USS Theodore Roosevelt

A Marinha dos EUA está enviando o Theodore Roosevelt Carrier Strike Group para áreas estrategicamente vitais ao largo do Mar da China Meridional.

De acordo com um recente comunicado à imprensa, o Theodore Roosevelt Carrier Strike Group (TRCSG) entrou no Mar da China Meridional em 4 de abril para realizar operações de rotina.

Esta é a segunda vez que o TRCSG entra no Mar da China Meridional durante sua implantação em 2021 na área de operações da 7ª Frota dos EUA.

“É ótimo estar de volta ao Mar da China Meridional para garantir aos nossos aliados e parceiros que continuamos comprometidos com a liberdade dos mares”, disse o contra-almirante Doug Verissimo, comandante do Carrier Strike Group Nine. “Ao longo da implantação do grupo de ataque, demonstramos nosso compromisso com a ordem baseada em regras na região Indo-Pacífico, operando com nossos amigos da Austrália, Índia, Japão, Malásia e Coreia do Sul. Esperamos continuar a navegar junto com todos aqueles que abraçam nossa visão coletiva de segurança e estabilidade em uma das regiões mais importantes do mundo.”

Enquanto estiver no Mar da China Meridional, o grupo de ataque conduzirá operações de voo de asa fixa e rotativa, exercícios de ataque marítimo, operações antissubmarino, treinamento tático coordenado e muito mais.

“Eu não poderia estar mais orgulhoso do trabalho árduo e profissionalismo que esta tripulação demonstrou todos os dias durante esta implantação”, disse o capitão Eric Anduze, oficial comandante do USS Theodore Roosevelt. “A tenacidade de nossos marinheiros e destreza na guerra são incomparáveis ​​e são um testemunho da determinação de nossa Marinha de manter os mares livres e prósperos.”

O TRCSG consiste no USS Theodore Roosevelt (CVN 71), Carrier Air Wing (CVW) 11, o cruzador de mísseis guiados USS Bunker Hill (CG 52) classe Ticonderoga  e o destróier de mísseis guiados USS Russell (DDG 59) classe Arleigh Burke, do Destroyer Squadron 23.

A operabilidade do TRCSG na região apoia diretamente o plano de navegação do Chefe de Operações Navais para conhecer todas os domínios de operações da frota e se exercitar com marinhas que pensam da mesma forma para aumentar nossa força coletiva.

A 7ª Frota (7th Fleet) é a maior frota avançada da Marinha dos EUA e emprega de 50 a 70 navios e submarinos nos oceanos Pacífico Ocidental e Índico. A 7ª Frota opera e interage rotineiramente com 35 nações marítimas enquanto realiza missões para preservar e proteger uma região Indo-Pacífico livre e aberta.

A ala aérea embarcada do Theodore Roosevelt consiste nos “Tomcatters” do Strike Fighter Squadrons (VFA) 31, “Golden Warriors” do VFA-87, “Blue Diamonds” do VFA-146, “Black Knights” do VFA-154, “Liberty Bells “Do Esquadrão de Comando e Controle Aerotransportado (VAW) 115,”The Gray Wolves” do Esquadrão de Ataque Eletrônico (VAQ) 142,”Wolf Pack”do Helicopter Maritime Strike Squadron (HSM) 75,”Eightballers” do Helicopter Sea Combat Squadron (HSC) 8 e “Providers” do Esquadrão de Apoio Logístico de Frota (VRC) 30 Destacamento 3.

O Theodore Roosevelt partiu de San Diego para uma implantação programada no Indo-Pacífico em 23 de dezembro.

Clique na imagem para ampliar
Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fernando C. Vidoto

Assustador o poder de destruição do CSG.

Estou jogando o CMANO e ‘só’ com 1 Ticonderoga solei as forças armadas da Libia. Freak

Last edited 3 anos atrás by Fernando C. Vidoto
Victor Filipe

1 Ticonderoga ou 1 AB pode “solar” as forças armadas de muito pais.

Basicamente os países da América do sul inteira não tem uma individual marinha que faça frente a uma embarcação dessas tirando talvez o chile

o maior risco pra esses navios seriam os Submarinos. mas eles não são nem de longe alvos fáceis

sergio

Por falar nisso cade a simulação aqui do site ???

Fernando C. Vidoto

Vou montar esse cenario no CMANO hehe.

Tenho muito pra aprender sobre navios.

Last edited 3 anos atrás by Fernando C. Vidoto
Victor Filipe

A Frota Chinesa e Americana na mesma região, seria interessante uma foto das duas juntas… apesar de ser difícil…

angelo bigalli

Ficando interessante……o jogo de dominó começa…..

Antoniokings

Está parecendo mais Mahjong.
E os chineses são craques nisso.
Ganham todas.

Paulo Siqueira

Realmente são imbatíveis no blefe!

Paulo Drusnam

rsssss….esse deveria ser chamado de KINGSMELANCIA.( verdinho por fora e vermelhinho por dentro)

2Hard4U

Pra mim ele é vermelho por inteiro e desconfio que seja um cidadão chinês se passando por brasileiro.

Antoniokings

Cid Moreira?

Bruno

Agora a china vai tremer. Não vão se arriscar mais.

Dalton

Segundo as Nações Unidas “48” a China não teria base legal para querer apropriar-se de tanta área marítima. Independente de quem está certo ou errado, o fato é que outros países como Filipinas, Vietnã, etc, merecem ser ouvidos e enquanto isso não for resolvido, outras marinhas, não apenas a US Navy ,estarão no direito de desafiar a pretensão chinesa.
.
Em suma, a China considera “águas internacionais” ao menos conforme a lei vigente como sendo suas e os demais países não concordam, daí, as operações de liberdade de navegação.

Antoniokings

Prezado Mk48 Chineses são mestres em situações em que são exigidas paciência e determinação. Sabem o momento certo de avançar e confrontar. Vejamos o exemplo do Irã. Os americanos ficaram alguns anos pressionando o torniquete em torno do País islâmico e a China mantendo relações ‘discretas’ com ele. Agora, anunciou um acordo de 25 anos de parceira profunda com os iranianos, atropelando, assim, o embargo. E no embalo, anunciaram acordos com Iraque, Qatar e, proximamente, com a Arábia Saudita. Certamente que com a utilização a Marinha deles não será diferente. Aos poucos vão expandindo sua área de atuação. Acabaram de… Read more »

Nonato

Falou o admirador do comunismo chinês.
Se fosse na década de 1940, diria o mesmo sobre a marinha e os submarinos alemães…
Ah, é uma realidade…
É triste ver ocidentais torcendo pelo imperialismo chinês.
Vivem numa democracia, torcendo e defendendo o inimigo…

Nonato

São do tipo que ao levar o primeiro açoite dos chineses são os primeiros a chorar…

Antoniokings

A Alemanha já estava derrotada quando os EUA entraram na guerra contra ela.
A China, apesar de não termos uma guerra, está derrotando os americanos em todos os campos de atuação.
Acho que nem preciso mencionar a diferença de ‘potencial’ entre a China de hoje com a Alemanha da década de 1940.

Agnelo

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha
tá demais hahahahahahahaha

Antoniokings

Prezado Quando os EUA desembarcaram na Normandia ‘para vencer os nazistas e declarar vitória na Guerra’, os soviéticos já tinham (literalmente) milhões e milhões de soldados entrando na Polônia. Em poucos meses estariam em Berlim, Paris, Bruxelas, Amsterdã, Roma e onde quer que quisessem chegar. Se resolvessem, poderiam até dar um passeio por Madrid e Lisboa. Não havia força militar na época que pudessem impedi-los. Nada poderia parar o então ‘rolo compressor’ soviético. Logo depois, os japoneses sentiriam o peso das armas soviéticas. Estima-se que ao final da guerra os soviéticos tinham cerca de 11 milhões de soldados e uma… Read more »

Flanker

Blábláblá….encheção de linguiça…..tu tens problemas graves, vovô.

Capa Preta

Eu acho que Stalin não seria burro de tomar a Europa e desafiar o único poderio nuclear da época, e ver o risco de Moscou ser varrida do mapa por s muc. No mais a Europa trocar Hitler por Stalin seria trocar seis por meia dúzia, se dúvida pergunte a um polonês, um romeno ou um ucraniano.

Willian

Se fosse seguir essa sua lógica hoje os EUA estava fazendo gato e sapato da Rússia pois o EUA superou a URSS em vários campos de atuação, mas vê se isso permite hoje 30 anos depois do fim da URSS os EUA fazer algo belicoso contra a Rússia?

Last edited 3 anos atrás by Willian
Antoniokings

Se fosse seguir o seu raciocínio, a Rússia poderia ter colonizado os EUA, pois enquanto gigantesco Exército russo estava derrotando Napoleão, os EUA ainda estavam plantando algodão.
Não devemos esquecer que parte da América do Norte já foi russa, que chegaram a colonizar parte da atual Califórnia, no local conhecido como Forte Ross (dizem que esse nome Ross vem de Rússia)..

Flanker

Vou usar suas palavras, do seu debate com o Nonato, para te responder sobre acusações que me fez:

Eu acho que triste mesmo é você me julgar sem me conhecer.”

Então? Você atribuir à mim um procedimento baixo, que não faço, nem nunca fiz (usar 2 nicks), é o que??

Paulo Drusnam

Lá vem o MELANCIA….

Capa Preta

O senhor deve estar achando lindo ver centenas de pesqueiros chineses com escolta de sua marinha de guerra fazendo ecopirataria e acabando com a vida marinha nas costas marítimas de países alheios ,e agora ameaçando fazer o mesmo na América do Sul , bem como produzindo ilhas artificiais a poucos quilômetros das praias de seus países vizinhos e tomando posse na marra de suas zonas econômicas . Afinal para vocês os fins justificam os meios não é?! O imperialismo chinês pode fazer o que quiser desde que realize seus sonhos de destruir a sociedade e economia ocidental.

Flanker

Dalton, não adianta argumentar…..é perda de tempo….

Flanker

Então, me diga qual o problema dos EUA, ou qualquer outro país navegar por aquelas águas? Um mar que a china ACHA que é dela? Tu considera isso alguma afronta a alguém? São águas territoriais da china, reconhecidas pela ONU ou quem quer que seja, além dos chineses? E se a china navegar pelo atlântico norte ou sul, em águas internacionais, qual é o problema? Por que alguém iria reclamar? Alguém navegou dentro do mar territorial chinês? Vocês ficam criando caso por coisas qie nao existem. Eu debato com fatos. A china vai isso, vai aquilo, como vcs falam…..ótimo, pode… Read more »

Paulo Drusnam

Olha o chorinho……

Flanker

Sujeito, então tu está em lugar errado….se não gosta do contraditório, então não frequenta um forum de discussões. Se colocar uma opinião contrária à sua é bater boca, mostra que vc não está acostumado, e não gosta, de ser contrariado. Só que eu vou continuar escrevendo o que penso sobre o que quer que seja…

Adriano Madureira

Boa ! Ninguém está aqui para agradar ou desagradar fulano, Beltrano ou sicrano, como você disse, é um forum de discussões,se alguns se sentem incomodados com a opinião de outros,paciência…

Nonato

o comunismo é uma seita…
Assim como o Estado Islâmico.
Muitos jovens saíram da Europa e dos Estados Unidos, onde viviam em democracias, para lutar pelo estado islâmico e se tornar escravos de radicais.
Rebeldes sem causa…
Na Síria, cortavam cabeças, aprisionavam pessoas…
E ai do “rebelde” que descumprisse as ordens dos chefões…
A propaganda chinesa chegou ao Brasil…
A ideologização das últimas décadas, fazendo a cabeça…
e muitos infiltrados defendendo.
Num país sério, as pessoas defenderiam o lado certo…
Como estão numa boa, defendem o comunismo chinês…

Antoniokings

Escreveu, escreveu, escreveu e não disse nada.

Paulo Drusnam

É a mesma coisa que conversar com uma porta, uma vassoura, um burro….

Antoniokings

E outros, conversar com o espelho, né?

Flanker

Tu tá maluco….pergunta pro Galante se é mesmo e-mail, IP, qualquer outra coisa….não conheço esse cara…..seja menos maníaco….menos “teoria da conspiração”…..coisa baixa e ridícula é vc me atribuir uma coisa que não faço, e nunca fiz, aqui e em nenhum outro lugar…..

Antoniokings

Mk48

Bem observado.
Se não é a mesma pessoa, tem o mesmo ‘estilo literário’ (por assim dizer).

Flanker

Hehehehe…..se for assim, vc e o Mk são a mesma pessoas tb.

Flanker

Para mostrar que não sou deseducado com pensas, aceito seu aperto de mão virtual.

Abraço.

Antoniokings

Mk48

Deixa esse Flanker resolver as fixações dele comigo, contigo, com o Renato Gaúcho e seja lá com quem ele sonha.
kkkkkkk

Flanker

Fixação. …..hehehehehe……diria que coisas como tu se resolvem de maneira mais prática. Tu é um doente, vovô…..a senilidade já lhe aflige.

Flanker

Que ódio, meu caro? Tu acabou de apertar a minha mão e vem com esse papo agora? E quem destila ódio sou eu?
O que eu tenho é desprezo e pena de um celerado pretensioso com o Xings…..nada mais. Por ti, não sinto nada de ruim.

Abs

Flanker

Hehehehe……verdade, Mk. Abs

Matheus S

Se todos os países merecem ser ouvidos, então não haveria algo chamado de “águas internacionais” no Mar do Sul da China, até porque as reivindicações dos demais países não deixam espaço para áreas marítimas internacionais. A China que fica em evidência porque é o único país regional capaz de realizar algo que os outros desejam. É pura hipocrisia que as reivindicações marítimas da China recebam toda a atenção como excessivas, mas as reivindicações do Japão, como sua plataforma continental, não. Uma pequena formação rochosa que está sendo mantida artificialmente acima da maré alta(Okinotori) tem sido usado para o Japão reivindicar uma… Read more »

Matheus S

Uma outra imagem mostrando a área das ilhas Spratly em que mostra claramente que o Vietnã tem suas próprias reivindicações marítimas no meio do MSC, contrariando países como as Filipinas que estão muito mais próximos do que os vietnamitas. Aliás, sobre o Vietnã, vale destacar uma história do país com a China. A China devolveu por livre e espontânea vontade a Ilha de Bach Long Vi ao Vietnã, não houve sequer uma solicitação de reciprocidade chinesa com relação à devolução a ilha aos vietnamitas. Em 1957, com a escalada da Guerra do Vietnã, a ilha mais estratégica do Golfo de… Read more »

Thiago A.

Só como adendo, vários outros paises da região ocuparam as ilhas do arquipélago Spratly, sem esperar arbitragem nenhuma, Filipinas e Vietnã tambem o fizeram.Inclusive as Filipinas muito antes.
A China ganhou e ganha repercussão pela polarização e confronto com os EUA, certamente chamou atenção a capacidade de converter bancos de areia em verdadeiras ilhas com pistas de pouso e decolagem capaz de grande movimentações comparado com o que existia na área, mas instalações militares naquela área não são novidade e nem exclusividade da China como você justamente apontou casos do Japão e Vietnã .

Last edited 3 anos atrás by Thiago A.
carcara_br

Caramba parabéns pela postagem, deveria por si mesma virar uma matéria, com algumas checagem de informações seria de extrema serventia pra muita gente.

Thiago A.

Amém!!! Fica sempre nesse discurso de vilões contra os vingadores imparciais e coitados. Pena que os ” vingadores” possuem desejos e pretensões tais quais as do vilão.

Flanker

Qual a “infraestrutura ” construída pela China na região? As ilhas artificiais? Cara, tu pode escrever um compêndio para defender teu ponto de vista, mas nada muda o direito dos países da região lutarem pelo mar territorial que eles julgam ser de cada um……e a china não pode chegar e ir pegando tudo…..mas, essa é minha opinião….e vc tem a sua.

Matheus S.

“nada muda o direito dos países da região lutarem pelo mar territorial que eles julgam ser de cada um” Correto. Se a China acha que todo o MSC é deles, então você não deveria criticar os chineses por defenderem o mar territorial que eles julgam ser deles. “e a china não pode chegar e ir pegando tudo” Ela não só pode, como irá conquistar todo o MSC. Se ela não fizesse isso, outros países iriam fazer as reivindicações que os chineses estão fazendo, mas não podem porque sabem que existe uma superpotência em ascensão na região e nada poderiam fazer… Read more »

Flanker

“Correto. Se a China acha que todo o MSC é deles, então você não deveria criticar os chineses por defenderem o mar territorial que eles julgam ser deles.” Os chineses julgam ser deles, não todos os outros países da região. “Ela não só pode, como irá conquistar todo o MSC. Se ela não fizesse isso, outros países iriam fazer as reivindicações que os chineses estão fazendo, mas não podem porque sabem que existe uma superpotência em ascensão na região e nada poderiam fazer a não ser chamar uma outra superpotência para o confronto para fazer valer suas próprias reivindicações.” Irá?… Read more »

Matheus S.

A sua incoerência já foi comprovada no seu comentário anterior.

Flanker

Hehehehehe……saindo pela tangente……mas, já percebi tua maneira de agir……fala, fala, fala.. …e diz bem pouquinho……e eu vou continuar colocando meu ponto de vista, quer vc concorde, ou não, simples assim…
.

Paulo Drusnam

Voce está certo

Nonato

ou seja, você é fã do império chinês.
É muito bom viver no conforto de uma democracia ocidental defendendo o comunismo chinês…
Ir morar na China ou pedir a opinião dos chineses ninguém quer…
A China representa a maior ameaça para o mundo atualmente.
O mundo já deveria ter tomado uma atitude antes que seja tarde demais.

Antoniokings

Não é questão de ser fã ou não.
É só observar os fatos.
Será que vc não está percebendo que a China está avançando e dominando praticamente tudo?
Não percebeu que o ‘esperneio’ desesperado dos americano vem desse fato?
Que não há o que fazer com relação a isso?
Aceita que dói menos.

paulino

Haha. Você é um ignorante, A China é a segunda maior economia do mundo, Todos os anos, mais de 62 milhões de turistas estrangeiros vêm à China para turismo e residência, Milhares de jogadores brasileiros jogaram em clubes chineses (alguns deles tornaram-se cidadãos chineses. Ele jogou pela seleção chinesa. Por exemplo, Ricardo Gulat do Cruzeiro)/ ele ganhou dezenas de milhões de dólares, Existem churrascarias brasileiras em quase todas as cidades, A China é o principal destino de exportação dos produtos brasileiros, O Brasil exportou 65 bilhões de dólares americanos em mercadorias para a China, Inúmeros brasileiros fazem negócios na China.

Antoniokings

Acompanho o relator, mais uma vez.
Saudações tricolores!

Paulo Drusnam

Zezim Melancia

Antoniokings

Vc está estressado.
Descansa um pouco que a labuta será pesada.

Flanker

Heheheheh…..só porque eu coloquei minha opinião, contrária à sua, vc me atribui algo que nunca fiz. Se fosse assim, eu poderia te acusar da mesma coisa….de ser um alter ego do Xings…..esses dias, aqui mesmo, vcs estavam se elogiando mutuamente…..e isso, de usar dois nicks, nem me passou pela cabeça. Então, deixa de ser neurótico. Não tenho duas personalidades e nem preciso de outro nome para dizer o que penso…….

Antoniokings

Pessoas civilizadas se cumprimentam com saudações.
Agora, vc anda precisando de um descano.
Parece estressado. Agressivo.
Aproveite e marque uma consulta com um analista.
Só não pode ser o Leonardo, lá de perto de Bagé.

Flanker

Hãhãm….sei….te conheço, vovô! Falando nisso, já tomou os medicamentos para pressão, colesterol, diabete, artrite, hipertrofia prostática e outras acompanhantes de idosos como tu?….Toma um chazinho e vai pra cama. Vovô tem que dormir cedo.

Antoniokings

Mk48

Está parecendo mesmo.

Joanderson

Esse conflito EUA- china vai fazer a guerra fria parecer uma brincadeira de criança.
Os chineses tem o poder e a capacidade de abocanhar o mundo todo e para muitos isso vai ser bom vejo o continente africano ganhando muito com a china potencia já que chineses investe muito lá,fora que o abuso de sanções econômicas por parte dos EUA e aliados vai diminuir já que o país que os americanos esnobar os chineses vão abraçar.

Flanker

“…Os chineses tem o poder e a capacidade de abocanhar o mundo todo….” Nossa……fujam para as montanhas! Menos, meu caro….bem menos…..

Zorann

Quem puder assistir: documentário na Netflix: Industria Americana.

Muto bom!! Vale mesmo a pena assistir. Vão entender o tamanho da diferença entre China e EUA…. e como esta guerra (comercial ou qualquer outra), os americanos já perderam.

Rene Dos Reis

Se a produtividade americana esta tomando surra da China nem quero ver a nossa.

Zorann

Pois é….

Não torço contra o ocidente. As pessoas tendem a levar para o lado ideológico.

Mas o documentário não trata disso. É apenas uma amostra que deixa muito claro o desafio impossível que os EUA tem pela frente.

Juarez

Zorann, o desafio Chines e muito maior e eles sabem disto. A 30 anos, uma parcela significativa e preponderante da população chinesa vivia no interior em condições miseráveis comendo, larvas, aranhas, escorpiões ou qualquer coisa que pudesse matar a fome, hoje esta gente migrou para os grandes centros e se alimenta muito melhor, com proteína animal e vegetal, proteína esta que chega aos portos chineses a média de um graneleiro a cada três dias Um bloqueio naval leva a China de volta a idade média em 30 dias. Casualmente 70 % da proteína vegetal consumida pelos Xings vem do Brasil… Read more »

Thiago A.

Japão e Alemanha, 2 países infinitamente menores ( mas com enorme potencial ) e extremamente dependente de matérias primas para sustentar o próprio esforço bélico duraram bem mais que 40 dias…
Só lembrando que a China passou entre 1958-1961 por uma das carestia mais severas da história moderna, que matou dezenas de milhões de pessoas, mesmo assim o regime não caiu e chegou até aqui firme e forte. Não é bom subestimar assim a tenacidade dos asiáticos…são capazes de suportar perdas terríveis, que o diga o Vietnã, o Japão, a Coréia…etc.

Antoniokings

A Alemanha lutou até o fim com suas cidades cercadas, sem acesso a nada e não se ouviu falar que soldados se renderam por causa de fome.
Até o cerco brutal que enfrentaram em Stalingrado, quando as tropas soviéticas cercaram o 6º Exército de Von Paulus, não houve capitulação por causa de falta de comida.
Este papo de comida é conversa para dormir.

Agnelo

É sim….. Ãrã…..

Juarez

E verdade, só que juntos tinham 10% da população chinesa atual.
E simples como tal se comida, sem esforço deguerra.
Hoje a prioridade morar da China não e a Fronteira com a Índia, não são as ilhas do mar da China duitoenis Taiwan, a grande prioridade deles e manter as linha da abastecimento abertas, ou seja, e a segurança alimentar.

Antoniokings

De novo esse papo de comida?
Não se tem notícia de que algum país perdeu uma guerra pela fome há muitos e muitos séculos.
Nem no cerco a Cartago na Terceira Guerra Púnica, os romanos esperaram alguém morrer de fome e atacaram as muralhas.
Idem os otomanos em Constantinopla.
Ademais, os chineses divulgaram semana passada, em seu relatório de segurança alimentar, que o País tem estoque reguladores para um ano de consumo.
E ninguém vai querer encarar a China com um ano de soldados bem alimentados, né?

Juarez

Kings, deixa de ser papagaio de.pirata,vai ler e aprender. Te sugiro a Rural Business, lá você vai aprender e parar de dizer besteiras.
Somente dois países tem que excedentes de soja, matéria prima básica hoje para os chineses poderem alimentar porcos, frangos e apropria população. Estes dois são Brasil e EU, eze fini. A China não tem estoques sequer para 60 dias, ou tu achas que a soja está 150 teias a saca a toa. Eles,os Chineses estão desesperados e comprando tida a soja que puderem pois tem um déficit imenso.
40 dias e eles voltam a consrt formigas.

Antoniokings

E o Embaixador chinês acabou de anunciar que vai estabelecer um ‘novo patamar’ nas relações com o Brasil. E acho bom o Brasil agarrar a oportunidade, pois os chineses estão com muita grana e dispostos a comprar e investir por aqui. Pode ser nossa última esperança. P.S. – Lembra quando comentei aqui que o Brasil não deveria esperar nada dos EUA e muito menos aquele papo de OTAN, OCDE e etc.? Pois é! Acho que eu tinha razão. De onde não se espera que não saia nada é que não sai mesmo. Nosso futuro é com a China. Pode anotar… Read more »

Adriano Madureira

Fuyao Glass Company…Ótimo documentário !

Márcio

Brasileiro lendo esse tipo de notícia deve ter uma sensação ruim.. poderiam presentear os amigos com um espelho para se enxergar.

Defensor da liberdade

Porta aviões americano: a….

DF-21 chinês: i’m watching you….

RPiletti

“Marinha da China envia o grupo de ataque do porta-aviões Xing Ling IV ao Golfo do México”, será que aí pode?

Flanker

Em águas internacionais? Claro que pode…..

Luiz Trindade

Mandar um recadinho para a China sobre as incursões em Taiwan…

Alex Barreto Cypriano

Pra quem acha intolerável imperialismo um Nimitz naquelas paragens, fique sabendo que planejam mandar CVNs (e outros botes) até o Ártico. Tem toda uma revisão de desdobramento em curso, exigida por políticos, inclusive. Não falei que a América vai deixar o Pacifico ocidental ou o Índico, certo?

Alex Barreto Cypriano

Onde existe lei existe medida; onde impera a força, impera a desmedida; desmedida sempre é cobrada hereditariamente, que é outra desmedida; e o ciclo continua.
Contradição empírica:
A China ratificou a UNCLOS mas a desrespeita (ela chama isso de reserva ou atitude crítica); os EUA não ratificaram a UNCLOS mas a desejam respeitada (daí as FONOps pra lembrar aos açambarcadores que há um fiscal constabulário, até ontem hegemônico).
Litígio se resolve com diplomacia ou tribunais. O uso da malícia e violência, embora bem vistas entre castrenses e dramaturgos, desencadeadas sobre brechas interpretativas ou ambiguidades práticas, é desmedida.