NPaOc Apa - P121

NPaOc Apa – P121

O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) “APA” atracou por volta das 18h, desta segunda-feira (18), no Porto de Santos, com a finalidade de receber a bordo um cilindro de 54.000Kg (54 Ton.).

Esse cilindro tem a capacidade de receber 90.000m³ de oxigênio líquido, o que acontecerá em Belém (PA).

De Belém, seguirá de balsa até Manaus, com a missão de assistência hospitalar, atendendo ao contexto da Operação Covid-19, que atinge tão duramente àquela região.

A operação de embarque do cilindro a bordo do NPaOc “APA” estava prevista para as 8h, de terça-feira (19), com previsão para a saída do navio do Cais do Saboó, para às 16h.

A Marinha, o Exército e a Aeronáutica estão mobilizados desde 20 de março do ano passado no combate à pandemia.

Nesse contexto, o Centro de Operações Conjuntas (COC) do Ministério da Defesa ativou dez Comandos Conjuntos, que cobrem todo o território brasileiro, além do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).

Os militares atuam na descontaminação de espaços públicos, no transporte de medicamentos e equipamentos de saúde e em campanhas para doação de sangue.

FONTE: Diário do Litoral

Subscribe
Notify of
guest

60 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Knoll

Uma boa ação da MB, e dos marinheiros do Brasil, à salvar brasileiros infectados pelo Coronavírus. Parabéns.

Funcionario da Comlurb

Não se trata de boa ação. A MB, FAB, etc já deveriam ter sido acionadas pelo GF há pelo menos 1 mês. Muita gente naquela região morreu por incompetência do Governo Federal em não atender aos pedidos de envio de oxigênio feitos ainda em Dezembro!.

Agora, tardiamente, até da Venezuela , chegam cilindros de oxigênio.

Votei no Bolsonaro sim, mas hoje em dia me arrependo.

Renato

O problema só foi comunicado ao GF dia 08 de janeiro.

MMerlin

Nosso presidente parece querer esticar ao máximo a corda e testar até onde vai o medo do Congresso e do STF em ter um militar da reserva assumindo seu lugar.

É tanta declaração “no sense” que fica difícil acreditar que seja apenas burrice e não exista uma intenção indireta.

Last edited 3 anos atrás by MMerlin
Funcionario da Comlurb

Boa observação!!!!

Luiz Dias

Bolsonaro nunca foi omisso pelo contrário se existe alguém que sempre cumpre com suas obrigações é ele , acusações levianas são fáceis , na cadeia de responsabilidades está o governo do AM e prefeitura de Manaus , secretarias de saúde estadual e municipal … simples assim .. presidente não é Deus … não tem como saber de tudo sem see informador

Fernando Veiria

Não precisa brigar, tem culpa pra todo mundo. Vocês querem o quê? Político competente? Isso não existe no Brasil. A prefeitura e o governo do Amazonas são culpados sim, bem como o governo federal que sabia que o oxigênio ia acabar lá antes de acabar conforme foi amplamente noticiado. Nós temos um presidente cujas respostas sempre são: “lamento” “não posso fazer nada” “quer que eu faça o quê?” Bom, se ele não pode e não quer fazer nada, deveria renunciar ao cargo. Mas, falta honra nesse saco de carne. Quando essa crise acabar, o mínimo que deveria ser feito era… Read more »

Jorge Knoll

O Bozzo, por ele cumprir suas obrigações, por ser insano, inconsequente, radical, negativista, e dizendo que o Coronarivus era apenas uma “gripezinha”, ter entregue o Itamaraty a um diplomata , o nome diz Ministro das Relações Exteriores, muito importante nos dias de hoje, que a comercial é acirrada, e importante para a abertura de novos mercados, nomeia um aloprado para o cargo.
Pela soma dos fatores chegaremos a 280.000 óbitos, perdendo só para os Estados Unidos da América.

O Trump Tupiniquim, bem copiou seu professor,Donald Trump, que já foi dispensado pelos americanos do Norte.

Roberto Bozzo

Mestre Jorge Knoll….Bozo não “Bozzo”…. aí vc me complica mestre…..kkkkkkkkkk

Alang

E o cordão dos passa pano cada vez aumenta mais.

MMerlin

A obrigação dele era ser um líder e um presidente da nação antes de ser pai.
Falhou nas duas responsabilidades e tanto a pandemia quanto o “cuidado” com os filhos, mostraram isto.

Mas o comentário estava restrito apenas as suas declarações. Quem mais sofre para revertê-la é o Guedes, mas outros ministros que passaram em outras pastas tiveram o mesmo problema.

Votei no indivíduo, mesmo porque outros candidatos não conseguiriam impedir a volta da quadrilha ao poder. Mas, existindo candidatos mais competitivos e competentes, ele perde o voto.

Last edited 3 anos atrás by MMerlin
Marcelo Andrade

Engraçado que ninguém bota a culpa nas autoridades amazonenses!! Estou acompanhando o festival de besteiras que as mesmas midias de sempre mostram diariamente. Um ataque sistemático à FAB e ao GF. Não estou querendo esconder que haja falhas, que o Presidente fala muita besteira, mas, culpar somente o Bolsonaro para mim só se trata de aproveitadores de plantão de sempre! Tenho um medo terrível dessa unanimidade! A FAB, por exemplo, está transportando insumos há mais de 11 meses, diuturnamente! Alguém viu alguma matéria fora dos segmentos de defesa sobre o assunto?

Renato

Certo a culpa é no estoque lá na ponta.
Federal não é onisciente.

carvalho2008
Jorge Knoll

È e o que fez o Ministro da Saúde, se há 10 dias antes do colapso, não tomou providências nenhuma, precisou morrer 200 amazonense por dia, para ir lá ver a situação hospitalar critica, sem leitos, sem oxigênio….

carvalho2008

morre-se isto em 72 horas se deixaram para informar o GF só no dia que já estava faltando…

Voce resolve em 72 horas….mas ai ja é tarde, foi avisado quando o estrago ja estava feito….não se resolve em 72 horas o que deveria ser administrado com 60 dias antes….

Tomcat4,2

Todo tipo de serviço/apoio/suporte por parte do GF tem, por lei/normas e procedimentos, que ser solicitado pelo governador ,de igual forma a quando pedem socorro (GLO) em crises de segurança.

Newton

Pois é. Também votei no Bolsonaro e vou votar novamente em 2022. Democracia é assim, cada um vota em quem acha melhor e vence a maioria.

Luiz Dias

Bolsonaro não tem culpa o governo do Amazonas sim é toda a cadeia organizacional ele é o presidente estes problemas são gerenciados pela saúde .. desde que comunicado .., não funciona assim o presidente não é Deus nem onipresente … não podemos sair culpando ..

antonio mattioli

Não sei qual objetivação de tais comentários; como pode um hospital trabalhar com cilindros de O2, isso é uma piada.
Precisamos parar de repetir bobagens. Não é
admissível, um hospital tal em qualquer capital brasileira, que não disponha de um sistema PSA,  uma central que produz gaz O2 no próprio hospital, simples ( ficando atentos as  resoluções (CFM 1355/92 e RDC 50). Senhores nossas universidades tem a solução para isso, como um passe de magica, basta seguir o método.

Carvalho2008

Fale mais Mestre Antonio, fiquei curioso sobre o que abordou

antonio mattioli

Carvalho2008,
O oxigênio produzido para o uso hospitalar pode ser obtido da forma industrial (sistema criogênico) ou pelos sistemas concentradores (PSA e VPSA). O sistema concentrador funciona como alternativa principalmente para os hospitais ou indústrias que estão distantes das indústrias fornecedoras de oxigênio e pagam um preço elevado para comprar o gás. 
basicamente um sistema:
Local de instalação
Motor
Compressor
Secador de adsorção e filtros Ventilador
Unidade PSA .
Nossas universidades os departamentos de engenharia mecânica, poderiam solucionar e criar modelos para utilização em qualquer escala, por todo o país.

carvalho2008

Muito interessante, isto deveria ser essencial a um hospital

EParro

Mas nossas universidades querem? A Academia quer?
Parece aquela fábula: Ah, quanta terra, quanta água, mas aqui não dá nada? Não, não dá! Mas você já plantou? Ah, mas se plantar nasce sim.

carvalho2008

Não temos a cultura, politica fiscal e fluxo de investimentos privados em universidades para financiar pesquisas de produtos

Luciano

Pois é…eu me pergunto que feitiço essa cara usou ….um absurdo atrás do outro e ainda tem quem nao perceba o erro que ele é na presidência! Todas as falhas na diplomacia, para citar um exemplo, estão cobrando o preço agora e agravando a crise….e ainda tem que defenda apaixonadamente, igual aos seguidores do barbudo!

Manock

Navio de patrulha usado como cargueiro?

Qual o custo da hora de operação de um navio deste vs hora de um cargueiro?

Renato

Certo, mas cadê o cargueiro ?

Funcionario da Comlurb

A questão aqui é a seguinte: A MB é subordinada ao GF. Assim basta o GF requisitar navios da MB e fazer o serviço. Contratar um cargueiro, de empresa privada, é um trâmite muito mais complexo e demorado.

Leandro Costa

Não tenho qualquer problema que se utilize navios da MB para fazer esse tipo de serviço. No final das contas é mais tempo de mar para a tripulação e isso sempre é bem vindo. Só há de se perguntar se na região de Santos não haveria um cargueiro com capacidade suficiente e custo baixo o suficiente para levar a carga sem a necessidade de deslocamento do Apa para SP. Mas contratar um cargueiro não é um trâmite muito mais complexo. Se faz isso dia após dia em todo e qualquer processo de exportação via marítima e tem um bilhão de… Read more »

Ten Murphy

Não teria de fazer licitação?

Leandro Costa

Valor baixo, estado de emergência, acho que não precisa não.

Cristiano de Aquino Campos

Sai mais barato e rápido pois um cargueiro civil, só sai com a carga completa e tem que estar indo para aquele destino.

Leandro Costa

Não necessariamente. Se pode escolher navio de tamanho necessário para fazer o frete numa boa, e consequentemente os custos serão equivalentes. O que eu acho que é a grande questão aqui, é que o Apa pode ser bem mais rápido.

Flight

Fora isso pense que poderia já ter uma missão semelhante para ser cumprida e ao invés de contratar um cargueiro, já manda no navio da MB ainda aproveita para treinar tripulação de alguma forma

Tomcat4,2

Achei interessante uma postagem no Instagram do ministro da infraestrutura onde mostra carretas com cilindros passando por uma rota emergencial da rodovia BR-319(q não é pavimentada mas está,no momento ,tendo atenção especial do DNIT),se não me engano para encurtar a viagem e transporte de cargas que ,por balsa partindo de Belém, demora por volta de 6 dias.

Talisson

Esse tipo de divulgação anda meio proibido na midia mainstrean.

Fernando Veiria

O ministério da infraestrutura provavelmente é o único que funciona no governo. Não ficaram de birrinha e continuaram obras importantes que vinham de governos anteriores como a Ferrogrão além de fazer o trabalho da pasta.

O interessante é que é um ministro que é um militar mas ninguém o conhece pois ele está interessado em trabalhar, não em holofotes. Ele destoa dos militares incompetentes em outras pastas e dos terraplanistas que ocupam o Meio Ambiente e Relações exteriores.

Leandro Costa

Outro que tenho escutado elogios é o Pontes. Vi um pedaço de entrevista cortada com ele em que ele elenca três projetos que vão entrar com pedido junto à ANVISA para teste em animais de métodos diferentes de vacinação, e acho até que vacinas também. Mas infelizmente a entrevista foi cortada e não tive mais detalhes.

Fernando Veiria

Eu gostei da nomeação do Pontes. Mas dali pra frente foi só ladeira abaixo. Bom, deve ser chato ficar num ministério historicamente relegado a segundo escalão e ter colegas ministros muito mais prestigiados que acham que a Terra é plana e veem num senhor esclerosado que vive na Virginia um farol de sabedoria.

Mas vamos torcer, ele pode subir no conceito. Tudo o que vi dele até agora foi no máximo tentativas para ficar bem com o chefe e não perder a mamata. Mas repito, torço por ele.

Fernando Martins
Souto.

A marinha do Brasil não tem mais navios com caldeiras.

joão Fernando

Os caras gostam de velharias…

Roberto Bozzo

De acordo com Marco Danemberg, o escopo contratual dos serviços nos navios da Marinha do Brasil, abrange atividades de manutenção e reparo, além de fabricação de alguns itens que sejam necessários, como tubulações.”

“EBSE já prestou serviços de manutenção e reparo nos navios da Marinha de apoio antártico, ou navios polares como também são conhecidos, fragatas, navios patrulha e também no maior navio da esquadra brasileira, o Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico.”

Em vez de criticar, que tal ler a matéria primeiro?!

Fernando Martins

Exato, Roberto. Esse contrato é estratégico e obviamente não tem nada a ver com a manutenção de calderarias! Estes são aqueles “especialistas de internet” vindos do “Hoje no Mundo Militar”. Leiam o artigo.

Carvalho2008

Quem faz caldeira faz tudo relacionado a tubulações de alta pressão

Flanker

Se você leu a matéria do link, viu que o contrato não trata especificamente de caldeiras.

Fernando Veiria

Caldeiraria é apenas o ramo da atividade. Não quer dizer que eles lidam apenas com caldeiras.

Bardini

Off: Nova classe de navios da Marinha Chilena.
.
https://vardmarine.com/wp-content/uploads/2020/03/VARD-7-312-Infographic.pdf

carvalho2008

muito interessante

Santiago

É Bom ver as 3 Forças unidas no combate à guerra a esse vírus que assola o planeta.

Embora 90 000m³ de oxigênio parece ser muito mas não é. Segundo um médico amazonense disse esses dias que são necessários 75 000m³ por dia de oxigênio para suprir a demanda diária dos hospitais.

Não é fácil, agora é estranho deixar acabar todo o estoque para dar o alarme.

Carvalho2008

Interessante heim!??

aquela popa dos Classe Amazon aguenta 54 ton?? Que bacana!!!

Parabens a MB!!

Anton Leclaire

o peso do cilindro acaba se distribuindo em todo sentido longitudinal do navio. Não é a popa que aguenta o peso, mas o navio inteiro, de proa a popa.

Talisson

Parabéns a Marinha e a todos que se mobilizaram de alguma forma para ajudar. Incluo ai o ditador da Venezuela que, por humanidade ou estratégia, também ajudou. É um infeliz lembrete se que não devemos nos meter na política (mesmo na bagunça) interna dos outros países. Também gostaria de questionar o porquê de estar proibido qualquer questionamento em relação a postura dos governos estadual e municipal de lá na mídia mainstream?

Fernando Veiria

Proibido não está, a imprensa é livre. Mas realmente é estranho ninguém questionar. Como eu disse em comentário anterior, não precisa brigar pela culpa, tem culpa pra todo mundo.

Agora que descobriram que desviaram 60.000 doses de vacina do governo do Amazonas de repente passam a questionar mais esses governos que foram absurdamente omissos.

Ricardo

O Maduro não tem nada a ver com o oxigênio comprado pelo governo federal da empresa White Martins, que pela urgência transferiu o estoque existente na sua fábrica da Venezuela. Simplesmente o Maduro nem ficou sabendo da transferência, pois se tivesse ficado sabendo teria vetado. A White Martins é uma multinacional privada e ela vende oxigênio para quem quiser comprar e não precisa dar satisfação a nenhum governo. Portanto, foi uma transação entre subsidiárias da mesma empresa. Simples assim!

Yuri Dogkove

O canhão de 30mm desse navio é remoto?

Flanker

Sim

Alex Barreto Cypriano

Um cilindro de 54 toneladas pra receber 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido? Se cada metro cúbico de oxigênio liquido pesa 1,15 toneladas, então aquele cilindro de 54 toneladas carrega o peso equivalente a um Nimitz dentro! Claro que a info tá errada. Possivelmente o cilindro tem capacidade pra uns 105 metros cúbicos de oxigênio líquido que serão transformados em 90 mil metros cúbicos de oxigênio gasoso. A densidade do oxigênio gasoso é de 1/860 da do oxigênio líquido. Vamo fazer conta, pessoal…

Flanker

Exato! Eu penso que é como vc disse. Mas, sendo capaz de armazenar essa capacidade de O² líquido , que se transforma em todo esse O² gssoso, é um grande upgrade na capacidade de oferta de oxigênio.