Fragata Independência retorna do Líbano após cumprir missão de manutenção de paz

268

Niterói (RJ), 26/12/2020 – Após nove meses empregada em missão de paz no Líbano, a Fragata Independência da Marinha do Brasil atracou na Base Naval do Rio de Janeiro, na manhã deste sábado (26). Com tripulação composta por aproximadamente 200 militares, a embarcação integrou o 20º Contingente da Força Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM – Unifil). Criada em 2006, por solicitação do governo libanês, a FTM-Unifil visa impedir a entrada de armamento não autorizado no país e treinar o componente naval local.

Ao cumprimentar a tripulação e desejar um bom regresso, o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Alipio Jorge Rodrigues da Silva, ressaltou os desafios enfrentados pelos integrantes da Força ao desempenharem uma missão real em uma situação de combate à pandemia. “As tripulações estiveram envolvidas em uma rotina intensa e contínua para cumprir tarefas para contribuição da paz mundial, pelo incremento para capacitação da marinha do Líbano e para o desenvolvimento social e econômico daquele país”, enfatizou.

O Almirante Alipio ressaltou que os ensinamentos serão fundamentais ao cumprimento de novas missões em 2021. “Em maio, um Almirante com seu Estado-Maior estarão se dirigindo para assumir o Comando de outra Força Tarefa Marítima. Desta vez, no Nordeste da África, nas proximidades da Somália”, informou.

Primeira participação do Suboficial escrevente Estevam Frinhani em operação de paz, ele exerceu função destinada a estabelecer um elo entre o Comando do navio e as Praças. “Fazíamos reuniões, palestras e conversávamos com os militares para assessorar o comando e melhorar a vida do pessoal no navio”, relatou o marinheiro.

O Suboficial Frinhani recebeu manifestação de carinho de sua esposa ao chegar ao Brasil. “Dessa vez foi mais difícil ainda, por causa dessa pandemia. Ficamos preocupados com ele, e ele conosco. Estamos agradecidos a Deus”, disse Sandra Frinhani.

Em decorrência da pandemia de Covid, neste ano não ocorreu a tradicional recepção dos familiares na chegada ao porto. O encontro ocorreu no estacionamento da Base Naval, sendo as famílias orientadas a aguardar dentro de seus veículos.

A tripulação da Fragata Independência participou da importante operação de mitigação aos estragos causados por explosões, no início de agosto, em Beirute. Em apoio ao governo libanês, os brasileiros realizaram patrulhas nas proximidades do Porto e apoiaram um navio de Bangladesh.

O Comandante da Fragata Independência, Capitão de Fragata André Carvalho, relatou que no momento da explosão a embarcação estava a cerca de 16 quilômetros da região portuária de Beirute. “O navio estava em patrulha. Desde o início tentamos prestar a ajuda necessária”, referiu-se ao navio de Bangladesh.

A FTM-UNIFIL

Única missão de paz da ONU de caráter naval, a FTM-UNIFIL passou a ser comandada por um Contra-Almirante brasileiro a partir de 2011. Seis navios de diferentes nacionalidades constituem a esquadra das Nações Unidas operando em prol da paz na região. São eles: Alemanha, Bangladesh, Grécia, Indonésia, Turquia e Brasil.

Durante mais de nove anos na missão, cerca de quatro mil brasileiros das Forças Armadas estiveram operando com a UNIFIL no Oriente Médio. Foram dezoito participações de navios da Marinha do Brasil, com os militares sendo substituídos a cada seis meses.

Instituída em 1978, a UNIFIL possui o propósito de manter a estabilidade na região. Até 1º de janeiro do próximo ano, o Comandante da FTM Unifil é um brasileiro, o Contra-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho.

Operações de paz

O Brasil possui histórico de participação em operações de manutenção de paz. Atualmente cerca de sessenta brasileiros estão operando em oito diferentes missões de paz da ONU. Mais de 37 mil militares de nosso país estiveram na Operação de Paz no Haiti, entre 2004 e 2017. A missão no Haiti foi a maior mobilização de tropas brasileiras no exterior, numa missão real, desde da guerra da Tríplice Aliança.

As fragatas União e Liberal também participaram da FTM-UNIFIL (clique na imagem para ampliar)

FONTE: Ministério da Defesa

Subscribe
Notify of
guest

268 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio Araujo

Essa foi a última missão brasileira na UNIFIL? Foi o fim de uma era!

Allan Lemos

Sim, agradeça ao Biroliro, que tirou o Brasil da UNIFIL apenas para agradar Israel.

Junior

Pensei que tinha sido a própria MB que tinha feito esse pedido por causa das poucas fragatas que ainda temos disponível somada a logística complicada de manter uma estrutura como essa tão longe do Brasil. Na minha opinião, acho que já estava na hora de nos retirarmos mesmo, aquela região esta ficando cada vez mais perigosa, antes era só o problema de Israel com os vizinhos, mas agora também tem a Turquia encrencando com todo mundo, aquela zona esta ficando ainda mais quente do que costuma ser. Outra bomba que a gente acabou se safando foi aquela possível missão na… Read more »

Allan Lemos

Não, Junior. Não é de hoje que a MB tem poucos meios, mas mesmo assim isso nunca a impediu de cumprir suas obrigações humanitárias internacionais. A decisão de sair do Líbano se baseia unicamente na nova “amizade” entre Brasil e Israel e na subserviência do Presidente à Israel e EUA, que não enxergam com bons olhos a UNIFIL.

Funcionario da Comlurb

Se fosse verdade o que você afirmou, os EUA , com o poder que tem na ONU, já teriam acabado com o mandato da UNIFIL há muito tempo.

Além disso , a UNIFIL.para Israel significa absolutamente nada, zero a esquerda.

Para finalizar, o que tanto fez a UNIFIL no Líbano? , lembrando que o armazém cheio de produto químico que explodiu se localizava no mesmo cais onde os navios da UNIFIL atracavam, ou seja , nem isso foi visto por eles. O que fizeram de prático por lá todos esses anos ?

Cristiano de Aquino Campos

Não, pois não e o único que manda na ONU e a missão tambem e boa para Israel pois ela se destina a impedir ações terriristas na area. Só que tambem limita Israel de agir de forma unilateral.
O quê Israel queria era uma missão que so afetasse um lado da questão, coisa que não rola com a ONU.

Funcionario da Comlurb

Desde quando uma missão da ONU impede Israel de agir? Por exemplo : Existe há décadas uma missão permanente da ONU localizada na fronteira da Síria com Israel. Isso impede Israel de bombardear a Síria ?

Salim

Exato, lembro da missão paz canal de Suez na década de 50. Forcas ONU saíram as pressas apos pau começar quebrar, inclusive saindo por Israel. Infelizmente forças ONU capazes como atuais náo são de muita valia para garantir paz. Exceção e no Congo que estão liberando o uso da força, resultando em pacificação de boa parte território.

Leandro Costa

Salim, a ONU botou os observadores na região de Suez DEPOIS da aventura Inglesa, Francesa e Israelense por lá, e não antes. Capaz de você estar confundindo com a Guerra dos Seis Dias em 1967.

Cristiano de Aquino Campos

Achei isso tambem, ate porquê a missão de Suez se encerrou após a situação se estabilizar e não porquê o pau quebrou.

carlos mendes

O Pau quebrou com o ultimo contingente brasileiro ainda na faixa da ONU !!

Salim

Sim e isto, missao de 56 a 1967, estavam la pelo canal suez na divisa Israel Egito. O pau comeu em 67 na guerra dos seis dias. Talvez meu texto deixou dúvida, porém a missão foi criada visto conflito de 56 que Egito nacionalizou canal suez e França /Inglaterra de certa forma se juntaram com Israel para internacionalizar canal suez.

Cristiano de Aquino Campos

Desde quando ela e uma fonte indonea,(não arabe), que pode dizer por exemplo, que tal ataque partiu primeiro de um dos lados ou que teve uso de força desproporcional e etc. Porquê você acha que Israel e contra os ,planos de instalação de postos de controle e patrulhas da ONU na fronteira com os palestinos?

Bosco

Funcionario,
A narrativa é o que vale. Contra argumentos não há fatos.
É desse jeito!!!
O que interessa é que um monte de abestado leu que “somos subservientes aos EUA”, “somos subservientes à Israel”. Pronto! O cara já fez por merecer seu pão com mortadela do dia.
Antes, as ações internacionais do Brasil dos petralhas era motivado não por amizades ou tratados e sim por motivos humanitários nobres, haja vista as “pobres” ditaduras comunistas que o BNDES financiou com bilhões de nosso dinheiro. Isso foi pura demonstração de amor ao próximo. Nessa época não éramos capacho de ninguém.

Last edited 3 anos atrás by Bosco
Funcionario da Comlurb

Perfeito Bosco.

Agressor's

Este país virou uma baderna e a culpa disso é do próprio povo brazileiru…A única diferença que existe entre estes políticos que nos governam é que uns usam gravata e falam polidamente já os outros andam com barba por fazer e falam a linguagem do povão…Ambos são do mesmo esquema… Todos eles governam como que de um “bunker” entrincheirados do povo…é facção do morro A contra facção morro B neste pais…quem está de fora não vê a hora de assumir o controle da “boca”…custe o que custar…..”Pros amigos tudo, para os inimigos, a Lei”…engaveta, arquiva, abafa que a facção do… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Alex Rocha

Gostei muito do seu comentário. Isto é fato o povo brasileiro deixou de ser patriota a muito tempo. E isto se reflete nos políticos que temos.

Agressor's

Muito obrigado, amigo Rocha… Existe um grande movimento subversivo que procura forçar o mundo nessa visão política dicotômica entre direita e esquerda…pois assim se mantêm uma guerra cultural perpétua e troca cíclica do poder que não corresponde aos anseios do povo…É uma dialética para dividir o povo fazendo-os perder a noção de quem é o verdadeiro inimigo…

Carlos Eduardo Oliveira

Brasileiro é patriota de 4 em 4 anos.

Doug385

Lembro bem dessa época quando Moralez tomou refinaria da Petrobras e mandou revistar a aeronave da FAB em que viajava Celso Amorim. Época em que financiamos porto em Cuba e diversas obrar na Venezuela executadas por certa empreiteira.
Pelo visto, tem gente comentando por aqui que sente saudades daquela diplomacia “altiva”.

Carlos Gallani

Não sinto saudades deste passado assim como não sinto do presente!

Paulo Drusnam

Verdade, inclusive a compra de uma refinaria avaliada em aproximadamente em 50 milhões de dolares comprada por 1 bilhão. Que governo foi?

Defensor da liberdade

O BNDES fez um empréstimo e os papéis ainda rolam, vá cobrar do seu presidanta a cobrança dos empréstimos.

Bosco

Você é que ganha em dólar. Cobre você.

Defensor da liberdade

Você que elegeu a tralha, cobre dele.

Bosco

Você não ajudou a elegê-lo. Não reclame.

Agnelo

Excelente

jose

puxa, é mesmo?   as ações internacionais do Brasil dos terraplanistas-cidadãos-de-bem-que-pagam-seus-impostos são motivadas por amizades com israel, eua e qualquer “pobre” ditadura de direita (hungria) e medievais (arábia sáudita), por motivos humanitários nobres (evitar que o globalismo e o comunismo se espalhem pela terra) – chefe, pare de repetir essas abobrinhas de botequim sobre bndes. até o seu lider parou que esse papo furado de abrir a caixa-preta do bndes. sei que vc se acha a ultima bolacha do pacote, mas vc é só mais um desinformado manipulado cheio de óidio irracional, que talvez nunca vá se tocar disso.

Bosco

zé, Em momento algum eu citei alguma ilegalidade nos empréstimos do BNDES à ditaduras socialistas que precisem de abrir caixas de qualquer cor para serem expostas. Tais ações foram públicas e notórias. Meu comentário foi só no sentido de dizer que o que alguns agora entendem como sendo subserviência ao país A ou B é apenas escolhe da política externa do governo legítimo que se alinha mais com A ou B . Quanto a “terraplanistas” , vá se catar. Para de ser jumento da esquerdalha e de ficar repetindo esses mantras sem sentido. Você sim poderia fazer um favor a… Read more »

Wilson França

Gostaria de lembrá-los que o líder mito supremo ordenou que os ataques sejam dirigidos a partir de agora ao verdadeiro inimigo da nação, denominado governador João dória. Não é mais para falar mal do PT por enquanto.

Bosco

Wilson,
Te respondi (2). Tá retido.

Bosco

O Bolxoxrx tem muitos inimigos e precisa combater um de cada vez. Já a oposição não dá tréguas a ele. Só veem ele como inimigo e se juntam como hienas.
*Mas está próximo o dia que as hienas começarão a se rasgar entre si. 2022 é logo alí.

Last edited 3 anos atrás by Bosco
Pedro

Acabei de ler minha avó de 80 anos, só faltou dizer Deus, Família e Pátria. Você é um cara super inteligente e curto muito seus comentários, mas, este viés populista direitista é por demais cansativo e até anti-progresso, como foi o alinhamento ideológico petista.

Abraços.

Paulo Drusnam

Falar sim quando for pertinente sobre a grande “praga de gafanhotos” que arrasou e quebrou milhares de empresas do país anos atrás.

Cristiano de Aquino Campos

Não querebdo defender os PTralhas más o quê tem financiamento do BNDES, que foi uma açào unilateral com missões de paz da ONU? Durante os governos do PT, as açõed do Brasil pela ONU, foram e ainda sào motivo de orgulho e aprendizado para nossas forças armadas. Fala o contrário para os generais, Heleno, Santos Cruz, Mourão e tantos outros militares de alta e baixa patente que foram nas missões do Haiti. CONGO e no Libano. Nào fossem essas missões, o Brasil aonda estaria de Urutu, artilheiro de arma principal exposto, a tropa sem prática em guerra Urbana que foi… Read more »

Bosco

Acho que você não entendeu o que eu escrevi.

Last edited 3 anos atrás by Bosco
Paulo Drusnam

Sabe nada, inocente….

Pedro

Eita, começou bem, mas depois bolsonarizou. Kkkkkkkkkk, calma velho erra é normal, Brasil errou com PT e repetiu o 7×1 com o Bozo, claro que esperávamos muito mais, mas caímos no velho conto do vigário (pelo menos a grande maioria), continuamos na busca da terceira via perfeita.

Abraço.

Allan Lemos

Meu caro, os EUA podem muito, mas não podem tudo. Eles não mandam na ONU.

Leandro Costa

Concorda que uma Força Tarefa da ONU tem mandato expedido pelo Conselho de Segurança? É resultado de uma resolução. Sempre foi e sempre será assim. E outra, no caso da UNIFIL, esse mandato é renovado anualmente. Ou seja, DESDE 1978, todos os anos, a UNIFIL tem sua presença renovada pelo Conselho de Segurança da ONU. Para qualquer pessoa que tenha o mínimo de senso, o que eu vou dizer já seria óbvio. Mas os EUA fossem contra o estabelecimento e a existência da UNIFIL, eles tiveram quarenta e dois anos consecutivos para dar o famoso veto ao qual eles tem… Read more »

Salim

VC esta confundindo, Israel pediu para patrulhas da unifil náo iluminarem com radar seus aviões em ataque forças iranianas na Síria, pois poderia ocorrer disparo acidental de suas forcas contra unifil. Todas as forças em terra e mar continuam lá e Brasil vai ter representante porem sem meios operacionais, visto que, só temos a Barroso que esta sendo usada ate talo e 3 niterois que terão que passar por revitalização para talvez aguentar mais 10 anos empurrando agua. Embora seja triste e a real situação de nossa marinha.

Agressor's

O atual governo age explicitamente como um governo fantoche de estrangeiros, onde segue os interesses desta gente em situações políticas essenciais, notadamente econômicas e estratégicas. A conduta política e econômica do governo é completamente subordinada e decidida por influências alienígenas.

Bosco

” A conduta política e econômica do governo é completamente subordinada e decidida por influências alienígenas.” Há vinte anos o país segue os ditames globalistas da ONU. A grande maioria das leis aprovadas no país vêm prontas de fora e sequer são discutidas na época das eleições. Os três Poderes sempre foram fantoches do globalismo, mas aí pode. Pra você , ditame estrangeiro é quando sua narrativa nível grêmio estudantil de segundo grau lhe é favorável. Você se lembra de ter votado em algum deputado que defende abertamente o aborto ou a cirurgia de transexualidade em menores de idade ou a… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Bosco
Defensor da liberdade

Eutanásia e mudança de sexo de criança são perfeitamente morais e legais, o corpo é do indivíduo, não do Estado brasileiro, a vida é uma propriedade dele, renúncia à propriedade é um direito do portador da propriedade, portanto inexiste ilegalidade na eutanásia e na mudança de sexo infantil, partindo do direito jus-naturalista.

Muito engraçado você vir com balela de esquerdismo, comunismo, de Estado totalitário, e querendo que o Estado diga para alguém o que ele deve ou não fazer com sua própria vida. Vá com sua hipocrisia e sua desonestidade intelectual para lá.

Last edited 3 anos atrás by Defensor da liberdade
Andre

Eutanásia e mudança de sexo de criança são perfeitamente morais e legais”

Morais e legais onde? No Brasil nem uma coisa nem outra é legal.

Wilson Look

A mudança de sexo de crianças só é permitida em casos de Disfunção de Gênero, um transtorno em que a pessoa não concilia o seu sexo biológico com o mental, na cabeça da pessoa é como se ela fosse um homem no corpo de uma mulher ou visse versa, mas ainda assim a mudança de sexo só ocorre após um longo tratamento psicológico por uma equipe multidisciplinar. (não significa que eu concorde com mudança de sexo, essa é apenas uma situação real e esse é o procedimento normal, no caso a mudança de sexo é o último recurso, sendo postergada… Read more »

Kornet

Engraçado uma criança de menos de 10 anos ,para os “pensadores,intelectuais e cientistas de esquerda” têm total capacidade decidir sobre sua sexualidade mas um ” menorzinho” de 17 anos,que matar,riubar,estrupar e etc não tem ainda a capacidade de entender e ser responsabilizado por seus atos ilícitos por ser um jovem que ainda està em formação no aspecto neural.
A esquerda é uma piada printa ,hipocrita e irracional.

Wilson Look

Todo ser humano de certa forma é hipócrita, pois suas crenças muitas vezes são conflitantes, e nem nos damos conta disso.

Sobre essa questão de crimes de menores de 18 anos, é necessário a alteração do código penal, e posso dizer que com uma criança de uns 4 anos já tem uma certa distinção entre o certo e o errado, após os 6 anos ela já está plenamente capaz de distinguir isso.

Defensor da liberdade

Já ouviu falar de FEBEM? Não sei se chamam assim ainda, mas é para lá que menores infratores vão.

Kornet

Não existem mais ,o nome agora é casa de acolhimento .
E só podem ficar no màximo por 3 anos.

Defensor da liberdade

A constituição é um amontoado de regras sem qualquer valor científico/filosófico.

Bosco

“A constituição é um amontoado de regras sem qualquer valor”
Estamos vendo isso com o atual STF.

Agressor's

Mas essa gente toda não se apoiavam entre si, na época da lava-jato?

Bosco

Defensor, Deixa de ser burro e aprenda a interpretar textos. Onde no meu comentário eu fiz juízo de valor acerca dos temas “eutanásia” e “troca de sexo”? Eu os citei apenas e tão somente como temas que não são colocados à discussão a nível público pelos candidatos a cargos públicos na época das eleições mas tais temas, como por geração espontânea, surgem e são colocadas em projetos de leis e votadas a toque de caixa por cidadãos que nunca levaram esse assunto à discussão quando candidatos. Apenas coloquei como exemplo do globalismo em ação onde a imensa maioria das leis… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Bosco
Defensor da liberdade

Que discussão de candidato em eleição, político lá tem moral para estabelecer nada, seja local ou estrangeiro, os direitos naturais do homem transcendem a esfera política e estatal. São como valores, independem de canetada de político.

Bosco

Isso no mundo encantado de Boby onde você vive e que não tem estado. Mas interessante que você invariavelmente se põe do lado dos vermelhinhos que querem um Estado avantajado, imenso, opressor. Vai entender!

Defensor da liberdade

Não, isso no mundo da ciência e da filosofia. Meus argumentos de forma alguma foram de encontro aos vermelhinhos defensores do Estado avantajado, muito pelo contrário, advogam a completa liberdade do indivíduo. Você não sabe distinguir isso, pois lá no COF Olavão não ensina essas coisas.

Wilson Look

Não existem direitos naturais. Direitos são valores reconhecidos pela sociedade e confirmados e assegurados pelas leis dessa sociedade.

Na natureza prevalece a sobrevivência do mais apto, Direitos como o Direito a Vida são puramente humanos, não naturais.

Matheus S

Mas é claro que existe direito natural. Direitos naturais são direitos que nascem da condição humana. O exemplo do direito à vida que você deu independe de regulamentação, existindo em razão da própria existência do ser humano, portanto, antecede o estado.

Não fale do que você não sabe.

Wilson Look

Se fosse assim então como se explica a prática dos espartanos de matarem os bebes que tinham alguma imperfeição ou se mostravam fracos?

Como se explica os canibais?

Direitos são valores e como tão se desvirtuam com o tempo, se fosse como você diz então práticas como o aborto, eutanásia, etc tem que ser permanentemente proibidos pois vão contra esse “direito natural”.

Matheus S.

Todos esses exemplos que você deu são sociedades que não respeitaram o direito natural do indivíduo. Não se baseavam em princípios humanos, moral e éticos. Só porque existe o direito natural, não quer dizer que não foi violado ao longo do tempo por diversas sociedades sem princípios morais e éticos, pelo contrário, ainda hoje existem sociedades que não respeitam esses direitos como a comunidade indígena. Hoje, qualquer direito positivo, em qualquer sociedade, é baseado no direito natural, construído de forma cultural, e são garantidas pelo Estado por meio de leis, e depende de uma manifestação da vontade, seja pela sociedade… Read more »

Bosco

Matheus, Nenhuma norma existe sem que seja reconhecida pelo outro. O direito natural não é absoluto. Só existe nas sociedades que o reconhecem. “O direito à vida antecede o Estado”. Então você é religioso? Cristão? Muçulmano? Budista? Judeu? No mundo da “razão” qualquer direito só subsiste dentro do compromisso da comunidade de respeitar normas pré-estabelecidas que o garantam e de modos dessa mesma comunidade cobrar tal compromisso daqueles que não o cumprem. Você pode ser titular do direito à vida, mas se estiver num bote salva vidas de um navio naufragado e centenas de pessoas na água, creio que eles… Read more »

Matheus S

O direito natural seria o nome com o qual se designa, por tradição muito antiga que veio da Grécia Antiga, o critério absoluto do justo, e esse fundou-se e assentou na própria constituição das coisas e nunca no mero capricho do legislador momentâneo. O direito natural afirma que os seres humanos têm direitos inalienáveis e irrevogáveis, que independem de qualquer legislação criada por governos. Esses direitos naturais, por essa sua natureza, são logicamente anteriores à existência do governo. Caso estivéssemos em um mundo sem nenhum governo, ainda assim tais direitos existiriam. Eles não dependem de nenhum governo para existir. As relações… Read more »

Bosco

Lido e entendido Matheus.
Valeu!

Wilson Look

Como cristão eu reconheço a existência de direitos e deveres universais estabelecidos por Deus, e também acredito que não é Deus que grava esses direitos e deveres no coração, mas sim os pais e é nesse processo que pode ocorrer as desvirtuações desses direitos.

No meu caso o direito natural e direito divino se misturam, e quando li o termo ‘natural’ em minha mente foi feita uma relação com a natureza, local em que tais direitos não são observáveis.

Matheus S

Sim, a autoridade do direito natural tem como proceder ora com argumentos teológicos, ora com dados puramente racionais. Meus argumentos são puramente racionais, embora eu como cristão também reconheça a importância dos argumentos teológicos para a defesa do direito natural do indivíduo.

Defensor da liberdade

Excelente reposta, obrigado!

Bosco

Então você é contra o aborto, né Matheus?

Wilson França

A direitalha defende a “liberdade” dos indivíduos desde que sejam iguais a eles. Liberdade para não tomar vacina, liberdade para andar armado, liberdade para garimpar e lançar mercúrio em área de proteção etc. Mas se vc falar em liberdade de costumes, liberdade religiosa, liberdade sexual, aí não, não pode.
A famosa hipocrisia.

Bosco

Wilson, “A direitalha defende a “liberdade” dos indivíduos desde que sejam iguais a eles.” Cara! Não sei onde você tava enfurnado mas você acaba de descrever o “modus operandi” da Esquerda. Por outro lado você foi muito feliz em expor as contradições dos dois espectros políticos. A questão é: devemos fazer escolhas porque se não, alguém as fará por nós. As escolhas da direita, dita conservadora, em regra é baseada nos costumes, na tradição, na moral estabelecida há décadas, séculos, por meio da cultura, religião, etc. É falha? Não há dúvidas. As escolhas da esquerda, dita progressista, é baseada na… Read more »

João Fernando

Pela sua ótica, os caras que enforcam gays e punem mulheres no Irã e arábia saudita são apenas conservadores. Certo?

Bosco

Se são conservadores eu não sei , o que sei é que o lado que flerta com a Sharia são os ditos progressistas (esquerda). Ambos, esquerda e Islã, odeiam o Ocidente em em especial , o cristianismo, e se juntaram num objetivo comum. https://www.youtube.com/watch?v=RfsXx4MBa8c Mas sim, do ponto de vista puramente semântico eles são conservadores. Se daí você infere que eu defenda estas práticas por eu me alinhar mais com as pautas conservadoras no meu país, está equivocado. Defendo a pauta conservadora do meu país (e defendo um Estado eficiente). Cada país tem suas peculiaridades. Por isso ser de direita… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Bosco
Defensor da liberdade

Sim existe ideologia de direita, a sua posição contrária à eutanásia por acaso é ciência? Sabe nem separar uma coisa de outra e vem com esse papo de olavete.

Bosco

Você não tá tomando os remédios na hora certa e na dose adequada. Seu problema cognitivo tá aumentando e isso tá afetando sua interpretação de texto.
Me mostre em qual trecho de algum comentário meu eu me posicionei contra ou a favor da eutanásia?
*E não entendi a relação entre ciência e ideologia ou a inexistência dela.

Flanker

Sou absoluta e completamente a favor de qualquer vacina, não quero andar armado, sou frontalmente contra a destruição e poluição causadas por garimpos e pelo desmatamento, defendo a total liberdade de culto e religião ……e sou totalmente contra a esquerda…….e sou contra a mudança de sexo em pessoas menores de idade…….por aí você percebe que nada é estanque…..
Se uma pessoa é de direita, ela não precisa concordar com tudo que essa ideologia defende….e o mesmo vale para a esquerda……..mas, a maldita dicotomia que tomou conta do Brasil é cega e burra……

Bosco

Flanker,
Parabéns pra você! Eu também sou a favor de algumas ideias da esquerda, como por exemplo: sou contra os jogos de azar; sou contra vaquejada, tourada, etc. Essas e outras bandeiras foram defendidas pela esquerda brasileira.
Mas queira você ou não essa dicotomia existe. Se você finge que não existe , direito seu, mas existe.

Defensor da liberdade

Vou te levar numa vaquejada para tu ver como é bom kkkkk te garanto que o boi sofre menos do que quando é levado no matadouro.

Bosco

Defensor,
Você tem certeza que não é o Antoniokings?
Pergunto porque talvez você seja e nem saiba

Flanker

Bosco, eu não disse que essa dicotomia não existe, pelo contrário, eu disse que ela existe e é pior que um câncer, pois tanto a direita como a esquerda se acham possuidores da verdade
e razão absolutas. Acreditam que o mundo é apenas preto ou branco, enquanto na realidade é uma infinidade de matizes de cinza.

Bosco

Sou a favor vacinas que foram aprovadas e de preferência, testadas na população do país de origem. Sou contra a vacinação compulsória. Sou contra cirurgias de mudança de sexo em qualquer idade do mesmo jeito que sou contra alguém ser transformado em um unicórnio porque acha que é um unicórnio . A pessoa ao meu ver tem um transtorno e deve ser respeitada, mas tratada, de modo a não mutilar em demasia o seu corpo. Sem falar que tais mudanças, além de irreversíveis. não raro trazem distúrbios psicológicos maiores do que o anterior. Agora, não tem como o Estado proibir… Read more »

Flanker

Bosco, por eu dizer que existem garimpos que poluem os rios com mercúrio eu estou sendo globalista? O ministro do meio-ambiente, não tentou implementar flexibilizações de regras que protegem manguezais e restingas? Qual a intenção disso? Liberaram a importação de herbicidas e pesticidas que são, alguns, proibidos em outros paises. Os que já existiam aqui não eram suficientes? Quanto às armas, não quero possuir uma, mas defendo o direito de quem quiser ter uma legalmente…..mas, não um fuzil, por exemplo. Quanto às mudanças climáticas, os milhões de toneladas de CO² lançadas na atmosfera anualmente, nos últimos 120/130 anos, com a… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Bosco

 “por eu dizer que existem garimpos que poluem os rios com mercúrio eu estou sendo globalista?” Eu não disse isso. Sugiro ler de novo essa parte. Quanto às ações pontuais do Ministério do Meio Ambiente, não posso julgá-las em separado e sim dentro de um contexto. Se procurar devo achar explicações do ministro sobre o porque dele ter adotado tais medidas administrativas relacionadas aos garimpos e à liberação de pesticidas, afinal, ele é quem deve decidir e toda decisão implica em mais de uma opção e talvez ele tenha optado pela menos pior. Vai saber!. Além disso , todo ato… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Bosco
Bosco

Wilson,
Te respondi. Tá retido

João das Botas

Também queremos nossa liberdade em caçar animais silvestres dentro de reservas de caça a serem criadas.

EParro

Defensor da liberdade;
por falar em “seu corpo, suas regras”, você vai tomar compulsoriamente a “vacina”?
Só curiosidade.

Defensor da liberdade

Vou tomar por que não aguento mais usar máscara, até no trabalho, já estou com a venta marcada deste troço, porém sou contra a tal vacinação compulsória, exceto para os funcionários daqui da fazenda, eles terão que tomar.

Last edited 3 anos atrás by Defensor da liberdade
Flanker

E por que os funcionários da “fazenda” vão TER que tomar?

Defensor da liberdade

Por causa da aglomeração no transporte tivemos que aumentar a frota de ônibus; aglomeração no refeitório, e questão higiênica no Packing House. A colheita da manga e da uva é manual, quanto menos pessoas em casa com suspeita de covid, melhor para nós.

Flanker

Humm…..então, teu interesse em ganhar dinheiro passa por cima do direito do teu empregado em não quere se vacinar? No dos outros é colírio, né? E A liberdade, que tu usa até no teu nick? Hipocrisia….

Defensor da liberdade

Sim passa, quando ele assinou um contrato comigo ele se sujeitou às minhas regras. Mas ele não é obrigado a tomar, e nem eu sou obrigado a ter funcionário que não aceita norma da empresa. Tem nada de hipocrisia nisso, sem mais.

Bosco

Em que país fica sua fazenda? Se for no Brasil as regras não são suas e sim estabelecidas em lei. Mais especificamente pela lei nº 5.889/73

Defensor da liberdade

Indisciplina é justa causa, art. 482 clt, descumprimento do regulamento interno.

Mesmo que não houvesse tal dispositivo, da porteira para cá o que vale é o regulamento da empresa, que dispõe de regras sanitárias.

Last edited 3 anos atrás by Defensor da liberdade
Wilson Look

O contrato tem uma clausura que estabelece que os funcionários tem que tomar todas as vacinas?

Se não tem algo assim ai é quebra de contrato, e causa ganha pelo funcionário.

Defensor da liberdade

Não, mas lá diz que devem respeitar o código interno de normas sanitárias, se o código cobrar imunização contra agente contaminante que traga riscos aos demais, não tem causa ganha pelo empregado neste caso, valendo-se do artigo 482 CLT, indisciplina.

Last edited 3 anos atrás by Defensor da liberdade
Flanker

Corre pra baixo da legislação qdo te interessa…..

Wilson Look

Só para reflexão.

No momento não tem vacina para todo mundo, e nenhuma delas está realmente aprovada, existe o risco real de efeitos colaterais.

Eu particularmente preferiria esperar um pouco mais, pelo menos até ter vacina para todos, pois até lá já saberei com mais precisão quais grupos estariam mais propensos a apresentar reações alérgicas a vacina, o que me permitiria ter um plano de ação caso tenha funcionários nesses grupos.

Flanker

Pena que vc não tem tanto apego à legislação quando precisa pagar o que deve, visto que, conforme vc mesmo afirmou, sonega impostos….eita hipocrisia!

Flanker

Cara, vc é a hipocrisia em pessoa…..vive falando contra toda e qualquer regulamentação e legislação….mas, quando envolve seu bolso, a tua liberdade, que tanto defendes, passa a ser seletiva. Ou vc é liberal , no nível que vc propaga, ou vc é sujeito às regras e legislações…..as duas coisas, não dá pra ser…..

Defensor da liberdade

O que é regulamento interno para você? Deixei bem claro ali em cima, mesmo que não houvesse lei estatal para isso, da porteira para cá o que vale é o regulamento interno da empresa. Sem mais.

Mariner

O que manda o regulamento interno?Da porteira para cá?Quando você receber um fiscal do trabalho tuas regras não funcionam, ou um funcionário se queixar no ministério do trabalho é multa , em que país você vive?

Defensor da liberdade

Vá ler o artigo 482 da CLT e a gente conversa, onde fala sobre indisciplina e justa causa.

Defensor da liberdade

O único débil aqui é você, que acha que um político é quem deve determinar se a criança arranca ou não o bilau fora, ao invés dos pais.

Seu nível de debilidade é tamanha que precisa do papai Estado, ou um político de babá, puxando sua orelha “menino faz isso, menino faz aquilo”.

Para você só desejo boa sorte com sua babá.

Wilson Look

Nem os pais devem decidir isso devido as consequências psicológicas envolvidas, somente uma equipe multidisciplinar no contexto de tratamento de disfunção de gênero, como ultimo recurso no intento de reduzir o sofrimento do paciente pode recomendar isso, pois depois ainda é necessário um acompanhamento psicológico envolvendo não só a aceitação do paciente como dos pais e demais conhecidos como amigos, familiares, colegas de trabalho ou escola, etc…

Paulo Drusnam

Seu “Defensor da Liberdade”, to reparando que o sr. está tomando o lugar do AntonioKing quanto a negativação de seus comentários, pergunto: o sr lê, jornal, revista, etc.

Defensor da liberdade

Não como like, meu objetivo aqui não é ser pop star. Uma prostituta é quem fala o que você quer ouvir.

Flanker

Nem o Estado e nem os pais! A única pessoa que pode decidir isso é o próprio indivíduo…..e depois de adulto, quando será capaz de pesar todas as hipóteses e seus resultados….nunca uma criança.

Flanker

Exatamente!!!!

Wilson França

Sério mesmo que vcs estão discutindo mudança de sexo em criança?!
Qual foi o blogueiro que inventou isso? O mesmo da mamadeira de piroca e do kit gay educacional?

Bosco

Um dos blogueiros foram esses dois aqui: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/prop_mostrarintegra?codteor=1059446
Mas se procurar tem muito, não só no Brasil. É parte da política identitária em curso na esquerda. Não há com negar. Não fosse isso esses dois ilustres “blogueiros” não a teriam elaborado.

Agressor's

Seu comentário não tem nexo nenhum com o que postei, sua resposta é confusa e sem sentido . VC me ataca por defender algo em que nenhum momento no meu comentário eu defendo e sim que faço justamente o contrário. Erroneamente associa o controle completo do estado sobre a sociedade com o estado necessário e não deixa claro que globalismo obscuro é esse que domina o mundo e o nosso país desde sempre. Nossas leis são criadas pra serem voltadas apenas para o intuito de beneficiar interesses alienígenas e de particulares. Não existe liberdade econômica e o sistema que nos… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Agressor's

Quanto a ONU ela não passa apenas de uma organização fantoche, controlada pelas potências mundiais. São elas que ditam tudo no mundo hoje e que decidem todos os rumos das outras nações de forma arbitrária e incólume, de acordo com os seus bel interesses .

Paulo Drusnam

O pior choro é o do perdedor.

Bille

O mundo todo entra em missão de paz de porte raciocinado com o quê vai ganhar algo com isso, seja influência, acordos comerciais, entre outros. Essa missão na RCA a gnt ia entrar só pra ter dor de cabeça. Morrer brasileiro pra defender outra bandeira é uma coisa muito questionável. Uma coisa é um observador: está lá pra observar. Outra é pra fazer acontecer, boots on the ground, e morrer numa guerra onde nós não estamos ameaçados, com meios escassos, pessoal equipado com cinto/suspensório/cantil/caneco e armamento pouco confiável (e velho). Alguns enxergam isso como experiência de combate real. Se for… Read more »

Cristiano de Aquino Campos

Engraçado e que tem gente que reclama que o Brasil tem pouca vivência real de combate ou atuação em ações externas. E são as mesmas pessoas que apoiam o Brasil se distãnciar de ações externas reais, que são fonte de aprendizagem real. Fica dificil conciliar as duas coisas.

Salim

Neste ponto concordo com VC, a vivencia ganha com atuação na unifil traz uma experiencia, aprendizado, catalogo eletrônico de meios, vivencia em patrulha guerra etc… No congo também teríamos um grande ganho em operação contra forcas irregulares. Porem o pessoal esta mais interessado em banquete e reformar leo1 e cascavel que já são obsoletos para teatro operacional atual.

Agnelo

Prezado
Poucos exércitos tem a nossa experiência e doutrina de combate a força irregular. Além disso, menos ainda sabem “ser força irregular”, como o nosso sabe.
O Congo, e as outras missões naquela região, eram muuuuuito caras e traziam riscos, muito além do combate, como o ebola, por exemplo.
No final, “9 fora”, será q naquele momento, valia tanto quanto se poderia ganhar?
Talvez depois, mas agora, difícil.
Sds

Junior

Quando se falou que o Brasil iria para uma das operações da ONU na África e que a do Congo era a mais provável, confesso que fiquei mais preocupado com esse negócio do ebola do que ter que enfrentar aqueles grupos de rebeldes lá

Defensor da liberdade

Que força irregular se refere, aqueles esfomeados do Haiti? Faça graça, o EB não tem a mínima condição de combate irregular, conhecendo bem a mentalidade de marajá de todo funça público brasileiro, abandonariam a luta pelo primeiro quarto com ar condicionado que o inimigo oferecer.

Agnelo

Bilu Bilu tetéia

Bosco

“aqueles esfomeados do Haiti?”
Acho que se procurar vou achar em algum lugar você enaltecendo esfarrapados e esfomeados dando couro nos EUA, na Arábia Saudita…
Quanto tiver um tempo vou conferir.

Defensor da liberdade

Comparando haitiano com milícia Houthi, cujos membros deste último são ex-militares e usam até drones, muito inteligente da sua parte.

Bosco

Mérito seu! Você que qualificou de esfarrapados e famintos os que agora qualifica de ex-militares operadores de drones.

Defensor da liberdade

Isso é mesmo sério? O cara quando quer ter razão implica com tudo…

Salim

Mandamos um general que chefiou a missão Congo. Experiência real vale e muito. Unifil e um desfile táticas e equipamentos atuais, ter cadeira observador e de muita valia, além de poder gravar tudo, com pouquíssimo risco. Congo tem risco, porém , como nação soberana e amante paz, devemos nos envolver com estas tragédias humanitárias no mundo. E dando que se recebe. Por este viés pensamento Brasil se tornará um pária em relação humanidade. Fora a vontade de não fazer nada que é padrão.

Junior

Dei os meus motivos para apoiar essa retirada, já demos a nossa contribuição, aliás há quantos anos estamos na Unifil? Será que já não aprendemos tudo que teríamos que aprender?

Salim

O mundo evolui diariamente, quem acha que já sabe tudo morreu ou ficou mingua.

Wilson França

Se está perigoso os militares têm que se afastar mesmo. Cruz credo ficar perto de um tiroteio ou de alguém armado. Vamos pintar meio fio e aparar grama que é muito mais seguro.

Salim

E disso que falo. O que temos aqui, um bando de Américas sem solidearidade. Nossas Faas estão virando o pior estigma de funcionário público encostado. Emboraa maioria funcionários públicos trabalhem bastante e só os com salário desproporcionais ao povo brasileiro estão nesta categoria.

M65

Se por um lado infelizmente não deu tempo da F-44 chegar pelo menos no dia 24 para a tripulação passar o Natal em casa por outro, o mais importante é que felizmente Deus protegeu dos estragos causados por explosões em Beirute porque a belonave ficava no Porto.

Teropode

Vc se apega a lendas , isso é patético , os caras simplesmente perceberam que ela faz falta aqui e não possui significância lá , isto não e difícil de entender , é ? A pressão dos barcos de pesca chineses é gigantesco , já há negociações entre Brasil Argentina e Uruguai para realizarem patrulhamentos conjuntos . Vc certamente desconhece este fato e se apega patética mente a lendas , e olha que eu também acho este governo um circo de horrores .

Allan Lemos

Levaram quase 10 anos para perceber que a fragata faz falta aqui? Então quer dizer que só agora a MB notou que está com poucos meios? Depois sou eu quem se apega a lendas…tá bom, meu caro colega ingênuo. Acredite no que quiser.

Allan Lemos

Ah sim, os barcos chineses apareceram 3 anos atrás e só há alguns meses tomaram a decisão de encerrar a participação na UNIFIL, sendo que ainda levará meses até que o navio esteja operacional novamente. Realmente faz todo o sentido. Que observação perspicaz a sua.

Last edited 3 anos atrás by Allan Lemos
Salim

Os napa500, inhaúmas, opvs e mais patrulha tucano armado dão conta dos chinas. E só colocar P3 monitorando área e despachar tucanos para tiro advertência ou para imobilizar o infrator. Uma rajada de .50 faz um estrago tremendo nestes barcos de pesca., se por pod foguetes tucano poe tudo a pique rapidinho. Embora tática chinesa e a pesca predatória fora das 200 milhas o que traz prejuízo enorme para nossa industria pesqueira. ( infelizmente hj exportados nosso pescado e eles na precisam se indispor com Brasil, visto que entregamos limpo /embalado e ainda pedimos obrigado, em contrapartida brasileiro náo compra… Read more »

Adriano RA

A melhor forma de lidar com as matilhas de pesqueiros chineses é apreender o grande barco de apoio que navega com eles. Sempre se pode alegar “motivo sanitário” ou “pirataria”. Faz isso duas vezes e nunca mais retornam ao Atlântico Sul.

Last edited 3 anos atrás by Adriano RA
Salim

Seria uma possível solução, porem o barco mãe fica em aguas internacionais, provavelmente China iria chiar bastante. Náo sei se pode apreender barco em aguas internacionais com esta alegação. Se alguem souber, por favor ajude.

Adriano RA

O Helicóptero joga os comandos da MB lá dentro e, algumas horas depois, o Barco estará bem dentro da ZE brasileira (como num passe de mágica). Mas é lógico que eu estou apenas brincando….

Wilson França

Já viu alguma notícia de algum país que tenha afundado um pesqueiro chinês?
Pode ter certeza que não seremos nós os primeiros.

Felipe Augusto

Não seremos os primeiros mesmo, a Argentina já fez isto 4 anos atrás… https://www.naval.com.br/blog/2016/03/15/argentina-afunda-barco-chines-que-pescava-ilegalmente/

Salim

Dois tucanos mandando bala com ponto cinquenta. Cara faz um estrago do cão, seria igual lei abate. Depois manda opv ou napa500 rebocar eles porto. Com navio a 14 nos hora o chinês ja ta fora, agora tucano a 300 milhas hora pega o infrator com boca na botija, ai morreu. O que intimida e o chinês saber que está monitorado e se entrar leva chumbo rapidinho.

Salim

Então, falta vigilância e resposta rápida, entrou põe w tucano no cangote deles. P3a e bandeirulha tem que ficar vigilanciã constante. Esta e nossa falha, nossas fronteiras sao puco vigiadas. Tem o sisfrom e sisgaz para melhorar esta situação, porém estão a passo tartaruga ou paralisados ( padrão forças armadas). O cara tenta não acontece nada ai acostuma.

Fabio Araujo

A questão é que o Brasil entrou nessa missão de paz e em outras por decisão dos governos anteriores sem perguntar se as Forças Armadas teriam condição de fazer e prometendo repassar mais grana para isso, mas na realidade fizemos mais do que podíamos financeiramente falando, nos enchemos de dívidas com a ONU e forçamos a nossa capacidade ao limite!

Welington S.

Deixa de ser sequelado, cara. O próprio Ministro de Israel fez um pedido para que o Brasil se retirasse do local. Tem várias informações na Internet sobre isso. Deixa de ser preguiçoso e dê um Google, não custa nada!

Paulotd

Não gosto do Biroliro, mas nesse ponto ele está certo. Baita desperdício de dinheiro e recursos em prol da lacração. Aquela região é um barril de pólvora desde o império Romano, uma fragatinha nao vai mudar nada.

Vamos gastar nossos parcos recursos patrulhando o Brasil, tá precisando principalmente a Costa do Nordeste.

Grozelha Vitaminada Milani

Acho ótimo voltar e patrulhar a costa

Principalmente do sul do país do enchame de pesqueiros chineses (nenhuma matéria aqui no Poder Naval ?????).

Ou vamos patrulhar por aeromodelo lançado por um estilingue e recolhido por um varal????

Last edited 3 anos atrás by Grozelha Vitaminada Milani
Veiga 104

Parabéns a marinha e à toda tripulação que representou todos os brasileiros de maneira tão nobre.

Veiga 104

Gostaria de fazer uma pergunta aos especialistas. Na volta de uma missão tão longa por quanto tempo o navio ficará em manutenção ? Acredito que seja necessária, desculpe se eu estiver errado. Abraço.

Teropode

Não foi tão longa assim , revezavam e além disso a âncora trabalhou bastante .Certamente já serão enviados para o sul , há mais de 10000 barcos chineses contornando nossos mares territoriais e sempre há um capitão distraído entrando na nossa AE .

Wilson França

Dizem que nossa marinha só fica na baia de Guanabara…. Agora vc tá dizendo que mal retornaram do Líbano e já vão para o sul patrulhar?

Salim

Depende de quanto VC quer , se pleno funcionamento demora , se for para retorno ativa parcial ou situação necessidade em pouco tempo. O que sabemos e que a preparação destas missões as Niterois passam um ano em preparação, inclusive pegando equipamentos e armas das outras Niterois que ficam aqui. Infelizmente temos poucos ativos e com pouco armamento capaz

Vovozao

27/12/2020 – domingo, bdia, Ótimo retorno, agora temos 3 fragatas operacionais na MB.

Camargoer

Caro Vovozão. O colega Veiga levantou uma questão importante sobre o tempo necessário de revisão da fragata após 9 meses em missão. Parece razoável imaginar que seja necessário uma docagem para limpeza e manutenção preventiva de todo o sistema de propulsão.

Mariner

Vale ressaltar que em períodos tão longos como este , deve ser docada, raspado todo casco devido a alta quantidade de cracas que se fixa ao mesmo , diminuindo a velocidade da embarcação até em casco tratado com tinta antiincrustiante.

Teropode

Já não era sem tempo , nações sem peso político deveriam se limitar a colocar tropas no chão , não farão falta e aí mesmo tempo eliminam o risco de perder por atentado um dos poucos barcos que possuem ….

Pedro Bó

Pergunta hipotética: do ponto de vista financeiro e tecnológico, seria viável um novo Modfrag nas Niteróis menos desgastadas? Com algumas alterações pontuais, como a instalação de um radar 3D e a substituição dos Aspide por um novo sistema AAw, por exemplo?

Junior

O que a MB tem que fazer é acelerar a construção das Tamandaré e se possível a aquisição de mais duas, nada de ficar gastando dinheiro com embarcação que já deu o que tinha que dar

Zorann

O Brasil não precisa de Tamandarés. Jamais serão navios relevantes para o que quer que seja. Nem misseis a MB comprará em quantidade para ocupar todos VLS. O correto seria aposentar as Niterói e substitui-los por navios de patrulha oceánicos, baratos de construir, baratos de operar e manter. É disso que precisamos.

Escoltas na MB, do jeito que são operadas, são inúteis.

Last edited 3 anos atrás by Zorann
Flanķer

Menos, meu caro….bem menos….a MB está cheia de problemas, mas dizer que não há necessidade de escoltas é de uma “intelijência” sem par……

Zorann

Não se discute assunto nenhum, desqualificando quem comenta. Isso é o minimo que se espera de alguém inteligente.

Flanker

Você se desqualificou quando escreveu seu post anterior….eu apenas constatei o fato….

Wilson Look

Melhor uma escolta, mesmo que mal armada, do que nenhuma.

Escolta substitui um OPV se for necessário, mas um OPV não substitui uma Escolta, seja ela qual for.

Funcionario da Comlurb

Se não me engano a MB detém o direito sibre o projeto das Amazonas. Se for isso mesmo, acho que seria melhor construir umas 10 ou 12, com um armamento mais pesado , é uma boa plataforma. Fazer Como os Gregos fazem com seus patrulhas. Assim teríamos condições mínimas de patrulhar nossa ZEE a um custo muito menor do que essas 4 corvetas/fragatas.

Salim

Os russos e israelenses tem belas soluções, com barcos bem armados e com tonelagem menor que nossas opvs. Eu também acho que opvs bem armadas e com prazo entrega baixo e menor preço seriam uma solução razoável para tapar esta lacuna. Alem disto acho necessário 8 franguetas e 6 fragatas pesadas e bem armadas.

Henrique

”OPV bem armada” não é OPV. Quando esse pessoal vai entender?! OPV serve pra dar porrada em pesqueiro vagabundo chinês, pra afundar lancha rápida de terrorista e traficante, pra isso você não precisa de armamento pesado, e se você vislumbra outras missões além dessas, isso é pra NAVIO DE GUERRA, corveta e fragata, não pra OPV. Russo não é referência em construção naval em nenhum lugar.

Wilson Look

Pelo que ouvi, não é bem assim, é um acordo em que a MB poderia comprar mais navios da classe Amazonas, mas tem que ser iguais aos Amazonas.

Nisso eu considero mais vantajoso agora focar no projeto de OPV do CPN, tem uma imagem dele no site do CPN.

Esteves

O Brasil comprou a licença para produzir quantos navios quiser daquela classe. Amazonas.

O projeto nativo da Emgepron é dos anos 2010. Precisaria de atualização.

Wilson Look

Sim, só que os navios tem que ser iguais aos Amazonas, não pode ter nenhuma alteração, é esse ponto que eu quis destacar.

Quanto ao projeto do CPN, a imagem no site hoje não tem absolutamente nada que se pareça com os projetos de 2010.

https://www.marinha.mil.br/cpn/

Dá uma olhada e me diz o que acha, eu só acho meio estranho o reparo na proa, parece um super rapid 76mm.

Esteves

Acho medonho. Parece uma CCT encolhida. Superestrutura enorme.

Entendo de navios como entendo de naves espaciais.

Essas caixas de fumaça…Bardini mostrou um projeto onde a fumaça é dispensada nas laterais abrindo espaço para containers.

RIBs, VANTs, containers. Navios modernos precisam levar essas coisas.

carvalho2008

Alem de abrir espaço, reduz drasticamente a assinatura IR…

Wilson Look

Concordo.

Zorann

Se vamos operar uma escolta, ela deve ser capaz de fazer o que uma escolta faz. Isto inclui termos os misseis, munição, torpedos, em quantidade mínima para que o navio tenha valor militar.Que é exatamente o que não acontece.

Escolta de faz de conta, ó para dizer que tem, não são necessárias. São um desperdício de dinheiro.

Wilson Look

Você sabe o que uma escolta faz? E outra se aquelas 4 corvetas de Israel, que foram construídas em um estaleiro já preparado e com mão de obra qualificada tem um custo estimado de 3 BILHÔES de Dólares, o quanto você acha que ficaria a construção das 4 Tamandaré se elas tivessem o mesmo armamento, sendo que o estaleiro tem que ser preparado e a mão de obra tem que ser qualificada, posso te assegurar que não ficaria abaixo dos 5 BILHÕES de Dólares. Uma escolta tem que ser capaz de cumprir uma missão, por exemplo uma escolta ASW, que… Read more »

Zorann

Não é só a questão de ter o armamento/equipamento instalado. É ter a munição/item consumível para este armamento/equipamento, além de tripulação treinada capaz de opera-lo. Instala VLS e não tem míssil, Tem helicóptero ASW, mas não tem sonoboias e por aí vai. Tem escolta aí em PMG de mais de 10 anos!!! Vão construir 4 Tamandarés que o dia que forem realmente necessárias não terão a capacidade de cumprir a missão que se espera delas. Isto por vários motivos que estamos cansados de ver. Isso para mim é faz de conta. Para mim é desperdício de dinheiro. Se é só… Read more »

Wilson Look

O que ocorre com as Tamandaré é que são navios do porte de fragatas leves com armamento de corvetas, o objetivo inicial era ter corvetas baratas que pudessem ser produzidas em números maiores, umas 12 ou até mesmo 16 unidades, sendo completadas por uma classe de maior porte e capacidade. Na licitação os alemães conseguiram emplacar um navio maior, do porte de uma Niterói, mas com a mesma capacidade de armas dos demais, com isso conseguiram manter o preço no mesmo patamar dos outros que eram unidades menores. Tanto as Tamandaré quanto os OPVs são necessidades urgentes, os OPVs para… Read more »

Salim

Infelizmente fica inviável economicamente modernizar estas fragatas pois as mesmas terão no maximo mais 10 anos vida ativa com uma reforma razoável.Acredito ser mais viável mai 4 franguetas e se possível 6 fragatas de 6 ton bem armadas novas e no estado de arte para combate.

Funcionario da Comlurb

Salim, vc acha que as Niterói restantes ainda vao navegar por mais 10 anos ? Sei não, hein?.

Salim

Espero que sim pois caso contrario fica muito mais difícil do que esta agora. A MB conhece bem estes barcos e acredito que conseguem uma reforma rápida para manter pelo menos 3 em operação ate recebermos as Tamandaré ( embora estou receoso do atraso na entrega destas embarcações, pois nem começaram ainda construção das mesmas).

Henrique

É melhor ter uma frota padronizada. Até essas modestas Tamandarés estão custando pesado pra MB, imagina uma fragata mais respeitável. É melhor fazer de tudo pra esse primeiro lote ficar pronto e o mais rápido possível e logo contratar um segundo lote de pelo menos mais quatro pra substituir de uma vez as obsoletas e cansadas Niterói. Já seria uma melhora de 100%.

Doug385

Seria gastar vela boa com defunto ruim, sem demérito das Niterói, as quais já cumpriram um ótimo serviço. Mais vale concentrar os poucos recursos em adquirir o que é novo. Com as Niterói, só lutar para manter certo grau de operacionalidade.

Salim

Bom retorno, missão comprida.

Flanker

Quem é marinheiro, ou ex, poderia nos dizer se a situação em que se encontra a parte que eu destaquei na imagem é normal, ou não? Parece ter um nível de corrosão bastante elevado naquelas chapas…..mesmo com pintura parece estar bem ruim……

Esteves

O navio foi incorporado em 1979.

Flanker

Isso eu sei….assim como a Niterói foi incorporada em 1976……só questiono o nível de desgaste …

Esteves

40 anos…

Flanker

Concordo com tudo, Galante. Mas, será que é inviável docar e trocar apenas aquelas chapas corroídas? Acredito que esse navio, vai operar ainda por alguns bons anos….ou ele não será um dos 3 que serão revitalizados?

Esteves

Se por fora está assim…ok…a água bate fora…mas imagina as condições das tubulações, máquinas, elétrica, cabos.

Henrique

Não, elas já deveriam ter sido substituídas e dado baixa a uns 4 ou 5 anos atrás, essa situação é completamente vexatória.

Mariner

O que parece é que foram fabricadas com chapas muito finas , aparece a marca das longarinas interna.

Esteves

Processo normal de oxidação. Idade.

Mariner

Se fosse o caso da idade temos embarcações tão ou mais antiga que estas e não aparece as marcas das longarinas e a chapa empenada para dentro , e aqui no sul mar é bem revolto e a lagoa dos patos é pior para navegação com ventos muito fortes.

Esteves

Lagoa não é mar.

“A Lagoa dos Patos é uma fonte quase que inesgotável de água para irrigação agrícola, sendo importante para o sustento e o desenvolvimento socioeconômico do local. Porém, na metade sul, em tempos de estiagem, a água pode sofrer salinização, prejudicando seu uso para a agricultura.”

Last edited 3 anos atrás by Esteves
Mariner

É também navegável com navios e chatas de baixo calado que levam todo tipo de carga.

Esteves

A Lagos dos Patos tem 7 metros de profundidade.

Fragata é um navio oceânico.

Mariner

Não me diga , navios sai de Porto Alegre, navega a Lagoa e sai para o mar.O difícil da Lagoa é navegar de bóia a bóia para não sair do canal.Isto eu não li no Google, eu participo .

Esteves

Zzzzzzzz

Mariner

Teu raciocínio é que navios oceânicos não entra em rios , lagoas para acessar portos.?????

Esteves

O raciocínio do Esteves é que navios oceânicos navegam nos oceanos.

E não usam bóias para navegar.

Mariner

E nunca atracam em portos . Você é ilario.

Flanker

Dá uma olhada no tamanho dos navios que chegam ao porto de Porto Alegre, via lagoa dos patos……

Esteves

Flanker…não alimenta.

Mariner

Está colocação sua é típica do clube do bolinha . Não tem argumento sai da discussão.

Mariner

Portal do Estado do Rio Grande do Sul Alterna a navegação Abrir a buscaInício do conteúdo Inicial Imprensa Últimas Notícias Quatro navios operam TRANSPORTES Quatro navios operam simultaneamente no porto de Porto Alegre Publicação: 10/07/2015 às 16h20min Transportes Total de mercadorias na operação é aproximadamente 40 mil toneladas – Foto: Sabrina Rosa Dias O cais do porto de Porto Alegre começou a operar, nesta sexta-feira (10), com quatro navios simultaneamente nas descargas de insumos para as indústrias de fertilizantes, peças e componentes para construção e montagem de guindastes. O total de mercadorias na operação é aproximadamente 40 mil toneladas. O… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Mariner
Esteves

DDG51. Não fez 30 anos.

Esteves

Oxidação. Processo de degradação do metal.

Funcionario da Comlurb

É sério?

Adriano RA

Comparado ao patrulha Congolês, a Independência está na flor da idade. Deixando a brincadeira de lado, não me parece ser problema o local que apontou. As chapas ficam enrrugadas ao sofrerem as tensões na operação em alto mar. Natural.
Não vejo corrosão, ao menos não ali.

Flanker

Tanto vc como o Adriano RA não ampliaram a imagem é não entenderam o que eu escrevi. Eu não me referi as chapas “enrugadas”……ampliem a imagem e vejam as marcas arredondadas de corrosão nas chapas, sob a pintura…..e à isso que me refiro. Quanto às chapas “enrugadas” É comum em muitos e muitos navios…..

Carlos Gallani

Normal é, só não é bom, isso demonstra um estado pré morte de um casco, infelizmente não lembro o nome mas este tipo de amassado tem alcunha específica, se alguém puder me recordar agradeço!

Júnior Galvão

Nossa como o navio tá surrado nem um servico de martelinho resolve ….. Tem gente q ainda apoia a UniFil deixem pra gastar o resto de vida desses navios em águas brasileiras talvez nem aguentassem outras expedições, Brasil tem q participar quando tiver navios a altura primeiro tem q fazer o dever de casa e isso é cuidar da nossa amazônia azul

Funcionario da Comlurb

Sempre defendi que primeiro temos que fazer o dever de casa. Muito bonito posar de líder da UNIFIL, mas com a própria baía da Guanabara, sede da esquadra , sendo local de desova de armamento e drogas. No entanto , existe o contraditório, faz parte, mas para mim nunca fez sentido esses deslocamentos de recursos humanos e materiais para o Libano. Vamos primeiro cuidar do nosso quintal.

Defensor da liberdade

Neste caso uma fragata não vai impedir desova de nada, se brincar é capaz de ser usada para transporte destas drogas, igual aquele militar pego em avião da FAB.

Parabellum

As que não prestarem mais como escoltas e aguentarem um downgrade, despojando do armanento antiaereo e antisub poderia ser uma opção emergencial como opv. Águas do sul do Brasil e no entorno de Noronha seriam opções de utilização.

Esteves

Para coibir ilícitos e impedir a entrada de armas. No Líbano. A comunidade libanesa no Brasil tem mais de, dizem, 12 milhões de eleitores. Esteves nunca conheceu libanês pobre ou carente. O Líbano foi a Suíça do Oriente. Gente rica. Na Baía da Guanabara ou pela Baía da Guanabara entram, dizem, 80% do tráfico de armas e de outros ilícitos. Para com isso. Não temos navios, não temos recursos. Tudo que se faz aqui da uma discussão medonha. Não precisava do pedido de Israel. Pelo justo, pelo justificável, pelo racional, já deviam ter parado e/ou nem deviam ter começado. Não… Read more »

Mariner

Alguém do RJ ou Niterói viu este pequeno rebocador. Ele é auto propelido anda na terra e na água.Feito em um galpão aqui no Sul em uma pequena cidade do RS.O Brasileiro tem capacidade de fazer as coisas basta investir.

Mariner

TATUIRA II e Ill feito aqui . Não baixou a imagem passando pela ponte Rio Niterói.

M65

No aguardo da sua imagem ou de outra autoria por favor deste Rebocador.

Mariner

Tenho o vídeo completo deles quando foi fabricado aqui , mas é passado e não da para publicar . Você acha imagem deles no Google imagens . TATUIRA lI e aparece.

Mariner

Este.

Mariner

Este.

Mariner

Ele tem um MCP de 400 CV Cummins com evolução de 1 x4 para reversão. Dois MCAS MWM sendo um gerador elétrico e outro para o sistema hidráulico. O MCP é conectado a reversão para impulsionar o hélice, e uma caixa Scania para traciona as rodas com pneus de aviação.

Mariner

Aí.

Yuri Dogkove

Esse navio é todo amassado! Nem Ivo Pitanguy daria mais jeito! Tem que ser muito “patriota” pra aceitar embarcar nisso aí…

Yuri Dogkove

Navio velho e todo amassado! Somos motivo de chacota por causa disso! Que as Tamandaré cheguem pra ontem…

Esteves

Respeito. Duas fragatas Niterói foram construídas no Arsenal da Marinha. São navios de 40 anos. Quebraram paradigmas. Foram inovadoras utilizando soldagem por tungstênio e computadores Cobra nos anos 1970. Os meninos aqui conhecem Facebook e WhatsApp. Não sabem que o Brasil já produziu computadores. O que vemos é consequência das decisões que tomamos nos anos 1990 por miopia e estrangulamento cerebral. Deduzimos que o fim da Guerra Fria acabaria com os orçamentos de Defesa all around the world. O fim da Guerra Fria trouxe conflitos regionais incluindo no Atlântico Sul que escapamos por pouco. Respeito com o navio. Serviu à… Read more »

Defensor da liberdade

1990 ou em 74, quando uma certa classe de iluminados acharam que ligar a impressora de cruzeiros iria fazer o Brasil virar a Alemanha?

Esteves

Palanques.

Esteves

Vou te dizer o que deveria ser virar alemão.

Em Frankfurt jantávamos em frente ao hotel. Um italianinho. Uma noite perguntamos por comida boa.

Chegamos no restaurante às 21hs. Saímos às 23…23 e 30. O táxi era uma daquelas Mercedes enormes.

Por conta da hora…voltamos a pé ao hotel. A recomendação do pessoal do restaurante foi não fazer barulho nas ruas.

Austeridade. É o que deveríamos ter copiado dos alemães.

Defensor da liberdade

De fato, mas a milicada e seus ministrecos estavam mais preocupados em se manterem no poder, e para isso nada melhor que mascarar a pobreza do país com uma bolha inflacionária de gastos estatais, fazendo brasileiro médio com alimentação quase soviética achar que estava rico com salários indexados.

Esteves

Olhar a história exige respeito. As Niterói representam o esforço do país em adquirir e desenvolver capacitação para construir meios navais modernos nos anos 1970 seguindo por um caminho de independência dos EUA que até antes nos forneciam navios para a guerra anti-submarino, vide Guerra Fria. O planejado…o plano…20, 30 navios…mas veio a crise dos juros, do petróleo, da dívida externa, dos dólares e ficamos a ver navios. De crise em crise…de crise em crise…é verdade que JK e os militares namoraram, casaram, divorciaram, brigaram, governaram e…quando veio a redemocratização quisemos um Brasil para os brasileiros. Construimos um país novinho… Read more »

M65

Por isto defendo que caso a F-40 não seja leiloada, a Prefeitura de Niterói que possui recursos para tal, adquira a Fragata e use como Navio Museu e seus espaços internos como centro cultural, exposições permanentes e temporárias. Seria mais uma atração no Caminho Niemeyer.

Mariner

É triste ver que a situação destas embarcações nao resiste ao tiro de carabina de pressão.?

willhorv

Já começaram a fabricar as corvetas bombadas…meio que sem dentes suficientes para serem realmente fragatas?
Colocaram novo pedido de mais 4 subs?
Ou ainda estão negociando os barris de lagostas em detrimento de sucatear todas as escoltas e meios!!?
Vergonha Brasil!!

João das Botas

Terminou? Finalmente. Uns e outros afirmaram que o navio tinha ficado por anos na missão…kkk sabem nada!

Nilson

Salve, salve, Independência, missão brilhantemente cumprida, quem sabe seu retorno libere um OPV para o 5º Distrito Naval, que é o mais próximo dos pesqueiros invasores…

Luiz Floriano Alves

A USNavy analisou os danos nos navios Brits, durante a guerra das Malvinas. Mandaram baixar so serviço todos combatentes com superestrutura a base de aluminio. Deveriamos fazer o mesmo. Essa combinação de ferro com alumínio propicia a aliminotermoa que destrói um navio mais do que napalm. Devemos gazer o mesmo. Não se manda marujos a guerra tripulando piras funerárias.

Dalton

Luiz, muito antes das “Malvinas” a US Navy aprendeu sobre o assunto com o então USS Belknap que colidiu com um NAe e sofreu um devastador incêndio que destruiu a superestrutura em alumínio, porém ele foi reconstruído e retornou ao serviço e outros navios semelhantes foram mantidos em serviço e não retirados como você escreveu. . Se a superestrutura fosse de aço provavelmente o incêndio teria sido menos danoso, porém, há vantagens e desvantagens, pois o alumínio por ser mais leve permite maior volume interno sem ter que aumentar significativamente o tamanho do navio, o que necessitaria mais potência, etc,… Read more »

Matheus Parreiras

Pensa naquele tubo de pasta de dente que você aperta até parecer uma folha de papel pra sair a última gota de pasta antes de ter a decência de jogar fora e comprar outra. São as fragatas nitéroi da marinha, usadas até o limite absoluto de sua integridade estrutural e bem depois do seu limite de obsolescência por que a marinha não se mexeu quando devia e não tem meios pra colocar em seu lugar, e na velocidade que está esse processo das fragatas Tamandaré, ainda levará mais uma década para que todas as Niteróis possam em fim descansar em… Read more »

Dalton

A marinha não é dona do dinheiro e houve estudos para ao menos duas fragatas baseadas na “Niterói” ligeiramente maiores que seriam construídas na década de 1980, porém os recursos não apareceram assim como o projeto de 16 corvetas “Inhaúma” resultou em apenas 4 mais uma variante ligeiramente maior a “Barroso”. . O que se conseguiu fazer ao invés, foi adquirir navios de segunda mão em bom estado, os 4 “Garcias” no fim da década de 1980 e 4 “T-22s” na década de 1990, dois dos últimos ainda permanecem em serviço. . De lá para cá o mercado de navios… Read more »

Vovozao

28/12/2020 – segunda-feira, bdia, Nobre Dalton, sou obrigado a discordar de voce: 1) Em toda a nossa historia, nunca houve uma época que houvesse disponibilidade de dinheiro publico; entretanto, conhecendo-se os caminhos sempre se consegue, vide O Bahia, o Atlantico, os 3 de apoio, o Guillobel, acharam o caminho e conseguiram; 2) Voce sempre coloca a indisponibilidade de escoltas a venda de oportunidade no mercado, e as 2 Adelaides compradas pelo Chile, não sei se foi oferecida a MB, entretanto, é sabido que foram oferecidas a algumas marinhas; se a MB tivesse interesse faria contato, e hoje teriamos 2 fragatas… Read more »

Dalton

Vovô…estava referindo-me a “combatentes de superfície” , estes sim, em bom estado e disponíveis para venda são raros hoje em dia. . O Chile tem um histórico de manter 8 principais combatentes de superfície lembrando sempre que ele é vizinho do Perú, um país com quase o dobro da população com quem há um histórico de problemas e foi um achado encontrar as duas “Adelaides” em bom estado o que permitiu manter o número histórico, porém, mesmo o Chile pretende construir navios novos de agora em diante pois há pouca perspectiva futura de se encontrar navios de segunda mão em… Read more »

glasquis 7

Ver a MB com 3 Fragatas e uma Corveta, é muito triste. A maior marinha da América do sul com apenas 4 combatentes de superfície.

Vovozao

Dalton, voltando a discussão, pelos comentarios dos sites especializados, as 2 Adelaides, sairam por +- US$ 140,000.00 (cento e quarenta milhoes de dolares), uma importancia relativamente pequena no orcamento, levando-se em conta que em 2019, sem constar do orcamento o GF, liberou 9.000.000.000,00 (nove bilhoes de reais) para a MB, voltando ao velho argumento, quando querem, arranjam um jeitinho, principalmente agora que temos um presidente militarista, houve pouco interesse dos nossos comandantes, se quissessem teriam conseguido; minha maior preocupação é se tivermos de comprar de urgencia, iremos comprar sucatas realmente.

glasquis 7

as 2 Adelaides, sairam por +- US$ 140,000.00″

Na verdade, não foi divulgado o monto da operação que até hoje permanece em segredo. Isso foi uma clausula contratual na compra.

Kemen

Militarista? Pelo que fala ta mais pra “sargentão” do que capitão, o vice põe ele no chinelo, pena que não foi ele o candidato.

ADRIANO MADUREIRA

O problema da MB é não ter um plano de substituição para os meios existentes que serão descartados,descomissionados… Se houvesse um plano de contingência para a substituição de cada navio,nesse caso falo dos auxiliares,se preparando financeiramente para uma eventual aposentadoria e aquisição de meio,seja este usado,seminovo ou até mesmo novo,a “ESQUADRA” não ficaria desfalcada a cada descomissionamento. Já perdemos o NDD Ceará(G-30 ),NDCC Garcia D’Ávila(G-29),NDCC Almirante Sabóia(G-25) ,que teve sua quilha batida nos anos 60(1966) onde prestou serviço a Royal Navy… Quantos navios-tanque temos na ESQUADRA da Marinha do Brasil?! Temos o Navio-Tanque Almirante Gastão Motta,que Teve a sua quilha batida… Read more »

Wilson Look

Uma gestão eficiente pode fazer muitas coisas, só não faz milagres. Sem grana nem a melhor gestão do mundo consegue evitar uma situação como a que estamos vivendo.

Vovozao

28/12/2020 – segunda-feira, btarde, Wilson Look, mais uma vez volto a falar, dinheiro sempre existe, primeiro é necessário ter alguem capacitado para descobrir “”grana”” escondida no orcamento…… quantas vezes no inicio do ano a verba é devolvidada por não ter sido usada/empenhada, varios são os orgaos que isso acontece, ou chega ao final do ano, começam pintar, reformar, ja que nao usaram, hoje estou em casa, porem, quando no serviço publico, varias vezes diretores me chamavam para descobrir aonde havia verba disponivel e se existia possibilidade de transferir. Problemas de gerencia ou falta de interesse é o que existe muito.

Wilson Look

Para isso é necessário descobrir se a grana é um gasto obrigatório ou discricionário.

Tem muita burocracia nesse setor, principalmente se o dinheiro é carimbado.

Vovozao

Wilson, concordo com voce, entretanto, se voce não procurar….nunca irá encontrar….. não basta esperar cair do céu… por isso falo que tem que entender…….grana carimbada….. não se toca, em Brasilia, andando nos gabinetes se encontra muita grana sem carimbo.

Wilson Look

Concordo, quem procura acha.

Nilson

Vou colar abaixo alguns fatos que provavelmente foram erros na condução da MB. É um debate antigo, há opiniões e opiniões, mas com certeza não precisava de milagre para evitar chegar à situação atual. Matéria de junho de 2011 sobre a possível vinda das B III (todos os comentaristas eram favoráveis) https://www.naval.com.br/blog/2011/06/09/type-22-batch-3-e-opvs-para-o-brasil/ Matéria que diz que os almirantes recusavam a aquisição de oportunidade: https://www.naval.com.br/blog/2015/02/23/marinha-ja-tem-defensores-do-desmembramento-do-prosuper/ “No atual quadro de incertezas, a maior parte dos almirantes só evita admitir a opção representada por fragatas usadas. Eles acham que a admissão dessa hipótese abriria a porta para o sepultamento do PROSUPER da maneira… Read more »

Wilson Look

Ainda estou tentando montar melhor esse quebra cabeça para entender melhor os porquês das escolhas feitas.

Mas no geral é mais um momento que se junta a outros na história naval brasileira em que a Marinha fica em uma situação muito precária por N razões.

Control

Srs Quando o Brasil resolveu participar da Unifil, a situação da esquadra já estava precária, particularmente com as escoltas. Mesmo assim, a MB topou na hora. Afinal, os almirantes estavam encantados com a possibilidade de terem rios de dinheiro para gastar nos diversos “PRO Qualquer Coisa” e ignoraram a situação; E pior, continuaram a sonhar, aumentando o quadro de pessoal, gastando com planos de segunda esquadra, base no maranhão, etc. Isto enquanto os navios iam sendo encostados por falta de manutenção (vide caso da Defensora). E por aí seguiu o baile para o desastre hoje percebido por todos, mas ignorado,… Read more »

Wilson Look

A dificuldade nessa área é que cada decisão tem que ser analisada dentro de um contexto muito mais amplo, por exemplo a Esquadra de 1910 é questionável, pois não se tinha condições de se fazer a manutenção dos navios no Brasil, principalmente os Encouraçados, ela desestabilizou totalmente a região criando uma corrida naval na América do Sul, entre outras coisas, mas essa esquadra era capaz de cumprir com a visão do Barão de Rio Branco de ter uma marinha apoiando a diplomacia brasileira. O cenário político conta muito, e nesse caso não se pode botar a culpa somente na MB,… Read more »

Control

Srs Jovem Wilson Quando estourou a crise econômica mundial de 2008 e o Brasil incentivou o consumo sem margem para aumentar a produção e continuou a manter os juros elevados (Selic lá nas alturas) enquanto o resto do mundo baixou os juros a níveis reais negativos, a crise foi contratada. Economistas menos deslumbrados e não comprometidos com o grupo no poder alertaram que iria dar m***. Mas a eleição estava logo ali em 2010 e os brasileiros, mal informados por uma imprensa de qualidade duvidosa para não dizer comprometida caiu na esparrela e acreditou que o Brasil caminhava rumo ao… Read more »

ADRIANO MADUREIRA

Sim,não faz milagres,mas como disse,mesmo não se tendo muita grana a disposição,o fato de ter um bom gerenciamento para uma estrutura como o MB,pode-se ter um sistema,um resultado aceitável com tal orçamento. Acho que a marinha do Chile é um exemplo a ser seguido,eles não tem um orçamento comparável ao nosso,a defesa deles tem um orçamento de USD6BI,fora que eles tem um fundo de reserva para as forças armadas proveniente dos royalties do cobre. Tem um número modesto de vasos de guerra,que são a principal linha de defesa deles: fragata Almirante Williams FF-19 (Type 22 Batch 2); fragatas Almirante Cochrane FF-05, Almirante Condell FF-06 e Almirante Lynch FF-07… Read more »

Wilson Look

O pior é que a MB tinha um plano para essa substituição, era o PROSUPER, só que ele tá parado, pra não dizer morto mesmo, a solução acabou por ser apostar nas Tamandaré.

Flanker

Só uma correção: o G-25 Almirante Sabóia continua ativo.

Mariner

A classe Tamandaré encomendas poderia vir com o sistema de propulsão hidrojato, são mais rápidas. A marinha da Coreia do Sul utiliza este sistema é melhor de manutenção, torna o navio mais rápido.

Kemen

Inumeros paises participam e participaram da UNIFIL no Libano. Isso é bom para o Libano e Israel. Para o Libano por neutralizar as ações de forças opositoras ao Estado Libanes e terroristas financiados externamente que atacriam Israel gerando represalias, além de minimizar uma possivel ocupação por forças do exercito Sirio ou de Israel em represalias. Para Israel é bom pois neutraliza possiveis ataques ao territorio israelense. Em março de 2019 as forças da Unifil eram em torno de 10.000. A retirada da fragata Independência desse grupo naval da UNIFIL devera ser complementado por alguma belonave de outro pais, parabéns a… Read more »

Marcelo Mendonça

Senhores, um pouco off topic, mas na prática, qual a frota de combate hoje a MB? O que podemos chamar de Esquadra?

Mariner

O veleiro Cisne Branco e os navios patrulha. ???

Nilson

Tupi
3 Niteroi
1 Barroso
Fim

Nilson

E depois do fim:
1 Greenhalgh
1 Inhaúma

Mariner

NAM Atlântico.

Marcelo Mendonça

Então perdemos 3 Tupi, 3 Niterói, 3 Inhauma e 2 Greenhalgh sem substituição até agora.
A medio prazo os tupi serão substituidos, e as Inhauma tb, mas e as 9 Fragatas?

Nilson

Há uns 3 anos, quando comecei a pesquisar sobre a MB, eu não me conformava com a previsível e inevitável falência do nosso quadro de combatentes de superfície. Depois me acostumei, vi que não tinha mais jeito.Chegou numa situação sem volta, sem solução…
A base que eu uso como comparação consiste em 6 Niterói, 4 Greenhalgh, 4 Inhaúma e 1 Barroso. Ou seja, 15 unidades. Pelas inúmeras razões debatidas e rebatidas aqui no blog, esses 15 navios estão sendo baixados lenta e inexoravelmente, um a um, sem a devida reposição.

Pedro

Faz um revisão meia-boca e vende para algum país Africano ou Sul-americano. E compre novas ou usados em estado de art, não gastem com 35 mil litros de vinhos, aumento de soldos e exclusão da reforma da previdência.