Submarino classe Kilo

A Rússia desdobrou todos os seis submarinos da Base de Sevastopol da Frota do Mar Negro no início dos exercícios da Otan na área, informou a agência de notícias estatal RIA Novosti na sexta-feira.

“Todos os submarinos da Frota do Mar Negro estão realizando suas tarefas fora de suas bases”, disse o vice-almirante Igor Osipov, comandante-chefe da frota.

“Nenhum dos submarinos está em sua base”, disse Osipov, segundo a RIA Novosti.

O comandante da flotilha de submarinos da Frota do Mar Negro, Capitão 1 ° Rank Anatoly Varochkin, chamou o desdobramento de “sem precedentes”.

“Isso não acontece com as outras frotas da Rússia ou de países estrangeiros”, afirmou Varochkin.

A implantação ocorre quando 18 navios de guerra da OTAN com 10 aeronaves e 2.400 militares estão programados para iniciar exercícios multinacionais liderados pela Romênia apelidados de “Sea Shield 21”.

O “Sea Shield 21” visa melhorar a interoperabilidade e a cooperação entre as forças navais romenas e de outros membros da OTAN. A partir daí, o grupo marítimo permanente da OTAN composto por fragatas da Espanha, Turquia, Bulgária e Romênia fará escalas na Turquia e na República da Geórgia.

A Rússia vê a expansão da OTAN para o leste em sua antiga esfera de influência soviética como um risco chave para a segurança nacional. Os membros da OTAN consideram os lançamentos de mísseis da Rússia no enclave do Báltico entre a Polônia e a Lituânia uma ameaça.

A OTAN, uma aliança liderada pelos EUA criada durante a Guerra Fria para fornecer segurança coletiva contra a União Soviética, suspendeu as relações com a Rússia em resposta à anexação da Crimeia da Ucrânia por Moscou em 2014.

Submarinos classe Kilo na Base Naval Russa em Sevastopol

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Dalton

Feito impressionante, mas, se deve levar em conta que todos os 6 submarinos são novos,
em média 5 anos de atividade exigindo menos manutenção e/ou não necessitando ainda iniciar o equivalente da marinha brasileira, Período de Manutenção Geral (PMG).
.
Se todos os 6 estão no mesmo grau de “apronto” ,devidamente certificados, é algo que apenas os russos sabem.

Helio Eduardo

Prezado Dalton,

Imagino que, por ocasião do PMG da força, o budget da Frota do Mar Negro vai precisar de reforço…

Dalton

A Rússia deve ser levada a sério, mas, os recursos são limitados como é para todo mundo e assim para reforçar um lado acaba enfraquecendo-se outro então não é uma situação fácil de se resolver.

737-800RJ

Os exercícios serão mais “quentes” do que o esperado…

Zorann

É aí que você percebe o quanto é importante uma força de submarinos para negar o uso do mar à uma força de ataque de superfície muito mais numerosa.

No nosso caso, com litoral tão extenso, e com verbas que jamais serão suficientes para o controle de tal área, a negação do uso do mar é a única opção de defesa viável para nós

Essa já foi nossa prioridade, pelo menos no papel.

Pedro

Isso, concordo, nosso maior meio de prevenção a atacantes seria o investimento massivo em submarinos e quem sabe em mísseis de longo alcance e Npaoc

Welington S.

Como nossa vizinhança é ‘di boua’ e somos um país que resolve a situação até a ultima ratio regis, o Brasil, sendo invadido, será justamente pelo litoral. Entre Exército e Aeronáutica, em minha singela opinião, a Marinha deveria ser a maior força, principalmente marítima. É por isso que defendo investimentos contínuos independentemente de quaisquer situação na BID. A Marinha precisa urgentemente de navios patrulha.

Last edited 3 anos atrás by Welington S.
jose luiz esposito

Patrulhas para se defender de Invasão ? Estamos cheios de Patrulhas , quando Drones , Dirigíveis , Aviões e Satélites fariam melhor o trabalho , em caso de ataques ou bloqueios navais contra o Brasil , Submarinos seriam a Defesa eficas , mas a AERONAVAL com Jatos de Ataques armados de Mísseis de longo alcance e de cruzeiros , patrulhas para isso é piada , ainda mais os patrulhas que a Marinha escolhe , teriam que correr para os portos

jose luiz esposito

Força com no mínimo 30 Submarinos , dai para cima !

Jodreski

Concordo e discordo! Concordo que devemos ter uma força submarina para negar o uso do nosso mar, mas sem meios de superfície adequados ela seria caçada pelas forças ASW do pais invasor. Qual a maior ameaça a um submarino atualmente? Na minha opinião um Helis ASW, então se não tivermos uma força de superfície que impeça os “atacantes” de usarem essa arma contra nossos sub, eles perdem o seu valor estratégico. Quanto mais equilibrada nossas forças forem mais difícil será surpreende-las.

Helio Eduardo

Permita-me discordo Prezado Jodreski . Não precisamos negar o uso do mar por mais do que uma faixa ao longo do litoral. Seria de não mais do que 500 milhas, talvez (para ser sincero, especulei). O que precisamos, para apoiar uma força de submarinos decente, que eu diria ser de 4 SNA e 12 SSK, seria uma aviação (Naval e FAB) numerosa e capaz e uma artilharia de costa (mísseis variados com alcance idem) igualmente capaz. Eu descarto uma força de superfície robusta, na medida dessa sonhada ForSub, pela questão custo: para ter uns 3 contratorpedeiros de defesa aérea, uma… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Helio Eduardo
Mondelo

Helio, e sem contar que qualquer força de superfície que nos coloca-se no mar contra qualquer potencia naval, seria dizimada em mar aberto. Ou teríamos que investir muito dinheiro para uma frota de superfície que consiga sobreviver a um ataque vindo mar.

Na minha opinião seria mais eficiente investir em forças submarinas e em aviação operando nas costas como você mencionou.

Se sobra-se dinheiro para construir uma frota de superfície poderosa ai tudo bem, mas sabemos qual e a nossa realidade.

Salomon

Mas nós temos mais dentistas na Força! Num confronto de brilho dental venceremos com honras.

Pedro

Isso é ótimo, o mundo ganha com o investimentos em tecnologia, como aconteceu na guerra fria, o que temos que combater e minimizar o máximo são os efeitos colaterais da nova guerra fria.

Luiz Trindade

Agora é o momento que tudo fica em alerta máximo… Um vacilo de um dos lados podem desencadear consequências sem precedentes…

Rodrigo

Se fosse o contrário? A Rússia fizessem exercícios militares com Cuba? No quintal dos EUA, será que eles iriam aceitar? Entendo a irritação Russa com esse exercício.

Dalton

A questão não é essa e sim que a Rússia nada iria lucrar enviando seus poucos grandes combatentes disponíveis para exercitar-se com Cuba no Caribe. . Por outro lado a OTAN envolve vários integrantes e um grande território a ser monitorado dificultando a interoperabilidade o que só pode ser amenizado com treinamento em conjunto. . Muitos desses países sentem-se intimidados pela Rússia enquanto outros comemoraram o fim da URSS e imediatamente abraçaram o ocidente, pois aparentemente não foi nada agradável para eles viver sob jugo soviético. . Já li alguma coisa sobre isso e assisti alguns filmes antigos também, muita… Read more »

sub urbano

100% de disponibilidade até eu duvido da veracidade disso… POrém o comandante dessa esquadra combinada mesmo que duvidasse também deveria empregar meios para contrapor todos os subs. É o “nebel des krieges” de Von Clausewitz: vc sabe q tem alguma coisa lá mas não sabe quanto, como ou exatamente onde.

sub urbano

Um homem fala com sua mulher que tem uma barata no quarto. Independente onde a barata esteja, pode nem estar visivel, dentro da gaveta, debaixo da cama não interessa o quarto vai ficar insalubre pra mulher. A mera presença da barata vai expulsar a mulher do quarto ou vai deixa-la inquieta/ansiosa la dentro. A mulher vai encher o saco do marido, crise, a aliança militar será desfeita e a barata vencerá a Guerra.

737-800RJ

Seus dois comentários foram muito bons e com total relação com a postagem. Por qual motivo o negativaram? Vai saber…

nonato

A Turquia é aliada da Rússia.
Romênia e Bulgária não são “potências” militares.
Ou seja, esse exercício não é motivo de preocupação.
Está mais para Putin demonstrar sua indignação com Biden.

nonato

Offtopic: pesqueiro venezuelano é apreendido no litoral do Amapá…

nonato

Só agora, no outro post, que vi que não serão apenas Turquia, Bulgária, Romênia e Espanha que participarão…

Mauro

Sabe o que o Putin disse para o Biden quando ele falou sobre a Crimeia? “Nossos mísseis nucleares estão dando risada”

Mgtow

Foi a melhor coisa que a Russia fez foi anexar a Crimeia. Quebrou as asas das rapinas da OTAN. E de quebra ficou muito bem posicionada para adentrar o coração do bloco caso as coisas saiam do controle.

Mudrets

Cela n’est pas possible. Deux sous-marins 636.3 sont en mer Noire, deux en Méditerranée orientale et deux en entretien aux chantiers de l’Amirauté à Saint Petersbourg

Walter

A Russia nunca irá abrir mão da Criméia pois é a única base russa onde as águas não congelam durante o inverno.

CESAR ANTONIO FERREIRA

Submarinos da OTAN singram os mares… Nada a comentar.
Submarinos russos diesel – elétricos navegam no Mediterrâneo e no Mar Negro…
Terror, terror! Deus nos acuda, é o fim!

Nunca muda.

jose luiz esposito

Essa coisa de Anexação da Crimeia é uma Piada , ela tomou o que sempre foi sua, a Ucrania que vive com o MIMIMI de que a Rússia tomou o que era seu, procurem a história da Crimeia , e essa bobeira acaba, Narrativa anti Rússia europeia e globalista !