracia e totalitarismo são imiscíveis (mas o capitalismo gosta até mais do totalitarismo). A única via pro partido comunista chinês é desaparecer como força maligna, por bem ou por mal. Continuem de olhos bem fechados.

Alison

Quer que todo mundo fique de olhos fechados como vc ne? hipocrisia do caralho…

MGNVS

Argumento de crianca é o seu que condena a China por nao gostar da ideologia deles e fica calado em relacao a ditadura sanguinaria da Arabya Saudita que consegue ser pior que os chineses quando se trata de direitos humanos e liberdades individuais. Sua argumentacao é totalmente sem credibilidade e ate canalha do ponto de vista moral.

MGNVS

Cidadão… vc esta sofrendo daquela famosa doença mental cujo propagador foi o simio OlavusCarvalhensis: vc esta apresentando sintomas serios da “demmentia olavensis”… ela afeta o cerebro de forma irreversivel. Talvez vc encontre a cura ali na Terra Plana… ja compre a sua passagem.

Last edited 3 anos atrás by MGNVS
Flanker

A pergunta não foi feita pra mim, mas assim como eu escrevi para outro colega, os erros dos EUA não justificam os erros dos outros…..os EUA vendem para a ditadura Saudita e a china vende para a Coréia do Norte…..

MGNVS

Flanker… nem vou entrar nessa baboseira ideologica sua. Me diga, quem aqui esta justificando os erros da China? Eu questionei o Alex sobre o fato dele criticar os chineses e ficar calado em relacao aos EUA apoiarem a Ditadura Saudita que é pior do que os chineses. Pq dois pesos e duas medidas? E Flanker, pq vc se esforca tanto em distorcer os comentarios alheios so para defender os EUA. Vc esta igual os russofilos que defendem a Russia e China a todo custo. Se vc defendesse o Brasil eu ate entenderia.

John Paul Jones

Se não fossem os Sauditas os Xiitas do Irã já teriam espalhado o terror no Oriente Médio ….

Alison

Volta pra pokebola…

MGNVS

Cidadao… Arabya Saudita e Iran sao duas ditaduras que deveriam ser riscadas do mapa. Sao fanaticos religiosos extremistas que escravizam o proprio povo. Sunitas e Xiitas sao iguais no fanatismo e no extremismo. Usam a religiao como desculpa para impor uma Ditadura contra o povo.

Luciano do Prado

Aqui também os partidos políticos da nossa dita democracia desprezam a vida humana. Mais de 15 mil pessoas morrem todos os anos somente pela falta de saneamento básico, outras milhares morrem devido a falta de segurança e de fome.

John Paul Jones

Pois é, a alguns anos atrás um Submarino Chinês sumiu com toda tripulação, o Governo Ching Ling nunca pediu ajuda a Comunidade SMERWG para procurar ou resgatar a tripulação.

Apesar dos 15 comentários acima vc está coberto de razão !!!

MARCIO JULIANO DE CARVALHO

Ah, tipo o presibosta eleito aqui rsrsrsrs….

Luiz Trindade

A realidade é que temos muita mas muita falta de planejamento, vontade política e falta de recursos… Um país continental como o Brasil tinha de ter há muito tempo uma Marinha de respeito com navios suficientes para patrulhar toda a costa e zona de interesse econômico marítimo. Um exemplo de falta de planejamento e inteligência na Marinha foi a encomenda dos submarinos Scorpene sem o sistema AIP. O Nuclear vai ter mas o convencionais não. Alguns diriam para que?!? Então para que termos submarinos sem o AIP e se expor para pegar ar para respirar?!? Kd a furtividade? E ainda… Read more »

Edson23

Modelo com peças LEGO do Liaoning/Shandong:
https://www.flickr.com/photos/einon/38105102496/