O destróier japonês JS Suzutsuki e aeronaves de patrulha estão monitorando e coletando informações sobre o grupo da Marinha Chinesa

O grupo de ataque de porta-aviões da China – incluindo o porta-aviões Liaoning, um destróier de mísseis guiados stealth classe “Renhai” (Type 055), dois destróieres de mísseis guiados classe Luyang III (Type 052D), uma fragata multimissão Jiangkai II (Type 054A) e um navio de apoio de combate rápido classe “Fuyu” – foram vistos passando a hidrovia entre Okinawa e Ilha Miyako e em direção ao Pacífico na manhã de sábado.

O Japão enviou o destróier JS Suzutsuki, uma aeronave de patrulha marítima P-1 e uma aeronave de patrulha e guerra antissubmarino P-3C para “coletar informações e monitorar os movimentos dos navios chineses”, disse a equipe conjunta em um comunicado publicado no domingo.

É a primeira vez que o Liaoning passa por essa hidrovia desde abril do ano passado. Segue-se a exercícios militares conduzidos pelos Estados Unidos com aliados na região, incluindo um exercício conjunto de dois dias com a Marinha Australiana no Pacífico Oriental na semana passada, e o CSG do porta-aviões americano Theodore Roosevelt entrando no Mar da China Meridional na manhã de domingo após um exercício conjunto com a Marinha Indiana.

O Liaoning cruzou a mesma hidrovia em junho de 2019 e dezembro de 2016.

A tensão entre o Exército de Libertação Popular e a Força Marítima de Autodefesa Japonesa (JMSDF) no Mar da China Oriental aumentou nos últimos meses após Tóquio expressar repetidamente preocupações sobre a nova lei de guarda costeira da China.

Kawasaki P-1
Kawasaki P-1

A lei entrou em vigor em fevereiro e permite que a força quase militar da China use armas contra navios estrangeiros que Pequim vê como entrando ilegalmente em suas águas.

No início de março, a guarda costeira do Japão disse que a guarda costeira da China expandiu sua presença nas águas contestadas entrando duas vezes por mês e duas vezes por semana perto das ilhas Diaoyu controladas pelos japoneses, conhecidas no Japão como ilhas Senkaku.

O escritório de equipe conjunta do Ministério da Defesa japonês publicou fotos dos seis navios chineses do grupo do porta-aviões Liaoning no domingo. O comunicado dizia que eles estavam indo em direção ao Oceano Pacífico.

A nova administração dos Estados Unidos sob o presidente Joe Biden reafirmou a promessa de se opor a qualquer ação unilateral que ameace minar a administração das ilhas pelo Japão e que os EUA são obrigados a defender o Japão caso seus territórios sejam atacados.

Na semana passada, o Ministério da Defesa da China pediu ao Japão que pare de fazer movimentos provocativos e evite atacar a China nas ilhas disputadas depois que os ministérios da defesa de ambos os países realizaram uma reunião virtual na segunda-feira passada. O encontro foi para comunicação de ligação marítima e aérea, um mecanismo criado em 2007 para aumentar a confiança e reduzir a chance de erro de cálculo militar entre os dois países.

JS Suzutsuki DD 117
JS Suzutsuki DD-117 (clique na imagem para ampliar)

FONTE: South China Morning Post

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Leo Barreiro

Não tem jeito, o Japão o precisa de um porta-aviões urgente…. Nessas hora que vejo que foi um tiro certeiro o F-35B, por que msm que a aeronave seja cara, o “NAE”, não será tanto assim, podendo ser fabricado ou adaptando uma embarcação para o seu uso de forma mais rápido!

DOUGLAS TARGINO

Japão tem que ter porta aviões como os desejados atualmente, pequenos, porem muito poderosos. Japão é o tipo do país que precisa ter no mínimo 4 ou 5 porta aviões pequenos que leva ali suas 20 aeronaves.

Carlos Campos

Japão tem é que ter armas nucleares. aproveitar a nova guerra fria e colocar os EUA contra a parede.

Fernando C. Vidoto

hehe o Papi do Japão(EUA) jamais iria deixar isso.

A China tem medo dos EUA, eles só estão testando os limites. (sem falar que são aguas internacionais – *teoricamente sem problemas).

*teoricamente pq a China tem uma diplomacia ‘estranha’ com os aliados.

Last edited 3 anos atrás by Fernando C. Vidoto
Alexandre Cardoso

Fernando C. Vidoto:”*teoricamente pq a China tem uma diplomacia ‘estranha’ com os aliados.” Desde quando o Japão é aliado da China? No caso da Rússia, ela até é e continuará sendo até o momento que um dos lados decidir que deixou de ser conveniente, ter a Rússia ou a China ( dependendo do país que decida a conveniência ) ou seja qual país seja, como aliado.

Fernando C. Vidoto

Quando me refiro aos aliados, me refiro ao grupo EUA+OTAN+Japão+Australia e etc.

Sobre Japão não ter bombas nucleares, seria pq o Tio Sam não permitiria msm:

Japão e Coreia do Sul estão na chamada ‘Nuclear Umbrella’ dos EUA:

https://en.wikipedia.org/wiki/Nuclear_umbrella

Jacinto

O Japão domina a tecnologia e tem o mais de 40 toneladas de plutônio – o que seria suficiente para construir algumas milhares de ogivas nucleares. É uma potencia nuclear latente, que pode produzir uma arma nuclear em menos de 6 meses.

Carlos Campos

eu comentei esses dados aqui sobre o Japão, por isso mesmo, digo que eles tem todos os ingredientes na mão, pronto, antes que os EUA queiram impor ou impedir eles terem, eles já fizeram, só bastaria os EUA aceitar, e vendo que eles tem tudo para se tornarem rapidamente um potência nuclear, mostra que no fundo eles não confiam sua existência aos EUA.

Vovozao

05/04/2021 – segunda-feira, btarde, pelos comentarios da imprensa os da classe IZUMO, estariam sendo preparados para receberem f35.

sub urbano

A China precisa destruir o Japão antes que o Império ressurja e ameace toda a Ásia.

Jagdverband#44

Sim. E nós precisamos destruir o Paraguai, antes que o império ressurja também.

Francisco Diego Reyes Garcia

Que absurdo!!!!

Victor Filipe

Bom saber que agora é permitido advogar livremente pela destruição de um pais aqui no blog…

As coisas vão ficar mais interessantes.

Alexandre Cardoso

kkkk

Greyjoy

Totalmente de acordo, porque aí os EUA e aliados vão terraplanar a China de um jeito que o Cazaquistão e a Mongólia terão acesso ao mar.

paulino

O Japão não é um país independente. É uma colônia americana e regime fantoche, Não tem soberania diplomática independente, Faz tudo sob a vontade dos Estados Unidos, Veja o primeiro-ministro japonês se curvar ao Secretário de Defesa dos EUA, Isso é patético para um país.

Japaman

Abrir a boca e falar uma merda dessas é para quem não sabe nada da cultura alheia!
Vai montar kit da revell e brincar de guerra no war!

paulino

É difícil imaginar o líder de fato de um país (primeiro-ministro). Precisa se curvar ao Secretário de Defesa dos EUA, As negociações chinesas-americanas no alasca são outro gesto, O conselheiro de Estado chinês Yang Jiechi disse ao seu homólogo americano, Os estados unidos não estão em posição de dar ordens à china, Os eua não estão em posição de negociar com a china por força nacional.

Last edited 3 anos atrás by paulino
Raphael

Ocidentais e Orientais tem formas de cumprimento diferentes… Isso é cultura japonesa, não subserviência. Menos, bem menos..

Victor Filipe

Se você ta achando que ele esta se curvando por subserviência só mostra uma total ignorância a qualquer conhecimento minimo da cultura japonesa.

Isso é apenas um cumprimento comum para eles. os mais velhos se curvam menos e os mais jovens se curvam mais quando cumprimentam os mais velhos. se as pessoas forem da mesma faixa etária elas se curvam igualmente (basicamente é isso)

max

É uma prática comum para todo primeiro-ministro japonês baixar sua postura em relação aos funcionários americanos de patente inferior à dele.

mabito

patético e ler seu comentario e ver que vc nao sabe nada sobre a honra japonesa , japao e um pais de primeiro mundo gracas ao tio Sam … afinal o brasileiro nao sabe o que é gratidao e respeito, por isso o nosso brasil passa por essas coisas, talves se curvasemos nossas cabecas ao tio Sam seriamos um pais tao pleno e rico como ps japones

max

Nos últimos anos, não tenho visto o atual …… Chinês/Coreano/Filipina/Indonésio/Malásio/Vietnamês Não tenho visto os líderes da China/Coreia/Filipinas/Indonésia/Malásia/Vietname etc. fazerem nenhum gesto irrefletido para os funcionários de nível inferior dos EUA. A única exceção é o Japão.

Eltier

No início do século XX o Japão tinha uma economia semelhante a da França. Quando iniciou a segunda guerra, o Japão era uma das nações mais ricas e industrializadas do mundo.

Victor Filipe

Santa ignorância desregulada. pelo amor de Deus todo poderoso, antes de perder tempo da sua vida atras de fotos pra publicar uma m#$%& dessas vai atras de ler sobre a cultura de um povo por 5 minutos se não quiser passar vergonha e parecer um palhaço

Japonês

Eu sou japonês.
Esta é obviamente uma citação de um website chinês, como alguns de vós poderão constatar pela presença de chineses na fotografia.
Penso que há algum tipo de intenção.

Paulo Siqueira

É assim que os japoneses cumprimentam a todos independente do que sejam!Pesquise antes de escrever bobagens!

Jagdverband#44

O nível dos comentários aqui andava meio ruim, mas agora…
estamos pior que crianças do jardim de infância
meu Deus do céu.

Marcos Cooper

Amigo…a questão nem é criancisse,é ignorância mesmo!

Wagner

Achei os trouxas que dão deslike nós comentários..cada coisa..vai estudar desgraça!!!

Alexandre Cardoso

Vá estudar a cultura alheia, antes de falar bobagem, a respeito de tal ou tal país!!

Alexandre

Profundo desrespeito ao povo japonês o comentário.. Japão é independente.

Mgtow

Japão foi cuckoldizado pelos americanos. Não passam de um fantoche. Se se meter com a China serão rapidamente destruidos

Mario

Se curvar e uma tradição de respeito e não de submissão

angelo bigalli

David x Golias……..e quem venceu daquela vez?

Cristiano de Aquino Campos

E mais um movimento de resposta pública do quê uma ação efetiva, já que quando o navio japonês chegar na região, o PA Chinês já pode estar na Austrália ou no meio do Pacifico.
O mesmo valeria para um submarino.