Segundo informações disponibilizadas em fóruns de discussão chineses, o desenvolvimento do sistema de catapulta eletromagnética para o próximo porta-aviões da China durou 13 anos.

O desenvolvimento de sistema semelhante nos EUA durou mais de 25 anos.

O sistema para o porta-aviões chinês já entrou em produção em série e o projeto recebeu diretriz do mais alto escalão do governo, incluindo o atual e o anterior presidente.

A catapulta eletromagnética venceu o sistema de catapulta a vapor em uma competição em 2016.

A construção do Type 003 continua acelerada, com o lançamento ao mar previsto para o primeiro ou segundo trimestre de 2022. A entrada em serviço na Marinha Chinesa deve ocorrer em 2025.

A imagem acima capturada pela Airbus Defence and Space em 20 de junho de 2016 já mostrava que um progresso significativo tinha sido feito pela China, com duas trilhas de catapultas terrestres para testes e treinamento, uma a vapor e outra eletromagnética
Modelo do sistema de catapulta eletromagnética da China em um estande

Por dentro de uma catapulta eletromagnética EMALS dos EUA

Mais imagens da construção do Type 003

Concepções artísticas em 3D do Type 003

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Dilbert_SC

Os chineses não estão para brincadeiras. Chega a ser assustador a velocidade com que lançam novos navios e novas tecnologias.

Cavalli

Não tem nada de assustador. Basta saber a quem pagar para obter projetos secretos e encurtar o caminho do desenvolvimento. Visto o acordo recente de uma das gigantes da aviação militar americana, após descoberto a venda de projetos secretos.

Dilbert_SC

Caro Cavalli,
Trabalho na área de engenharia há mais de 20 anos e posso te garantir uma coisa: sem conhecimento, de nada ter os projetos em mãos.

Em resumo, os Chineses podem até ter tido acesso a projetos secretos, mas certamente eles têm gente competente pra executar o que tá no papel.

carvalho2008

Correto

Mgtow

…..” Basta saber a quem pagar para obter projetos secretos e encurtar o caminho do desenvolvimento”…faz parte do jogo. Lide com isso

José Carlos de Oliveira

Engenharia reversa e com certeza sem os encargos financeiro da maõ de obra os projetos ficam mais baratos, a cada seis meses a China esta Lançando navios , quem sabe o futuro P.A do Brasil seja construido na China

paulino

Is it just simple reverse engineering? India bought all Western weapons, The West does not have any arms embargo on India, The Indians are still unable to manufacture qualified rifles and submachine guns, They are also unable to produce qualified third-generation fighters, All systems of India’s domestic aircraft carrier are purchased from Russia/Israel/France/Italy, The Indian aircraft carrier is just an assembly with Western equipment. The aircraft carrier was designed by Italian engineers, The construction of the aircraft carrier failed to complete for decades, India has all Western weapons and equipment. They do not have the ability to copy Western weapons,… Read more »

carcara_br

Que bobagem.

Segatto

The chinese being way better than the Indians at acquiring technology and doing reverse engineering to jump steps still means they are acquiring technology and doing reverse engineering, that’s the reason they grew so fast and they are right, some can do it, others need more like the Indians. Now or soon the Chinese will be in the edge of knowledge and basing on their own researches, and they are investing a lot, then of course, the pace will slow down

Dilbert_SC

Os Indianos são tão estúpidos que tem armas nucleares e mísseis balísticos, além de uma porção de engenheiros e matemáticos.

Esperto mesmo somos nós brasileiros que acabamos de fechar a única fabricante e desenvolvedora de microchips do país.

Last edited 3 anos atrás by Dilbert_SC
Nostra

Everything depends on the funding

If Brazil or India pour billions like the Chinese , will do better than Chinese by miles

Nostra

Highly probable you are Chinese

Dead give away “3rd generation aircraft” only Chinese use the nomenclature for 4th generation aircraft

Firstly majority of imported systems are Soviet / Russian not Western

Second indigenous content > 80% in the floating department,> 60% in the movement department

Third Fincantieri only provided consultancy for integration of engines

If Indians are stupid it is good for the even stupider Chinese isnt it who started by stealing and still continue to do so

Last week Chinese spy caught trying to steal information from indian companies . Shameless thieves.

Lastly mind you damn business

paulino

A Índia precisa até comprar rifles do Ocidente, Eles não podem produzir rifles qualificados, A China precisa realizar atividades de espionagem contra a Índia? Você deve parar de publicar notícias falsas, A Índia é um país do terceiro mundo, É um país pobre e atrasado, Ninguém pode obter informações úteis de empresas indianas, As armas indianas são bens diversos de muitos países, A Índia é a piada mais engraçada do mundo.

Nostra

Buying is way better than stealing & copying like the Chinese Dont lecture others on news , first concentrate on your own country where every chinese has to swallow the lies of their government otherwise end up in jail lol Not a bigger joke than china which has no honour, will lie thieve copy shamelessly Most of your technology is built on stolen technology , habits are hard to loose , thieves will always be thieves It is useless talking to 5 cent bots like you cannot even dare to have difference of opinion with own government lol Wont waste… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Nostra
carvalho2008

É o dilema que colocou em cheque a estrategia americana de esmagar industria belica adversaria imprimindo equipamentos extremamente sofisticados e carissimos de obter e manter. Funcionou com URSS que era economia muito menor, mas não funciona com a China que a economia alcançou e ultrapassara a americana. Cada dólar americano na industria belica americana, valem mais de 2 da Chinesa. É isto que está acontecento. Uma briga que confronta diretamente os estilos de vida americano e oriental chines em seu coração….não há comissões, salarios não são menos da metade, bonus de executivos, carrões de gerencia a diretoria, dividendos de acionistas….é… Read more »

Dilbert_SC

Caro José Carlos,
Espero sinceramente que a MB se preocupe mais com navios de escolta e de patrulha do que construir um NA pra ficar brincando de aviãozinho e ficar fazendo birra com a FAB.

Palpiteiro

Você esta falando do pais que mais investe em P&D no mundo hoje em todas as áreas do conhecimento, o maior em deposito de patentes e é o que mais registra novas substâncias. Tem foco e recursos.

John Rothem

Os chineses não criam nada, alem de serem grandes consumidores de baratas e afins, só copiam por meios ilegais, hackeam, tudo que o ocidente cria.

Doug385

Como desenvolver uma tecnologia que um concorrente levou o dobro de tempo para desenvolver, mesmo tendo ele décadas e décadas de uso de uma tecnologia anterior? Vale um doce para quem descobrir.

Allan Lemos

Mas isso não tira todos os méritos deles. Se realmente fizeram o que você sugere, foi porque tiveram bolas para isso.

Samuel

Talvez tenham copiado, talvez investido mais, talvez seja inferior a americana, talvez 13 anos atrás tivessem mais tecnologias disponíveis.
Nunca saberemos. Pelo menos eles tem algo 🙁

carcara_br

Sabe o que é pior, eu não vou entrar no mérito se foi copiado ou não, existe algo muito mais profundo, muito mais essencial nessa premissa constante que nós vemos sempre que se anuncia algum avanço por parte da china. É o mito da superioridade Europeia (ocidente), não da cultura somente, mas de uma raça, uma etnia que é detentora de atributos cognitivos inigualáveis e superiores.
É triste, uma hora o bolso das desculpas vai ficar vazio.

Palpiteiro

Trabalhar da trabalho

Sincero Brasileiro da Silva

Se for verdade que os chineses “copiaram” esses projetos, é a prova cabal de que a inteligência chinesa, em se tratando de espionagem é anos luz a frente da americana! Ou será que os chinas chegaram lá e pediram “por favor me dê esses projetos?” Não tá nada fácil para o Tio Sam né…

Rob Francesco

Chineses mandam jovens para os qtro cantos do mundo pra estudarem e apos se formarem aplicam pra empresas na qual o governo chineses tem interesse e uma vez la dentro eles tem acesso a conteudo restrito no qual e pasado para o governo chines, essa pratica vem sendo feita ha mais de 20 anos. Irao dominar o mundo com sua mao de obra barata, resta saber ate qdo coseguirao essa facanha!

Luciano do Prado

Teu comentário simplesmente não faz sentido.

Zorann

E dai? O que isto muda? Acha que isto desmerece os chineses? Supondo que este avanço tenha a ver com espionagem: espionar nunca foi tarefa fácil. Afinal estamos falando de uma tecnologia sensível, que não está disponível facilmente por aí. Se foi através de espionagem, mais um ponto para os chineses, por conseguirem vencer todas as medidas de segurança envolvidas num projeto desse. Por outro lado, supondo que seja cópia: até para copiar há de se ter capacidade. E copiar, é o que todos fazem/fizeram sempre que possível. Há ainda mais uma coisa significativa que o senhor esqueceu: hoje a… Read more »

Hellen

Pra que inventar a roda se posso desenvolver em cima de um projeto existente e a parti dele colocar todo meu desenvolvimento tecnologico em um projeto moderno !!!
Depois da compra do porta aviões da ucrania o primeiro porta avioes chines foi um copia com algumas modificações do navio ucraniano !!!

Last edited 3 anos atrás by Hellen
paulino

As catapultas eletromagnéticas são uma engenharia elétrica muito complicada, Se os Estados Unidos vendem catapultas eletromagnéticas para o Brasil, Os engenheiros brasileiros têm capacidade de replicar catapultas eletromagnéticas? Tenho quase certeza de que os engenheiros brasileiros não podem replicar, A França comprou catapultas a vapor americanas, A França não foi capaz de fabricar sua própria catapulta a vapor, Isso requer que os engenheiros tenham alta capacidade de P&D e design. Quer se trate de uma catapulta a vapor ou uma catapulta eletromagnética, é extremamente complicado. No momento em que o conceito de catapulta eletromagnética foi proposto nos Estados Unidos, A… Read more »

carcara_br

Enquanto teoria elétrica e engenharia? sim teríamos total condição de absorver todos os conceitos necessários ao funcionamento de um catapulta destas, mesma coisa com indianos, nigerianos ou o que mais você queria. O problema que um projeto deste porte envolve muitas outras áreas e do que serviria um lançador sem o PA? Fora todas as tecnologia em materiais, eletrônica, metalurgia envolvidos. Então não basta o domínio teórico da engenharia elétrica, é preciso muito mais. Acredito que o problema seja como a ideia seja vendida aqui a quanto tempo saem estudos sobre sistemas magnéticos de impulsão na china? isso deve ser… Read more »

Palpiteiro

Uma industria que constroi 25.000 KM de linha férrea de alta velocidade ajuda muito.

JORGE

Prezado senhor;
Meu comentário iria ser dentro dessa linha. Trata-se de Eletromagnetismo. E, em eletromagnetismo aplicado, a China tem bem mais experiência que os EUA… São, na verdade, no que tange às ferrovias, 37.000 KM. O Maglev de Xangai, segundo o Google, é o trem bala comercial mais veloz que existe(!). E começou a rodar em 2003!!!
Vem daqui, certamente, a expertise e a rapidez com que a China desenvolveu o seu Projeto. O resto, é dor de cotovelo: de quem ignora; acredita no ‘excepcionalismo’ norte americano; gosta de fazer propaganda do ‘excepcionalismo’ norte americano.

Palpiteiro

Concordo. Aliás o primeiro motor linear patenteado já tem mais de 130 anos. Os comentários equivocados são emitidos por pessoas que não conhecem engenharia, desenvolvimento de tecnologia ou de produtos, as pessoas não conhecem a China, a modernidade de suas cidades, etc. Hoje é o pais que mais investe em Pesquisa e Desenvolvimento no mundo e também o que mais deposita patentes. Das mais de 800 novas substâncias químicas registradas diariamente, a maioria vem de lá. Iremos ver novidades com grande frequência. Sem desmerecer a fantastica capacidade de desenvolvimento dos americanos que muito nos ensina, a china tem todos os… Read more »

Antoniokings

‘Como desenvolver uma tecnologia que um concorrente levou o dobro de tempo para desenvolver, mesmo tendo ele décadas e décadas de uso de uma tecnologia anterior? Vale um doce para quem descobrir.’

Alocando mais recursos?
Colocando mais ‘cérebros’ no projeto?
Como a China tem muito disso, não é muito difícil para eles.

carcara_br

Exatamente kings

Antoniokings

Saudações!

Farias

Enquanto você e outros aqui ficam tomando dores porque os chineses roubaram tecnologia existente, eles estão lá pondo ela em uso nos seus novos PAs. Roubado ou não, funciona do mesmo jeito. Enquanto isso o Brasil…

Marcos 10

Brasil só rouba.

Slow

Enquanto isso no Brasil o exército enche o cu de leite condensado eai vai encarar ?

Paulo Drusnam

Vá se informar antes de dizer asneiras.

Slow

Ja se informei , você só pode ser militar pra defender isso o exército no Brasil não serve pra nada alem de se meter na política pra agradar eles .. 330 mil na ativa fazendo oq ? Alem de dar gasto ?

Paulo Drusnam

Não é ” já se informei” o certo é “já me informei”, alem de aculturado fica lendo Carta Capital e outras publicações sem a mínima credibilidade.

Slow

É a verdade eu sei que incomoda .. ainda mais pra pessoas que são do exército ou fã boy .

Kemen

Baixaria no blog.

Leandro Costa

Acho normal, Doug. Para os EUA simplesmente não havia pressa. Eles tem um sistema funcionando que acolhe as necessidades deles numa boa por um bom tempo ainda. Já a China resolveu iniciar suas operações CATOBAR com essa nova tecnologia. Também é bem mais fácil, do ponto de vista de investimento de tempo/dinheiro investir em algo que você sabe que já existe funcionando. Não é demérito algum aos Chineses, que foram espertos em investir nisso. Da mesma forma que alguém resolve investir em desenvolver de maneira autoctone algo que você sabe que já existe. O desenvolvimento acaba sendo mais rápido justamente… Read more »

carvalho2008

isentando-se da cópia, a qual é inerente a qualquer projeto militar, a diferença de tempo entre o pioneiro e o seguidor as vezes podem ser a propria resposta. Esta é a fragilidade de projetos extremamentes complexos e de prazo muito grande e extenso. Por exemplo, o caso em tela: Pioneiro (EUA) levou 25 anos; Seguidor levou 13 anos. O pioneiro é assim chamado pois desenvolve um conceito na qual a tecnologia para aquilo ainda , em regra, não existe. Conceitua e desenvolve do zero com caminhos alternativos muito mais dificeis e não raro, com soluções tecnicas que podem não ser… Read more »

Marcelo Baptista

É assim mesmo!

Marcelo Baptista

Bem, nem tudo precisa ser espionado ou copiado. Como lembrado os EUA foram os pioneiros, mas isto tem seu custo, e normalmente em Países democráticos, algumas informações sobre a pesquisa é colocada a disposição da comunidade cientifica/técnica. O que significa que os outros Países pulam estas etapas de pesquisa básica ou de alguns atributos técnicos, e se o seu País tem gente capacitada e vontade, obtêm esta informação de forma honesta e gera a sua própria tecnologia a partir destas informações. Nem tudo é James Bond, as vezes a explicação mais simples é a correta. Faz parte do jogo, e… Read more »

Kemen

Como eu vi e vivenciei, os chineses tem enviado a tempos seus estudantes e graduados aprenderem no exterior, fazendo inúmeros cursos na Alemanha, Inglaterra, França e Estados Unidos, ali eu eu conheci alguns chineses e sua turma de estudantes enviados pela China para cursos de Engenharia, Pós Graduação e Mestrado, um deles me contou o que a China vinha fazendo a tempos e em que paises tinham estudado, não acho que mentiu. O segredo esta na formação ininterrupta de cabeças com os conhecimentos mais variados nos paises mais desenvolvidos em cada área, depois aplicar seus conhecimentos no aprendizado interno, investido… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Kemen
Wellington

Levou só 13 anos porque deve ter espionado os trabalhos EUA.

Sincero Brasileiro da Silva

Se for verdade que os chineses “copiaram” esses projetos, é a prova cabal de que a inteligência chinesa, em se tratando de espionagem é anos luz a frente da americana! Ou será que os chinas chegaram lá e pediram “por favor me dê esses projetos?” Não tá nada fácil para o Tio Sam né….

Hellen

Israel espionou os franceses para destruir o reator na frança que iria para o iraque!!!
Agora vc imagina a espionagem industrial feita ja que tiveram acesso a empresa onde eatava sendo contruindo o reator e a documentos do projeto !!!!!

https://br.sputniknews.com/amp/oriente_medio_africa/2021061417655623-ex-engenheiro-israelense-diz-que-mossad-explodiu-pecas-da-usina-nuclear-iraquiana-na-franca-em-1979/

paulino

O maior ladrão são os Estados Unidos, Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Os Estados Unidos sequestraram 1600 cientistas alemães nazistas. O famoso engenheiro de foguetes / mísseis von Braun é um exemplo. A tecnologia espacial e os mísseis dos EUA alcançaram sucesso sob sua liderança. Ao mesmo tempo, a União Soviética também adquiriu 400 engenheiros da Alemanha nazista. Nenhum cientista na China hoje é alemão ou ocidental, O sucesso da China vem de um grande financiamento para pesquisa, Vem da engenhosidade e do trabalho árduo dos chineses.

Antoniokings

Isso é verdade.
Muitos nazistas (em geral) fugiram do duro combate com os soviéticos e se entregaram para americanos e britânicos.

Leandro Costa

É porque as chances de eles conseguirem se entregar e permanecerem vivos ante à americanos e ingleses era infinitamente superior do que se tentassem se render aos soviéticos heheheheh. Mas… foi a semente que eles mesmos plantaram.

Antoniokings

Ou seria a ‘chance de criminosos nazistas sobreviverem para depois poderem servir aos ocidentais erammaiores?
Não é preciso lembrar que isso foi o que realmente ocorrer em nome do ‘combate ao comunismo’.

Leandro Costa

Ou não. Os Soviéticos fizeram a mesma coisa com muitos dos criminosos nazistas que eles mesmos capturaram. Alguns deles compunham uma ‘lista’ de pessoas as quais os soviéticos gostariam de capturar com vida para trabalharem para eles. Muitos dos capturados inclusive foram usados por Moscou para servirem de núcleo para o exército da nova Alemanha Oriental. Washington fez a mesma coisa com diversos militares que foram capturados. Para os nazistas em si, a subserviência à qualquer regime era melhor do que a morte, mas sabiam que ela era bem mais provável de acontecer quando do ato da captura pelos soviéticos… Read more »

paulino

Os Estados Unidos ultrapassaram rapidamente a União Soviética para se tornar uma hegemonia militar e espacial, Isso precisa agradecer aos principais engenheiros nazistas por sua ajuda, A Alemanha teve os melhores cientistas da Segunda Guerra Mundial, O primeiro país a inventar um míssil, Tenha os melhores talentos da indústria militar. Qualquer país com a ajuda de engenheiros nazistas dará um salto tecnológico, Se o Brasil tivesse adquirido milhares de engenheiros nazistas, O Brasil tem a oportunidade de se tornar a potência militar e espacial do mundo.

Leandro Costa

Paulino, não vou entrar em detalhes de tantas correções que o seu post necessita. A maior falácia de todas é que os alemães tinham os melhores cientistas da Segunda Guerra Mundial. Esse tipo de comparação é simplista e não se aplica.

Mas para resumir sobre o país com ajuda de engenheiros alemães: fala isso para a Argentina.

Antoniokings

O que se tem apurado é que muitos criminosos nazistas fizeram parte dos Governos da então Alemanha Ocidental.
Inclusive para manter uma estabilidade frente aos problemas enfrentados no pós-guerra e um possível avanço dos comunistas.
Sabe-se também do rigor com que os soviéticos tratavam tais criminosos que certamente preferiam cair em mãos ocidentais.
E digo mais.
Até os britânicos eram mais rigorosos que os americanos que foram, de longe, os mais lenientes com os nazistas.

Antoniokings
Leandro Costa

Podes crer! Muitos caras que deveriam ter sido pendurados pelo pescoço após um tempinho em Nuremberg. Escolher esse tipo de pessoa causou problemas para eles mesmos. Até porque, muitos estavam à serviço dos soviéticos. Talvez até esse aí.

https://intelnews.org/2020/10/30/01-2894/

Kemen

A URSS teve também muitos cientistas alemães para desenvolver a sua bomba atõmica, e eles não foram mortos.

Leandro Costa

Sim… mas e daí? Não entendi o que quis dizer com isso, sinceramente.

paulino

No caso dos nazistas prestes a serem derrotados, A Agência de Inteligência dos EUA contatou cientistas nazistas com antecedência, Eles querem obter engenheiros nazistas antes da União Soviética, O sequestro de cientistas nazistas pela União Soviética foi um passo mais lento, A União Soviética tinha muito menos engenheiros nazistas, Os Estados Unidos premeditaram o sequestro de cientistas nazistas, Para que os engenheiros alemães possam promover o progresso tecnológico americano, Este é o maior caso de roubo de tecnologia da história do mundo.

sub urbano

Na verdade toda a tecnologia de foguetes atual é baseada na V-2. Von Braun desenvolveu a V-2 (matou mais de 10 mil judeus na linha de produção) e o Saturno V 30 anos depois que levou o homem à lua, ele chefiou o programa de foguetes da NASA por muitos anos. Como nada se cria, tudo se copia, Von Braun se baseou na teoria de Tsiolkovsky sobre a possibilidade de um foguete de combustivel líquido ser usado para levar pessoas para a órbita da terra. Tisiolkovsky fez um esboço de uma estação espacial em 1902 (um ano antes da invenção… Read more »

Antoniokings

Poi então, a contra-espionagem americana é mais um setor em plena decadência no País.
Não preciso desfilar aqui o rosário de setores americanos nessa situação, né?!?!?

JORGE

Que trabalhos???
Quantos quilômetros de ferrovias para ‘trem bala”, por exemplo, existem nos EUA???

Marcos Cooper

CV-18? Olhe pra esse NAe sem te contarem a origem e provavelmente vc dirá que é americano. Até a nomenclatura….

Piassarollo

Em 1982, o então porta aviões R21 Melbourne, da Marinha autraliana foi desativado. Em 1985 foi vendido para a China como sucata. Há relatos que tenha sido desmontado somente em 2002. Os chineses há muito tempo vêm estudando e aprendendo sobre porta aviões.

Matheus S

Essa é uma história que só foi confirmada em 2014, 27 anos depois do ocorrido. Os chineses fizeram a engenharia reversa aplicando uma réplica terrestre da catapulta a vapor e do sistema de pouso do HMAS Melbourne, e um J-8IIG foi usado para realizar testes de decolagem e pouso no convés de voo terrestre em abril de 1987, que só foi confirmado oficialmente até 27 anos depois, em abril de 2014, por um canal de televisão CCTV. O piloto de teste da PLANAF foi o Li Guoqiang. A experiência adquirida foi aplicada ao J-15. O Melbourne foi desativado em 1982. Uma proposta para convertê-la para… Read more »

Piassarollo

Obrigado por acrescentar informações muito interessantes. Um detalhe, os australianos acabaram vendendo o Melbourne com muitos equipamentos ainda a bordo e na época, não tiveram a preocupação de que pudessem copiar algumas tecnologias. Abs

Matheus S

Sim. Eram outros tempos.

paulino

Você está falando bobagem, A China comprou alguns porta-aviões desativados, As catapultas do antigo porta-aviões vendidas para a China foram todas desmontadas, Todos os porta-aviões abandonados são conchas vazias, Eles não têm motivação. Todos precisam ser transportados para a China em um rebocador para construir parques oceânicos ou hotéis, O conhecimento adquirido em porta-aviões abandonados geralmente é limitado. O sistema de ejeção eletromagnética de hoje nos Estados Unidos não foi realmente bem-sucedido, Ainda está em fase de testes, O sistema de ejeção eletromagnética da China está à frente dos Estados Unidos, A razão é que a China produziu um grupo… Read more »

Piassarollo

Amigo, a única notícia da compra de um porta aviões catobar, feita pela China, foi o Melbourne em 1985 e em condições de sucata, mas, naqueles tempos, não se preocuparam em retirar todos os equipamentos. Os outros porta aviões adquiridos pela China, foram dois Kiev class, e um kusnetsov class, sendo os kiev em estado de sucata e o kusnetsov incompleto. Estes últimos sendo NAes stobar. Concordo que existe limitações de conhecimento quando se adquire uma sucata ou um navio incompleto, mas mesmo assim é uma fonte de estudos , um ponto de partida para desenvolvimentos posteriores. Tendo vontade e… Read more »

paulino

Qualquer porta-aviões desativado vendido para a China precisa passar por uma revisão de segurança pelos Estados Unidos. Todos os equipamentos relacionados ao sistema de armas precisam passar pela revisão de segurança dos Estados Unidos antes de serem vendidos para a China, A hegemonia dos EUA tem grande capacidade de interferir em outros países, A venda de porta-aviões na Ucrânia foi submetida a um escrutínio rigoroso, Só é permitido vender para a China após a confirmação de que não há equipamento técnico e energia sensíveis, Os Estados Unidos também exigem que o governo turco proíba os porta-aviões de passar pelo estreito… Read more »

Antoniokings

‘mas, naqueles tempos, não se preocuparam em retirar todos os equipamentos.’

Prezado.
Dá um tempo!

Piassarollo

Sinceramente, acredito que o colega Matheus S não falou nenhuma bobagem, o fato existiu e está documentado. Sugiro ao colega ter um pouco mais de cuidado ao falar que as pessoas estão “falando bobagens”.

paulino

Todas as armas na Índia são compradas dos Estados Unidos / Rússia / França / Israel, A Índia é capaz de copiar a tecnologia ocidental? A Índia não pode nem mesmo produzir um lutador de terceira geração qualificado, Os Estados Unidos criaram apenas o conceito de sistema de ejeção eletromagnética, O sistema de ejeção eletromagnética dos EUA está em estágio preliminar de teste, Ainda existem muitos problemas com o sistema de ejeção, O sistema de ejeção eletromagnética da China é muito mais avançado, A China está construindo o quarto porta-aviões na proa, Isso mostra que a China está muito confiante… Read more »

carcara_br

A Índia já deu claros sinais que estão trabalhando pra diminuir esta dependência acredito que o Tejas seja um bom exemplo de modelo de desenvolvimento, tem muito equipamento novo sendo produzido. O caminho deles em algumas décadas, pode ser bem simular ao da china (talvez mais rápido uma vez que pode ser interessante criar um concorrente direto a depender de como a china se comportar quando tiver a maior economia).

Matheus S

Os australianos haviam removido toda a tecnologia sensível, exceto a catapulta, o equipamento de travamento e o sistema de aterrissagem do espelho(OLS -Optical landing system). O sistema de pouso em espelho é usado para guiar o piloto até a cabine, informando-o sobre sua posição relativa em relação à cabine de comando. Todas as operadoras modernas possuem derivados avançados do conceito original desenvolvido pelos britânicos. Antes de esse sistema ser desenvolvido, um marinheiro era encarregado de guiar o piloto até o convés usando sinais manuais. Esperava-se que o desmantelamento começasse imediatamente, mas não aconteceu. Por 9 anos, ou seja, de 1985 a 1994, ela permaneceu… Read more »

Piassarollo

Caro Matheus, obrigado pela explicação mais detalhada

Matheus S

Disponha!

Matheus S

“O sistema para o porta-aviões chinês já entrou em produção em série e o projeto recebeu diretriz do mais alto escalão do governo, incluindo o atual e o anterior presidente.” Isso é discutível, Galante. Certamente que a ascensão do PLA não é obra de Xi Jinping. Muito antes de ele assumir o poder, os militares haviam se transformado da força terrestre maciça, mas rudimentar, que varreu Mao e seus camaradas, incluindo o pai de Xi, para a vitória sobre os nacionalistas em 1949. Décadas de aumentos acentuados nos gastos com defesa pagaram por um arsenal de alta armas de tecnologia; milhões de… Read more »

Matheus S

Grato por contribuir. Mas reitero que essas informações são questionáveis e provavelmente quando for lançado o 003, saberemos a real história no CCTV que sempre passa quando eles querem mostrar a história do desenvolvimento de algum progresso chinês.

carcara_br

Agregou Matheus.
Pessoalmente tomo cuidado com este tipo de informação, principalmente por que acusações de corrupção em política podem facilmente ser usadas pra eliminar opositores, ou criar estigmas, mas acho interessante essa perspectiva interna que quase nunca é trazida, conhecemos pelo menos uma delas agora devem existir muitas outras.

Matheus S

Sim. Mesmo o Guo assumindo a culpa afirmando que realmente aceitou suborno é questionável pelo sistema jurídico chinês não ser independente, o PCC controla tudo. Mas a corrupção era realmente grande antes de Xi, não querendo elogiar o líder chinês – até porque qualquer elogio sobre determinado assunto as pessoas querem logo rotular, Xi está fazendo grandes reformas estruturais em todos os níveis na China, se Guo teve culpa ou não é questionável, mas Ma Weiming só teve mesmo o reconhecimento no governo de Xi Jinping, isso demonstra que antes ele não era valorizado, mesmo demonstrando capacidades e patriotismo que… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Matheus S
Wellington Góes

Esse expurgo de corrupção nas nossas também deve ser feito… E o mesmo efeito aconteceria por aqui… Mais desenvolvimento autóctone e menos comissão de compras estrangeiras de prateleira.

Matheus S

Será? Sei não, hein.

Matheus S

Obd

Abs.

EduardoSP

Somente três países enviaram homens ao espaço utilizando suas próprias naves espaciais, Estados Unidos, Rússia e China.
Depois falam de “ching ling”.
É melhor “jairem” se acostumando.

paulino

Os Estados Unidos proibiram a China de participar da Estação Espacial Internacional por motivos de segurança tecnológica, Engenheiros chineses desenvolveram independentemente uma estação espacial pertencente à China, Três astronautas entraram com sucesso na estação espacial chinesa neste mês, Este ano, robôs chineses pousaram com sucesso em Marte. Torne-se o segundo país do mundo a fazer logon em Marte. Anteriormente, os robôs chineses pousaram no lado escuro da lua, E solo escavado da lua, A China é o primeiro país do mundo a lançar um satélite quântico. Os Estados Unidos impõem um embargo à China nas áreas de armas / tecnologia… Read more »

carcara_br

É sério, tinha feito um comentário, falando justamente de um mito de superioridade ocidental, e pra minha surpresa olha só. Já tem brasileiro criando outro, só que agora da superioridade oriental, gente pelo amor né.

Marcelo Baptista

carcara, não acho que seja brasileiro.

Sincero Brasileiro da Silva

003, 004, 005…

José

Quando chegarem no 007 irão dizer que é uma cópia do James Bond britânico…

Espere só pra ver.

Sincero Brasileiro da Silva

Atenção, fanboys! Muito cuidado! Afirmar que os chineses espionaram e copiaram é ao mesmo tempo afirmar que as agências de inteligência chinesa está a frente das americanas… Então, muito cuidado!

Friedhelm Winter

Vamos fazer de conta que os EUA, não copiam ninguém… não espionam ninguém… não reaproveitaram cientistas espetaculares de outros países pós guerra… Eles conseguiram tudo sozinho, por mérito! certo?…

Piassarollo

Amigo MK48, já vi outros desenhos em que aparece outro elevador perto da popa à bombordo. Resta saber como será de fato a configuração final. Acho improvável, pelo tamanho do navio, ter somente dois elevadores. Abs

Piassarollo

Quanto a esse último desenho mostrado, parece um Kitty Hawk com uma “cara” mais moderna, um desenho mais limpo. Um belo navio.

Caio

Parabéns a China! Belíssima máquina.
E aquela quando se tem objetivo de ser uma grande potencia, se faz todos os esforços.
Se copiaram, no mundo das armas isso é coisa mais que natural.
Afinal dê o primeiro tiro, quem nunca copiou armas de ninguém.

Burgos

Salve Salve MK !!!
Cadê os DC’s Legends of tomorrow ?! ?
Largaram do teu pé ?! ?

Hellen

Com reator nuclear energia nao sera problema !!!!

Filipe

Parece que já é tarde para travar o Dragão, os EUA parece que tem que se acostumar com o seu novo rival e clone asiático, a China copia tudo dos EUA , e os seus últimos desenhos militares são bem diferentes dos projetos soviéticos dos anos 80, o Type 003 é uma cópia aperfeiçoada o NAE Kitty Hawk, o Type 004 é uma cópia integral da classe Gerald Ford em desenvolvimento pela US Navy , o mesmo tipo de espionagem industrial se vê nos submarinos , o SSBN Type 096 Tang é copia do SSBN Columbia ainda em desenvolvimento pela… Read more »

paulino

Milhares de anos atrás, a China inventou a fabricação de papel / impressão / bússola / pólvora. A fabricação / impressão de papel torna a leitura e a escrita mais conveniente, Acelerou o sucesso da educação cultural, O papel e a impressão aceleraram o renascimento cultural no Ocidente, A pólvora promoveu a produção de armas e artilharia, A pólvora tornou mais fácil para o Ocidente invadir as guerras, A bússola fez de Colombo uma grande descoberta geográfica, O Ocidente está aproveitando as invenções da China, Os Estados Unidos podem fazer suas armas, O fato de a China fabricar suas próprias… Read more »

Lucas

a China já tem em uso nos seus navios o canhão eletromagnética, do EUA ainda está em desenvolvimento.

leonidas

A vida é assim mesmo, um fazem outros falam.
Na hora H o mais forte come literalmente o mais fraco, e depois fica aquele chororô de oprimidos.
Tudo cavalo véio que teve oportunidade de correr atrás do prejuízo enquanto era tempo, mas ficou de lero lero.
Depois é tarde.
A China aprendeu esta dura lição no final do Séc. XIX e início do XX, nós não teremos essa oportunidade…

Alex Barreto Cypriano

É preciso ser muito cego pra ver semelhança entre o type 003 e o Kitty Hawk, e muito bobo pra repercutir tal comparação favorável ao regime ciberfascista replicador. O type 003 é um Shandong CATOBAR algo maior. O calcanhar de aquiles de todo regime totalitário é sua fome infinita de controle absoluto, hoje muito bem servida pelos meios digitais, os quais podem ser atacados para fins de dissuasão de ciberguerra, guerra que já ocorre à larga: frente à disrupção cibernética dos meios de controle civil ou de infraestruturas, a capacidade cinética tradicional empalidece.

Neto

Existe algum tipo de catapulta em terra na Marinha do Brasil?

Caio

Sim! Com a sobra do orçamento para honrarias, concursos, viagens premiadas, hospedagens em hotéis e vilas militares , além das reformas regulares nos gabinetes dos oficiais, conseguimos com sucesso desenvolver o Estiligator Max 1.

Last edited 3 anos atrás by Caio
Leandro Costa

Só faltou dizer, Caio, que ter uma catapulta em Terra no caso do Brasil seria um baita desperdício de dinheiro, já que não temos nem previsão para construirmos um Porta-Aviões e consequentemente nem de construir nossa própria catapulta. Já que não temos necessidade, não teríamos por que construir instalações assim.

Dalton

Não faria sentido a China investir em catapultas a vapor. O último NAe assim equipado foi encomendado vinte anos atrás em 2001 o USS George H W Bush e os franceses já anunciaram que também querem a nova tecnologia para seu futuro NAe. . Os EUA não estavam devidamente preparados para implantar catapultas eletromagnéticas no “Gerald Ford” quando este foi encomendado em 2008, portanto encontraram grandes desafios técnicos, atrasos e aumento nos custos que certamente teriam sido muito diluídos tivessem optado por construir mais um da classe Nimitz e implantar novas tecnologias no NAe seguinte o “John F Kennedy” que… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Mas, mestre Dalton, os chineses teriam optado por catapultas eletromagnéticas em vez de catapultas à vapor depois de comparar o funcionamento dos protótipos de ambas. Do protótipo ao tipo o passo não seria pequeno mas já estaria definido (desenvolvido) tecnicamente.

Filipe

Os Russos não brincam, abrem mesmo fogo, em tempos os ulcranianos tentaram brincam e ultrapassar a barreira, levaram tiros, os Russos não são os Chineses , os Russos são frios , disparam a matar , seja la com quem for.

Nilo

É preciso competência para espionar, copiar, fazer uma replica e muito mais obter mais resultado em cima do uma tecnologia americana que continua com problemas de confiabilidade. Como disse anteriormente o Type 03 será uma escola de aprendizado, navio a navio.
Enquanto isso aqui a pseudo competência nos ameaça a tornarmos uma Miamar. Em outra época, com outra elite pensante de oficialatos esses pseudos newtonianos (Cruz), já estariam na rua assim como um determinado tenente. Poxa, mas logo Miamar!!!!

Last edited 3 anos atrás by Nilo
sub urbano

A semelhança para no governo de milicos pq Mianmar consegue produzir corvetas e fragatas, já o Brasil não kkk

Augusto L

Fabricando mentiras sobre o desenvolvimento é facil.

Wellington Góes

E a propulsão do navio será convencional?! Conseguirão produzir energia suficiente para operarem as catapultas e todos os sistemas do navio?!
Hum…..

carcara_br

Difícil imaginar que qualquer um construiria algo que simplesmente não fosse funcionar ou fosse um mero enfeite. É como questionar se o propulsor nuclear do charles de gaulle realmente está dimensionado pra potência requerida.

Wellington Góes

Entre funcionar, não funcionar e funcionar a contento há diferenças… Então construir algo, que não funcione a contento, não é incomum…. Não faltam exemplos, especialmente, na indústria naval.

Alex Barreto Cypriano

O EMALS chinês, dizem, é diferente do EMALS americano: aquele seria em corrente direta em media voltagem, enquanto este é em corrente alternada em alta voltagem. Ainda assim, opino, propulsão convencional integrada (tipo IEP ou IFEP) não poderia suprir a demanda de um EMALS americano. Pra se ter uma idéia, o EMALS americano produz ~30% mais energia durante o lançamento do que uma catapulta à vapor (125 MJ contra 95 MJ), podendo consumir algo como 100 MW (tensão de ~13.000 V, corrente ~8.000 A) nos 2-3 segundos de aceleração e demandando refrigeração pra ~10 MW de calor dissipado. É coisa… Read more »

Matheus S

A energia liberada não são 125 MJ de um EMALS, essa energia é de apenas um rotor, o sistema EMALS usa quatro rotores que dá um total de 484 MJ, basicamente 4 rotores que liberam 120 MJ cada. Para resumir: Ele entrega 484MJ em 3 segundos, mas leva 45 segundos para armazenar esses 484MJ da rede elétrica. A captura leva poucos segundos, quase o equivalente ao lançamento. É a velocidade de recarga do lançador que o torna um caso de uso, é claro, supondo que estejamos lançando e recuperando ao mesmo tempo (a aeronave precisa se rearmar, reabastecer e lançar novamente).  Isso… Read more »

Matheus S
Alex Barreto Cypriano

Sim, são quatro alternadores girando a 6400 rpm pra acumular 484 MJ, 121 MJ (121 MWs = 33,6 kWh) cada. Mas o EMALS só consegue fornecer à aeronave até 125 MJ de energia de lançamento. Assim, uma aeronave de 45000 kg (100 klbs) levada a uma velocidade de 150 nós (66,6 m/s) tem energia cinética de 100 MJ. Ora, um HawkEye com 25 t a 150 nós possui 72,5 MJ, um SuperHornet com 30 t a 150 nós possui 87 MJ e um JSF com 32 t a 150 nós possui 93 MJ. Quero dizer, sem pretender ser tido como… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Matheus S

Correto, o EMALS consegue fornece até 125 MJ, mas de cada catapulta, o Ford opera 4 catapultas. Toda a sua informação está correta, exceto a eficiência de 25% do EMALS. Não, a eficiência do EMALS não é de 25%. É de 90%, 89,3% para ser mais exato. Há uma clara confusão ai. Não há como afirmar que o EMALS consegue fornecer uma eficiência de 25%, o EMALS é conhecido justamente pela sua eficiência em conversão de energia. Apenas para efeito de comparação, a catapulta à vapor alcança uma eficiência de apenas 5%. O EMALS fornece até 90%. Com até 125… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Matheus, acho que cada catapulta tem seus próprios quatro flywheels/alternadores. Motores lineares de indução são menos eficientes que os rotativos, apresentam perdas consideráveis entre o primário e o secundário, acho que o tal endpoint effect. Não me espantaria que os valores propagandeados de eficiência não sejam exatamente a relação entre a energia mecânica entregue à aeronave e a energia elétrica introduzida no sistema. Ora, cada catapulta a vapor usa 615 kg de vapor (a 31 bar, 237°C, 2,8 MJ/kg) pra cada lançamento. Bem, a energia interna destes 615 kg de vapor soma 1730 MJ e entregam até 95-100 MJ à… Read more »

Last edited 3 anos atrás by Alex Barreto Cypriano
Alex Barreto Cypriano

Eis o ESS (energy storage system) do EMALS ianque. Não parece grande coisa…

Matheus S

O sistema completo EMALS pelo que eu já li tem apenas 4 rotores, cada um fornecendo 121 MJ para as 4 catapultas, não tem 4 rotores para cada catapulta, pois ai teria um acúmulo de 2000 MJ – totalizando 16 rotores, isso é totalmente desnecessário para o EMALS, pois sobraria muita energia, sabemos que o Ford pode receber sistemas que consome altas taxas de energia, mas do que sobra realmente após o EMALS, é uma energia convertida alta demais para a eficiência que o sistema impõe. O ESS que você postou é o primeiro dos subsistemas do EMALS. O EMALS… Read more »

Alex Barreto Cypriano

Grato pela atenção e informações, Matheus. Certamente teremos oportunidade de conversar mais sobre o EMALS, americano ou chinês.

Kemen

Ai esta também uma grande vantagem do Emals, ele pode ser ajustado para cada tipo de avião a ser lançado, o que não é possivel de fazer com uma catapulta a vapor. Uma catapulta a vapor, depois de instalada, não pode ser ajustada para diversos tipos de aviões, por exemplo uma catapulta a vapor que lança F-18 ou Super Hornets (pesados), não pode ser utilizada para lançar A-4 ou SUE (mais leves).

Matheus S

Quem oferece essa capacidade é o motor de indução linear(LIM). Essa tecnologia LIM oferece a capacidade de programar o empuxo necessário para aeronaves de pesos diferentes. Com as catapultas a vapor, a quantidade precisa de vapor necessária para lançar uma aeronave com segurança tinha que ser “ajustada” usando válvulas e medidores de pressão. Com muita pressão de vapor, a catapulta pode arrancar o nariz do avião e causar um acidente; muito pouca pressão e o avião não decolaria e cairia no oceano. O projeto do LIM, em contraste, usa controles de computador que ajustam o impulso da catapulta ao nível necessário para cada peso… Read more »

carcara_br

Capacitores ou baterias super eficientes?

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Todo esse esforço para um sistema de armas que, segundo certos entendidos sino-russófilos, virou alvo com o advento dos misseis hipersônicos…

DECA FURTADO

Porta-aviões são armas poderosas. Mas, tal como as baleias, vão desaparecer em breve espaço de tempo pq se tornarão obsoletos. O Brasil deveria mesmo é concentrar seus esforços no desenvolvimento do submarino nuclear.

Kemen

A catapulta chinesa utiliza enormes bancos de capacitores que armazenam energia e a descarregam sobre o sistema eletromagnético que propicia o impulso mecanico. Maiores detalhes ainda não consegui saber.

Claudio QUADROS

Poderia adapitar está catapulta eletromagnética ph Atlântico poderia lanca pelo menos aviao estilo tucano naval estilo porta avioes segunda guerra.

carvalho2008

A Emals veio para economizar espaço no navio e simplificar a grande quantidade de equipamentos e tubulações. No entanto, uma das maiores caracteristicas das emals é ser muito mais suave e linear que a catapulta a vapor, havendo ai uma conta embutida de economia de manutenção de stress de aeronaves e aposentadoria delas. Por ser totalmente eletronica e suave, ela permite receber as novas gerações de drones atuais, muito mais leves e que nçao são adequados aos trancos da catapulta a vapor. A catapulta a vapor não tem regulagens para aeronaves muito abaixo de 5 ton…. Mas para pequenas aeronaves,… Read more »

carvalho2008
carvalho2008

O potencial de drones e UAVs em pequenos navios mesmo sem catapultas.
Lembra que abaixo de ton, até uma catapulta hidraulica pode ser operada com extrema facilidade.

carvalho2008

O Bronco é antigo e não foi feito para isto….mas e se algo parecido fosse projetado para fazer….?

Ronaldo

Enquanto que a China constroem seus meios navais e lançam novas tecnologias com rapidez o Brasil fica vendo navios literalmente,com tantos estaleiros que possui o Brasil e além de ser um País de imensas riquezas igual o nosso País é!