O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Amazonas”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, operou, em 22 de janeiro, com o Navio da Guarda Costeira dos Estados Unidos da América (USCGC) “Stone” no litoral do estado do Rio de Janeiro.

Na comissão, os navios realizaram exercícios de “leap frog”, que consiste no emparelhamento em posição lateral a uma distância de segurança, simulando, por exemplo, a interrogação a uma embarcação suspeita de pesca ilegal. Além disso, foram realizados exercícios de Busca e Salvamento (SAR), envolvendo resgates no mar, com o emprego das embarcações orgânicas dos navios.

A operação com o USCGC “Stone” faz parte da visita do meio aos países da América do Sul, contribuindo para elevar o nível do adestramento das tripulações e para o incremento da interoperabilidade entre os navios da Marinha do Brasil e da Guarda Costeira dos EUA durante a execução de tarefas semelhantes, proporcionando a familiarização dos militares envolvidos com os procedimentos adotados por ambas instituições.

A operação foi realizada em conformidade com as medidas sanitárias de enfrentamento à Covid-19.

FONTE: Marinha do Brasil

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Fernando Martins

Uma pergunta: esses ativos da USCG realizando exercícios com nossos NPaOc’s estão sendo escoltados por submarinos ou algum tipo de helicóptero?

Dalton

Seria contraproducente e desnecessário empregar o único submarino em atividade o “Tupi” para “escoltar” um navio de pouco valor militar de uma nação amiga que age de acordo com as leis marítimas e informou com antecedência a vinda ao Brasil do “Stone”.

Fernando Martins

Certamente. Mas eu tinha visto aqui no blog e em matérias adjacentes que outros navios da USCG estão realizando esses exercícios aqui no Atlântico Sul, correto? Será que foram enviados algum tipo de escolta pra esses navios deles? Posso estar errado, afinal sou só um entusiasta, mas navios da Guarda Costeira americana zanzando no sul do planeta sem escolta apropriada…a coisa não tá muito tranquila pra esses lados. Se for por causa de petroleiros fantasmas da Venezuela despejando óleo no litoral, é compreensível. A América já deslocou ativos da USCG pra perto da Venezuela. Mas se eles forem mais pro… Read more »

Esteves

Submarinos americanos escoltando meios da USCG? Acho que não.

Petroleiro fantasma da Venezuela? Acho que não também. Sendo fantasmas…

José Messias

Esqueceram da frota pesqueira da china que estava no pacífico, já passou pelo chile e agora se encontra no Atlântico sul?

Ricardo

A Prefeitura Naval Argentina já metralhou um desses navios pesqueiros.

Dalton

Cheguei a pensar Fernando que você estaria inferindo que meios brasileiros deveriam estar escoltando o “Stone” para que ele não “saísse da linha” até por conta de você ter mencionado um possível helicóptero que exigiria uma plataforma próxima que só poderia ser da marinha brasileira, já que não há outras unidades americanas próximas. . Seja como for as unidades da Guarda Costeira dos EUA não navegam sob escolta ,eventualmente participando de exercícios com a US Navy e/ou interagindo com ela quando operando em águas distantes. . A posição oficial do governo chinês é não apoiar a pesca ilegal e enviar… Read more »

Fernando Martins

Perfeito.

Entusiasta Militar

Fernando,
Normalmente a USNAVY não usaria um submarino de ataque para escoltar um Patrulheiro da USCG, além disso, esse navio esta na sua primeira comissão oceânica ou seja, tá testando os limites, ajustando as coisas, e se puder dar uma corrida num pesqueiro ilegal chinês, será um bônus kkk

Ivan herrera

O tikuna se não me engano encorporado em 2006 está em manutenção?

Esteves

Sim. PMG. Previsão para 2021. Mas faltam peças.

Ivan herrera

Interessante é que ele é relativamente novo e já faltam peças.

Dalton

Ivan o que foi publicado é que o “Tikuna” deixou o dique seco em setembro passado para prosseguimento do PMG com ele atracado para mais tarde nesse ano passar por testes de mar.

Ivan herrera

A sim obrigado pela informação .

Mauro Braga

Dalton, vc se encontra meio alheio as intenções da MB com uso de submarino da classe Tupi junto ao USCGC. A leitura de assinatura acústica seria de interesse da MB, visto que rara a visita dessa classe americana ao Brasil, sendo portanto muito útil para banco de dados militares. Procure ler um pouco mais sobre estas intenções, antes de afirmar que seria “desnecessário”, o que só pode ser racioínio civil, mas os militares, os que conduzem Marinha do Brasil, conhecem muito melhor o assunto.

Gelson

Ah, então é assim que funciona…quando passa alguém importante por aqui os navios patrulhas da MB saem do porto então…bom saber! Nunca teve tanto navio-patrulha “patrulhando” (ou “passex-ando”) assim! Só encenação!

Alejandro Perez

O Cutter da UC CG voltou pro Porto de Montevidéu pra assinatura da doação de 3 navios de patrulha costeira Protector Class pra Armada Uruguaia.
Saudações!

Kemen

Atención pescadores y pesqueros de Brasil, esta semana no se aventuren muy lejos.

Kemen

Muito bom, costas mais protegidas na America do Sul.

Kemen

3 belonaves assim de 1.900 tn?
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ou 3 desses de 72 tn., ambos são Protector Class?
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Last edited 3 anos atrás by Kemen
Alejandro Perez

Os da segunda foto. USCG.

Kemen

Nessa foto da para ver melhor. muito uteis nos USA.
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Zorann

Operou na costa do litoral onde nada de bom acontece neste país. Veja quantos navios de patrulha são lotados no litoral de São Paulo. Não existe só o Rio de janeiro neste país não.

Piassarollo

8 DN, um navio de patrulha classe Grajaú e lanchas de patrulha

Zorann

Bem pouco para o estado mais rico, onde está o maior porto do país. Quem mais paga imposto, quem mais gera riqueza, tem o menor retorno.

Piassarollo

Verdade, essa parte do litoral merecia mais meios!

Palpatine

U.S. Navy deve morrer de inveja da MB kk

Kemen

Não mesmo, os pensionistas recebem mais que os pensionistas da nossa Marinha. Faça as contas.

Kemen

A guarda costeira norte americana veio aprender conosco, como operar nas costas da America do Sul. O ideal seria que se exercitasem com a Marinha da Colombia iriam aprender como se localiza e intercepta um submarino do tráfico com poucos recursos.

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Kemen

Você acha? Com certeza pesa muito. Kkkkk
.

Zé Luiz

Incrível que na fotografia se pode observar que o mastro do Amazonas ainda esta sem a antena do radar principal Terma Scanter 4100, isso já ocorre há anos.

Kemen

Desde 2016.Um descaso incrivel com meios modernos, porque seria.

O Navio Patrulha Classe Amazonas P120 Amazonas ainda continua sem um dos seus radares, o “2D Scanter 4100” de busca aérea e de superfície. Hoje, flagramos o navio cruzando a Baia da Guanabara em direção a praia de Copacabana.

Kemen

A minha Marinha faz das tripas coração com excelente formação e preparo com os recursos que lhe permitem ter, a sua Marinha não sei, mas se tiver elementos como você imagino a me**a que é.

Zorann

Não sabia disto. São 4 anos!! Uma eternidade. Muito bom quando alguém chama a atenção para estas coisas. É muito descaso com algo que custa bem menos que o que se gasta de leite condensado.

Temos que encarar a real. A prioridade deve ser qualquer outra coisa.

Yuri Dogkove

O SNBR já começou a ser construído?

Esteves

Não. O Labgene segue em processo.

Luis Aurelio Contin

E a parte não nuclear já está em construção, ou não???

Jadson Cabral

Luis, o Labgene é justamente o protótipo da planta nuclear. A parte nuclear de submarino só será construida de fato depois que o Labgene for testado e passar em todas as certificações. Isso normalmente leva anos.

rommelqe

Um pouco fora do tópico, mas achei impressionante a missão cumprida pelo irmão gêmeo, “Apa”, que esteve realizando o transporte do vaso de pressão destinado a suprir emergencialmente Manaus com oxigênio. Estes nossos NaPoc preciosíssimos são navios notáveis. Veja que o tal vaso de pressão pesa 54 t (sem oxigênio),valor esse muito maior do que qualquer helicóptero que possa ser embarcado. Mas alem disso, quando carregado de oxigênio líquido o peso total da carga sobe para algo em torno de 220t! Levando em consideração que o deslocamento nominal do navio é de 1800 t, essa carga emergencial representa um carregamento… Read more »

rommelqe

Fazendo uma correção: me foi confirmado que no trecho Barcarena – Manaus o transporte do vaso de pressão abastecido com oxigênio líquido deverá ser realizado com o uso de balsa especial. Assim, a minha principal preocupação, que seria relacionada, conforme coloquei, com a enorme dificuldade de efetuar essa operação utilizando o APA com o vaso de pressão posicionado sobre o o deck de operação de helicóptero, está sanada. Mesmo com isso o simples fato de ter transportado o vaso do porto no sudeste até Barcarena já consituiu uma vitória e tanto para a MB e representa um reforço enorme para… Read more »

Raduga

As duas maiores guarda-costeiras do continentes operando juntas.

Willber Rodrigues

Eu só vejo uma guarda costeira aí. Qual seria a outra?

Jadson Cabral

É… pq a MB nem isso, né?

Helio Mello

Desculpem a ignorância, mas a guarda costeira não deveria estar nas costas do país? Por qual razão tem navio da USCGC por aqui?

Gelson

Muito boa pergunta, Helio! Eu acho que é porque “as costas” deles são do tamanho do globo terrestre. Pra quem se acha dono do mundo…tudo normal. Aqui é que não se faz o básico. Nem mesmo cuidar do próprio quintal. E tem muita gente para fazer isso.
Eu ficaria muito mais feliz se, ao invés de noticiarem que: “o almirante fulano fez uma visita…”, fosse: “o navio-patrulha tal aprendeu ou fiscalizou…”
É triste ver tanto dinheiro do contribuinte desperdiçado…
Mas, tem quem acredite que isto é “normal”…

Mgtow

ISSO É CAPACHISMO TOTAL!
Um pais com a musculatura do Brasil jamais deveria esta numa situação dessa. De delegar a segurança da nossa costa litoranea ao império.
Não vejo a hora dessa corja que tá no poder ser varrida, e que entre alguem com sac0 roxo com disposição a recuperar a nossa soberania.
Tá vergonhoso o que tá acontecendo aqui.