• A agência de compras de defesa francesa (DGA) concedeu à Thales um contrato para desenvolver, qualificar e fabricar a sonoboia de lançamento aéreo SonoFlash.
  • Complementando os outros sistemas de guerra antissubmarino em serviço com a Marinha Francesa, esta sonoboia de nova geração é um ativo estratégico que permite à França ter uma solução soberana em sonoboias de alto desempenho.
  • Fabricada na França com PMEs locais, a SonoFlash apresenta um design inovador e tecnologia avançada para oferecer às unidades de aviação naval o melhor desempenho da classe.

A Marinha Francesa escolheu a sonoboia de nova geração SonoFlash da Thales. Apresentada no show Euronaval em outubro de 2018, a SonoFlash permitirá à França atingir sua meta estratégica de capacidade para sensores acústicos.

A ameaça representada por submarinos está evoluindo rapidamente. Três décadas atrás, apenas as superpotências tinham uma verdadeira capacidade de guerra submarina, mas vários países agora implantam modernas frotas de submarinos. Ao mesmo tempo, as forças operam cada vez mais em águas litorâneas, que são muito mais complexas para sistemas de sonar, em vez da relativa certeza de ambientes de oceano aberto.

Em resposta a esse ambiente de ameaças em evolução, a Thales desenvolveu a boia SonoFlash, uma sonoboia de nova geração com uma relação desempenho-massa inigualável que se baseia em décadas de experiência em sonares e sensores acústicos para oferecer uma solução nova e ambiciosa.

Seu design inovador e tecnologia avançada incluem uma série de recursos-chave para oferecer desempenho incomparável. As sonoboias de hoje são passivas ou ativas. Em contraste, a boia SonoFlash oferece o melhor dos dois modos, combinando um transmissor de baixa frequência potente e otimizado com um receptor passivo de alta diretividade. Com a combinação desses dois recursos e a vantagem adicional de longa durabilidade, a boia SonoFlash é adequada para uma ampla variedade de cenários de implantação.

Concepção da Sonoboia SonoFlash da Thales em funcionamento no mar

Totalmente compatível com as outras famílias de sonares Thales, a boia SonoFlash oferece alta flexibilidade tática e abre novas oportunidades promissoras para operação multiestática. Acoplada ao sonar de mergulho FLASH, por exemplo, a SonoFlash possibilita a uma aeronave expandir sua área de cobertura e responder com maior agilidade às manobras evasivas de um submarino. Graças ao seu sinal digitalizado e alcance de comunicação ideal, os dados da SonoFlash podem ser facilmente explorados por qualquer aeronave pilotada ou remotamente pilotada, navio de guerra ou centro de costa equipado com um sistema de processamento de sonoboias.

A Marinha da França será o primeiro usuário operacional da boia SonoFlash, que será implantada pela aeronave de patrulha marítima Atlantique 2 modernizada e pelos helicópteros de transporte tático NH90 Caiman. Será entregue à Marinha a partir de 2025 e poderá estar disponível nos mercados de exportação para equipar todas as aeronaves e helicópteros de patrulha marítima modernos, bem como todos os tipos de plataformas não tripuladas, incluindo veículos de superfície autônomos e UAVs de asa rotativa (VTOL) e de asa fixa equipados com um dispensador multi-sonoboia adequado.

Atlantique 2 recebendo sonoboias

Fabricado na França com uma rede de PMEs como TELERAD, SelhaGroup e Realmeca, a boia SonoFlash conta com a experiência da Thales em tecnologia de sensor acústico para contribuir com o desejo da França de independência em indústrias estratégicas.

“A Thales reuniu 10 anos de inovação em hardware e tecnologias digitais em um tubo de 91,4 cm de comprimento e 12,3 cm de diâmetro. A SonoFlash estende o alcance das operações de guerra antissubmarino de uma força naval, superando todas as outras sonoboias no mercado hoje e oferecendo uma solução versátil e fácil de implantar para rastrear submarinos por qualquer aeronave pilotada ou remotamente pilotada, fragata ou veículo de superfície não tripulado. Agradecemos à DGA e à Marinha pela confiança que depositaram em nós e estamos muito satisfeitos por trabalhar com PMEs parceiras francesas para levar este projeto a uma conclusão bem-sucedida e restaurar as capacidades soberanas da França em sonoboias.” – Alexis Morel, vice-presidente de sistemas subaquáticos, Thales.

Recepção e análise dos sinais captados por sonoboias no BlueTracker Sonobuoy Processing System da Thales

FONTE: Thales

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
carvalho2008

Seria interessante algum quadro comparativo entre modelos e gerações para que os leitores consigam distinguir o produto dos demais.