sábado, fevereiro 27, 2021

Saab Naval

Holanda substituirá o CIWS Goalkeeper por mísseis RIM-116 e munição DART de 76 mm

Destaques

IMAGENS: Navio-Aeródromo Ligeiro Minas Gerais – A11

Algumas das melhores fotos do NAeL Minas Gerais (A11) com seu grupo aéreo embarcado de aviões P-16 Tracker da...

TOPEX 1-87: USS Nimitz e cruzador nuclear USS California no Brasil, em 1987

Em 1987 eu era tripulante da fragata Niterói - F40 e quando estava em operação no mar, fazia parte...

SIMULAÇÃO: ‘Operação Pólvora’ – FAB e MB enfrentam o USS Nimitz

No início de novembro, o presidente Jair Bolsonaro em discurso com tom bélico ameaçou usar pólvora quando acabar a...
Alexandre Galante
Ex-tripulante da fragata Niterói (F40), jornalista, designer, fotógrafo e piloto virtual - alexgalante@fordefesa.com.br

A Holanda traçou seu plano para substituir o velho sistema de armas Goalkeeper (CIWS) de defesa aproximada contra mísseis antinavio, por uma nova solução.

Ela consistirá na adoção do Rolling Airframe Missile (RAM) RIM-116 e a munição guiada DART (Driven Ammunition Reduced Time of flight) para o canhão de 76 mm.

Os novos sistemas permitirão que os navios de guerra da Marinha Real da Holanda reajam contra mísseis antinavio atacantes, bem como contra ameaças de superfície, como embarcações rápidas de ataque.

RIM-116 Rolling Airframe Missile (RAM)
RIM-116 Rolling Airframe Missile (RAM)

Canhão Leonardo de 76 mm e a munição DART

Vídeo de apresentação do CIWS Goalkeeper dos anos 80

- Advertisement -

44 COMMENTS

Subscribe
Notify of
guest
44 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

Eu achei que um complementava o outro…

Achei que o rim-116 era a penúltima camada de defesa e depois viria o goalkeeper…

Bosco

Em tese sim , armas como o Phalanx ou Goalkeeper seriam a última camada de defesa, mas nem sempre isso acontece havendo muitos precedentes que adotaram só o míssil RAM. Por exemplo: LPD classe San Antonio, LCS Independence e Freedon, corveta classe Braunscheweig, etc.
Sem falar da nova fragata americana classe Costellation.

Marcelo

mas acho que o canhão de 57mm Bofors da Constellation e do LCS podem fazer o papel de CIWS também.

Bosco

Marcelo,
Na função antimíssil não podem fazer o papel de CIWS. A USN não adota radares de controle de tiro AA nesses navios. A função deles na USN e USCG é só contra alvos de superfície e claro, aeronaves lentas (helicópteros, UAVs, etc) usando a alça optrônica que não é a mais adequada contra mísseis.
Fossem combinados com radares de controle de tiro apropriados como ocorrem nas outras marinhas, seriam excelentes para a função antimíssil mas não o são na USN e nem na USCG.

Last edited 1 mês atrás by Bosco
Marcelo

Ok, nao sabia disso. Uma escolha estranha entao.

Bosco

Pode até ser que na Constellation haja um modo de usar o canhão de 57 mm na função antimíssil devido a ele ter radares com antenas fixas AESA , mas ainda assim acho que não pode porque os radares do sistema SPY-6 operam nas frequências X e S enquanto radares de controle de tiro de canhões operam nas bandas K/Ku, muito mais curtas. Já nas LCS definitivamente não há um radar de controle de tiro AA. Em tese pode haver controle de tiro baseado somente na alça optrônica contra mísseis, mas na prática isso não ocorre. Já contra ameaças aéreas… Read more »

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Bosco o bofors MK3 e os futuros MK4 com a munição 3P podem ser considerados como um ciws para defesa antimíssil?

Bosco

Sim. Na MB eles serão combinados a um sistema de controle de tiro radar/optrônico que os habilita a cobrir todos os espectros das ameaças aéreas.

Bosco

https://marconiradarhistory.pbworks.com/f/STIR%201.2%20EO%20october-2010-HR.pdf
Esse será sistema de controle de tiro radar/EO da classe Tamandaré associado aos canhões de 76 mm e 40 mm.

Last edited 1 mês atrás by Bosco
Barak MX para o Brasil

Só um RIM-117 no convés do Atlântico já estava bom.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Nem fale amigo, na verdade dava pra por 3 nele e pelo menos no Bahia rsrr..

Alex Barreto Cypriano

Ah, querem RAM? Mole: um milhão de dólares cada míssil. E o lançador? Bom, mais mole ainda: tem até autônomo com domo radar do Phalanx, mas aí o preço é separado, um pouquinho mais, né?
Olha, mais fácil distribuir BIC cristal e falar pros marujos assoprar bolinha de papel mascado nas ameaças…

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Pra quem gastou milhões de dólares para comprar o porta aviões e ficar fazendo centenas de manutenções, não acho que esses lançadores seriam o problema para o MB. É mais falta de vergonha na cara mesmo. Enquanto isso nossa MB vai cada vez se tornando mais fraca. Talvez não estejamos nem entre as 20 mais poderosas, pois muitos países passaram a perna em nós. Esses países têm marinha superior a nossa: EUA, China, Rússia, Índia, Japão, Coreia do Sul, Egito, França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália, Austrália, Turquia, Grécia…… Ainda tem uns inocentes que acreditam em Global Fire Power, onde somos… Read more »

Pedro Bó

O Goalkeeper tornou-se caro de operar e parece que não é mais produzido, sendo a Coreia do Sul o último cliente a comprar um sistema inteiramente novo.

Carlos Gonzaga

Talvez uma combinação RIM 116 (ou Sparrow) com L70 seriam uma boa combinação para o A140 e para o Bahia. Galante com a bola!

Last edited 1 mês atrás by Alexandre Galante
Yuri Dogkove

Especialistas: “RIM-116 para o Atlântico!”

MB: “Pra quê?”

Yuri Dogkove

MB: “Se ninguém nos atacar, logo não precisaremos de sistemas de defesa, ora bolas!”

sub urbano

“Se não temos navios o inimigo não tem o que atacar” – Disse o Almirante Pazuello sem máscara (depois é só fazer uma no paint)

Bosco

Como o Brasil mudou. Não nos chocamos mais com o assalto ao erário em bilhões de reais mas sim com um ministro que não usa máscara.
Engenharia social comuxisxa em ação.
*E eu que sou gado?

Juarez

Meu prezado amigo de longa data aqui, aguarde, o tempo se mostrara novamente senhor de todas as verdades. A “tchurma” dos cumpanheru não petdepor esperar.

Jadson Cabral

Meu deus, vocês não conseguem condenar um sem ter que defender o outro? É gado sim a partir do momento que começa a defender cegamente um governo canalha como esse. “Ah, mas o pt..” e daí o pt? São ladrões também. Tá tudo errado. É tão difícil de admitir? Falam dos petistas e são iguais ou piores

Bosco

Jadson, Engano seu. Não defendo tanto assim o Bolsonaro não. Aliás, torço até pelo seu impeachment e que o país volte a ser a casa da mãe joana que sempre foi na mão dos mesmos de sempre. Cansei! Impeachment já! Melhor ainda, que a chapa do Bolsonaro seja cassada pro Mourão não assumir. Que deem logo essa joça toda pro Ciro ou pro Dória ou pro Haddad ou pro Luciano Huck ou devolvam pra Dilma e vamos todos voltarmos a ser felizes como dantes, num país maravilhoso, sem problemas e sem fome. Não suporto mais ouvir o clamor das marias… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bosco
WELLINGTON RODRIGO SOARES

Não esquenta com eles não Bosco, em 2022 eles elegem Doria, Ciro ou quem sabe o globista Huck.
Sobre o Impeachment primeiro teria que ter um bom motivo, corrupção, pedaladas fiscais, etc….Coisa que não vimos até o momento.
Aguardemos o desenrolar do cenário político, que dependendo do resultado das eleições da Câmara, teremos mais um “Maia” enrolando com as reformas. Infelizmente essa eleição do presidente da Câmara e Senado é quase mais importante que a do próprio Presidente, pois é lá que tudo é aprovado, mas a boa parte da população não sabe disso, infelizmente.

Last edited 1 mês atrás by WELLINGTON RODRIGO SOARES
samuka

Amigo bosco, como pode ter tanta certeza? Esses casos envolvendo a familia do presidente, alianças e entregas de cargos para partidos do centrão. isso te inspira confiança?

Kemen

Não desanime dias melhores virão, é só aguardar.

A esperança esta em que nossos compatriotas analisem e pensem bem para escolher o melhor dos horriveis candidatos que teremos nas proximas eleições.

igortepe

BolsoBosco.

EParro

Bosco, os caras estão completa e absolutamente perdidos. Perceberam que acreditaram a vida toda numa farsa. Os farsantes foram completamente desmascarados e os “crentes” ficaram com a brocha na mão, completamente sem rumo e reagem agarrando-se a algumas coisas, qualquer coisa, que os pareça impedir de “pularem da ponte”. Então, um pum, e eles sempre querem transformam em uma explosão nuclear, para verem se conseguem reaver as ideias roubadas e o futuro perdido. Mas, a nefasta lembrança do roubo, não do dinheiro incontável, incomensurável, que nem explicações ou mesmo uma simples desculpa mereceu, mas de um ideal, de uma vida,… Read more »

Last edited 1 mês atrás by EParro
Luís Fernando

Posso copiar?

Bosco

Posso copiar (2)?
Não poderia ser mais cirúrgico. Após verem que o que acreditavam era uma mentira só sobrou a eles emporcalhar todo mundo e colocar a todos no mesmo buraco sujo e no processo se apegam a qualquer narrativa.

Last edited 1 mês atrás by Bosco
igortepe

?????

Last edited 1 mês atrás by igortepe
Kemen

Parabens.

Por acaso leu Filosofia e Esperança Social de Richard Rorty ? ou Por Quem dobram os Sinos de Ernest Heminguay.

Last edited 1 mês atrás by Kemen
igortepe

BolsoEparro.

igortepe

Gado Mocho.

WELLINGTON RODRIGO SOARES

Como eu queria ver 3 sistemas RIM-116 no NAM Atlântico e outro no Bahia.
Quem sabe adotar um na corveta barroso também, só não sei se daria devido ao bofors mk3 40mm..

Douglas R.J.Santos.

não sei se teria condições técnicas / físicas e orçamentárias, mas se pudesse além das novas aquisições eu manteria o ciws, mas eles devem saber muito bem o que fazem e de suas necessidades.

Nunes-Neto

Sub, o Pazuello teve covid a pouquissimo tempo,não vai transmitir nem passar, idem para bolsonaro, casos de reinfecção são tão raros que viram notícia de jornal, claro a mascara seria um item de exemplo para a população, mas como eu disse o Pazuello deve está com IgM e IgG altissimos.

Bento Ferreira Perrone

Não faz diferença, pelo fato de que ele pode até não ficar doente, mas o vírus ainda poderia ser infectado e passar a doença a diante, para pessoas que ficariam doentes. Além disso, por mais inadequado que isto seja, ele é o ministro da Saúde, responsável pelas políticas públicas de saúde do país e deveria dar o exemplo a todo momento. É irresponsabilidade e falta de empatia….. totalmente inadequado para o cargo que ocupa.

carvalho2008

Mestre Bento, sem entrar no merito de exemplo ou não exemplo, voce deve ficar atento que individuos imunes em geral não são vetores de transmissão.

Porque? Porque para ser um vetor voce já tem de estar com uma carga viral relevante, é aquele período de pós incubação que antecede o pico e o período de doença manifestada em si.

Quem é imune, não desenvolve a carga e portanto os vestigios são tão baixos que o individuo deixa de ser um vetor.

Isto é o exato funcionamento de vacinados…vacinados não são vetores pois não transportam carga viral relevante.

Adriano Madureira

Nem competência para desenvolver um Sistema CIWS nacional nós temos, os primeiros a falar seriam os críticos que diriam que um sistema desses seria muito caro de produzir…

Esse é o problema do Brasil ,não fazer algo por ser caro mas que mesmo assim seria um bom investimento, mas alguns olham investimento como gasto, não tem visão.

É como as ferrovias, são muito úteis, serviriam para desafogar o trânsito de caminhões nas rodovias e viria para somar, mas como é caro a preferencia é das estradas.

Nonato

Na minha opinião de leigo, não entendi essa mudança.
Esses sistemas CIWS sempre pareceram ser a última linha de defesa, quando os mísseis falhassem.
Como vão substituir por mísseis RIM?
São melhores do que os que equipavam os navios anteriormente?
E essa munição DART 76 mm?
Do que se trata? Substitui o CIWS?

Bosco

Nonato, A confiabilidade do sistema RAM é altíssima, tendo demonstrado em centenas de testes ser maior que 95%, sem falar que o Goalkeeper tem munição para 3 ou 4 ameaças (1200 cartuchos para pronto uso) enquanto o RAM são 21 mísseis. Também o alcance mínimo do RAM é reduzido , o que permite uma segunda tentativa caso a primeira falhe, fazendo o papel do CIWS. Outro motivo é que o CIWS como o Goalkeeper e Phalanx são ideias contra mísseis subsônicos já que a interceptação se dá a distâncias muito curtas (menos de 1500 m) enquanto o RAM é efetiva… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Bosco
carvalho2008

Eu prefiro este mix com o 76 mm ou MK 110 57 mm de fragmentação adicionado ao RIM….não fica caro e tem um leque de emprego maior…

Foxtrot

Será que seria uma opção a compra dos sistemas goalkeeper Holandeses pela MB?
Talvez desta vez nossos eternos “aliados” Norte Americanos não impeçam a venda ao Brasil.
E como muitos já escreveram abaixo, será uma ótima defesa de ponto para o Atlântico e Bahia.
Aproveitando o gancho, que fim levou a tal “metralhadora rápida” ( nome dado pela própria MB) que a MB estava desenvolvendo, e que ao descobrir o projeto os Americanos barraram a venda de sistemas CIWX ao Brasil ?

- Advertisement -

Guerra Antissubmarino

Relembre a entrevista com um comandante de submarino da Marinha do Brasil

Há cerca de 20 anos o Poder Naval Online entrevistou, por meio do colaborador Bruno Fagundes, um comandante de...
- Advertisement -
- Advertisement -