Desejo de Washington de conter a China é ‘um erro estratégico’ – afirma acadêmico de Singapura

31

A China não é uma potência expansionista e o desejo de Washington de conter a China é um erro estratégico, disse o acadêmico de Singapura Kishore Mahbubani.

Em uma entrevista ao diário francês Le Figaro no início de abril, Mahbubani, um ilustre pesquisador do Instituto de Pesquisa da Ásia da Universidade Nacional de Singapura, chamou a tentativa de conter a China de um erro estratégico.

Os Estados Unidos “lançaram uma competição geopolítica contra a China sem primeiro desenvolver uma estratégia coerente”, disse ele.

“Os chineses são muito cuidadosos e pragmáticos e muito estratégicos em seu pensamento”, disse o estudioso, observando: “Os americanos se colocam em perigo ao presumir que é impossível para eles perderem, já que venceram todas as competições por 130 anos.”

O veterano diplomata e escritor acredita que o mundo agora está testemunhando uma grande competição geopolítica, não uma Guerra Fria.

Ele observou que a China é um dos principais parceiros comerciais da América. “E, ao mesmo tempo, a China está mais integrada com o resto do mundo do que os Estados Unidos. É exatamente o oposto da Guerra Fria.”

“Esta é uma competição geopolítica clássica que ocorre quando a principal potência mundial fica com medo e tenta conter a potência emergente. Isso vem acontecendo há 2.500 anos, desde os dias de Atenas e Esparta”, disse Mahbubani. “Não tem nada a ver com o comunismo.”

Aos seus olhos, a China se tornará cada vez mais autoconfiante à medida que crescer. Mas “não é expansionista”, disse ele.

“Quando os Estados Unidos se tornaram uma grande potência na década de 1890 – a situação equivalente à da China hoje – a primeira coisa que fizeram foi declarar guerra a outros países e tomar territórios como as Filipinas da Espanha”, disse Mahbubani.

“Se Teddy Roosevelt (presidente dos EUA de 1901 a 1909) fosse o governante da China hoje, ele tomaria todas as ilhotas controladas pelo Vietnã, Filipinas, Malásia e Brunei”, hipotetizou.

“A China tem o poder militar para fazer isso. Mas não fez isso. Reivindica territórios que, historicamente, estiveram sob seu controle”, observou.

FONTE: Agência de Notícias Xinhua

Subscribe
Notify of
guest

31 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nilo

Enquanto Hong Kong estrebucha contra as imposições da China, Cingapura singra livre, como lider do sistema financeiro regional, tornar-se o porto seguro dos milionários chineses, da região e do mundo, Os milionários Chineses mais do que ninguem é uma aliada de Cingapura.

Manoel Pedro Blanco

Bom dia Srs/as Leitores/as

A China, está muito voraz em sua tendencia expansionista,
e comete o mesmo ERRO, que Alemanha cometeu nos anos
40 do século passado; ademais a Sua NOva ROta da SEda, expõe
toda sua ganância, criando inimigos, além dos históricos:
Índia; Japão; Coréia do Sul; Taiwan, et cetera.

Estando Ela a conquistar mais rivais (lideiros) marítimos, por conta
de suas ilhas artificiais.

Em tempo: Os produtos chineses sendo de qualidade; compro.

Manoel

Matheus S

Vou repetir o meu comentário: O desejo de Pequim por ora não é confrontar diretamente a ordem mundial existente, apesar de várias falas de líderes chineses sobre a necessidade de uma nova ordem mundial. Eles não querem cometer os mesmos erros que Japão e Alemanha cometeram no século passado. A China não buscará confrontar diretamente os EUA nas próximas décadas. Os chineses concluíram que sua melhor estratégia é construir um futuro próspero, desse modo eles evitarão qualquer ação que prejudique as relações com os EUA. Desafiar uma potência mais forte e tecnologicamente superior como os EUA abortará sua ascensão pacífica.… Read more »

GFC_RJ

“Eles não querem cometer os mesmos erros que Japão e Alemanha cometeram no século passado”. Não dá nem pra começar a comparar a situação chinesa com a Alemanha, pois os contextos geopolíticos são muito distintos.  Mas o Japão, que possui um contexto geopolítico relativamente mais comparável… Fala sério, mas é muita forçação nego comparar a, até agora, mera ameaça expansionista chinesa, com o expansionismo altamente agressivo japonês da primeira metade do século XX. “Os EUA deveriam ter estabelecido uma área de livre comércio há muito tempo, bem antes do poder brando chinês chegar ao nível atual e começar a puxar… Read more »

paulino

Os Estados Unidos são a fonte de turbulência no mundo, Invadiu Iraque / Líbia / Síria / Iugoslávia / Vietnã. A guerra resultou na morte de milhões de civis, Coloque o Oriente Médio / Norte da África em um atoleiro de guerra civil e terrorismo, Os Estados Unidos usaram armas químicas na Guerra do Vietnã (os ataques do Agente Laranja mataram milhões de pessoas). Causa um grande número de deformidades em bebês vietnamitas, Os Estados Unidos usaram bombas napalm para queimar civis vietnamitas até a morte, Eles massacraram prisioneiros de guerra, Essas guerras cruéis de agressão provaram que os Estados… Read more »

sergio

Se os EUA fossem a Alemanha nazista da nova era, vc não estaria escrevendo essa besteira só pra começar.

Gustavo

Claramente vc vê muito cinema americano. Se não existisse os EUA, a União Soviética teria trucidado a Alemanha do mesmo jeito que fez. Quando os EUA invadiram a Normandia, a URSS já estava em combate com a Alemanha há 4 anos.

Alison

Claramente alguem nao leu a materia e nao entendeu a colocação perspicaz, ainda que pessoal do autor.

Carlos Campos

A China é expansionista sim, passa na cabeça deles reivindicar até possessões de dinastias assim, se for por isso o Brasil quando o Rio de Janeiro foi capital do Império Português poderia reivindicar parte da África, Iemem, Ara. Saudita, Emirados, Índia e China… quanto aos EUA, fizeram muita besteira, com desculpa de estarem levando a democracia e impondo direitos humanos.

paulino

Todos os territórios chineses têm mais legitimidade do que os territórios americanos, Os Estados Unidos ocuparam o território dos índios, Eles usaram o movimento para o oeste para matá-los. Existem apenas 250.000 índios na América hoje. Os Estados Unidos ocuparam o Reino do Havaí, Os Estados Unidos ocuparam 2,3 milhões de quilômetros quadrados de território mexicano.

Agnelo

Acredito q vc precisa estudar a história da China…..

paulino

Todos os chineses são indígenas, Eles não são imigrantes, O território da China tem mais legitimidade. Os anglo-saxões americanos predominantemente brancos são imigrantes europeus, O continente norte-americano não pertence a eles, Os supremacistas brancos americanos estão cheios de discriminação racial e várias exclusões de ascendência asiática / africana. No período recente, ocorreram inúmeros ataques pessoais contra asiáticos nos Estados Unidos. Eles chamaram pessoas negras e amarelas de volta ao seu país, Eles se esquecem que os verdadeiros nativos são índios.

Plinio Carvalho

E vc acha que a China não fez algo parecido com seus vizinhos no passado? todo país de tamanha continental (isso inclui o Brasil) conquistou seu tamanho subjugando os mais fracos, as vezes pela força, as vezes pela “diplomacia”.

Last edited 2 anos atrás by Plinio Carvalho
Jefferson

Não tem como saber quais serão as ações da China no futuro, é impossível prever isso. O que um bom líder deve fazer é cumprir o seu papel. Países como br deveriam fazer o seu papel, coisa que não faz e por não fazer abre brecha para o “inimigo”. Uma coisa é certa, nenhum pais gasta mais de 1 trilhão de reais por ano em defesa (China) para ficar passado com navios no seu litoral, inclusive a própria rede de bases navais e áreas mostradas pelo governo da China vão nessa direção. É muito esforço e dinheiro para nada, essa… Read more »

SmokingSnake ?

Pelo menos os militares da França já ameaçam com uma intervenção contra a sociedade dividida e bagunçada que estão cultivando lá.

https://www.world-today-news.com/french-former-generals-firmly-demand-military-intervention-from-macron-to-eradicate-islamism/

carcara_br

Isso é uma profecia autorrealizável, ao iniciarem essa disputa aberta os americanos basicamente forçam a China a se expandir por partes do mundo que não seriam necessariamente envolvidos. Entendo que pode ter se iniciado algo que não vão conseguir controlar e que pode custar caro.

Matheus S

O desejo de Pequim por ora não é confrontar diretamente a ordem mundial existente, apesar de várias falas de líderes chineses sobre a necessidade de uma nova ordem mundial. Eles não querem cometer os mesmos erros que Japão e Alemanha cometeram no século passado.

carcara_br

Pode até ser o desejo, não duvido, mas não tem jeito, os americanos já partiram pro confronto, eles não estão esperando passivamente o crescimento chinês. A questão é a seguinte quem vai bater o tambor pro outro dançar? quem vai controlar o ritmo desse embate? os americanos estão confiante que são eles, e de fato, o que temos hoje é isso, discutimos a presença americana no mar do sul da china não da “perigosa presença chinesa no Golfo do México”. Contudo existe uma forte tendência de crescimento pro lado oriental e a situação pode se inverter nos próximos anos. Se… Read more »

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
GFC_RJ

O livro do Kishore, “Has China Won”, é MUITO interessante. Passa por altas ilações importantes.  Particularmente, para mim, o problema é que ele é claramente liberal, enquanto eu sou realista. Dessa forma, sua tese é que os EUA estarão muito melhor colaborando, com parcerias estratégicas diretas com a China, do que competindo com ela militarmente ou não. Não vou entrar no mérito se a proposta dá um resultado melhor ou pior. Mas ao meu ver, nenhum dos lados quer essa parceria estratégica. Não é de interesse de qualquer elemento das elites políticas de ambos os lados. Então a prescrição final… Read more »

Alexandre Galante

GFC_RJ, dá uma sacada nesse site:

https://www.us-china-investment.org/fdi-data

Veja como a economia dos EUA e da China estão interdependentes.

GFC_RJ

Galante, Com certeza estão interdependentes, isto é até mesmo inerente da Globalização. Justamente esta interdependência é que derruba por terra esta teoria de “Guerra Fria 2.0”. Pois na Guerra Fria original, o mundo bipolarizado mantinha os dois pólos praticamente sem QUALQUER contato um com o outro, seja no âmbito econômico, cultural ou militar.   Há um grande número de ativos americanos na China e vice versa. O fluxo de capital entre ambos é enorme! Mas isso não significa parceria estratégica entre os Estados.  Da mesma forma que a Russia é interdependente com a China, mas nunca terá uma parceria estratégica com… Read more »

Antoniokings

É evidente que a estratégia americana está errada.
Com Trump, era pior ainda.
A China estava e ainda está nadando de braçada no cenário internacional.

Antoniokings

E como desgraça pouca é bobagem (para os americanos) a estratégia de criar um bloco de contenção com possíveis aliados na região vai fazendo água.
Principalmente com relação à Índia, que se está desfazendo em uma gravíssima crise médico/sanitária.
Alguns analistas econômicos consideram que sua situação econômica pode retroceder vinte anos.
Paralelo a isso, os EUA passaram a ameaçar a Índia na questão dos S-400, inclusive mandando navios para o Oceano Índico. O que a Índia não gostou
E agora, não estão ajudando os indianos na catástrofe da COVID que, pasmem, foram buscar auxílio na vizinha China.

Antoniokings

E, como sabemos, chineses são mestres nas artes da paciência e da estratégia.

Sincero

“A china não é uma potência expansionista.”
-Agência de Notícias Xinhua
Né não. Expandionista são os Tibetanos, Uiguris, Taiwaneses, Indonésios, Japoneses, Indianos, Nepaleses,

Marcelo

Kkkkkkkkkk SÓ rindo mesmo desses “analistas”
Só olhar o mapa “histórico” e ver o quão É ANACRÔNICO , ridícula a retórica do texto.
Ser humano É ser humano … basta DAR poder e a perversidade surge.

Heitor

“Os americanos se colocam em perigo ao presumir que é impossível para eles perderem, já que venceram todas as competições por 130 anos.”

Vietnam: “cough, cough…”

Last edited 2 anos atrás by Heitor
Alex Barreto Cypriano

Todo poder é imperial: ocupa território (expansão físico/politica) pra tomar o que quer ou aguarda a entrega do que quer pelo estado subalterno/tributado (isolamento da centralidade imperial). Expansionismo ou isolacionismo são igualmente imperiais e entregam os mesmos males aos colonizados ou tributados (submissão, dependência, atraso, desintegração, extinção)
Off topic: no mais recente Battle Fleet da USNavy, sensores passivos de plataformas não tripuladas conectados em rede conseguiram passar identificação, rastreio e mira prum SM-6 num DDG-51 a 250 milhas náuticas do alvo. Merecia uma matéria.

Alex Barreto Cypriano

Corrigindo-me: “no mais recente hybrid battle fleet problem”. Quis me referir ao UxS IBP 21 (unmanned systems integrated battle problem 21) que ocorreu de 19 a 26 de Abril na frota do Pacífico da USN.

João das Botas

Um “academico” n’um jornal…francês…kkk. Ai de taiwan, philipinas ou vietnan se não fosse a América neste momento.

Binho

No passado a China foi um dos países mais invadidos do Mundo, iniciou com vizinhos depois mongóis, portugueses, britânicos, uma coalizão de potências europeias, Japão e USA……..e depois Japão nas duas guerras sino japoneses.

Por diversas vezes seu despreparo militar lhe trouxeram destruição, atraso, fome, miséria….. fora outras barbaridades que sofreram nas mãos dos invasores.

Acho que nunca mais vão ser pegos de surpresa e baixa guarda, mesmo acontece com a Russia.