PLA Navy rumo a Djibouti

General encarregado do Comando da África do Pentágono avisa que o governo chinês está tentando garantir bases navais na África Ocidental

A Marinha do Exército de Libertação Popular (PLA Navy) poderá em breve estar operando no Oceano Atlântico, de acordo com o general do Exército dos EUA encarregado do Comando da África.

A China teria abordado vários países africanos pelo direito de abrir uma base naval. O resultado pode ser navios de superfície e submarinos chineses a milhares de quilômetros de suas áreas de operação tradicionais, o que pode ser problemático para as forças dos EUA em tempo de guerra.

O general Stephen Townsend, o principal general dos EUA para a África, disse à Associated Press em 6 de maio que a China está “procurando um lugar onde possam rearmar e consertar navios de guerra”. Ele continuou:

“Isso se torna militarmente útil em conflitos. Eles estão longe de estabelecer isso em Djibouti. Agora eles estão olhando para a costa do Atlântico e querendo uma base dessas lá.”

A China teria abordado países na costa oeste da África, do sul da Namíbia às Maurícias, mas ainda não chegou a um acordo com nenhum país. Até agora, a China tem apenas uma base no exterior: Djibouti, no Chifre da África.

A China está lentamente, mas seguramente expandindo o alcance de suas forças navais. No final dos anos 2000, a China se ofereceu para se juntar à flotilha internacional antipirataria ao largo da costa da Somália, um processo que forçou sua marinha a aprender a navegar da China continental através do sudeste da Ásia e do Oceano Índico, e então conduzir patrulhas antipirataria. Este foi um grande salto em capacidade para uma marinha que raramente fazia surtidas fora do Pacífico ocidental.

As patrulhas levaram a China a garantir os direitos de uma base naval local, em Djibouti, que agora é o lar de várias centenas de fuzileiros navais chineses – e gerou relatos de tropas chinesas assediando aeronaves militares dos EUA com feixes de laser.

Forças chinesas no Djibouti
Forças chinesas no Djibouti

Townsend afirma que a China tentou assinar um acordo para estabelecer uma base naval na Tanzânia, mais ao sul, e agora ao redor do Cabo da Boa Esperança, no Atlântico. Se mais bases chinesas se materializarem na África, o resultado poderá ser uma série de instalações próximas à região do Meio-Atlântico, dominada pelos Estados Unidos.

Tudo isso faz sentido do ponto de vista de uma grande potência naval cuja economia depende do comércio internacional. A maioria das importações e exportações da China viaja por mar, e a China tem interesse em manter a liberdade dos mares.

Navios da Marinha Chinesa em exercício com navios da Marinha do Brasil em 2013, ao largo do Rio de Janeiro

Ao mesmo tempo, essas bases também seriam úteis em um conflito potencial com os EUA. Se uma guerra estourasse amanhã, as forças dos EUA poderiam ter uma certeza razoável de engarrafar a vasta maioria da Marinha Chinesa no oeste do Oceano Pacífico, onde poderia ser isolada, afundada ou forçada a retornar ao porto.

Mas se as forças aéreas, navais e marinhas chinesas estivessem baseadas no Atlântico, elas poderiam forçar o Pentágono a expandir o escopo de uma guerra com a China muito além do Pacífico. Os EUA poderiam ter que enfrentar uma guerra em duas frentes, rastreando porta-aviões chineses, forças-tarefa de superfície e submarinos de ataque que operam no Atlântico.

A China, com toda a sua prosperidade recém-descoberta e o rápido crescimento de sua marinha, tem poucos lugares para enviar sua frota em todo o mundo. Ao contrário da Marinha dos EUA, que pode contar com uma rede global de aliados militares com portos acolhedores, a Marinha do Exército de Libertação Popular pode navegar para a Rússia, Paquistão, Djibuti … e só isso.

China – suposto planejamento de bases navais no exterior, em 2017

FONTE: Yahoo.com / Popular Mechanics

Subscribe
Notify of
guest

244 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo

ai comeca a pegar para o nosso lado…

Joao

Que situação!!! Bem no nosso quintal. Mas blz! temos 80 mil homens da MB em nossa costa prontos para a defesa. Sem navios mas prontos!

Luís Henrique

Tenho uma proposta de redução de efetivo que geraria uma economia aproximadamente de R$ 12 bi anuais, sem grande perda de capacidade. EB hoje tem 220 mil, sendo 130 mil profissionais e 90 mil recrutas. Redução de 50 mil militares profissionais, de 130 para 80 mil, sendo metade de carreira e a outra metade temporarios. E aumento dos recrutas de 90 para 120 mil. Total: 200 mil Economia: cerca de R$ 4,4 bi FAB tem cerca de 80 mil. Redução para 40 mil, sendo metade composto por temporários. Acréscimo de 5 mil recrutas. Total: 45 mil. Economka: cerca de R$… Read more »

Marcelo

Continua com esse papo que vc vai ver a kombi preta te fazer um visita nao vai demorar !!!! Kkkk

Heitor

pior que é vdd!Se fosse pela ótica de se fazer o que se deve pela logica dos fatos, tudo estaria resolvido!No brasil tudo se faz conforme as conveniencias de quem exerce o Poder!

Pedro

Faltou citar a diminuição do efetivo de cervejas Stella Artois e da Picanha, um pouquinho das pensões.

Dimitrius

Mas tecnicamente como você demite ou desliga tantos concursados? As forças armadas já estão trabalhando com a redução do pessoal de carreira porém seguindo uma lógica de longo prazo. Quando dei baixa da FAB em 2017 já tínhamos um número considerável de oficiais e sargentos temporários lidando com a burocracia e esse cenário está expandindo.

Caerthal

O principal papel do Exército é o de controlar a Marinha e a Aeronáutica, forças com capacidade de projeção de força.

Mensageiro

O EB até faz sentido ter mto pessoal, mas a Aeronáutica?? Eles nao tem nem fuzileiros como a marinha. Da aeronáutica podia cortar mtos

Paulo

Aumentar o número de pessoal despreparado (que tem custo sim!) e mandar embora o pessoal que tem experiência, preparo e muita grana investida? Essa é a economia?

DBForte

O Brasil não pode aceitar mais recrutas nas Forças Armadas . Era necessário um plano de carreira . O Brasil não pode investir dinheiro em capacitação de pessoas , que poderão vir a ser recrutadas pelo crime organizado . É preciso pensar no problema de segurança pública , que um investimento errado pode causar . É preciso investir em Defesa , sem criar mais problemas . Outra discussão é sobre como se pode aplicar forças de Defesa ociosas , em tempos de paz . Não há recursos . Mas tentar cortar dinheiro da folha de pagamento para investir em equipamentos… Read more »

Marujo

Se estou certo, a Armada da nossa vizinha Argentina tem apenas 16 mil homens.

Kemen

Some 22.000 da “Prefectura Naval”. 16.405 + 22.000

Cristiano GR

E com tão poucos homens, eles possuem diversos militares operando em pequenos quartéis ao longo toda a fronteira pelo Rio Uruguai. Nas aduanas deles também tem monte de gente. Nas aduanas brasileiras, que em alguns lugares são integradas por falta de pessoal nosso, em alguns casos há somente um técnico do tesouro operando e só no turno do horário comercial. É ridículo! E ainda se fala em controlar fronteiras. Nas aduanas do Uruguai, com população total menor que a grande Porto Alegre, há muito mais pessoal que nas aduanas brasileiras, onde, via de regra é apenas 1 homem, kkkk, por… Read more »

Agressor's

“Somos uma nação marítima. Sendo uma nação marítima, estamos rodeados de mar. Devemos sempre dominar esse mar. Nós sempre vamos dominar os oceanos” Trump. Os eua dominam os mares desde o fim da segunda guerra mundial…o pacífico é conhecido pelos especialistas do pentágono como o “Lago da América”…os eua se utilizam de uma estratégia de dominação mundial centrada na supremacia mundial de seu poder militar e econômico…seu poder militar como modelo de coluna vertebral sustenta e garante sua supremacia global e a ordem vigente de seu poder econômico… em uma época de globalização está aumentando o tráfego de cargas nas… Read more »

Mauro Cambuquira

Sabendo nadar, não teremos problemas em garantir nossa soberania na Amazônia Azul. A cada dia somos pegos de surpresa, coisa normal na MB.

Ted

Fuzileiros na terra ou no mar são fuzileiros. Ka entre nós, é uma tropa profissional.

Allan Lemos

Teoricamente, sim. Mas do jeito que a nossa classe política adora ver o País de pernas abertas para a China, é bem provável que dê pulos de alegria com a chegada dos chineses por essas bandas para nos libertar do imperialismo yankee malvado.

Antoniokings

Deus te ouça!

Hellen

Capitalismo é isso amigao,entregaram tudo para os americanos em troca de mixaria $$$$ !!!!
Agora chegou a vez dos chineses com muito dolar pra gastar e vc acha que politico vai perde a chance de ganhar um por fora $$$ dos chinas abrindo as perna pra eles igual foi feito para os yankes !!!! Kkkk
Vai entregar o que os chineses quiserem !!!!
Nao esqueça do manganes retirado da serra do navio com construção de ferrovia e porto para ser levado as pressas para reserva estrategica americana no deserto !!!!
O brasil nao é para amadores !!!!

Agressor's

O que a China esta fazendo mundo afora é estender a sua influência através da compra. Diferente das potências ocidentais que só retiraram e deixaram só a destruição por onde passaram. Acho interessante essa galera “liberal” que torcia o nariz quando se falava de imperialismo dos eua agora fica no maior stress com o crescimento da China… No fim o que estamos vendo é a Ásia recobrar seu lugar de sempre na história do comércio mundial, e o que me inquieta é pensar em como será o mundo do século XXI em diante com a China no centro do sistema… Read more »

Caerthal

A especialidade deles é a compra o establisment. Até agora 99% de sucesso…

Farias

Tem gente que realmente acha que o Brasil antes fazia as coisas em puro interesse próprio e agora que a China tá chegando é que estamos “abrindo as pernas”, quero saber é quando que nossas pernas estiveram fechadas.

Agressor's

China = Estado obcecado com crescimento, coordenando as iniciativas privadas, investindo, pró-ciência e tecnologia. E o braziu, do tamanho que é, descendo a ladeira…

Francisco Lucio Satiro Maia Pinheiro

China: pró-ciência? Kkkkkk
Pró repressão das liberdades individuais; pró -controle ideológico da internet; pró censura total da imprensa; pró – escravização dos cidadãos a um grupo privilegiado que dirige um único partido; pró -controle das liberdades políticas.

Antoniokings

Vai se acostumando e aceitando a presença chinesa por estas bandas.
Vc vai precisar.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2021/05/13/china-pode-triplicar-fatia-no-comercio-da-al-ate-2035.ghtml

Agressor's

A financeirização jogou a classe trabalhadora dos EUA na precarização a longo prazo, a China veio e apostou no pleno emprego de sua população e tomou conta do mercado investindo na industrialização…

Agressor's

A China comunista está simplesmente jogando o jogo chamado “capitalismo”. E está se saindo muito bem nesse torneio…

Lucas

aceita que dói menos

José Carlos David

Perfeito.

solipsi rai

e também as jazidas de nióbio de 45 trilhões que estão sendo entregues de graça..!!
“este pais tem que ter uma ( ruptura institucional ), os inimigos estão lá fora e aqui dentro ..!!”
se não houver uma ação de patriotas isto aqui irá virar uma venezuela um haiti.

Veiga 104

Com todo respeito Marcelo não entendo porque ” começa a pegar para o nosso lado “. A China é parceira comercial, não ameaça de forma alguma nosso território , não vejo como uma base deles em território africano possa nos ameaçar.

Tiago Gimenes

Pega nada, da mesma forma que não pega as bases americanas e britânicas no atlântico sul. A China não tem como alvo o nosso país, seu objetivo e evitar ser sufocada comercialmente, e nesse cenário podemos tirar proveito da presença Chinesa no atlântico Sul principalmente se lembrar num futuro hipotético de bloqueio naval por parte das nações europeias e dos EUA para contra nosso país para supostamente “preservar” a floresta amazônica. Infelizmente o povo une o ódio ao PT, com a China e tudo que é vermelho, alimentados claro por um monte de canal de mulecada relatando a ameaça de… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Tiago Gimenes
Pedro

Pois é… o berço esplêndido vai acabar, ou pelo menos deveria…

João Fernando

Essa costa africana deveria ser ocupada pelo Brasil. Mas aqui gostamos de ser pequenos em tudo. Fim

Defensor da liberdade

Espero que esteja falando de acordos comerciais.

Filipe

No mínimo o Brasil deveria ter duas bases na Africa (Angola e Cabo Verde)

Alison

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Brasil ter base na África pra que? pra por mais gente em terra é? kkkkkkkkkkkkkkkk

carvalho2008

inclua Namibia tambem…o negocio la deveria ter continuado a ir para a frente

João das Botas

Kkk…que delícia! Viram só? Com uma base comunista na costa atlântica da África seremos brindados com muito mais exercícios navais entre a MB e os chinas!

Last edited 2 anos atrás by João das Botas
Moriah

Logo vem a Venezuela com bases da China e Rússia… aí o circo estará completo.

Kemen

Grande possibilidade futura, da Marinha Argentina compartilhar essa provavel base da China no Atlântico sul, se as compras dos armamentos chineses se efetivarem. Sera que veremos os L`Ádroit visitando essas bases e fetuando exercicios conjuntos ?

carvalho2008

é um campo de possibilidade

Agressor's

Comunista? Base Comunista?

Last edited 2 anos atrás by Agressor's
NBK

Logo no Atlântico Sul, a região que devia ser de influência do Brasil, com quatro países que tem o portugues como lingua oficial. Já não bastava a quarta frota americana, os territórios ingleses, a presença militar francesa na Guiana e em suas antigas colonias, agora teremos os chineses também.

É o preço que pagamos pela desorganização política interna e falta de uma estratégia de governo, ao invés dos interesses partidários.

Moriah

O gigante continua adormecido… diferente de outro como a Austrália

Antoniokings

Austrália gigante?

Wellington R. Soares

Comparado ao Brasil sim. Boa educação, boa saúde, por per capita ótimo, bons equipamentos de defesa…..
Algo mais ???

Antoniokings

Ah tá!
São critérios ‘imateriais’.
Porque em matéria de PIB, população, mercado consumidor, presença internacional, Forças Armadas e etc., ainda são relativamente pequenos.

Fernando C. Vidoto

Mais ou menos…

A RAAF(Royal Australian AIr Force) é superior a FAB(Forca Aerea Brasileira) por muito.

Alison

Acorda amigo… Brasil não é parâmetro pra medir Gigantismo em lugar nenhum do mundo…

carvalho2008

voce pode ter uma potencia focada em defesa ou não….o Brasil é uma potencia não focada em defesa…

Allan Lemos

Não existe isso. Quem se foca apenas no soft power ou por escolha ou por incapacidade não é potência coisa nenhuma.

carvalho2008

O Canadá…..

Allan Lemos

O Canadá não é potência.

Kemen

kkkkkkk, se fosse pois tenho minhas dúvidas, a qualidade de uma força aérea não se mede somente pelos aviões de caça que dispõe, estaria claro, porque tem a China ali perto.

Kemen

Amigo, espero que esteja sentado para não cair de susto, mas a verdade é a seguinte no ranking das forças aéreas em 2021. Brasil – 17 Australia – 30 Chile – 35 Facil de entender, no cálculo entra logistica, treinamento, todos os meios disponiveis (não apenas caças e geração), transportes, armas / misseis, prontidão, bases aéreas, materiais de reposição, indice de manutenção autônoma, capacidade de recuperação, etc. Amigo, espero que esteja sentado para não cair de susto, mas a verdade é a seguinte no ranking das forças aéreas em 2021. Brasil – 17 Australia – 30 Chile – 35 Facil… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Kemen
Wellington R. Soares

Vamos falar em termos materiais então:
– PIB per capita elevado;
– Possuem um PIB total próximo ao Brasileiro (veja lista abaixo);
– Marinha mais poderosa do Hemisfério Sul (3 destroyer de 7000 mil toneladas, 8 fragatas Hanzac e 2 porta helicópteros Canberra com quase 28 mil toneladas cada);
– Força aérea mais poderosa do Hemisfério Sul (12 P8, 33 caças F35 dos 72 encomendados, fora algumas dezenas de F18).

https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/03/03/brasil-sai-de-lista-das-10-maiores-economias-do-mundo-e-cai-para-a-12a-posicao-aponta-ranking.ghtml

Antoniokings

Prezado Wellington

Estamos falando de ‘gente grande’, o que descarta todo o Hemisfério Sul.

Alison

Ser desenvolvido não significa ser Gigante ou Potência… acorda…

Kemen

Correção, em vez de porta helicópteros considere navio multimissão, poderia embarcar e operar até 15 F-35 cada um, também, podem embarcar tropas e veiculos de combate.

Kemen

Digamos médios. O passado da Australia para quem sabe ler e se informar é triste. Ainda bem que com o tempo o pais realmente mudou essa politica segregacionista e escravagista, a devoção à rainha inglesa diminuiu, o pais passou a ver-se como um pais realmente independente. Casamento entre indigenas e colonizadores era proibido pelo Estado (segregação racial). Indigenas não podiam frequentar cinemas, bares e discotecas junto com os brancos (segregação). O estado incentivava a adoção e mesmo o “sequestro” de crianças indigenas para serem criadas pelos brancos e assim asumissem costumes sociais dos colonizadores. (bloqueio cultural) Muitos gregos entre outros… Read more »

Antoniokings

Muito bem colocado.

Jadson Cabral

E é melhor se conformar, porque do jeito que anda daqui a pouco têm bases aqui do lado tbm

Kemen

Espero não ver o nosso territorio retalhado e redistribuido entre as potências militares. Poder nuclear imediato, mudem a Constituição!

Moriah

Agora quero ver o que certo país sul-americano fará com sua marinha quase sem escoltas…

Antoniokings

Chineses não são nossos inimigos.
Lembre-se disso e seja grato (em todos sentidos).

Jadson Cabral

Ninguém é nosso inimigo até se tornar nosso inimigo.

Kemen

Geralmente nós os tornamos inimigos, qual a razão?

  • Inveja pelo progresso que estão atingindo ?
  • Terem um regime politico muito distinto do nosso e totalitario ?
  • Criticar um regime pela falta de liberdades é uma coisa, torna-lo nosso inimigo é outra.
jairo

Não? Quando atrasam insumos para vacinas propositalmente nao estão demonstrando que são inimigos ???
quanto tempo levaria pra ao invés de impedir acesso a insumos de saúde por causa de falas débeis de um governante débil, o fariam por um governante nao assinar uma concessão qlq??
A China só não é mais inimiga do Brasil que a elite agro-pop que enche as burras de dólares vendendo soja e gado em detrimento do meio ambiente.

Antoniokings

Colo que isso na conta do PR e sua trupe psicodélica.

carvalho2008

O mundo é feito de matematica, de graficos, de dados, de graficos, de mais dados, dados, graficos….China e India estão atras do Brasil no percentual de população vacinada apesar das centenas de milhões de vacinas já aplicadas….a população deles é enorme meu amigo e não existe, não há, não tem, capacidade de produção de vacinas e insumos…Pelo amor de Deus, olhe os graficos e evolução dos graficos…se não olha é porque não quer olhar e se confortar com torcidas….Chineses a pouco estavam atras dos americanos em vacinação….mais recentemente eles passaram….e é ai que insumos começam a faltar ou ter soluços…… Read more »

Defensor da liberdade

Está falando das duas maiores populações do globo, tenha santa paciência.

carvalho2008

Sim exato…detesto falar em indice de % de população vacinada como Ranking, pois ai voce é desonesto e coloca maldivas, Monaco, Malvinas (Imagina so), Malta e todos aqueles nanicos no ranking na frente de Brasil, China e India….não tem sentido…. Mas a observação é no sentido de que eles mesmos produtores de insumos não estão conseguindo fabricar as quantidades para consumo proprio….obvio que trabalhando no limite, qualquer soluço de produção será priorizado o proprio país dono da vacina… Não tem país europeu usando o IFA Chines…nem americano…e os demais do mundo, tem uma quantidade muito pequena…é so ver o grafico…são… Read more »

carcara_br

Só sei que perdemos 1.5milhões de doses ainda em 2020 por falta de negociação só da Pfizer.

Alex Barreto Cypriano

Eu ouvi serem 500 mil em 2020 e muitos milhões (várias dezenas de milhões) distribuídos ao longo desse ano. Isso lá na CPI. Mas lembremos que ao fim do primeiro trimestre de 2021 já tinham morrido 250-300 mil brasileiros. O que a Pfizer quis entregar faria pouca diferença no ritmo da vacinação. Dane-se a Pfizer e seu RNA mensageiro. Deviam ter quebrado, por motivos humanitários, as patentes de vacina de virus inativado e produzido o IFA aqui. Deviam ter ido atrás da vacina da J&J, de uma única dose, quanto mais não fosse pra acelerar a cobertura com imunização máxima… Read more »

carcara_br

Ouviu errado, o contrato proposto em agosto era 1.5milhões. pra 2020

Antonio Palhares

O mito só se faz acompanhar das piores pessoas possíveis. Toma as piores decisões. Parece um cachorro latindo para os pneus de um carro andando. O carro pára, e ele não sabe o que faz. E foi contra a quebra de patentes de vacinas. Fica dificil gostar disso.

carvalho2008

dois dias de vacinação sobre uma proposta de contrato leonino….

carcara_br

Dois dias que salvariam milhares, do contrato que leonino ou não acabou sendo assinado.

carvalho2008

Mestre…não há ma viva alma no congresso ou executivo que vá colocar o seu na reta sem garantias juridicas….o congresso votou a liberalidade e ai o Governo comprou com mais segurança….não dianta…de genio a Eugenio…todos tomariam a mesma atitude para não entrar na reta…mudaram a lei, resolveu…

carcara_br

O governo usa a estratégia covarde de se esconder na burocracia pra se eximir, a segurança jurídica já estava garantida, era uma vontade da sociedade o próprio STF estaria disposto a apoiar qualquer medida que viesse ao encontro de medidas de controle do coronavirus, inclusive o congresso não se furtaria aprovar qualquer lei ou decreto do presidente neste sentido.

carvalho2008

ja mostrei os graficos de de distribuição dia a dia nos paisesdo globo….quem começou e em quanto estavam já em jan 2021….somente Inglaterra, EUA e mais uns dois fizeram mais de 1 MM de doses até 21/01/2021…e olha que eram os donos das vacinas e países de origem…

Sempre se pode melhorar…mas isto ai não passa de falacia de vendedor…que queria vender nas suas absolutas condições….

carcara_br

Isso é falácia de defensor de um governo irresponsável, pois então que se tivesse comprado, e depois culpado a empresa, você esta tentando inverter a ordem da coisa toda. Não se comprou P.N. e, a partir desta realidade de omissão, tentando prever como teria sido. O que foi, foi. o que teria sido você tenta racionalizar pra não admitir o óbvio, faltou empenho.

carvalho2008

é uma opinião…respeito ela….mas não concordo…

carcara_br

São os fatos meu caro.

Antoniokings

O Butantan acabou de anunciar que parou a fabricação de vacinas por falta de insumos.

Kemen

Pior aquele que se apropria de todas as vacinas e entrega miserias aos outros. Se tem algo que não concordo são os regimes totalitarios e sem liberdades, mas tenho que aceitar que graças a um deles dispusemos de vacinas contra a mortal COVID, o IFA das duas vacinas vem da China coronavac e astrazeneca, os nossos amigos de sempre do norte agora soltam vacinas a conta gotas, isso é pelo apoio que sempre demos a eles? A China entrega as vacinas, apesar dos continuos ataques verbais feitos pelo nosso maior lider, ataques continuos, e se não fosse suficiente, semana passada… Read more »

paulino

O Brasil não é um país industrializado, O Brasil só pode exportar soja e minério de ferro para a China, Você não pode culpar os outros, A China compra 100 bilhões de euros em produtos alemães todos os anos, No ano passado, os carros alemães venderam 5 milhões de veículos na China, Um grande número de máquinas e produtos de alta tecnologia alemães são exportados para a China, O Brasil tem produtos de alta tecnologia que valem a pena exportar para a China? Pequeno avião do Brasil em comparação com Airbus e Boeing, Também carece de competitividade. A grande aeronave… Read more »

paulino

O Brasil deve agradecer à China por importar produtos agrícolas brasileiros. O Brasil exportou 70 bilhões de dólares em produtos para a China no ano passado. O Brasil comprou apenas US $ 32,5 bilhões em produtos chineses. O Brasil mantém um enorme superávit comercial com a China a cada ano. O Brasil exportou apenas mais de 20 bilhões de dólares americanos de produtos para os Estados Unidos. O superávit comercial do Brasil com os Estados Unidos é zero. Por causa do enorme poder de compra da China. Os agricultores brasileiros ganham muito dinheiro. Você dificilmente pode imaginar perder o mercado… Read more »

Mercenário

Paulino,

A questão é que a China atualmente precisa importar produtos agrícolas brasileiros. Ou seja, perder esse mercado, neste momento, é improvável.

Satyricon

A Alemanha nazista era o maior parceiro comercial do Brasil na época.
Deu no que deu.
Estranho como a história se repete…

Antoniokings

Não vai se repetir.

Hellen

a diferença é que a china tem armas nucleares e ninguem vai atrever a invadir ela e o capitalismo aplicado pela china é 10 vezes + desestabilizador !!!!
Qual o pais vai querer deixar de ter superavit primario para ficar negativo para agrada Washington ????

Wagner

Não temos dinheiro para construir bases na África. Faltaria para picanha e cerveja.
Ironias a parte, lembro que os megalomaníacos do Lula e seu governo como Amorim diziam que o Brasil iria “expandir sua influência” nos países africanos, que essa era a política externa lulista…. kkkkk

Wellington R. Soares

Será que realmente faltam recursos para nossas forças armadas ou a grana é mal gasta ?

Olhem a reportagem abaixo:

https://noticias.r7.com/prisma/r7-planalto/ministro-proibe-compra-de-bebidas-alcoolicas-pelas-forcas-armadas-12052021

Kemen

1,4 % ? Por ser um dos 183 paises do mundo com maior PIB ? Mesmo assim é pouco para malgastar! kkkkkkk

Kemen

A China esta doando algumas de suas vacinas a paises africanos.

Michel

E o que o ATUAL governo está fazendo em prol da nação e de manter influência em África?

M.@.K

A África será o próximo alvo de influência e de demandas da China, principalmente no que diz respeito à mão de obra barata.

Antoniokings

E que fique nisso, pois as notícias é que querem explorar a maior mina de minério de ferro do Mundo que fica lá.
Seria péssimo para o Brasil e catastrófico para a Austrália.

M.@.K

Também ouvi falar nisso… mas acho que a expansão da China na África vai além disso… penso em questões políticas também…

Antoniokings

Tem de colocar um ingrediente político.
A África é muito conturbada e cheia de facções políticas.

M.@.K

Ãham

Antoniokings
Francisco Carlos Popriaga

Pode colocar na conta as gigantescas plantações de soja, milho e outros alimentos produzidos nas fazendas chinesas da África nos próximos 20 anos. Viva e verá.

Antoniokings

Verdade.
Já há notícias neste sentido.
A China financiando a agricultura naquele Continente.

Up The Irons

Notícia ruim, mas tomara que se concretize e digo o motivo: talvez, talvez!, os cabeças da MB acordem e vejam a necessidade de modernização da Força por meio da redução de pessoal ao longo da década. Dinheiro tem de sobra! O problema é que também tem marinheiro de sobra… Aí a conta não bate! Precisamos realmente de 80 mil homens? Não daria pra trocar uns 20 ou 30 mil marinheiros de terra por fragatas, corvetas, submarinos, navios varredores, baterias antiaéreas, helicópteros e outras coisas que compõem uma marinha de guerra?

Vovozao

12/05/2021 – quarta-feira, btarde, primeiro…. “”ouvimos sempre….. não existe ameaça,…… segundo…. como sempre o primo rico do norte…. se preocupava com oriente médio, Ásia, e sempre negligenciavam o atlantico sul, os chinas viram as falhas e estao chegando, dentro de pouco tempo, não poderemos chorar sobre o leite derramado….. ja estão na Argentina, com sua “”escuta””, bem ao sul, uma base com antenas de longo alcance.

João Fernando

Igual Alcântara?

Kemen

kkkkkkkkkk. A piada valeu.

Kemen

Hilário amigo. F. N.

Last edited 2 anos atrás by Kemen
Marcius

Acho melhor colocar um portão lá em cima, um pouco acima da linha do equador e um outro lá em baixo no Cabo da Boa Esperança e fazer um condomínio fechado, aí só entra morador, srsrrsrs

Kemen

Vamos levantar um muro nas fronteiras. kkkkkkkk

Carlos Bonifácio

Alguns discursos ” O BRASIL não tem ameaças ” e agora temos e vamos sim dar a resposta

Antoniokings

E a frota americana defendendo os interesses deles não seria uma ameaça aos interesses do Brasil?
Ou os interesses dos Brasil são os mesmos dos EUA?
Lembrei-me daquela célebre frase: O que é bom para os EUA é bom para o Brasil.

Wellington R. Soares

Para um país miserável como o Brasil, resta para nós abaixarmos a cabeça, seja para os Chineses, Americanos ou Russos.

Alex Barreto Cypriano

É? Você consegue se equilibrar entre três senhores em conflito? Inacreditável… E, sim, Rússia e China vão bater cabeça enquanto não estiverem mordendo os EUA…

Kemen

Não nunca, somos uma nação soberana e independente. Todas as nações amigas são bem vindas, seus produtos, seus capitais, desde que nos respeitem.

Last edited 2 anos atrás by Kemen
Satyricon

Wellington, a história tende a se repetir. No passado, o Brasil soube navegar muito bem pelo atoleiro da IIGM, apesar da ditadura vigente (claramente inclinada ao facismo) principalmente devido ao brilhantismo de Oswaldo Aranha. Colhemos bons frutos.
Resta-nos agora esperar o desenrolar dos fatos, e não nós precipitarmos, claro.
Vc foi de certa forma infeliz nesse seu comentário.

Antonio Palhares

O Brasil não está abaixando somente a cabeça.. E faz tempo.

Allan Lemos

Sempre defendi que o Brasil fizesse uma base aeronaval em Fernando de Noronha. Agora isso se faz mais necessário do que nunca. Talvez fosse até interessante operá-la em conjunto com os EUA. Ela, juntamente com Ascensão poderiam formar uma barreira para proteger a nossa costa.

Bardini

Não faz o menor dos sentidos rasgar dinheiro fazendo uma base aeronaval em Fernando de Noronha.

Allan Lemos

Lógico que faz. Localização estratégica, é um porta-avião no Atlântico.

Bardini

É estratégico… se tu ainda vive na década de 80, onde o alcance dos meios da FAB são medíocres. . Teríamos de que gastar dinheiro expandindo as instalações e estruturas ao redor do aeroporto, onde tudo é muito apertado. Teriam que mandar um calhamaço de pessoal para lá, desde de administrativo até o piloto e o mecânico. E vai ter que ou bancar esse pessoal morando lá com a família ou cobrir as suas locomoções, já que ninguém da MB deve ser natural de lá, com família lá. Tem que abrir toda uma perna logística para apoio do meios dessa… Read more »

Allan Lemos

E é mesmo. Na nossa situação atual, comprar mísseis de longo alcance seria melhor. Mas uma coisa não exclui a outra. A importância de ter bases militares em ilhas já está mais do que provada, mesmo que sejam apenas instalações para a coleta de informação. Não estou falando que a hipotética base deveria ser do tamanho de Andersen ou de Pearl Harbor, mas ao menos que fossem instaladas baterias de misseis antinavio, antiaereas, radares e equipamentos para coleta de informações e de vigilância, para que fosse criada uma camada extra de defesa para a costa do Nordeste. Mas isso seria… Read more »

Bardini

mas ao menos que fossem instaladas baterias de misseis antinavio, antiaereas, radares e equipamentos para coleta de informações e de vigilância, para que fosse criada uma camada extra de defesa para a costa do Nordeste
.
Humm…
Tipo isso, só que imóvel?comment image

Allan Lemos

Ah sim, até porque 4 Tamandarés serão mais do que suficiente para proteger todo o litoral, e todo mundo sabe que as capacidades delas para portar mísseis mantimentos e combustível serão infinitas. Além disso, soube também que elas terão a capacidade de se teleportar para a costa do Nordeste caso haja uma necessidade…já tá na hora de você começar a usar o seu cérebro, hein?

carvalho2008

tipo isto….este é legal porque se move….tem de existir varios deles…e que tal colocar outro junto com este que não afunda? que cabem centenas e milhares de homens? mais misseis? Mais eletricidade, mais combustivel…..tal como ilha não navega…navio não se encastela….

carvalho2008

Bem, a contrapartida do pensamento do amigo seria que então a base continental terrestre é imensamente mais vantajosa pois ela pode ser desmobilizada e “fugir” para o interior do país, recuando, o que não pode ser feito numa ilha….mas existem papeis que são exatamente para isto, o que é espada espada é….o que é escudo, escudo é….e um escudo de defesa, um anel externo apesar de sempre desejavel como inabalavel e indestrutivel, é antes de mais nada um obstaculo ao agressor, ele pode quebrar, mas levara tempo e recursos do adversario, o atrasa e com habilidade, voce pode até inflingir… Read more »

Jadson Cabral

Que porta-aviões no atlântico??? Fernando de Noronha fica a 350km da costa, não no meio do oceano. Uma base lá não faria diferença estratégica alguma. E digo mais, nos daria mais trabalho para defender, porque se o inimigo tomasse estearíamos fritos. Uma base estratégica seria no arquipélago de São Pedro e São Paulo, que fica praticamente no meio do caminho para o norte da África, mas aquilo lá é só um amontoado pequeno de pedra, uma elevação vulcânica no meio do nada em que não daria pra fazer nada.

Oráculo

A Ilha de Trindade fica a 1200 km da nossa costa. Ali não seria impossível construir uma base naval.

Mas como disse o Bardini, o investimento e o custo fixo para mante-lá tornam a empreitada quase impossível.

Que os Almirantes parem de ficar gastando dinheiro com whisky e picanha e comprem logo mais escoltas.

O resto é viagem na maionese.

Bardini

Existe a tese da triangulação insular, que descreve cenários envolvendo as ilhas do Atlântico Sul e etc…
.
Mas qualquer pensamento mais cheio de “frufrus” que envolva o uso militar das ilhas brasileiras, é viagem conjecturando coisas que ou são inviáveis financeiramente, ou poderiam ser substituídas com alguma solução tecnológica.

carvalho2008

Voce promete que um invasor não iria usar Fernando de Noronha contra nosso proprio continente?

Bardini

Invasor…
Que invasor?
Qual o cenário?
China?
EUA?
Coalizão da OTAN buscando “democracia”?
Fim do mundo?
WW3?
Gringo querendo roubar água e minério pra carregar nas costas pra casa?
.
É muita viagem pra quem é pobre e não comprou mais do que 36 caças…
.
A maior política de defesa com relação a Noronha já é aplicada, que é não permitir nascimentos na ilha. Quem mora lá é brasileiro, nascido no continente. Isso visa impedir demanda por separatismo, que é uma ameaça muito maior do que uma invasão.

carvalho2008

O Invasor que “surge”….e de novo…uma coisa é prioridade na lista…a outra é não dizer que não é geograficamente estratégico…..banana…com laranja….voce não ter recurso para alocar recursos lá não quer dizer que não é necessário….nem utilidade tatica ou estrategica…apenas não é a primeira da lista pois so temos 36 aviões….ok?

Art

usar as ilhas inglesas Ok, mas as Brasileiras não. O nordeste e as ilhas são importantes em caso de conflito no Atlântico Sul….Começaria com misseis de longo alcance e radares OTH, depois ocupar as ilhas.

Guga

Caro Oráculo, tu conhece a Ilha de Trindade? Não tem nem se quer uma baía um pouco mais abrigada ou algum costão rochoso com mar mais tranquilo. Sem falar que a profundidade da costa desce absurdo para as profundezas inviabilizando qualquer fixação de estrutura.

Allan Lemos

Kkk e você acha que Fernando de Noronha não sendo uma base naval, potenciais inimigos não a tomariam?

carvalho2008

Não concordo..faz sentido para um Chines e Não faz sentido para o Brasil….adicionar 450 km num anel de monitoramento e defesa não é desprezível….EUA tem o seu anel de ilhas tambem, mesmo o caso Brasileiro sendo mais próximo, são 4 centenas de km a mais…Abastecimento aéreo? Logico….existe liberdade e profusão de recursos fisicos para tal quando precisar? Não é uma questão de dinheiro…os KC estarao voando??sempre?? e o meio terrestre não conta na projeção ao mar?…

Bardini

Pra chinês faz total sentido, já que o mar e o entorno estratégico deles é completamente diferente do nosso. 400 km em um Mar no entorno da China é completamente diferente de 400km no Oceano Atlântico. E existem as questões relacionadas a ZEE. . Os EUA tem presença mundial… Mais do que base em ilha, eles tem bases em países estratégicos. Não cabe comparação com o Brasil. . Sustentar financeiramente uma presença por meio de base militar a míseros 400 km da nossa costa, em plena década de 20, com todas as soluções tecnológicas disponíveis e no nosso contexto geopolítico… Read more »

carvalho2008

Se o mapa do Brasil projeto um chifre em direção a Entrada do Atlantico Sul, Fernando de Noronha está na ponta do chifre….uma ilha com base militar, não necessariamente é apenas um aeroporto com caças….podem existir forças de exercito e marinha….

Adriano Madureira

Falta DINHEIRO e principalmente uma visão estratégica de nossos militares, que sobre Fernando de Noronha tem uma visão digna de toupeira… “Se” houvesse uma visão de defesa para a ilha, com a adoção de meios navais ou aéreos implementados na ilha, seja por sistemas de monitoramento naval como um radar OTH no arquipélago, já seria um dedo da defesa lá para assegurar a proteção do país. Gasta-se muito mal na defesa ! Temos blindados, aeronaves e navios, muitos militares mas falta visão , não temos satélites militares de vigilância e não temos nem radares de monitoramento naval. Temos ainda um… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Adriano Madureira
carcara_br

Se os chineses forem espertos fazem as bases, investem em infraestrutura e transformam aquilo ali num grande celeiro.
Muito tarde pra gente reclamar.

Antoniokings

Não é à toa que os chineses são os maiores estrategistas do Mundo.
Aguardemos.
Em tempo: Ontem foi anunciado que pretendem instalar fábricas de equipamentos e aparelhos 5G em terras tupiniquins.
Excelente notícia.

carcara_br

Pode ser muito bom, mas é capaz do atual governo melar tudo.
A erickson já tem uma instalação aqui, quanto mais, melhor

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
carvalho2008

Celeiro está dificil….os Chineses investiram e tem investido muito na Africa como reserva alimentar e de terras…mas a estratégia ate agora deu com burros na água…tal como Chines aumentou muito o consumo alimentar com seu crescimento populacional e econmico, os países Africanos tambem….e esta carencia alimentar africa não está permitindo excedentes agropecuarios….muito pelo contrario, estão se tornando importadores…ou seja….vai mais de 30 a 50 anos para se tornarem fornecedores agropecuarios…..No entanto, a mineração deu certo….

carcara_br

Em geral o modelo de exportação não é igual ao modelo destinado ao consumo interno, mas veja que é uma estratégia inteligente desenvolver os dois simultaneamente. Caso as políticas anti-china ganhem força por aqui é bastante possível que o ímpeto de investimento na África ganhe força e que este horizonte de tempo seja muito menor.

carvalho2008

Pode ser, mas veja que o investimento foi primeiro lá, mas como não ocorreu como previram, passaram a se fornecer por aqui….a mineração vai bem, mas o alimentar não tem cara de mudar por uns 30 anos….

Francisco Carlos Popriaga

30 a 40 anos? Chineses? Podem fazer em 20 facinho.

Francisco Carlos Popriaga

Esse é o plano.

Guacamole

Aos visitantes do Naval, não se esqueçam que a Constituição do Brasil proíbe tanto usar de influencia que não seja soft power bem como invasão de outros países por qualquer motivo.

E adivinhem, quais as ferramentas que são utilizadas por países sérios para estender sua influência.

Dica: não é só o soft power.

Nascimento

Deveríamos ter feito como a Rússia, fazer de tudo contra a aproximação de países de seu entorno geoestratégico na zona de influência de outras potências.

Eu sempre vi com maus olhos a aproximação da Colômbia com os EUA e a aproximação da Venezuela com a Rússia e China. Um exercício militar na fronteira desses países (algo que a Rússia faz diversas vezes) poderia ser o suficiente para dissuadi-los.

OSEIAS

“Não existe más noticias, apenas noticias”
“Essa é uma má noticia”

Huguei

FRITZ PILSEN

O melhor lugar para uma base chinesa seria o sul da Argentina; firmando uma aliança militar.

Representaria a redenção econômica do nosso vizinho; daria uma cutucada nos britânicos e representaria um local estratégico até mesmo para dominar a ligação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico no sul do nosso continente.

Como contrapartida; a Argentina finalmente receberia algumas dezenas de caças e aviões de transporte para a sua Força Aérea; além de navios para reequipar sua Armada e blindados para o Exército.

Imaginem o rebuliço que isso causaria em Londres.

Antoniokings

Uma base na Argentina e outra na Venezuela ou Cuba, fecha essa parte do Oceano Atlântico em cima e embaixo.

Antoniokings

Bem lembrado.

SDS

Up The Irons

Isso forçaria o Brasil a entrar numa corrida armamentista com a Argentina. Espero que jamais aconteça! Como eu disse num comentário lá em cima, o que poderia ocorrer e seria ruim, mas forçaria a MB a se mexer, seria uma base chinesa no Atlântico Sul na África. Um problema às vezes faz bem pra sairmos da zona de conforto, mas que seja em outro continente!

Kemen

Espero que chegando mais próximos ao Atlântico sul entreguem as IFA´s das vacinas mais rápido, as duas que temos em maior quantidade até agora, os IFA´s vem da China.
A tempos a China procura bases no Atlântico sul, até agora não fizeram nenhum acôrdo com nenhum pais. Sera que só com isso liberarão mais compras pra Marinha.

Guizmo

Tem uma base no Atlantico quase desocupada que eles poderiam arrendar pra usar

Adriano Madureira

Qual ?

FRITZ PILSEN

Conheço duas bases quase sem uso: uma na Baia da Guanabara e outra na Baia de Todos os Santos.
Precisam de uma pintura; rebocar os muros; mas de resto estão boas.

Caio

Pensei que era somente no Brasil que os generais enxergavam o óbvio.
Assim como os EUA se espalharam pelo mundo militarmente, e a União soviética igualmente. Os chineses não fariam diferente.
África como precisa de dinheiro vai aceitar cedo ou tarde uma base chinesa; a América Latina,apesar de menos pobre, porém negligente, nada pode fazer , a não ser olhar melancólicamente um novo xerife nas suas fuças.

Wellington R. Soares

Será que realmente faltam recursos para nossas forças armadas ou a grana é mal gasta ?

Olhem a reportagem abaixo:

https://noticias.r7.com/prisma/r7-planalto/ministro-proibe-compra-de-bebidas-alcoolicas-pelas-forcas-armadas-12052021

ALEX ROCHA

Já pensou estes navios vindo acompanhar aqueles milhares de barcos pesqueiros que invadem a zona de comercio dos países?

Bardini

Difícil vir navio pintado de cinza acompanhar pesqueiro…
O mais provável seria navio pintado de branco: comment image

Matheus S

Exatamente isso. O general americano está equivocado. A base é um local de apoio para a frota pesqueira chinesa e sua guarda costeira e milícia marítima. Os chineses nem seriam tão ousados a ponto de começar a deslocar navios de guerra regularmente aqui no Atlântico Sul, o mais provável é exatamente a foto que você postou. Aliás, parece que o Mar do Sul da China está sofrendo uma possível escassez de pescados, e eles parecem estar procurando outros lugares para seus pesqueiros. Vale destacar que a China estava tencionada a instalar uma base de pescados no Uruguai, e a instalação… Read more »

carvalho2008

Exato!!!! Exatissimo….ninguem me tira da cabeça que Navios deles de Guarda Costeira de 10 mil ton foram dimensionados exatamente para isto, promover a proteção de longa distancia dos enxames de pesqueiros sem dar uma conotação militar extrema a causa….

carvalho2008

É neste sentido que acho que a MB deveria do limão fazer uma limonada, e estudar novas doutrinas. O que é possivel usar contra enxames de 250 barcos civis? qual a escalabilidade de força adequada? Tornou-se comum a resistencia e abalroamentos? Uma RIB resolve num Napa? Drone pode ver e atuar com desenvoltura? Numa situação policial contra massa agressiva, o que usar?

Bardini

Olha, na questão do AHTS, eu concordo. Principalmente no tocante aos abalroamentos. . Não concordo com a questão do Super Tucano e acho uma ideia muito ruim. Militariza demais a coisa toda, aí vira questão de mandar navio pintado de cinza para defender os interesses deles. Legitima muita coisa. E se a coisa toda for escalar nas bordas da ZEE, o ST se torna um péssimo investimento pelo o que custa. . Se vai envolver aeronave, que envolva aeronave de patrulha, como o Orion ou Poseidon. Não escalaria a questão, pq é missão básica desse vetor. E se escalar, é… Read more »

carvalho2008

Sim, mesmo um ST pode militarizar muito a questão…mas fiquei com estas perguntas na cabeça…. Poderia existir uma “Lei do Abate” na contravenção naval? Uma aeronave seria capaz de “Reter o Barco Infrator” até a chegada da abordagem física de superfície? Seria possivel uma aeronave prover Apoio Aproximado no espectro policial? Não apenas monitorar campo visual, mas intervir e aplicar força policial? Daria para emprega-lo de forma escalonável? Somente com as .50? Qual a diferença de um disparo de 40 ou 76 mm do convés de um Napa de um Foguete 57mm de cabeça inerte de um Super Tucano? Serial… Read more »

carvalho2008

este é um tema….

Não tenho certeza de nada…o video é justamente para levantar todas estas dimensões….os caras virão…é investimento estatal…

O que teoricamente podemos fazer quer seja legislação, meios materiais de longo e curto prazo….?

O St poderia ser nosso Heli de Guarda Costeira?

O Custo da hora Voada do ST deve ser similar ou até inferior a um Esquilo Naval…qualquer Heli de Guarda Costeira ou os nossos da MB devem ter uma Hora Voo de 4 a 6 vezes maior….comment image

Helis de Guarda Costeira não estão levando metralhadora na porta lateral?

Adriano Madureira

Tucano fica belo em qualquer coloração…

ALEX ROCHA

Mk 48, sendo assim devemos ser coniventes com um possível enxame de pesqueiros estrangeiros em nosso litoral?

carvalho2008

O Super Tucano nesta hipótese não seria a Brastemp…mas possível…O ideal seria possuir barcos patrulha em quantidade…mas eles demoram a ser construídos e realmente questiono e provoco no video duas coisas:

a) barcos patrulha das doutrinas atuais são mesmo a solução? Foram desenhados para este novo cenario de atrito e quantidades envolvidas?

b) Se a coisa toda ocorrer daqui 3 meses, o que fazer? Doutrina e ensaio doutrinario servem para isto.

carvalho2008

Não tem o que o P-3 fazer lá….não haveria misterio de localizar o enxame…o problema não é este de localizar….o problema é de atuar e abordar….no instante exato, cirurgico, no momento em que de 20 ou 40 dos 250 barcos se destacam e invadem a linha piscosa interna da ZEE e depois voltam correndo antes ou durante a interceptação de superficie de um barco patrulha…5 barco patrulha na area não fazem nada…não podem estar em mais de um local…. ou ainda…estarão inferiorizados em quantidade…a interceptação de superficie é um campeonato de lesmas….mesmo fossem a 40 ou 50 knots…o que não… Read more »

Bardini

Tu tais definindo muito mal o problema, pra poder encaixar o ST nessa função a força…

Carvalho2008

Se hipoteticamente ocorresse de um enxame deste beirar nossa ZEE com este mesmo comportamento agressivo que as outras Guarda Costeiras estão enfrentando, qual sua opinião e prospostas viaveis?

Carvalho2008

Complementando, se a coisa ocorrer daqui a 90 dias…?

Satyricon

Carvalho, concordo. Já havia mencionado os AHTS como uma das poucas alternativas viável e econômica para a atual conjuntura da MB. Algo mais ou menos assim:
https://www.thinkdefence.co.uk/a-ship-that-still-isnt-a-frigate/mss-small-psv/ulstein-discovery-1/

carvalho2008

Pois então…fabricamos AHTS….tem de ser grande acima de 500 ton…longo tempo de mar…parrudo para pancada e capaz de trazer pela orelha….na marra….se quiser bater…bata….

Gabriel BR

Esse negócio de brasileiro falando “Nosso quintal” é hilário…
Quando se ventila a hipótese de uma base chinesa no Atlântico vem-me a cabeça a região do Sahel…algum país como a Mauritânia.

Veiga 104

Quem está ameaçando e mais cedo ou mais tarde irá ” internacionalizar ” os Estados brasileiros do Norte e Nordeste não são os chineses.

carvalho2008

Sim verdade!! É por isto que não temos de ser contra nem a favor de ninguem…. O problema que na Guerra Fria, a America do Sul ficou isolada (dentro do possível) do conflito mas nesta “Nova Guerra Fria 2.0”, ela chegará a nossos portões. O Brasil será um peso importante quer para um lado quer para o outro e temos de saber valorizar e pesar bem o preço disto e obtermos nossas vantagens a quem quer ser nosso amigo…esta amizade ou falta dela tem preço e quem desejar te-la tem de nos pagar muito, muito bem mesmo por isto….estamos abertos… Read more »

Paula T.

Em breve frota pesqueira china com escolta da marinha do XI em águas argentinas e brasiguaias

Saldanha da Gama

Já não me deixa mais perplexo ler que seria “uma boa” os chineses formarem base aqui na américa latina e não duvido do sonho de alguns, de uma base aqui no BRASIL eles podem e recebem um efusivo salvo de palmas, uma outra nação ocidental seria imperialismo…Se os chineses fizeram o que fizeram nas galápagos,, imagina tendo atuação militar no Atlântico. Por que não viramos e não iremos virar potência e tendo o potencial que possuímos? Porque nos falta patriotismo, amor ao nosso solo, e com isto, a ideologia permite a permanência de políticos corruptos (todas as esferas), a idolatria… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Você acha que democracia e totalitarismo são a mesma coisa? Que comunismo e capitalismo são a mesma coisa? Que basta ter amor febril pelo Brasil que no coração não há quem passe, Brasil uberalles? Que existe soberania absoluta ao lado das absolutas necessidades de negociar e compor aliança? Honestamente…

Ricardo Cuore

Que bom. Tomara que a China realmente consiga essa base. A China é um dos nossos maiores parceiros comerciais, se não for o maior. Soja, minérios, frango, carne, eletroeletrônicos. Os chineses são Excelentes amigos, não só do Brasil, como da Argentina e demais países da América do Sul. Os argentinos tem sofrido com os embargos britânicos, e o nós brasileiros com a espionagem americana e a subserviência regional.

Essa base trará um excelente equilíbrio para região do atlântico sul. Sabemos que a monolítica nunca é uma boa solução mundial.

Felipe

Vamos ver quando eles consultarem o Brasil do PT ou a Venezuela do Maduro

Alex Barreto Cypriano

Quantos fantasmas de Chamberlain…

Alex Barreto Cypriano

Escrever besteiras não é apanágio exclusivo dos intelectuais inautênticos ou presumidos – autênticos e despretensiosos intelectuais o fazem à larga. Faz parte da liberdade tateante estar errado – só existe férrea certeza na escravidão voluntária. Importante é conversar.

Last edited 2 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Tamandaré

Interessante notar que, segundo as estatísticas fornecidas pelo Governo Federal, mais de 80% do fluxo comercial brasileiro (importações + exportações) se dá por vias MARÍTIMAS. Ou seja: nossa Marinha deveria ser uma prioridade nacional desde sempre! Mas não possuímos nem sequer quantidade adequada de Navios Patrulha Oceânicos! É esse tipo de coisa que mais me entristece por aqui; descaso político e falta de planejamento. Nossos representantes só pensam em dinheiro. Política virou business. Continuaremos eternamente “deitados em berço esplêndido”? Evidentemente, o almirantado possui sua parcela de culpa (parcela grande segundo alguns…. pequena segundo outros). Mas a ojeriza que a maioria… Read more »

FABRÍZIO AMORIM DE MENEZES

E essa notícia que está circulando nas mídeas da Argentina de que o S-30 Tupi será passado para eles em 2022?

João Bosco

A China parece mineiro: come o queijo pelas beiradas. Vai devagar, fazendo acordos economicos, respeitando governos – ditatoriais ou não – e lentamente tentando por suas forças mlitares em ação ao redor do mundo, mostrando claramente que quer disputar hegemonia com os EUA. Ai vc vai em um livro de história – sério, não tendencioso – e vê que depois da Segunda Guerra Mundial , so americanos se preocuparam com a Europa e esqueceram o resto do mundo, principalmente a …. África. Agora, a China se aproxima da África, fazendo os que os americanos não fizeram durante décadas: se preocupar… Read more »

carvalho2008

Será inevitavel a China ultrapassar os EUA e assim se manter por uns 20 a 30 anos… a coisa já foi….o que se tem de trabalhar é para manter o equilibrio e não haver hegemonias….equilibrio de 2 , equilibrio de 3…de 5…de 7….torço para que em algum momento consigamos estar nestes ai…

Carlos Campos

EUA: Nos impossibilitou de seguir e nos atrapalhou no que foi possível na área espacial, recentemente nos ameaçaram, é nosso segundo maior comprador, bem atrás da China, cag@ regra pra gente.
China: Não nos ameaça, despejam bilhões de doláres aqui todos os anos, nos ajudou com o nosso satélite, não cag@ regra gente, tem bilhões que podem ser investidos aqui.
Com certeza a China é terrível.

carvalho2008

Qualquer hegemonia desequilibra relações e acordos, o Brasil tem de saber driblar e negociar com ambos, extraindo o maximo de ambos….se qualquer um alcança ou mantem hegemonia, voce perde peso e importancia….temos o caminho do meio a nosso favor….

Alex Barreto Cypriano

Vamos sofrer sanção de qual pólo? Essa é a opção que sobra na época de ressurgimento multipolar. Em vez de um grande predador capitalista, embora nominalmente democracia, vamos lidar com dois, um deles abertamente antidemocrático. E isso sem levar em conta as hienas européias aguardando a vez.

carvalho2008

no meio…trincar os dentes e seguir…aquele que sacaneia, joga o Brasil para o outro lado de graça e de presente….esta é a diferença de antes…os dois ficarão empatados…é diferente de antes na guerra fria original…antes havia a ideologia predominante….hoje…o dinheiro e economia são predominantes….apesar de antes haver USA Versus URSS, os Russos nunca tiveram capacidade economica paritaria…..hoje, é diferente com a China, os dois serão paritarios e orbitados por outras nações que deslocarão o polo e foco da europa…hoje, é Asia, Oceania e America do Sul…se o Brasil não fizer muita besteira…França, Inglaterra Alemanha perdem espaço para India, Indonesia e… Read more »

Control

Jovem Carvalho
Vargas tentou tal prática com a Alemanha e EUA e acabou tendo que se abraçar com o Tio Sam. Num conflito entre duas potências, quem fica no meio acaba tendo que escolher ou será engolido. Isto da adotar uma posição pendular sempre acabou, ou como uma escolha “voluntária” ou com a simples submissão a um dos lados (que o digam os povos entre os egípcios e os hititas, as cidades gregas menores entre Esparta e Atenas e por aí vai).
Sds

carvalho2008

ganhamos as siderurgicas….mas de qualquer forma, eram outros tempos…de uma guerra global e efeiva, de vias de fato….não acredito que seja o mesmo hoje, pois nenhum deles ganharia com isto…ambos de 1o e 2o lugares, cairiam para 15o se um dia lutarem de verdade…e olha lá…a batalha hoje é outra, para hegemonia economica…e ela so se fará com parceiros….

Control

Jovem Carvalho
A guerra já está em curso. Como já defendiam pensadores a décadas atrás, ela é total saindo do limitado aspecto militar e se espraiando pelo econômico e cultural (aliás, de maneira não tão as claras, na prática ela sempre foi).
Em certo sentido os dois lados já colocaram sua posição e o jogo já avançou bastante. Apenas povos desavisados e sem visão/preocupação com o futuro, como o nosso, é que não se conscientizaram do jogo em andamento.
Sds

Carlos Campos

é o que eu penso, mas tem gente aqui que parece que viveu em um gulag, só de ouvir China e Rússia começa a falar besteira.

Tomcat4,2

A China quer dominar e implantar sua visão de mundo pelo mundo , só não vê isso quem ainda acredita em amizade entre nações e o faz de dentro pra fora nas nações que se submetem ,seja por questões financeiras de dívida com eles ou por meio de acordos onde a China sempre sai ganhando.

carcara_br

Não…. não.
Quem arrebenta países pra implantar visão de mundo predando os recursos naturais locais nos últimos 30 anos foram os americanos e a reboque alguns europeus, vocês não conseguem perceber isso?
qual sua evidência pra isso pra isso:
A China quer dominar e implantar sua visão de mundo pelo mundo”

Antonio Palhares

O outro lado igualmente não fazia isso ? Com muito mais arrogância ?

Delfim

Eu apostaria na África do Sul.
A AS está quebrada, com os problemas raciais de sempre, e faz parte do BRICS.
E de quebra a China domina a passagem do Cabo da Boa Esperançada. Por onde passam nossos petroleiros, aliás.

Last edited 2 anos atrás by Delfim
Jagdverband#44

1.5 bi de gafanhotos

GABRIEL EVANGELISTA MENEZES DE SOUZA

Isso não vai terminar bem para os africanos novamente que vão ficar no meio do fogo crusado.
Um dos pontos de virada na 2 guerra foram os embates na africa que posteriormente abriu as portas da Europa pela Itália. Seria Africa a abrir as portas da Ásia?
Seria até certo ponto vantajoso deixar a China despejar recursos no continente africano para depois exauri-lo?

jovem ainda

enquanto brasil pensa construir 4 fraguetas da classe brasil do futuro nesta decada,china conseguir bases brasil vei estar pensando ainda será construimos mesmo essas fraguetas,é muito caro,mimimi,diplomaticamente brasil caso perdido,militarmente ainda da tempo.

willhorv

Será que, abrindo-se na costa oeste da África, nossa marinha acorda?

João Adaime

Caro willhorv
Pode até acordar, mas vai ter de continuar de pijama, pois não tem roupa pra sair.
Abraço

Control

Srs A China já declarou o interesse no estabelecimento de bases ao longo das rotas comerciais de seu interesse e isto inclui bases no Atlântico Sul . As possibilidades maiores parecem ser a Namíbia ou Angola pela proximidade com o extremo sul da África e dos interesses chineses em tais países (petróleo e minérios). Aliás, o fato dos chineses buscarem o estabelecimento de bases de apoio ao longo de suas rotas comerciais não tem nada de novo, pois isto sempre foi uma prática dos países que expandiram seu comércio (vide Portugal, Holanda, Inglaterra, etc). Cabe observar que há ainda a… Read more »

carvalho2008

Mestre Control, a Africa não figura nem figurará por alguns anos como exportador de alimentos…Chineses apostaram e apostam….mas ainda não deu em nada….na mineração sim…mas não há registro de exportações africanas alimentares….mesmo que a produção lá seja chinesa….ainda nada….

Control

Jovem Carvalho
O processo de implantação de adaptação de métodos e tecnologias adequadas para garantir a produtividade atingida no Brasil demanda tempo. Parte da tecnologia brasileira na produção de soja no cerrado foi transferida para a Africa apenas na década passada. Os resultados devem aparecer nos próximos anos.
Isto, claro, se os chineses não forem atrapalhados pelos conflitos tribais/[étnicos/religiosos que vem se espalhando do Sahel para o sul (vide caso de Moçambique),
Sds

carvalho2008

Mestre Control, um dia vai….mas já foram 30 anos deles tentando isto…..a carencia alimentar Africana é tão grande, que qualquer excedente fica retido….acredite….A Africa neste momento experimentou um aumento de importações de alimentos tão grande quanto o Chines, guardadas as proporções populacionais…mesmo uma produção interna Chinesa lá, fica submetida aos rigores dos Governos nacionais….é o grafico

carvalho2008

Veja que não aparece um unico pais Africano em produção de cereais (Uma categoria que implica base alimentar trigo, Arroz, Soja, etc)

A importação alimentar do Continente Africano é superior a US$ 35 Bilhões já em 2019….

Control

Jovem Caevalho
Os gráficos acima referem-se a milho e cereais e a soja é uma leguminosa. Veja a posição do Brasil.
De qualquer forma, se os chineses não realizarem seu intento eles irão focar sua atenção na América do Sul.
Sds

carvalho2008

Pô…Mestre….é a base da alimentação humana….milho, soja, arroz, trigo….a industria alimenticia depende destes em qualquer país….o resto é quirera no volume de grãos….nem faz cocegas….

Volume pecuario (produção de proteinas) nem precisa olhar ok….?

E o mais importante, veja o volume Chines…e o ultimo do grafico….percebe como a demanda é gigantesca…..??? países menores mas tradicionais na agricultura nem fazem cocegas no volume….imagina os países Africanos….vai longe…muito longe mesmo….

Já pelo lado da mineração , eles tem muitas riquezas…

carcara_br

Carvalho, graças a nossa discussão acabei achando uma tese de doutorado que analisava justamente e expansão chinesa na compra de terra no continente africano
E uma dos indicadores que mais influenciavam a aquisição era justamente já haver exportações para a China.

“Pô…Mestre….é a base da alimentação humana….milho, soja, arroz, trigo….a industria alimenticia depende destes em qualquer país….o resto é quirera no volume de grãos….nem faz cocegas….”
Soja, principalmente pra alimentação animal, acredite é um volume gigantesco, pra cada 10kg de soja, 1kg de proteína animal, que soja engorda as criações chinesas (olha o volume nos gráficos).

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Carvalho2008

Mestre Carcara, Qual é a exportação de soja Africana para a China? Desculpe mas nao localizei isto. Pode ate haver alguma coisa, mas se vc coloca no ranking com certeza é muito incipiante

nereu

para a China tem uma Sibéria derretendo ali do lado, isso sim vai ser uma ameaça para os produtores nacionais

Carvalho2008

Mas isto ai vai demorar meio seculo e se assim prosseguir… ate degelar, ate popular, ate agricultar ali, vai longe…

Francisco Diego Reyes Garcia

Não tenho o conhecimento de muitos por aqui, sou um entusiasta, mas gostaria de comentários sobre o que vou colocar. Me parece que temos que num primeiro momento nos preocupar:e muito com nossa defesa. Sei que o orçamento e sempre um problema, mas pensando enxutamente a grosso modo. Especificamente esse assunto de bases atlânticas: Dois novos lotes de Scorpenes totalizando 12 convencionais (4 exiistentes + 8 novos). Continuar o SubNuc com ideia de pelo menos 4. Um lote de Gripen (36) para bases navais. Mais 3 lotes de Gripen para força aérea. Recomendável 12 F-15 força aérea com intenção de… Read more »

Carlos Campos

a parte dos subs tá super dimensionado, deixa 8 mesmo e tá bom demais a não ser que se queira enfrentar uma potencia militar tipo Russia, China, EUA ou França……..Gripen Naval, seria bom, mas 36? acho o numero bom, mas exagerado, o legal seria o KC levando mísseis internos e drones tipo Harop, a Coreia do Sul vai fazer isso, o Carvalho seu essa ideia e achei fantastica, além de que os KC poderia fazer REVO, 3 lotes de gripen? tá super dimensionado também, o melhor seria só mais um investir no drone supersônico ou subsonico da embraer…….com os KC… Read more »

carvalho2008

Não acho a qtde superdimensionada…para nosso litoral, precisamos de no minimo 22 SUbs…pode-se até entrar no merito sobre qual ou quais modelos, mas este é o numero aproximado….entre a costa e Brasil e Africa…deve dar quase 1/3 dos oceanos abertos e com poucas ilhas….é muita agua….voce pode ter modelo Nuke, SSK Oceanico e SSK Costeiro…é tanta agua que teria missão para todos…O Irã tem mais que isto, dentro do tipo e categoria que acham necessario para suas aguas….uma coisa é certa…independente do tamanho e modelo…precisa mais do que 12….problema é grana…

carvalho2008

Sendo a função principal da marinha, os meios de superfície e subaquaticos, jamais ela teria ou terá um inventário aereo igual ou superior a força aerea continental da FAB. 12 F-35 representariam despesas superiores a toda a frota de gripen….não vai rolar….nem F-15…nem SU-34…o que ela poderia fazer é sinergia e ter pedidos de Gripens no dia que a grana aparecer….mas se a grana aparecer o sentido seria ter Sea gripens…mas Sea Gripens se o Nae for encomendado…então a coisa vai longe…o inventário de quase tudo tá zerado…então aproveita o limão e faça uma limonada e recomeça por baixo…pega uns… Read more »

carvalho2008

A precisamente 8 anos postei isto pela primeira vez lá no Alide….e o video abaixo, tens uns 4 anos….curioso como os Coreanos colocaram tudo isto no material de marketing do cargueiro deles que estão planejando não??? Na hora do pega pra capa…é que se descobre o que se faz com bombril….e a filosofia sai de cena…

Carlos Campos

Processa eles Carvalho kkkkkkkk

angelo bigalli

Estão entrando em nosso quintal…who let the dogs out?????

Carlos Campos

no nosso? kkkkkk o quintal é deles, o Brasil queria esse terreno mas não teve dinheiro para tomar posse.

Joli le Chat

A melhor saída seria oferecer à China a oportunidade de instalar a base no Brasil mesmo. A Ilha de Itaparica seria uma excelente escolha.

carvalho2008

Agora, os colegas e amigos apesar das torcidas do fla-flu, deixam passar aspectos preciosos de análise geopolítica….

Alguem ja parou para pensar porque eles querem bases no Atlantico?

Sem dúvida para proteger suas rotas comerciais….

Que rotas?

As importações e exportações de quem para quem???

Para as Guianas?

Control

Jovem Carvalho A China foi um império por um longo tempo e busca recuperar esta posição, agora a nível mundial e não apenas restrito a Asia. A América d Sul e a Africa são os continentes ainda com potencial para serem explorados, particularmente quanto a minérios e áreas para a produção de alimentos, uma necessidade básica para uma grande população como a da China (observe que uma boa parte dos chineses ainda está numa condição de vida próxima da miséria). A América do Sul,particularmente o Brasil e a Argentina tem um ótimo potencial para ser a fonte de produtos agrícolas… Read more »

carvalho2008

ok…evolua mais….então eles querem proteger os comboios de quem….eis a questão…de certa forma, querem garantor que comboios saidos de cá…cheguem lá….

curioso não….?

Control

Jovem Carvalho
Como o fizeram as potências hegemônicas anteriores, não é apenas para proteger as rotas comerciais, mas sim e principalmente para estabelecer o controle sobre a região. Lembre-se, o controle do mar, no caso o Atlântico Sul, é o controle da costa leste da America do Sul e da costa oeste da Africa. Contra quem? Contra as atuais potências (Tio Sam, Rússia, UK, França, India) e aqueles países da região que se se insurgirem ou se atreverem a confrontar algum interesse da China.
Sds

Carvalho2008

Ok, mas e se considerando que seriam para proteger justamente alimentos e minerios brasileiros e argentinos….? Nunca pensamos sobre este prisma.,.esta é uma hipotese e nunca analisamos por este viés!!! Como e porque seria isto? Uma visao em que os EUA perderia a influencia no Brasil? O que isto significaria? Quais vantagens, desvantagens e impactos?

Control

Jovem Carvalho A China, em congresso do PCC declarou sua intenção de ser a potência hegemônica do mundo até 2049 (aniversário de 100 anos da tomada de poder pelo PCC na China) em substituição aos EUA. Por outro lado, este está, como todo o ocidente, em decadência. Ora, a intenção declarada da China é assumir a hegemonia militar, econômica e cultural influenciando e moldando o resto do mundo ao modelo chinês. Dentro desta abordagem, o Brasil, como os outros países da América do Sul e Africa, passaria a área de influência chinesa, ficando com a tarefa de fornecer matérias primas… Read more »

carvalho2008

Sem dúvida possuem um plano de conquistar a hegemonia economica, mas cultural eu não sei, se pretendem, estão muito atrasados, pois não se capta isto no mundo. Não existe até o momento uma propagação de cultura e valores chineses. capacidade intervencionista eles já possuem a bom tempo, mas não se vê este exercicio exceto naquilo que está em sua vizinhança imediata e territorial. Podem comprar economias nacionais? Sim lógico, mas isto é inerente ao expansionismo do capital, é resultado da aplicação do superavit de capital e economico….não necessariamente político….seria apenas a junção da fome com a vontade de comer..estas duas… Read more »

Control

Jovem Carvalho A China, através do seu líder, Xi Jinping, declarou formalmente em congresso do PCC o objetivo de atingir a supremacia mundial econômica e militar e promover o “modus vivendi” chinês como modelo para o resto do mundo. Podemos não concordar ou duvidar se a China conseguirá sucesso na empreitada, mas este e o norte que guia a política de expansão chinesa, conforme o próprio Xi Jinping. Aliás, uma coisa curiosa que acontece com a China é que seus líderes expressam claramente suas intenções expansionistas, por exemplo, o caso do Mar da China, e tal declaração é ignorada ou… Read more »

fewoz

Claro, errada está a China em aumentar seu poder e não o Brasil, que sob o atual desgoverno, ignorou completamente a África e América Latina, né? Estes dias eu perguntei numa live para Celso Amorim se ele considerava estas duas regiões como uma grande oportunidade para a indústria brasileira e ele concordou comigo, dizendo que 90% das exportações para eles era de manufaturados. Contou, inclusive, outra coisa curiosa: quando estava num aeroporto de um país africano, viu três aviões de três empresas diferentes e todos eram Embraer… Esta é a diferença entre aqueles que querem independência e aqueles interessados em… Read more »

JuggerBR

Se oferecer comida pra Venezuela, e uns depósitos na Suíça pra um certo alguém, consegue uma base no Caribe…

Neto

Se a pesca chinesa no atlantico já é dor de cabeça por aqui – mesmo sem dados precisos – imagina quando a frota pesqueira deles tiverem o guarda-chuva de sua marinha?
.
Negação do mar é necessário, já pensando neste ruído diplomático, imagina no futuro.

Binho

Acho curioso os comentários

A China é uma ameça pro Brasil

E os EUA nunca foram?