Na imagem de abertura, uma aeronave alemã de patrulha marítima P-3C Orion sobrevoa um submarino italiano da classe “Todaro”, durante o exercício Dynamic Manta 2021 que está sendo realizado no Mar Mediterrâneo.

O submarino Type 212A encontrava-se navegando em águas claras e em cota periscópica, por isso foi facilmente avistado.

De 22 de fevereiro a 7 de março, a Marinha Alemã participa da principal manobra antissubmarino da OTAN com uma aeronave P-3C Orion no Mar Mediterrâneo.

Um P-3C Orion e 70 aviadores navais, divididos em duas tripulações operacionais, mais técnicos e outro pessoal de apoio, estão na base militar dos EUA em Sigonella na Itália. No geral, o avião deve realizar até doze surtidas durante o período de manobra e ficar mais de 50 horas no ar caçando submarinos.

Cooperação e destreza tática são os fatores essenciais para alcançar o sucesso, como no final de cada grande exercício militar. “Manobras como Dynamic Manta sempre oferecem uma excelente oportunidade para otimizar nossas habilidades operacionais e táticas e aprender uns com os outros”, disse o líder do contingente para o exercício, capitão de fragata Jens Parnow.

O Comodoro do Marinefliegergeschwader 3, Capitão Oliver Ottmüller, enfatiza: “Com o P-3C Orion, a Marinha Alemã tem uma ferramenta essencial na luta contra os submarinos. Seus sensores modernos com um alcance imenso permitem um amplo esclarecimento dos contatos de superfície e subaquáticos.”

O treinamento conjunto com os parceiros da Organização do Tratado do Atlântico Norte também é usado para testar novas táticas de defesa antissubmarino, diz Ottmüller, e ele acrescenta: “Para treinar combate em particular contra submarinos e para manter e desenvolver esta habilidade de minhas tripulações de voo, devemos participar de uma manobra de tão alto valor.”

Da Organização do Tratado do Atlântico Norte, na manobra Dynamic Manta 2021, estão envolvidos cinco navios, cinco submarinos, cinco aviões de patrulhas-marítima e vários helicópteros antissubmarino de oito parceiros da aliança. Um grupo de combate de porta-aviões em torno do francês “Charles de Gaulle” também se juntou ao exercício.

Operador de sistemas de um P-3C Orion da Marinha Alemã
P-3C Orion da Marinha Alemã
Submarino italiano Salvatore Todaro (S-526) da classe U212A, dotado de propulsão AIP
Submarino italiano Salvatore Todaro (S-526) da classe U212A, dotado de propulsão AIP
Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Delfim

Uma grande lição para quem acha o Orion ultrapassado.

ALEX ROCHA

Só em caráter de curiosidade. Dá para definir a profundidade que o Submarino esta com base nas fotos? Se tivesse em profundidade muito maior do que esta, ainda sim seria possível visualizar?