Entre o final de novembro e o início de dezembro decorreu a fase final do processo de aceitação da primeira aeronave Lynx MK95A, em Yeovil, no Reino Unido, decorrente do atual contrato entre a Marinha Portuguesa e a Leonardo Helicopters para a modernização dos cinco helicópteros

O processo de aceitação foi executado pela Delegação Técnica de Acompanhamento e Fiscalização (DTAF) da Direção de Navios, da Marinha Portuguesa. Esta delegação, coadjuvada pelos pilotos da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha, com o respetivo processo de certificação concluído, é responsável pelo projeto de modernização dos helicópteros.​

O processo de aceitação assentou na análise documental, na análise das publicações para a operação da aeronave, verificação de hardware e software e no cumprimento dos requisitos legais em vigor relativamente à aeronavegabilidade e segurança de voo. Foi também efetuada inspeção física da aeronave, com a confirmação de todos os equipamentos instalados e a validação do esquema de pintura aprovado.

Por último, foram realizados testes no chão e executadas medições de vibrações em voo, ambos com resultados positivos.

Decorrente de todo este processo foram realizadas 154 observações, das quais cerca de 1/3 se encontram em processo de retificação para que a aeronave seja transportada para Portugal no início do ano 2021.

A fase de aceitação desta aeronave insere-se num projeto de modernização aos cinco helicópteros da Marinha, o qual teve início em 2016, com o objetivo de melhorar a sua performance, como meio orgânico das fragatas, num largo espetro de missões em que a Marinha participa ou venha a participar.​

FONTE: Marinha Portuguesa

Subscribe
Notify of
guest

10 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Up The Irons

Eu ia fazer uma piada de mau gosto por conta da Cruz de Malta que remete aquele clube do futebol brasileiro que provavelmente será rebaixado pela quarta vez… E esses helicópteros irão operar justamente com a classe de fragatas que possui o mesmo nome do clube. Mas não ia pegar bem. Melhor eu ficar quieto! ?

Last edited 3 anos atrás by Up The Irons
antoninho

O que tem a Cruz da Ordem de Cristo com a de Malta, são bem diferentes então em história completamente nada a ver. O Vasco da Gama descobridor, deve estar bem se borrifando para esse clube.

Luiz Trindade

Bem… Eu como bom carioca e flamenguista digo sim que essa Cruz de Malta é problemática pois é símbolo de segunda divisão. Mas aqui no Brasil. Em Portugal é carregado de história e orgulho.

Peter nine nine

Luiz, a Cruz de Malta (Malta) e a Cruz da Ordem de Cristo (Portugal e a sua ligação templaria e religiosa) são coisas diferentes, símbolos diferentes.

Peter nine nine

Está é a cruz de malta:
https://www.dicionariodesimbolos.com.br/cruz-malta/

É estranho que, popularmente, só no Brasil se confunde uma com a outra. É que a cruz de Malta é o símbolo dos hospitalarios. Os hospitalarios eram em aspectos rivais dos templários.
Para além do mais, apesar da ligação histórica entre Portugal e os templários, o símbolo da ordem templaria e da ordem de Cristo (Portugal) são ainda sim BASTANTE diferentes.

SPQR

Como já foi dito, essa não é a Cruz de Malta… Sobre a sua piada, melhor cair e voltar com honra do que comprar juízes, né? O flamengo não cai porque bos.ta não afunda. 😉

SPQR

Melhor ficar quieto mesmo. rs

Joao Moita Jr

Acho bacanissima esse escudo, um dos mais antigos ainda em uso na Europa.

Grozelha Vitaminada Milani

Aos especialistas do site poderiam fazer uma comparação entra as versões modernizadas Brasileira X Portuguesa.

Inclusive custo x benefício.

Grato.

Marcelo

de primeira, dá para ver que a versão portuguesa não recebeu a torreta FLIR no nariz.