Marinha do Brasil apreende embarcação venezuelana por pesca ilegal nas Águas Jurisdicionais Brasileiras

43

O Navio-Patrulha (NPa) “Bocaina”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, apreendeu, no dia 18 de março, um barco pesqueiro de bandeira venezuelana, que realizava atividade de pesca ilegal nas Águas Jurisdicionais Brasileiras.

A ação ocorreu durante patrulha naval no litoral do estado do Amapá, em coordenação com o Comando do 4º Distrito Naval e o Centro Integrado de Segurança Marítima.

A embarcação, com 15 tripulantes de nacionalidade venezuelana, transportava mais de quatro toneladas de pescado da espécie pargo, sem licença para este tipo de atividade.

Ao ser avistado, o barco tentou se evadir do local, mas foi interceptado e inspecionado por militares do NPa “Bocaina”, que assumiram o controle da embarcação. Ela foi escoltada até o Porto de Santana (AP) e apresentada à Capitania dos Portos do Amapá e demais órgãos competentes.

Esta ação reforça a importância da presença dos navios da Marinha do Brasil na Zona Econômica Exclusiva (ZEE), em parceria com demais órgãos, contribuindo para garantir a soberania da Amazônia Azul e coibir ilícitos, como a pesca ilegal não declarada e não regulamentada.

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

43 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Paulo Drusnam

Chumbo nos ladrões

Marcelo Bardo

Tá maluco? Humanidade zero a sua.

Charles Dickens

Pôde ser interceptada porque estava muito carregada e não conseguia desenvolver velocidade adequada. Se estivesse mais leve, teria deixado os 15 nós da Bocaina, literalmente, a ver navios.

Fernando "Nunão" De Martini

Charles, como pode ser visto na popa do navio patrulha, ele tem capacidade de lançar lanchas, as quais fazem a interceptação com velocidade muito maior que a dele, levando um grupo de militares armados para fazer a abordagem e a inspeção. E mesmo à distância essa operação tem o apoio do armamento do navio patrulha, cujos projéteis podem ser bastante persuasivos, em tiros de aviso, para que o alvo de interesse reduza a velocidade quando necessário.

Last edited 3 anos atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Jagdverband#44

Estopim perfeito para uma Guerra Br-Vnz.

Antoniokings

Calma!
Já estamos perdendo uma guerra.
Para a COVID..

Marcus Vinicius

Idem

Heinz Guderian

Todo Mundo perdeu, no mais, agora teremos 1 milhão de vacinas produzidas no Brasil por dia, fora as que foram compradas, com fé em Deus, logo todos estarão vacinados.

Antoniokings

Sinceramente, é isso que espero.
Essa COVID ‘já deu’.

Slow

Agora ? Depois de um ano de negação e divulgação de remédio sem eficácia vc acha isso muito ? Só não eaquece das 70 milhões de doses oferecidas que ja era pra gente estar tomando mas o incompetente não quis comprar .

Heinz Guderian

Bom, apesar dos males, somos o 5° país que mais vacinou até agora, na frente de países como Alemanha, Rússia, e a tendência é esse número subir nos próximos dias, só espero que todos sejam vacinados logo.

Bob Hentai

Ser 5º país que mais vacinou em números absolutos não significa nada. Em vacinação percentual da população somos 60º…

MCruel

Significa tudo meu amigo… vacinar uma população de 1000 pessoas do Vaticano é muito mais facil que 250 milhões de brasileiros.

EVERTON SBRISSE

MCruel. Os EUA tem um população bem maior que a nossa, e não tem a tradição que temos em programas de vacinação em larga escala, mesmo assim, deixou a gente no chinelo.
Tem que acabar essa cultura de passar pano para politico ruim, o governo federal não queria comprar vacina, comprou por pressão, e não fez nenhum esforço para planejar a aplicação. No final, essa nossa falta de planejamento, vai ter um custo humano e econômico alto, comparado com outros países.

MCruel

Everton, não estou passando pano em político algum, e, pessoalmente, vejo o governo federal trabalhando muito mal nessa crise. O que contestei ao colega ali em cima foi a afirmação de que “país que mais vacinou em números absolutos não significa nada”. Só isso, discordo frontalmente dessa afirmação por ser uma questão matemática, 1% da população brasileira vacinada é mais que 200 vaticanos, e o fulano me diz que não significa nada!! Daí não, né!

Bruno

Mas vamos ganhar uma da Venezuela essa é fácil.

Antoniokings

Ganhamos cilindros de oxigênio dela.
Estamos agradecidos.
Mas, as coisas continuam piorando.
E muito.

PedroG

Guerra por causa da apreensão de um navio pesqueiro? Se fosse assim a China já estaria em guerra com vários países que abrem fogo a barcos chineses.

Antoniokings

Já que o assunto é pesca, o camarada acima lançou uma isca para alfinetar a Venezuela e ‘acalorar’ o debate.
Apenas isso.

Bruno

Ganhar da venezuela é fácil.

Marcus Vinicius

Comentário inoportuno e lamentável…

Alexandre Cardoso

e tb infantil …

Allan Lemos

Quer que o Brasil vá à guerra tendo o Panzuello como general da ativa? Só se for para os suprimentos das nossas tropas acabarem sendo enviados para o inimigo por engano.

Rinaldo Nery

Ouviu a declaração dele quando da saída do Ministério? Sobre a pressão da indústria farmacêutica? A oferta de propinas?

Antoniokings

Tá bom.
O que está faltando para ele denunciar os criminosos?
Está colocando a culpa da sua total incompetência e inação em fatos do tipo ‘ninguém sabe, ninguém viu’.

Fernando

Se isso for verdade ele precisa apresentar provas.

Culpar a “big pharma” que os apoiadores do governo já tem como inimigos, assim como a Terra redonda, a ONU, CNBB, etc é fácil. E nem botou um nome, só colocou “indústria farmacêutica”. Aí é moleza.

E se elas realmente tivessem oferecido propina, aqui é Brasil, teria sido aceita.

Antoniokings

Está arriscado a não chegar nada.
Vão ficar ‘a ver navios’.

Slow

Melhor comentário pqp kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Willber Rodrigues

Sim, claro.
Porque a atual economia e sociedade BR está muito bem preparada pra uma guerra com seu país vizinho só por causa de um pesqueiro ilegal…

É cada uma…

Slow

Fala isso pro seu presidente que tava insultando o Biden com pólvora

Fabio Araujo

Isso não passou de um incidente normal de pesca ilegal, tanto que não houve nenhum protesto nem acusação por parte da Venezuela e como não temos fronteira marítima com a Venezuela não tem nem a desculpa de terem entrado sem querer na nossa ZEE!

Talisson

Verdade. Isso na prática é uma ação policial incumbida à MB. Nenhuma guerra partiria disso aí. No máximo pode ter um infiltrado entre os detidos para observar os procedimentos interno brasileiros, inclusive tais informações podem ser tiradas dos pescadores em interrogatórios posteriores lá na Venezuela. Mesmo assim não é nada demais.

Last edited 3 anos atrás by Talisson
Blind Mans Bluff

Fico imaginando a perseguiçao entre as duas embarcações. Deve ter sido como uma corrida de lesmas, já que nenhuma das duas passa dos 14knots… 😀

João Fernando

Nada que uns remos não ajudem

Tomcat4,2

Imagina o barquinho do Ragnar passando pelos dois com os escudos Viking’s pendurados!!!rs

Alison

Essa foi boa! kkkkkkkkkk

Fernando "Nunão" De Martini

Blind, como escrevi lá em cima ao comentarista Charles, a perseguição pode ser bem diferente de uma “corrida de lesmas”.

Como pode ser visto na popa do navio patrulha, ele tem capacidade de lançar lanchas, as quais fazem a interceptação com velocidade muito maior que a dele, levando um grupo de militares armados para fazer a abordagem e a inspeção.

E mesmo à distância essa operação tem o apoio do armamento do navio patrulha, cujos projéteis podem ser bastante persuasivos, em tiros de aviso, para que o alvo de interesse reduza a velocidade quando necessário.

Last edited 3 anos atrás by Fernando "Nunão" De Martini
Carlos Crispim

Até na marinha os soldados estão segurando o fuzil pelo carregador? Jesus, essa praga se espalhou pelas 3 forças…

Parabellum

Qual a sua formação militar?

Talisson

O militar tá segurando onde o lower do fuzil recebe o carregador. Não é no carregador. Aquela postura é comum em qualquer operador especial mundo afora (menos no Brasil?) A empunhadura do guerreiro ali em nada impede um bom tiro nem mesmo traz riscos de pane. Diga-se de passagem é a melhor postura para acochambrar, descansando o braço. Em progressões mais “sérias” ou mesmo reais eu não me adaptei a ela com o T4, prefiro a mão “em C” com braço estendido. Nos tempos do FAL eu me adaptava melhor a pegada da foto.

Last edited 3 anos atrás by Talisson
Zorann

Isto aí foi muita sorte. Para este aí que pegaram, deve ter no mínimo centenas (isto pra ser conservador) em atividades ilícitas navegando por aí.

Olhem como é feita a patrulha aqui… Olhem a quantidade e obsolescência dos meios utilizados. Isto quando utilizados.Olhem o tamanho do litoral…

Isto no extremo norte de nosso litoral, onde patrulha da FAB dificilmente deve ir… se é que voa por lá…

Fernando "Nunão" De Martini

“ Isto no extremo norte de nosso litoral, onde patrulha da FAB dificilmente deve ir… se é que voa por lá…” Zorann, a Aviação de Patrulha da FAB tem um esquadrão baseado na região, o 3°/7° GAV, Esquadrão Netuno, equipado com P-95BM. Está na Ala 9 (Belém). Há poucos meses comemorou 30 anos de operação a partir daquela base: https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/36348/ANIVERSÁRIO%20-%20Esquadrão%20Netuno%20completa%2030%20anos%20de%20atuação%20em%20áreas%20mar%C3%ADtimas Quanto à Marinha, de fato eu acho que faltam mais navios-patrulha modernos no 4º DN, em Belém, que se não me engano tem 5 NPa (um costeiro de 100t bem velho, dois de 200t com cerca de 20 anos e… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Fernando "Nunão" De Martini
angelo

Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, o Maduro vai mandar os Sukhoi e Migs pra cima da gente…..rsrsrsrs