Marinha do Brasil recebe quarto helicóptero AH-11B Wild Lynx
No dia 26 de janeiro, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1) recebeu mais uma das aeronaves Wild Lynx, designadas na Marinha como AH-11B, modernizadas pela empresa Leonardo Helicopters. A chegada da aeronave marca a quarta entrega de um total de oito helicópteros, o que, além de ampliar a capacidade operacional do Esquadrão, visa equipar os Navios da Esquadra Brasileira.
O contrato de modernização das aeronaves AH-11A contempla a instalação dos motores CTS-800-4N, aumentando desempenho e reduzindo limitações; a atualização do painel de instrumentos para “Full Glass Cockpit”, compatível com os Óculos de Visão Noturna (OVN); a atualização de sistemas táticos e de navegação; além da substituição do equipamento de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica (MAGE-RWR).
A partir da presente data, a aeronave iniciará a fase de montagem, seguida de voos de aceitação final e, por fim, a incorporação ao setor Operativo da Marinha do Brasil, ampliando o horizonte operacional como futura aeronave orgânica das Fragatas Classe Tamandaré.
FONTE: Comando da Força Aeronaval
A Marinha comprou mísseis Spike ER para equipar o AH-11B Super Lynx
Comprou? Tem a fonte dessa notícia?
lembro de ter visto isso em site concorrente tb…
https://www.monch.com/mpg/news/naval-channel/7068-brazilian-navy-selects-spike-er.html
Bem, essa notícia diz que o Spike foi selecionado. Não diz que foi adquirido. Tomara que compremos mesmo, mas ainda não é notícia de compra.
Uma pena se foi o Spike ER. Seu alcance é curto (8 km) e coloca o helicóptero dentro do alcance da maioria dos sistemas de defesa de ponto.
Já melhora se for o ER II, que teve o alcance dobrado (16 km) .
O ideal seria o Spike NLOS (25 km).
Equipar as Tamandarés? Vai demorar um bocado ainda hein ?
Off topic: a USN já procura substitutos pros Seahawks Romeo e Sierra e pros drones Firescouts B/C, já pro começo de 2030. Época ruim pra uma mudança assim, com a China bufando no cangote.
Já eu vejo de outra forma, ele estão adiantando a procura por meios mais modernos que estes que estão sendo usados, que por sinal, já são bem modernos se formos comparar com o que as outras nações tem.
Se levar em conta que em média duas décadas se passam entre “procurar um substituto” e de fato coloca-lo em serviço em quantidades significativas, já que a substituição ocorre gradualmente e nesse caso se estenderá pela década de 2040 está dentro da normalidade.
Os yankees escorregam de vez em quando, mas pajelança sistemática é uma característica nossa!
Normalmente as coisas são feitas com muito planejamento por lá!
Quando as “Fragatas Classe Tamandaré” estiverem prontas, o “Wild Lynx” com certeza ja estará obsoleto ou no Museu!!
“Fragatas”, não passam de “corvetas”, o projeto diz tudo;
Não é mudando a designação que vai determinar as funções que se destina. Mas, sim seu armamento e o que o campo que ela vai operar.
É o melhor esquadrão de aviação da Marinha de Guerra do Brasil. Sempre com as garras afiadas…