Base Naval de Aratu realiza medição da assinatura magnética do Navio-Patrulha Guaratuba

11

A Estação de Medidas Magnéticas de Navios (EMMN), que faz parte do Complexo da Magnetologia da Base Naval de Aratu (BNA), realizou, no dia 30 de junho, a medição da assinatura magnética do Navio-Patrulha “Guaratuba”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste (ComGptPatNavL).

Para o mês de julho estão programadas as corridas magnéticas do Navio-Varredor “Araçatuba” e do Navio-Patrulha “Gravataí”. Em outubro, o Submarino “Riachuelo” realizará a sua primeira medição de assinatura magnética e tratamento magnético. O mesmo procedimento será aplicado nas Fragatas “Classe Tamandaré”, integrantes do Programa de Construção do Núcleo do Poder Naval, quando do seu comissionamento.

A medição magnética ocorre por meio da navegação entre duas raias magnéticas da EMMN, cumprindo corridas nos sentidos Norte, Sul, Leste e Oeste magnéticos. As informações coletadas pelos sensores são transmitidas a uma central dotada de equipamentos, no interior do Forte de Itaparica, que subsidiam o cálculo da assinatura magnética do navio, essencial para o auxílio ao controle de irradiações e redução do risco de detecção por sistemas hostis.

A BNA possui a única estação de medição magnética de Navios da América Latina, operando desde a década de 80, localizada no Forte de São Lourenço na Ilha de Itaparica (BA).

Navio-Patrulha “Guaratuba” durante medição de sua assinatura magnética

FONTE: Marinha do Brasil

Subscribe
Notify of
guest

11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Piassarollo

Apoiado! Abs

Piassarollo

Desculpe minha ignorância, mas existe alguma calibragem nos torpedos referente à assinatura magnética de um navio?

Tomcat

Nem sabia que a MB tinha algo assim…

Ted

Gostaria de ver uma reportagem sobre o Centro tecnológico da marinha

Ted

Valeu

Marcelo

Pelo menos nessa área somos independente dos Yankees !!!

Pedro

Calma meu jovem. Eu discordo quando você fala em lacrar, só este termo, já denota ser uma pessoa de pouca instrução e muita discriminação e segregação. Tudo e todo possível roubo ou desvio de dinheiro público ou má-gestão de dinheiro pública, deve ser apurado, seja de viés esquerdista, direitista e até ditatorial.

E muitos aqui se calam, pois, não sei se você sabe, os donos da página, vêm atrapalhando ou até mesmo calando o usuário de postar, somente.

Por fim, parabéns ao trabalho e que fique focado no trabalho e no apronto dos nossos meios.

AK-130

É, acabaram de calar o próprio Mk.48. Legal né

Marcelo Andrade

Onde assino? Caro Mk48, estou no site desde 2009. Tinhamos inúmeros inscritos que davam uma aula de operacionalidade e técnica. A gente aprendia muito. Mas há tempos , eles se foram pois isto aqui, infelizmente, virou um monte de viralatas. Críticas e Discussões fazem parte e enriquecem o blog. Mas, ultimamente só aparece um monte de “Engenheiros de obra pronta” . Todos nós queremos FFAA adestradas, equipadas e a altura do Brasil. Mas, criticar só por criticar, convenhamos, enche o saco!!!

Pedro

Normal. O técnico é interessante, elogioso e , estou aqui desde à época do famoso programa fx com os caças franceses Mirage da época do FHC. É questão de cansaço social e moral mesmo, visto sempre a forma cíclica que vivemos,muitos aqui vêm externar a parcialidade, a imoralidade pública cometidas por nossa FAs. APENAS usando do espaço para externar sua contrariedade. Claro que fico e sei que os demais colegas também ficam felizes e entusiasmados com qualquer notícia sobre materiais bélicos, ainda mais, quando é nosso ou vindo para o Brasil, o que não pode acontecer é ficar, fechando os… Read more »

Marcelo

A marinha tem o costume de usar a raia yankee para desmagnetizacao dos seus submarinos e navios !!!!