Entre os dias 10 e 12 de março, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Araguari”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, permaneceu atracado no porto de Walvis Bay-Namíbia, com o objetivo de realizar abastecimento de combustível e de atender a outras necessidades logísticas.

A escala possibilitou os preparativos finais para a participação do navio no exercício multinacional “Obangame Express – 2021”, que ocorrerá na área marítima do Golfo da Guiné e contará com a presença de navios de outras marinhas amigas

O Araguari foi recebido pelo Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutica na Namíbia, que coordenou o apoio logístico e conduziu as visitas e eventos protocolares previstos, envolvendo autoridades civis e militares dos dois países que possuem estreitas relações.

A partida do porto foi marcada pela realização de um exercício marítimo conjunto envolvendo o NPaOc “Araguari”, da Marinha do Brasil, e o Navio-Patrulha “Brendan Simbwaye”, da Marinha da Namíbia, com a realização de manobras táticas e adestramentos conjuntos para as tripulações, que contaram com o apoio da Missão de Assessoria Naval na Namíbia, que tem por objetivo aumentar a interoperabilidade entre essas marinhas e elevar o aprestamento dos meios, fortalecendo, ainda mais, os laços de amizade entre os dois países.

Inace Brendan-Simbwaye 200.jpg
Brendan Simbwaye

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauro

Grande Araguari.

Jef2020

Essa classe de Navio Patrulha tem um lindo design!!! Considero que o país estaria bem servido neste segmento, não fosse a pequena quantidade destes meios..

Eduardo

Qual o armamento dele?

Jef2020

Pelo que me lembro são 3 desta classe, o Amazonas, Apa e o Araguari. São modernos e bem equipados para a missão que se destinam ( 1 canhão MSI DS-30M/Mk-44 de 30 mm e 2 metralhadoras MSI DS-25M/Mk-242 Bushmaster de 25 mm em dois reparos singelos e duas metralhadoras de Browing 12,7 mm (.50). dois pontos para montagem de fuzis de 7,62mm e dois lançadores de foguetes iluminativos de 57 mm).  Convôo capaz de receber e reabastecer um helicóptero dos modelos Sikorsky MH-16A Seahawk, Westland AH-11A Super Lynx ou Helibras UH-12/13 Esquilo. Se não me engano tem uma suite de… Read more »

2Hard4U

A missão deles passa bem longe de engajamentos contra alvos navais de médio/grande porte.

Jef2020

Exatamente amigo…nesses casos é caguetar a posição inimiga, potencia máxima e fui …

carvalho2008

Mas existem versões mais robustas….
Aprimorando os OPVs classe ‘River’ Batch IIcomment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Bardini

Isso aí não existe. Isso aí é briga de foice que acontece em discussões em foruns no UK, onde meio mundo de pessoas querem enfiar mais armamento nos navios que eles compraram, pq não são “bem armados”…

carvalho2008

comment image

carvalho2008

comment image

Jef2020

Olá amigo…maa o preco tb aumenta e nuito…a missao deles é patrulha…preparados para combate de pequena escala!!! Se a coisa complica vaza, entrega a posição inimiga e tchau…na própria materia que vc mencionou abaixo diz: A diferença de preço também é grande: os três NPaOc custaram ao Brasil £133 milhões, enquanto Omã pagou £400 milhões pelas três corvetas da classe “Khareef”. Esse baixo custo justificaria a operação em maiores quantidades de meio frente a enorme area de cobertura de nossa amazonia azul…para o combate contra meios mais robustos entraria outros tipos de neios como fragatas ou corvetas ate comparando o… Read more »

carvalho2008@yahoo.com.br

A Batch I (Amazonas) tem deslocamento de 1.800 Ton contra 2.200 ton da Batch II, ou seja 22% de diferença… A Kharef tem deslocamento de 2.600 ton, ou seja…44% de diferença… É outro navio, embora ainda assim seja valido comparar que por uns US$ 225 Milhões a unidade de combate (pois tem o casco reforçado), voce inclui : 3D SMART-S Mk2; 1 canhão de 76mm Oto Melara, 2 canhões de 30mm MSI DS30M, 8 mísseis MM-40 Block III Exocet; 12 mísseis antiaéreos MBDA VL Mica hangar de heli até 12 ton. São US$ 225 milhões para os recursos acima se… Read more »

carvalho2008
carvalho2008

comment image

carvalho2008@yahoo.com.br

Atentar canhão 76 mm

Zorann

É o máximo!! Nada contra exercícios com outras marinhas….

Mas nós só temos 3 deles. Isso é política, porque não é possível que não faça falta por aqui.

Jef2020

Alem dobque vc menciona, 3 para uma extensão maritima continental como a nossa é nada!!! Piada pronta!!!

Jef2020

Ja pensou se os pesqueiros chinos vierem para esse lado? Tamo fu

Rinaldo Nery

Vão levar todos os peixes do Brasil…

Carlos Alberto Soares

Mais, dos dois oceanos da AS; Tem que ser K 130 “bombada”.

Reginaldo

Salvo engano, há um tempo atrás o Brasil andou negociando a criação de uma base naval em em Walvis Bay.
Já sei que vão dizer, não temos grana nem para as bases deste lado do Atlântico! Mas… que seria muito interessante, isso seria!