Um vídeo postado no TikTok aparentemente capturou uma conversa por rádio entre um navio de guerra taiwanês e um chinês, com o último afirmando que “Taiwan faz parte da China” e “não tem marinha”.

A conversa raramente ouvida aconteceu na frequência de socorro marítimo de 156,8 MHz, de acordo com os ouvintes do scanner de rádio da ilha. A filmagem de 21 de março foi capturada por um marinheiro mercante chinês e compartilhada online nove dias depois.

No vídeo de 30 segundos, o navio de guerra ROCS Chi Kuang (PFG2-1105) da Marinha da República da China pode ser ouvido saudando o Shuozhou (610), um navio de superfície da Frota do Mar do Leste da Marinha do Exército de Libertação Popular, que opera no Mar da China Oriental.

Um operador de rádio da fragata de mísseis guiados classe Cheng Kung de Taiwan disse: “Shuozhou, Shuozhou, este é o navio de guerra 1105 da Marinha. Câmbio.”

Ele acrescenta: “Shuozhou, interrompa a aproximação em direção à nossa linha de 24 milhas náuticas. Afaste-se imediatamente.”

A resposta da corveta chinesa Type 056A classe Jiangdao, que vem de uma voz masculina que não revela um indicativo visual, diz: “Navio 1105 da área de Taiwan, Taiwan faz parte da China; a área de Taiwan não tem Marinha.”

“Minha navegação aqui está de acordo com a lei chinesa. Desligando”, acrescenta.

A conversa parece ter ocorrido nos mares ao norte de Taiwan, fora da zona contígua da ilha. Não está claro se o PLA chinês fez mais movimentos em direção à costa de Taiwan.

O usuário S.Lolo compartilhou o clipe com Douyin – a versão original do TikTok lançada para o mercado de língua chinesa – em 30 de março. Ele não respondeu ao pedido da Newsweek para comentar antes da publicação.

Observadores militares de Taiwan que têm monitorado as ondas aéreas de incursões quase diárias da Força Aérea do PLA na zona de identificação de defesa aérea da ilha descreveram a conversa de rádio como outra faceta da guerra de “zona cinzenta” de Pequim contra Taipei, que inclui ações de intimidação ou ameaças curtas de guerra.

Fragatas ROCS Chi Kuang (1105) e ROCS Cheng Kung (1101) em 24 de junho de 2005

Outras nações litorâneas, como o vizinho Japão, também levantaram preocupações sobre a operação marítima da China nos últimos meses, especialmente desde a introdução de sua nova lei de guarda costeira em fevereiro.

A Jiji Press, de Tóquio, disse que dois navios da guarda costeira chinesa entraram nas águas das ilhas Senkaku, controladas pelo Japão, na terça-feira e tentaram perseguir os barcos de pesca japoneses antes que a Guarda Costeira do Japão os expulsasse.

Após o que foi a 13ª intrusão neste ano, o secretário-chefe de gabinete do Japão, Katsunobu Kato, classificou a ação da polícia marítima da China como “absolutamente inaceitável”, disse a agência de notícias.

Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores das Filipinas emitiu um alerta a Pequim e pediu a retirada de cerca de 200 embarcações da “milícia marítima” – barcos de pesca armados – das proximidades de Whitsun Reed, que Manila afirma ser o recife Julian Felipe.

A China afirmou que os barcos, que estavam perfeitamente alinhados quando foram fotografados em imagens de satélite e pelo governo filipino em março, estavam protegidos das “condições de mar agitado”.

Manila também está investigando um incidente separado depois que uma equipe de notícias local disse que seu barco foi perseguido por dois navios com mísseis da Marinha Chinesa.

FONTE: Newsweek

Subscribe
Notify of
guest

99 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PauloR

Não mentiu. Taiwan nunca foi um país independente, tem mais é que levar bomba caso declare independência

Elias

Mata todo mundo que é contrário e daí tem um só regime uma só ideia , opinião que mostra todo ideal democrático

Caio

Santa maionese Batman.

Adelino

Maionese? Isso e maconha!!!

Karl Bonfim

Maconha? Isso é pó!!!

Agressor's

E o Tibete?

Allan Lemos

A Lei Anti-Secessão de 2005 é clara ao dizer que a República Popular da China usará de meios não-pacíficos caso a República da China declare independência, no entanto, está última tem muito pouco interesse em fazer isso, primeiro porque ela já é de facto independente do Continente, segundo porque as próprias leis internas da ilha tornam uma “declaração de independência” algo muito difícil de acontecer. Além disso, ao manter o status quo, a República da China pode se beneficiar da política de ambiguidade dos EUA. Então eles jamais terão qualquer interesse em “declarar independência”, algo que na realidade nem faz… Read more »

Helio Eduardo

Interessante sua análise. Eu não tinha pensado sob esse prisma.

paulino

Recentemente, Autoridades americanas estão visitando Taiwan, Maior apoio aos defensores da independência de Taiwan, Use a questão de Taiwan para conter o desenvolvimento da China, Os EUA estão fazendo tudo o que podem para atrapalhar o processo de desenvolvimento da China (2021, A economia da China cresceu 18,3% no primeiro trimestre em relação ao ano anterior, Este é um pesadelo para a América). Todas as ações militares da China são um aviso aos EUA para não apoiarem a independência de Taiwan, A China tem paciência suficiente para resolver a questão de Taiwan. O objetivo da China é reunificar pacificamente Taiwan… Read more »

Wellington Kramer

Fabricar um vírus e exportá-lo é realmente muito lucrativo.

Paulo Siqueira

Mas foi abafado pelo governo e houve perseguição a médicos que denunciavam e profissionais da saúde que tentavam alertar o mundo!O governo chinês foi o maior culpado por toda essa pandemia sim!

Alexandre

Sua afirmação é desprovida de honestidade intelectual.

Termo1

Você está enganado! O atual DPP em taiwan têm o interesse de oficializar a independência de taiwan pois se sentem cada vez mais entrangulados e isolados nas entidades e organizações internacionais, vive à sombra da China, uma especie de zé ninguém sem nenhum reconhecimento da comunidade internacional, só que eles não têm a coragem ou meios para realizar essa declaração de independência, porém recentemente tem se colocado a nível de vassalo dos EUA em troca de conseguir algum tipo de apoio internacional para alavancar essa agenda que até o momento tem fracassado e que nunca vingará se depender da China,… Read more »

Allan Lemos

Quem está enganado é você. Não existe essa de independência de Taiwan porque a província jamais esteve sob o controle do PCC, seria como se divorciar de uma pessoa que nunca foi casada com você. Eles se consideram o governo legítimo de todo o território continental, não apenas Taiwan, embora hoje em dia reconheçam que tomar o controle das províncias do continente é impossível. Mesmo assim, eles sabem que qualquer movimento em direção à “independência” significaria uma invasão militar, por isso eles não têm nenhum interesse nisso, e nem terão. O mais vantajoso para eles é manter o status quo,… Read more »

JORGE PETROLA FERREIRA

Exatamente. Essa é a grande resposta. Os caras estão viajando.
Taiwan é o Governo independente que perdeu o continente para Mao. Se alguém declarou independência e teve que ser reconhecido foi a China Continental nós anos 50.

Parem de reescrever a história isso é feio.

Termo1

O governo que você se refere é o KMT que governou a China(desastrosamente) antes da tomada comunista em 1949, porém você se esqueceu que o KMT forçou a queda da monarquia chinesa e derrubou a última dinastia chinesa durante a revolução Xinhai. Ou seja, se você acha que os comunistas deram golpe no KMT, a mesma lógica serve para o golpe aplicado pelo KMT à monarquia chinesa, pois eles de fato tinham o controle da China toda até 1912, antes dos nacionalistas e comunistas. Não deixe a ideologia política lhe cegar, a história deve ser contada como é e não… Read more »

Termo1

Você continua enganado. Não existe nação taiwan e tampouco Republica da China, o que existe é taiwan, uma província chinesa desde o século XVI. Republica da China é apenas um nome fantasia sem valor algum na comunidade internacional. Quem mora em taiwan é chinês Han assim como os chineses do continente, fala chinês mandarim e toda cultura é chinesa, não existe povo taiwanês ou cultura taiwanesa, essa divisão chinês e taiwanês biologicamente e culturalmente é impossível, só existe na mente fértil de algumas pessoas. Além disso, taiwan não é o governo que levou golpe dos comunistas, é apenas o governo… Read more »

Allan Lemos

Não existe nação taiwan e tampouco Republica da China, o que existe é taiwan, uma província chinesa desde o século XVI. Republica da China é apenas um nome fantasia sem valor algum na comunidade internacional. Sim, existe. O fato da comunidade internacional não reconhecer não vem ao caso. O Governo da República da China está exilado em Taiwan. não existe povo taiwanês ou cultura taiwanesa, essa divisão chinês e taiwanês biologicamente e culturalmente é impossível, Da mesma forma que não existem povo coreano “do sul” e povo coreano “do norte”, são etnicamente o mesmo povo, mas estão divididos politicamente. Além… Read more »

Termo1

”O fato da comunidade internacional não reconhecer não vem ao caso.” Se o que as Nações Unidas considera não conta, o que mais vai contar, sua opinião? Acertei?! ”Da mesma forma que não existem povo coreano “do sul” e povo coreano “do norte”, são etnicamente o mesmo povo, mas estão divididos politicamente.” Correto, porém nunca houve um vencedor entre eles, diferente do caso da China no qual o lado comunista é o grande vencedor. ”Não existe “China” e “Taiwan”, o que existe é a República da China(que era vista como nação legítima até 1971) e a República Popular da China,… Read more »

JORGE PETROLA FERREIRA

Historicamente eles são a China, quem declarou independência foi Mao… Não vão declarar independência pois são independentes a mais tempo que a China de Mao.

Karl Bonfim

Avisa os xing ling do PCC, que os taiwaneses já são um povo livre desde 1949!!!

JORGE PETROLA FERREIRA

Taiwan é a China que disse não a Mão. E ele morreu sem conseguir a China sob um mesmo sol.

Karl Bonfim

Os taiwaneses, já são um povo livre a mais de 70 anos meu caro!!

Bruno

E o princípio da autodeterminação dos povos?

Rui Chapéu

A China tá parecendo aquele bebado brigão em noitada….

Até a hora que ela não achar alguém e levar um sai pra lá ela não vai parar.

Maurício.

Rui, o problema, é que a China é aquele bêbado brigão que tem dinheiro e influencia, tipo os políticos brasileiros, cheios de regalias.
Até pode ser preso ou levar um “sai pra lá”, mas é só acionar seus contatos que logo estará na mesma noitada, aprontando tudo de novo.

Rui Chapéu

pior que é verdade oeiahoaeihaeoi

paulino

Com o aumento do intercâmbio entre os Estados Unidos e Taiwan, A questão de Taiwan é um cartão para conter a ascensão da China, Taiwan é muito importante para a China, Está relacionado à segurança de defesa nacional da China e à estratégia marítima, Enfrente a ameaça dos Estados Unidos, A China aumentou os exercícios militares em torno de Taiwan, A Força Aérea chinesa está patrulhando o espaço aéreo de Taiwan, Ele precisa alertar claramente os Estados Unidos, Apoiar a independência de Taiwan significa guerra. Os Estados Unidos precisam parar de provocar a China na questão de Taiwan, A Califórnia… Read more »

Paulo Siqueira

Com a palavra o Tibet!

Cristiano GR

Um bêbado brigão não anda em noitada com um arsenal nuclear na mão.
Qualquer um com um arsenal desses na mão pode mandar quem quiser a pqp.

MFB

Ao longo da história, todas as vezes que a China reforçou suas forças armadas para enfrentar os colonialistas e imperialistas, logo partiu para vias de fato contra outras nações. E todas as vezes perdeu… (Quantas e quantas vezes foi humilhada pelas potências europeias e pelo Japão) Vai acontecer novamente, pois já estão se achando muito fortes (E estão), mas não são o suficiente para encarar as pedradas que virão em caso de conflito. Seria um erro terrível iniciar um conflito agora. Ainda precisam de décadas para tentar a chance.

Termo1

Na verdade é o contrário. Países aproveitaram da China justamente no seu periodo mais fragilizado politica e militarmente, ainda assim jamais conseguiram conquistar a China e muito menos alterar sua cultura, pelo contrário, a China educou os japoneses e coreanos usando sua cultura superior, usou sim a força militar contra o Vietnã tornando esse um estado vassalos e tributário assim como fez com a Coreia, Japão e outros países mas ao mesmo tempo os ofereceu educação. Já pós tomada comunista, a China voltou a ser a superpotência que sempre foi, inclusive Mao Ze Dong morreu invicto, derrotou o restante de… Read more »

DOUGLAS TARGINO

Ai eu respondia: pois bate de frente, que você vai ver que aqui tem marinha… kkkkkk

Emmanuel

Pensei a mesma coisa.
Ameaçar, até um vira lata faz. Morder são outros quinhentos.

Nilo

Me faz lembrar o ditado: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”

Andreo Tomaz

Questão extremamente complicada, que daria páginas de discussão e que envolveria termas como o direito internacional público. Fato é que nenhuma potência mundial reconhece Taiwan como um país soberano e independente e com o passar do tempo, esse reconhecimento se torna mais difícil diante do crescimento chinês.

Jagdverband#44

Vão logo pro pau.

Rafael Gustavo de Oliveira

Se Taiwan tivesse poderio bélico nuclear a história seria diferente? o que vocês acham?

(o mesmo serve para Ucrânia com a Rússia)

paulino

Durante o reinado de Chiang Kai-shek em Taiwan, Taiwan desenvolveu secretamente bombas atômicas, Os Estados Unidos descobriram o projeto, Os Estados Unidos forçaram Taiwan a não desenvolver armas nucleares, E destruiu o laboratório em Taiwan, Porque os EUA sabem que Taiwan é um barril de pólvora, É sempre possível para a China reunir Taiwan pela força, Chiang Kai-shek também queria atacar a China continental, Chiang Kai-shek sempre sonhou em governar a China novamente, Um Taiwan nuclear arrastaria os Estados Unidos para a guerra. Os Estados Unidos foram o primeiro país a se opor à posse de armas nucleares por Taiwan,… Read more »

Termo1

Chiang Kai-shek governou a China e seu governo foi um fracasso, fracassaram tanto que tinham o poder completo da China e ainda perderam a guerra civil para os comunistas liderados pelo grande timoneiro Mao Ze Dong.

Daniel

Taiwan é parte da China. O que Taiwan tem é autonomia administrativa, apenas, como se fosse uma autarquia. Difícil o povo entender?! O regime da China é problema da China e de mais ninguém. E quem é o Brasil para dizer o que é certo é errado em questões democráticas? Os EUA tentam estimular a rebeldia de Taiwan porque quer um país aliado na costa chinesa para servir de trampolim logístico, instalação de mísseis, usar como cartada militar… Não tem nada a ver com democracia. Taiwan no passado já era parte chinesa tanto quanto Hong-Kong, foram os britânicos que roubaram… Read more »

Shiryu

“Se não concorda com minha opinião, então te falta mais leitura e bom senso.”

Resumindo: vc é o oráculo da geopolítica.

Allan Lemos

E o que te falta é mais conhecimento de geografia, história e geopolítica. Para começar, Taiwan não é parte da China, Taiwan É a China, ou melhor República da China para ser mais específico. Além disso, a República da China reclama a posse de todas as outras províncias que estão no Continente, além de afirmar ser o governo legítimo das mesmas(e também era membro permanente do Conselho de Segurança até 1971). Da mesma forma que a República Popular da China reclama a posse da província de Taiwan. Então o que há é uma disputa legal bastante complexa à luz do… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Allan Lemos
Termo1

Correto, taiwan é parte da China e a China através do seu governo central comanda todos os demais territórios, isso é um processo histórico, quem governa a China através do poder central, governa os demais territórios, portanto não há como taiwan achar que a China lhe pertence, primeiro por essa razão que eu acabei de mencionar e segundo porque pós fim da segunda guerra mundial foi taiwan foi DEVOLVIDO a China, e não a China devolvida a taiwan. Se taiwan era território chinês antes da tomada comunista, não há sentido dizer que taiwan agora não é território chinês só porque… Read more »

João das Botas

Sim, o governo legítimo da china está em Taiwan.

paulino

A República da China só pode ser um governo local na China, O governo taiwanês tende a ser independente. Portanto, Taiwan só pode ser uma província rebelde. Em 1949, O Kuomintang liderado por Chiang Kai-shek fugiu para Taiwan depois de perder na Guerra Civil Chinesa. Por que isso falha? Porque perdeu o apoio do povo, por favor lembre-se. Guerra civil em qualquer país, É impossível vencer uma guerra civil sem o apoio do povo, O PCCh tem o apoio do povo, A taxa de apoio do Partido Comunista Chinês na pesquisa Pew atingiu 92%, A satisfação do povo com a… Read more »

rui mendes

”fracassado sistema democrático de Taiwan” fracassado???
Taiwan têm um PIB per capita bem superior aos Chinês, com o bônus de ter liberdade, coisa pouca!!!????

paulino

O PIB de Taiwan ocupa o 9º lugar entre todas as províncias da China, Oito províncias da China são mais ricas do que Taiwan. O Kuomintang de Taiwan e o Partido Democrático Progressista estão cheios de lutas internas, Levam à violência frequente nas ruas, O imaturo sistema democrático de Taiwan não é adequado para a China, Você precisa saber que a China tem mais de 1,4 bilhão de pessoas. Nem todos podem gerenciar bem os superpoderes, O violento sistema democrático nas ruas não pode fazer a China ascender como uma superpotência, Você só precisa comparar a diferença entre a Índia… Read more »

Paulo Siqueira

A renda per capta de Taiwan é mais que o dobro da chinesa!E sempre foi assim!Taiwan é democrática e livre e pretende continuar assim pois o seu povo assim deseja!Diferentemente das cabeças e mentes doentias de lideranças tiranas e genocidas do continente!

João das Botas

Bla bla bla…o governo legítimo da china está em Taiwan e os golpistas comunistas, com beneplácito vergonhoso e ilegal da onu, diga-se com voto contrário de Brasil, EUA, Japão e Austrália, entre outros, são piratas que ameaçam a Liberdade , Diteitos Humanos e a Democracia em todo o planeta.

Lemes

Pesquisa de satisfação com o governo chinês tem quase a mesma credibilidade que com o governo Norte coreano. O doido que falar mal do partido vai passar um tempo em um resort pago pelo governo recebendo “reeducação”. Cada piada sem graça que o povo posta….

paulino

Haha, compare a Coreia do Norte com a China? Você está insultando a China. A taxa de apoio às pesquisas do Partido Comunista é pesquisada pela Pew, Pew é uma mídia ocidental, Quase toda a mídia ocidental tem repórteres na China, Mais de 60 milhões de pessoas viajam e trabalham na China todos os anos, A China é a segunda maior economia do mundo (na verdade, a primeira. Em termos de paridade de poder de compra, a economia da China excede em muito a dos Estados Unidos). A China é a maior nação comercial do mundo, O maior país industrial… Read more »

Termo1

O governo fraco e vassalo de taiwan se por ventura governar a China, fará da China um país muito pior do que a Índia, e a nível geopolítico faria da China um vassalo dos ocidentais, o povo chinês sabe e sabia disso desde 1930. Isso porque estou colocando a China de hoje, uma superpotência e cerca de 70% desenvolvido e industrializado, agora imagine esse governo de taiwan na China de 50 anos atrás, destruída, pobre e ainda um país agrário com mais de 1 bilhão de habitantes? Se o brasileiro acha que os chineses não têm liberdade, procure saber o… Read more »

Guizmo

Quando um palmeirense veio falar comigo eu respondi igualzinho: “Palmeiras não tem mundial, câmbio”

Allan Lemos

Não tem copinha e nem mundial.

Leandro Costa

Palmeiras? O que é isso? Árvore?

Agressor's

O poder militar de um pais não se mede pela sua economia e sim pela suas armas..Com um orçamento bem mais inferior ao dos eua mesmo assim os russos e chineses ainda conseguem paridade tecnológica em diversos meios e até superioridade em outros… temos que vê-los como exemplo, investir e desenvolver “nossa” tecnologia, aperfeiçoar nossa cultura científica, acabar com nosso complexo de vira-lata e criar nossa independência tecnológica…. Só pode ser potência mundial quem investe em industrialização, tecnologia, educação, toda nação que quer ser líder mundial tem que ter poder econômico e militar isso é fato histórico…a China é o… Read more »

Matheus S

“O poder militar de um pais não se mede pela sua economia e sim pela suas armas.” Se mede sim. Você pode pegar em contextos históricos e também modernos, todos demonstram que a economia pode ser uma medida sim para o poder militar. O Brasil é um próprio exemplo disso, pois só está colocado entre os 20 primeiros por conta da sua capacidade econômica. O Japão é outro exemplo de país que gasta 1% do PIB e mesmo assim tem uma das melhores forças armadas do planeta e, provavelmente, a segunda melhor marinha do mundo, esse poder militar é sustentado… Read more »

Agressor's

Se poder militar se mede pela economia então me diga quem é mais poderoso militarmente a Rússia ou o Japão? ou melhor a Coreia do norte que o povo come capim para sobreviver ou o braziu uma das maiores economias do mundo como vc mesmo alega?…

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Matheus S

Sabe qual o PIB da Rússia em PPP? US$4 trilhões. Com base nos cálculos em PPP, o orçamento militar deles é no mínimo US$120 bi, isso com um gasto de 3% do PIB, o que não acredito, pois eles devem gastar mais do que isso, beirando os 4%. O orçamento militar russo é praticamente quase todo em rublos, ou seja, eles tem um alto índice de nacionalização, portanto o cálculo do orçamento militar deve ser feito om base no PIB em PPP. O Japão como falei apesar de ter uma economia desenvolvida, gasta apenas 1% do PIB, mas ainda mantém… Read more »

Matheus S

Sobre os tempos modernos, não há exemplo melhor do que os EUA. Em 1944, o mundo estava sendo guiado pela hegemonia dos EUA, e assim foi criado o sistema Bretton Woods. Todas as moedas foram atreladas ao dólar. O sistema durou até o ano de 1971, quando Nixon acabou com o dólar atrelado ao ouro e assim o dólar não tinha mais lastro em nada. A crise se aprofundou. Os americanos conseguiram realizar um acordo com os países petrolíferos em trocar dólar por petróleo, o acordo era vantajoso para ambas as partes. Desse modo foi criado o padrão “petrodólares”, esse… Read more »

Luiz Dias

Gente a liberdade é um bem inalienável!!’ Se fosse um país separatista por besteiras como diferença de raça religião não aprovaria sua independência, mas se trata de um país que escapou das garras comunistas quando da revolução de MaoTseTung… então jamais poderei recrimina-Los por lutarem por sua independência fosse quem fosse o outro lado …

Luiz Trindade

De pleno acordo Luiz Dias

Termo1

Liberdade é apenas o pano de fundo para vitimizar taiwan, que por sinal também já foi uma ditadura! Toda a questão é política, sempre foi!

Tomcat4,2

Me ajuda aí, como um país que usa descrição “Marinha da República da China ” briga com a “CHINA” dizendo não fazer parte dela ???

Luiz Alberto Mezzomo

Porque a República da China é a verdadeira, considerando o fator liberdade e desconsiderando a infâmia denominada ONU

Allan Lemos

Taiwan não é um país, é uma província chinesa, o nome da nação é “República da China”.

Allan Lemos

Acho que vai ficar cada vez mais complicado para os EUA continuar com a sua política ambígua. Eles sabem que Taiwan é a melhor forma de conter a China, pois é seu calcanhar de Aquíles. E também porque os chineses estão cada vez mais agressivos em relação a ilha. É um barríl de pólvora.

Control

Srs Jovem Tomcat A China, após a queda do último imperador (1912) passou a ser uma república. Na década de 30 o governo da China estava sob o controle dos nacionalistas (Kuomintang), apesar deste estar sendo combatido pelos comunistas de Mao e pelos japoneses. Quando da criação da ONU, o governo reconhecido da China era o dos nacionalistas e assim permaneceu, mesmo após a vitória dos comunistas de Mao em 1949 (que fundou a República Popular da China) , o que obrigou a transferência do governo nacionalista para Taiwan, mantendo a denominação de República da China. Isto permaneceu até a… Read more »

Tomcat4,2

Foda, pra variar o titio Sam avacalhando as coisas visando seus interesses. Belo e rico em história, comentário sr Control,conhecimento é poder !!!
Obs. obrigado pelo jovem !!!

Zé Rato

Sabiam que até aos anos 70, era Taiwan que era considerada a representante da totalidade da China “continental” na ONU?

Agora, nem lá pode entrar.

Flávio Damasceno Santana

ONU traidora.

Maurício.

Zé, isso acontece porque as potências ocidentais não tem culhões para ver Taiwan como um país independente, simples assim.

Leandro Costa

Na verdade isso acontece porque EUA queria isolar a URSS ainda mais no início dos anos de 1972, fazendo uma reaproximação com a China vermelha. Nixon.

Maurício.

Leandro, mas hoje em dia, com todo o meio de comunicação que temos, os países poderiam ver Taiwan como um país independente, inclusive o Brasil, poderiam ter mais pulso firme, se bem que é complicado, talvez não seja tão simples, nem a China invade a ilha, nem os países reconhecem como país, talvez assim, como está, todos saem lucrando, inclusive Taiwan.

Leandro Costa

Exatamente. No momento ninguém está em condições de mudar o status quo. Não há nem desejo por isso no momento, inclusive a China. Existem os atritos de sempre para manter o costume internacional, mas é só isso.

Eventualmente isso vai mudar, claro, mas acho que ainda vai demorar um pouco.

carvalho2008

Nenhum país quer ou deseja apoiar movimentos separatistas. varios países possuem receios e não querem abrir esta perspectiva mesmo quando neste caso, infelizmente o adversário venceu (Chin Comunista). Brasil tem receios de independencias indigenas, Inglaterra com Irlandas e Escocia, espanha com países bascos e até americanos, pois a guerra da Secessão até hoje abala sua história e constituição federativa…. Infelizmente neste caso, a China capitalista perdeu e se refugiou em Taiwan….se divergencia politica servir de separação, o mundo explode em tribos…Turcos tem problemas tambem, e Oriente Médio nem se fala…. Noves fora…perderam…e o vencedor tá na porta…. Outro dia, vi… Read more »

Control

Srs
Jovem Carvalho
Desculpe me intrometer, mas, para aqueles que estão em campos de “reeducação” faz uma enorme diferença.
Não creio que você ou qualquer dos outros “pitaqueiros” da trilogia se sentiria bem num daqueles campos.
E, observe, aqueles que buscam pensar e, eventualmente, acabam pensando diferente dos que estão no poder, são os candidatos de maior potencial para serem “reeducados”.
A diferença entre um país com liberdade individual de outro onde o estado diz o que e como o indivíduo deve pensar é muito grande.
Sds

Termo1

China capitalista(taiwan) nunca existiu, taiwan pós 1951 era uma ditadura sangrenta, taiwan capitalista de hoje nasceu de uma ditadura.

Control

Srs Jovem Termo 1 Capitalismo não é um regime de governo ou tipo de estrutura do Estado, mas sim um modus operandi econômico. Observe que a República Popular da China é uma ditadura de partido único, o PCC, e adota práticas comerciais vistas como de um capitalismo selvagem. Quando a questão da ditadura, Taiwan adota um regime democrático com eleições e alternância no poder; isto a décadas. Cabe lembrar, ainda, que parte da população de Taiwan é formada por descendentes de antigos habitantes da China continental, que dela fugiram em 1949 após a derrota do partido nacionalista (que estava no… Read more »

Leandro Costa

Confere, Mk48. Foi uma oportunidade interessante, mas como tudo, gerou uma consequência e estamos testemunhando essa consequência já a alguns anos.

Luiz Trindade

O que mais me espanta nos comentários dessa notícia é ter pessoal apoiando a China na questão de Taiwan. Taiwan levantou os olhos de cobiça da China por ser uma ilha muito prospera e ter em seu território a alegria de se ter uma verdadeira democracia o que espanta o regime comunista do continente. Sinceramente, me envergonha ser compatriotas desse tipo de pessoal. Não que eu seja de direita, sou democrata e luto com todas as minhas forças para se manter a democracia livre de qualquer aventura ditadorial.

paulino

Haha. Taiwan é próspera? Os taiwaneses são ricos? O PIB de Taiwan ocupa o 9º lugar entre todas as províncias da China, Por causa do sistema democrático falido de Taiwan, A luta interna entre o Partido Progressista Democrático de Taiwan e o Kuomintang é feroz, Levam à violência frequente nas ruas, Há muito tempo que os padrões de vida das pessoas não melhoram, Os taiwaneses estão envolvidos em fraudes de telecomunicações em países ao redor do mundo (hoje, mais de 2.000 fraudadores taiwaneses estão presos na China continental). Os casos de crimes relacionados com drogas em Taiwan ocorrem com frequência,… Read more »

Luiz Trindade

Se é tão verdade assim Paulino e cia defensores da China Continental porque a mesma China Continental quer essa Taiwan dito por vc falida heim?!? Por pena do povo que sofre com os ditos crimes que vc mesmo relatou? Cara… Sua mentira por si só não se sustenta!

Termo1

Por que a China quer taiwan? Que pergunta tola é essa? Se alguém tomar a Amazonia do Brasil, você vai aceitar e não vai querer ela de volta?

Essa turminha aí apoiando separatismo de taiwan merece sentir na pele o que é ter um território seu arrancado da sua nação.

pangloss

Provocação desnecessária. A China está em posição vantajosa, em relação a Taiwan.

carvalho2008

teste

Leandro Costa

Acho que funcionou, Carvalho.

Nilo

Não só funciona como tende a aumentar de nível e intensidade no campo da guerra híbrida.

Marcus Pedrinha

?

Last edited 3 anos atrás by Marcus Pedrinha
KLEBER GIL MAGALHAES

A política expansionista da china, neste momento pressionando Taiwan e ao mesmo tempo a Rússia mandando as tropas para fronteira da Ucrânia não vai acabar bem.

Wellington Mello

Sinceramente ,assuntos de guerra entre China e Twain ,não interessa ao Brasil. Brasil tem que ficar do lado que importam as nossas mercadorias., esta certo que as mortes entre militares e civis estão na linha de frente., mas devemoss respeitar a soberania de cada país Deixa esses assuntos com os chineses , deixem que resolvam e os EUA fornecem armas para tawian. Deixem se matarem, como acontecem com o oreinte. A China não interfere no Brasil, não colocam barreiras em mecanismos espacial como EUA. O problema dos EUA, é ditar a sua vontade. Devemos se dar bem com todos, e… Read more »

Capa Preta

Tawian nunca disse não fazer parte da China, porém o povo de Tawian se recusa a ser governado pelo partido comunista chinês.

MFB

Taiwan não é “parte” da China. Taiwan é a China. O problema é que todo o território continental está ocupado por forças que operaram um golpe no século passado. O certo seria a verdadeira China, democrática, exigir o retorno da sua parte continental e não o contrário.

Termo1

Nunca existiu China democratica, democracia usado na pratica é algo novo, o sistema chinês existe há mais de 3 mil anos. Taiwan inclusive também era um ditadura.

Rogerio

Maioria povo aqui são puxa saco americano, acreditam esse falso democracia vcs vivem, liberdade e direito humano, não vieram aqui para defender direita ou esquerda e muito menos central,.
Liberdade : bandidos nas ruas, os pessoas de bem fico preso dentro próprio casa.
Direito humano : direitos dos manos, pergunta esses vagabundos do Direito humano para quem eles defendem??
Democracia : maior vergonha esse democracia de fascista.

Agora cheio de professores geografia e história comentando sobre a China não há isso e aquele, vcs não saber coisa nenhuma a verdadeira cultura e política chinês, se acham são sabidos..

Control

Jovem Rogério
Não culpe os americanos ou os chineses, ou os russos, ou os ingleses, ou os alemães, japoneses, javaneses, malaios,zulus ou quaiquer outros povos pela ignorância, estupidez e incompetência de muitos brasileiros,
Tal realidade só vai melhorar com grandes esforços, humildade para reconhecer nossos problemas e vergonha na cara para encarar os erros e corrigí-los.
Sds

Jorge Freire

Talvez fosse melhor que nosso amigo “Rogerio” usasse seu nome chinês e aprendesse a escrever em português correto, pois nota-se claramente que está usando um tradutor.
Mais um exemplo de uma organização voltada à desinformação. Era de se esperar.

Marcus Pedrinha

Eu já acho que o caso é de dificuldade de escrita mesmo, Jorge, beirando o semi-analfabetismo. Isso sem contar o culto à estupidez explícito no comentário do Rogério…