A China deve realizar exercícios militares nas disputadas águas do Mar da China Meridional esta semana.

Os exercícios estão previstos para acontecer nas águas do Golfo de Tonkin entre 27 e 30 de janeiro. A informação é baseada em detalhes de um aviso emitido pela Administração de Segurança Marítima da China (MSA).

O aviso buscava suspender a entrada em uma parte das águas do Golfo de Tonkin, a oeste da península de Leizhou, no sudoeste da China, informou a Reuters.

No entanto, não divulgou detalhes exatos sobre quando os exercícios seriam realizados e nem sua escala.

As últimas notícias chegam poucos dias após o Theodore Roosevelt Carrier Strike Group (TRCSG) da Marinha dos Estados Unidos realizar operações de rotina nas águas disputadas.

De acordo com os militares dos EUA, o USS Theodore Roosevelt entrou no Mar da China Meridional através do Canal de Bashi em 23 de janeiro para promover a “liberdade dos mares”.

Além disso, aeronaves de reconhecimento e aeronaves de alerta antecipado dos EUA também voaram perto da região de Taiwan.

Durante uma coletiva de imprensa regular em 25 de janeiro, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, foi solicitado a responder sobre a entrada do porta-aviões no Mar do Sul da China.

Lijian disse que “não é bom para a paz e estabilidade regional os Estados Unidos enviarem frequentemente navios e aeronaves militares ao Mar do Sul da China para exibir músculos”.

 

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
João da Lua

Acredito q os Type 55 vão estar presentes.

Rudi PY3TO

Te cuida Taiwan

Antoniokings

E a China foi clara.
Se Taiwan pensar em declarar independência, será invadida.
Acho que o pessoal de Taiwan não perdeu o juízo ainda.

Piassarollo

Não acredito em uma invasão a Taiwan, mesmo com uma possível tentativa de independência

Alison

“não acredito”… Opinião sua apenas e nada mais… Precisa nem comentar nada…

Piassarollo

Exatamente! Este espaço está aberto para expressar opiniões também!

Claudio

Imagino esse pessoal que apoia a independência de Taiwan lá no outro lado do mundo, se esse mesmo pessoal apoiaria a independência da região sul do Brasil, ou esse apoio só vale quando é em outros países

Wilson Look

Situações totalmente diferentes, porque primeiramente a maioria no Sul não está nem ai para esse movimento separatista, muitos nem conhecem esse movimento, não há um interesse dos sulistas em sua maioria em se separar do Brasil enquanto que em Taiwan muitos até gostariam que mudassem o nome de República da China para República de Taiwan e permanecerem separados da China comunista.

O interesse da população é totalmente diferente nesse caso.

Ted

Este movimento nasceu no Rio Grande do Sul. Se querem formar um novo país! Que vão sozinhos. No Paraná e Santa Catarina estamos fora. Seria mais um Uruguai aqui embaixo. Com a diferença que a economia do Rio Grande está quebrada. Tem funcionário do estado que nem recebeu 13° ainda.

GABRIEL

Acho que é muito mais fácil, financiar um político pro China, em Taiwan.

sub urbano

A ilha rebelde hora ou outra terá de se curvar ao continente. A existência de separatistas chineses em pleno século XXI é ultrajante.

Antoniokings

A China só não anexou Taiwan porque ela tem enormes benefícios econômicos/comercias no relacionamento com a Ilha.
O da em que isso não for proveitoso, adeus Taiwan.

Alison

Acho muita frescura isso da China sabia? A China não precisa deles pra nada… A economia vai bem… deixa eles viverem do jeito que quiser oras. rsrsrs

Bosco

Alison,
O PCC tem pesadelos em imaginar que parte do povo chinês não vive sob sua bota. Eles não querem anexar Taiwan por lá ser uma terra rica de alguma coisa, eles querem porque lá há homens que continuam livres e isso para os comunistas é inadmissível.

Bosco

Entendo Galante! Eu moro em Brasília e aqui há milhares de chineses e sei que não são refugiados. Voltando à questão, meu sentido de “liberdade” não é exatamente no sentido de impedir o cidadão de deixar seu país por esse ou aquele motivo. Acho que cada um tem o seu sentido de liberdade. Eu tenho, você tem e o PCC tem o dele e para ele , imagino eu, é inadmissível a liberdade usufruída pelos taiwaneses. O sentido de liberdade é muito particular. Por exemplo, um dia desses uma tal de Maria Flor (diz que é artista) chamou o presidente… Read more »

Matheus S

A questão de Taiwan para os chineses não se trata da liberdade exercida pelos cidadãos, mas sim da soberania que eles acham que tem sobre Taiwan. Quando territórios foram arrancados da China pelas potências estrangeiras, naquilo que ficou conhecido pelos chineses de “Século da Humilhação”, isso ficou bastante marcado pela China até a subida de Mao ao poder. O propósito do maoísmo era necessariamente reverter essa humilhação, e o próprio PCC já determinou que a humilhação só será superada quando conseguirem conquistarem Taiwan, e só não será reanexada, porque mesmo Taiwan como sendo um Estado autônomo, ainda faz parte da… Read more »

Bosco

Engraçado é que quando a narrativa do nacionalismo convém o PCC a abraça, mas tudo isso que você citou tem a ver com o governo Imperial ao qual o PCC invariavelmente condena. Ou seja, quando lhes convém a humilhação sofrida pela China Imperial tem validade .
O problema de Taiwan é fazer uma conexão do Século da Humilhação. Há de se fazer muito contorcionismo intelectual para tanto.

Matheus S

Mas o líder de uma nação tem como tarefa justamente unir o país que ele lidera, transformar aquilo negativo em algo que possa unir os cidadãos do país para superar os obstáculos que acontecem no caminho. O PCC capta o sentimento nacionalista do povo chinês através da superação da humilhação nacional que sofreram, dessa forma eliminando o último obstáculo que eles estão tentando superar, a conquista de sua província rebelde Taiwan e isso será feito até 2049. O povo chinês da época imperial e dos comunistas era o mesmo, não há razão em desassociar por ocasião do governo ser totalmente… Read more »

Gottfrid

Perfeita sua análise. Hoje Taiwan é uma cunha estratégica utilizada pelos EUA para fustigar a China, seja pela ameaça militar, seja pelo efeito moral que essa “insubordinação” acarreta, tão ou mais deletéria que a ameaça militar em si. Penso que, militarmente, há pouco que os EUA possam fazer para proteger Taiwan, excetuadas ações assimétricas ou propaganda e, claro, declarar guerra total à China continental, hipótese que considero remota, nestas circunstâncias. Em sendo impossível manter a ilha independente, resta provocar uma guerra, sob qulquer pretexto, para fomentar a discoŕdia que alimentrá o conflito a ser travado décadas adiante. Uma guerra de… Read more »

Gottfrid

Bosco, como você é um grande defensor das liberdades, qual sua opinião sobre a ocupação dos EUA na área de Al Tanf, Síria, território maior que o ocupado pelos terroristas turcos em Idlib?

E qual sua opinião sobre a ocupação dos EUA a leste do Eufrates, também na Síria, onde está sendo criado um “kurdistão”, coincidentemente, a região mais rica em petróleo da Síria? Abs

Matheus S

Ah, uma questão sobre a Síria. Quando Trump emitiu a ordem para a retirada das tropas da Síria, um pequeno contingente de não mais do que 600 militares ficaram no país sob ordens do alto escalão militar americano, contrariando assim as ordens do presidente dos EUA. Isso está escrito em um livro de um jornalista da CNN que revelou um plano do comando militar dos EUA para reverter decisões isolacionistas de Trump. O livro relata tal absurdo como um caso daqueles que violaram conscientemente a hierarquia militar, desobedecendo ordens e atuando nas sombras, o livro deixa claro que Trump é… Read more »

Alex Barreto Cypriano

O numero de turistas cresceu justamente quando a China começou a se aproximar do ocidente buscando bufunfa. Hoje, dentre os cem milhões de chineses turistas existem uns dois milhões de membros do PCC, todos eles deplorando a democracia ocidental. Liberdade não é apenas enriquecer e viajar, tem muito mais aí que deve causar calafrio no ditador vitalício Xi. De qualquer maneira, só viaja quem o sistema de controle social comunista chinês deixa – quem tem baixo score social não sai nem da provincia nem da cidade. Liberdade sob concessão. Jack Ma que o diga…

Paulo Siqueira

De bondade e honestidade,a China passou longe!É uma ditadura ferrenha onde não tolera religiões e nem a liberdade de expressão,e menos ainda a liberdade de informação dada a seu povo!Isso é inaceitável!Regime genocida reconhecidamente pelas práticas opressoras contra a etnia Uighur!Fato!Alguns chineses privilegiados até conseguem viajar para o exterior ,mas o país mantém extrema vigilância e muitas limitações para turistas que a visitam!Tipico comportamento de país totalitário!Informaçōes falsas e omissões sem a menor demonstração de clareza e veracidade,fazem parte de sua política de comunicação!Mais um fato que não podemos ignorar,a não ser que sejamos coniventes com tais práticas antidemocráticas!Taiwan e… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Paulo Siqueira
Dalton

O USS Theodore Roosevelt está cobrindo o período anual de manutenção do USS Ronald Reagan baseado no Japão que dura cerca de 4 meses e é executado entre janeiro e abril com o mesmo atracado.
.
O “Reagan” é grande demais até mesmo para a imensa doca seca em Yokosuka então ele irá para uma doca seca na costa oeste dos EUA tão logo seja substituído pelo USS George Washington ano que vem.

Ricardo

Golfo de Tonkin não é território do Vietnã? Pelo menos era nos anos 60.

A China está com uma estratégia de invasão dos território dos outros países . Quer tomar tudo para si.

Os chineses apostam que, por causa de suas armas nucleares, ninguém vai ser opor a sua estratégia nazista. O pan-chinês me lembra muito o pan-germanismo hitlerista.

Antoniokings

As águas do Golfo também chegam à gigantesca Ilha de Hainan na China.
Ademais, o Golfo de Tonkin é considerado um braço do Mar da China Meridional.

Piassarollo

Mas não são águas pertencentes ao Vietnã?

Antoniokings

Deve ter algum tipo de divisão, ou seja, as águas do Golfo d Tonkin banham os dois países.
Certamente, os exercícios ocorrerão do lado chinês.
Mas, sem problemas.
Os dois países são amigos e o Vietnã deve grandes favores aos chineses pela ajuda nas vitórias contra franceses e americanos.

Pablo

quais vitórias?

Esteves

Essas.

Pablo

E onde é isso?

Alex

Dien Bien Phu

Piassarollo

Vc tem razão. Obrigado

Capa Preta

São . A China está invadindo e pirateando as costas marítimas de vários países. Engraçado e o cartel chamado ONU não se pronunciar.

Sengoku

Ela não se pronunciou quando os EUA invadiram o Iraque atrás das “armas de destruição em massa”, por que acha se fará algo contra a China?

Defensor da liberdade

Não tem nada a ver uma coisa com a outra, o pan-germanismo era plenamente factível, tanto é que austríacos votaram pelo Anschluss, os Sudetos também queriam fazer parte da Alemanha, assim como boa parte da população do corredor polonês.

Meio óbvio, quem não queria ter nacionalidade alemã, vejam que hoje estão entre os povos mais ricos do mundo. Se continuassem como austríacos, tchecos ou poloneses, seriam pobres e sem perspectiva.

Wilson Look

Só os Austríacos que se salvavam, porque Poloneses e Tchecos nunca conseguiriam nacionalidade alemã naquela época, apenas quem conseguisse provar ser descendente de alemães é que teria chance.

A xenofobia era assustadora, e mais tanto na Áustria como nos Sudetos teve uma ação forte de partidos políticos, e o caso do corredor polonês era só um pretexto para invadir toda a Polônia, ação essa que foi motivada pela crença de que a França e a Inglaterra não iriam declarar guerra a Alemanha, pelo que tinha ocorrido nos casos anteriores.

João Adaime

Taiwan é um dilema para a China. Existem dois cenários: 1) Os chineses do continente conquistam os corações e mentes dos seus irmãos da ilha e tudo acaba bem. 2) Os ilhéus não se rendem e obriga os continentais e arrasar a ilha. Será que vale a pena conquistar uma ilha destruída e a população massacrada? Chineses do continente que possuem parentes na ilha vão ficar revoltados. Todos os investimentos do Ocidente serão retirados de lá. Recursos chineses depositados pelo mundo serão congelados. Empresas chinesas instaladas no Ocidente serão “convidadas” a se retirar. Produtos chineses perderão mercado. No curto prazo… Read more »

Antoniokings

Eu acredito que o cenário será outro.
Com o crescimento da China continental e o provável avanço chinês em setores que Taiwan ainda é forte, a Ilha vai ‘secar’.
No final, não terá outra opção a não ‘se anexar’ ao Continente.

Piassarollo

Enquanto tiver ajuda dos EUA, tudo vai continuar como está

Antoniokings

Esteja certo que será do interesse de Taiwan sua reintegração ao continente que será bem mais rico e poderoso que a diminuta ilha.

Daniel

É o que eu acho também, a China não precisa gastar um unico tiro para reconquistar Taiwan basta continuar o que já esta fazendo e ter paciência, se os chineses superaram os USA economicamente serão o centro do mundo e todo mundo vai querer morar, trabalhar e fazer negócios lá com o tempo até mesmo Taiwan.

Antoniokings

Exatamente.

Paulo Siqueira

O mundo querer morar na China?Taí uma coisa que jamais chineses se orgulhariam de verem isso acontecer!

paulinho

Os Estados Unidos são um criador de problemas global, A China sempre defendeu a reunificação pacífica de Taiwan, Se os Estados Unidos ajudarem Taiwan a se tornar independente ou se Taiwan declarar independência, Nesse caso, a China usará a guerra para unificar Taiwan. Diante da provocação dos Estados Unidos na questão de Taiwan. A China estará pronta para a guerra a qualquer momento. Taiwan é muito importante para a China. A ilha tem um importante valor militar. Está relacionado à segurança de defesa nacional da China e à estratégia marítima.

Capa Preta

O povo de Taiwan se nega a ser governado pelo partido comunista, ainda mais vendo as barbaridades frutas em Hong Kong contra as liberdades individuais.

Antoniokings

O povo quer comida, diversão e arte (Titãs).
Essa baboseira de ditadura comunista já era.

Paulo Siqueira

Nao para o xixiping!

Capa Preta

Nossa…da profundidade de um pires sua resposta ?

paulinho

Os Estados Unidos e o Ocidente só latirão como cães. A Rússia anexou a Crimeia. O que os americanos e a União Europeia podem fazer? ?? As sanções dos EUA à Rússia não surtem efeito. Países europeus como Alemanha e França continuam comprando grandes quantidades de petróleo e gás russo. Aposto que depois que a China usou a força para unificar Taiwan. Não há muito que os Estados Unidos e a União Europeia possam fazer. O Ocidente não pode passar sem produtos chineses. O Ocidente comprou muitos produtos chineses. A China também comprou muitos produtos ocidentais. As empresas ocidentais ganharam… Read more »

paulinho

A China fortaleceu seu controle sobre Hong Kong. A Lei de Segurança Nacional foi implementada em Hong Kong. Terroristas violentos de Hong Kong presos. O que os Estados Unidos podem fazer com a China? O Ocidente condenou a China por suprimir a chamada democracia e liberdade de Hong Kong. Ameaçou unir todos os países ocidentais contra a China. Chamando como um cachorro para sancionar os governos chinês e de Hong Kong. Os Estados Unidos impuseram sanções apenas simbolicamente às contas bancárias de funcionários de Hong Kong nos Estados Unidos. Essas sanções não afetam as autoridades de Hong Kong. Eles não… Read more »

Antoniokings

paulinho

O único problema é que esse tipo de atuação americana não faz mais efeito.
Exemplos.
O Irã está finalizando uma mega instalação para exportação de petróleo para atender à China nos próximos 25 anos.
A Venezuela voltou a exportar petróleo e a Chevron americana vai pedir ao Governo Biden para aumentar suas operações lá.

Portanto, os americanos estão apenas perdendo tempo e dinheiro com esse tipo de atuação.

Bosco

Quem disse pra você que sanções têm por objetivo algum efeito prático! O objetivo é mostrar uma posição. É o mesmo que o leão ou o lobo mijar pra demarcar território.

Last edited 3 anos atrás by Bosco
paulinho

Você descreve o Ocidente como muito poderoso. A dependência da China de empresas ocidentais não é muito grande. Entre as 500 maiores empresas do mundo em 2020. 133 empresas chinesas fazem parte da lista. 121 empresas americanas constam da lista. As empresas da lista são todas empresas chinesas locais. Os chineses abrem mais empresas locais do que estrangeiras. Em 2019, o comércio total de importação e exportação da China totalizou US $ 4,58 trilhões. Entre eles, as exportações somaram US $ 2,43 trilhões. As importações totalizaram 2,15 trilhões de dólares. É a maior nação comercial do mundo. É o maior… Read more »

João Adaime

Caro Paulinho
Ótima a tua análise. Só faço um adendo. A Crimeia foi apenas “anexada”. Meu segundo cenário sobre Taiwan refere-se à aniquilação total da ilha. O mundo não assistiria impassível a uma atrocidade destas.
Abraço

Nascimento

A Ucrânia NUNCA teve sequer uma aliança formal com os EUA como Taiwan possui e possuía, a Ucrania era até então uma esfera de influência da federação russa, membra da CSTO e da CEI, após o golpe/revolução (não quero me ater a questões políticas) eles tentaram negociar uma aproximação com a OTAN/UE e a Rússia anexou um ponto estratégico do país, similar ao o que ocorreu na Geórgia. O Tratado Sino-Americano de Defesa Mútua que impediu que a China anexasse Taiwan durante a Guerra Fria, mas NÃO existe mais.O novo relation act declara que “os EUA colocarão à disposição de… Read more »

paulinho

Você acha que os Estados Unidos iniciarão uma guerra em grande escala entre Taiwan e China? O que os Estados Unidos podem ganhar na guerra? Durante a Guerra da Coréia, os Estados Unidos sabiam que não poderiam derrotar a China. Eles resolverão o problema por meio de negociação. A guerra precisa de dinheiro. A dívida dos EUA ultrapassa 27 trilhões de dólares americanos. Uma guerra afegã oprimiu os Estados Unidos. Os Estados Unidos pagaram trilhões de dólares pela guerra no Afeganistão. Nenhum benefício foi obtido.

paulinho

Os Estados Unidos estão lutando contra a China nas águas de Taiwan. Os Estados Unidos não têm chance de vencer. A China está muito perto de Taiwan. É fácil fazer login em Taiwan. Os porta-aviões americanos estarão preocupados em serem atingidos pelos mísseis DF21 e DF26. As bases militares dos EUA em Guam e as bases militares japonesas estão ambas dentro do alcance de ataque dos mísseis chineses. A China tem uma grande vantagem em distância. Os Estados Unidos estão muito longe de Taiwan. Os Estados Unidos perderam a Guerra da Coréia. Perder a Guerra do Vietnã é um exemplo.… Read more »

Dalton

Resumindo: os EUA são incompetentes, covardes, nunca venceram uma guerra justa, são criminosos e o mundo seria melhor sem ele. . Engraçado que apesar dos EUA terem perdido a guerra da Coreia, existe uma Coreia do Sul que ao contrário da outra é rica, conta com uma população maior, bem educada e alimentada. . E apesar do que se diz os EUA não perderam a guerra do Vietnã. Eles abandonaram um aliado problemático e corrupto, cortaram toda a ajuda depois de 1973 sob um congresso de maioria democrata, enquanto a URSS triplicou à ajuda ao Norte e quando este finalmente… Read more »

Piassarollo

Felizmente ou infelizmente, a existência dos EUA como potência mundial dominadora é um mal necessário

Nascimento

”Você acha que os Estados Unidos iniciarão uma guerra em grande escala entre Taiwan e China?” Seu nível de interpretação de texto é tão baixo que sequer conseguiu interpretar meu texto. Eu NÃO DISSE em nenhum momento que os EUA lutaria por Taiwan, disse que segundo os recentes tratados feitos por ele, iriam TEORICAMENTE ter de fornecer apoio logístico e de venda de equipamentos para Taiwan. Pelo visto você não entendeu que o Tratado de Defesa Sino-Americano NÃO EXISTE MAIS desde 1980. Você subestima militarmente os EUA e coloca exemplos de conflitos INCONVENCIONAIS que os EUA perdeu para valer de… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Nascimento
paulinho

Antes do Natal de 1950, os militares dos EUA ocuparam quase toda a Coreia do Norte. Os Estados Unidos eliminaram quase todas as tropas norte-coreanas. Quando MacArthur anunciou que o Natal encerrou a Guerra da Coréia (eles desejavam encerrar a Guerra da Coréia e celebrar o Natal). Nessa época, o exército chinês interferiu na Guerra da Coréia. Depois que o exército chinês entrou na Coreia do Norte. O exército americano foi derrotado. Depois de muitas guerras. O exército chinês ocupou Seul, capital da Coreia do Sul. É verdade que China e Estados Unidos vencerão um ao outro na Guerra da… Read more »

Wilson Look

Porque não contextualizar bem as coisas, primeiramente foi decisão de Macarthur avançar até a fronteira chinesa, contrariando as diretrizes de que era apenas para expulsar os norte coreanos da Coréia do Sul, se detendo no paralelo 38. Nessa guerra ambos os lados estavam até que equilibrados em termos de tecnologia, visto que os americanos usaram muito mais os M4 Shermans e M24 Chaffe do que os M46 e M47 Patton que eram problemáticos, e os chineses tinham em suas fileiras o T-34/85, que era capaz de destruir até mesmo os M46 e M47. Sem falar que na realidade essa guerra… Read more »

Mondelo

paulinho, quem disse para você que os americanos queriam conquistar a Coreia do Norte?
Você sabe pelo menos a causa da guerra? Que a Coreia do Norte invadiu a do Sul com o intuito de anexar toda a Península?
E se os americanos perderam a guerra, por o Norte continua separada do Sul?

Bosco
Bosco

”Você acha que os Estados Unidos iniciarão uma guerra em grande escala entre Taiwan e China?” A situação de Taiwan é emblemática para os aliados japonese, australianos, sul coreanos, etc. Se os americanos mijarem para trás no caso Taiwan todos as pedras do dominó cairão e a porteira estará aberta para o ursinho panda. Taiwan é o estado tampão. Independente dos EUA ter ganho ou perdido as guerras que enfrentou fato é que nunca se furtou a travá-las e não o fará dessa vez. A única via para o pandinha abocanhar Taiwan é pela via democrática só que o povo… Read more »

Defensor da liberdade

A Rússia invadiu a Ucrânia e ninguém na região fez nada, além de umas sanções. Então sua premissa é equivocada.

Bosco

Qual o compromisso formal que os EUA tinha com a Ucrânia?

paulinho

Os Estados Unidos não ousam iniciar uma guerra com o Irã e a Coréia do Norte. Luta por Taiwan e China? Não creio que os Estados Unidos se arriscarão a isso. Se a China e os Estados Unidos começarem uma guerra. O maior lucro será a Rússia. A Rússia vem realizando uma expansão estratégica na Europa. O presidente Biden disse que a Rússia é a maior ameaça militar. A Rússia é mais beligerante do que a China. Ele acredita que a China é o maior concorrente estratégico. Ele acredita que a China representa uma ameaça à hegemonia econômica e tecnológica… Read more »

Bosco

Paulinho,
Você não entende de bomba de hidrogênio e fala dela como se fosse um físico nuclear com PhD, então, porque devemos acreditar no que você fala com tanta “propriedade” acerca da posição adotada por A, B ou C ?

Antoniokings

E outra.

Semana passada em Davos, Merkel sinalizou apoio à China posicionando-se contra as atitudes americanas.
Isso é mais ou menos óbvio, pois a Alemanha, atualmente, depende mais da China do que de qualquer outro País para manter sua economia.
E ao que tudo indica, essa dependência vai aumentar.

Defensor da liberdade

Não fizeram nada pela pobre Ucrânia, vão fazer por Taiwan? Só a turma do astrólogo acredita nisso.

Bosco

Qual astrólogo? Aquele que nos alertou sobre o gramscismo, o marxismo cultural, o objetivo do politicamente correto, a intenção do Foro de SP, a patria grande, os metacapitalistas, o globalismo, o comunismo em ação disfarçada, as falcatruas do PT, o aparelhamento do Estado… ? Ah! Realmente ele é um maluco e não sabe de nada.

Last edited 3 anos atrás by Bosco
carcara_br

Novo presidente americano assumindo é normal passar por um momento de acomodação de tensões.

Jagdverband#44

Me acordem quando começar a guerra.
Não levo fé nessas TYPE 054A.

Piassarollo

Sem contar todo o resto…

jagdervband44

Prezado Editor.
Falei apenas da 054A.

Att;

Yuri Dogkove

Quando o Brasil desenvolverá seu CIWS?

Last edited 3 anos atrás by Yuri Dogkove
Alex Barreto Cypriano

O partidão chinês promete ir à guerra se Taiwan declarar independência. Depois do surto de diplomatas estilo Wolf Warrior, o Weiming pediu a cabeça do Araújo. Bom, por reciprocidade, eu apóio a declaração de independência de Taiwan (que é mera formalidade, pois Taiwan é uma nação livre, autónoma e soberana, como o Brasil é ou deveria ser).

Last edited 3 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Adriano RA

Eu acho que os chineses pediram outra coisa para liberar os IFAs e vacinas ao Brasil. Creio que pediram o 5G (e talvez futura facilitação de compra de terras por estrangeiros). Mas, assim que a poeira abaixar, o Araújo deve cair, pois é abertamente contra a China.

João Adaime

Caro Adriano
Coincidência ou não, ontem o Diário Oficial da União publicou as regras do leilão de 5G e não veta nenhuma empresa, inclusive a Huawei.
Ano passado o governo atual havia aderido ao Clean Network, determinado pelo ex-presidente dos EUA, com o objetivo de deter o avanço chinês.
Alguma coisa mudou.
Abraço

Matheus S

Bom, por reciprocidade, eu apóio a declaração de independência de Taiwan (que é mera formalidade, pois Taiwan é uma nação livre, autónoma e soberana”

Bom, você está apoiando uma declaração que nunca será apresentada, pois Taiwan alega ter direito sobre o território chinês assim como os chineses alegam ter direito sobre o território taiwanês e eles nunca terão sucesso se decidirem de fato declarar a independência, e o tempo para fazer isso já passou, pois essas declarações chinesas sobre independência sempre foram corriqueiras para colocar medo.

Capa Preta

A República da China fundada em Taiwan depois da guerra civil ( genocídio comunista comandado por Mao Tse Tung) antes da fundação da República popular da China. Taiwan nunca se declarou separada da china apenas autônoma do governo comunista. E tendo vista as promessas não cumpridas de respeito autonomia de Macau e Hong Kong, as prisões por “crime de pensamento” as ameaças de estatizacões e perseguições eles estão mais que certos

Matheus S

Então, o tempo corre contra Taiwan. Pois, a cada ano os chineses avançam mais e eles tem uma meta de até 2049 serem uma potência hegemônica, o que significa que até esta data, Taiwan deverá ser conquistado pela China.

Zorann

É muita torcida né? Qualquer pessoa com um pingo de bom senso, sabe que os EUA não se envolverão em uma Guerra para salvar Taiwan. E não se envolver, porque não ha condição de vitoria. Vão chorar, impor sansões, atrapalhar bastante o comercio bilateral. e vai ficar nisso. Acordem!! os EUA não vão se meter num conflito desta magnitude pra salvar província rebelde da tirania comunista. Esta época já passou. Taiwan é apenas uma provincia chinesa rebelada. Isto representaria na prática, meter-se nos assuntos internos de um país. Por mais que não gostem da China, seria dificil convencer a humanidade… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Zorann
Matheus S

Exato.

Fernando C. Vidoto

Depende da narrativa. Rs